Anda di halaman 1dari 3

Geocentrismo X Heliocentrismo

1 GEOCENTRISMO
Desde a Antiguidade, a humanidade tenta explicar o comportamento exibido pela natureza. Destacam-se, nesse sentido, as regularidades que se podem observar no cu, particularmente no cu noturno. O filsofo grego Aristteles (384-322 a.C.) props um modelo para explicar essas regularidades, no qual os corpos celestes se moveriam todos ao redor da Terra, considerada como o centro do Universo. Esse um modelo geocntrico, ou seja, no qual a Terra o centro do Universo. Esse modelo foi aprimorado pelo matemtico, gegrafo e astrnomo Cludio Ptolomeu (100?170? -as interrogaes indicam que no h certeza histrica nas datas). Aplicando conceitos matemticos, Ptolomeu era capaz de prever que posio ocuparia os astros no cu, com o passar dos dias. Embora essas previses fossem de preciso limitada, o modelo de Ptolomeu foi aceito como a melhor explicao para as regularidades celestes por mais de 1.400 anos.

2 HELIOCENTRISMO
Insatisfeito com alguns aspectos do modelo de Ptolomeu, o padre polons Nicolau Coprnico (1473-1543) elaborou um novo modelo, desta vez heliocntrico, ou seja, na qual o Sol seria considerado o centro do Universo. No modelo de Coprnico, a Terra e os demais planetas girariam ao redor do Sol em rbitas circulares. Ao redor da Terra, apenas a Lua orbitaria. O modelo de Coprnico tambm era capaz de prever a posio dos astros no cu ao longo do tempo.

3 AS CONTRIBUIES DE BRAHE E DE KEPLER


Para decidir qual dos modelos, o geocntrico ou o heliocentrismo, estava correto, era necessrio comparar as previses feitas pelos dois modelo com a real posio dos astros no cu, observada a cada dia. Contudo, as medidas feitas at aquela poca, realizadas a olho nu e com instrumentos nem sempre muito precisos, no eram suficientemente confiveis para permitir optar por um dos modelos. Na polmica do Geocentrismo Vs Heliocentrismo, dois indivduos tiveram papel decisivo. Um deles foi o dinamarqus Tycho Brahe (1546-1601), que construiu instrumentos de alta preciso para medir a posio dos astros no cu (embora ainda no existisse telescpio). Ele fez medidas e registros por vinte anos.

O outro foi Johannes Kepler (1571-1630). Esse matemtico alemo analisou por cerca de duas dcadas os registros de Brahe e chegou a concluso de que, embora parecesse que o modelo de Coprnico fosse menos incorreto por ser heliocntrico, nenhum dos dois modelos era totalmente adequado para prever a posio dos astros. Os estudos de Kepler revelaram que o aspecto do cu poderia ser descrito admitindo-se que o Sol permanecesse fixo e, ao redor deles, se movessem os planetas (o que inclui a Terra) em rbitas elpticas. Nesse modelo, o Sol se posicionaria num dos focos da elipse. A Lua se moveria em torno da Terra e as constelaes estariam fixas em uma posio muitssimo distante do Sol, da Terra e dos demais planetas. O modelo de Kepler diferente dos anteriores, mas compartilha com o de Coprnico uma caracterstica importante: um modelo heliocntrico. Pode-se dizer que o modelo de Kepler um aperfeioamento do modelo de Coprnico. Isso comum em Cincia. Quando surgem novas evidncias no explicadas pelo modelo em uso, esse modelo deve ser aprimorado ou, se no for possvel, substitudo.

4 GALILEU E O HELIOCENTRISMO HELIOCENTRISMO


Galileu nasceu em 1564 em Pisa, na Itlia central. Com 17 anos ele entrou para a universidade de Medicina, mas logo decidiu fazer da Matemtica e da Fsica as Cincias de sua vida. Na poca de universidade observou que o perodo de oscilao de um pndulo depende apenas de seu comprimento. Isso deu humanidade as bases para o primeiro mtodo razovel de marcao do tempo. Aps sair da universidade, em 1585, Galileu estudou hidrosttica (situaes de equilbrio envolvendo lquidos) e o centro de massa de objetos slidos. Suas concluses, nesses estudos, lhe valeram a aceitao como professor de matemtica na Universidade de Pisa. A essa altura, ele j havia definido bem o que queria: estudar os fenmenos naturais e usar a Matemtica em sua interpretao. A Cincia Moderna foi influenciada pelo mtodo de trabalho de Galileu: a experimentao. Em vez de se preocupar com o porqu de os movimentos ocorreram, ele preferiu investigar como eles ocorreram. De Pisa, Galileu foi para a Universidade de Pdua, onde continuou suas pesquisas sobre movimento acelerado, objetos em queda e trajetria de projteis. Usando um telescpio que ele mesmo construiu (embora no tenha sido o inventor desse instrumento), Galileu foi o primeiro a ver os quatro maiores satlites de Jpiter, as fases do planeta Vnus (semelhante s fases da Lua), as manchas solares e as montanhas e crateras lunares. Galileu convenceu-se de que a Terra se move ao redor do Sol e passou a defender o modelo heliocntrico. Contudo, o pensamento geocntrico de Aristteles e de Ptolomeu era o aceito, na poca, pela Igreja Catlica, e defender o modelo de Coprnico era considerado um ato ofensivo para a Igreja. O poder do papa era muito forte na regio, e Galileu foi advertido, em 1616, para que parasse de defender o heliocentrismo.

Em 1631, quando um amigo foi eleito papa, Galileu achou que poderia voltar a difundir o modelo heliocntrico. Estava enganado. Esse novo papa voltou-se contra ele e, em 1633, Galileu foi considerado, pela Igreja, culpado por heresia e condenado priso perptua. Ele foi forado a negar publicamente que a Terra se movia. Diz a lenda que, logo aps a negao pblica, ele teria sussurrado ''Contudo, ela se move!''. Sua pena foi convertida em confinamento em casa, pelo resto da vida. Nos anos seguintes, ele trabalhou num livro, o Dilogo sobre duas novas Cincias, que, para ser publicado, teve seus originais levadose escondidos, por amigos at a Holanda, onde a influncia papal no chegava, e o livro pde ser publicado. Galileu, ainda sob priso domiciliar morreu em 1642, com 78 anos. Alguns meses depois de sua morte, nasceu o Ingls Isaac Newton. Em 1992, passados 350 anos da morte de Galileu, uma comisso papal reavaliou seu julgamento e declarou-o inocente.

5 ISAAC NEWTON E O HELIOCENTRISMO HELIOCENTRISMO


Sim, Isaac Newton considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos. Seu comportamento sbrio, fechado e solitrio, fez dele uma pessoa de poucos amigos. Para ele, a funo da cincia era descobrir leis universais e enunci-las de forma precisa e racional. Sua obra, Princpios Matemticos da Filosofia Natural, considerada uma das mais influentes na histria da cincia e provocou uma revoluo cientfica. Publicada em 1687, descreve a lei da gravitao universal e as trs leis de Newton, que fundamentaram a mecnica clssica, demonstrando as leis de Kepler do movimento dos planetas. Foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, so governados pelas mesmas leis naturais. Seu trabalho contribuiu significativamente para o avano do heliocentrismo (o Sol no centro do Sistema Solar) e provou que s a investigao racional pode revelar os segredos da natureza. Tambm escreveu sobre qumica, alquimia, cronologia e teologia. Construiu o primeiro telescpio de reflexo em 1668, e foi quem primeiro observou o espectro visvel que se pode obter pela decomposio da luz solar (como vemos num arco-ris). Seus trabalhos abriram novos caminhos do conhecimento. Uma de suas frases mais famosas foi sobre sua importncia para a cincia e, principalmente, para a fsica: Se vi mais longe foi por que estava de p sobre os ombros de gigantes.

Anda mungkin juga menyukai