Anda di halaman 1dari 13

Carlos Fernando Martins (UFSC SC) cfmartins07@hotmail.

l.com Departamento de Engenharia Mecnica Campus Universitrio, Caixa Postal 476, CEP 88040-900, Florianpolis, SC, Fone: (55) 48-37219387 Charles Anderson Prada (UFSC SC), charles.prada@egc.ufsc.br Aline Frana de Abreu (UFSC SC) aline@deps.ufsc.br Abelardo Alves de Queiroz (UFSC SC) abelardo@deps.ufsc.br

Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratria, realizada em uma empresa de manufatura de grande porte, com o objetivo de entender as influncias da Tecnologia da Informao (TI) nas atividades de planejamento, programao e controle da produo. A pesquisa mostra que com a evoluo dos sistemas de informao de sistemas isolados para sistemas integrados, as atividades relacionadas ao planejamento, programao e controle da produo, tambm foram influenciadas, apresentando novos aplicativos computacionais para integrar as informaes industriais e para buscar melhor eficincia operacional. Quatro resultados principais foram alcanados: i) a TI melhora a eficincia das operaes de planejamento, programao e controle da produo, por meio de sistemas de informao corporativos; ii) a TI melhora as comunicaes dos dados industriais, apoiando a integrao computacional, desde a coleta de dados at os planos de produo; iii) a TI facilita as tomadas de decises gerenciais por meio da disponibilizao de informaes adequadas para estimativas de mercado e gerenciamento de riscos de mercados; iv) e a TI apoia a inovao no desenvolvimento de novos produtos e servios. Palavras-chave: Sistemas de Informao Industrial; Tecnologia da Informao; Sistema Integrado da Manufatura; Planejamento e Controle da Produo; MRP. Abstract This article presents the results of an exploratory research conducted in a lager manufacturing company in order to understand the influences of the Information Technology (IT) in the activities of production planning and control. The research shows that with the development of information systems from isolated systems to integrated systems, activities related to production planning, programming and control were also influenced by new computer applications to integrate the information industry and to search for better operational efficiency. Four main results were obtained: i) the IT improves the efficiency of operations production planning, scheduling and control through corporate information systems, ii) the IT improves the industrial information communication, helping to integrate computer from the collection of data up to the plans of production; iii) the IT facilitates the managerial decision-making to estimates the market and risks; iv) and IT supports innovation in the development of new products and services. Keywords: Industrial Information System; Information Technology; Integrated Manufacturing System; Production Planning and Control; MRP.

Recebido em: 20/04 Avaliado em: 21/08

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

1. INTRODUO
GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89
78 Desde as primeiras aplicaes computacionais nos ambientes de manufatura, j a partir da dcada de 1960, que a Tecnologia da Informao (TI) vem crescendo com numerosos aplicativos de software, apoiando os processos produtivos. De l para c, apoiada pela revoluo do hardware, que passou a contar com mais capacidade de processamento e armazenamento de dados, os novos aplicativos se transformaram de simples processadores de dados, geralmente voltados para atender a um setor especfico da empresa. Evoluram para aplicaes integradas dos dados industriais de uma empresa, chegando integrao de toda a cadeia de fornecimento, com a incluso dos dados de clientes e fornecedores. Neste contexto de evoluo tecnolgica, as empresas de manufatura tm investido de forma crescente na TI como ferramenta competitiva e estratgica, contribuindo no mais apenas em eficincia na reduo dos custos operacionais, mas tambm em outros fatores competitivos, como melhor qualidade dos produtos oferecidos, flexibilidade da produo, velocidade de entrega, melhores servios, entre outros benefcios, diretamente relacionados TI. De diferentes formas, a TI tem contribudo para se atingir esses objetivos estratgicos. Uma dessas reas o Planejamento e Programao da Produo (PCP), responsvel por planejar, programar e controlar as operaes de manufatura, de forma a alimentar os clientes com informaes atualizadas sobre as entregas dos produtos e permitir a programao dos fornecedores de matrias-primas. Nesse contexto, a TI pode ser uma arma competitiva, desde que bem gerenciada. Assim, este artigo tem por finalidade, mostrar a integrao das novas tecnologias de automao e o papel dos sistemas de informao como ferramenta de apoio ao processo de planejamento e controle da produo, em uma empresa de manufatura do setor metal-mecnico. A estrutura desse artigo est organizada em 4 sees: Seo 2 apresenta um histrico do avano da tecnologia nos ambiente fabris e as evolues dos sistemas de informao industrial para apoiar as atividades de PCP; a seo 3 mostra o mtodo utilizado para realizar a pesquisa; a seo 4 mostra o estudo de caso realizado em uma empresa de manufatura de grande porte, analisando as contribuies da TI nas atividades de PCP; por fim, a seo 5 mostra a concluso da pesquisa realizada.

2. UM BREVE HISTRICO DA EVOLUO DOS SISTEMAS DE INFORMAO INDUSTRIAL


A origem dos sistemas integrados da manufatura remonta introduo dos primeiros computadores nas empresas de manufatura. As primeiras aplicaes computacionais nas indstrias, eram bastante restritas e especficas, sendo que as empresas utilizavam os computadores, principalmente para a contabilidade. Davenport; Marchand; Dickson (2004, p. 41) expressam que por ser completamente formalizada, a contabilidade era o processo ideal de negcios para ser automatizado. Era fcil transformar uma frmula de contabilidade em um cdigo de programa. Entre todas as atividades industriais, as atividades de Planejamento e Controle da Produo (PCP) so as que mais exigem clculos sistematizados; logo, os computadores passaram a fazer parte desse processo, com o processamento de listas de materiais inteiras, contendo centenas ou milhares de componentes, reduzindo substancialmente o tempo para gerar um plano de necessidades de materiais e controle de estoques. Se de um lado os computadores ofereceram facilidades para as atividades de planejamento da produo, tornando-se, aos poucos, ferramentas padro de trabalho, de outro, houve a necessidade de uma maior disciplina no manuseio das informaes, de forma a inserir dados corretos e precisos nos programas de computador, a fim de gerar uma programao da produo vlida. Para tanto, foi preciso preparar-se para receber esses novos recursos, fato nem sempre percebidos pelas indstrias, como aludido por Plossl (1985).

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

a IBM desenvolveu o sistema computadorizado Communication Oriented Production Information and Control System (COPICS) em 1965. Um sistema voltado para o planejamento, programao e controle da produo, integrando decises de previso, programao, estoque e compras; a prtica com sistema da IBM e de outros similares, levou a um conhecimento prtico sobre o uso dos computadores; pesquisadores sistematicamente comparavam essas experincias e desenvolviam novas idias sobre o gerenciamento da produo. De imediato, essa frmula computacional trouxe conseqncias para as atividades de PCP, de forma a sobrepujar seus mtodos manuais. O fascnio pela informtica passou a dominar o dia-a-dia do PCP, e com muito mais glamour, notou-se uma abertura para o aparecimento de um novo tipo de recurso humano, como observado por Hughes (2004), que destaca que esses novos sistemas computacionais eram organizados de tal forma para resolver problemas, devendo os novos recursos humanos adaptar-se a eles. Essa caracterstica sustentada por Hughes, revela a criao de um novo ambiente interno, caracterizado no apenas pelos computadores, mas pela predominncia de operadores desses sistemas, at ento desconhecidos na histria da industrializao. Doravante, essa nova categoria de recursos humanos tornou-se preponderante nas atividades de PCP das empresas de manufatura. Sendo assim, a juno dos sistemas computacionais com recursos humanos especializados e experientes, abriu espao para uma nova tcnica de gesto de estoques, conhecida como Material Requirements Planning (MRP), utilizada intensamente na produo em lotes (batches) a partir da dcada de 1970, constituindo-se como uma das principais tcnicas para o planejamento, programao e controle da produo. O PCP passou a contar com uma ferramenta computacional poderosa e eficiente, sendo executado em grandes computadores centrais conhecidos como mainframes, desdobrando as necessidades do plano de produo em necessidades de peas e componentes. A dcada de 1980 viu emergir o estmulo integrao de outros sistemas computacionais, inicialmente pela integrao de aplicaes de software para o desenvolvimento de produtos conhecidos como Computer Aided Design (CAD), com aplicaes de computadores nos processos fabris, denominados de Computer Aided Manufacturing (CAM) e que juntos introduziram o conceito de Computer Integrated Manufacturing (CIM) (BROWNE; HARHEN; SHIVNAN, 1988; KUMAR et al., 2005). A utilizao de mquinas de comando numrico, programadas por CAD/CAM passou a ser uma realidade para muitas indstrias, trazendo alto nvel de flexibilidade e produtividade, com capacidade de operar peas complexas e com rapidez. Ao descrever o conceito de excelncia em manufatura, como ponto chave para a produo do sculo XXI, Hitomi (1996), descreve o CIM como um sistema computadorizado integrado em uma mesma base de dados, envolvendo CAD, CAM e tambm o Computer Aided Planning (CAP), que inclui o planejamento de vendas, o plano de produo e programao das operaes.

79

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

Mas no se pode negar que, como as empresas de manufatura se ressentiam de problemas provocados pela incapacidade de obter informaes corretas e precisas, sobre o gerenciamento dos nveis de estoques, encontraram no computador a resposta para seus problemas: o computador parecia ser a soluo (WIGHT, 1974). Era a chance que as indstrias tinham de gerenciar e organizar seus processos produtivos de uma forma muito mais eficiente, se comparados aos mtodos manuais. J na dcada de 1960, com a produo em massa preponderante, houve um grande interesse em criar um sistema de informao compreensivo para toda a organizao. Isso ficou conhecido como o conceito de sistema total (FORD; LEDBETTER; GABER, 1985). Dessa forma, sistematicamente, os antigos sistemas de planejamento de materiais comearam a ser informatizados, provocando uma verdadeira revoluo no PCP das indstrias. Nesse ponto, Wight (1974) lista trs fatores que levaram ao sucesso o uso de computadores em ambientes de manufatura:

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

Disso tudo, decorria a necessidade de reforar a competitividade por meio de uma reestruturao dos sistemas computacionais, rompendo com as velhas tradies de funcionalidades. Assim, conforme pode ser observado na figura 1, uma viso do CIM, com a incluso de funes relacionada qualidade Computer Aided Quality (CAQ), o PCP ficou envolto por toda essa tecnologia computacional e inserido nessa nova realidade, passou a realizar suas atividades de planejamento, programao e controle da produo, migrando de um sistema isolado para um sistema integrado de manufatura.

CIM (Computer Integrated Manufacturing )

CAD/CAM

PCP

CAD/CAM

Planejamento de produo Planejamento de requisitos Gerenciamento de dados

CAM

C A Q

Planejamento de capacidade Inicializao de ordens

CAP

Controle de ordens

FIGURA 1 O PCP dentro do conceito CIM.


Fonte: adaptado de Porter (1996, p. 29).

De muitas maneiras, com maior ou menor intensidade, a idia do CIM foi sendo introduzida nas empresas de manufatura.
Esses sistemas de produo flexvel permitiram uma acelerao do ritmo da inovao do produto, ao lado da explorao de nichos de mercado altamente especializado e de pequena escala [...]. Em condies recessivas e de aumento da competio, o impulso de explorar essas possibilidades tornou-se fundamental para a sobrevivncia. O tempo de giro [ciclo de vida dos produtos] foi reduzido de modo dramtico pelo uso de novas tecnologias produtivas (automao, robs) e de novas formas organizacionais (como o sistema de gerenciamento de estoques just-in-time, que corta dramaticamente a quantidade de material necessria para manter a produo fluindo) (HARVEY, 2006, p. 148).

Nesse contexto de aumento de competio, Chen e Small comentam sobre o interesse das empresas americanas e europias nessas novas tecnologias.
A percepo da qualidade e confiabilidade superior de alguns produtos estrangeiros, e baixos preos desses produtos, tem afetado negativamente a habilidade das empresas de manufatura dos EUA e Europa em manter seus mercados e mesmo em alguns mercados-chave. Aquisio e implementao de novas tecnologias [...] prometem aumentar a competitividade no mercado global (CHEN; SMALL, 1996, p. 4).

80

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

Dentro do CIM, alm da integrao dos processos de manufatura, por meio do CAD/CAM, a integrao dos sistemas de informao existentes, por meio do Management Information System (MIS) e a coleta de dados automatizada, mediante o Manufacturing Execution System (MES), receberam inmeros desenvolvimentos, como a introduo da programao de capacidade finita e de otimizadores, com a promessa de rapidamente replanejar a produo em tempo real, quando necessrio (PTAK, 2000). Com mais capacidade de processamento computacional, novos algoritmos e com novas necessidades operacionais, por parte das empresas, os sistemas MRP foram se expandido para toda a manufatura, representando uma extenso dos sistemas, at ento voltados para o controle de materiais. Com maior abrangncia, esses sistemas passaram a ser conhecidos como Manufacturing Resources Planning (MRP II), sem, no entanto, abandonar a velha e tradicional lgica do MRP. Nesse histrico de informatizao, em 1989, Landvater e Gray publicam o livro MRP II Standard System: A Handbook for Manufacturing Software Survival. Nesse trabalho, os autores definem um Standard System (MRP II) como um sistema que envolve funes nas reas de: planejamento de vendas e operaes; gerenciamento da demanda; plano-mestre de produo; MRP; lista de materiais; transao de inventrios; recebimentos programados; controle de cho de fbrica; planejamento de requisitos de capacidade; Input/ Output Control; compras; Distribution Resource Planning (DRP); interfaces com o planejamento financeiro; simulao e medidas de desempenho (LANDVATER; GRAY, 1989, p. xiii). A definio de Standard System estabelecida por Landvater e Gray (1989), no constitui uma definio arbitrria nem ideal, mas inclui uma viso perceptiva da lgica do ambiente de manufatura de uma empresa, simulando, ou pelo menos pretendendo simular, o que efetivamente acontece no cho de fbrica, em compras, na distribuio e nos estoques. Em suma, os sistemas MRP II adotaram a abordagem de que uma empresa no era uma srie de atividades independentes, mas que, na viso de Maskell (1994), estavam integradas por meio de um sistema computacional. Foi com essa nova ferramenta que as empresas de manufatura deram os primeiros passos para operacionalizar as atividades de PCP, de forma integrada com toda a manufatura, incluindo a parte financeira e recursos humanos. J na dcada de 90, com necessidade de adaptar ainda mais a produo, diante de uma demanda caracterizada por grandes flutuaes e com uma concorrncia mais acirrada, a tecnologia industrial passou ao patamar de substituir as chamadas ilhas de automao por sistemas integrados, envolvendo todos os setores das empresas. Dessa forma, termos relacionados ao CIM, como transferncia eletrnica de dados e protocolos padres de comunicao, comearam a ser implantados. Isso possibilitou um incio de integrao das reas funcionais, fazendo com que o sistema fabril se tornasse um verdadeiro ambiente integrado. Outros fatores, como a evoluo dos computadores, a Internet, a estrutura Cliente/Servidor, armazenamento e distribuio de dados, o desenvolvimento de linguagens de programao, sistemas operacionais, entre outros, tambm contriburam para o processo de integrao. Nessa evoluo tecnolgica voltada para a integrao de sistemas, os sistemas de MRP II foram absorvendo outras funes, alm daquelas tradicionais, voltadas para a manufatura, como a funo de planejamento de vendas e operaes. Aos poucos, esses sistemas ganhavam a aparncia de um sistema voltado para toda a empresa e no apenas para a manufatura, culminando no aparecimento do Enterprise Resources Planning (ERP), surgido na dcada de 1990, para integrar todas as reas funcionais das empresas, por meio de um banco de dados central e em uma nova arquitetura de software e hardware. Mantendo o MRP II como o ncleo das operaes, o ERP possibilitou a juno de outros aplicativos, como contabilidade, servios, planejamento empresarial, toda a logstica de aquisio, entre outras funes, desenvolvendo um melhor mecanismo de comunicao por toda a empresa, por meio de novos algoritmos (DAVENPORT, 2000; GUPTA, 2000; GUPTA; KOHLI, 2006). Como cenrio para essa dcada, a reengenharia do negcio passou a convencer os empresrios que os processos de negcio existentes, particularmente aqueles funcionais e no integrados, tinham que ser alterados. A melhor maneira de preparar o departamento de TI para essa tarefa, na viso de Siriginidi (2000), era instalar o ERP.

81

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

Paralelo s iniciativas para a integrao dos dados industriais, as aplicaes de Internet por meio do comrcio eletrnico, comearam a receber as atenes de grande parte das indstrias, devido sua proposta de reduzir os custos de manufatura e, principalmente, como observam Soliman e Youssef (2003), com a proposta de reduo dos tempos de processamento de pedidos. No se pode negar que o desenvolvimento do comrcio eletrnico (e-commerce), com o avano da Internet, tem impactado fortemente os negcios empresariais, fornecendo oportunidades de competio global. As organizaes voltaram suas atenes para reavaliar seus processos de manufatura, estrategicamente na direo dessas ferramentas de negcios, vitais no mundo moderno atual (SOLIMAN; YOUSSEF, 2003). Com todas essas iniciativas tecnolgicas, o ERP, de forma integral, tonificou o dia-a-dia do PCP, que passou a contar com um ferramental, envolvendo desde novos algoritmos de software para anlise dinmica de lead-times, como colocado por Enns e Suwanruji (2004), at novos sistemas de hardware, com maior velocidade de processamento e maior capacidade de armazenamento de dados. Para esta conjuntura, o ERP passou a fornecer um ambiente rico em informaes para as atividades de planejamento e execuo, mesmo que pouca coisa tenha mudado desde a dcada de 1970, nas lgicas associadas s aplicaes de previso de demanda, na lgica por trs do MRP, escalonamento da produo, entre outras, segundo Jacobs e Weston (2007). Porm, esses novos sistemas passaram a executar as velhas lgicas de uma maneira muito mais rpida e em tempo real, segundo os mesmos autores. Jonsson e Mattsson (2006) colocam que a instalao de pacotes de ERP por parte das empresas so os grandes responsveis pelo uso intensivo do MRP, configurando-se como o mtodo de planejamento de materiais mais dominante nas empresas de manufatura atual. Entre outros benefcios do ERP, Kakouris e Polychronopoulos (2005), apontam a melhor coordenao entre vendas, planejamento de produo, logstica e planejamento de inventrios; melhor visibilidade das informaes; melhor acesso s informaes, entre outros. Neste quadro de benefcios, mesmo tendo como ncleo o MRP, com a fora da TI, no tardou para que o ERP fosse visto mais como uma ferramenta de comunicao empresarial (produto de TI), do que uma ferramenta de planejamento. Atualmente, esforos para o entendimento de que as prticas de TI melhoram o desempenho empresarial, desde que alinhado adequadamente aos negcios da empresa, colaborando de forma eficaz no fornecimento de aplicaes e infra-estrutura, esto sendo realizados (DAVENPORT; MARCHAND; DICKSON, 2004). Segundo estes autores, os gestores esperam que a TI melhore o desempenho empresarial de quatro maneiras: a) a TI deve melhorar a eficincia das operaes empresariais (softwares na rea de finanas, produo e de distribuio); b) a TI deve melhorar as comunicaes, apoiando o funcionamento tranqilo dos processos empresariais (desenvolvimento de Intranets, portais colaborativos, etc.); c) a TI deve facilitar as tomadas de decises gerenciais, atravs da disponibilizao de informaes adequadas para estimativas de mercado, gerenciamento de riscos de mercado, indicao de tendncias da clientela, etc.; d) finalmente, a TI deve apoiar a inovao no desenvolvimento de novos produtos e servios e facilitar o crescimento e as novas iniciativas (uso de Internet para se comunicar como parceiros e clientes importantes). Dessa forma, atividades estratgicas, como o PCP, tambm esto envolvidas pelas inseres crescentes da TI. de se esperar que com a manufatura envolta pelas idias do CIM, o PCP assuma uma identidade maior de TI e passe a utilizar esses recursos computacionais para apoiar suas atividades, a fim de atingir melhor eficincia nas operaes.

82

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

3. MATERIAIS E MTODOS
Muitas pesquisas organizacionais so realizadas por meio de estudos investigativos, detalhados de uma ou mais empresas, com o objetivo de entender os fatos dentro do contexto dessas empresas em estudo. Stuart et al. (2002) comentam que, em virtude da complexidade dos ambientes organizacionais e a falta de mtricas e definies bem fundamentadas, essas caractersticas favorecem a aplicao de estudo de casos como abordagem de pesquisa. Para compreender as influncias da TI nas atividades de Planejamento, Programao e Controle da Produo, uma pesquisa exploratria foi realizada em uma empresa de manufatura de grande porte, utilizando o procedimento por estudo de caso. A pesquisa consistiu em investigar, de forma qualitativa, as influncias dos sistemas de informao gerencial no cotidiano do PCP. O estudo de caso um procedimento de pesquisa de campo; assim sendo, conecta os dados coletados em campo s questes iniciais de pesquisa. Nessa conexo entre dados de campo e questes de pesquisa, h um conjunto de etapas que se constitui como passos primordiais para o sucesso do caso estudado, conforme figura 2.

Etapa 1 Questo de pesquisa

Etapa 2 Instrumento de pesquisa

Etapa 3 Coleta de dados

Etapa 4 Anlise dos dados

Etapa 5 Disseminao resultados

FIGURA 2 Etapas da Pesquisa por estudo de caso.


Fonte: adaptado de Stuart et al. (2002, p. 420).

Com o crescimento dos sistemas de informao industrial, apresentando novas funes, novos algoritmos e novas interfaces, apoiado por uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados pelos computadores, levanta-se a seguinte questo: quais as influncias desse crescimento da TI nas atividades de planejamento, programao e controle da produo em empresas de manufatura? A fim de investigar essa questo de pesquisa, uma empresa de manufatura de grande porte foi pesquisada. Para tal, como instrumento de apoio, foi elaborado um protocolo de pesquisa, identificando as pessoas a serem entrevistadas e as perguntas realizadas. Foram selecionados trs colaboradores: chefe de planejamento de vendas e operaes; coordenador de TI e um planejador de operaes do PCP. O objetivo de entrevistar trs colaboradores foi cruzar as informaes e obter consistncia dos dados coletados. As perguntas gerais realizadas compreendiam, de forma geral: que tipo de sistema computacional o PCP utiliza para realizar suas atividades? como foi a evoluo dos sistemas computacionais dentro da empresa? qual a poltica de software da empresa? como so atualizadas as verses de software da empresa? Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas com os pesquisados e observaes de campo e de documentaes. Em seguida, com os dados coletados, os mesmos serviram de apoio para a confeco de um relatrio de estudo de caso, enviado para a empresa, a fim de validar as informaes coletadas. A empresa atua no ramo metal-mecnico, na linha de motores para refrigerao. Fundada em 1973, a matriz est localizada em Santa Catarina e com fbricas tambm, nos EUA, Europa e sia, em um total

83

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

de seis unidades. No Brasil, a matriz possui duas unidades fabris, com cerca de 5.400 funcionrios e um volume de produo, girando ao redor de 17 milhes de unidades por ano. Das duas unidades de produo da matriz, a mais recente data de 1994, introduzindo o conceito de manufatura integrada por computador, envolvendo desde um sistema de comunicao e coletada de dados no cho de fbrica do tipo MES, at um software ERP corporativo, integrando todas as fbricas. E essa unidade fabril que foi selecionada para o estudo de caso em questo; e ao longo da descrio do caso o termo empresa se referir apenas essa unidade. A figura 3 mostra os aspectos gerais da empresa.
Aspecto rea de atuao rea construda Nmero total de funcionrios Nmero de funcionrios atuantes no PCP Metal-mecnica 12 mil m Cerca de 5.000 funcionrios para toda a matriz 23 para toda a matriz Duas linhas de montagem, com 38 postos de trabalho para cada linha Sete clulas de trabalho, com trs para cada linha e uma em comum para as duas linhas de montagem (pintura) Seis famlias com 410 modelos No informado 4,5 milhes de componentes/ano Descrio

Leiaute

Nmero modelos Componentes e peas Volume de produo

FIGURA 3 Aspectos Gerais da Empresa pesquisada. A empresa possui duas linhas de montagem, com um alto grau de automao. Cada uma dessas linhas alimentada por trs clulas de fabricao, em forma de linha e uma clula em comum, que a pintura. As reas de fabricao e usinagem, tambm so servidas pela automao industrial, com o MES, sendo responsvel pelo controle de todas as operaes de cho de fbrica, por meio de um sistema computacional centralizado, disponibilizando as informaes em tempo real sobre as atividades que esto acontecendo no cho de fbrica. Dentro desse ambiente tecnolgico, a movimentao de materiais entre as linhas de montagem e as clulas realizada na maior parte, de forma automtica por Automatic Guided Vehicles (AGV), mas tambm h transportadores manuais para clulas especficas. Tudo controlado pelo MES, que identifica a posio de cada AGV, as ordens que esto sendo atendidas, novas ordens geradas, entre outros dados. Em suma, a empresa foi preparada para uma produo em larga escala. A seguir, sero mostrados os resultados das observaes realizadas de acordo com os dados de campo coletados na empresa pesquisada.

4. ANLISE DO CASO ESTUDADO


Para foco na pesquisa de campo, analisaram-se dois fatores preponderantes nas atividades de PCP, a fim de verificar as influncias da TI: estrutura e infra-estrutura. Estes dois fatores desdobraram-se em: sistema computacional de apoio; sistema para o planejamento da produo e o sistema para a programao e controle da produo.

84

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

A Estrutura e Infra-Estrutura de TI para as atividades de PCP


a) Sistema computacional de apoio
O sistema de informao industrial da empresa representado pelo ERP corporativo (SAP), instalado em um computador central (host computer) da matriz e servindo a todas as demais empresas do grupo, resultado de uma alterao de software nos anos 90, evoluindo de uma soluo voltada para a unidade fabril para uma soluo corporativa. A empresa utiliza essa soluo empresarial corporativa para integrar todos dados industriais, incluindo o cho de fbrica, com a parte de desenvolvimento de produtos e com a manuteno, alm de utilizar a ferramenta para apoiar o desenvolvimento do plano de vendas global. O sistema de informao industrial da empresa, tambm representado por um sistema automatizado para coordenar as operaes de cho de fbrica, integrando os terminais computacionais, sistemas de transportes, estaes, conectado diretamente ao computador central, que envia os dados da produo para o ERP, de sorte que, quando um produto sai no final da linha, eletronicamente registrado no computador central. Outros dados de produo, tambm so repassados para o ERP eletronicamente em todos os dias. Para manter esses sistemas atualizados e disponveis, a equipe de TI responsvel por conduzir as atividades de atualizaes de verses e adaptaes. As atividades de atualizao de verso tm sido executadas pelas fornecedoras de software, mas com a presena de equipes internas destinadas a atuar em conjunto, com a indicao de um usurio-chave dentro da empresa, para acompanhar todo o processo de implantao, adaptaes, operao e parametrizao do software. No entanto, nem sempre todas as funes ou mdulos do SAP so atualizados de uma s vez, o que leva o setor de TI a administrar diferentes verses. Dessa forma, a empresa mantm uma meta de atualizar todas as verses antigas do SAP. E para cada um dos mdulos do ERP, a equipe de TI possui um especialista, para apoiar os demais departamentos que fazem uso do SAP, para comunicar seus dados. Como poltica de software, o setor de TI lidera as atividades como forma de tornar o SAP mais efetivo no dia-a-dia da empresa, principalmente para as atividades de PCP. Para isso, a equipe de TI vem estudando e se aprofundando nos mdulos do SAP, realizando treinamentos com seus colaboradores e colocando em operao os mdulos ou funes ainda no utilizados, entre eles o mdulo de planejamento de vendas e operaes, algoritmos de anlise de capacidade, entre outros.

b) Sistema para o planejamento da produo


A empresa j passou por evolues nos sistemas de apoio para suas atividades de PCP. Inicialmente, a empresa possua um software conhecido como Sistema de Planejamento da Produo (SPP), executado na plataforma DOS e atuando de forma isolada. Esse sistema funcionava como MRP, gerando ordens de produo para o cho de fbrica. Esse sistema foi substitudo, em 1998, por um software desenvolvido especificamente para a empresa, conhecido como Otimizador, voltado para apoiar o desenvolvimento do plano de produo com anlise de capacidade. Ainda na dcada de 1990, a empresa trocou seu sistema ERP para o SAP corporativo, conforme apontado, instalado de forma completa, porm com algumas adaptaes, principalmente na parte de relatrios e de troca de informaes com algumas aplicaes especficas e que no foram abandonadas, como o software Otimizador para o PCP para anlise de capacidade de produo. Com esse novo recurso computacional, o PCP passou a desenvolver o planejamento da produo, mediante a utilizao de dois sistemas base: 1. o SAP que utilizado para desenvolver o plano de vendas e para editar o plano de produo; 2. o software Otimizador que ajusta o plano de acordo com a capacidade de produo.

85

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

O plano de produo editado no SAP, enviado para cada unidade que possui o planejador-mestre local, responsvel por receber esse plano e ajust-lo de acordo com a capacidade de produo, mas que deve estar alinhado com o plano global de vendas e produo do grupo. No caso da empresa pesquisada, utilizase o software Otimizador para esses fins, que executado para ajustar o plano de produo sua capacidade efetiva de produo. O plano ajustado novamente enviado eletronicamente para o ERP da empresa.

c) Sistema para a programao e controle da produo


Com o plano de produo desenvolvido, o PCP, tambm utiliza o SAP, para gerar suas ordens de produo, por meio do mdulo de MRP. Todavia, as ordens geradas pelo MRP/ERP seguem dois caminhos diferentes: as ordens para as linhas de montagem e para as clulas que alimentam essas linhas passam por um segundo software, para seqenciamento da produo, conhecido como Seqenciador, que permite distribuir as ordens dentro de um dia de produo; para as demais estaes e fornecedores, as ordens vm diretamente do MRP/ERP, sem ajustes de capacidade em nvel detalhado. O esquema geral das atividades de PCP, com apoio da TI, mostrado na figura 4.
SAP

Plano mestre de produo

Otimizador

Plano mestre de produo ajustado Envio de dados online

Linhas de montagem MRP


Ordens de produo seqenciadas

C1

pr-montados

clula 1
C2

clula 2

clula 3

Seqenciador

Estao 1

Estao 2

Estao 3

Ordens de produo vinda do MRP

Fluxo de informaes Fluxo de materiais

Pedidos de compra

FIGURA 4 Planejamento e Programao da Produo na empresa pesquisada.

86

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

5. CONSIDERAES FINAIS
O Impacto da TI na redefinio das foras competitivas nas empresas, vem avanando ao longo dos anos. Muitas empresas j vm adotando essa nova abordagem, com o objetivo de alcanar sucesso em fatores crticos de competitividade, na qual ela concorre, sejam eles, custo, qualidade, velocidade, confiabilidade ou flexibilidade. Os esforos vm no sentido de integrar todos os componentes do CIM, por meio da TI, dando nfase na qualidade da informao gerada. A pesquisa realizada mostrou um estudo de caso, onde a TI apia as atividades de planejamento, programao e controle da produo. Nesse contexto: a) a TI melhora a eficincia das operaes de PCP da empresa pesquisada, por meio do ERP e dos aplicativos Otimizador e Seqenciador da produo. com o auxlio dessas ferramentas computacionais, que o PCP consegue programar a produo, manter cenrios atualizados e simulados de cada perodo de planejamento, alm de procurar otimizar cada linha de produo, por meio de uma programao seqencial, programada para todos os dias; b) a TI melhora as comunicaes dos dados industriais da empresa pesquisada, apoiando o funcionamento do PCP. Esse apoio vem principalmente, mediante a utilizao do pacote ERP. A empresa utiliza essa ferramenta para processar os pedidos dos clientes, criar cenrios de produo, conforme j apontado, gerar a melhor programao da produo, com base nas necessidades, alm de permitir uma integrao computacional de todos os dados dos fornecedores. Alm disso, a empresa conta com um sistema automtico de coleta de dados no cho de fbrica, permitindo a atualizao automtica dos dados de produo em tempo real. Desta forma, a empresa e o PCP possuem uma ferramenta competitiva e fazem dela um uso efetivo para comunicao e planejamento; c) a TI facilita as tomadas de decises gerenciais da empresa, por meio da disponibilizao de informaes adequadas para estimativas de mercado e gerenciamento de riscos de mercados. O apoio vem, principalmente, por meio dos cenrios criados pelo ERP, para serem avaliados e validados pela equipe

87

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

Com as ordens de produo impressas e entregues aos operadores, a empresa mantm vrios colaboradores, que atuam diretamente no cho de fbrica, a fim de acompanhar o andamento da produo e realizam toda a parte de documentao, anlise contbil, a fim de comparar o planejado com o realizado, etc., das ordens, das quais so responsveis. Como as ordens so para atender diversos clientes e que esto sob coordenao de diferentes gerncias, a equipe de PCP no cho de fbrica est tambm, sob coordenao dessas diferentes gerncias, integradas pelo ERP. O software Seqenciador possui um papel preponderante nas atividades de PCP da empresa, com a programao sempre sendo consensada com a rea comercial, discutindo as reais prioridades de produo, conforme observado pelo coordenador de S&OP. A sada do Seqenciador discutida com vendas, havendo ento consenso com relao seqncia gerada, sendo discutido, internamente, se haver alterao na seqncia gerada pelo software, em virtude de outras prioridades imediatas. A seqncia da produo validada e as informaes so atualizadas no ERP, alterando as datas no plano-mestre para posterior execuo do MRP. Dessa forma, a empresa estabelece um PCP que consegue acompanhar as complexidades das flutuaes da demanda, dos novos processos de manufatura e introduo de produtos ainda mais complexos. Alm disso, o PCP da empresa, por meio da utilizao da TI e treinamentos contnuos com os colaboradores, vem reduzindo os perodos de planejamento. Atualmente, a empresa mantm o perodo de uma semana, podendo reprogramar rapidamente a produo, com base nas necessidades do mercado.

O papel da Tecnologia da Informao na conduo do Planejamento e Controle da Produo: um estudo de caso

responsvel. atravs desses cenrios simulados que a empresa planeja sua produo em longo, mdio e curto prazo, estabelecendo medidas de desempenho, conforme a direo;

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

d) finalmente, a TI apoia a inovao no desenvolvimento de novos produtos e servios oferecidos pela empresa pesquisada. A empresa possui um sistema computacional integrado CAD/CAM/CAP, integrados por meio do CIM e gerenciando todos os dados o software ERP. Quando uma nova famlia de peas projetada pela equipe de desenvolvimento de produtos, utilizando o CAD, essas informaes so atualizadas no software ERP, para que possam ser tratadas pelos demais setores. As informaes do CAD so utilizadas para o planejamento do processo (quais operaes sero necessrias para montar o produto final, a seqncia correta das operaes, as mquinas e recursos humanos necessrios). Concluindo, pela pesquisa exploratria realizada, a TI possui um papel preponderante nas atividades industriais, sobretudo quelas relacionadas ao planejamento, programao e controle da produo, conforme dados de campo, analisados na empresa pesquisada. Ainda, a empresa pesquisada utiliza o sistema de informao industrial, como base para aliana de desenvolvimento estratgico, de forma integrada com o CIM.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BROWNE, J.; HARHEN, J.; SHIVNAN J. Production Management System. A CIM perspective. 1. ed. England: Addison-Wesley Publishers Ltd, 1988. 284pp CHEN, I. J.; SMALL, M. H. Planning for advanced manufacturing technology: a research framework. International Journal of Operations & Production Management. v. 16, n. 5, pp. 4-24. 1996. DAVENPORT, T. H. Mission Critical: Realizing the Promise of Enterprise System. 1. ed. USA: Harvard Business School, 2000. 333 p. ______; MARCHAND, D. A.; DICKSON, T. Dominando a Gesto da Informao. 1. ed. Bookman: Porto Alegre, 2004. 407pp. ENNS, S.; SUWANRUJI, P. Work load responsive adjustment of planned lead times. Journal of Manufacturing Technology Management. v. 15, n. 1, pp. 90-100. 2004. FORD, F. N., LEDBETTER, W. N., GABER, B. S. The Evolving Factory of the Future: Integrating Manufacturing and Information System. Information & Management, v. 8, n. 2, pp. 7580, fevereiro. 1985. GUPTA, A. Enterprise resource planning: the emerging organizational value system. Industrial Management & Data System. v. 100, n. 3, pp. 114-118. 2000. GUPTA, M.; KOHLI, A. Enterprise resource planning systems and its implications for operation function. Technovation. v. 26, n. 5-6, pp. 687-696. 2006. HARVEY, D. Condio Ps-Moderna. 15. ed. So Paulo: Loyola, 2006. 349 p. HITOMI, K. Manufacturing excellence for 21st century production. Technovation. v. 16, n. 1, pp. 33-41. 1996. HUGHES, T. P. American Genesis. A century of invention and technological enthusiasm, 1870-1970. 2 ed. Chicago: The University of Chicago Press, 2004, 529 p. JACOBS, F. R.; WESTON, F. C. Enterprise resource planning (ERP) A brief history. Journal of Operations Management. v. 25, n. 2, pp. 357-363, maro. 2007. JONSSON, P.; MATTSSON, S. A. A longitudinal study of material planning applications in manufacturing companies. International Journal of Operations & Production Management. v. 26, n. 9, pp. 971-995. 2006.

88

Carlos Fernando Martins / Charles Anderson Prada Aline Frana de Abreu / Abelardo Alves de Queiroz

KAKOURIS, A. P.; POLYCHRONOPOULOS, G. Enterprise Resource Planning (ERP) System: An Effective Tool for Production Management. Management Research News. v. 28, n. 6, pp. 66-78. 2005. KUMAR, K. D. et al. Computers in manufacturing: towards successful implementation of integrated automation system. Technovation, v. 25, n. 5, pp. 477-488, Maio. 2005. LANDVATER, D. V.; GRAY, C. D. MRP II Standard System A Handbook for Manufacturing Software Survival. 1. ed. Oliver Wight Limited Publications: USA, 1989. 352 p.

PLOSSL, G. W. Production and Inventory Control: Principles and Techniques. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1985, 443 p. PORTER, J. K. et al. Production planning and control system developments in Germany. International Journal of Operational & Production Management. v. 16, n. 1, pp. 27-39. 1996. PTAK, C. A. ERP: Tools, Techniques and Application for Integrating the Supply Chain. 1. ed. United States of America: St. Lucie Press, 2000. 424 p. SIRIGINIDI, S. R. Enterprise resource planning in reengineering business. Business Process Management Journal. v. 6, n. 5, pp. 376-391. 2000. SOLIMAN, F., YOUSSEF, M. A., Internet-based e-commerce and its impact on manufacturing and business operation. Industrial Management & Data System, v. 103, n. 8, pp. 546 552. 2003. STUART, I. et al. Effective case research in operations management: a process perspective. Journal of Operations Management, v. 20, n. 5, pp. 419-433, 2002. WIGHT, O. W. Production and Inventory Management in the Computer Age. 1. Ed. US: Oliver Wight Limited Publications Inc, 1974. 295 p.

89

GEPROS. Gesto da Produo, Operaes e Sistemas Ano 3, n 1, jan-mar/08, p. 77-89

MASKELL, B. H. Software and the Agile Manufacturer: Computer systems and World Class Manufacturing. 1. ed. Portland: Productivity Press. 1994, 390 p.

Anda mungkin juga menyukai