Anda di halaman 1dari 2

SITUAO DA SADE ANTES DA CRIAO DO SUS 1 Antes o atendimento a sade era restrito a uma pequena parcela da populao e no era

considerado um direito social. O modelo de sade adotado at ento dividia os brasileiros em trs categorias: os que podiam pagar por servios de sade privados; os que tinham direito sade pblica por serem segurados pela previdncia social (trabalhadores com carteira assinada); e os que no possuam direito algum.

2 O Sistema nico de Sade - SUS - foi criado pela pela Constituio Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n. 8080/90 e n 8.142/90, Leis Orgnicas da Sade, com a finalidade de alterar a situao de desigualdade na assistncia Sade da populao, tornando obrigatrio o atendimento pblico a qualquer cidado, sendo proibidas cobranas de dinheiro sob qualquer pretexto.

3 Do Sistema nico de Sade fazem parte: os centros e postos de sade, hospitais - incluindo os universitrios, laboratrios, hemocentros, bancos de sangue, alm de fundaes e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ Fundao Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil. Atravs do Sistema nico de Sade, todos os cidados tm direito a consultas, exames, internaes e tratamentos nas Unidades de Sade vinculadas ao SUS da esfera municipal, estadual e federal, sejam pblicas ou privadas, contratadas pelo gestor pblico de sade.

4 O setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convnios de prestao de servio ao Estado quando as unidades pblicas de assistncia sade no so suficientes para garantir o atendimento a toda a populao de uma determinada regio.

5 Na minha cidade no tem hospital e nem posto de sade, portando no tem o SUS.

6 O SUS no apenas assistncia mdico-hospitalar. Tambm desenvolve, nas cidades, no interior, nas fronteiras, portos e aeroportos, outras aes importantes como a preveno, a vacinao e o controle das doenas. Faz vigilncia permanente nas condies sanitrias, no saneamento, nos ambientes, na segurana do trabalho, na higiene dos estabelecimentos e servios. Regula o registro de medicamentos, insumos e equipamentos, controla a quantidade dos alimentos e sua manipulao. Normaliza servios e define padres para garantir maior proteo sade.

7
O movimento da Reforma Sanitria nasceu no meio acadmico no incio da dcada de 70 como forma de oposio tcnica e poltica ao regime militar, sendo abraado por outros setores da sociedade e pelo partido de oposio da poca o Movimento Democrtico Brasileiro (MDB), atual Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB).

8 A 8 Conferncia Nacional de Sade foi um marco na histria do SUS por vrios motivos. Foi aberta em 17 de maro de 1986 por Jos Sarney, o primeiro presidente civil aps a ditadura, e foi a primeira CNS a ser aberta sociedade; alm disso, foi importante na propagao do movimento da Reforma Sanitria. A 8 CNS resultou na implantao do Sistema Unificado e Descentralizado de Sade (SUDS), um convnio entre o INAMPS e os governos estaduais, mas o mais importante foi ter formado as bases para aseo "Da Sade" da Constituio brasileira de 5 de outubro de 1988. A Constituio de1988 foi um marco na histria da sade pblica brasileira, ao definir a sade como "direito de todos e dever do Estado". 9 A implantao do SUS foi realizada de forma gradual: primeiro veio o SUDS; depois, a incorporao do INAMPS ao Ministrio da Sade (Decreto n 99.060, de 7 de maro de 1990); e por fim a Lei Orgnica da Sade (Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990) fundou o SUS. Em poucos meses foi lanada a Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que imprimiu ao SUS uma de suas principais caractersticas: o controle social, ou seja, a participao dos usurios (populao) na gesto do servio.

Anda mungkin juga menyukai