Anda di halaman 1dari 4

Na sua opinio, o que mais difcil remediar? Uma contaminao com benzeno, lcool ou gasolina? Justifique.

A Gasolina, pois alm de conter benzene e etanol, ela pode conter outros aditivos.

Quais os tipos de soro de contaminantes no solo? Explique detalhadamente.


Absoro Ocorre quando o contaminante pode difundir dentro do prprio slido da matriz porosa, sendo um fenmeno volumtrico. Incide lentamente, geralmente quando substncias orgnicas retidas pelas foras moleculares de Van der Waals (de atrao coesiva ou adesiva) se dissolvem atravs de colides orgnicos presos na superfcie do mineral. observada uma proporo entre a massa absorvida pelo volume de matria orgnica e a concentrao de equilbrio na gua em contato com o solo, sendo geralmente linear at a saturao. Adsoro Consiste na adeso superficial da substncia matriz slida, geralmente por atrao eltrica entre ons (normalmente ctions) e as cargas eltricas desta superfcie, resultando em um fenmeno no linear, podendo at gerar vrias camadas sobrepostas. o principal mecanismo de reteno de metais em soluo, porm no tem tanta importncia na reteno de substncias orgnicas

Quais os principais contaminantes inorgnicos do solo e aquferos?


Dentre os principais contaminantes inorgnicos encontran-se os metais pesados, tais como o Pb, Cd, Hg, Cr, Fe e etc. grande parte deles oriundos da intense atividade industrial, pecuria e o descartee inadequado dos resduos provenientes da mesma.

Quais os principais contaminantes inorgnicos do solo e aquferos?


Hidrocarbonetos aromaticos e pesticidas organoclorados

Por que o Nitrognio um macronutriente e tambm considerado contaminante do ambiente?


O nitrognio (N) considerado elemento essencial para as plantas, pois est presente na composio das mais importantes biomolculas, tais como ATP, NADH, NADPH, clorofila, protenas e inmeras enzimas (HARPER, 1994) Das diversas formas de nitrognio presentes na natureza, a amnia (NH3) e, em especial, o nitrato (NO3-) podem ser causas da perda de qualidade da gua. Embora a amnia, quando presente na gua em altas concentraes, possa ser letal aos peixes pela toxicidade que representa para esse grupo da fauna, a amnia originada no solo ou aplicada via fertilizantes tende a ser rapidamente convertida em amnio (NH4+) e esse, por sua vez, convertido em nitrato pelo processo microbiano da nitrificao.

Portanto, o nitrato a principal forma de nitrognio associada contaminao da gua pelas atividades agropecurias. Isso ocorre pelo fato de que o nion nitrato, caracterizado por ser fracamente retido nas cargas positivas dos colides, tende a permanecer mais em soluo, principalmente, nas camadas superficiais do solo, nas quais a matria orgnica acentua o carter eletronegativo da fase slida (repelindo o nitrato), e os fosfatos aplicados na adubao ocupam as cargas positivas disponveis. Na soluo do solo, o nitrato fica muito propenso ao processo de lixiviao e ao longo do tempo pode haver considervel incremento nos teores de nitrato nas guas profundas.

O que Vigisolo ?
Vigilncia em Sade de Populaes Expostas a Solo Contaminado VIGISOLO tem por objetivo desenvolver aes de vigilncia em sade de populaes expostas a solo contaminado visando adotar medidas de promoo da sade, preveno dos fatores de risco e ateno integral conforme preconizado no Sistema nico de Sade. O seu fluxo de atuao contempla: Identificar e priorizar reas com populaes expostas a solo contaminado, desenvolver estratgia de gesto para atuao em reas com populaes expostas, em especial para avaliao de risco sade humana por exposio a contaminates qumicos e protocolo de vigilncia e assistncia sade, tambm destaca-se neste contexto estimular aes intra-setoriais entre as reas de vigilncia ambiental, epidemiolgica, sanitria, sade do trabalhador, ateno bsica e laboratrios pblicos, entre outras, realizar articulao com os rgos ambientais.

Qual a importncia dos organismos do solo no monitoramento de um projeto de RAD? Os organismos so importantes poise les servem de bioindicadores para o estagio de recuperao da rrea degradada em questo, a ausencia ou a presenca de tais organismos indicam se a area est em estagio de recuperao ou o nvel de degradao da mesma. Que organismos podem ser utilizados no monitoramento de projetos de RAD?
Presena de artropodes, minhocas e etc

Qual a importncia dos microorganismos do solo no monitoramento de um projeto de RAD?


A populao microbiana do solo desempenha um papel fundamental na fertilidade (aqui entendida como a capacidade ou habilidade do solo em propiciar as condies fsicas, qumicas e biolgicas necessrias e suficientes ao perfeito desenvolvimento das plantas) do solo. Os microrganismos atuam na decomposio e mineralizao da matria orgnica e na reciclagem dos nutrientes, ou seja, funcionam como fonte dos nutrientes necessrios ao crescimento das plantas. Alm do que, os microrganismos exercem ao fsica no solo

Qual a importncia da fixao biolgica de nitrognio na escolha de plantas para uso em projetos de RAD?
A disponibilidade de nitrognio pode atuar como um mecanismo importante no controle da taxa, direo e substituio de espcies que regulam a sucesso em reas degradadas. Em locais onde no h disponibilidade de N, as leguminosa arbreas mostram- se como uma fonte primria de nitrognio capaz de permitir a reao da natureza.. Um outro aspecto que se relaciona com a oferta de N por plantas fixadoras de N em ambientes degradados, se constitui nos efeitos benficos sobre a microbiota. A introduo de leguminosas em local onde ocorreu a perda dos horizontes frteis do solo, mostra uma recuperao mais rpida da atividade biolgica do solo quando comparada com a revegetao com gramneas

Qual a importncia dos fungos micorrzicos na escolha de plantas para uso em projetos de RAD?
Micorriza uma associao mutualista no patognica entre certos fungos do solo e as razes da planta. A planta, atravs da fotossntese, fornece energia e carbono para a sobrevivncia e multiplicao dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e gua do solo, transferindo-os para as razes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose. O grupo que tem maior interesse agronmico dentro dos fungos micorrzicos, so os fungos micorrzicos arbusculares (FMAs). Alm de ser predominantes nos ecossistemas tropicais, eles so capazes de formar micorrzas com 95% das espcies de plantas, inclusive a maioria das espcies cultivadas. O efeito benfico mais marcante desta associao simbitica est no aumento do crescimento das plantas mediante o aumento da absoro de nutrientes, especialmente aqueles menos solveis, como fsforo, zinco e cobre, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, com mais resistncia s condies ambientais adversas. Portanto, a micorriza tem um papel importante na sobrevivncia e no crescimento das plantas nos trpicos, onde predominam solos de baixa fertilidade, carente em fsforo disponvel.

Quais os valores de referncia de qualidade?


Os valores de referencia de qualidade indicam a concentrao natural de uma substncia no solo ou em gua subterranea que no tenham sido impactados antropogenicamente; no qual foram considerados dois grupos de substncias: Substncias Naturalmente presents no solo e Substncias Naturalmente Ausentes no Solo.

Qual a sua opinio sobre o uso dos valores orientadores definidos pela CETESB (SP) no Estado do Rio de Janeiro?
Acho vlida momentaneamente a utilizao em apenas algumas reas, em que se tenham os mesmos tipos de solo, porem com ressalvas, seria apenas uma adoo provisoria enquanto no se se estabelece um estudo para a formulao de uma tabela de valores orientadores para o Estado do Rio de Janeiro

Anda mungkin juga menyukai