Anda di halaman 1dari 30

Democracia racial: o no-dito racista*

Ronaldo Sales Jr.

No Brasil, a Revoluo de 1930 e o Estado Novo caracterizaram-se pela incorporao tutelada das massas urbanas sociedade oligrquica e pela construo de uma ordem institucional que permitisse a incorporao dos novos atores arena poltica. A incluso do negro deu-se por meio de polticas nacional-populistas de integrao subordinada das classes e grupos populares e pela reduo dos poderes das oligarquias tradicionais com suas ideologias racistas. As polticas sociais, nesse perodo, no se definiam como interveno compensatria ou redistributiva, mas se inscreviam num movimento de construo nacional e de integrao social, mesmo que subordinada. Dentre essas polticas, podemos citar a criao da legislao trabalhista e do Ministrio do Trabalho, que provocou uma revoluo nas relaes laborais no Brasil, mas que, alm de deixar os movimentos e os sindicatos dos trabalhadores de fora da direo dessa revoluo, subordinou-os por meio dos chamados sindicatos pelegos; outra poltica do Estado foi a criao da Lei dos 2/3, que estabelecia que as empresas instaladas em territrio nacional deveriam cumprir a cota mnima de 2/3 de trabalhadores brasileiros em seus quadros, atacando assim a excluso da populao brasileira, em grande parte negra, do mercado de trabalho, motivada pela intensa imigrao de trabalhadores europeus que eram preferidos para ocupar os postos de trabalhos das empresas (cf. Guimares, 2002). Contudo, em seu nacionalismo, o Estado Novo no desenvolveu aes abertamente racistas contra a dispora

* Este artigo adaptao dos captulos 4, 6 e 7 de minha tese de doutorado de 2006, Raa e justia: o mito da democracia racial e racismo institucional no fluxo de justia (Recife, UFPE).

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

negra e, ao contrrio, propagou a ideologia da nacionalidade morena do povo mestio, que sustentava o populismo nacionalista de Vargas, o pai dos pobres, quebrando parte do poder das oligarquias regionais que se sustentava tambm sobre o domnio racial. A integrao subordinada do negro foi resultante da:
[...] presso exercida pelos ideais de integrao nacional acima das diferenas raciais, muito importantes em um pas de formao to heterognea como o Brasil, e de igualdade fundamental entre todos os brasileiros, [que] est na base mesma do estado de opinio que prevalece entre brancos, contrrios s medidas ostensivas de discriminao econmica ou social com base na cor e exteriorizao do preconceito de cor (Fernandes, 1971, p. 23).

No plano das prticas sociais cotidianas, consolidou-se o que denomino cordialidade racial. A cordialidade das relaes raciais brasileiras expresso da estabilidade da desigualdade e da hierarquia raciais, que diminuem o nvel de tenso racial. A cordialidade no para negros impertinentes. As relaes cordiais so fruto de regras de sociabilidade que estabelecem uma reciprocidade assimtrica que, uma vez rompida, justifica a suspenso do trato amistoso e a adoo de prticas violentas. A discriminao racial:
[...] se manifesta sempre numa situao de desigualdade hierrquica marcante uma diferena de status atribudo entre agressor e vtima e de informalidade das relaes sociais, que transforma a injria no principal instrumento de restabelecimento de uma hierarquia racial rompida pelo comportamento da vtima (Guimares, 2004, p. 36).

A cordialidade uma espcie de tolerncia com reservas, associada ao clientelismo e ao patrimonialismo nas relaes sociais (cf. Viotti da Costa, 1999), reproduzindo relaes de dependncia e paternalismo. A associao entre cordialidade, clientelismo e patrimonialismo parece ser parte da explicao da manuteno de um racismo institucional no-oficial relaes sociais difusas e informais que se infiltram e aparelham as instituies oficiais. A articulao de cordialidade, clientelismo e patrimonialismo configura o que denominamos de complexo de Tia Anastcia, no qual a pessoa negra aparece como se fosse da famlia ou como sendo quase da famlia. A
230

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

proximidade social quase nunca transpe o limite do como se ou do quase. No complexo de Tia Anastcia, mesmo as contigidades so distncias. Esse complexo foi instaurado pelo que denominamos integrao subordinada , que define as formas hegemnicas em que se apresenta a discriminao racial: o esteretipo racial e o no-dito racista. Os processos de integrao subordinada permitem, pois, uma
[...] generalizao de trajetrias bem-sucedidas de negros e mulatos na sociedade brasileira, ainda quando estas pessoas pudessem reconhecer que efetivamente sofreram constrangimentos e humilhaes por conta de sua cor. O que faria este comportamento efetivo no seria a ausncia de discriminao, mas o fato de esta no ser realada ou considerada um obstculo insupervel (Guimares, 2002, p. 86).

A pessoa negra consegue ascender socialmente desde que no transgrida o pacto de silncio1 imposto pelas normas de cordialidade que regulam as trocas de favores e a distribuio da gratido como forma de obrigao. Foi ao constatar de maneira impressionista essas microtcnicas de poder de integrao subordinada e reciprocidade assimtrica que Gilberto Freyre afirmou:
[...] essa simpatia e essa cordialidade transbordam principalmente do mulato. [...] O mulato formado, em competio com o advogado branco, com o mdico, com o poltico, procurou vencer o competidor, agradando mais do que eles aos clientes, ao pblico, ao eleitorado, ao Povo [...]. E esse desejo de intimidade com as pessoas nos parece vir [...] de condies peculiares ao perodo de rpida ascenso de um grupo numeroso, da populao o grupo mulato ansiosa de encurtar, pelos meios mais doces, a distncia social entre ela e o grupo dominante (Freyre, 1996, pp. 644-645 e 646).

1.Numa espcie de anistia geral ps-escravocrata que perdoa opressores e revoltados, mas mantm intocadas a hierarquia social e as desigualdades correlatas.

A cordialidade aparece, aqui, como estratgia de ascenso social dos grupos subordinados, de reduo das distncias sociais. Por outro lado, a cordialidade tem a incumbncia de defender a paz e a ordem sociais, cuja estrutura poltica organizada de maneira que alguns possam defender, contra os outros, o status quo, perenizando-o na democracia racial. , pois, uma estratgia de desarticulao de foras emancipatrias mediante a criao de redes de interdependncia e da integrao subordinada dos grupos marginalizados, desmobilizando e deslegitimando as lutas ou confrontos emancipatrios, tachados de conflitos raciais.
novembro 2006
231

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

2.O controle [...] duplo: do branco sobre si prprio e do preto sobre si prprio. Era o que dava s relaes inter-raciais no Brasil o clima de doura [...] (Fernandes, 1971, p. 209).

Portanto, a cordialidade no meramente, como diria Nietzsche, uma moral de escravo, mas tambm uma moral de senhor, na qual o discriminador se impe limites, de tal forma que a cor dos indivduos envolvidos no aparea como fator relevante da organizao de sua conduta. Instituise, assim, um pacto de silncio de ambas as partes2, constituinte da cordialidade analisada introdutoriamente aqui. A cordialidade, por meio do no-dito racista, faz com que a discriminao social no seja atribuda raa e, caso isso ocorra, a discriminao seja vista como episdica e marginal, subjetiva e idiossincrtica. Todavia, a cordialidade no se confunde com gentileza, mas se expressa nas prprias formas de agressividade, reduzindo as relaes de poder a relaes pessoais e informais, relaes privadas. A relao entre cordialidade e agressividade importante na constituio dos laos pessoais, como processo de individuao e diferenciao que conduz ao lao pessoal nas relaes familiares e ao de amizade nas relaes de trabalho, dentre outras. O no-dito, por exemplo, se efetiva no apenas nas piadas ou nos eufemismos, mas tambm na injria racial. Em termos lingsticos, a cordialidade, como veremos mais adiante, se expressa em modalizaes afetivas, por meio de valores e prticas personalistas, privadas e informais que ocupam os espaos e aparelhos institucionais formais e pblicos. Nessa forma de relaes raciais, trata-se da estigmatizao como microtcnica poltica do corpo, (re)produzindo, distribuindo e consumindo suas marcas, odores, cores, texturas, gostos, fluxos, gestos, gozos etc. Dessa forma que se opem, como raas, dois organismos, branco e negro, como acessos diferentes dos indivduos aos seus prprios corpos e, a partir da, aos demais bens sociais. Porm, aqueles elementos, ou objetos parciais (estigmas) destacados de um fundo corporal impessoal, no tm o mesmo estatuto. A cor da pele ocupa o lugar do significante central que conecta, organiza e totaliza todos os demais elementos. A cor torna-se sindoque das relaes raciais. A cor da pele est para a pessoa assim como a cabea est para o boi: a parte pelo todo. O pecuarista diz: Tenho mil cabeas; e diz-se: Ei, moreno... ou Aquele negro.... Assim como cabea no se refere apenas ao corpo inteiro do boi, mas ao seu valor como unidade econmica, negro no se refere apenas ao corpo inteiro da pessoa (sua raa), mas ao status como identidade social (racial). A reduo parte do corpo significa, pois, a integrao a um todo mais amplo, econmico ou social, uma reificao. Nesses casos, tomar a parte pelo todo estabelecer e reificar

232

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

uma modalidade de relao social: respectivamente, relaes de propriedade e relaes raciais. Dessa forma, o corpo negro, conforme um regime semitico racista, o prprio lugar da subordinao ou da excluso. A miscigenao no eliminou a discriminao, apenas a pluralizou, matizou, modalizou, conforme a presena ou a ausncia gradual de caractersticas negras, mas principalmente pela tonalidade da cor da pele de um racismo bivalente para um racismo polivalente (ou mesmo ambivalente). A cor da pele apresenta-se como variao intensiva do gradiente de cor (mais ou menos escuro), que desestabiliza a varivel raa, no lugar da varivel extensiva (parte extra partes) das categorias raciais (branco, negro, no-branco...). A estigmatizao racial o exerccio de uma vigilncia difusa e ciosa da hierarquia e da dominao raciais, provocando intensidades de dor nem sempre corpreas, mas que repercutem no corpo, mutilando-o, esfolando-o, fragmentando-o, codificando-o, semiotizando-o, no apenas simbolicamente ou imaginariamente. Afeta o corpo com marcas mais sociais do que corporais, mas que repercutem nele como estigmas. O estigma uma demarcao corporal de uma relao social de desigualdade, resultante de uma reificao dos processos de dominao/hierarquizao. A estigmatizao uma mquina expressiva provida de uma fora ilocutria e que, conforme regras ou convenes sociais, determina atos de linguagem tais como a ofensa e a ridicularizao, exemplos de um conjunto varivel de formas eficazes de produzir e distribuir papis, obrigaes e vnculos sociais, estigmas que marcam e demarcam os corpos3. A estigmatizao pelo no-dito (piadas, injrias, trocadilhos, provrbios, ironias...) resultante de uma espiritualizao da crueldade racismo espirituoso. Marca-se e demarca-se o corpo sem o uso direto da violncia fsica4, por meio do aoite da injria ou da impresso a fogo pela piada. O estigma , pois, um ato ou transformao incorporal dos corpos: atribuise aos corpos, modifica-os, mas se distingue deles. Caracteriza-se por sua dupla face: o expresso de uma proposio e o atributo de um corpo, sendo a instantaneidade a marca de sua realizao, pois no momento mesmo de sua enunciao que se produz o efeito sobre os corpos (Almeida, 2003, p. 72). Os enunciados isto um assalto!, o ru culpado!, a escravido est abolida!, negro sujo!, em situaes determinadas, no informam, mas transformam uma situao de corpos, realizam uma transformao incorporal que institui, respectivamente, vtimas, condenados, trabalhadores li-

3.Elaborei, sob o esquema corporal, um esquema histrico-racial. Os elementos que utilizei no me foram fornecidos pelos resduos de sensaes e percepes de ordem [...] tctil, vestibular, cinestsica e visual, mas pelo outro, o Branco, que os tecera para mim com mil detalhes, anedotas, contos. Pensava poder construir um eu fisiolgico para equilibrar o espao, localizar sensaes, e eis que me exigiam em excesso (Fanon, 1983, p. 92; grifo nosso). 4.O que no significa que a violncia no esteja atuando, de maneira indireta ou na forma de fora no-fsica (cf. Velho, 1996, p. 10).

novembro 2006

233

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

5.Olhe, um negro! [...] Mame, um negro, tenho medo! [...] Ento, o esquema corporal, atingido em vrios pontos, desabou, cedendo lugar a um esquema epidrmico racial. De repente, no mais se tratava de um conhecimento de meu corpo em terceira pessoa, mas em trs pessoas. De repente, invs de um, deixavam-me dois, trs lugares. [...] No encontrava coordenadas febris do mundo (Fanon, 1983, p. 93). 6.Por mais dolorosa que seja esta constatao, somos obrigados a faz-la. Para o Negro, h apenas um destino. E ele branco (Fanon, 1983, p. 12). 7.No mundo branco, o homem de cor encontra dificuldades na elaborao de seu esquema corporal. O conhecimento do corpo uma atividade unicamente negadora. um conhecimento em terceira pessoa. Em torno do corpo reina uma atmosfera incerta (Fanon, 1983, p. 92; grifo nosso).

vres, negros, como puros atos incorporais os atributos dos corpos se transformam sem nenhuma alterao corporal. A estigmatizao, como prtica hegemnica, tcnica poltica do corpo, tem o poder de organizar superfcies, envolver o corpo em superfcies, segundo diversos procedimentos (estiramento, fragmentao, corte...). Para a estigmatizao, o mais profundo a pele. O estigma uma fissura, um sulco sobre a superfcie, marcando-a e demarcando-a, mas ameaando a organizao do sentido que se desdobra sobre a superfcie dos corpos que delimita. A superfcie pode ser dilacerada por exploses e rasges violentos, abrindo chagas, fazendo os corpos recarem em sua profundidade, pulsao annima em que as prprias palavras no so mais do que afeces do corpo. Em caso contrrio, o estigma participa de um processo de individuao dos corpos, torna-se cicatriz, memria, insgnia, marca, raa. A ordem da superfcie por si mesma fendida. Porm, como evitar que o traado silencioso da fissura incorporal na superfcie se torne, tambm, seu aprofundamento na espessura de um corpo ruidoso (cf. Deleuze, 2006)? O corpo negro , assim, experimentado como um corpo mutilado, dilacerado, estigmatizado, expropriado, reificado em objetos parciais: um modo minoritrio de apropriar-se de si, do prprio corpo, do prprio do corpo5. A estigmatizao, em termos psicanalticos, conduz o negro a um corpo masoquista (cf. Deleuze, 2006, p. 10), na produo de um eu ideal a partir de um ideal branco de eu6 que faz da autonegao objeto de desejo. A constituio do sujeito passa pela negao do corpo, ou de parte dele, pelo branqueamento. O corpo masoquista resultante da busca de emancipao daquilo que aparentemente aprisiona ou exclui o corpo negro como o prprio lugar da subordinao ou da excluso. Na armadilha racista, a emancipao passa, assim, pela prpria negao do corpo, na busca de descodificlo. A descodificao uma metamorfose dolorosa do corpo com uma dose de espiritualidade violenta. preciso cortar da prpria carne, pois se sofre na pele7. Multiplicam-se os casos de crianas negras na escola que, quando solicitadas a desenhar-se, produzem meninos ou meninas pintados como crianas brancas; crianas negras que dizem, enquanto se beliscam, que feio ser negro, pois, quando querem mago-las, as outras crianas referem-se sua cor; crianas negras que brincam com toalha de banho na cabea para imitar apresentadoras de programas infantis com seus longos e louros cabelos; que

234

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

bebem ou passam gua sanitria na pele para tentar desbotar sua cor; casos de adolescentes que passam facas na pele do brao tentando esfol-lo; o jovem surpreso diante do espelho, ao deparar com a imagem de um negro passou tanto tempo tentando fazer os outros esquecerem que ele era negro que acabou ele mesmo esquecendo; ou homens e mulheres negros que se suicidam8...

Estigmatizao e no-dito
Com Ducrot, podemos dizer que o problema do no-dito
[...] saber como se pode dizer alguma coisa sem, contudo, aceitar a responsabilidade de t-la dito, o que, com outras palavras, significa beneficiar-se da eficcia da fala e da inocncia do silncio. [...] A significao implcita, por sua vez, pode, de certo modo, ser posta sob a responsabilidade do ouvinte: este tido como aquele que a constitui por uma espcie de raciocnio, a partir da interpretao literal da qual, em seguida, ele tiraria, por sua conta e risco, as conseqncias possveis (Ducrot, 1987, p. 20).

Resulta da a utilizao pelo discurso racista de uma diversidade de recursos tais como silncios, implcitos, denegaes, discursos oblquos, figuras de linguagem, trocadilhos, chistes, frases feitas, provrbios, piadas e injria racial, microtcnicas de poder, funcionando num registro informal e passional. Essa formao discursiva constitui uma situao em que inexiste um discurso racista sistemtico e explcito (formal), o que descaracteriza a inteno do discriminador9. A anlise do no-dito no deve afastar a possibilidade do mal-entendido ou do mal-dito. Ao contrrio, essa possibilidade, intrnseca ao discurso, que sustenta o no-dito. Na impossibilidade de se mal-entender ou mal-dizer, seria impossvel o recurso ao no-dito. Isso assim porque a condio de existncia do mal-entendido e do mal-dito a mesma do nodito: h algo na situao de enunciao que produz o sentido rejeitado, renegado. A diferena entre esses ditos estaria em atestar o carter involuntrio em diversas fontes desse sentido rejeitado: respectivamente, a recepo (mal-entendido), a emisso (mal-dito) ou a prtica extralingstica (no-dito). No se pode, portanto, decidir se um enunciado racista ou no examinando-o isoladamente de seu contexto discursivo, pois mais uma questo

8.Todos esses casos so baseados em relatos e experincias verdicos. Mas possvel tambm uma descodificao e uma recodificao afirmativas Black is beautiful, esttica, arte, dana e cultura negras: o lugar da excluso ou da subordinao se torna o prprio lugar da emancipao, transformando a excluso em autonomia da aparncia pertena; da alteridade identidade; da objetividade subjetividade, na constituio de um corpo narcisista. Essa oscilao/dilema vivida/o pela pessoa negra entre o corpo masoquista e o corpo narcisista chamamos de sndrome de Fanon. 9.Entretanto, nos diro que no h inteno nem desejo de humilh-lo. Estamos de acordo; mas justamente esta ausncia de inteno, esta desenvoltura, esta despreocupao, esta facilidade em fixlo, aprision-lo, primitiviz-lo, anticiviliz-lo que humilhante (Fanon, 1983, p. 28).

novembro 2006

235

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

10.Austin define o ato de fala ilocucional como aquele que se faz falando, aquilo que se faz pelo prprio fato de falar. Prometer, ordenar, perguntar, felicitar, insultar so atos ilocucionais.

11.No se trata de registrar interesses preexistentes. As articulaes poltico-hegemnicas criam retrospectivamente os interesses que dizem representar, desempenhando um papel crucial na conformao dos sujeitos sociais (cf. Laclau e Mouffe, 1985).

de discurso do que de linguagem, isto , diz respeito aos usos efetivos da linguagem entre determinados sujeitos para a produo de efeitos especficos. Dito de outra forma: o acontecimento discursivo racista resultado mais do ato ilocucionrio10 que do ato locucionrio. Por exemplo, nos enunciados Tem algum falando na sala de aula ou Voc est pisando no meu p, sua significao seu contedo constativo, isto , a afirmao de que Existe algum que est falando na sala de aula ou Voc est pisando no meu p. Contudo, seu sentido vai depender de quem fala e com que objetivo, desempenhando que papel. Se no primeiro caso o sujeito da enunciao for uma professora, e o sujeito do enunciado (algum) for um aluno, o sentido do enunciado ser a ordem Cale-se!. No segundo caso, na maioria dos contextos, no fao apenas uma afirmao ou assero, mas peo, talvez ordene, que meu interlocutor saia de cima de meu p. Esses exemplos so o que Searle chama de atos de fala indiretos, casos em que um ato ilocucionrio realizado por meio de outro: um pedido ou uma ordem mediante uma afirmao. O falante comunica ao ouvinte mais do que realmente diz, contando com informao de base, lingstica e no-lingstica, que compartilhariam, e com as capacidades de racionalidade e inferncia do ouvinte. Um mesmo fragmento de linguagem pode ser racista em um contexto e no em outro. O racismo tem, em geral, o seu prprio lxico (raa, miscigenao, degenerao, evoluo, branqueamento...), mas o que h de mais ideolgico nele so os interesses11 (no necessariamente individuais) de poder a que ele serve e os efeitos polticos que gera. a partir desses elementos que podemos identificar uma situao discursiva como racista ou no. No racismo cordial, o terror racial toma a forma de ironia ou sarcasmo; a tragdia racial torna-se comdia ou humorismo: racismo espirituoso. Essa frmula muito bem expressa por Sartre acerca do anti-semitismo:
Sabem [os anti-semitas] que seus discursos so levianos, contestveis; mas divertem-se com ele: ao adversrio que incumbe usar seriamente as palavras, pois acredita nas palavras; os anti-semitas tm o direito de brincar. Gostam mesmo de brincar com o discurso, porquanto, dando razes chistosas, atiram o descrdito sobre a seriedade do interlocutor; deliciam-se com a m-f, pois visam no persuadir mediante bons argumentos, porm intimidar ou desnortear (Sartre, 1960, p. 11; grifo nosso).

236

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

O insulto racial
O insulto racial visa a (re)marcar a fronteira, a distncia social (identidade, status), que aqui, no entanto, se v ameaada de ser apagada, rasurada, trans-posta, enfim, trans-gredida. O insulto, assim como o discurso espirituoso, significa a violao de um tabu, ou seja, consiste na expresso de nomes, atos ou gestos socialmente interditos (Leach apud Guimares, 2002, p. 171), que expressam a opinio depreciativa de uma pessoa ou grupo. Contudo, essa violao se d de forma mais explcita do que no discurso espirituoso, ainda que a agressividade permanea no plano simblico, ou seja, sem danos fisiolgicos12. O insulto racial funciona como tentativa de legitimar uma hierarquia social baseada na idia de raa. O insulto, assim, vem lembrar o lugar (identidade) do insultado e a distncia social que o separa do agressor, que ataca a integridade social do transgressor. Encontramo-nos no campo da humilhao e do dano moral. Guimares (2002) destaca que o insulto racial no ocorre apenas, como acredita o senso comum no Brasil, numa situao de conflito, ou seja, de ruptura de uma ordem formal de convivncia social. O insulto racial pode ocorrer durante o conflito, mas, ao contrrio, pode ocasion-lo, como uma arma de ltima instncia ou um primeiro trunfo a ser sacado. O que motiva o insulto racial e a ordem em que ele aparece so, segundo o autor, elementos decisivos para a anlise. O insulto considerado por Guimares como uma forma ritual de ensinar a subordinao, por meio da humilhao, mais que uma arma de conflito, podendo vir acompanhada de uma campanha sistemtica de humilhao pblica, em geral na vizinhana ou no local de trabalho. Contudo, o insulto no precisa referir-se a algum atributo objetivo da pessoa insultada a funo do insulto no acusatria, mas evocatria, ou seja, evoca um estigma, papel socialmente desvalorizado, equiparando o alvo do insulto ao mesmo estatuto social: no preciso ser homossexual para se ofender com o insulto de viado, bicha; nem precisa ter namorada ou esposa para ofender-se com corno; ou ter por me uma prostituta para sentir-se agredido por filho da puta; nem ser negro, enfim, para ofender-se com no faa isso; isso coisa de negro. nesse sentido que o insulto, assim como as demais formas de discurso analisadas aqui, no exerce apenas uma funo evocatria, mas tambm provocatria: meio de provocao, lugar de agitao das foras, o insulto instiga algo ou algum, algo em algum, algo a algum...

12.A agresso simblica, como comportamento socialmente ritualizado, tem a tripla funo de suprimir as lutas corporais no interior de um grupo social, consolidar a unidade do grupo e opor esse grupo, como entidade independente, a outros grupos semelhantes. A agresso simblica visa, ainda, a evitar os riscos da luta corporal, liberando a pulso agressiva: os adversrios medem as suas foras sem se ferir mutuamente (cf. Lorenz, 1974, pp. 7196).

novembro 2006

237

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

Assim como no enunciado do professor: Tem algum falando na sala de aula, os enunciados negro sujo! e macaco! no so enunciados assertivos, mas injuntivos, ou seja, ainda que no se expressem pela forma gramatical do imperativo, se efetivam como ordens: Fique no seu lugar!. como no caso da pergunta retrica: Voc sabe com quem voc est falando?, ou na interpelao: Ei, voc a.... No primeiro caso, no se trata de uma interrogao. No segundo caso, o uso do vocativo fixa um lugar ao mesmo tempo em que, conforme o contexto, ordena: Pare! ou Venha aqui!. Por outro lado, quando o alvo do insulto coincide com o prprio papel ou identidade estigmatizada, junta-se a fome com a vontade de comer. o que ocorre quando se ofende um negro em referncia sua cor, origem tnica ou pertencimento cultural. Freqentemente, os termos injuriosos ocorrem em situaes definidas ambiguamente pelo agressor, situando-se entre a intimidade da brincadeira (proximidade expressa pelo insulto ritual que simboliza a ausncia de formalidade e a intimidade entre os membros de um grupo, em especial entre os homens), utilizado de forma que possa ser interpretado como brincadeira, e o distanciamento expresso pelo contedo semntico das palavras ofensivas. A injria tem como fonte lingstica as figuras de linguagem (metforas, metonmias, eufemismos), os trocadilhos, provrbios, piadas, reorientando-os para um contexto de maior agressividade. Parece, nesse sentido, haver mais uma diferena de grau ou contexto do que de natureza ou contedo entre esses elementos, tornando controversa, em alguns casos, a distino entre a piada, a injria e a admoestao racista. Por exemplo:
!

! ! ! ! ! !

! !

Sabe quando negro gente? R. Quando est no banheiro. Pois diz: tem gente! Negro quando no caga na entrada caga na sada. Cabelo de bombril. Nariz de bujo. Negro safado! Macaco! Qual a diferena entre uma mulher preta grvida e um carro com o pneu furado? R. Nenhuma. Ambos esperam um macaco. Qual a diferena entre o preto e o cncer? R. que o cncer evolui. Qual a diferena entre poluio e soluo? R. Poluio jogar um preto no mar; soluo jogar todos.

238

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

O discurso espirituoso: piadas, pr ovrbios e tr ocadilhos provrbios trocadilhos

Vamos tratar, agora, de diversos discursos, como as piadas, os chistes, os gracejos, os trocadilhos etc., dentro da categoria genrica de discurso espirituoso. Ainda que haja diferenas no funcionamento sociolingstico daqueles diversos discursos, elas no so relevantes para os propsitos deste trabalho. O discurso espirituoso tem um efeito similar ao que Freud (1996) constata no chiste: tendemos a atribuir ao pensamento nele inscrito o benefcio de nos ter agradado na forma de sua inscrio; em seguida, no tendemos a criticar aquilo que nos divertiu, o que anularia e desperdiaria a fonte de um prazer. O invlucro chistoso ou espirituoso suborna e confunde nossa capacidade crtica. O uso de mtodos cmicos com propsitos hostis pode tornar o interlocutor, possivelmente indiferente ou crtico, cmplice ou correligionrio de seu preconceito, dio ou desprezo, aliado diante do qual o objeto cmico (cf. Rosas, 2003, p. 138) do dito espirituoso deve sentir vergonha, com a ddiva do prazer produzido subornando o interlocutor. Como veremos adiante, no invlucro e em seu respectivo efeito cmico que o discriminador se desresponsabiliza do contedo: Eu apenas queria fazer rir. o que Freud chamou de princpio da confuso das fontes de prazer. Onde a argumentao de discurso srio tenta aliciar ou cooptar a crtica do interlocutor, o discurso espirituoso se esfora por exclu-la do campo, (re)produzindo estigmas por meio da ridicularizao13. O discurso espirituoso produz um prazer preliminar (cf. Freud, 1996, pp. 132-133) de fonte psicolingstica que serve para iniciar a grande liberao de prazer de fonte psicossocial, bonificao de prazer advinda da superao da inibio social que garantia a segurana ontolgica da identidade, ento ridicularizada. A vergonha ou a humilhao sofrida expresso da ameaa integridade social da identidade em disputa, quer essa integridade ora se chame honra, ora prestgio, ora dignidade. Ameaa aquela que pode causar um dano moral. Ademais, a vergonha ou a humilhao causada pela discriminao racial revela o carter relacional da identidade. Na vergonha, de sbito, tem-se conscincia de si escapando-se de si mesmo, enquanto seu fundamento ontolgico situa-se fora de si. -se para si pura remisso a outro. A vergonha vergonha de si ao outro, tornando possvel as identidades sociais, ao mesmo tempo em que as subverte.

13.Em termos etolgicos, a existncia de um mecanismo de inibio impede que o comportamento agressivo seja desencadeado sobre determinadas espcies de indivduos. Esse mecanismo consiste em ritualizar a agresso, desviando-a de seu objeto fsico (cf. Lorenz, 1974, p. 279.

novembro 2006

239

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

14.No a distino dos sujeitos o que explica o discurso indireto; o agenciamento coletivo impessoal que explica todas as vozes presentes em uma voz, em suma, as palavras de ordem na intertextualidade e na polifonia do discurso. Ver Deleuze e Guattari (1995). 15.O modo impessoal do discurso enuncia-se como: Diz-se que os negros... ou Dizem que os negros..., mas no Eu digo que... ou Eu acho que.... A ideologia com bastante freqncia parece ser uma miscelnea de refres ou provrbios impessoais, desprovidos de tema; no entanto, esses chaves batidos esto profundamente entrelaados com as razes de identidade pessoal que nos impele, de tempos em tempos, ao assassinato ou tortura (Eagleton, 1997, p. 31).

O riso uma sano a toda quebra de expectativa no perigosa integridade orgnica ou da identidade social dos que riem, sem julgar-se aquela quebra grave o bastante para reprimi-la com meios mais violentos como o insulto ou a agresso fsica (cf. Lorenz, 1974, pp. 194-195). O ridculo ou cmico , assim, aquilo que quebra a expectativa gerada por dada situao ou contexto: o desajeitado, o estpido, o louco, o anormal, o esquisito, o diferente. O riso , pois, uma excluso, uma proteo, um esconjuro contra a impureza, o mal, o estigma de que portador o ridculo. Na medida em que se revolta contra o dano provocado, abre-se uma disputa que efetiva o antagonismo constitutivo da identidade, e que pe em questo a objetividade desta. Ademais, as piadas, assim como os provrbios, so apresentados como menes, como discursos indiretos14, e no como afirmaes, isto , o locutor (sujeito da enunciao) no o seu autor (sujeito do enunciado) apenas repassa o que lhe contaram, podendo eximir-se do contedo dito (cf. Rosas, 2003, p. 143), ainda que no do ato de dizer. Sua inteno ser espirituoso e bem-humorado, no advogar ou difundir alguma crena ou fato racista. O piadista apresenta-se, ento, como nncio do social, de um sujeito impessoal15 que se consuma no riso de outrem, o interlocutor que, em seu riso, se solidariza com o piadista, referendando a aliana social que institui o Outro da piada, atingindo a identidade ridcula. Na integrao subordinada, o indivduo ridicularizado, por exemplo, permanece ligado ao grupo, mas de forma subordinada como objeto de desejo sdico um amigo sempre alvo da chacota, do gracejo, do insulto , bode expiatrio que garante a solidariedade do grupo (cf. Girard, 2004). O mesmo ato que instaura o lao social o que subordina ou marginaliza. Toda relao distncia. O interlocutor funciona como um apoio ou reconhecimento social para a institucionalizao daquela relao de poder, efetivando um Outro hegemnico, autor da piada, do qual o locutor apenas mdium. Este pode prescindir daquele apoio ou reconhecimento, desde que a distncia social ou a assimetria de poder entre o locutor e o alvo da piada seja suficiente para superar a inibio social, interna ou externa. A piada visa, pois, a (re)marcar essa distncia que, por seu turno, no pode ser tal que conduza indiferena. Por fim, as piadas seriam a manifestao de uma tendncia geral do discurso vulgar narrativizao. Nesse caso, haveria dois nveis: um conceitual, de carter genrico, em que determinados lexemas-valores que so afirma-

240

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

dos ou negados em operaes sucessivas podem exprimir-se por uma correlao de contrrios; e outro narrativo, em que essas operaes transformamse em aes realizadas por personagens antropomorfas, conforme categorias definidas por um modelo actancial. As prprias aes agrupam-se em sintagmas narrativos, constitutivos de um modelo transformacional que articula as situaes inicial e final da narrativa segundo as relaes antes e depois (cf. Greimas, 1973). Em outras palavras, regras, normas, valores e inferncias podem ser apresentados como estrias, contos, fbulas e piadas. uma espcie de mitologia espirituosa que transmite cdigos sociais.
Figuras de linguagem e denegaes

O significado racial interdito pode ser dito (posto, no mais pressuposto) sob a condio de ser figurado (metfora, metonmia, eufemismo, ironia, humor, pergunta retrica) ou negado. A figura um recurso estilstico que permite expressar-se, ao mesmo tempo, de modo no usual (literal) e codificado. No usual pois existem significantes que so considerados tpicos a determinados tipos de discurso comum e cotidiano que seriam deslocados de seu uso tpico. Nas figuras, o que estaria fora de lugar seriam as palavras: uma palavra estaria no lugar de outra, assumindo o significado desta. Na verdade, o significado literal uma norma discursiva que fixa significados ou significantes padres (prprios): por exemplo, cor no lugar de raa. Portanto, ele codificado, pois cada figura constitui uma estrutura conhecida, repetvel e transmissvel. Apresentaremos alguns exemplos de uso figurado de tpicos (contedos) raciais:
!

! !

Metfora: macaco, tio, carvo, grafite, cabelo ruim(praticamente uma catacrese), dia de branco, cabelo de bombril . Metonmia: escuro, preto; branco e negro so catacreses da sindoque pela cor da pele. Eufemismos: boa aparncia, escuro, moreno, afro-brasileiro, pessoa de cor, simpatia. Ironia: S podia ser..., pra variar..., mas como bonitinho.... Pergunta retrica: Desde quando negro gente?.

Algumas das figuras de linguagem tornam-se, com freqncia, apelidos, marcando a identidade de uma pessoa ou grupo de pessoas. o caso do
novembro 2006
241

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

nome Pel, ou todos os outros exemplos de pessoas negras famosas (reais ou imaginrias) que se tornam apelidos para outras pessoas negras: Djavan, Saci, Anastcia, Xica da Silva... O curioso do apelido Pel ele ser um apelido discriminatrio que foi consagrado por aquele que o portava, de tal forma que hoje o apelido refere-se, como um nome prprio, mais pessoa que o consagrou do que ao seu significado anterior: se sou chamado de Pel, sou comparado ao jogador Edson Arantes do Nascimento, porm, quase que certamente, no pelas minhas habilidades futebolsticas. Os apelidos raciais funcionam, contraditoriamente, como nomes prprios genricos. Nomeiam uma pessoa, mas por sua equivalncia com outra pessoa, cujo nome ou apelido nomeia uma classe de equivalncia. Uma mesma palavra pode ser ora um apelido, ora um eufemismo, ora uma injria: negrinho, Pel, Saci. Quando no consegue evitar que o significado interdito supere as restries da interdio, permanecendo pressuposto, a negao permite que o enunciado se constitua pela integrao subordinada do significado interdito. Veremos duas formas em que essa integrao subordinada pela negao pode ser feita: a afirmao negativa do racismo e a negao direta do racismo. Em primeiro lugar, no temos pretenso de que essas formas sejam exaustivas. Em segundo lugar, elas sero apresentadas por meio de exemplos, sem a inteno de defini-las sistematicamente. O objetivo meramente exemplificativo das formas que o no-dito pode assumir. Um dos exemplos de afirmao negativa do racismo o uso das oraes coordenadas adversativas que acabam por expressar um sentido racista pressuposto: Voc negra, mas no deve ter vergonha disso (pressuposto: as pessoas negras devem ter vergonha de serem negras); Ele negro, mas muito inteligente (pressuposto: as pessoas negras no so inteligentes ), Sou negro, mas sou honesto (pressuposto: as pessoas negras so desonestas). A afirmao negativa demarca uma exceo que comprova a regra: Apesar de ser negro.... As pessoas do convvio direto so elogiadas sob a condio de serem comparadas a um modelo do qual so uma exceo. A negao direta do racismo aparece como uma negao polmica, ou seja, como resposta a uma afirmao possvel ou passada. No primeiro caso, antecipa-se a uma possvel acusao de racismo a algo que dir (ou acabou de dizer) ou far (ou acabou de fazer), justificando-se: No tenho nada contra negros, mas.... No segundo caso, tenta opor-se a uma acusao j feita. Podemos classificar a negao direta do racismo em trs tipos, conforme o elemento da ao que enfatizado:
242

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

1. Negao do racismo: No h racismo ou Isto no racismo. 2. Negao da inteno racista: Eu no tive a inteno ou No era o que eu queria dizer (fazer). 3. Negao do sujeito racista: Eu no sou racista ou No tenho nada contra os negros.
Silncio e fetichismo lingstico

Muitas vezes a discriminao se d sem nenhuma enunciao explcita ou implcita de carter racial. As relaes raciais constituem, nesse caso, um jogo de linguagem no-verbal, no-dito, discurso silencioso, mais corporal do que verbal, pelo qual os indivduos mobilizam as foras, os corpos e os acontecimentos sociais, e se apropriam deles. O discurso silencioso configura-se na forma mais forte de no-dito. Nesses casos, muito difcil caracterizar a prtica discriminatria a partir do comportamento individual. preciso confront-lo com outros comportamentos ou inseri-lo numa srie divergente de comportamentos repetidos (prticas) que separa e distribui brancos e negros. Por exemplo, nota-se que determinado indivduo a evita ou se recusa a apertar a mo de b. Tal comportamento social (aperto de mo) tem sentido no-verbal (respeito, aceitao, ateno) expresso pelos gestos e definido pelas normas de etiqueta social. Ademais, constata-se, em nosso exemplo, que o primeiro indivduo branco, e o outro negro. Contudo, ainda no parece suficiente apresentar essa diferena para caracterizar um ato de discriminao, ao menos de carter racial. Porm percebe-se, alm disso, que aquela recusa se inscreve numa srie divergente de recusas e aceitaes, ou seja, h uma classe K, formada de indivduos que so cumprimentados, e outra classe ~K disjunta, da qual faz parte b; percebe-se tambm que aquelas classes geradas pelas sries divergentes coincidem respectivamente com as classes disjuntas A e B formadas, respectivamente, por indivduos brancos e negros. Em suma, nota-se um padro na distribuio dos cumprimentos realizados pelo indivduo branco a. Em verdade, esse indivduo a poderia ser negro, pois o que caracterizaria a prtica discriminatria no seria a diferena entre os indivduos a e b em interao, mas a diferena entre as classes K e ~K de indivduos cumprimentados ou no, e sua correlao com as classes raciais A e B: regularmente, cumprimentamse indivduos brancos e no indivduos negros [(A K) (B ~K)]. A discriminao efetivar-se-ia como um padro regular de distino, excluso, restrio ou preferncia. Esse padro regular o que conduz atribuio de
novembro 2006
243

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

16.Da o abismo entre os indicadores sociais estatsticos e as prticas socialmente reconhecidas como racistas. Segundo aqueles, existe um apartheid racial no Brasil. Conforme estas, vivemos um racismo cordial ou espirituoso, expresso de nossa democracia racial. 17.A busca de motivos [...] a busca de uma resposta a uma indagao. Se essa resposta se afigurar satisfatria, ento podemos organizar a nossa prpria ao, levando em considerao, dessa maneira, a outra pessoa. Se as conseqncias que se seguem so as esperadas, ento a nossa avaliao tende a ser confirmada. Mesmo quando as conseqncias no so totalmente as previstas, podem ser determinadas corretamente por um tipo de explicao em cima de explicao, como quando se diz que o ato do outro parece uma coisa, mas na realidade est disfarado de alguma forma sob o tipo que foi antecipado (Strauss, 1999, p. 66).

uma inteno no confessada que funcionaria, de um lado, como a causa daquele padro, e, de outro, como o sentido constitudo pelo jogo de linguagem no-verbal produzido pelas relaes raciais. Porm, como vimos, a cordialidade das interaes raciais estabelece uma relao inversamente proporcional entre a estabilidade das desigualdades e da hierarquia raciais e o nvel de tenso racial, fazendo da discriminao racial direta o instrumento de restabelecimento de uma hierarquia racial rompida pela atitude da vtima. A cordialidade funciona, em termos econmicos, como um princpio de rarefao do racismo que se efetiva por meio de procedimentos de otimizao das prticas de hierarquizao racial com um mnimo de atos diretos de discriminao racial. Isso significa que a discriminao direta e explcita ativada em situaes excepcionais e reativas de ameaa hierarquia racial; em outras palavras, em contextos de alta estabilidade ou crescimento das desigualdades, o recurso discriminao reduzido ao mnimo. Dessa forma, aquele padro de distribuio do aperto de mos torna-se irregular e fragmentrio, pois pode-se (ou deve-se) apertar a mo de algumas pessoas negras, oscilando segundo o nvel de tenso racial. As classes K e ~K deixam de ser disjuntas. Um terceiro includo. Seu sentido torna-se ambguo. O padro torna-se observvel apenas como uma distribuio estatstica das desigualdades16. O discurso discriminatrio efetiva-se como a distribuio diferenciada de cores, afetos e emoes, gestos, atitudes e comportamentos, acompanhados ou no de locues, modulaes, entonaes, enfim, distribuio diferenciada de discursos. O fazer no est contido no dizer, mesmo quando esse dizer o dizer do fazer, ou, mais ainda, quando esse dizer ele prprio um fazer (cf. Ricoeur, 1988). Contudo, existe um querer-dizer, mesmo que no-dito, no fazer. A ao de algum expressa algo para outrem na interao. Nesse ltimo sentido, a atribuio e a atestao da inteno visam a responder o que significam aqueles atos?. Por que aqueles outros o executam? Essa atribuio de inteno ou imputao de motivo constitui-se pela construo de uma narrativa que define os sujeitos e suas correspondentes aes17. Tal atribuio de motivo simultaneamente atribuio de valor (egosta, ridcula, acidental, sem sentido, irracional, racista...) ao ou ao acontecimento em questo. Porm, os aspectos fragmentrios e descontnuos das prticas discriminatrias dificultam a caracterizao de algum ou de sua ao como racista. Sua prtica discriminatria nunca

244

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

, do ponto de vista narrativo e individual, suficientemente consistente e coerente para que se pudesse atribuir-lhe o carter racista: racistas podem ter amigos negros?. Como vimos, aquela fragmentariedade narrativa efeito do fato de que, no racismo cordial, a discriminao ostensiva s acionada quando a estabilidade da hierarquia racial ameaada. Essa fragmentariedade constitui o recurso chamado libi negro18, ou seja, o recurso retrico a uma relao, situao ou pessoa como exemplum in contrarium: refutao da generalizao mediante indicao direta dos casos particulares compreendidos em seu enunciado aos quais no se pode aplicar: um amigo negro, um parente negro prximo, cnjuge negro, gostos pessoais, hbitos etc. que o aproximem de pessoas negras. Isso assim pois a caracterizao do sujeito constitui um entimema cuja premissa maior seria: todo sujeito possui a qualidade que no hesitamos em atribuir a determinada ao sua. Portanto, pressupe que a ao lhe seja atribuda pela inteno a caracterizao o argumento que justifica, pelos seus atos, a qualidade atribuda ao agente: essa pessoa corajosa porque, em dada situao, comportou-se corajosamente; aquela outra covarde porque se comportou como covarde. Essa premissa problemtica em sua generalidade, pois algum que se comportasse uma vez de maneira corajosa e outra vez de forma covarde deveria ser qualificado, contraditoriamente, de corajoso e covarde, dependendo da distribuio desses comportamentos. Aquela recusa de a ao cumprimento de b pode expressar desprezo. O desdm pode vir acompanhado de um sorriso ou risada irnicos, que significam que o outro to insignificante que s inspira diverso; do fechamento parcial dos olhos ou do desviar dos olhos ou do corpo todo, como se no valesse a pena olhar a pessoa desdenhada, ou como se olhla fosse desagradvel. O desdm pode, enfim, dar lugar raiva ou indignao pela presena impertinente do ente ou pessoa indesejado. Se moderado, esse tipo de sentimento pode manifestar-se por certa gravidade no comportamento ou por algum mau humor. A passagem do desdm para a raiva depende da distncia social que separa os indivduos, da relao de poder e prestgio, e, portanto, do grau de ofensa que a presena de um indivduo provoca em outro: os insignificantes s merecem indiferena. A raiva , pois, em geral, sintoma de um sentimento de ameaa ou prejuzo, efetivo ou possvel, real ou imaginrio. Essa reao pode se consumar na agresso fsica do objeto de raiva ou na agresso simblica mediante o uso de insultos, pela mudana para uma mo-

18.Tomamos esta expresso emprestada da professora de Direito Liana Lins, da Faculdade Integrada do Recife (FIR).

novembro 2006

245

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

dulao agressiva da voz ao evocar o outro: negro!, ou ainda pelo uso de gestos obscenos e injuriosos. Nos casos de raiva moderada ou de desdm, o agressor pode utilizar-se de outras formas de agresso simblica como as ironias, os trocadilhos, as piadas, os provrbios. Esses comportamentos descritos podem provocar, no alvo das agresses racistas, um comportamento similar de agressividade, raiva ou desdm, mas pode tambm provocar outros estados afetivos, com seus respectivos comportamentos, como horror, vergonha e tristeza. No contexto do racismo cordial, a discriminao ostensiva aparece como uma fatalidade, um acontecimento catastrfico que provoca a frustrao das expectativas investidas na situao de interao social, desorientando o indivduo objeto de discriminao. A reorientao repentina e intensa da ateno transforma-se em surpresa, que por seu turno pode constituir-se em espanto e, este, em assombro estupefato. Esse quadro pode evoluir para um estado de terror ou de horror. Se a discriminao manifestar-se mediante agressividade meramente simblica, reduzindo a ameaa de danos integridade fsica, o assombro pode refluir para o estado de vergonha acompanhado do forte desejo de ocult-lo. O indivduo envergonhado enrubesce, ao mesmo tempo em que procura demonstrar-se indiferente ou inalterado, tentando restabelecer a situao de cordialidade ou mostrar-se imune discriminao constrangedora, quer negando o estigma de que portador, quer negando que ele seja motivo de vergonha. Esse quadro pode evoluir para um estado de verdadeiro remorso existencial, ou seja, vergonha de si, culpa de ser. Segue-se, ento, a tristeza, o abatimento e o desespero. As reaes que levam a preconceitos raciais e culturais, portanto, baseiam-se em emoes sociais (simpatia, compaixo, culpa, orgulho, vergonha, admirao e espanto, indignao e desprezo), cujo funcionamento reside em detectar diferenas (estigmas) em outros indivduos e promover agresso ou retraimento (cf. Damsio, 2004, p. 48). A angstia e o desespero so a experincia decorrente da ambigidade do no-dito nas relaes raciais. Na angstia, o sujeito constata o adelgaamento do tecido dos enunciados sua disposio para falar: isso pela prpria insistncia das relaes raciais de se fazerem enunciar ao deslocar-se de um enunciado a outro (retorno do recalcado). Os enunciados tornam-se insuportveis assim que ficam (en)carregados das relaes raciais traumticas. Nesse sentido, compreendemos a exigncia do equvoco, do ambguo, do no-dito. Aquela exigncia faz, pois, parte de uma competncia social
246

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

para participar, ingenuamente ou cordialmente, das relaes raciais brasileiras. dessa perspectiva que o discriminador reage descoberta da discriminao, mobilizando a mesma negao: isso eu no pensei; nisso (nunca) pensei. Do lado do discriminado, a angstia decorre da impossibilidade de tornar inteligvel a intensidade que o afeta, de falar sobre o sofrimento que o aflige. O seu sofrimento s ele sente, mas para saber que o sente, ou saber o que sente, preciso utilizar categorias intersubjetivamente vlidas, ou seja, para que ele saiba o que sente preciso que outrem tambm possa sab-lo. Porm, o desconhecimento ideolgico do racismo impossibilita ou invalida o uso de categorias raciais, dificultando a articulao da experincia traumtica, conflitual, das relaes raciais a um discurso racial. A estigmatizao provoca intensidades de dor, nem sempre corpreas, mas que repercutem no corpo no apenas simblica ou imaginariamente. Contudo, na medida em que a democracia racial torna impossvel a homologao ou a atestao discursiva do sentido produzido na pessoa negra, atribui-se a ela um estado psictico, reduzindo todas essas intensidades e experimentaes a delrios e fantasias: traduz-se tudo em fantasmas. Esse mais um dos efeitos do no-dito, que faz das identidades e das relaes raciais entidades fantsticas e resultantes de supersties ou preconceitos lgicos, fetichistas. O discurso discriminatrio, repitamos, se efetiva, pois, como a distribuio diferenciada de afetos e emoes, gestos, atitudes e comportamentos, acompanhados ou no de locues, modulaes, entonaes: Branco e Negro, como acessos diferentes dos indivduos aos seus prprios corpos, e, a partir da, aos demais bens sociais. Algumas das formas de desrespeito social s demonstram seu carter racial, no visvel nos casos individuais, em taxas ou indicadores estatsticos. As taxas de vitimizao por homicdio revelam que a distribuio das mortes na populao no aleatria. Considerando-se a identidade racial e o sexo, as principais vtimas dos homicdios so os homens e, em qualquer dos sexos, os negros. Considerando-se a identidade racial e a idade, adolescentes e jovens so as principais vtimas, em especial se forem negras. As pesquisas demonstram que a probabilidade de ser vtima de homicdio aumenta entre as pessoas negras (cf. Soares e Borges, 2004). Segundo dados fornecidos pela Gerncia de Epidemiologia da Secretaria de Sade de Recife, no ano de 2005, 88,4% dos homicdios atingiram pessoas negras residentes em Recife. Nessa mesma cidade, segundo outra pesquisa, entre as
novembro 2006
247

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

mulheres mais jovens, de 20 a 39 anos, a principal causa de morte so os assassinatos. E as mulheres negras, de uma maneira geral, segundo a sanitarista Soni Santos (Jornal do Commrcio, Pernambuco, 20 de novembro de 2005), tm dez vezes mais chances de perder a vida por esse motivo que as brancas. Para as que tm de 20 a 29 anos, o risco quarenta vezes superior. Ademais, a cor de uma pessoa fator importante na vitimizao pela polcia em casos de tortura e execuo sumria (cf. Lemos-Nelson, 2001). Apesar de fatos como esses, ainda se afirma que no h conflito racial ou que o racismo nacional no recorre ao dio ou violncia. O sistema jurdico brasileiro dispensa aos negros um tratamento que, das ruas s delegacias de polcia e aos tribunais de justia, viola a presuno de inocncia, invertendo o nus da prova, tornando os negros culpados at prova em contrrio, e obrigando-os a constantemente provar sua inocncia. Pessoas brancas e negras cometem crimes violentos nas mesmas propores, todavia os rus negros tendem a ser mais perseguidos pela vigilncia policial, enfrentam maiores obstculos de acesso justia criminal e revelam maiores dificuldades de usufruir o direito de ampla defesa assegurado por lei. Recebem, ento, em geral, um tratamento penal rigoroso, com maior probabilidade de ser punidos em comparao com os rus brancos. Por outro lado, a populao negra tem maiores dificuldades de acesso justia em geral e, nos casos de racismo, em particular. A impunidade do racismo generalizada e banalizada. Tal situao vem acompanhada de desigualdades nos nveis de escolaridade, nas condies de moradia, nos nveis de renda e de emprego etc. Todavia, esses sentidos produzidos, nem sempre verbais, so negados no apenas pelo silncio que os acompanha, mas tm como condio de existncia o fetichismo lingstico nas relaes raciais. Este se apresenta em suas verses fraca e forte. 1. Verso fraca: sem a expresso verbal, a prtica discriminatria perde objetividade, ou seja, sem verbalizao no h como provar o racismo. 2. Verso forte: a discriminao racial confunde-se com o seu componente lingstico, dissociado da prtica que acompanha e da qual a sua expresso lingstica de sentido: expresso de sua motivao racial. O fetichismo lingstico nas relaes raciais, em sua verso fraca ou forte, nega qualquer objetividade ao componente extralingstico das relaes raciais.
248

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

Na verso fraca, o componente lingstico condio necessria do racismo. Assim, um policial ou a instituio policial que tem o nvel de letalidade de sua ao distribudo de forma desigual e correlacionado cor das vtimas, mas que no acompanha sua ao de um discurso racial verbalizado, individual ou institucionalmente, no poderia ser considerado racista, pois no se conseguiria atestar sua motivao ou inteno racista. Portanto, a objetividade da discriminao racial depende da presena de uma expresso verbal. Na verso forte, a expresso verbal condio suficiente, dispensando a componente no-lingstica, isto , as prticas concretas. Nessa verso, a discriminao se reduz a sua expresso verbal pelo discriminador, de tal forma que, se um espancamento policial ou priso injusta acompanhado de expresses injuriosas de carter racista (negro safado!), em vez de se qualificar tal prtica como discriminao racial mediante tortura ou abuso de autoridade, isto , forma de violncia racista, qualifica-se de tortura ou abuso de autoridade e injria qualificada. Da os atos de racismo tenderem a ser desqualificados para injria racial. Meros casos de incontinncia verbal. Do lado do discriminado, o fetichismo lingstico pode fazer com que os elementos fonticos de uma palavra (negro!, macaco!...) sejam experimentados como qualidades sonoras insuportveis que agem diretamente sobre o corpo, penetrando-o, e a ele se misturam, no mesmo momento em que o corpo se reparte. A reao discriminao acaba se limitando a uma discusso sobre palavras, restrita em geral dimenso vocabular, esvaziada de suas dimenses sinttica e pragmtica a semntica reduzida ao lxico, a um dicionrio de palavras racistas. Na ausncia de um lxico literalmente racial, no se entende a discriminao como racismo.

Do no-dito sem inteno ao racismo sem racista


A inteno no deve ser entendida como o produto unicamente do que h aqui dentro, em um mundo mental privado, subjetivo, esfera privilegiada de vivncias imediatamente acessveis e absolutamente certas para a primeira pessoa que as experimenta. Tal concepo configura o que chamamos de subjetivismo psicologista. Segundo essa concepo, conhecemos nossos estados mentais melhor do que tudo o mais, e do que todos os demais. Ao contrrio, no h experincias no interpretadas, a que se teria um acesso apenas privado e que se furtariam descrio e avaliao conforme enunciados publicamente criticveis. A atestao da inteno disnovembro 2006
249

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

19.Os sentidos so abordados, no presente artigo, como categorias objetivas, formas de modo de ser, determinaes de existncia pelas quais os sujeitos se pautam, medem as foras que mobilizam. 20.Ver adiante citao de Olavo Carvalho.

cursivamente articulada, mesmo para seu sujeito, por meio de prticas sociais de responsabilizao e justificao. A inteno derivada de uma pretenso de coerncia e identidade do fluxo da ao, apreendida pelos traos de diferenciao e coeso narrativos. o que distingue a ao do puro acontecimento que causado. Descrever uma ao como feita intencionalmente explic-la a partir da razo que o sujeito da ao teve de fazer o que fez, ou seja, uma ao intencional uma ao feita por uma razo: preconceito, racismo. A narrativa, pois, torna razovel a ao narrada atribuindo-lhe uma razo de ser ou motivao. A racionalidade de uma ao mede-se pelo fato de o sujeito da ao ter alcanado um determinado resultado da ao com base em meios deliberadamente escolhidos e empregados, e de ter sido motivado por razes conhecidas pelo prprio sujeito. A inintencionalidade, portanto, depende de sob qual narrativa ou descrio da ao o agente no estava a par do que estava fazendo, ou seja, depende da descrio de uma ao como involuntria. A inteno, assim, pode constituir-se discursivamente, mesmo que no seja expressa por uma demanda explcita articulada lingisticamente (contedo proposicional), por meio do efeito simblico das prticas (fora ilocucionria). Nesse sentido, a inteno uma qualificao secundria atribuda a uma ao observvel por todos. A inteno, como sentido19, constituda na prpria trama das relaes sociais em que est inserida, tornando-se compreensvel para os que a tomam do ponto de vista do conhecimento ou da atestao, da verdade ou da veracidade. A ao discriminatria acha-se, contudo, associada a palavras de ordem, iteraes recursivas, atos reflexos, comportamentos pulsionais inatos (quase instintivos20) ou rotineiramente condicionados, habituais e emocionais (como, por exemplo, na injria). No se trata, aqui, de mera metfora ou imagem fisiolgica, mas de uma efetiva dessubjetivao, desresponsabilizao. A emoo racista aparece como uma perturbao do corpo, por vezes uma verdadeira convulso, que no se reconhece como prpria, como minha. O no-dito toma a forma do discurso vulgar (aforismtico, passional, informal e privado). O registro patmico ou emocional do discurso vulgar desce s profundezas da glote para reencontrar os cantos do corpo antes da inveno da palavra, [...] sintaxe gerada pelo ventre, pulmo, esfago, intestino, onde [...] a violncia meu tom de voz, meu nvel baixo [...] (Lins, 1999, p. 17). No discurso vulgar, o sentido mais corporal do que lingstico, mais fonolgico do que morfolgico, mas expressivo do que representativo gestos, entonaes, suspiros, sopros, gemidos... A discri-

250

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

minao parece provir, assim, de um modo inesperado, da camada vegetativa de base fisiolgica (indignao, repulsa, vergonha, ultraje...), ou resultar de conseqncias no intencionais da ao (atos falhos). Por outro lado, o no-dito pode, ainda, tomar a forma do pressuposto e/ ou do subentendido. O pressuposto apresenta-se como evidncia ou acordo entre os interlocutores, no por uma necessidade lgica ou emprica, mas por uma necessidade que o locutor cria por sua prpria fala, instaurando, a partir dela, um discurso de que o pressuposto constitui a regra. O pressuposto pe em jogo uma deontologia lingstica: a recusa ou a crtica dos pressupostos aparece necessariamente como polmica e agressiva, pois ameaa o sucesso ou a realizao ilocucionria do ato de discurso. Tal fato, em muitas situaes, faz com que o destinatrio o evite. No no-dito, o discurso assume o papel de um presente de grego. Na medida em que inicia uma seqncia discursiva, como dom simblico, obriga o destinatrio a aceitar e retribuir, como forma de manuteno do lao social estabelecido pelo dom (cf. Ducrot, 1987, p. 88). O locutor pode, assim, aproveitar-se daquela situao para fazer passar, no discurso, certas proposies que, afirmadas diretamente, seriam mais fceis de ser questionadas, pois j estariam tematizadas. Tal funcionamento tem a ver com a organizao tpica do discurso e sua coeso isotpica, ou seja, com o contedo e sua integrao a um mesmo conjunto temtico. Haja vista que o pressuposto no faz parte do encadeamento dos enunciados postos, colocar em questo ou tematizar o pressuposto quebrar a coeso isotpica do discurso. O poder do no-dito racista est em, ao fazer o interlocutor continuar o dilogo, coloc-lo diante de um dilema: ou deixar passar e, com isso, subscrever o pressuposto, reforando, por sua omisso cmplice, aquilo que apresentado como evidente o estigma negro ,ou opor-se a ele, mas ento podendo ser acusado de interromper a conversa, de mudar de assunto, de pretender envenenar a discusso, de elevar o tom da conversa, coisas que, dependendo dos laos sociais entre os interlocutores e das relaes de poder entre eles, o destinatrio pode no ter interesse em desempenhar. O no-dito , pois, no apenas forma de produo (estigmatizao), mas tambm de circulao, de disseminao do estigma negro. No domnio da democracia racial, culpado (reprovvel) aquele que tenta apresentar o discurso racial, racista ou no, na forma do discurso srio, pblico e formal, tematizando as relaes raciais: reconhecer a idia de raa e promover qualquer ao anti-racista baseada nessa idia interpretado como racismo (cf. Guimares, 1999). Trs exemplos sero ilustrativos
novembro 2006
251

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

dessa regra de interdio. A primeira uma citao do filsofo brasileiro Olavo de Carvalho:
A lei inventada pelo deputado petista Paulo Paim, que qualifica como racismo e torna crime inafianvel (porca misria!) o uso de expresses correntes como portugus burro, judeu esperto ou mulato pernstico, no s demonstra o cinismo com que a esquerda dominante se arroga o direito de controlar o uso do vocabulrio, mas tambm o intuito perverso de usar esse controle para ressuscitar e acirrar conflitos raciais que a quase instintiva democracia racial brasileira j havia eliminado (Carvalho, 1997, p. 224).

Alm de mostrar completo desconhecimento da legislao anti-racista, em particular da lei de injria qualificada proposta por Paim e aprovada no ano em que foi publicado o texto do qual extramos esta citao, Carvalho reduz a questo ao uso de expresses correntes e ao direito de controlar o uso do vocabulrio. Por fim, afirma que a legislao anti-racista ressuscita e acirra conflitos raciais que j haviam sido eliminados pela quase instintiva democracia racial brasileira. E da seu veredicto: porca misria!. Em primeiro lugar, quem torna o racismo, em geral, inafianvel a Constituio Federal de 1988. Em segundo lugar, fica patente o fetichismo lingstico acerca das manifestaes do racismo. como se a lei tratasse do uso de um vocabulrio e, portanto, buscasse controlar ou censurar um conjunto de palavras proibidas e no a prtica de um crime j previsto no Cdigo Penal brasileiro, que o crime de injria, qualificando-o, ou seja, apresentando como agravante o uso de valores racistas, xenfobos ou nacionalistas para atacar a honra de uma pessoa. Por fim, est muito bem resumida a defesa da democracia racial brasileira. Primeiro, qualificando de intuito perverso a tentativa de trazer a questo do racismo para o debate pblico. Essa tentativa traria cena algo que no existia antes dela, isto , os conflitos raciais no existiriam antes daquela tentativa que, esta sim, poria em risco a democracia racial. Concordaramos com Carvalho desde que entendssemos que a ausncia de conflitos raciais no significa a ausncia de racismo, mas, ao contrrio, pode significar a estabilidade de um regime racista, Pax Alva, resultante do que estamos chamando aqui de democracia racial e que Carvalho chama de a quase instintiva democracia racial. Ela teria eliminado os conflitos raciais, no estando em questo se tais conflitos so emancipatrios ou no. O que est em jogo, portanto, a manuteno da paz e da ordem sociais vigentes. Evitar o conflito , sobretudo, afast-lo do debate
252

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

pblico e poltico. Porm, a inexistncia de um racismo oficial e de um debate pblico acerca dele no significa a inexistncia do racismo em outras formas de discurso no oficiais. Outro exemplo o dos antroplogos Yvonne Maggie e Peter Fry. Num artigo que apresenta e analisa a opinio contrria dos leitores de jornais acerca da poltica de cotas universitrias para pessoas negras, afirmam os autores:
O que mais chama a nossa ateno nas cartas a coerncia dos argumentos. Os leitores que as escreveram sugerem que a introduo de cotas raciais talvez no alcance o que pretende e ter efeitos que iro muito alm das finalidades explcitas nos pronunciamentos dos governantes, em particular uma bipolarizao racial e um aumento de tenso inter-racial, sobretudo nas camadas menos favorecidas da populao. Todos aqueles que so a favor ou contra reconhecem que as cotas raciais representam uma ruptura com a tradio a-racista brasileira (Maggie e Fry, 2004, p. 69).

E mais adiante reforaro:


O argumento de que as cotas acabaro incentivando animosidades raciais no pode ser facilmente descartado, porque a sua lgica cristalina. No se vence o racismo celebrando o conceito raa, sem o qual, evidentemente, o racismo no pode existir (Idem, p. 77).

Nessas duas citaes esto presentes as mesmas trs premissas do texto de Carvalho, ainda que estes autores no cheguem s mesmas concluses. De um lado, o temor do aumento de tenso inter-racial; de outro, o da ruptura com a tradio a-racista brasileira. No fica claro o que os autores querem dizer com tradio a-racista. Seria a inexistncia de qualquer forma de racismo nas relaes sociais, polticas, culturais e econmicas, ou a inexistncia de um racismo oficial e institucionalizado? No segundo caso, ainda haveria racismo nas relaes sociais no oficiais ou informais. Nesse caso, as cotas significariam trazer a temtica racial para o plano do discurso oficial, com suas prticas e instituies, nas polticas pblicas. No primeiro caso, as cotas instaurariam um problema inexistente na sociedade brasileira. Na segunda citao, surge uma nova premissa, reduzindo a problemtica do racismo a uma questo meramente conceptual, terica ou terminolgica. outra verso do fetichismo lingstico apresentado por Carvalho,
novembro 2006
253

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

mas dessa vez em outra direo. O racismo desapareceria com a eliminao do conceito de raa. Do conceito ou da palavra raa e afins. Em oposio ao liberalismo lingstico de Carvalho, defende-se a eliminao da palavra raa e, com ela, do seu conceito. como se o conceito raa pertencesse palavra raa. Ao contrrio, o deslocamento entre as palavras raa, cor ou etnia pode mudar, mas no eliminar as relaes e os conflitos raciais. Enfim, o racismo independe do nome se d a ele, ou se utiliza para produzi-lo.

Consideraes finais
No foi no Estado Novo, incio da Segunda Repblica, que surgiram a cordialidade e a estigmatizao como tecnologias polticas, muito menos o no-dito racista, mas foi a partir da dcada de 1930 que a cordialidade racial e a estigmatizao das pessoas negras produziram, segundo certas transformaes e adaptaes, uma utilidade poltica e econmica que consolidou o sistema instaurado pelo Estado Novo, e o fizeram funcionar no conjunto. A estigmatizao e a cordialidade infiltraram-se nos mecanismos globais e, enfim, no sistema do Estado inteiro, sendo por estes colonizadas e sustentadas. O assimilacionismo estatal consiste, especialmente, numa vontade de conformismo, tendo como sua contrapartida a cordialidade, como eticidade nas relaes de poder. A cordialidade e o no-dito se revestem de um carter quase mensurvel, valendo como indicao do grau de hegemonia de que dispe um grupo dominante. O Estado possui, ento, um papel tico-moral associado sua crescente capacidade de realizar assimilaes em todos os grupos sociais, por meio de uma atividade formativa e cultural. Porm, no sem tenses, resistncias, transaes, deslocamentos, transformaes. Trata-se, pois, na democracia racial, de impedir que as relaes raciais se apresentem como relaes polticas nos espaos de debate pblico, nos discursos formais e institucionais de forma explcita. A expresso democracia racial uma contradictio in adjecto, isto , uma contradio nos termos, pois s h democracia sob a condio de no ser racial. Entenda-se essa afirmao na ambigidade que lhe prpria, significando, ao mesmo tempo, que a verdadeira democracia anti-racialista (no fala de raas ou de relaes raciais) e que relaes raciais democrticas so impossveis. Em outras palavras, a democracia racial constitui-se por um ato de excluso das relaes raciais. Mas o que dizer sobre o ato de excluso em si, sobre a diferena constitutiva entre democracia racial e as relaes raciais: ela
254

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

mesma racial ou no? Ou seja, a democracia racial constituda por um ato de excluso (denegao) que se inscreve, ele mesmo, nas relaes raciais. Ao contrrio, uma verdadeira democracia racial s existe sob a condio de lidar com as relaes raciais e resolver publicamente os conflitos raciais, mediante um processo articulatrio sempre provisrio e parcial.

Referncias Bibliogrficas
ADORNO, Srgio. (1995), Discriminao racial e justia criminal em So Paulo. Novos Estudos Cebrap, 43: 45-63, nov. ALMEIDA, Julia. (2003), Estudos deleuzeanos da linguagem. Campinas, Editora da Unicamp. CARVALHO, Olavo de. (1997), Comentrio suplementar III. In: SCHOPENHAEUR, Arthur. Como vencer um debate sem precisar ter razo: em 38 estratagemas. Rio de Janeiro, Topbooks. DAMSIO, Antnio. (2004), Em busca de Espinosa: prazer e dor na cincia dos sentimentos. So Paulo, Companhia das Letras. DELEUZE, Gilles. (1988), Diferena e repetio. Rio de Janeiro, Graal. _____. (2006), Lgica do sentido. So Paulo, Perspectiva. _____. (2002), Espinosa: filosofia prtica. So Paulo, Escuta. DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Flix. (1995), Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro, Editora 34. DUCROT, Oswald. (1987), O dizer e o dito. Campinas, Pontes. EAGLETON, Terry. (1997), Ideologia: uma introduo. So Paulo, Editora da Unesp/ Boitempo. ECCLES, Peter. (1991), Culpados at prova em contrrio: os negros, a lei e os direitos humanos no Brasil. Cadernos Cndido Mendes/Estudos Afro-Asiticos, 20: 135-163, Rio de Janeiro, Centro de Estudos Afro-Asiticos. FANON, Frantz. (1983), Pele negra, mscaras brancas. Rio de Janeiro, Fator. FERNANDES, Florestan. (1971), Brancos e negros em So Paulo: ensaio sociolgico sobre os aspectos da formao, manifestaes atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulista. So Paulo, Companhia Editora Nacional. _____. (1978), A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo, tica. FOUCAULT, Michel. (1999a), A ordem do discurso. So Paulo, Edies Loyola. _____. (1999b), Em defesa da sociedade. So Paulo, Martins Fontes. _____. (2002), A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitria. _____. (2004), A hermenutica do sujeito. So Paulo, Martins Fontes. FREUD, Sigmund. (1996), A psicopatologia da vida cotidiana. Rio de Janeiro, Imago.

novembro 2006

255

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

FREYRE, Gilberto. (1996), Sobrados e mucambos: introduo histria da sociedade patriarcal no Brasil. Rio de Janeiro, Record. _____. (2001), Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro, Record. FRY, Peter Henry. (2001), Sobre a pertinncia de Sobrados e mucambos para a compreenso da dinmica racial no Brasil contemporneo: ou o sorriso do mulato. Seminrio Internacional Novo Mundo nos Trpicos. Recife, Fundao Gilberto Freyre. GILROY, Paul. (2001), O Atlntico negro: modernidade e dupla conscincia. So Paulo, Editora 34. GIRARD, Ren. (2004), O bode expiatrio. So Paulo, Paulus. GOFFMAN, Erwing. (1975), Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Zahar. GREIMAS, A. J. (1973), Semntica estrutural. So Paulo, Cultrix/Edusp. _____. (1975), O sentido: ensaios semiticos. Petrpolis, Vozes. GUIMARES, Antonio Srgio. (1999), Raa e estudo de relaes raciais no Brasil. Novos Estudos Cebrap, 54:127-146, jul. _____. (2002), Classes, raas e democracia. So Paulo, FUSP/Editora 34. _____. (2004), Preconceito e discriminao. So Paulo, FUSP/Editora 34. HASENBALG, Carlos Alfredo & BURGLIN, Patrick. (1979), Discriminao e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal. LACAN, Jacques. (1998), Seminrio V: as formaes do inconsciente. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. LACLAU, Ernesto. (1986), Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 2 (1): 41-47, out. _____. (1992), A poltica e os limites da modernidade. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.), Ps-modernismo e poltica. Rio de Janeiro, Rocco. _____. (1993a), Nuevas reflexiones sobre la revolucin de nuestro tiempo. Buenos Aires, Nueva Visin. _____. (1993b), Universalismo, particularismo e a questo da identidade. Novos Rumos, 21:30-36. _____. (1994), Da emancipao liberdade. In: SOBREIRA, Alexandrina (org.), Utopias e formaes sociais. Recife, Massangana/Fundaj, pp. 29-46. _____. (1997), Sujeito da poltica, poltica do sujeito. Poltica Hoje, 2:9-28, ano 4, jan./jun. _____. (1998), Desconstruccin, pragmatismo, hegemonia. In: MOUFFE, Chantal (org.), Desconstruccin y pragmatismo. Buenos Aires, Editorial Paids. LACLAU, Ernesto & MOUFFE, Chantal. (1985), Hegemony & Socialist Strategy: towards a radical democratic politics. Londres, Verso.

256

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Ronaldo Sales Jr.

LEMOS-NELSON, Ana Tereza. (2001), Judiciary police accountability for gross human rigths violations: the case of Bahia, Brazil, 1989-2000. Ph.D. Dissertation. University of Notre Dame. LINS, Daniel. (1999), Antonin Artaud: o arteso do corpo sem rgos. Rio de Janeiro, Relume-Dumar. LORENZ, Konrad. (1974), A agresso: uma histria natural do mal. Lisboa, Moraes. MAGGIE, Yvone & FRY, Peter. (2004), A reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. Estudos Avanados, 18 (50): 67-80. MARX, Anthony. (1996), A construo da raa e o estado-nao. Estudos AfroAsiticos, 29: 9-36, mar. RICOUER, Paul. (1988), O discurso da aco. Lisboa, Edies 70. _____. (1991), O si mesmo como outro. Campinas, Papirus. ROSAS, Marta. (2003), Por uma teoria da traduo do humor. Delta, 19: 133-161, nmero especial. SALES JR., Ronaldo L. (2006), Raa e justia: o mito da democracia racial e racismo institucional no fluxo de justia. Recife, UFPE. SAMPAIO, Elias de Oliveira. (2003), Racismo institucional: desenvolvimento social e polticas pblicas de carter afirmativo. Interaes. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, 4 (6): 77-83, maro. Campo Grande, UCDB. SARTRE, Jean-Paul. (1960), Reflexes sobre o racismo. So Paulo, Difuso Europia do Livro. SOARES, Glucio & BORGES, D. (2004), A cor da morte. Cincia Hoje, 35 (209): 26-31. STRAUSS, Anselm. (1999), Espelhos e mscaras: a busca de identidade. So Paulo, Edusp. TH, Fbio. (2001), Uma semntica para o ato falho. So Paulo, AnnaBlume. VELHO, Gilberto. (1996), Violncia, reciprocidade e desigualdade: uma perspectiva antropolgica. In: VELHO, Gilberto & ALVITO, Marcos (orgs.), Violncia e cidadania. Rio de Janeiro, Editora UFRJ/Editora FGV. VIOTTI
DA

COSTA, Emlia. (1999), Da Monarquia Repblica: momentos decisivos.

So Paulo, Editora da Unesp.


Resumo Democracia racial: o no-dito racista

Na democracia racial, o discurso racial entrincheirou-se no discurso vulgar (aforismtico, passional, informal e privado), por meio da forma do no-dito racista que se consolidou, intimamente ligado s relaes cordiais, paternalistas e patrimonialistas de poder, como um pacto de silncio entre dominados e dominadores. O nodito uma tcnica de dizer alguma coisa sem, contudo, aceitar a responsabilidade de t-

novembro 2006

257

Democracia racial: o no-dito racista, pp. 229-258

la dito, resultando da a utilizao pelo discurso racista de uma diversidade de recursos tais como implcitos, denegaes, discursos oblquos, figuras de linguagem, trocadilhos, chistes, frases feitas, provrbios, piadas e injria racial, configurando a nointencionalidade da discriminao racial.
Palavras-chave:

Democracia racial; Relaes raciais; Estigmatizao; No-dito.

Abstract Racial democracy as unspoken racism

In racial democracy, racial discourse entrenched itself in popular speech (aphorismatic, emotive, informal and private) by means of the not-said. That discourse, closed tied to paternalist and patrimonial power relationships, is established as a silence pact between dominant and dominated. The not-said is a device to say something without acknowledging the responsibility for saying it. Racist discourse employs several devices, including hidden meanings, ambiguities, figures of speech, jokes, commonplaces, racial insults and proverbs, thus shaping the non-intentional character of racial discrimination.
Keywords:

Racial democracy; Race relations; Stigmatization; Not-said.

Ronaldo Sales Jr. doutor em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadorvisitante da Coordenao Geral de Estudos Sociais e Culturais da Fundao Joaquim Nabuco (Fundaj). Email: ronaldo.sales@f undaj.gov.br.

258

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2

Anda mungkin juga menyukai