Anda di halaman 1dari 5

26/03/2013

Mutagnese e carcinognese condicionantes Mutagnese e carcinognese condicionantes


Barbara R. G. de Andrade Curso de Farmcia

MULLER (1928) RAIOS X MUTAO GNICA HERDVEL EM Drosophila melanogaster

HIROSHIMA E NAGASAKI (1945) - BOMBA ATMICA

Mutagnese e carcinognese condicionantes


A mutao a alterao sbita do material gentico que transmitido descendncia. Podem ser clulas germinativas ou somticas. Todos os organismos sofrem um certo grau de mutao que de certa forma benfico. Alterao ocasionais esto na ordem de 10-6. Mutaes podem ser espontneas (letais, morfolgicas ou deletrias) ou condicionais ( causadas por agente fsico ou qumico).

Mutagnese e carcinognese condicionantes

Mutagnese e carcinognese condicionantes

26/03/2013

ALTERAO DO DNA
COMO ALTERAES NO DNA PODEM ESTAR CORRELACIONADAS A MUTAO, CNCER E OUTRAS DOENAS CRONICAS

INICIAO
Agentes Qumicos, Fsicos e Biolgicos

ALTERAO NO DNA

Agresso ao DNA MUTAO Leso


EM CLULAS REPRODUTIVAS (VULOS OU ESPERMATOZIDE) EM CLULAS NO REPRODUTIVAS
(CLULAS SOMTICAS PELE OU ORGOS )

CICLO CELULAR

Sistemas enzimticos Fixao


(reparo)

MORTE CELULAR DEFEITOS AO NASCIMENTO DOENAS GENTICAS ENVELHECIMENTO CNCER

Evento mutagnico

Etapas do processo de carcinognese


AGENTE QUMICO

2 Mutagnese e carcinognese condicionantes

Alteraes Genticas

Expanso A Clonal Seletiva

Alteraes Genticas

B Heterogeneidade celular

Agentes qumicos Anlogos de bases Agentes de ao sobre o DNA Agentes alquilantes Agentes intercalantes Agentes fsicos
Agentes fsicos radiaes ionizantes e radiao ultravioleta. Ocorre ejeo de eltrons altamente reativos no DNA, podendo ocorrer quebra e rearranjo cromossmico. Em 1989 foi fundada a Sociedade Brasileira de Mutagnese, Carcinognese e Teratognese Ambiental (SBMCTA).

Iniciao

promoo

progresso

MUTAO
clula normal clula iniciada leso pr-neoplsica tumor maligno

manifestao
CNCER CLNICO

Carcinognese

O processo de carcinognese, ou seja, de formao de cncer, em geral se d lentamente, podendo levar vrios anos para que uma clula cancerosa prolifere e d origem a um tumor visvel. Esse processo passa por vrios estgios antes de chegar ao tumor. Comumente classificados em processo de iniciao (mutao), processo de promoo e processo de progresso. Classificao dos carcingenos em relao s fases: Iniciador - Carcingeno incompleto. Um agente apenas capaz de iniciar as clulas.

Promotor Tambm chamados de oncopromotores, um agente capaz de causar a expanso reversvel de clones de clulas iniciadas. A clula iniciada transformada em clula maligna*, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformao, necessrio um longo e continuado contato com o agente cancergeno promotor. Inativao dos genes supressores de tumor Alterao nos genes que regulam a apoptose Alterao nos genes de reparo do DNA

Progressor - Um agente capaz de converter uma clula iniciada ou uma clula na fase de promoo numa clula potencialmente maligna. o terceiro e ltimo estgio e se caracteriza pela multiplicao descontrolada e irreversvel das clulas alteradas. Nesse estgio o cncer j est instalado, evoluindo at o surgimento das primeiras manifestaes clnicas da doena.

26/03/2013

Caractersticas morfolgicas e biolgicas durante as diversas fases da carcinognese qumica


Iniciao: Irreversvel Ocorrncia espontnea em clulas viveis. A curva dose-resposta no exibe limiar facilmente mensurvel. A potncia relativa dos iniciadores depende da quantificao das leses pr-neoplsicas aps um perodo definido de promoo. Promoo:Parcialmente Reversvel
ao nvel celular). (tanto ao nvel da expresso gnica como

Progresso: Irreversvel Alterao morfologicamente discernvel na estrutura genmica celular devido a instabilidade do criotipo. O crescimento de clulas alteradas sensvel a fatores ambientais durante o perodo inicial desta fase. Os agentes progressores atuam para levar para esta fase asclulas que sofreram promoo.

A populao de clulas em promoo depende da administrao continuada de um agente promotor. A eficincia sensvel ao envelhecimento e a fatores da dieta e hormonais. Os agentes promotores endgenos podem afetar a promoo espontnea A potncia relativa dos promotores medida pela sua eficcia em provocar a expanso da populao de clulas iniciadas.

Carcingeno completo - Um agente possuindo a capacidade de induzir tumor em clulas normais, geralmente possuindo as propriedades dos agentes iniciadores, promotores e progressores.

EXPOSIO HUMANA A AGENTES MUTAGNICOS

EXPOSIO HUMANA A AGENTES MUTAGNICOS

TIPO ENDGENOS

EXEMPLOS
OXIDO NTRICO RADICAIS LIVRES DE OXIGNIO FORMAO DE NITROSAMINAS ENDGENAS

TIPO MDICO

EXEMPLOS
QUIMIOTERAPIA TERAPIA (UV) PARA PSORASE

RADIAO

RAIOS X E RADIOTERAPIA EXPOSIO A RESDUO NUCLEAR

OCUPACIONAL

MANUFATURAS PETROQUMICAS PRODUO DE ENERGIA NUCLEAR PRODUO DE FERRO E AO

POLUIO

EFLUENTES INDUSTRIAIS SUB-PRODUTOS DA CLORAO DA GUA EMISSES POR MOTORES DE VECULOS PESTICIDAS (AGRICULTURA) INCINERAO DE LIXO

DIETA

MUTGENOS NATURAIS PRESENTES NOS ALIMENTOS MUTGENOS GERADOS DURANTE O COZIMENTO DE ALIMENTOS MUTGENOS GERADOS NO PROCESSO DE PRESERVAO DE ALIMENTOS

ESTILO DE VIDA

TABACO E OUTRAS DROGAS EXPOSIO SOLAR

BIOLGICO

MUTGENOS CONSEQENTES DE INFECO CRNICA VRUS, BACTRIAS OU PARASITAS

GENOTOXICIDADE E MUTAGENICIDADE

Agentes genotxicos = induo de leses primrias no DNA


Aberraes cromossmicas Ensaio do cometa Teste de Ames

lasse 1

Classe 2

Classe 3

26/03/2013

TESTE DE AMES Mutagenicidade com Salmonella typhimurium


Indicador de carcinogenicidade para mamferos O teste utiliza linhagens de bactrias Salmonella typhimurium, dependentes de histidina (his-). Muito utilizado pelos laboratrios das indstrias farmacutica, cosmtica e alimentcia. Detecta vrios tipos de mutaes de ponto viveis que envolvem poucos pares de bases do DNA.

Ensaios Citogenticos Monitoramento humano do ocupacional e/ou ambiental. risco de mutagnese e/ou

Ensaio de toxicologia gentica


Os vegetais superiores so reconhecidos como excelentes indicadores de efeitos mutagnicos por responderem, eficientemente, s substncias qumicas ambientais. Comparaes entre sistemas testes vegetais e no vegetais mostraram, segundo Grant (1994), que os testes que usam vegetais superiores tm uma alta sensibilidade, pois produzem poucos resultados falsos.

Detectam alteraes cromossmicas numricas, microscopicamente visveis.

estruturais

Apresentam baixo custo, praticidade e so excelentes marcadores biolgicos de exposio agentes clastognicos.

Sistema teste Allium cepa


Sistema teste A. cepa tem sido indicado como modelo eficiente para investigao da citotoxicidade, genotoxicidade e mutagenicidade. Alta correlao com resultados obtidos em outros sistemas teste de mamferos (Grant, 1982) e com 82% de sensibilidade aos resultados obtidos com roedores - Rank e Nielsen (1994)
Reviso Bibliogrfica

26/03/2013

Sistema A. cepa
Grover et al. (1990) avaliaram os efeitos genotxicos de praguicidas utilizando vegetais (teste de aberraes cromossmicas) e mamferos (teste de microncleo) como organismos-teste e observaram a existncia de uma correlao significativa (91,5%) entre os dois sistemas testados.
SEMENTES Allium cepa

Sistema A. cepa

Algumas das vantagens desse sistema (FISKESJO, 1985): crescimento rpido de suas razes; grande nmero de clulas em diviso; alta tolerncia a diferentes condies de cultivo; sua disponibilidade durante todo o ano; fcil manuseio; possuir cromossomos em nmero reduzido e de grande tamanho
Reviso Bibliogrfica Materiais e Mtodos

Sistema A. cepa
Prfase Metfase

Materiais e Mtodos

Anfase

Telfase

Materiais e Mtodos

Anda mungkin juga menyukai