Anda di halaman 1dari 60

DIREITO ADMINISTRATIVO

Professora: FERNANDA MARINELA

AULAS: Aula 1 04/03/09 Noes Introdutrias e Regimes Jurdicos Administrativos Aula 2 05/03/09 Noes Introdutrias e Regimes Jurdicos Administrativos cont. Aula 3 08/03/09 ORGANIZAO DA ADMINISTRAO Aula 4 11/03/09 Organizao da Administrao cont. / Agentes Pblicos Aula 5 12/03/09 AGENTES PBLICOS Aula 6 01/04/09 AGENTES PBLICOS II Aula 7 02/04/09 PODERES DA ADMINISTRAO Aula 8 05/05/09 PODERES DA ADMINISTRAO cont. Aula 9 07/05/09 ATOS ADMINISTRATIVOS Aula 10 04/06/09 LICITAO Aula 11 23/06/09 LICITAO cont. e CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Aula 12 30/06/09 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Trmino e SERVIOS PBLICOS Aula 13 01/07/09 SERVIOS PBLICOS trmino /Resp. Civil Estado / Contr. Administrao AULA 01 Lista de leis: Leitura obrigatria: - CF/88 Direito conjunto de regras impostas pelo estado de forma coativa que vo disciplinar a vida em sociedade. Somente para fins didticos o direito divido em vrios ramos: Direito pblico estudar, buscar a satisfao do interesse pblico. Se o objetivo o interesse do particular ser o direito privado. Direito pblico atuao do estado. O DIREITO ADMINISTRATIVO, um direito pblico, pois o estado busca o seu interesse. Direito pblico diferente de regra de ordem pblica. Direito pblico o que busca a atuao do estado, j a regra de ordem pblica aquela regra imposta pelo estado sendo inafastvel pela vontade das partes. Quando o estado estabelece a ordem: sujeito que obtem renda tem que pagar o imposto de renda, essa uma regra que no pode ser modificada pela vontade das partes. Mas no direito privado, como por exemplo no direito civil, regras de impedimentos para o casamento, so normas de ordem pblica que no podem ser afastadas pelas partes. Assim conclu-se que o conceito de ordem pblica mais amplo que o de direito pblico. Toda regra de direito pblico de ordem pblica, mas h regras de direito pblico que esto presentes no direito privado. (Noes Introdutrias e Regimes Jurdicos Administrativos) 04/03/09

O direito administrativo ramo do direito pblico interno . Direito interno so relaes dentro do territrio nacional. Direito externo o que se preocupa com as relaes internacionais Conceito de Direito Administrativo a primeira ideia que surgiu foi a teoria legalista ou exegtica (ou seja o direito administrativo s iria estudar leis). Essa teoria foi superada, no foi aceita pela doutrina brasileira. A prxima teoria que surge foi a baseada em estudos de princpios. Hoje h uma fuso entre a legalista e a principiolgica, isso fornecer o conceito de direito administrativo. Critrio do poder executivo segundo essa teoria, o direito administrativo estudava somente o poder executivo esquecendo-se dos demais. Esse critrio no foi aceito pela doutrina brasileira. Estuda-se tambm os poderes (legislativo e judicirio) desde que eles estejam administrando, ou seja exercendo funo atpica na forma administrar. Critrio teleolgico o direito administrativo representa um conjunto de princpios e regras. Foi introduzido na doutrina brasileira por Oswaldo Aranha Bandeira de Melo. Critrio Residual ou critrio negativo o que siginifica efetivamente a atividade de administrar. Seria por excluso. Exclu-se a atividade jurisdicional e legislativa do estado; e o que sobrar administrar. Esse critrio verdadeiro, mas preciso definir mais. A doutrina diz que o critrio aceito mas insuficiente. Critrio DA ADMINISTRAO PBLICA ( o mais aceito pela doutrina) Hely Lopes Meirelles basta somar os critrios anteriores. O direito administrativo representa um conjunto de princpios e regras, que vai reger os agentes, os rgos, a atividade administrativa do estado. Vai sempre realizar de forma direta, concreta e imediata os fins desejados pelo estado. Quem definine esses fins ser o direito constitucional. Se a constituio diz para dar assistncia, o direito administrativo vai concretizar essa assistncia. O que significa realizar de forma DIRETA, CONCRETA e IMEDIATA: Direta o estado pode agir independentemente de provocao. Se o poder pblico quiser desapropriar o imvel de fulano, ele no precisa de provocao. Assim exclui-se a funo indireta do estado que a jurisdicional. Concreta significa diferente de agir de forma abstrata. aquela que tem destinatrio determinado, tem efeitos concretos. Ex: a nomeao de fulano a tal cargo. Afastando-se assim a funo abstrata do estado, erga omnes, que a funo legislativa. Imediata diferente da funo mediata. A funo mediata a funo social. E imediata a funo jurdica do estado. Escolher poltica pblica no problema da adminsitrao, mas aplic-la, ou seja juridicamente como se aplicar programa social como o fome zero. OBS: quando se fala em conjunto de regras e princpios o regime jurdico administrativo.

OBS 2: conceitos que ligam o poder. Muitas vezes o administrador se utiliza o direito administrativo de forma inadequada, praticando improbidade, arbitrariedade. Poder no significa abuso nem arbitrariedade, mas PRERROGATIVA, INSTRUMENTO para buscar o interesse pblico.

FONTE
aquilo que pode dar causa a um ato administrativo. aquilo que leva ao surgimento de. A lei em sentido amplo fonte. A doutrina (trabalho realizado pelos estudiosos do direito) tambm fonte. Para o direito administrativo fonte um problema. Por que a doutrina bastante divergente. A jurisprudncia (julgamentos reiterados num mesmo sentido) diferente de acrdo, onde se decide uma nica vez. Smula nada mais do que uma jurisprudncia cristalizada. Os PGD so diretrizes, bases para todo o ordenamento jurdico, no precisam estar expressos na CF. Os costumes so a prtica habitual acreditando ser ela obrigatria. O costume no Brasil nem cria e nem exime obrigao. OBS: SMULAS VINCULANTES a smula em tese no obriga ningum, salvo a vinculante. A partir de 2004 cria-se a smula com efeito vinculante. A smula efetivamente obriga, no s o judicirio, mas tambm os administradores. Na lei 11417/ trata da forma de criao da smula vinculante. Ex: administrador praticou um ato administrativo, por exemplo nomeou algum para um cargo. Pratica tal ato, quem pode controlar esse ato? Ser os mecanismos de controle ou sistemas administrativos. No direito comparado, o sistema francs ou contencioso administrativo, porque surgiu na Frana e ainda utilizado l. No sistema contencioso os atos praticados pela administrao sero revistos pela prpria administrao. Excepcionalmente alguns atos vo ao judicirio. A exceo o poder judicirio no contencioso administrativo. O poder judicirio vai aparecer nas chamadas atividades pblicas de carter privado. Estado e capacidade das pessoas quem decide o poder judicirio mesmo que o administrativo tenha julgado. Nos casos de propriedade privada e represso penal. Segundo o sistema da jurisdio nica ou sistema ingls, adotado pelo Brasil, quem decide, quem d a tima palavra o judicirio. A prpria administrao pode controlar, rever seu ato? R: sim ela pode, mas mesmo assim esse ato revisvel pelo poder judicirio. O Brasil sempre teve a regra da jurisdio nica como sistema.

ESTADO/GOVERNO/ADMINISTRAO
Estado significa a pessoa jurdica de direito pblico . Mas nem sempre foi assim, houve um tempo no Brasil que havia a teoria da Dupla Personalidade, dependia da sua atuao, tal teoria j superada, mas aparece em concurso pblico. O estado tem personalidade jurdica. Assim ele pode ser sujeito de direito e obrigao. Ele ser responsabilizado civilmente. Esse estado tem elementos prprios: povo (pessoas), territrio (endereo desse povo), governo. Governo significa comando, direo. O que siginifica soberania? R: a soberania a independncia na ordem internacional + supremacia na ordem interna. Para que o estado seja independente o governo precisa de soberania. Estado de Direito aquele estado politicamente organizado e que obedece as suas prprias regras. Funo pblica (conceito) aquela atividade exercida em nome e interesse do povo. Os administradores exercem funo pblica. E portanto exercem atividade em nome do interesse do povo. Os estados tem funes tpicas e funes atpicas. Funo tpica a funo principal, a funo pela qual o poder foi criado. O executivo editando MP estar legislando, mas est funo ser atpica, ou secundria. A funo de fiscalizar utilizada por doutrinadores mais modernos.

- Poder Legislativo funo principal a de legislar. Ou seja, ela inova o ordenamento jurdico. Essa uma funo geral ou individual, concreta ou abstrata. uma atuao GERAL e ABSTRATA (regra). Exceo: lei de efeitos concretos para desapropriar o imvel de determinada pessoa. - Poder Judicirio no tem o condo de inovar o ordenamento jurdico. funo indireta, porque depende de provocao, ela inerte. Ela tem caracterstica da intangibilidade jurdica, que significa coisa julgada, imutabilidade jurdica. - Poder Executivo na funo tpica no vai inovar. A medida provisria funo atpica. uma funo DIRETA/CONCRETA. Deciso administrativa pode ser revista pelo poder judicirio. Qualquer deciso administrativa pode ser controlada pelo poder judicirio no que tange a sua legalidade. Questo: O que coisa julgada administrativa? R: uma imutabilidade na via administrativa. Aquela deciso produziu coisa julgada administrativa. Questo: A sano e veto do presidente da repblica representa qual funo do estado? R: O simples administrar cuidar das questes corriqueiras, do dia a dia. A chamada funo de governo ou funo poltica definida para aquelas situaes em que no se encaixam em nenhuma outra do dia a dia. Se sobrepe a algo maior como no caso de estado de defesa e de stio e sano e veto do presidente. Administrao a estrutura, a mquina que compe a pessoa jurdica estado. Critrio formal/orgnico/subjetivo da Administrao a mquina administrativa. Critrio material/objetivo significa a atividade de administrar. REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO (expresso moderna) conjunto harmnico de princpios que guardam entre si uma correlao lgica. Muitas vezes uma mesma conduta viola vrios princpios diferentes. Se tem mais de um princpio deve-se ponderar qual a ser aplicado no caso concreto. Questo: Quantos princpios compe o regime jurdico? R: At hoje isso no se definiu. Os autores ainda no se resolveram quanto a isso. - PEDRAS DE TOQUE (expresso de Celso Antonio Bandeira de Melo) do Direito Administrativo: a) P. Supremacia do interesse pblico significa superioridade do interesse pblico em face do interesse particular, individual. H trs observaes a saber: o interesse o pblico da coletividade, no o da mquina, do administrador, do estado. um princpio IMPLCITO no ordenamento jurdico. OBS: uma corrente minoritria entende que esse princpio deveria ser extirpado do ordenamento jurdico visando eliminar a ilegalidade, a arbitrariedade (Maral Justen Filho). A doutrina majoritria entende que no basta apag-lo, mas aplic-lo de verdade para se evitar as ilegalidades. 4

b) P. Indisponibilidade do Interesse Pblico: se o administrador exercer funo pblica, ele exerce atividade em nome e interesse do povo. Assim, ele no pode abrir mo desse interesse. Traz ao administrador um munus publico, que nada mais que um encargo, uma obrigao de proteger esse interesse. Esse princpio tambm implcito no nosso ordenamento jurdico. Ex: administrador que ao invs de fazer concurso pblico e no o fez e contratou diretamente. ART 37 caput da CF (princpios mnimos da administrao pblica) - Legalidade - Impessoalidade - Moralidade - Publicidade - Eficincia 1) LEGALIDADE para o direito privado aplica-se o critrio de no-contradio lei (particular pode tudo desde que no esteja vedado em lei). Para o direito pblico, o administrador s pode fazer o que est previsto, o que est autorizado pela lei, o critrio da subordinao lei. Ex: se o administrador decide dar um aumento de salrio ao servidor; esse ato s poder existir se for feito por meio de lei. O nosso constituinte sabendo da dificuldade da sua aplicao, repetiu esse princpio em vrios dispositivos constitucionais: arts. 5, 37, 150 todos da CF. P. da Legalidade mais amplo que o P. da Reserva de Lei (a matria x depende de lei complementar, a matria e depende de lei ordinria; a escolha da modalidade normativa). Legalidade hoje no s a aplicao da lei, mas a aplicao de princpios tambm. Precipuamente os constitucionais. (Controle de legalidade para ato que viole o princpio da proporcionalidade por exemplo). Legalidade est na base do conceito de estado de direito (aquele que tem as leis e obedece suas prprias leis). Segundo Seabra Fagundes: administrar aplicar a lei de ofcio. (P. da Legalidade) 2) IMPESSOALIDADE exemplo: concurso pblico, licitao. No buscando interesses pessoais, a ausncia de subjetividade. O ato praticado pelo agente no dele, mas da pessoa jurdica a que ele pertence. Conceito do P. da Impessoalidade por CABM O administrador no pode criar discriminaes benficas ou detrimentosas, sem favoritismos ou perseguies no so toleradas, simpatias e animosidades no podem interferir na atividade administrativa (se aproxima do princpio da isonomia, cuidado para no confundir). OBS: No confundir o princpio da impessoalidade com o princpio da finalidade. Segundo a doutrina tradicional de Hely Lopes Meirelles os princpios da finalidade e impessoalidade so sinnimos. Essa no a posio que prevalece na doutrina moderna. Especialmente com CABM. Para o CESPE, cobrado mais a doutrina moderna. CABM diz que finalidade e impessoalidade significam dois conceitos separados. A impessoalidade significa no buscar interesses pessoais. Enquanto que finalidade significa buscar o esprito da lei, a vontade maior da lei. Ora, no possvel que o administrador cumpra a lei sem atender ao seu esprito ou vice-versa. Assim, o princpio da finalidade est mais ligado ao princpio da legalidade e no ao princpio da impessoalidade. A lei 9789/99 no seu artigo 2 encontra-se o princpio da finalidade. Ateno: o princpio da finalidade est LIGADO AO PRINCPIO DA LEGALIDADE, isso no significa estar EMBUTIDO na legalidade. OBS2: NEPOTISMO a proibio para o nepotismo a proibio do parente na administrao pblica. O CNJ proibiu a contratao para cargos temporria. O CNJ proibe tambm o nepotismo cruzado (troca de parentes). 5

AULA 02

(Noes Introdutrias e Regimes Jurdicos Administrativos cont.)

05/03/09

A proibio do nepotismo apresenta hoje a aplicao de 4 princpios constitucionais administrativos: - Moralidade - Impessoalidade - Eficincia - Isonomia Smula vinculante n13 (problema srio) - Smula vinculante no cabe interpretao. Mas a smula vinculante n 13 carece de interpretao! - No abarca a contratao temporria; - No pode ocupar cargo em comisso ou receber funo gratificada; - No pode nomear parentes diretamente. - No h exigncia de lei formal para proibir o nepotismo. J h vedao constitucional. Problema: - Ela inclui toda a pessoa jurdica; - Como fiscalizar essa situao sendo que 1 parente do executivo e outro do judicirio; - A funo gratificada ( atribuda para quem tem concurso); - Designaes Recprocas = probe-se o nepotismo cruzado. Fiscalizao quase que impossvel por se tratar de pessoas jurdicas distintas; - Parentesco nos cargos polticos no est proibido. (Assim, por exemplo o prefeito pode nomear o irmo como secretrio da fazenda) - A smula saiu h algum tempo e no houve at o momento nenhuma modificao. 3) PRINCPIO DA FINALIDADE 2 correntes 1) Corrente tradicional (Hely L. Meirelles) Trata o Princpio da Finalidade tambm sinnimo de Princpio da IMPESSOALIDADE. O administrador no poder buscar interesses pessoais. 2) Corrente moderna (Celso A. B. de Melo ) um princpio autnomo, no se confunde com o Princpio da Impessoalidade. O Princpio da Finalidade significa buscar o esprito da lei; a vontade maior da lei. Ser que possvel cumprir uma lei sem cumprir sua vontade? D para separar os dois? R: No. Pois o Princpio da Finalidade est imbutido na LEGALIDADE (art. 2 da Lei 9784/99) prevalece essa corrente. Lei 9784/99 um marco para solucionar vrios problemas (processo) CUIDADO: Celso A. B. de Melo conceito de Princpio da Impessoalidade muito parecido com o da Isonomia; ateno para no confundir os dois. O Princpio da Impessoalidade est ligado com os princpios: Isonomia/Igualdade. O Princpio da moralidade est ligado com os princpios: Boa-f/lealdade. 4) PRINCPIO DA MORALIDADE est ligado ideia de honestidade, boa-f e lealdade. O administrador necessita de correo de atitudes. 6

Problema desse princpio: um conceito muito vago. E o poder judicirio tem muita dificuldades em reconhec-lo e aplic-lo. Moralidade para o particular o certo e o errado. Em se tratando do administrador, a moralidade mais rigorosa, alm da correo de conduta ele ainda tem que ser o melhor administrador possvel. interligado com o princpio da eficincia. 5) PRINCPIO DA PUBLICIDADE (condio de eficcia) - Mecanismo de controle; - Incio de contagem de prazo; - Incio de produo de efeitos; Publicidade = dar cincia/transparncia/dar conhecimento. Comunicar o dono do direito que o povo.

OBS: o contrato administrativo passa a produzir efeitos a partir de sua publicao (art. 61 nico da Lei 8.666/93) OBS2: na licitao do tipo convite H PUBLICIDADE, mas no h PUBLICAO. Consequncia jurdica da no-publicao: - GERA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Lei 9.429/92) Exceo (no necessita de PUBLICAO) - Art. 5 inciso XXXIII se colocar em risco sociedade e estado, no precisa de publicao. - Art. 5 inciso X se violar direitos da personalidade. - Atos processuais na forma da lei (art. 5 inciso LX da CF). Exemplo: a hiptese do sigilo em processo tico disciplinar (busca-se proteger a carreira do profissional em caso de erro mdico. OBS MS x HD: HD s cabe se for caso de informao da sua pessoa. - Art. 37 1 da CF promoo pessoal. Cuidado (nome em placa no configura promoo pessoal). Exemplo: nome dado a bem pblico; o nome do bem pblico do prefeito em exerccio. Promoo pessoal viola: - P. da Moralidade; - P. da Legalidade; - P. da Eficincia; - P. da Impessoalidade. 6) PRINCPIO DA EFICINCIA Ganhou roupagem de princpio constitucional expresso com a EC/19. Ela j existia enquanto regra implcita. E de forma expressa no artigo 6 da lei 8987/95. Traz a ideia de ausncia de desperdcios. O administrador no pode jogar fora dinheiro pblico. Traz tambm a produtividade (presteza/agilidade) Economia (gastar o menor valor possvel) Eficincia aps a EC 19. A eficincia ganha roupagem de avaliao. Ela atinge o instituto da estabilidade (3 anos de exerccio, aprovao na avaliao de desempenho/aprovao em concurso pblico). 7

Aprovao na avaliao de desempenho o exerccio da eficincia. Que vai depender de regulamentao para cada carreira. PERDA DA ESTABILIDADE: processo judicial transitado em julgado; processo administrativo, desde que respeitado ampla defesa e contraditrio; avaliao peridica. Art. 169 da CF fala da racionalizao da mquina administrativa (gastar o razovel com a folha de pagamento). LC 101/00 em seu artigo 19 para a Unio s possvel gastar com folha de pagamento o limite de 50%. Para os estados e municpios o limite de 60%. OBS1: na hiptese de enxugamento; corta-se primeiro os cargos em comisso e funo de confiana. Deve-se eliminar esses cargos em pelo menos 20%. Se mesmo assim necessitar enxugar mais, eliminarse- os servidores no-estveis (no h limite mnimo). Caso persista essa situao ser eliminado o servidor estvel. (os estveis SERO EXONERADOS, mas tero direito indenizao) OBS2: para se evitar um abuso por parte do administrador; caso ele extinga o cargo, o mesmo s ser possvel ser recriado 4 anos depois e com funes idnticas ou assemelhadas. A eficincia precisa quanto aos meio e quantos aos resultados gastar o menor valor possvel, obtendo o melhor resultado. O Princpio da Eficincia apesar de expresso na CF; uma utopia. O conceito muito amplo. 7) PRINCPIO DA ISONOMIA Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual na medida de suas desigualdades; Identificar o fator de discriminao (verificando se est ou no compatvel com o objetivo de norma); Se estiver compatvel com o objetivo da norma ser atendido o Princpio da Isonomia, caso contrrio no; Limite de IDADE/ALTURA/PESO possvel (constitucional) desde que inerentes s atribuies do cargo. Smula 683 do STF o limite de idade constitucional desde que respeitada a regra do art. 7 inc. XXX. 8) PRINCPIO DO CONTRADITRIO dar cincia/comunicar da existncia do processo; oportunidade da parte participar no processo; constitui a bilateralidade do processo. 9) PRINCPIO DA AMPLA DEFESA Significa dar a parte a oportunidade para a parte se defender; 8

Se ela vai ou no se defender; a escolha dela; Para que essa oportunidade seja efetiva, ampla defesa se desdobra em: defesa prvia (procedimentos/penas devem estar determinadas) informao produo de prova no basta (prova deve participar do convencimento do julgador) no processo administrativo disiciplinar era obrigatria a presena do advogado em todas as fases, segundo inteligncia da smula 343 do STJ. Porm a smula vinculante n. 5 determina que a ausncia de advogado nesse procedimento no viola a CF. Smula vinculante n 3 dar o contraditrio e a ampla defesa parte. Exceto a parte final da smula porque no caso da aposentadoria, o sujeito no tem direito a aposentadoria ainda. Ele s ter direito quando o TCU se manifestar. 10) PRINCPIO DA RAZOABILIDADE o administrador tem que agir de forma coerente, congruente, lgica, equilibrada; proibio aos excessos. Condutas insensatas. Representa um limite liberdade do administrador, discricionariedade do administrador. Embutido no Princpio da Razoabilidade est o Princpio da Proporcionalidade. A proporcionalidade uma consequncia ao Princpio da Razoabilidade. Proporcionalidade utilizar a dose certa, equilbrio entre o ato e a medida inerente a ele. Um ato administrativo no pode causar mais prejuzos do que benefcios. CONTROLE DE ATOS Sempre verificar se foi aplicada medida certa, ou seja se for a 1 incidencia, caso tenha uma segunda vez, aplicar se multa e pedir interveno para que seja lacrado o lugar. O poder judicirio faz controle da legalidade dos atos administrativos. CONTROLE DE LEGALIDADE (sentido amplo) - Lei - CF (princpios constitucionais) O poder judicirio no pode rever o mrito do ato administrativo. OBS: se a escolha violar os princpios da razoabilidade e proporcionalidade, o poder judicirio poder rever o mrito do ato administrativo. Pois trata-se de controle de legalidade (princpios constitucionais). Ex: h dinheiro para construir somente um bem pblico: hospital ou escola, mas o administrador resolve construir uma praa ao invs.

OBS2: ADPF 45 (discute poltica pblica). Discute a possibilidade de controlar poltica pblica. AULA 03 (ORGANIZAO DA ADMINISTRAO) 08/03/09

11) PRINCPIO DA CONTINUIDADE servio pblico no pode ser interrompido tem que ser prestado de forma ininterrupta. Corte do servio pblico: Posio majoritria do STF aplica-se para interrupo do servio o art. 6, 3 da Lei 8.987/95 (concesso e permisso do servio pblico). 9

Art. 6, 3. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando:
I. II.

Motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, Por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade.

A posio majoritria diz a interrupo ao inadimplente necessrio em respeito ao princpio da continuidade, tambm significa princpio da supremacia do interesse pblico, bem como aplicao do princpio da isonomia.

OBS: Direito de Greve do Servidor Pblico: art. 37, VII, CF o servidor tem direito de greve na forma da lei (a EC 19/98, diz que depende de lei ordinria), porm no temos ainda est lei que regula a greve. uma norma de eficcia limitada aquela que pode ser discutida, analisada atravs de remdio constitucional. No que couber aplica-se ao servidor pblico a Lei 7.783/89 (lei do trabalhador comum). A deciso que mudou o direito de greve est no mandado de injuno 708. Norma limitada no pode ser modificada para norma contida, o mesmo acontece com normas que so contidas ou plenas.

13) PRINCPIO DA AUTOTUTELA significa que a administrao pode rever os seus prprios atos. cabvel quando os atos so ilegais, atravs do instituto da anulao, se inconveniente, atravs do instituto da revogao. Smula do STF 346. A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus atos. Smula do STF 473. A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. O Princpio da autotutela tambm significa dever de zelo/cuidado.

14) PRINCPIO DA ESPECIALIDADE pessoas da administrao direta (Unio, Estados, Municpios e DF) criam as pessoas da administrao indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista). Administrao direta depende de lei para criar a administrao indireta. Aqui que entra o princpio da especialidade, porque as pessoas jurdicas da administrao indireta so criadas para uma finalidade especifica e esto vinculadas a essa finalidade. 15) PRINCPIO DA PRESUNO DE LEGITIMIDADE leia se ao mesmo tempo legitimidade + legalidade + veracidade, significa que aos atos administrativos devem obedecer s regras morais, a lei e a verdade. uma presuno relativa iuris tantum (pode ser contestada). Em regra quem contesta o administrado, assim o nus da prova cabe a ele.

Questo: Qual a conseqncia pratica de que o ato goza da presuno de legitimidade? R: sua aplicao imediata at que prove em contrrio.

10

1. ORGANIZAO DA ADMINISTRAO. 1.1. FORMAS DE PRESTAO DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA. Muitas vezes so prestados pelo ncleo/centro da administrao direta, chamamos de prestao centralizada. Algumas vezes esses servios saem do ncleo e transferido para outras pessoas jurdicas da administrao indireta ou para um particular, chamamos de prestao descentralizada. Quando a transferncia for de um ente poltico para outro ente poltico chamado de descentralizao poltica e no administrativa. Quem decide isso direito administrativo. Quando h um deslocamento/distribuio dentro da mesma pessoa jurdica temos desconcentrao. Diferena entre desconcentrao e descentralizao . Se for desconcentrao eu falo deslocamento dentro da mesma pessoa jurdica, se falo descentralizao nova pessoa jurdica, neste caso dependendo do instituto pode ser pessoa fsica. Em descentralizao no h hierarquia, mas sim controle e fiscalizao, sem subordinao. Na desconcentrao. Ex o Presidente desloca o Ministrio A para o Ministrio B, aqui h hierarquia, com relao de subordinao. Vai ter sempre um chefe que vai dar a ordem e um subordinado que vai obedecer a ordem. Posso descentralizar atravs de: I. Outorga: (transferncia da titularidade + a execuo do servio), a titularidade nunca pode sair das mos da administrao. Assim pode receber essa descentralizao via outorga a administrao indireta. Segunda a doutrina majoritria descentralizar por outorga somente para administrao indireta de direito pblico (autarquia, fundao de direito pblico, estando fora a empresa pblica e sociedade de economia mista). Outorga depende de LEI.

II.

Delegao: transferncia somente a prestao/execuo do servio, retendo a titularidade. Pode receber por meio de LEI (delegao legal) empresas pblicas e sociedades de economia mista, fundao............. . Tambm haver delegao via contrato administrativo feita a particular (permissionria e concessionria de servio pblico). Delegao feita por meio de ato administrativo (particular e autorizao de servios pblicos).

Pegadinha! A administrao atravs da concesso de servio pblico que uma outorga pode ser outorgada a um particular. Concesso no uma outorga. 11

A administrao pode outorgar a concesso de servio pblico ao particular (certo).

2. ADMINISTRAO DIRETA.

2.1.

Relao do Estado com seus Agentes - trs Teorias:

I. Teoria do Mandato: a relao estado/agente acontece da mesma forma de cliente dom advogado, segundo essa teoria o agente pratica os atos atravs de um contrato. Essa teoria no prevaleceu porque o Estado no tem como se manifestar sua vontade sem a presena do agente.

II. Teoria da Representao: o estado precisa de um representante tal qual acontece na curatela e tutela. Estado sujeito incapaz depende de representao. Hoje essa idia no pode ser aplicada no Brasil, porque o Estado sujeito capaz, responde por suas obrigaes.

III. Teoria do rgo/Imputao: a ao do agente transferida por meio de lei. A vontade do agente representa a vontade do rgo. Estado e agente, a vontade se misturam, constituem uma nica vontade. Quando o agente est praticando sua funo est praticando a vontade do Estado. Essa a vlida.

2.2.

RGOS PBLICOS.

rgo pblico centro/ncleo especializado de competncia.

Hoje temos rgos pblicos na administrao direta e indireta (ex; INSS). Art. 1 da Lei 9.784/99. Escola, prefeitura so rgos pblicos e no tem personalidade jurdica, o que significa dizer no pode ser sujeito de direito e obrigao. Quem paga a conta por danos causados por eles o Municpio. 12

S possvel celebrar o contrato a pessoa jurdica. rgo pblico no pode celebrar contrato e nem ser sujeitos de direitos e obrigaes. Esta matria est prevista na instruo normativa 748 que regula. O fato de ter CNPJ, no significa personalidade jurdica.

Questo: rgo pblico pode ir a juzo? R: Em regra rgo pblico no vai a juzo, mas excepcionalmente a jurisprudncia diz que rgo pblico pode ir a juzo, desde que em busca de prerrogativas funcionais, enquanto sujeito ativo.

3. Classificao dos rgos Pblicos.

I.

Quanto a Posio Estatal: quatro hipteses;

a) rgos independentes: aquele que goza de independncia, no sofre qualquer relao de subordinao. Poder Legislativo, Executivo, Judicirio. (presidncia, governadores, prefeituras, congresso, tribunais, juzes monocrticos.

b) rgos Autnomos: aquele que goza de autonomia, mas est subordinado aos rgos independentes. Ex; ministrios, secretarias no mbito estadual, municipal.

c) rgos Superiores: so aqueles que no tm independncia, autonomia, mas ainda tem poder de deciso, porm est subordinado aos independentes e aos autnomos. (gabinetes, procuradorias).

d) rgos Subalternos: o chamado mero rgo de execuo, serve somente para executar o que foi decidido. Ex; almoxarifado, departamento de recursos humanos, zeladoria.

13

II.

Quanto a Estrutura dos rgos.

a) rgo Simples/ unitrio; aquele que no tem rgos agregados a sua estrutura (gabinetes). b) rgos composto: aquele que tem ramificaes, tem rgos agregados a sua estrutura (escolas, hospitais, delegacias).

No existe a classificao de rgo complexo, a classificao complexa para atos.

III.

Quanto a Atuao Funcional: estamos falando dos agentes que compem esses rgos. Se o rgo s tem um agente rgo singular (ex; presidncia da republico, juzo monocrtico). rgos com mais de um agente chamado de colegiado (ex; tribunais, casa legislativa, congresso, assemblia, cmara).

4. ADMINISTRAO INDIRETA.

As caractersticas so aplicadas a todas as pessoas jurdicas da administrao indireta.

4.1.

Caractersticas da Administrao Indireta.

I. Gozam de personalidade jurdica prpria (essas pessoas respondem pelos seus atos, quem paga conta a prpria pessoa jurdica) ex; vou promover a ao em face do INSS. Significa receita + patrimnio prprio. Gozam de autonomia administrativa, tcnica e financeira , mas no tem autonomia poltica, porque essa significa capacidade para legislar. As Agncias reguladoras no tm capacidade de legislar.

II.

So criadas por lei: (art. 37, XIX, CF- lei especifica). Atravs de lei ordinria e especfica, significa que cada pessoa jurdica vai ter a sua lei. Porque se fosse atravs de LC ela seria expressa.

14

Questo: Qual a diferena entre lei que cria e lei que autoriza? R: A lei cria, para que exista precisa fazer o registro no rgo competente autoriza (junta ou cartrio), se via cartrio via estatuto se na junta comercial via contrato social.

Art. 37, XIX, CF - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao Se a lei cria e autoriza a criao e lei, somente ela pode extinguir. Administrador no exclui pessoa da indireta. LC definir as finalidades dessa ltima: est dizendo fundao. Para criar uma fundao, preciso de lei LC, mas lei ordinria pode autorizar a criao de uma fundao. Fundao: um patrimnio destacado por um fundador destinado a uma finalidade especifica, chamado de patrimnio personalizado. Fundao pblica: aquela instituda pelo poder pblico. Fundao privada: aquela instituda por um particular (interessa ao direito civil). Fundao: Posio Majoritria segundo o STF. Quando falamos em fundao de direito pblico. Temos que olhar alguns aspectos, quem instituiu e qual o regime jurdico da pessoa. A fundao pblica de direito pblico uma espcie de autarquia (chamada de autarquia fundacional), assim a lei cria e seu regime jurdico o mesmo da autarquia. Se o poder pblico instituir uma fundao de direito privado chamado de fundao governamental, segue o mesmo o regime das empresas pblicas e da sociedade de economia mista, mas no so espcies de empresa pblica nem de sociedade de economia mista. A posio majoritria que divide a fundao em duas (pblica e privada), sustenta que a lei quando cria e autoriza pode estar falando de qualquer uma delas.

III. Essas pessoas jurdicas no tm fins lucrativos. Significa que elas no so criadas para o lucro, mas o lucro pode acontecer, o objetivo tem que ser um interesse pblico. Art. 173, CF. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

IV. Toda pessoa jurdica da administrao indireta tem uma finalidade especfica: est vinculada/presa a essa finalidade especifica, se quem cria e autoriza a lei, ento quem modifica a lei (princpio da especialidade). 15

V. No esto sujeitas a subordinao hierarquia: mas esto sujeitas a controle. Poder legislativo pode controlar ex; tribunal de contas nos casos de CPIs; poder judicirio pode controlar por diversas aes; poder executivo controla por meio do instituto chamado superviso ministerial (de acordo com a finalidade de cada ministrio) chamado de controle finalstico (controle de finalidade).

A superviso ministerial basicamente controle de finalidade que envolve controle de finalidade + controle de receitas e despesas, para ver se a pessoa est cumprindo a lei oramentria.

Via de regra, os dirigentes da indireta so nomeados pelo chefe do executivo. Excepcionalmente a escolha no feita de forma livre como por ex; Banco Central e Agncias Reguladoras (art. 52, CF) depende de previa aprovao do senado federal.

5. AUTARQUIAS.

uma pessoa jurdica de direito pblico + as cincos caractersticas acima. Pode desenvolver as funes tpicas de Estado. (se a Unio pode a autarquia tambm pode regime da autarquia direito pblico, por isso muito prximo da administrao direta). Decreto regula essa lei. (so criadas por meio de lei)

Os atos praticados pela autarquia so atos administrativos. Quando a autarquia celebra contrato tambm contrato administrativo, estando sujeita a licitao 8.666/93. Previso est no art. 37, XXI, CF + art. 1 da Lei 8.666/93.

Responsabilidade civil dessa autarquia est sujeito ao art. 37, 6, CF? Sim, porque responsabilidade de pessoa jurdica de direito pblico. A responsabilidade civil da autarquia segue em regra a teoria objetiva, mas temos na jurisprudncia a aplicao da responsabilidade na teoria subjetiva. Ex; (ao /objetiva ex; acidente tem que demonstrar a conduta + dano + nexo causal, no precisa provar culpa ou dolo) (omisso subjetiva, ex;

16

a administrao tinha que ter feito e no fez, precisamos de conduta + dano + nexo causal + culpa ou dolo).

A responsabilidade do estado pode ser chamada, neste caso teremos a responsabilidade subsidiria. Primeiro paga a autarquia e depois paga o estado.

No Brasil em regra a responsabilidade das pessoas jurdicas objetiva e subsidiria.

OBS: A responsabilidade do estado por ato de autarquia objetiva e ao mesmo tempo subsidiria. Levando em considerao a ordem de preferncia a responsabilidade subsidiria. Se o critrio observado a culpa ou dolo tambm objetiva, ou seja, um critrio no exclui o outro. AULA 04 (Organizao da Administrao cont. / Agentes Pblicos) 11/03/09

Questo: Bem de AUTARQUIA bem pblico? R: bem pblico. H uma discusso doutrinria onde bem pblico aquele pertencente a pessoa jurdica de direito pblico. Consequentemente bem pblico impenhorvel, inalienvel e no pode ser objeto de onerao. Questo: Inalienabilidade absoluta ou relativa? R: Esta inalienabilidade de forma relativa. Assim os bens autrquicos so alienveis de forma condicionada. Os autores mais modernos dizem que os bens pblicos so alienveis desde que preenchidos determinadas condies. Por processo de licitao. Questo: Por que um bem pblico objeto de penhora? R: a ideia servir para garantir a dvida e ao final da execuo vai ser alienado em hasta pblica (praa, leilo) e transferido pagar o credor.(absolutas) O fato de ser impenhorvel nos traz 3 informaes: - no pode ser objeto de penhora (restrio judicial para garantia de um dbito) - no pode ser objeto de sequestro (cautelar tpica para garantir uma futura penhora, sendo a restrio para bens determinados) - no pode ser objeto de arresto (cautelar tpica para garantir uma futura penhora, sendo a restrio de bens indeterminados) 17

Os bens pblicos no podem ser objetos de onerao. Ou seja no podem ser objetos de direito real de garantia. Trata-se de penhor e hipoteca. Lembrando os institutos: * penhor: dar como garantia a uma dvida um bem mvel. * hipoteca: dar como garantia a uma dvida um bem imvel. O penhor e da hipoteca tambm culminar na converso em penhora. O raciocnio o mesmo se no se pode alienar o bem pblico do que valer a hipoteca e o penhor. Diferena entre penhor e penhora penhor fora do juzo, e a penhora a que acontece em juzo. Questo: Qual a certeza para o credor de que um dia ele vai receber o seu crdito? R: Os dbitos judiciais da fazenda pblica e das autarquias so pagos por meio de precatrio (art. 100 da CF). O artigo estabelece a ordem cronolgica dos precatrios. O precatrio um documento que comprova seu crdito com a administrao ou o dbito que ela administrao tem com o administrado. Vale lembrar que cada pessoa jurdica tem a sua fila. Por exemplo o INSS tem a sua. Questo: Qual o prazo prescricional para se ajuizar execuo em face da fazenda pblica? R: de 5 anos + aplicao do decreto 20910/32. H 2 privilgios processuais da fazenda pblica: - Prazo dilatado previso do art. 188 do CPC. O dobro para recorrer e quadruplo para contestar. - Reexame necessrio o que era antigamente chamado de recurso de ofcio. O reexame necessrio regra absoluta ou relativa? R: o reexame necessrio normalmente mas no sempre. O art. 475 do CPC traz algumas ressalvas. Se a ao no passar de 60 salrios mnimos no precisa de reexame necessrio. Se a matria j decidida pelo pleno do tribunal no precisa de reexame necessrio tambm. Lembre-se que o pleno a casa toda reunida. Qual a consequncia jurdica de um caso que deveria ser feito o reexame necessrio mas no foi feito? R: essa deciso no far trnsito em julgado. PRIVILGIO TRIBUTRIO - Imunidade Recproca aplicvel somente para os impostos. A Unio, os estados e os municpios no instituiro impostos uns dos outros. Um ente no cobra imposto de outro ente poltico. Se a imunidade poltica para os impostos nada impede a cobrana de taxas, nada impede a cobrana de contribuio. Essa imunidade poltica extensvel s autarquias (art. 150 2). ELA NO PAGA IMPOSTO NA SUA FINALIDADE ESPECFICA. Por exemplo a autarquia tem um bem imvel e o loca, ser imune ao IPTU se o dinheiro desse aluguel for revertido autarquia caso contrrio pagar. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AUTARQUIA Questo: Contabilidade pblica ou privada? R: Elas esto a contabilidade pblica (lei 4320/64) e tambm a LRF (lei complementar 101/00). 18

Questo: Quem trabalha na autarquia servidor pblico? Se for, ser de regime estatutrio ou celetista? R: Sim, servidor pblico. Por que ele atua em pessoa jurdica de direito pblico. No texto original da CF/88 o regime jurdico era nico, preferindo-se pelo estatutrio. Veja, era uma preferncia mas no obrigatria. A EC 19/98 apagou o regime jurdico nico da CF. Como o regime no precisa mais ser nico, significando dizer que a nossa CF/88 passou a admitir o regime mltiplo reconhecendo a possibilidade dos 2 regimes ao mesmo tempo. Pode na mesma pessoa jurdica pode haver o regime da CLT e o regime estatutrio. Se a administrao decidir por criar cargo o regime o estatutrio e criando emprego o regime ser da CLT. Quem escolhia o cargo e o emprego era a previso legal. Consequentemente vrios entes misturaram. Questo: Acontece que a matria foi levada ao STF. Por qu? R: por que a EC 19/98 que alterou o artigo 39 teve um problema no seu processo legislativo. O STF reconheceu a inconstitucionalidade formal do artigo 39 em sede de cautelar. O STF o fez em sede de cautelar, em cautelar de ADI. Qual a consequncia jurdica dessa deciso? R: Essa deciso produz efeitos ex NUNC. Questo: O que aconteceu com aqueles servidores que j misturaram tudo? R: O STF disse que o artigo 39 que trouxe regime mltiplo inconstitucional, logo foi abolido o regime mltiplo, restabelecendo o regime jurdico nico. Para aqueles entes que j misturam o mrito ser decidido Questo: E qual o regime hoje dos servidores pblicos no Brasil? R: O regime hoje nico. Naquela ordem poltica um s regime seja celetista ou estatutrio. Lembrando com preferncia pelo estatutrio.

EXEMPLOS DE AUTARQUIA: - incra - inss - universidades federais Consideraes sobre conselho de classe (autarquias profissionais) - conselho de medicina - conselho de contabilidade - OAB OBS: Orginariamente o conselho de classe foi criado com natureza de autarquia. Mas depois disso veio a lei 9649/98, que mudou sua natureza jurdica para pessoa jurdica de direito privado. Questo: Qual o papel do conselho de classe? R: controla as diversas categorias profissionais. O conselho pode retirar a carteira de um profissional. um exerccio de poder de polcia nas mos de uma pessoa jurdica de direito privado. O STF diz que o poder de polcia no pode ser transferido para as mos de um particular (ADI 1717), julgado essa ADI o 19

STF disse que era impossvel o poder de polcia nas mos de particular. Restabelece a situao original onde o conselho de classe tem natureza de autarquia. A Anuidade tem natureza tributria cabendo execuo fiscal Se autarquia est sujeita a tribunal de contas. Se autarquia est sujeita a concurso pblico. OBS2: vem ento o EOAB dizendo que a sua anuidade no tem natureza tributria. E consequentemente no caberia execuo fiscal. A jurisprudncia majoritria j dizia que a OAB no estava sujeita a controle pelo tribunal de contas. A OAB tambm no estava sujeita a contabilidade pblica. Foi ajuizada a ADI 3026 buscava a interpretao conforme, reconhecendo que a OAB tinha que fazer concurso pblico. Porm o STF decidiu que a OAB no precisa fazer concurso pblico. A OAB NO COMPE AS PESSOAS DA ADMINISTRAO DIRETA. LOGO NO AUTARQUIA.

A OAB PESSOA JURDICA MPAR. MATRIA AINDA NO DECIDIDA. OAB NATUREZA JURDICA? R: SEM RESPOSTA.

AUTARQUIAS TERRITORIAIS: refere-se aos territrios. Os territrios no tem natureza de ente poltico. O territrio ganha natureza de autarquia para ter personalidade de direito pblico, mas na verdade no tem nada a ver com autarquia. S foi criado para dar ao territrio personalidade jurdica de direito pblico. Hoje o territrio tem natureza de autarquia sem ter finalidade de autarquia. A autarquia territorial um monstrinho. AUTARQUIAS DE REGIME ESPECIAL Questo: O que significa uma autarquia de regime especial? R: uma autarquia que tem algumas regras especiais. Essa expresso surgiu inicialmente para falar de universidade pblica. Como a escolha de um dirigente na universidade escolhido por eleio com mandato em prazo certo. A universidade pblica tem uma autonomia pedaggica. A autarquia de regime especial uma autarquia que ganha regras especiais. Agncias reguladoras autarquia de regime especial. Por que surgem essas agncias reguladoras? R: a partir de 1995 o governo resolveu enxugar a mquina, descentralizando poltica de privatizao. A telefonia por exemplo foi descentralizada aos particulares. Com essa descentralizao surge a ideia de controlar melhor os servios. A agncia sai justamente do contexto de descentralizao. A agncia reguladora uma agncia que fiscaliza, controla a prestao do servio transferido ao particular. Ser que o papel da agncia reguladora um papel especial, uma novidade ao estado? Ser que o estado antes das reguladoras j exercia uma funo fiscalizatria. A novidade na verdade vem do nome: agncia. O estado j exercia o controle, a esperana seria que a agncia exercesse um controle mais eficiente. O nome foi copiado do direito norte-americano. Autarquia de regime especial: tudo que se aplica a autaquia comum se aplica s especiais com algumas peculiaridades o que a torna especial. Peculiaridades:

20

1) Funo o que faz uma agncia reguladora? R: aquela que regula, normatiza, controla a prestao das diversas atividades. Essa funo acaba dando a essa agncia mais autonomia, mais liberdade do que as demais pessoas jurdicas. A agncia reguladora, no entanto, no tem capacidade poltica. Ela cria regra complementar a lei, no podendo extrapolar o que disse a lei. 2) Nomeao/investidura especial o presidente da repblica nomeia o dirigente da agncia com a prvia aprovao do senado federal. Se existir desacordo entre eles? R: tem que se resolver, por que precisa da aprovao dos dois. Por quanto tempo esse dirigente tem de mandato? Item seguinte 3 3) Mandato de prazo fixo o prazo desse mandato hoje de 2,3 e 4 anos. Mas hoje h um projeto de lei visando a unificao desse mandato, alterando-o para 4 anos. Prazo de 5 e 7 anos so inconstitucionais pois superior ao prazo do mandato do presidente. O que acontece com o dirigente que destituido do cargo? R: o dirigente entre em quarentena essa quarentena de 4 meses. Por que ele detem muitas informaes que necessitam ser transferidas ao novo dirigente. No podendo atuar naquele ramo de atividade. O dirigente da agncia fica afastado continuando a receber normalmente. A regra geral de 4 meses, excepcionalmente ser de 12 meses. EXEMPLOS DE AGNCIAS REGULADORAS - ANATEL: no cumpre efetivamente seu papel, considerando seu custo oramentrio. Pois a telefonia recordista em aes judiciais. - ANEEL - ANTT - ANTAQ - ANAC - ANS - ANVISA - ANP - ANA - ANCINE OBS: cuidade h rgos da administrao que tem nome de agncia mas efetivamente no agncia reguladora. Ex: SUDAM/SUDENE A sudam vira ADA (Agncia de Desenvolvimento da Amaznia) e a sudene ADENE (Agncia desenvolvimento nordeste). So agncias executivas. - AEB agncia espacial brasileira (agncia que tem natureza de autarquia, mas no tem regime especial) - ABIN agncia brasileira de inteligncia (no autarquia, um rgo da administrao direta). A ABIN no tem sequer personalidade jurdica. - CVM agncia reguladora mas sem nome de agncia.

OBS2: por enquanto agncia reguladora chamada agncia nacional de alguma coisa.

Licitao agncia reguladora est sujeita licitao. Em tese, como autarquia ela devia estar sujeita a licitar. Lei 9472/97 foi a lei que instituiu a anatel estabeleceu que as agncias reguladora no est sujeita 21

a lei 8.666. Cada agncia reguladora dever definir o procedimento de licitao. Autarquia no sujeita a licitao!!! Essas pessoas jurdicas tero modalidade prpria: prego e consulta. Esta regra acabou sendo objeto de controle de constitucionalidade. A ADI 1668. O STF decidiu que todas essas regras so inconstitucionais. O STF decide ento que a agncia reguladora obedece sim a lei 8666, porm s estando sujeito as modalidades de prego e consulta!! Sendo constitucional o prego e a consulta. Questo: Qual a modalidade licitatria especfica da agncia reguladora? R: A CONSULTA. Questo: Como se faz a consulta hoje? R: No foi defenida. REGIME DE PESSOAL DA AGNCIA REGULADORA - Problema ainda mais srio. - Tentam de todas as formas fugir do concurso pblico. - Lei 9986/00 a norma geral das agncias reguladoras. Estabeleceu que o quadro de pessoal da agncia seria a contratao temporria com o regime da CLT. Desde de 97 os funcionrioas esto l. Concluso o objeto foi objeto de ADI. No podem ser temporrios por que a necessidade no excepcional. Esses servidores esto no quadro permanente da agncia. Em sede de cautelar de ADI foi declarado inconstitucional esses contratos dos servidores, porm seriam vlidos at o vencimento (contrato temporrio). Porm em 2003 o presidente edita mp criando cargos e essa mp convertida em lei. O que ocorreu? R: os cargos no foram preenchidos. Questo: Qual o regime dos funcionrios das agncias? R: Cargo com regime estatutrio o que deveria ser, mas na prtica o temporrio inconstitucional.

AULA 05

(AGENTES PBLICOS)

12/03/09

Agncia executiva nada mais do que uma velha autarquia ou uma fundao que estava precisando modernizar-se. Essa autarquia realiza um planejamento estratgico de reestruturao ou modernizao. Um plano que vai buscar uma nova administrao uma nova eficincia para essa autarquia/fundao. Elas celebram com a administrao direta um contrato de gesto. Esse contrato d mais autonomia, mais recurso em busca da modernizao. Qual a consequncia e qual o problema de tudo isso? R: estamos falando de autarquia e ou fundao que foram institudas por meio de lei, e tal contrato vai fornecer mais autonomia, mais poder, mais liberdade do que a prpria lei o fez, um contrato que d mais do que a lei que institui essa pessoa jurdica. Da vem a crtica doutrinria. E ser que a autarquia e ou fundao j deveria ser efeciente, moderna, etc... Assim a agncia executiva outro monstrinho devido ao fato do contrato extrapolar a lei. A lei 9649/98 traz a previso legal dessa agncia. O status da agncia executiva TEMPORRIO. Ela s vai ser agncia enquanto estiver em vigncia o contrato de gesto. Encerrado o contrato, encerra-se tambm a agncia. Exemplos de agncias executivas: o INMETRO, a ADA, a ADENE (cuidado hoje so agncias, mas ater-se ao fato de que se o contrato se encerrar elas perderam seu status de agncia executiva.

22

EMPRESAS PBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Na verdade o regime jurdico da empresa pblica igual ao da sociedade de economia mista. Porm so diferentes em alguns pontos. Ateno: nem toda empresa que o estado tem significa ser empresa pblica ou sociedade economia mista. Para se caracterizar como tal tem que ter uma regra prpria. EMPRESA PBLICA Conceito pessoa jurdica de direito privado. Questo: Para que serve esta empresa pblica, qual sua finalidade? R: A empresa pblica pode ser criada com 2 objetivos. A primeira para o fornecimento de servio pblico (regra geral) e tambm explorando atividade econmica. Questo: Como se constitui essa empresa pblica? R: o nome vem pelo capital. Empresa pblica tem capital exclusivamente pblico, no significa tem que ser de uma mesma pessoa jurdica (ex: unio e estado como scio, unio e autarquia como scio) o importante no ter nada de capital privado. Alm do capital exclusivamente pblico, tambm se exige a constituio de qualquer modalidade empresarial (por exemplo: empresa pblica limitada, empresa pblica SA de capital fechado no pode de capital aberto porque da se torna de iniciativa privada). Resumo: Pessoa jurdica de direito privado Capital exclusivamente pblico Finalidade: fornecer servio pblico / realizar atividade econmica

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA pessoa jurdica de direito privado tambm. Ela tem as mesmas finalidades da hiptese anterior (atividade econmica, prestar servio pblico). A sociedade de economia mista tem o capital constitudo da seguinte forma: o prprio nome j diz, e o nome dessas instituies tem o nome fornecido pelo capital. Assim a sociedade de economia mista tem parte pblica e parte privada. Porm a maioria do capital votante tem que estar nas mos do poder pblico. A ideia que o poder pblico tenha o comando da situao. Questo: De que forma pode ser constituda uma sociedade de economia mista? R: Toda sociedade de economia tem que ser constituda na forma de SA. Questo: O que distingue uma empresa pblica e a sociedade de economia mista? Quais so as marcas? R: Ambas so pessoas jurdicas de direito privado, mesmas finalidades (atividade econmica, explorar servio pblico). H duas diferenas por enquanto: CAPITAL E CONSTITUIO. O capital 23

exclusivamente pblico para empresa pblica e o capital misto para a sociedade de economia mista. A constituio da empresa pblica pode ser qualquer uma. Competncia (3 fator diferenciador entre a empresa pblica e a sociedade de economia mista) (Art. 109 da CF) Se a ao tenha como parte empresa pblica federal, a competncia ser da JUSTIA FEDERAL Porm se for sociedade de economia mista federal (no est na lista do 109). A nica sada ser a JUSTIA ESTADUAL. Essa diferena no aparece quando se fala em empresas pblicas e sociedades de economia mistas estaduais e municipais. Nessas, quem vai julgar ser a justia estadual. Lembre-se que a diferena s existe quando se tratar de empresa pblica e sociedade de economia mista federais. FINALIDADES Empresa pblica e sociedade de economia mista no que diz respeito a sua finalidade tem que se observar que: elas servem para prestar servio pblico e explorar atividade econmica. Apesar de serem pessoas jurdicas de direito privado, esse regime no verdadeiramente privado. Fala-se de um REGIME MISTO ou HBRIDO. O que siginifica dizer que ora prevalece a ordem pblica, ora prevalece a ordem privada. Como saber se no caso x mais pblico que privado ou se mais privado do que pblico? R: Sempre que a empresa for prestadora de servio pblico prevalece as regras do regime pblico, agora se ela for exploradora de atividade econmica prevalecer as regras do regime privado. Porm essas instituies nunca sero 100% uma ou outra, misturando os regimes. O estado fornecendo servio pblico a regra. O estado explorando atividade econmica exceo. Quando isso vai ser possvel? R: o artigo 173 da CF. Desde que, via empresa pblica ou sociedade de economia mista. Na segurana nacional e no relevante interesse coletivo. Ateno a escolha no pelo lucro.
Art. 173 Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

OBS: Empresa pblica ou sociedade de economia mista seja prestando servio pblico ou na atividade econmica representa razes de interesse pblico. REGIME JURDICO

Questo: Quais so as regras aplicadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista? R: As regras aplicadas as autarquias tambm servem para a empresa pblica e para a sociedade de economia mista. Questo: Estaro as sociedades de economia e as empresas pblicas sujeitas falncia? R: antigamente existia aquela discusso: se era prestadora de servio pblico no podia faliar, s se no. 24

Hoje, no importa a finalidade. O REGIME DE FALNCIA NO PODE SER APLICADA A: EMPRESA PBLICA e SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. Questo: Empresa pblica e sociedade de economia mista celebram contrato administrativo? E estaro sujeitas licitao submetendo-se lei 8.666? R: Na prtica essas PJ nunca licitam. Primeiro, deve-se lembrar: (empresa pblica e sociedade de economia mista na prestao de servio pblico, seu regime preponderante ser o pblico); assim, o art. 37 inciso XXI da CF instituiu o dever de licitar que remete lei 8.666. Agora, empresa pblica e sociedade de economia mista (explorando atividade econmica, regime jurdico preponderante o privado). O artigo 173 1 diz que empresa pblica e sociedade de economia mista PODERO ter estatuto prprio para licitao e contratos. Mas at hoje esse estatuto no nasceu. Enquanto isso elas estaro sujeitas s normas gerais? R: Sim. Ter que seguir a regra geral. Lembrando que a regra geral no distingue se elas fornecem servio pblico ou explorao de atividade econmica. A lei apenas diz qualquer ente da administrao direta ou indireta. O que acontece na prtica que a lei permite a dispensa da licitao (art. 24 inciso I e II da lei 8.666). Uma segunda hiptese diz respeito a atividade fim. Atividade fim vejamos, pra que serve uma licitao no Brasil? R: serve para escolher a melhor proposta para proteger assim o interesse pblico. E se a licitao prejudicar a atividade fim de uma empresa? Sendo a atividade fim pblico o interesse pblico ou a atividade econmica. A competio ser invivel por que ela est prejudicando o interesse que ela deveria proteger . Atente-se que o rol do artigo 25 da lei 8.666 exemplificativo. Questo: Empresa pblica e sociedade de economia mista esto sujeita a licitao? R: Sim. Podero ter estatuto prprio quando da atividade de explorao econmica. Porm o estatuto no existe. Assim se submetem regra geral. E na regra geral se submetem. Porm elas podem alegar a atividade fim para escapar TRIBUTOS Sociedade de economia mista e empresa pblica: (vai ter o mesmo tratamento do privado) - no tem privilgios no extensveis iniciativa privada; - vai ter privilgios extensveis iniciativa privada. Art. 150 3 da CF Se a empresa pblica ou sociedade de economia mista for prestadora de servio pblico vale esse artigo. Essas pj no tero privilgio se o custo do tributo no for repassado no servio.

RESPONSABILIDADE CIVIL (empresa pblica e Sociedade de economia mista) Art. 37 6 da CF estaro sujeitas? R: Depende. Depende desde que elas sejam prestadoras de servio pblico. As exploradoras de atividade econmica esto fora. Questo: Se aplicado esse artigo, qual teoria deve prevalecer? 25

R: Como regra ser a teoria objetiva, excepcionalmente admite-se a subjetiva. A responsabilidade se d num segundo momento, ou seja uma responsabilidade subsidiria. Questo: E se for atividade econmica? R: Est fora do 37 6. Assim a responsabilidade no ser objetiva. Aplicar-se- o direito privado. L no direito civil a regra geral ser subjetiva. No significa sempre subjetiva, podendo ser objetiva. O estado responde nesse caso? No. Tratando-se de atividade econmica, o Estado no responde (posio majoritria). REGIMES DOS BENS (sociedade de economia mista/empresa pblica) - O regime dos bens dessas pessoas jurdicas como regra seguem regime PRIVADO. S tero regime de bem pblico quando ele estiver ligado prestao do servio pblico. ELE S VAI SER IMPENHORVEL SE O BEM ESTIVER LIGADO DIRETAMENTE A PRESTAO DE SERVIO PBLICO. REGIME DE PESSOAL - Na verdade eles no so servidores pblicos. So chamados servidores de entes governamentais de direito privado. Eles so na verdade EMPREGADO. Esto sujeitos ao regime da CLT. Questo: Eles se equiparam ao servidores pblicos em alguns pontos. Quais situaes eles se equiparam? R: 1. regra exigncia de concurso pblico 2. regra teto remuneratrio, salvo quando no receberem dinheiro para custeio. A empresa vive da sua prpria receita, assim ela no precisa de dinheiro para custeio. Mas a partir do momento de que essa empresa depende da administrao direta para custeio, ela respeitar teto. 3. regra esses servidores esto sujeitos a no-acumulao. 4. regra improbidade administrativa esto sujeitos improbidade administrativa. 5. regra crimes contra a administrao (art. 327 do CP). Este empregado est no conceito de funcionrio pblico para fins penais. 6. regra esto sujeitos aos remdios constitucionais. (MS, HC, etc..) Dispensa de servidor de ente governamental de direito privado a dispensa no se equipara ao servidor pblico. (Smula 390 do TST) no gozam de estabilidade. Consequentemente a sua dispensa imotivada. A orientao jurisprudencial OJ 247 vem para complementar essa ideia. Ressalvada a hiptese da empresa pblica de correios e telgrafos. Decreto 509 de 1969 diz que a empresa pblica de correios e telelgrafos ter tratamento de fazenda pblica, o tratamento ento ser de autarquia, lembrando que o regime de bens so impenhorveis. Se ela tem tratamento de fazendo pblica ela goza de imunidade recproca, portanto no paga imposto. Quando a CF falou de servio postal, ela no concedeu a possibilidade de descentralizar tal servio. OBS: Lei 11668/07 foi ajuizada ADI 4155.

26

Situao da Petrobrs e o dever de licitar a petrobrs uma sociedade de economia mista. Deveria estar sujeita lei de licitao na lei 8666, no que ela poder ter estatuto prprio mas o estatuto no veio. A lei 9478/97 cria a ANB. Uma lei que d privilgio s para a Petrobrs inconstitucional. A petrobrs ajuizou um MS em face de ato do TCU, competncia para julgar do STF. Em sede de liminar de MS o STF decidiu que na verdade o TCU aplicando a smula 347 do STF, diz que o TCU no pode controlar a constitucionalidade. Assim a Petrobrs pode ter procedimento simplificado na licitao at anlise do caso pelo STF. (crtica: deciso poltica) CONSRCIO PBLICO Surgiram a partir da lei 11.107/05. Consrcio pblico nada mais do que a reunio de entes polticos (unio, estados, municpios e DF). Buscando uma finalidade comum, celebram um contrato de consrcio. A natureza jurdica desse consrcio contratual. Desse contrato de consrcio vai surgir uma nova pessoa jurdica. Esta nova pessoa jurdica no se mistura com os entes polticos. Ela chamada de associao. Essa associao no confunde com o estado, municipio ou DF. A associao pode ter o regime pblico como tambm regime de direito privado. No regime de direito pblico ela uma espcie de autarquia. Essa associao tambm pode ter a natureza de direito privado, seu regime ser hbrido. Quando se fala de regime hbrido, se fala de um regime muito prximo da empresa pblica e da sociedade de economia mista. A prpria lei 11.107/5 traz esse regime hbrido. Segundo a posio da doutrina majoritria essa associao resultado do consrcio pblico faz parte da administrao indireta. Hoje se utiliza o consrcio pblico pra fns ambientais por exemplo. Esse consrcio muito criticado pela doutrina. A grande crtica se faz em face do regime privado. As associaes que se tem hoje so pblica com natureza de autarquia.

AGENTES PBLICOS
Conceito de agente pblico todo aquele que exerce funo pblica seja ela de forma temporria seja ela de forma permanente, seja com ou sem remunerao. Ex: o jurado, o mesrio de eleio, etc... uma expresso bem ampla. CLASSIFICAO DOS AGENTES PBLICOS 1) Agentes polticos aquele que representa a vontade do estado. Est no topo de cada um dos poderes. Ex: chefes do executivo, membros do MP, magistrados, membros do poder legislativo, auxiliares imediatos do executivo (ministro, secretrio de estado). H divergncia doutrinria acerca de magistrados e membros do mp, por que sua escolha no poltica mas meritria. Mas a maioria ainda inclui nessa lista, no pela escolha, mas por ele representar a vontade do estado. Questo: Agente poltico segue qual regime jurdico? R: Agente poltico em que pese no estarem sujeitos lei 8112/90, ele vai ser titular de cargo s possvel regime legal em pessoa jurdica de direito pblico.

27

Servidores estatais seja servidor da administrao direta, seja da indireta. Porm h uma diviso acerca de servidor que atua no estado nas pj de direito pblico e pj de direito privado. Servidor pblico servidor estatal em pj de direito pblico. Ele atua na administrao direta, autarquia e fundao pblica. Estando sujeito ao regime jurdico NICO. Servidor de ente governamental de direito privado atuam na empresa pblica, na sociedade de economia mista. Ele se equipara ao servidor pblico em alguns aspectos. Particulares em colaborao aquele que no perde a qualidade de particular. Mas que no dado momento ele exerce funo pblica. (ex: mesrio na eleio, jurado, servio militar obrigatrio). So requisitados. Voluntrios todo o voluntariado da administrao, particulares em sponte propria. Hely L. Meirelles chamava esse grupo de agentes honorficos. Aqueles que atuam na concessionria e permissionrio de servio pblico. Os notrios so delegao de funo Aqueles que praticam atos oficiais (prestam servio pblico em nome prprio) estando sujeito a MS.

AULA 06

(AGENTES PBLICOS II)

01/04/09

Recurso administrativo smula 373 do STJ ilegtimo o depsito prvio para a admissibilidade de recurso administrativo. (enunciado do dia 30/03/09). AGENTES PBLICOS (continuao) Questo: Qual a condio para que o sujeito possa ser servidor pblico no Brasil? ACESSIBILIDADE R: Na verdade a condio para ser servidor pblico hoje no Brasil o concurso pblico. Esta regra. H excees ao concurso pblico, elas so: 1mandato eletivo; (escolha poltica) 2cargo em comisso; ( de livre nomeao mais livre exonerao) aquele cargo que era chamado cargo em confiana. (exonerao ad nutum) 3contratos temporrios; um situao excepcional, especial. Apesar que na prtica a histria no bem assim, como as agncias reguladoras que perpetuam os temporrios. At porque o temporrio se submete a lei especfica sob o tema. Eles tem um regime, uma regra prpria. 4regra do 5 constitucional; onde a pessoa se torna magistrado vindo da OAB, MP sem concurso pblico para juiz. 5ministros do STF; notvel saber jurdico suficiente. 6ministros e conselheiros do TCU; ademais cargo vitalcio. 7Agentes do artigo 198 da CF; agentes de sade, agentes de combate s endemias. (doutrinariamente concurso, mas o administrador entende como no concurso) OBS: O prazo mximo de validade do concurso pblico de 2 anos. Sendo prorrogvel por igual perodo e uma nica vez (ex: 6 meses + 6 meses). Esta prorrogao uma deciso discricionria do administrador, essa discricionariedade de acordo com o interesse pblico. muito comum na prtica o administrador que no prorroga por convenincia prpria. Para que a prorrogao acontea, segundo jurisprudncia, exige-se a previso no edital ( condio para essa prorrogao). Se o administrador no prorrogar dentro do prazo legal, este no ser mais realizado. 28

Se h um concurso ainda vlido, possvel realizar um novo concurso se ainda vlido o anterior? R: antigamente no era possvel, mas hoje possvel, nada impede, desde que seja respeitada a ordem de classificao do concurso anterior. Questo: Quais os direitos do candidato aprovado em concurso pblico? R: Antigamente era mera expectativa de direito. Hoje a jurisprudncia reconhece que h vnculos precrios do candidato aprovado. O candidato aprovado no concurso dentro do nmero de vagas tem direito nomeao (STJ RMS 207718). Durante a realizao do concurso o STF j decidiu que esse concurso pode ser alterado at a homologao. Smula 683 Smula 684 Smula 686 Todas do STF ESTABILIDADES DE SERVIDORES PBLICOS o servidor precisa ser aprovado em concurso pblico; ser nomeado para cargo efetivo; 3 anos de exerccio. OBS: empregado pblico de pessoa jurdica de direito pblico vai ter a estabilidade do servidor aprovado em concurso. Avaliao de desempenho cada carreira vai disciplinar de como vai ocorrer essa avaliao de desempenho. Hipteses de PERDA DE ESTABILIDADE processo administrativo com contraditrio mais ampla defesa; processo judicial com trnsito em julgado; avaliao peridica; OBS2: o estgio probatrio hoje de 24 meses. ACUMULAO DE CARGO/EMPREGO Como regra no se pode acumular. Salvo em 2 casos: a) b) c) d) horrio compatvel; teto; 1 professor + tecnico/cientista; 2 sade.

Sistema remuneratrio As modalidades so: - vencimentos; (remunerao). um tipo de remunerao composta de 2 parcelas: a fixa e a varivel. - subsdio; nada mais do que uma parcela nica. AULA 07 (PODERES DA ADMINISTRAO) 02/04/09 29

Teto geral ningum pode ganhar mais do que ministro do STF. Acontece que essa remunerao do ministro do STF depende de regulamentao. Hoje, j se tem essa matria j regulamentada e definida, lei 11.143/05, o teto de R$ 24.500,00. Tetos especficos ou subtetos: No mbito da Unio ningum vai ganhar mais do que ministro do STF No mbito estadual foram fixados trs subtetos de acordo com cada poder. Para o poder executivo ningum ganha mais do que o governdador, no legislativo nigum ganha mais do que o deputado estadual e no mbito do judicirio, ningum ganha mais do que o desembargador.

OBS: o teto do desembargador, ele tambm serve como teto para os membros do MP, procurador e mais os defensores pblicos. OBS2: auxiliares administrativos do MP e da defensoria pblica seguiro o teto do governador. O teto do desembargor no pode ultrapassar o limite de 90,25% do ministro do STF. Essa matria foi levada ao STF, pois os magistrados estaduais questionaram-na, alegando ser o judicirio uno, o que tem o juiz federal de especial em relao ao estadual? Assim o estadual pleiteou o teto do federal tambm. Mais sempre o patamar remuneratrio do estadual foi inferior ao federal. Na ADI os 90,25% no foi declarada inconstitucional, os 90,25% deve ser usada enquanto desembargador. O STF realizou uma interpretao conforme. Por exemplo: o desembargor pode receber at 90,25% do STF, e se ele vem a exercer outra atividade como a de magistrio, dai a soma de seus ganhos dever ser o teto do ministro do STF (90,25% + magistrio = teto do STF). No mbito municipal, nigum pode receber mais do que o prefeito. REGIME DE APOSENTADORIA DO SERVIDOR PBLICO (RPPS) art. 40 da CF A CF no texto original de 1988 exigia para a aposentadoria do servidor somente o tempo de servio. Era omissa em relao ao limite de idade, tempo de contribuio. A EC de n 20 de dezembro de 1998, esse emenda substitui o requisito tempo de servio pelo limite de idade e pelo tempo de contribuio. A CF reconhece a contagem recproca. Esse RPPS aplicvel especificamente para servidores titulares de cargo efetivo e o cargo vitalcio. Se o sujeito empregado (adm. pblica direta ou indireta) ou ocupa cargo em comisso aplicado o RGPS. Para o direito administrativo se estuda o RPPS. A contagem recproca (empregado privado que contribua para O RGPS, passa em concurso e comea a contribuir para o RPPS; ele aproveita o do RGPS e vice-versa). Quais os limites que se tem hoje para aposentar-se? R: Os requisitos so os mesmos. Esses requisitos so: Aposentadoria por invalidez essa invalidez tem que ser permanente, no possvel se aposentar com uma invalidez temporria. Se ele se torna invlido a regra geral receber PP (provento proporcional); se a invalidez decorre do trabalho, como molstia profissional, recebe-se PI. Aposentadoria compulsria ela se d com 70 anos de idade (quer seja home, quer seja mulher); recebendo PP como regra, mas ele pode chegar ao PI. 30

Aposentadoria Voluntria 1. condio: 10 anos no servio pblico + 5 anos no cargo. Ele pode receber PI, como PP. Fala-se em PP quando ele for homem (60 anos de idade + 35 anos de contribuio); se mulher (55 anos de idade + 30 anos de contribuio). Proventos proporcionais sero proporcionais ao tempo de contribuio. Aposentadoria Especial na CF de 88, tinha como previso a do professor, expressamente com todos os requisitos. Os requisitos j enumerados na CF. Acontece que a EC 47 instituiu outras aposentadorias especiais (especial do deficiente fsico, especial de atividade de risco); sendo essas situaes no enumeradas na CF, so dependentes de regularizao (MI 721/758). O professor s tem direito a PI quando (55 anos de idade com 30 anos de contribuio / mulheres de 50 anos de idade com 25 anos de contribuio). Esse professor tem que ser do ensino infantil, fundamental e mdio (o universitrio no est abrangido).

Questo: Em cada emenda constitucional, como iria funcionar esse novo texto para os servidores que j estavam em exerccio? R: A cada emenda constitucional se estabelece um cenrio, uma nova regra. A cada emenda, 3 situaes se repete. Se o servidor entrou aps a emenda ser a regra nova, para os servidores que j estavam no servio e que j preechia os requisitos para se aposentar, esse servidor ter direito adquirido aplicandose a regra velha, agora se esse servidor que j estava no servidor mas no preenchia os requisitos, a soluo veio com a regra de transio (no to boa quanto a velha e nem to ruim quanto a nova). A emenda constitucional 20 constitui uma regra de transio que estava em seu artigo 8. Essa regra j foi revogada. Quando a emenda 20 saiu o abono de permanncia. Esse abono nada mais era do que uma iseno da contribuio previdenciria. A EC 41 atingiu a integralidade e a paridade. Ela revogou o princpio da integralidade. O princpio da integralidade foi substitudo pela mdia da vida laboral. Antes da emenda o servidor, no incio de carreira, recebia 1.000,00, com o passar dos anos ele prestou novo concurso e comeou a ganhar 5.000,00, pelo princpio da integralidade, o servidor aposentava-se com a remunerao total que ele percebia do momento de sua aposentadoria, hoje ele se aposenta de uma mdia da vida laboral (por que no inicio de carreira ele ganhava 1000 e contribuia em cima de 1000 e apos e ele ganhava 5000 e contribuia em cima de 5000) assim se faz uma media em cima dos valores que ele ganhou em sua vida, desde que tenha contribuido. O principio da paridade tambm foi revogado com a EC 41. A paridade (espelho), o que era dado ao ativo, dava-se ao inativo tambm. Esse princpio foi revogado e foi substitudo pelo princpio da preservao do valor real. Se hoje o servidor ganha 1000 e compra x, daqui a 5 anos para comprar o mesmo x, ele tem que ganhar o mesmo tanto para comprar o mesmo x (preservao do poder de compra, preservao do valor real). A EC 41 institui tambm o teto de proventos, s aplicado para os servidores pblicos aps a criao de um regime complementar, esse teto de provento o mesmo do RGPS (do INSS). OBS: A contribuio dos inativos de 11%, incidindo sobre o que ultrapassar o teto do RGPS. Mas possvel que estado/municpios fixem alquota maior. - Artigo 6 da EC 41 criou a sua regra de transio. Mas tambm revogou o artigo 8 da emenda 20 e substituiu por outra. CENRIO: regra nova aps EC/41 regra velha j preechia os requisitos com direito adquirido regra de transio art. 6 da EC 41.

31

PODERES DA ADMINISTRAO
Por exemplo: um servidor pblico que pratica uma infrao funcional. Ela vai ser processado e penalizado. Este ato administrativo representa o uso do poder disciplinar. J a multa de trnsito o poder de polcia. Os poderes administrativos so instrumentos, prerrogativas que tem o estado que servem para perseguir o interesse pblico e so materializados pela prtica de atos administrativos. Tem-se o poder de polcia (abstrato), que se materializa pela multa. O poder disciplinar (abstrato), se materializa pela demisso. Poderes da administrao DIFERENTE de poderes do estado (poderes do estado so orgnicos: executivo, legislativo e judicirio). Os poderes da administrao por sua vez so: de polcia, disciplinar, regulamentar e hierrquico. Esses poderes da administrao tem caractersticas comuns: poder-dever (exerccio obrigatrio), irrenunciabilidade, limites da lei (competncia), adequao + necessidade. ABUSO DE PODER: (gnero) - Excesso de poder: autoridade vai alm dos seus limites de competncia. (ex: delegado que prende e tortura) aquele passo a mais tinha que fiscalizar o ato, mas fiscaliza e humilha. - Desvio de poder: o vcio est na vontade. um vcio ideolgico. Classificao dos poderes administrativos 1. Poder vinculado aquele poder que o administrador no tem liberdade, no tem convenincia e oportunidade. Preenchidos os requisitos legais, o administrador obrigado a praticar o ato. Exemplo: servidor completou 60 anos de idade com 35 anos de contribuio, 10 anos de exerccio e 5 anos no cargo, o poder pblico no poder negar essa concesso. (Poder adstrito a lei.) Esses 2 poderes no so poderes autnomos... no Maximo so considerados atributos dos demais poderes, isso quem diz Maria silva di Dietro. 2. Poder discricionrio aquele poder que confere ao poder pblico um juzo de convenincia e oportunidade. Poder de agir uma margem de escolha em sua atuao. Toda e qualquer discricionaridade ela tem de ser ralativa, tem que ter o interesse da coletividade.

3. Poder Hierrquico Em CABM, trata do poder do hierarca. A palavra-chave a hierarquia. A administrao tem a prerrogativa de escalonar, estruturar, hierarquizar os quadros da administrao. Pelo exerccio no poder hierrquico, constitui-se a hierarquia. A relao de subordinao caracterstica desse poder. Esse poder tambm aparece nos atos de fiscalizao. Se o subordinado falhar ou no obedecer as ordens, existe a possibilidade de reviso desses atos. Tambm possvel a delegao e a avocao de funo. Escalonar suas funes por meio de seus rgos pblicos e agentes pblicos, (subordinada- chamada desconcentrao).

- Continuao dos Poderes Administrativos 32

4. Poder Disciplinar nada mais do que a possibilidade de aplicar sano em razo de infrao funcional. Se h hierarquia, h chefe comandando e controlando funcionrios. O poder disciplinar decorre do exerccio do poder hierrquico. Quem pode ser atingido pelo exerccio do poder disciplinar? R: Para exigir infrao funcional o sujeito deve estar no exerccio de uma funo pblica. Se no tem funo pblica, no tem infrao funcional. Infrao funcional quando o poder atinge aquele que est na intimidade da administrao, logo no se pode atingir um particular qualquer, mas se aquele particular estiver exercendo uma funo pblica, ele tambm ser atingido. Punir seus agentes, no terceiros, quando do exerccios de suas funes. A lei silente (no fala nada), e vinculado. O administrador vai aplicar sano por uma infrao disciplinar. O poder disciplinar em regra DISCRICIONRIO. Se verificada a prtica de uma infrao funcional, a autoridade superior TEM A OBRIGAO de instaurar o processo. At porque instaurar um processo investigar, e autoridade tem o dever de investigar. Assim, essa instaurao VINCULADA. As infraes funcionais esto previstas em lei das diversas esferas (estaduais, municipais, federais). Discricionria definio da infrao. Vinculada instaurao do processo, aplicao da sano. O que acontece com essas infraes funcionais? No direito penal por exemplo, j pr-estabelecido qual a conduta. J no estatuto do servidor, o conceito vago e indeterminado, no traz o verbo como acontece l no direito penal. Assim para completar esse conceito necessrio uma deciso discricionria do administrador. Por exemplo considerada infrao funcional a conduta escandalosa. Mas o que conduta escandalosa? Por exemplo, servidora que vai trabalhar com roupa indecorosa conduta escandalosa? Deve-se analisar o caso concreto. Por exemplo, servidora que vai trabalhar com essa roupa no frum poderia se enquadrar como conduta escandalosa, mas se a servidora salva-vidas e trabalhar na praia, logo tal vestimenta no seria considerada indecente. OBS: Uma vez defenida a infrao , o administrador no tem liberdade na escolha da sano . Tratando de uma deciso vinculada. 5. Pode Regulamentar ou poder normativo. aquele que serve para regulamentar, normatizar, disciplinar, complementando a previso legal e buscando a sua fiel execuo. Por exemplo: A lei 10.520/02, que instituiu o prego no Brasil. Essa lei diz que o prego modalidade licitao que serve para a aquisio de bens e servios comuns. Mas o que bem e servio comum? R: Assim, essa definio de bem e servio comum DEFINIDO NUM DECRETO REGULAMENTAR, que vem justamente para regulamentar, listando quais so os bens e servios comuns (canetas, papis, gua, etc.). No mbito federal o decreto 1555 que regulamenta a lei 10.520/02. conferido aos chefes do poder executivo, com finalidade de editar atos normativos para a fiel execuo de uma lei. (decretos) eles no inovam a ordem jurdica, ele regulamenta uma ordem existente. Decretos autnomos- seriam aqueles que poderiam inovar a ordem jurdica, aqueles que criam uma nova situao jurdica, o fundamento constitucional art. 184 VI 5 CF- o presidente da republica pode organizar a estrutura regulamentar da administrao publica. Quem fiscaliza o poder judicirio (ilegalidade/ inconstitucionalidade) Poder legislativo sustasr os atos normativos expedidos pelo executivo quando ocorrer abuso. Sempre que ocorrer conjuntos de constitucionalidade preventivo o poder legislativo ccj- quando do executivo veto jurdico- quando poder judicirio difusa veta execuo, quando concentrada veta a relao. O poder legislativo poder ser repressivo, quando das medidas processorias, e tambm de execuo de decreto.

33

Questo: Como se exerce o poder regulamentar? R: Por exemplo, por meio de: regulamento, resolues, regimentos, deliberaes, instrues normativas, portarias. O mais comum o regulamento. OBS: Quando o ato for levado ao dirio oficial para publicao, ele ser levado por meio do decreto, que nada mais do que a forma. No contedo um regulamento. Mas na moldura ele um decreto. Por isso que chamado de decreto regulamentar. Questo: Todo decreto regulamentar? R: No. Pode haver decreto que no contedo regulamento e outro que no o seja. Por exemplo, o decreto de nomeao para cargo na administrao, apesar de decreto no regulamentar. A nomeao de um servidor no est regulamentando nada. Questo: O que siginifica o regulamento? R: Regulamento diferente de lei em razo de quem a faz. Em razo de seu procedimento. E em razo de sua segurana. O regulamento no direito comparado ele tem duas modalidades: executivo e autnomo. O executivo aquele que complementa uma previso legal buscando a sua fiel execuo (regra no Brasil: CF LEI - Regulamento). J o autnomo, ele vai prever ou disciplinar aquilo que NO EST PREVISTO EM LEI. O regulamento autnomo INOVA a ordem jurdica. Ele foge da previso legal. Na verdade, o fundamento para o regulamento autnomo a prpria constituio. Pula- se o degrau da lei (CF Regulamento). Ele vai complementar no a lei, mas vai direto regra constitucional. O decreto autnomo um monstrinho para o regimento jurdico no Brasil. Como o Brasil est engatinhando na democracia, ento dar ao presidente da repblica o decreto autnomo uma arma perigosa demais. Assim segundo CABM, no possvel decreto autnomo no Brasil diante da insegurana jurdica, porm essa posio de que no cabe o decreto autnomo no Brasil no majoritria. Na hiptese do artigo 84 inciso VI da CF, o STF e a doutrina majoritria entendeu do cabimento do decreto autnomo nesses casos. POSSVEL NO BRASIL O DECRETO REGULAMENTAR AUTNOMO, EXCEO HIPTESES AUTORIZADAS PELA CONSTITUIO. Por exemplo: extino de cargo vago por meio de decreto regulamentar autnomo. (art. 84, VI, b) 6. Poder de Polcia a compatibilizao do interesse privado mais o interesse pblico. a arrumao desses interesses. Ele atinge principalmente: liberdade e propriedade. Apesar de liberdade e propriedade serem garantias constitucionais, essa liberdade e propriedade sofrem limitaes. Por exemplo: em propriedade a beira-mar s possvel construir at 8 andares. O direito para construir essa propriedade no retirado, mas o poder de polcia atua no para tomar o direito, MAS ELE DEFINE A FORMA DE EXERC-LO. Por isso no h se falar em direito indenizao. A partir do momento que h exerccio do poder de polcia de forma abusiva, gerar indenizao. O EXERCCIO DO PODER DE POLCIA ELE DECORRE DO EXERCCIO DE SUPREMACIA GERAL. Ou seja, AQUELA ATUAO DO PODER PBLICO QUE INDEPENDE DE RELAO JURDICA ANTERIOR. Ex: multa de trnsito, fiscalizao sanitria, controle de pesos e medidas, controle alfandegrio.

34

No pode ser confudido com SUPREMACIA ESPECIAL, aquela atuao do poder pblico que decorre de um vnculo jurdico anterior. Ex: servidor pblico infrator, contrato de concesso descumprido, aluno matriculado na escola pblica. No ser poder de polcia mas disciplinar. OBS: o poder de polcia pode ser exercido de forma preventiva e de forma repressiva. - Poder de polcia preventivo a vedao da construo de prdio com mais de oito andares. - Poder de polcia repressivo o embargo dessa construo. O poder de polcia pode ser via ato normativo. Trata-se de um poder de polcia com regras normativas. Mas tambm pode ser ato punitivo. Entre um e outro h o exerccio de atos fiscalizatrios (poder de polcia alfandegria). O poder de polcia, em regra, negativo. Ele negativo por se tratar de: evitar um dano maior via absteno. O poder de polcia NO pode ser delegado ao particular. Contudo, a doutrina e a jurisprudncia permitem a DELEGAO DE ATOS MATERIAIS DE POLCIA (atos que preparam o poder de polcia, por exemplo o fornecimento de equipamentos de radares). Esses atos podem ser anteriores e posteriores. definio do poder de polcia no artigo 78 do CTN. Taxa de polcia que decorre da diligncia. ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA: No confudir atributos do poder polcia com atributos do ato administrativo. Eles so muito prximos. 1- O poder em regra, DISCRICIONRIO. Lembrando que essa discricionariedade no absoluta. Como exemplo de poder de polcia vinculado: licena para construir. 2- AUTO-EXECUTORIEDADE. Significa independentemente do poder judicirio. Hoje, a doutrina separa auto-executoriedade em dois aspectos: - exigibilidade (decidir sem a presena do judicirio) e executoriedade (execuo das decises). A exigibilidade todo ato administrativo tem. J a executoriedade s acontece em razo de previso legal ou ento quando tratar-se de situao urgente. Assim a executoriedade nem todo ato tem. A auto-executoriedade no libera o formalismo. 3- COERCIBILIDADE. Significa obrigatoriedade, imperatividade.

ATO ADMINISTRATIVO

Atos ajurdicos ou fatos administrativos (Diegenes Gasparini) so aqueles fatos materiais que no correspondem a uma manifestao de vontade da administrao. (Por exemplo: secretria digitando um ofcio, motorista da ambulncia que dirige, etc. So meras condutas administrativas). CONCEITO de ATO ADMINISTRATIVO uma manifestao de vontade do ESTADO ou por quem o represente. Essa manifestao de vontade vai criar, modificar ou extinguir direitos; protegendo o interesse pblico. Assim, o regime jurdico aplicado a esse ato o REGIME JURDICO PBLICO. O ato administrativo complementar e inferior lei. O ato administrativo est sujeito a controle do poder judicirio.

35

ELEMENTOS DO ATO ADMINISTRATIVO (vlido) Lei 4.717/65 orientao dos elementos dada por essa lei. Porque ela descreve quais so os elementos para que um ato administrativo seja vlido. Alguns autores preferem o nome de requisitos ao invs de elementos. Mas, prevalece elementos. 1. Competncia (sujeito competente) competente aquele que exerce funo pblica. No basta ser qualquer agente pblico, ele deve tambm ser competente. Como saber que o agente pblico competente? Qual a fonte da competncia? R: como regra est na lei. Mas em algumas situaes, excepcionais, esto previstas na CF, como por exemplo, a competncia do presidente da repblica. A competncia tem algumas caractersticas: exerccio a) obrigatrio (poder-dever), b) irrenuncivel. Pergunta-se: o administrador pode modificar essa competncia? R: No. A competncia c) imodificvel. Ela tambm no admite transao. d) imprescritvel. No se admite prorrogao, logo e) improrrogvel. E por fim ela f) delegao/avocao (via de regra, mas deve ser justificada artigos 11 a 15 Lei 9784/99). H 3 casos que a delegao/avocao esto proibidas: - competncia exclusiva - competncia para ato normativo - competncia para deciso de recurso administrativo

AULA 09

(ATOS ADMINISTRATIVOS)

07/05/09

2. Forma aquela prevista em LEI. necessria a EXTERIORIZAO da VONTADE. Alm disso, ele vai ter que cumprir FORMALIDADES ESPECFICAS. Logo, quando o administrador quando pratica um ato administrativo, ele estar sujeito ao PRINCPIO DA SOLENIDADE. A regra geral por escrito, mas excepcionalmente esses atos podem ser praticados de outras maneiras, desde que a lei assim autorizar.

QUESTO: possvel no Brasil, o cotrato administrativo verbal? R: nulo ou de nenhum efeito o contrato verbal, salvo o de pronta entrega sendo de valores at R$ 4.000,00. (art. 60 nico da lei 8.666/93) O ato administrativo tem na condio de forma um PROCESSO ADMINISTRATIVO PRVIO. Ato administrativo resultado de um processo. Tambm condio de forma o dever de motivao/justificativa/finalidade . a correlao lgica entre os elementos do ato e a lei (o raciocnio lgico que justifica a prtica desse ato). A motivao no Brasil, em regra, obrigatria segundo doutrina majoritria e jurisprudncia do STF. Ateno: a motivao no pode ser aps a pratica do ato, mas deve ocorrer ANTES ou DURANTE a pratica do ato. 3. Motivo o fato + fundamento jurdico que justificam a prtica desse ato . Por exemplo: fechamento de fbrica poluente (fato) fechamento (motivo). O motivo desse ato precisa ser legal. Se o administrador resolver quando no h exigncia legal para motivar, tal motivao precisa ser verdadeira (Ex: caso de exonerar servidores ad nutum alegando enxugamento da mquina pblica e logo aps se faz nova contratao, tal ato no necessita ser motivado, mas em havendo a motivao tal deve ser verdadeira sob pena de nulidade). 36

Outro exemplo, utilizar-se da remoo para efeitos punitivos. O motivo declarado tem que estar compatvel com o resultado do ato (ex: porte de arma para A, B e C, da A briga e o administrador resolve tirar o porte de B ou C que em nada tem a ver com a briga).

OBS: Teoria dos Motivos Determinantes uma vez declarado o motivo do ato administrativo, o administrador est vinculado a este motivo. Ateno para o ato da exonerao ad nutum, que exceo, ou seja, no precisa declarar o motivo, mas se declar-lo, vai ter que obedec-lo mesmo no caso da exonerao ad nutum. Outra exceo, no caso da DESAPROPRIAO, pois se mantido uma razo de interesse pblico, possvel mudar o motivo. Ex: tredestinao ( feita a desapropriao para construir escola, mas depois se constri prdio da justia federal). 4. Objeto o resultado prtico do ato administrativo. o que o ato faz em si mesmo. O objeto para ser lcito depende de previso legal. Deve ainda ser possvel, ou seja, ser faticamente possvel. Deve ser determinado, aquele preciso, claro. Ateno: na instncia militar possvel a promoo de servidor falecido. 5. Finalidade ato administrativo tem como finalidade o INTERESSE PBLICO. Se o ato administrativo for praticado com outra razo que no a razo de interesse pblico ser DESVIO DE FINALIDADE (ato mascarado).

ELEMENTOS Ato vinculado Ato discricionrio 1. Competncia VINCULADO VINCULADO 2. Forma VINCULADO VINCULADO 3. Motivo VINCULADO DISCRICIONRIO 4. Objeto VINCULADO DISCRICIONRIO 5. Finalidade VINCULADO VINCULADO Ex1: Concesso de Aposentadoria. O motivo do ato de concesso de aposentadoria ser servidor com 60 anos de idade e com 35 anos de contribuio. O objeto do ato administrativo o deferimento da aposentadoria. Motivo e objeto no ato vinculado so VINCULADOS. NO ATO VINCULADO TODOS OS ELEMENTOS SO VINCULADOS. Ex2: Permisso de uso de bem pblico. Instalao de mesas e cadeiras em calada. Administrao permite pois a rua tranquila, o motivo. E o objeto o deferimento da permisso. Porm, a administrao pode considerar a rua perigosa, motivo. E o objeto ser indeferido. Nesse caso o administrador est fazendo juzo de valor para deferir ou inderir o pedido. A DISCRICIONARIEDADE DO ATO DISCRICIONRIO EST NO MOTIVO E NO OBJETO. QUESTO: 1. O que mrito do ato administrativo? R: A DISCRICIONARIEDADE, ou seja o juzo de valor, a liberdade do administrador. O mrito no motivo e objeto. Mas o endereo do mrito no motivo e objeto. QUESTO: 2. Poder judicirio pode rever ato administrativo? R: Sim. Ele pode fazer controle de legalidade em sentido amplo. QUESTO: 3. O poder judicirio pode rever o mrito do ato administrativo? 37

R: No pode rever (resposta para prova objetiva). Hoje, o poder judicirio pode fazer controle de legalidade em sentido amplo (lei + princpios constitucionais) que acaba limitando o mrito do administrador. Mas se o mrito for razovel, o judicirio no pode rever. O judicirio s poder rever se violar a lei + princpios constitucionais. QUESTO: 4. O poder judicirio pode controlar o motivo e o objeto do ato discricionrio? R: Sim. Ele pode. A anlise feita no que se restringe legalidade.

ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO a) presuno de legitimidade presuno de legalidade (lei); presuno de veracidade (verdade). Essa presuno juris tantum. Logo, o nus da prova cabe a quem alega. Em razo dessa presuno, tem como consequncia prtica a aplicao imediata do ato. b) Auto-executoriedade significa que independe do poder judicirio. c) Imperatividade d) Tipicidade significa que cada ato administrativo vai ter uma correspondente figura definida pela lei. PERFEIO/VALIDADE/EFICCIA DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Perfeio est se referindo ao ciclo de formao. O ato jurdico perfeito aquele que conclui o ciclo de formao. Simples 1 manifestao Composto 2 manifestaes/1 rgo/ desigualdade Complexo 2 manifestaes/2 rgo/igualdade 2. Validade Se um ato administrativo cumpre seus requisitos, ele ser vlido. 3. Eficcia aquele pronto para produzir efeitos. ATENO a PERFEIO INTOCVEL. Os outros elementos podem ser mexidos. Exemplos: - O ato jurdico perfeito, invlido e eficaz at ser declarado um ato invlido. Por exemplo, servidor aprovado em concurso, aps ocorre a anulao do concurso pblico. - O ato jurdico perfeito, vlido e ineficaz. Por exemplo, o contrato administrativo que no publicado, no ser eficaz. - O ato jurdico pefeito, invlido e ineficaz. Por exemplo, um contrato administrativo celebrado sem licitao. Alm de no licitar, tambm no ocorre a publicao.

38

EFEITOS: Efeito atpico REFLEXO atingir terceiro que no est diretamente ligado pratica do ato. Ex: desapropriao do imvel do Joo que atinge o contrato de locao que Joo tinha com Maria desse imvel. Efeito atpico PRELIMINAR/PRODRMICOS: nomeao de dirigente de agncia reguladora. O senado aprova e o presidente nomeia. Neste momento o ato considerado perfeito, pois concluiu o ciclo de formao. A segunda manifestao nesse caso (presidente nomeiar) o efeito preliminar (efeito prodrmico) o EFEITO QUE ANTECEDE O APERFEIOAMENTO DO ATO. Ele aparece nos atos administrativos compostos ou complexos que depende de 2 manifestaes de vontade. E CONSISTE NA OBRIGAO DA SEGUNDA AUTORIDADE SE MANIFESTAR QUANDO A PRIMEIRA J SE MANIFESTOU. Distingue-se nos atos administrativos os tpicos e os prodrmicos. Os tpicos so prprios de cada categoria de ato. J nos prodrmicos, o contemporneo (durante, enquanto) emanao do ato. Os efeitos prodrmicos: So Atpicos; No suprimveis; No depende da vontade do emissor do ato; EXTINO ou DESFAZIMENTO DE ATO ADMINISTRATIVO - ANULAO a retirada de um ato administrativo do OJ. Pois, trata-se de ato ilegal. A administrao deve reconhecer essa ilegalidade. O poder judicirio tambm pode. Produzindo efeitos ex tunc, ou seja o ato ser retirado desde a sua origem. Mas, CABM, diz que nem sempre a anulao produzir efeitos ex tunc. Ele alega que se o ato de anulao negativo, deve ser ex nunc. Agora, se o ato administrativo for positivo ele ser ex tunc. Ex: caso de gratificao para servidor. Ser nunc se ele tem que devolver o dinheiro e ser tunc se ele tem direito de receber desde a origem. * O prazo para administrao rever seus atos ilegais de 5 ANOS (artigo 53 e ss da lei 9784/99). - REVOGAO decorre em razo de inconvenincia. S pode ser feito pela administrao. Ateno, o judicirio no revoga atos administrativos dos outros rgos, mas pode fazer revogao de seus prprios administrativos, isto chamado de controle administrativo. * NO H PRAZO PARA REVOGAO. * Existe alguma limitao para contedo (LIMITE MATERIAL): quando ele j produziu direito adquirido, quando vinculado, quando j produziu seus efeitos, etc. Se o ato administrativo preenche os requisitos ele ser vlido. Se o ato administrativo possui vcio sanvel o ato ser anulvel, passvel de CONVALIDAO. Normalmente vcio sanvel est na forma ou na competncia. Se o ato administrativo possui defeito insanvel o ato ser nulo, passvel de ANULAO. Acontece hoje que anulao em alguns casos mais prejudicial do que benfica. Ferindo princpios constitucionais. Disso decorre a ESTABILIZAO DE EFEITOS DO ATO ADMINISTRATIVO. (No se conserta defeitos como ocorre na convalidao, mantem-se o ato ilegal assim mesmo). (Caso dos 12 servidores nomeados em 1989 sem prestar concurso, no podendo demit-los, em nome da segurana jurdica).

AULA 10

(LICITAO)

04/06/09 39

LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


Leitura: - Lei 8.666/93 - Lei 10.520/02 ATENO A lei 8666 sofreu duas alteraes nos artigos 17 e 24 pela 11.783 e MP 458. 1. LICITAO Conceito trata-se de um procedimento administrativo. Tem como finalidade preparar a celebrao de um contrato. Objetivos Selecionar a melhor proposta para o poder pblico (significa dizer, melhor proposta preo, tcnica, ou tcnica e preo, no necessariamente preo baixo) O Princpio da Impessoalidade, ou seja dar a oportunidade para qualquer um que preencha os requisitos legais possa contratar com a Administrao. Sujeitos Licitao artigo 1 da lei 8.666 nico. Administrao Direta (entes polticos U/E/M/DF) Administrao Indireta (Autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e as S.E.M.) *Fundos especiais o artigo fala expressamente de fundos especiais. Mas nesse ponto o legislador se equivocou, praticou uma impropriedade. Porque os fundos especiais tem finalidades assistencias, exemplo: fundo especial para assistncia dos desabrigados das chuvas, das secas, para incentivar produo de leite, vrias finalidades, normalmente assistenciais. Ao Fundo especial ser dado assistncia destinando recursos financeiros para aquelas assistncias. O fundo especial pode ser constitudo com 3 naturezas diferentes: - rgo da administrao direta no precisa vir em separado, pois j est na lista. - com natureza jurdica de fundao pblica tambm no precisava vir em separado, pois j estava na lista da Administrao Indireta. - como um cdigo oramentrio/um nmero, uma lista no oramento ele no existe fisicamente, por isso no licita, somente um nmero para se fornecer o oramento. Tambm no precisava estar na lista. Demais entes controlados direta ou indiretamente pelo poder pblico se a pessoa jurdica recebe doao, recursos oramentrios, o poder pblico vai controlar. Por exemplo: entes de cooperao (SESC, SESI, SENAI, SEBRAE sistema S), eles fazem a licitao, porm de forma mais simplificada. Tambm se enquadram aqui as OSCIP. OBS: As Empresas Pblicas e as SEM podem prestar servio pblico ou exercerem atividade econmica. Quando elas prestarem servio pblico estaro sujeitas licitao. Agora, quando exercem atividade econmica, elas podero ter estatuto prprio no necessitando de licitao. Porm como esse estatuto no saiu ainda, elas estaro sujeitas lei 8666 mesmo como exploradora de atividades econmicas. Competncia para legislar sobre licitao e contratos administrativos est previsto na CF no artigo 22 inciso XXVII. A Unio tem competncia para legislar sobre normas gerais de licitao e contratos. Essa competncia j foi exercida quando da edio das leis: 10.520, 8.666, 8.987, 11.079. 40

Essas leis so de mbito nacional, ou seja se aplicam em todo territrio nacional servindo para todos os entes. A CF diz expressamente que compete Unio legislar sobre normas gerais sobre licitao e contratos. Assim, todos os entes podem legislar sobre normas especficas, porm essas normas s servem para quem legislou. Se o municpio legisla sobre norma especfica, esta uma norma municipal, se o estado o fizer, ser estadual e se for a prpria Unio, est ser de mbito federal. OBS: a Lei das PPPs (11.079) h na prpria lei essa separao do que de mbito federal o que de mbito nacional. PRNCIPIOS (prprios) APLICADOS LICITAO No incio do curso foram estudados vrios prncipios do direito administrativo. Estes sero aplicados tambm na licitao. 1. PRINCPIO DA VINCULAO AO INSTRUMENTO CONVOCATRIO instrumento convocatrio o edital, salvo na modalidade convite (instrumento convocatrio a carta-convite). Vamos prender o administrador ao edital . Por que se diz que o edital a lei da licitao? R: Porque tudo que for relevante, que interessa licitao, deve estar previsto no edital. A administrao no pode exigir nem mais nem menos do que est previsto no edital. Por exemplo: se a administrao exige um requisito e no meio do caminho descobre que no era to importante, ela no poder inexigir. Est no edital tem que exigir. 2. PRINCPIO DO JULGAMENTO OBJETIVO diz que o edital deve prever de forma clara e precisa qual ser o critrio de seleo/julgamento. Questo: Ser que possvel, numa licitao para comprar canetas, MENOR PREO. H duas empresas: a empresa A oferece o preo a R$ 1,00 e o B R$ 1,01 com melhores condies (parcelamento, banhada a ouro). Vai ganhar a empresa que apresentar o menor preo, logo a empresa A. Pois o edital no pode deixar dvidas, deve deixar de forma clara e precisa, no se pode levar em considerao critrios estranhos ao edital, caneta banhada a ouro e parcelamento no estavam previstos no edital. TIPOS DE LICITAO: (critrio de julgamento/seleo) artigo 45 da lei 8666/93 - preo - tcnica - tcnia + preo OBS: concurso, convite, tomada de preos, concorrncia, prego, leilo, so MODALIDADES.

3. PRINCPIO DO SIGILO DE PROPOSTA as propostas em licitao so sigilosas at o momento de sua abertura em sesso pblica. Existe uma modalidade que no tem esse sigilo: o leilo, pois s tem lance verbal. Cuidado: no prego os lances so por escritos, logo sero sigilosas at o momento de sua abertura. Fraudar sigilo de proposta improbidade administrativa e crime na licitao. Questo: Qual a nica modalidade que no tem sigilo de proposta? R: O LEILO. 41

4. PRINCPIO DO PROCEDIMENTO FORMAL o procedimento licitatrio tem que obedecer a todas as formalidades previstas pela lei. Logo que saiu a lei 8.666, o presidente de comisso de licitao passou a exercer muitos poderes, e qualquer impropriedade eliminaria o concorrente licitao. Assim, era utilizado como requisito (cor do envelope, tipo da letra) ou seja, uma formalidade por mera formalidade. Mas o STJ entendeu que apesar de o procedimento ser formal, no basta uma formalidade por mera formalidade. A lei estabelece determinadas formalidades dependendo do tipo de licitao. O administrador no pode criar diferentes etapas por exemplo, mesclar modalidades, criar novas modalidades. O administrador vai ter que cumprir as modalidades e procedimentos conforme previstos em lei.

CONTRATAO DIRETA EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Na administrao, a regra licitar. O procedimento licitatrio vai fundamentar a contratao. Excepcionalmente, a licitao no vai ser realizada, a isso se chama: contratao direta (no ocorre licitao). Para substituir o procedimento licitatrio, haver um procedimento de justificao (artigo 26 da lei 8.666/93). Esse procedimento de justificao vai fundamentar a contratao direta. Quando se contrata diretamente na Administrao Pblica: 2 hipteses: 1 - Em casos de DISPENSA. Na dispensa de licitao a competio possvel, vivel. Mas quem libera essa competio ser o legislador. Dentro de DISPENSA, h duas modalidades: DISPENSADA e DISPENSVEL. DISPENSADA a competio possvel, mas a lei diz no preciso. O administrador no tem liberdade, ele no decide, a ordem da lei. (rol TAXATIVO do artigo 17 da lei 8666). DISPENSVEL a competio possvel, a lei disse no precisa. O administrador poder ou no dispensar. A deciso do administrador, ele tem liberdade. (rol TAXATIVO do artigo 24 da lei 8666). 2 - Em casos de INEXIGIBILIDADE. Ela ser inexigvel quando for invivel. (rol EXEMPLIFICATIVO do artigo 25 da lei 8.666). QUESTO: Se o rol do artigo 25 meramente exemplificativo, como saber se a competio ser exigvel ou inexigvel? R: Est relacionado com a viabilidade. Para que a competio seja vivel necessrio trs requisitos CUMULATIVOS, pressupostos: - lgico (pluralidade de objeto/servio/fornecedor). Se h somente 1 no mercado, no necessrio a competio. - jurdico (proteo do interesse pblico). - ftico (gerar interesse de mercado). A inexigibilidade estar presente sempre que faltar um desses pressupostos.

42

MODALIDADES DE LICITAO VALOR - Concorrncia - Tomada preos - Convite OBJETO - Leilo - Concurso - Prego Exceo: a concorrncia como regra pelo valor, mas h determinada circunstncia em que o objeto ser levado em considerao. No Leilo como regra o objeto, mas haver um determinada circunstncia onde o valor ser levado em considerao.

1. CONCORRNCIA Artigo 22 da lei 8666. utilizada para valores altos. O que significa valor alto? R: Esto apontados no artigo 23. So dois parmetros: Engenharia para valores acima de R$ 1.500,000 Outros bens e servios para valores acima de R$ 650,000 Excepcionalmente a concorrncia escolhida em razo de objeto quando se tratar de imvel. Para comprar e vender imvel, a administrao tem que se valer da concorrncia. a) Imvel artigo 19 da lei 8.666 faz uma ressalva, se o imvel for decorrente de deciso judicial ou originrio de dao em pagamento, ser utilizado a modalidade leilo. Tambm se utiliza a modalidade concorrncia quando se tratar de concesso de direito real de uso ou de servio. Nesse caso tambm existe uma exceo. A partir de 95 o Estado resolver estatizar. Assim se o servio estiver previsto no programa nacional de desestatizao. Se utiliza a modalidade leilo. Na licitao internacional tambm se utiliza a modalidade concorrncia. aquela que tem a participao de empresas estrangeiras. Excepcionalmente sero: tomada e convite. Ser tomada de preos quando o valor do contrato for o da tomada + cadastro internacional possvel utilizar a tomada de preos. Excepcionalmente tambm possvel utilizar o convite. Ser utilizada a modalidade convite quando o valor for correspondente modalidade convite, desde que no exista fornecedor no pas (so dois requisitos cumulativos = valor do convite + no existir fornecedor no pas). OBS: O prazo de intervalo mnimo = um prazo previsto para cada modalidade licitatria da publicao do edital at a entrega do envelope. Esse prazo em dias corridos. (Artigo 21 da lei 8666)

2. TOMADA DE PREOS Tambm escolhida em razo do valor. Ela utiliza valores intermedirios. Sero encontrados valores acima de R$ 150,000.000 e at R$ 1,500.000,00 para servios de engenharia. E de R$ 650.000,00 para outros bens e servios que no os de engenharia. A tomada est entre convite e concorrncia. 43

QUESTO: Quem poder participar? R: Somente os licitantes cadastrados. Ou seja, aqueles que preencherem os requisitos para o cadastramento. O cadastramento nada mais do que um banco de dados da administrao, ou seja uma habilitao prvia, aquilo que seria exigido na habilitao exigido no cadastramento. Assim, o procedimento de tomada mais rpido, pois no tem essa fase de anlise de documentos, porque j foram entregues e analisados na fase de cadastramento. A empresa receber o certificado de registro cadastral que ser suficiente na apresentao da fase de anlise de documentos. Tambm podero participar da tomada aquelas empresas que preencherem os requisitos do cadastramento em at 3 antes da entrega dos envelopes. A tomada de preos tambm tem um prazo de intervalo mnimo. Esse prazo ser de 15 dias se for somente do tipo preo. Agora, de tcnica + preo ser de 30 dias. 3. CONVITE Tambm modalidade licitatria escolhida em razo do valor. Trata-se de um valor pequeno. O convite comea a contar do valor 0 at R$ 150,000.00 na engenharia. E de 0 at R$ 80,000.00 para outros bens e servios que no os de engenharia. Caractersticas do CONVITE: - Instrumento convocatrio carta-convite. H publicidade, o que no h publicao em dirio oficial. (No existe publicao de instrumento convocatrio, no h publicao no dirio oficial, ela somente fixada no trio da repartio). - Se o quadro da repartio for pequena e selecionar trs servidores vai prejudicar o servio, possvel fazer o convite com um nico servidor. Lembrando que a regra geral com 3 servidores. (art. 51 da lei 8666). - Prazo de intervalo mnimo no convite ser de 5 dias teis. Lembrando que dia til no direito administrativo s aquele que a administrao estiver funcionando (ponto facultativo, fogo, luto, no ser dia til, ou seja por qualquer justificativa a repartio no funciona naquele, este dia no ser til). QUESTO: Quem pode participar da licitao convite? R: Somente os licitantes convidados. Em nmero mnimo de 3. Sejam eles cadastrados ou no. Desde que ele esteja no ramo de atividade. Alm dos convidados, tambm pode participar do convite aqueles que manifestarem vontade de participar com 24 horas de antecedncia. OBS1: licitao dispensvel REGRA GERAL (artigo 24 incisos I e II da lei 8666) - 10% do valor de engenharia do parmetro do convite = R$ 15.000,00 - 10% do valor de outros bens e servios do parmetro convite = R$ 8.000,00 OBS2: Algumas pessoas jurdicas gozam de 20% de valor de dispensabilidade (dispensa dobrada - nico do artigo 24 aplicados para as empresas pblicas, sociedades de economia mista, agncias executivas e consrcios pblicos). 44

OBS3: Se a modalidade a mais simples, poder ser utilizada uma mais rigorosa. Da mais simples para mais rigorosa se pode trocar. Agora, da mais rigorosa para a mais simples no se pode trocar. Logo, a concorrncia acaba sendo possvel em qualquer valor. OBS4: O fracionamento de despesas proibido pela lei 8666. Por exemplo: a administrao precisando locar 10 carros para 1 ano; loca-se 1 de cada vez. No se pode fracionar aquilo que possvel ser contratado por inteiro. 4. LEILO Primeira modalidade que tem como regra o objeto. Quando ser utilizado? uma modalidade de licitao que s serve para alienar. No se compra nada por meio de leilo. Mas o que possvel ser alienado por meio de leilo? possvel alienar por leilo bem imvel quando for decorrente de deciso judicial ou dao em pagamento. possvel tambm utilizar a modalidade concorrncia. Tambm possvel a utilizao da modalidade leilo para bens mveis: inservveis, apreendidos e penhorados (na verdade o legislador quis se referir a bens mveis objetos de penhor). Tambm imveis no valor em at R$ 650,000.00. 5. CONCURSO O prazo ser de 45 dias. O procedimento do concurso no est previsto na lei 8.666. O procedimento do concurso estar previsto em regulamento. Normalmente a comisso de licitao composta por servidores. Excepcionalmente no haver servidores. A comisso do concurso chamada de especial, desde que idnea e com conhecimento na rea. 6. PREGO O prego no est previsto na lei 8.666. Est na lei 10.520/02. A modalidade de prego segue a mesma norma geral da lei 8.666. Consequentemente a lei 10.520 s traz as excees. O prego uma modalidade de licitao que tem procedimento invertido. Ele se d formas: presencial e virtual (eletrnico). Ele utilizado para AQUISIO. Aquisio de bens e servios comuns ( aquele que pode ser definido no edital com expresso usual de mercado, no se requer conhecimentos especiais). O prego s existe no tipo PREO, necessariamente no tipo menor preo. O prazo de intervalo mnimo de 8 dias teis. Quem bate o martelo no prego o pregoeiro.

AULA 11

(LICITAO cont. e CONTRATOS ADMINISTRATIVOS)

23/06/09

PROCEDIMENTO DA LICITAO 1 FASE (FASE INTERNA) - Formalizao do Processo inicia-se com a autuao do processo (dar capa, nmero, etc) - Identificar as necessidades demonstrar as necessidades para essa contratao. 45

- Recursos oramentrios o recurso separado desde o incio. Deve ser um recurso que realmente vai acontecer. - Nomeao comisso da licitao o artigo 51 quem define os requisitos da comisso de licitao (os membros da comisso no tem formao jurdica). - Elaborao do edital deve cumprir as exigncias do art. 40 da lei 8.666/93. - Parecer jurdico para verificar se as formalidades foram cumpridas, requisitos atendidos, etc. (isso porque os membros da comisso no tm formao jurdica). - Autorizao superior para ser a possvel a deflagrao da licitao. Esse ato conclui a fase interna. 2 FASE (FASE EXTERNA) - Publicao do Edital os requisitos esto no artigo 21 da lei. - Prazo de intervalo mnimo prazo este de acordo com cada modalidade licitatria. - Aviso de Edital esse aviso traz os elementos mais importantes. - Custo a regra cobrar o custo de sua reproduo. - Condio o licitante precisa conhecer o contedo do edital, no importa se ele comprou o edital ou no, essa regra ilegal. QUESTO: Publicado o edital quem poder IMPUGN-LO? R: Qualquer cidado parte legtima, mas qualquer pessoa no. O cidado tem at o 5 dia til anterior entrega dos envelopes para impugnar o edital. A administrao ter 3 dias teis para julgar esse edital. O potencial licitante tambm poder impugnar o edital. Ele poder faz-lo at o segundo dia til anterior entrega dos envelopes. O licitante decair do direito de faz-lo se no o fizer neste momento. Essa decadncia para via administrativa, nada impede que se ajuize uma ao na via judicial. OBS: junto com o edital, vem tambm a minuta do contrato. A comisso no ter prazo para julgar a IMPUGNAO, mas o ideal que ela julgue o mais antes possvel. A comisso pode consertar o edital impugnado (art. 21 4 da lei). A alterao do edital feita via aditamento. Esse aditamento tem que ser publicado. Se o erro foi apenas um problema de digitao, por exemplo. Essa mudana no altera as obrigaes do edital, basta aditar e publicar. Agora, se a mudana for para apresentar um documento novo, por exemplo apresentar um documento novo, nesse caso ser reaberto o prazo de intervalo mnimo. - Entrega de envelopes a quantidade de envelopes a serem entregues variam de acordo com a modalidade de licitao. Normalmente os envelopes sero 2 (proposta + documentos). No importa de que maneira os envelopes chegam, (motoboy, correios) e quando chegaram, o que importa que chegaram no tempo certo. Se a administrao ainda estiver recebendo envelopes (etapa certa) no importar o atraso, os envelopes sero recebidos, por exemplo chegar 1 hora atrasado. - Habilitao/Qualificao Os envelopes de documentao sero os primeiros a serem abertos. Toda comisso e todos os licitantes presentes devero rubricar todos os documentos, visando eliminar a possibilidade de fraude (art. 43 da lei 8666). - Documentos da Habilitao (art. 27 e seguintes da lei). Esse artigo representa rol taxativo. OBS: no que diz respeito aos documentos que comprovam cada um desses requisitos do artigo 27, ir depender do caso concreto. Assim os artigos 28, 29, 30 e 31 so exemplificativos, podendo variar de acordo com o caso. 46

QUESTO: Como ser considerado o licitante que no preencher os requisitos na fase da habilitao? R: Ele ser INABILITADO ou DESQUALIFICADO. OBS: Se todos os licitantes foram inabilitados, ser realizado a diligncia para tentar salvar a licitao. Ser aberto um prazo para os licitantes complementem os documentos. Esse prazo ser de 8 dias teis, salvo se for na modalidade convite que esse prazo poder ser reduzido para 3 dias teis (art. 48 3). Se mesmo assim com a diligncia no sendo possvel salvar a licitao, dever ser iniciada nova licitao. - Recurso (art. 109 da lei 8666). Prazo: ser de 5 dias teis, regra geral. Se a licitao for na modalidade convite, esse prazo ser reduzido para 2 dias teis. Efeito: normalmente os recursos no tm efeito suspensivo. Mas no caso da inabilitao o recurso ter efeito suspensivo. - CLASSIFICAO E JULGAMENTO significa a anlise de 2 requisitos: - Se a proposta que cumpriu as exigncias formais do edital - Se o preo est compatvel com o preo praticado no mercado Se a empresa cumpriu os 2 requisitos supra, ela ser CLASSIFICADO. Se a empresa NO cumprir os 2 requisitos supra, ela ser DESCLASSIFICADA. Sem abrir prazo para recurso, a comisso passar a fase de JULGAMENTO: - Ser selecionado a melhor proposta. Por exemplo: a empresa A a vencedora. Agora, se ocorrer empate entre duas empresas na mesma colocao, haver requisitos para desempatar (art. 3 2 da lei). Mesmo com o artigo 3 elas continuarem empatadas, ser utilizado o artigo 45 2 (sorteio), podendo ser qualquer tipo de sorteio. Depois de julgar a proposta vencedora, ser feito novamente uma CLASSIFICAO (1 colocado, 2 colocado, etc). - RECURSO o prazo ser de 5 dias teis (regra geral), salvo se for do convite que ser de 2 dias teis. Com ou sem efeito suspensivo. - Se aps todo o procedimento chega-se ao final da licitao e constata-se que todos os licitantes foram DESCLASSIFICADOS; nesse caso, mesmo assim vai se tentar salvar a licitao (art. 48 3 da lei), mas se no for possvel, ser CASO DE CONTRATAO DIRETA COM DISPENSA DE LICITAO. Decidida a fase de classificao e julgamento a prxima fase : - HOMOLOGAO nada mais do que a verificao da regularidade do procedimento. A administrao vai verificar se tudo o que ela fez est certo. A homologao ser feita, no pela comisso que organizou o certame at ento, mas pela autoridade superior. Prxima etapa:

47

- ADJUDICAO significa o resultado oficial e definitivo da licitao. Anuncia que a empresa X vencedora e est tudo certo. Vai dar ao vencedor o status de vencedor. Esse vencedor ter as seguintes garantias: (no tem direito subjetivo, mas mera expectativa de direito). Ou seja, se a administrao for assinar o contrato, dever o ser com o vencedor. Para o licitante vencedor estar obrigado a assinar o contrato pelo prazo de 60 dias a contar da entrega os envelopes (art. 60 3 da lei 8666).

PROCEDIMENTO LICITATRIO DA MODALIDADE PREGO (O prego tem um procedimento invertido) Lei 10.520/02 Ser aplicado a lei 8666/93 O que no est na 10520 segue a 8666. O procedimento ser diferenciado, porm a base a mesma. - Formalizao - Publicao de edital - Recebimento dos envelopes - Classificao/Julgamento - Habilitao - Recurso (s nesse momento)

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Nem todo contrato celebrado pela administrao ser contrato administrativo. Contrato gnero do qual espcie o contrato administrativo. Mas vale o cuidado. A administrao pode celebrar contrato e esse contrato ser regido pelo direito privado, a esse contrato se d o nome de contrato da administrao (por exemplo: a locao, o arrendamento). Se o contrato da administrao regido pelo direito, quem estuda o direito civil, no ser analisado pelo direito administrativo. O que interessa o contrato regido pelo Direito Pblico, esse ser contrato administrativo. 1. Conceito de Contrato Administrativo um vnculo jurdico, um ajuste, um ato bilateral que ter dois sujeitos (sujeito ativo, sujeito passivo) se comprometem a prestao e a contraprestao. Esse vnculo jurdico tem como objetivo a satisfao do interesse pblico, proteger, realizar esse interesse pblico. O regime jurdico ser o pblico. 2. Caractersticas Partes tem que ter a presena do poder pblico. Sem a participao do poder pblico no ser contrato administrativo. O poder pblico pode ser tanto sujeito ativo ou passivo, tanto faz, desde que esteja presente. Formal possui formalidade prprias. Consensual diferente do real. Significa que estar pronto e acabado do momento que se manifestou a vontade. Comutativo diferente de aleatrio. De adeso no h discusso de clusula contratual 48

Personalssimo vai considerar as condies, qualidades do contratado. 3. Formalidades - Licitao procedimento licitatrio a primeira formalidade. Agora, se a licitao for dispensvel ou inexigvel, a consequncia jurdica aqui ser a justificao, ou seja um PROCEDIMENTO DE JUSTIFICAO, a lei estabelece isso l no artigo 26 da lei 8.666/93. Esse procedimento de justificao simplificado. - Verbal excepcionalmente possvel contrato verbal (art. 60 nico da lei 8666). A regra fazer por escrito. Ele de pronta entrega e pronto pagamento e at o limite de R$ 4.000,00. - Publicao o administrador tem o dever de publicar, mas essa uma condio de eficcia do contrato e no de validade. O que significa dizer que o contrato no vai produzir efeitos enquanto no for publicado (art. 61 nico da lei 8666). O prazo para publicar o contrato deve ser no mximo de at 20 dias. Mas, ele no deve ultrapassar o 5 dia til do ms subsequente. o que aparecer primeiro, por exemplo se o contrato aparecer no comeo do ms, conta-se os 20 dias e pronto, agora se o contrato for assinado no final do ms ser respeitado o 5 dia til. QUESTO: O instrumento de contrato ser obrigatrio no contrato administrativo? R: O instrumento de contrato o documento que vai definir de forma minuciosa as regras da relao. Ele poder ser tanto obrigatrio como facultativo (art. 62 da lei 8.666). Ele ser obrigatrio quando o valor do contrato for correspondente concorrncia ou valor do contrato for correspondente tomada de preos. Ele ser facultativo quando o valor do contrato for correspondente ao convite, devendo exitir a possibilidade de realiz-lo de outra maneira. A lei fornece alternativas: carta-contrato, nota de empenho, ordem de servio que so atos administrativos simples. 4. Clusulas do Contrato Administrativo - Necessrias esto enumeradas no artigo 55 da lei 8666. Elas so obrigatrias, devem constar no contrato administrativo, elas so clusulas previsveis. - Exorbintates esto enumeradas no artigo 58 da lei 8666. QUESTO: As exigncias da habilitao so as mesmas para o contrato? R: clusula necessria do contrato administrativo de que a empresa mantenha os requisitos da habilitao durante toda a execuo do contrato, sob pena de extino do contrato. Porque, na verdade as exigncias na habilitao no so para a habilitao mas para o contrato. - Garantia est na lista do art. 55, mas os detalhes esto definidos no art. 56 da lei. Este um poderdever, quando a lei diz pode exigir a garantia, ela na verdade DEVE exigir tal garantia. O valor da garantia de at 5% do valor do contrato. Porm, excepcionalmente, essa garantia poder chegar em 10% ao valor do contrato, para os contratos de grande vulto, alta complexidade e riscos financeiros. Essa garantia pode ser: Cauo em dinheiro a empresa vai abrir uma conta bancria em nome da administrao. Ttulo da Dvida Pblica Fiana bancria aquela fiana prestada por um banco. 49

Seguro-garantia um contrato de seguro do contrato. Se a empresa contratada no cumprir o contrato com a administrao a seguradora vai arcar com a garantia. Como ser feita essa escolha de garantia? Quem decide a forma o contratado. Quando o contratado escolhe a garantia, uma excelente oportunidade para que a administrao receba seus ttulos da dvida pblica. Porm deve ser uma dessas garantias elencadas na lei. - Durao qual o limite do contrato administrativo? Est previsto no artigo 57 da lei 8666. Todo contrato tem prazo determinado e o limite o do crdito oramentrio. At porque deve ser reservado o recurso. O limite da lei oramentria de 12 meses. H excees: o prazo ser maior se o objeto do contrato estiver previsto no PPA (Plano Plurianual), o artigo 165 e seguintes conceitua o que o PPA (o PPA nada mais do que a lei que vai definir as metas e aes do governo pelo prazo mximo de 4 anos). Assim o limite mximo desse contrato ser de 4 anos (limite do mximo do PPA). No caso de prestao contnua o contrato poder chegar em at 60 meses, desde que quanto maior o prazo melhor o preo, sendo possvel mais uma prorrogao de 12 meses em caso de excepcional interesse pblico (60 + 12). E no caso de aluguel de equipamentos e programas de informtica o prazo mximo ser de 48 meses. OBS: se o contrato administrativo for de concesso e permisso de servio, o prazo de contrato ser o da lei de servio (haver contrato de 40 anos, 60 anos) vai depender do valor do investimento.

AULA 12 (CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Trmino e SERVIOS PBLICOS) 30/06/09 CLUSULAS EXORBITANTES (Rol do Art. 58 da lei 8666) so aquelas que no esto presentes num contrato comum. Elas estabelecem algumas prerrogativas, alguns privilgios para a Administrao. a) RESCISO UNILATERAL b) ALTERAO UNILATERAL artigo 65 da lei 8666. Modificar as especificaes (detalhes) do projeto. Trata-se de uma alterao qualitativa. No possvel modificar a natureza do objeto (por exemplo: coleta de lixo em telefonia). OBS: alterao quantitativa do objeto possvel (por exemplo: contratou 100 canetas, mas verificou-se que na verdade eram 120). Ser pago por aquilo que se contratou em primeiro lugar, no caso as 100 canetas. Porm essa alterao se limita em at 25%, seja tanto para acrscimos como supresses. OBS2: no caso de reforma os acrscimos podero chegar em at 50%. De forma bilateral 4 alteraes so possveis: - Regime de execuo do contrato por exemplo na construo de uma rodovia. - Forma de pagamento a lei no admite pagamento antes da entrega do bem. - Substituio da garantia por exemplo de cauo por fiana bancria. - Equilbrio econmico-financeiro aplica-se nesse caso a teoria da impreviso (se o contrato se tornar oneroso demais para uma das partes ele poder ser alterado, havendo fato novo ou circunstncia nova). Ateno: no h que se falar em equilbrio econmico-financeiro aquela empresa que de olho na licitao estabelece um preo muito baixo.

50

TEORIA DA IMPREVISO (equilbrio econmico-financeiro) uma alterao contratual para manuteno do equilbrio econmico-financeiro. Visa restabelecer o equilbrio, no necessariamente devendo ser benfico. Poder ocorrer se exitir um fato novo imprevisto e imprevisvel. Ou seja, so situaes no imaginadas quando da celebrao do contrato. Por exemplo: o saque da poupana pelo presidente Fernando Collor; aumento do dlar, etc. A teoria da impreviso pode gerar alterao pelo: 1. FATO DO PRNCIPE aquela determinao estatal geral e abstrata que vai atingir o meu contrato de forma indireta e reflexa. Por exemplo: num contrato de coleta de lixo, onde a empresa obrigada a pagar ISS. A alquota de 2%. O municpio resolve alterar a alquota para 5%. Essa alterao ir atingir o custo do servio de forma indireta, mas no atinge o objeto principal. 2. FATO DA ADMINISTRAO aquela atuao do poder pblico especfica e que vai atingir o contrato de forma direta. Por exemplo: a administrao contrata a empresa X para construir um viaduto. A administrao vai desapropriar uma rea para constru-lo. Porm, ocorre uma negativa na desapropriao, assim atinge o contrato de forma direta, ou seja, o objeto principal atingido. 3. INTERFERNCIAS IMPREVISTAS so elementos da natureza que j existiam ao tempo da celebrao do contrato mas que s foram descoberto ao tempo da execuo do contrato. Por exemplo: caso fortuito e de fora maior. c) PENALIDADES AO CONTRATADO o artigo 87 da lei 8666 enumera as hipteses de penalidades administrativas, porm no traz as sanes. As sanes sero dadas pelo administrador. Elas podem ser: 1. Advertncia 2. Multa Contratual (valor da multa vai depender da previso contratual) 3. Suspenso de contratar com o poder pblico (pelo prazo de at 2 anos). ATENO: essa suspenso de contratar SOMENTE EST PROIBIDA COM O ENTE QUE APLICOU A SANO. Isso significa que o penalizado poder contratar com pessoa diversa da administrao. 4. Declarao de INIDONEIDADE trata-se de hiptese mais grave, pois aquele declarado inidneo no poder contratar com nenhum dos entes da administrao pblica. Essa pena s deve ser aplicada para aquelas condutas que sero definidas como crime, segundo entendimento doutrinrio. Para que a empresa volte a ser idneo no basta apenas cumprir o prazo, ela dever tambm proceder ao ressarcimento dos danos causados, so requisitos cumulativos. d) FISCALIZAO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO na verdade a Administrao no possui mera prerrogativa/privilgio na verdade uma obrigao que tem a Administrao. e) OCUPAO PROVISRIA (bens da contratada) a Administrao pode retomar o servio durante o processo administrativo, ocupando provisoriamente os bens do contratado quando a Adminitrao no possuir bens prprios para executar o contrato. Se no final do processo administrativo, houver resciso do contrato, aqueles bens ocupados provisoriamente podero ser adquiridos pela administrao atravs do instituto da REVERSO. 51

ATENO: tanto na ocupao provisria como na reverso haver indenizao por parte da administrao. OBS: S sero ocupados/revertidos aqueles bens que comprometam a continuidade do servio. OBS2: Exceptio non adimplenti contractus (no posso exigir o cumprimento da outra parte se no eu no cumprir a minha). Artigo 78 inciso XV da lei 8666 mesmo que a administrao no pague, o contratado dever prestar o servio pelo prazo de 90 dias, atendendo ao princpio da continuidade. Esgotado esses 90 dias, se a administrao continuar inadimplente, o contratado poder suspender a execuo dos servios. Concluso: A CLUSULA DA EXCEPTIO APLICVEL AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, MAS DE FORMA DIFERENCIADA (regra dos 90 dias). posio doutrinria moderna. QUESTO: A Exceptio pode ser considerada clusula exorbitante? R: No. Ela aplicada de forma diferenciada, porm consta tanto nos contratos comuns como no contrato administrativo.

EXTINO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO


1) CONCLUSO DO OBJETO possvel tambm a extino quando do advento do termo contratual (prazo do contrato) 2) RESCISO Unilateral a chamada resciso administrativa. Ela vai acontecer quando: no houver mais interesse pblico, encampao, possvel indenizao pelo Estado, (na hiptese de concesso de servio pblico). A empresa quando no descumpre clusula contratual, tambm na concesso de servio pblico, ser denominada de caducidade, onde gerar por parte do contratado o dever de indenizar. Judicial acontece quando o contratado no quer mais o contrato. Amigvel (consensual) ocorre por conveno entre as partes. De pleno direito aquela que acontece por circunstncias estranhas vontade das partes. Por exemplo: um falecimento, incapacidade civil, perecimento do objeto. Anulao para os contratos ilegais.

SERVIOS PBLICOS
Um servio ser includo ou excludo na lista de servios pblicos de acordo com o momento histrico e o contexto social. Por isso, no h uma lista dos servios pblicos. 52

1. Conceito aquela atividade/comodidade material que seja destinada satisfao da coletividade em geral. Por exemplo: a iluminao pblica, uns utilizam porque andam de carro pela cidade, outros porque andam a p e outros ainda porque o poste de energia est localizado na frente da casa, ou seja cada administrado vai utilizar o servio pblico a sua maneira. Assim, esse servio fruvel singularmente. O Estado assume como dever seu, a prestao do servio pblico. O Estado pode tanto prestar de forma direta (o prprio Estado presta) como de forma indireta (descentralizao, por concesso). Por isso, na prestao indireta, o Estado ser tambm responsvel. Quando o Estado presta com suas prprias mos, o regime ser pblico. Mas, quando h uma concessionria prestando servio pblico, ser caso de regime tanto total como parcialmente pblico. 2. Princpios todos os princpios aplicveis no direito administrativo servem aqui tambm para os servios pblicos. Ser analisados a lista do artigo 6 da lei 8987/95 (Conceito de servio pblico adequado) Servio adequado aquele: - Eficincia - Impessoalidade - Continuidade - Generalidade (erga omnes) - Atualidade/modernizao (de acordo com o estado da tcnica ou seja de acordo com as tcnicas mais modernas) - Segurana - Modicidade

3. Classificao Quanto a sua essencialidade/importncia: A) PRPRIOS/propriamente ditos aquele servio essencial. So aqueles mais importantes da vida em sociedade. Ele no pode ser delegado. Por exemplo: a segurana pblica. B) IMPRPRIOS o servio dito de tilidade pblica. aquele servio secundrio. aquele que melhora a vida em sociedade. Ele pode ser transferido, ele pode ser delegado. Por exemplo: a telefonia.

OBS: Essa classificao foi definida por Hely Lopes Meirelles. E na poca no havia essa poltica de desestatizao. Por isso que o servio de transporte pblico, em que pese ser classifcado como prprio, poder ser delegado. Quantos aos destinatrios: A) GERAIS so aqueles prestados coletividade como um todo. So aqueles servios que no se pode medir e calcular o quanto cada um utiliza. Eles so indivisveis e deve ser mantido pela receita geral do Estado (basicamente pela arrecadao de impostos). B) INDIVIDUAIS tambm chamado de especfico e divisvel. Ou seja, possvel medir e calcular o quanto cada um utiliza. Eles so divididos em: 53

- Compulsrios so os essenciais, so pagos pelo simples fato do servio estar disposio. Logo, sero mantidos pela arrecadao das taxas. Lembrando que taxa tributo vinculado contraprestao estatal. O servio compulsrio gera o pagamento de uma taxa mnima (simples fato do servio estar disposio). - Facultativos aquele que pode ou no ser utilizado. Normalmente prestado pelo particular. A cobrana nesse caso ser por meio de tarifa (tarifa preo pblico, no tem natureza tributria, por isso pode ser modificada de forma mais livre pela administrao).

DESCENTRALIZAO DE SERVIO PBLICO


DELEGAO DE SERVIO PBLICO ele pode ocorrer das seguintes formas: Concesso Permisso Autorizao A) CONCESSO DE SERVIO PBLICO . - Comum (prevista na lei 8987/95) uma delegao de servio pblico, ou seja uma transferncia somente da execuo do servio. O contrato de concesso ter prazo determinado. Feita pelo poder concedente pessoa jurdica ou consrcio de empresas. Quem poder concedente? R: Poder concedente o ente poltico que tem o servio na sua rbita de competncia (art. 2, inciso II da lei 8987/95). Ateno: no se faz concesso pessoa fsica. O instrumento para se fazer a concesso o contrato administrativo. Esse contrato administrativo depende de prvia autorizao legislativa. Logo, precisa de licitao, por se tratar de contrato administrativo. Sendo como regra licitatria a concorrncia. Porm, essa concorrncia tem cara de prego, diferente daquela prevista da lei 8666, essa concorrncia tem procedimento invertido, lances verbais, ou seja uma concorrncia ESPECIAL. O prazo ser determinado pela lei do servio. Ela presta o servio por sua conta e risco, logo sua responsabilidade civil ser a do artigo 37 6 da CF. Essa responsabilidade ser objetiva perante o usurio. O Estado poder ser chamado, porm de forma subsidiria. Assim, o usurio ir reclamar diretamente com o concessionrio. Por exemplo: no servio de telefonia. A empresa presta o servio em nome do estado. OBS: O servio concedido pelo PND (Programa Nacional de Desestatizao) pode ser pela modalidade concorrncia ou leilo. - Especial (nada mais do que a PPP) est prevista na lei 11.079/04. As caractersticas bsicas sero as mesmas da concesso comum, porm com algumas peculiaridades que a torna especial. Parceria a reunio de esforos para uma finalidade comum . Na verdade esse nome parceria empregado de forma inapropriada, o que se tem um contrato administrativo onde o estado quer determinado objeto e o particular o lucro. Por exemplo: o Estado quer a rodovia construda e o particular o lucro que vai obter com tal construo. Ou seja, o Estado busca na iniciativa privada o financiamento, o investimento privado, a participao da iniciativa privada nos financiamentos pblicos. Existia no Brasil uma teoria de que quando o Estado presta o servio este ineficiente, mas quando o particular presta, este mais eficiente. Quando o governo criou a PPP, buscavasse alm do investimento privado, a eficincia tambm desse setor privado. A lei 11.079 quando definiu a PPP, criou duas modalidades, a saber: 54

Patrocinada significa uma concesso comum, mas obrigatoriamente haver presena de recurso pblico. Ocorre geralmente em projetos caros. Por exemplo: a 4 linha do metr de SP. Administrativa esta concesso muito criticada. Porque a Administrao acaba sendo a prpria usuria do servio, seja uma usuria de forma direta ou indireta. Por exemplo: o presdio no Brasil, porque o preso no vai pagar uma tarifa para usar o presdio, nesse caso a Administrao ser usuria direta. Ele se assemelha quele contrato comum de concesso, porm a grande marca que existe investimento privado.

CARACTERSTICAS DESSAS CONCESSES (Administrativa e Patrocinada): a) Possui investimento privado; b) Compartilhamento dos riscos; (o Estado e o particular vo dividir tanto os lucros como os prejuzos do negcio). c) Pluralidade remuneratria (pluralidade compensatria). Por exemplo: transferindo crditos no tributrios, depsito em dinheiro, bens pblicos, outorgas de direitos. Para o Estado bom, pois ele no vai se onerar demais. O problema reside na fiscalizao. VEDAES DO CONTRATO DE CONCESSO ESPECIAL: a) O Contrato de concesso especial no pode ter valor menor do que 20 milhes de reais. A PPP no negcio para empresa pequena. No caso da 4 linha do metr de SP, o valor foi de 1 bilho e 300 milhes, por exemplo. b) O prazo do contrato de concesso especial no pode ser inferior a 5 anos e superior a 35 anos. c) O contrato de concesso especial precisa reunir os seguintes objetos: Fornecimento Obra Servio Deve- se haver uma reunio de pelo menos dois elementos, por exemplo o fornecimento + obra.

AULA 13(SERVIOS PBLICOS trmino /Resp. Civil Estado / Contr. Administrao)01/07/09 B) PERMISSO DE SERVIO PBLICO permisso de servio e no de uso de bens. Permisso de servio contrato, enquanto que permisso de uso de bem ato unilateral. Est prevista tambm na lei 8987/95. H somente 2 artigos na lei que tratam da permisso do servio pblico. Aplica-se permisso o que foi dito concesso. H apenas algumas peculiaridades. CONCEITO de permisso de servio pblico a lei conceitua como sendo a delegao de servio pblico feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica. Diferenciando-se da concesso, onde s pessoa ser feita PJ. A permisso de servio pblico nasceu no ordenamento jurdico brasileiro como ato unilateral. Porm com o advento da lei 8987, ela diz expressamente se tratar de contrato. O STF j se manifestou acerca da natureza jurdica da permisso como sendo contratual. O STF afirmou que a natureza jurdica da concesso e permisso idntica. Por ser natureza jurdica de contrato, vai depender de licitao. Mas aqui qualquer modalidade de licitao serve, no h exigncia de concorrncia. 55

A lei tambm diz que o contrato de permisso precrio, apesar de ter um prazo determinado. Ou seja, o contrato pode ser retomado a qualquer tempo. O STF j se manifestou nesse sentido tambm entendendo que o vnculo precrio. Na permisso de servio pblico no depende de autorizao legislativa. 4 DIFERENAS ENTRE PERMISSO E CONCESSO: PERMISSO CONCESSO Pode ser feita a PF ou PJ S pode ser feita a PJ Modalidade licitatria: qualquer uma Modalidade licitatria: concorrncia No depende de autorizao legislativa Depende de autorizao legislativa Vnculo precrio, podendo ser retomado a formalidade solene. qualquer tempo C) AUTORIZAO DE SERVIO PBLICO h vrias crticas doutrinrias, no vista com bons olhos. Muitos entendem ser essa modalidade de servio pblico inconstitucional. Porm, ela aceita no Brasil. Ela vai ser utilizada para pequenos servios e solicitaes urgentes. Por exemplo: taxistas, despachantes. Ela feita por ato unilateral. Ou seja, a administrao concede livremente a quem quiser. Esse ato unilateral discricionrio. O que significa dizer que vai ser de acordo com a convenincia e oportunidade. Trata-se tambm de um ato precrio, que pode ser retomado a qualquer tempo, sem a obrigao de indenizar. Aplica-se no que couber o que for para a concesso. O instituto sobrevive porque a prpria CF cria a ideia de autorizao. No h lei acerca da autorizao do servio pblico.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

CONSIDERAES INICIAIS Vale lembrar que hoje no Brasil e no mundo o Estado aparece como sujeito responsvel. Mas, nem sempre foi assim. Hoje o Estado presta segurana pblica, sade pblica, o administrado vai aceitar tais servios concordando ou no com isso. O administrado no tem a chance de escapar dela. Por isso, ela precisa ser mais rigorosa do que a responsabilidade privada. A responsabilidade civil na iniciativa privada mais amena. Por que a atuao estatal impositiva, logo nada mais justo do que uma proteo especial. EVOLUO DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO A primeira fase da responsabilidade existia no Brasil e no mundo a teoria da irresponsabilidade do Estado. 1) TEORIA DA IRRESPONSABILIDADE DO ESTADO o monarca ditava o certo e o errado. Assim, ele jamais errava (the king can do no wrong). 56

A responsabilidade estatal evoluiu e passou para a seguinte teoria: 2) ESTADO SUJEITO RESPONSVEL ele passou a ser responsvel em situaes especficas, pontuais. No era sempre, em qualquer circunstncia. Com o cdigo civil de 1916, o Brasil passou a adotar a teoria subjetiva. RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Teoria SUBJETIVA a responsabilidade do Teoria OBJETIVA ela pode ser aplicada tanto estado s existia para condutas ilcitas. na conduta lcita como na ilcita. ELEMENTOS: na falta de cada um desses ELEMENTOS: excludentes da responsabilidade elementos haver excludente da responsabilidade objetiva* subjetiva. Conduta do Estado; Conduta do Estado; Existncia do Dano; Existncia do Dano; Nexo Causal (entre conduta e dano); Nexo Causal (entre conduta e dano). Culpa ou Dolo do agente. Ela evolui para a culpa do servio (faute du service) a vtima no precisa mais apontar o agente, ou seja o servio no foi prestado, ou foi prestado de forma ineficiente. Essa culpa do servio no Brasil chamada de culpa annima. 3) RESPONSABILIDADE OBJETIVA foi adotada no Brasil pela CF de 1946 e continua como regra at hoje em nosso ordenamento jurdico. *OBS: Excludentes da responsabilidade. possvel exclu-la? Para essa resposta h 2 correntes:

1 TEORIA DO RISCO INTEGRAL para os pases que adotam essa teoria no possvel excluir jamais a responsabilidade objetiva do estado. Por exemplo: pessoa que se joga na frente de um carro para se matar, por essa teoria o Estado vai responder. 2 TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO essa teoria admite excludentes da responsabilidade. Essa teoria adotada no Brasil. Ela vai ocorrer quando faltar qualquer um dos elementos, seja conduta, dano ou nexo causal. OBS: O caso fortuito, a fora maior e a culpa exclusiva da vtima so exemplos dessa excluso. OBS2: Culpa Exclusiva da Vtima X Culpa Concorrente na culpa exclusiva da vtima, h excludente da responsabilidade, ou seja, o Estado no ser responsabilizado, quando se fala em culpa concorrente, por exemplo o motorista de um nibus coletivo que dirigia em alta velocidade sendo totalmente imprudente, porm a vtima se joga na frente desse nibus, nesse caso o Estado vai pagar; no h excluso da responsabilidade, porm o pagamento da indenizao ser reduzido, a depender do caso concreto, analisando a participao de cada um, e quando no for possvel a verificao dessa participao ser dividida ao meio a responsabilidade.

57

EXCEO: hipteses em que ser aplicado a teoria do risco integral (excees estas trazidas pela CF/88). Elas so: - material blico; - substncia nuclear; - dano ambiental. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO BRASIL Est prevista no artigo 37, 6 da CF. Trata-se de uma responsabilidade civil extracontratual. A responsabilidade contratual seguir a lei 8.666/93. SUJEITOS DESSA RESPONSABILIDADE: Pessoas jurdicas de direito pblico adm. direta, autarquias, fundaes pblicas. Pessoas jurdicas de direito privado quando prestadoras de servios pblicos (empresas pblicas, sociedades de economia mista, concessionrias, permissionrias, autorizatrias).

Quando se pensa em responsabilidade e nos sujeitos dessa responsabilidade; se a vtima ajuza ao em face do Estado, e o Estado vai indenizar a vtima por um ato de um agente seu, trata-se de uma responsabilidade primria. Porm, se for em face de uma autarquia e essa no tiver dinheiro para pagar a conta, o Estado vai ser chamado responsabilidade, mas o Estado est pagando pelo dano ocasionada de um motorista que trabalha para uma autarquia por exemplo, nesse caso a responsabilidade ser subsidiria, ou seja o Estado, leia-se adm. direta vai responder pelo dano causado de um agente da adm. indireta (autarquia). DIFERENA ENTRE RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA E SOLIDRIA na responsabilidade subsidiria existe uma ordem de preferncia, enquanto que na solidria no existe uma ordem de preferncia, tanto faz, podendo ser cobrado tanto de um como de outro. A responsabilidade civil no que diz respeito conduta lesiva, ou seja na ao que vai gerar a responsabilidade: A jurisprudncia hoje aceita as duas teorias (subjetiva e objetiva), apesar que a objetiva ser a regra. A jurisprudncia vem admitindo que em se tratanto de conduta comissiva, a responsabilidade ser objetiva. No caso de conduta omissiva a responsabilidade ser subjetiva. Pergunta-se: Onde reside a ilicitude da conduta omissiva? R: que alm dos 3 elementos da responsabilidade objetiva, tambm necessrio o descumprimento de um dever legal (O Estado tinha o dever de construir uma escola, mas no o fez). Mas, e se essa omisso ocorreu por falta de recursos financeiros por exemplo, mas o servio segue um padro normal a ser prestado seguir o princpio da reserva do possvel. Agora, se ele foge desse padro, e o dano er EVITVEL, haver responsabilidade. Por exemplo: furto de um veculo na porta da escola, se no tinha como evitar o dano, o Estado no responder, porque no possvel a presena de policiais em todos os locais da cidade, porm se houvesse dois policiais que houvessem presenciado o fato e se omitindo, dai sim o Estado responder. A responsabilidade civil no Brasil ser objetiva e excepcionalmente ser subjetiva. A doutrina de CABM, leciona acerca de situaes de risco criadas pelo Estado, trata-se de AO, que ser hiptese de responsabilidade OBJETIVA. Por exemplo: defeito semafrico, um risco que o Estado gera, ele poderia no ter criado caso ele no fizesse o cruzamento (Braslia no h cruzamentos). Outro exemplo: o presdio feito dentro da cidade, havendo fuga do preso que mata um vizinho que reside ao lado do presdio, o Estado poderia ter feito o presdio fora do permetro urbano.

58

DANO NA RESPONSABILIDADE CIVIL No se trata de um dano qualquer. preciso de um dano jurdico. Muitas vezes a conduta do Estado causa prejuzo ao particular, mas esse prejuzo deve causar leso a um direito e no to somente dano patrimonial. Por exemplo: museu onde h vrias lojas no entorno. A transferncia desse museu vai gerar prejuzos patrimoniais aos donos das lojas que esto no entorno. Esse dano deve ser certo e determinado/determinvel. Especialmente na conduta lcita, esse dano alm de ser jurdico e certo, ele deve ser especial (aquele que tem vtima determinada) por exemplo: uma obra que afetar toda a cidade, no cabe, s no caso individual (Jos, Maria), alm disso o dano tem que ser anormal, fugindo das situaes normais do dia-a-dia (por isso que no se indeniza quem sofre por problemas respiratrios por conta da poluio; pessoa que perder reunio por ficar presa no trfico). Exemplo de um dano anormal: a poeira da obra que no acaba mais. AO NA RESPONSABILIDADE CIVIL A vtima pode ajuizar ao em face do Estado, ser OBJETIVA, ou em face do agente. Acontece que, se ela ajuizar ao em face do agente, mas a CF diz que o agente s responde se agir com culpa ou dolo, ou seja SUBJETIVAMENTE. Mas essa no a posio do STF. O STF entende que a ao tem que ser ajuizada em face do Estado (PREVALECE) , no podendo ser interposta em face do agente, pois quem deve responder perante a vtima o Estado, ainda uma posio muito polmica. Mas pelo STJ pode em face do agente. Se a vtima ajuza a ao em face do Estado, a teoria como regra vai ser a OBJETIVA, se o Estado for condenado a indenizar a vtima, o Estado ter direito ao de regresso em face do agente, que tem como base a teoria subjetiva. Acontece que o agente s responde por culpa ou dolo, segundo a CF. Se h direito de regresso, possvel denunciao da lide por parte do Estado em face do agente? R: Segundo a doutrina, a denunciao da lide no possvel no Brasil , porque na ao de regresso a teoria subjetiva, isso traria para o processo uma discusso nova (culpa ou dolo), isso iria procrastinar o processo. Porm, o STJ entende que a denunciao da lide possvel sim e inclusive a considera aconselhvel, ela representa economia e celeridade, porm uma deciso do Estado, ele faz se quiser.

CONTROLE DA ADMINISTRAO

Controle significa mecanismo de fiscalizao, correo de condutas, corrigir as falhas. MODALIDADES DE CONTROLE (quem est controlando?) CONTROLE ADMINISTRATIVO Acontece quando a Administrao controla os seus prprios atos administrativos, isso controle administrativo. Por exemplo: ela realiza uma nomeao, e depois ela rev essa nomeao. 59

O controle administrativo pode ser tanto interno (dentro do prprio rgo) como externo (outro rgo). TIPOS DE CONTROLE ADMINISTRATIVO A) CONTROLE HIERRQUICO quando o superior fiscaliza, controla os seus subordinados. A base desse controle a hierrquia. Acontece dentro da prpria PJ. B) CONTROLE FINALSTICO aquele que no tem base na hierarquia. Esse controle se apresenta atravs da superviso ministerial, (controle de receitas e despesas). Ele se caracteriza pela descentralizao. Esse controle pode ser tanto interno como externo ou popular (denncias em geral, ao popular, art. 31 da CF). Quanto ao momento do ato ele pode ser classificado: - PRVIO/PREVENTIVO por exemplo, para divulgao do edital de licitao a procuradoria tem que controlar. - CONCOMITANTE ele se apresenta durante a prtica do ato. O TCU poder avocar em qualquer momento o processo. - SUBSEQUENTE/CORRETIVO ele acontece aps a prtica do ato. - LEGALIDADE Lei + regras constitucionais. CONTROLE JUDICIAL Quando o poder judicirio na sua funo jurisdicional estar revendo a atividade administrativa. Por exemplo: quando o poder judicirio julga um MS. CONTROLE LEGISLATIVO aquele feito pelo Poder Legislativo na atividade administrativa. Por exemplo: CPIs, o controle feito pelo TCU, atos normativos que exorbitem o poder regulamentar feito pelo congresso nacional.

60

Anda mungkin juga menyukai