Anda di halaman 1dari 100

Poltica Nacional de Ateno s Urgncias

CURSO LDERES - Dezembro 2007

Dr. Edison Vale Teixeira Jr. Coordenao Geral de Urgncia e Emergncia/DAE/SAS/MS

Como anda o cenrio nacional da Ateno s Urgncias?

UM GRANDE DESAFIO A SUPLANTAR

URGNCIAS

Uma das reas mais problemticas do SUS, onde as diretrizes de descentralizao, regionalizao e hierarquizao esto pouco implementadas

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

Baixo investimento em estratgias de Promoo da qualidade de vida e sade; Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de servios e no nas necessidades dos cidados.

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

Falta de acolhimento dos casos agudos de menor complexidade na ateno bsica; Insuficincia de portas de entrada para os casos agudos de mdia complexidade.

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

M utilizao das portas de entrada da alta complexidade; Insuficincia de leitos hospitalares qualificados, especialmente de UTI e retaguarda para as urgncias.

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

Deficincias estruturais da rede assistencial: reas fsicas, equipamentos e pessoal; Dificuldades na formao das figuras regionais e fragilidade poltica nas pactuaes.

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

Incipincia nos mecanismos de referncia e contra-referncia; Escassas aes de controle e avaliao das contratualizaes externas e internas.

NA ATENO BSICA SADE

Atendimento s com consulta marcada: falta de acolhimento dos quadros agudos de baixa complexidade, que passam a buscar, sistematicamente, as portas de urgncia, hospitalares ou no hospitalares.

NA ATENO BSICA SADE

Desqualificao estrutural: Falta de qualificao (recursos humanos, rea fsica, equipamentos e insumos) para prestar o primeiro atendimento a urgncias graves que possam acorrer s unidades bsicas de sade e/ou sade da famlia.

AS URGNCIAS E AS UNIDADES NO HOSPITALARES DE ATENDIMENTO S URGNCIAS

ENCARANDO A COMPLEXIDADE INTERMEDIRIA

UMA REDE QUE NECESSITA SER QUALIFICADA/AMPLIADA


Qualificar as unidades j existentes, em sua rea fsica, equipamentos, recursos diagnsticos e humanos, para que possam dar retaguarda ateno bsica e ao PSF; Criar as unidades necessrias composio do nvel intermedirio de complexidade entre a ateno bsica e a ateno s urgncias prestada pela rede hospitalar. Os pronto socorros dos pequenos hospitais devem ter estrutura no inferior das unidades no hospitalares de atendimento s urgncias.

AS URGNCIAS E AS PORTAS HOSPITALARES

UM GRANDE DESAFIO A SUPLANTAR

NECESSIDADE DE MLTIPLAS INTERVENES


REA FSICA:

Equipamentos Meios diagnsticos e teraputicos Leitos de retaguarda Acolhimento Triagem de Risco Reestruturao do processo de trabalho

AS URGNCIAS E A REABILITAO

UMA GRANDE LACUNA A PREENCHER

ADEQUAO A NOVOS PERFIS DE MORBI-MORTALIDADE

Internao/tratamento domiciliar para pacientes idosos, sequelados e fora de possibilidade teraputica; Reabilitao para pacientes acometidos por quaisquer tipos de agravos que tenham comprometido sua autonomia.

DIFICULDADES DO SUS NA ATENO S URGNCIAS

Falta de Regulao; Inadequao na estrutura curricular dos aparelhos formadores; Baixo investimento na qualificao e educao permanente dos profissionais de sade.

NA ATENO DE MDIA COMPLEXIDADE

Insuficincia da rede de ateno, constituda pelos pronto socorros dos pequenos hospitais e por unidades no hospitalares de atendimento de urgncias, instaladas em todo o territrio nacional para dar vazo demandas no satisfeitas da ateno bsica e portas hospitalares, atuando, em geral, sem qualificao de recursos humanos e materiais, e sem retaguarda diagnstica.

NAS UNIDADES NO HOSPITALARES DE ATENDIMENTO DE URGNCIA E EMERGNCIA

Desqualificao estrutural: Historicamente estruturadas para dar vazo a demandas no satisfeitas da ateno primria e portas hospitalares, so unidades que atuam, em geral, sem qualificao de recursos humanos e materiais e sem retaguarda diagnstica.

NOS HOSPITAIS GERAIS E DE URGNCIA:

Longas filas: Portas de urgncia pequenas, pronto socorros com reas fsicas, equipamentos e recursos humanos insuficientes para acolher a demanda que a eles acorre, gerando filas, demora e desqualificao no atendimento.

NOS HOSPITAIS GERAIS E DE URGNCIA:

Pacientes internados em macas: Escassa oferta de leitos de observao e/ou retaguarda, perpetuando a presena de grande nmero de macas nos exguos espaos dos pronto socorros dos hospitais.

NOS HOSPITAIS GERAIS E DE URGNCIA:

Atendimento Desumano: Ausncia de acolhimento e de triagem classificatria de risco, inadequao na oferta e acesso aos meios diagnsticos e teraputicos, gerando longas esperas nos pronto socorros, privilegiando as urgncias sangrantes e ruidosas, em detrimento de quadros clnicos silenciosos, que podem apresentar gravidade maior.

NOS HOSPITAIS GERAIS E DE URGNCIA:

Mltiplos adiamentos de cirurgias agendadas/cancelamento de procedimentos: Disputa por leitos hospitalares e de terapia intensiva entre os pacientes acometidos por quadros agudos e crnicos, independentemente da gravidade.

NO ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR MVEL

Poucos Servios de Atendimento Mvel de Urgncia instalados no pas e Servios de Resgate, prestados por Bombeiros, funcionado dentro de uma lgica de despacho, sem regulao mdica e com interveno no medicalizada, funcionando heterogeneamente, e cobrindo parcela pouco significativa do territrio nacional. Proliferaram pela insuficincia histrica da rea da sade nesta rea de ateno.

Portaria GM 2048 de 05 de Novembro de 2002: Regulamento Tcnico dos Sistemas Estaduais de Urgncia e Emergncia:
I O Plano Estadual de Atendimento s Urgncias II A Regulao Mdica das Urgncias III Atendimento Pr-hospitalar fixo IV Atendimento Pr-hospitalar Mvel V Atendimento Hospitalar VI Transferncias Inter-hospitalares VII Ncleos de Educao em Urgncias

ATENO S URGNCIAS: UMA PRIORIDADE DE GOVERNO

Criao da Coordenao Geral de Urgncia e Emergncia (CGUE) dentro do Departamento de Ateno Especializada DAE, da Secretaria de Ateno Sade - SAS

POLTICA NACIONAL DE ATENO S URGNCIAS

PORTARIA MS/1863 29 de Setembro de 2003

POLTICA NACIONAL DE ATENO S URGNCIAS - PORTARIA MS 1863/03


Estratgias promocionais Organizao de redes assistenciais

Qualificao e educao permanente

Humanizao
Central de regulao mdica de urgncias

EIXOS DE INTERVENO Estratgia Promocional de Qualidade de Vida e Sade: mobilizao nacional em torno ao combate Violncia e demais Causas Externas de agravos de urgncia Comunidades Protetoras da Vida.

EIXOS DE INTERVENO Regulao Mdica das Urgncias, como ferramenta de defesa do direito de acesso aos pacientes acometidos por agravos de urgncia, que interligada a outras regulaes, como a de leitos, exames, consultas especializadas e ateno primria, deve promover entrada e sada qualificadas destes pacientes no sistema.

EIXOS DE INTERVENO Organizao de Sistemas Regionais de Ateno s Urgncias Hierarquizados e com pactos gestores de referncia e contra-referncia, com fluxos operados pelas Centrais de Regulao Mdica. Vale salientar que a ateno s urgncias deve se dar em todos os nveis hierrquicos do sistema, respeitadas as respectivas complexidades.

EIXOS DE INTERVENO Capacitao e Educao Permanente dos profissionais que atuam na rea, atravs da constituio de Ncleos de Educao em Urgncias NEUs, de composio pluriinstitucional, sob a coordenao do gestor loco-regional do SUS. Tais ncleos devem atuar atravs da problematizao da realidade destes trabalhadores.

EIXOS DE INTERVENO Humanizao da ateno, visando a reduo de filas e tempos de espera por atendimento, adscrio da clientela e responsabilizao dos servios, gesto participativa e educao permanente.

COMPONENTE PR-HOSPITALAR MVEL DA POLTICA NACIONAL

SERVIO DE ATENDIMENTO MVEL DE URGNCIA - PORTARIA MS 1864/03

SERVIO PR-HOSPITALAR MVEL Atendimento que procura chegar precocemente vtima, aps ter ocorrido um agravo a sua sade (de natureza traumtica ou no traumtica ou ainda psiquitrica) que possa levar a sofrimento, seqelas ou mesmo morte, sendo necessrio, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado, a um servio de sade devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema nico de Sade.

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR MVEL Um importante observatrio do sistema e da sade da populao; Induz a organizao da rede de ateno e estruturao dos servios; Deseja induzir importante pactuao regional; processo de

Permite o enlace com outros atores no oriundos da sade.

A REGULAO E A ORGANIZAO DE SISTEMAS DE ATENO

A regulao operacionaliza fluxos pactuados, buscando garantia de acesso equnime; Gera base de dados essencial para a projeo da correo dos dficits.

Acesso Qualificado

ONDE DESEJAMOS CHEGAR

MARCOS LEGAIS
Portaria GM n 2048, de 05/11/2002 das urgncias e emergncias); Portaria GM n 1863, de 29/09/2003
(Regulamenta o atendimento

(Institui a Poltica Nacional de Ateno s Urgncias, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competncias das trs esferas de gesto);

Portaria GM n 1864, de 29/09/2003

(Institui o componente prhospitalar mvel da Poltica Nacional de Ateno s Urgncias, por intermdio da implantao de Servios de Atendimento Mvel de Urgncia em municpios e regies de todo o territrio brasileiro: SAMU- 192); (Institui o Comit Gestor

Portaria GM n 2072, de 30/10/2003


Nacional de Ateno s Urgncias).

MARCOS LEGAIS
Portaria GM n 1828, de 02/09/2004 (Institui incentivo financeiro para
adequao da rea fsica das Centrais de Regulao Mdica de Urgncia em estados, municpios e regies de todo o territrio nacional);

Portaria GM n 2420, de 09/11/2004

(Constitui Grupo Tcnico - GT visando avaliar e recomendar estratgias de interveno do Sistema nico de Sade SUS, para abordagem dos episdios de morte sbita);

(Estabelece as atribuies das centrais de regulao mdica de urgncias e o dimensionamento tcnico para a estruturao e operacionalizao das Centrais SAMU-192).

Portaria GM 2657, de 16/12/2004

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR MVEL

192 Nmero Nacional de Urgncia Mdica

VAGA ZERO O atendimento deve ser prestado independentemente da existncia ou no de leitos vagos.

Atribuio da rea da sade

PARMETROS PARA DIMENSIONAMENTO DE AMBULNCIAS

Equipe de Suporte bsico de vida (motorista, auxiliar ou tcnico de enfermagem) para cada 100 a 150 mil habitantes; Equipe de Suporte Avanado de Vida (motorista, mdico e enfermeiro) para cada 400 a 450 mil habitantes.

CUSTEIO/MS
Equipe de suporte bsica: R$ 12.500,00/ ms (motorista, tcnico/auxiliar de enfermagem e insumos); Equipe de Suporte Avanada: R$ 27.500,00/ms (motorista, mdico, enfermeiro e insumos); Equipe de Central de Regulao: R$ 19.000,00/ms (coordenador, mdico regulador, enfermeiro,operador de frota, telefonista auxiliar de regulao, apoio administrativo, auxiliar de servios gerais).

PR REQUISITOS E COMPROMISSOS
Elaborao e formalizao dos planos municipais ou regionais de ateno as urgncias, articulados ao plano estadual de ateno as urgncias aprovados pelos respectivos conselhos de sade e Bipartite; Apresentar projeto de implantao e implementao do SAMU; Apresentar proposta de implantao/implementao dos NEU.

PR REQUISITOS E COMPROMISSOS
Implantar as Coordenaes Estaduais de Urgncia; Implantar as Coordenaes Municipais de Urgncia; Implantar as Coordenaes Regionais de Urgncia, quando necessrio; Constituir os Comits Gestores de Urgncia nos mbitos Estadual, Regional e Municipal.

PR REQUISITOS E COMPROMISSOS

Elaborar Planos estratgicos Estaduais, Regionais e Municipais de atendimento s necessidades coletivas, urgentes e transitrias, decorrentes de situaes de perigo iminente, de calamidades pblicas e de acidentes com mltiplas vtimas a partir da construo de mapas de risco, revistos anualmente.

CABE AO GESTOR MUNICIPAL

1-

Execuo da ateno pr-hospitalar mvel, SAMU-192 ;

2- Execuo da regulao mdica da ateno s urgncias e dos demais elementos do complexo regulador da assistncia; 3- Constituir e coordenar os Comits Gestores Municipais de Ateno s Urgncias.

CABE AO GESTOR ESTADUAL


Atuar em carter complementar aos municpios, como nos SAMU Regionais, conforme pactuao e aprovao da CIB, com as seguintes funes: Promover a interlocuo inter e intra-regional; Monitorar, em tempo real, o sistema de ateno integral s urgncias quanto a sua acessibilidade e resolubilidade; Avaliar sistematicamente os fluxos pactuados, propondo correes quando necessrio, com base no PDR, PPI e necessidades no atendidas.

Rede Nacional

Capitais Brasileiras com SAMU habilitados

Belm/PA Manaus/AM

So Luis/MA Fortaleza/CE Terezina/PI Natal/RN Joo Pessoa/PB Recife/PE Macei/AL Aracaju/SE

Porto Velho/RO Rio Branco/AC Cuiab/MT

Palmas/TO

Braslia/DF Goina/GO Belo Horizonte/MG Campo Grande/MS

Salvador/BA

Vitria/ES Rio de Janeiro/RJ So Paulo/SP Curitiba/PR Florianpolis/SC Porto Alegre/RS

Ambulanchas, Avies e Helicpteros SAMU (previses e localidades)

Ambulanchas

Belm Rio Branco Porto Velho Manaus So Luis Macap Boa Vista Santarm

AMBULNCIAS

2000 Ambulncias adquiridas pelo Ministrio da Sade j entregues

Iveco 27% Mercedes 43%

Renault 30%

EQUIPAMENTOS

KIT SUPORTE AVANADO DE VIDA

RESPIRADOR OXMETRO DE PULSO DESFIBRILADOR ASPIRADOR PORTTIL INCUBADORA

AMBULANCHAS

AMBULANCHA

AMBULANCHA

MARINHA DO BRASIL BASE NAVAL DE VAL-DE-CES


SUPERINTENDNCIA TCNICA GERNCIA DE CONSTRUO NAVAL

AMBULANCHA

AMBULANCHA DE RIO Porto Velho-RO Belm-PA So Luis-MA Macap-AP Manaus-AM Boa Vista-RR Santarm-PA Rio Branco-AC

AMBULANCHA MARTIMA Salvador-BA

TRANSPORTE AERO-MDICO
04 Helicptero PRF

HELICPTERO

CENTRAL DE REGULAO MDICA

A REGULAO E A ORGANIZAO DE SISTEMAS DE ATENO

A regulao operacionaliza fluxos pactuados, buscando garantia de acesso equnime; Gera base de dados essencial para a projeo da correo dos dficits.

REDE NACIONAL SAMU-192


Retrato Atual
DISTRIBUIO REGIONALIZADA:
Municpios cobertos Norte: Nordeste: Centro Oeste: Sudeste: Sul: TOTAL 33 193 75 151 347 1037 Populao atendida 5.179.821 19.844.367 6.247.285 39.477.216 15.245.054 96.938.000

124 SAMU Habilitados

REDE NACIONAL SAMU-192


Retrato Atual (16/11/2007):
N Total de Estados da Rede: N Total de Municpios da Rede: N Total de Populao Atendida: N SAMUZEIROS: - Clnicos: - Traumtico: - Obsttrico: - Psiquitrico: 27 1037 96.938.000 26.000 83.324 (65,23%) 31.272 (24,48%) 7.606 5.532 (5,95%) (4,33%)

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS


DESEQUILBRIO ENTRE RECURSOS X NECESSIDADES RECURSOS LOCAIS MANTEM ATENDIMENTO NO NECESSITA AJUDA EXTERNA EVENTOS COM MAIS DE 5 VTIMAS

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS


REA/EVENTO TRANSPORTE HOSPITAL

ACIDENTES

ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS/ DESASTRES

CATSTROFES

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS


Folha - Acidente entre nibus e caminho deixa 12 mortos no Mxico 09/04/2006 Folha - Acidente com nibus fere 31 em Minas - 08/04/2006 Folha - Choque entre trem e nibus mata duas mulheres no Maranho - 29/03/2006 Folha - nibus bate em poste e deixa 16 feridos em So Paulo 29/03/2006 Folha - Acidente com nibus deixa 12 mortos e 25 feridos no Mxico 17/03/2006 Folha - Acidente entre nibus e caminho mata 11 na Bahia 12/03/2006 Folha - Acidente com nibus deixa 14 mortos e 26 feridos em estrada em MG - 09/03/2006

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS


Folha - Acidente com van mata 11 e deixa outros 11 feridos em MG - 31/01/2006 Folha - Acidente com van mata 17 ndios, motorista e bombeiro em Recife - 02/06/2005 Folha - Acidente com van deixa nove feridos na via Anchieta 05/05/2005 Folha - Acidente com van deixa uma pessoa morta e 13 feridas no Rio - 06/09/2004 Folha - Dois morrem e dez ficam feridos em acidente na BR381 - 06/05/2005 Folha - Coliso mata dois e deixa ao menos 11 feridos em SP 16/01/2006

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS PREMISSAS


A resposta aos AMV, mais do que a somatria das aes dos diversos servios, DEVE SER NICA. Estar preparado para atender diferente de responder aos eventos. Necessidade de formar massa crtica na rea de sade. Necessidade de capacitao conjunta de todos atores que participam dos atendimentos aos AMV e PRODUTOS QUMICOS PERIGOSOS. O SAMU como brao operacional da Defesa Civil. Plano Nacional de Ateno aos Desastres.

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS

DESAFIOS
Uniformizar a linguagem: AMV Catstrofes. Definio de competncias e atribuies. Estar preparado para atender aos eventos. Formao de massa crtica na rea de sade. Unificao das doutrinas existentes. Capacitao que garanta uma resposta nica no atendimentos aos AMV e PRODUTOS QUMICOS PERIGOSOS.

SAMU ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS

CGUE
Discusses internas no Ministrio da Sade. Fortalecimento da parceria com a OPAS. Discusso com Defesa Civil. Formatao de Cursos e seminrios. Novas parceiros (AMB, SBAIT, sociedades de especialidades).

SEMINRIO INTERNACIONAL DEZ. 2004


CURSO DE ATENDIMENTO AOS ACIDENTES COM MLTIPLAS VTIMAS
MINISTERIO DA DEFESA; DEFESA CIVIL; CORPO DE BOMBEIROS; PRF; SGVAM

CONGRESSO DA REDE NACIONAL SAMU 192 22 DE MARO DE 2006 OFICINA TEMTICA DE DESASTRES, PRODUTOS PERIGOSOS, E ATENO A EVENTOS.

CURSO DE IMPLANTAO DE PROTOCOLOS AMV CARGA HORARIA: 20 hr. PROFISSIONAIS DA REA DE SADE (SAMU, HOSPITAIS, REDE DE SADE) BOMBEIROS POLCIAS OUTROS ATORES

IMPLANTAO DE PROTOCOLOS PROCESSO DE TREINAMENTO

1 ETAPA TREINAMENTO EM TRIAGEM 2 ETAPA COMANDO NA CENA DO ACIDENTE 3 ETAPA GRANDES SIMULADOS

1 ETAPA: TREINAMENTO EM TRIAGEM

TODOS PROFISSIONAIS; FIXAR CONCEITOS; MUDANA DE COMPORTAMENTO; DIA DA TRIAGEM

2 ETAPA: COMANDO NA CENA DO ACIDENTE TODOS OS ATORES; TREINAMENTO EM COMANDO E CONTROLE DA CENA; DEFINIR FUNES, IDENTIFICAR COMANDOS; FIXAR DOUTRINA

3 ETAPA: GRANDES SIMULADOS

ANALISE CRTICA POSSIBILIDADE DE CORREES NAS ETAPAS 1 e 2 REALIZADO AO MENOS UMA VEZ AO ANO (custos e mobilizao da comunidade)

CURSO DE PREPARAO DOS HOSPITAIS PARA AS SITUAES DE DESASTRES PARCERIA OPAS HOSPITAIS DA GRADE DE REFERNCIA Carga horria de 40 horas

CURSO DE PREPARAO PARA ATENDIMENTO DE EVENTOS COM PRODUTOS PERIGOSOS PARCERIA OPAS CARGA HORRIA: 2 dias Profissionais da rea de Sade

SEMANA NACIONAL DOS DESASTRES PARCERIA OPAS/ SMS Curitiba/PUC PR MARO - 2008 3 CURSOS EM UMA SEMANA: Preparao da rea de sade para o atendimento de desastres; Atendimento a Mltiplas Vtimas; Atendimento a Acidentes Qumicos;

ESTAR PREPARADO PARA ATENDER

FOTOS SAMU-192 BRASIL

CAMPINA GRANDE-PB

CAMPINA GRANDE-PB

CAMPINAS-SP

CAMPINAS-SP

CURITIBA-PR

PORTO ALEGRE-RS

PORTO ALEGRE-RS

SOBRAL-CE

SOBRAL-CE

ARACAJ-SE

ARACAJ-SE

OBRIGADO cgue@saude.gov.br

Anda mungkin juga menyukai