Anda di halaman 1dari 5

REVIS O E AT U ALIZA O SOBRE A G R A D U A O D A RESISTNCIA REVISO UALIZA ALIZA O UA O DA AO M O VIMENT O DURANTE A IMERSA O N A G U A. * UA.

OV TO IMERSAO NA

LAFI-REACOM

Juliana Monteiro Candeloro1 Ftima Aparecida Caromano2

1. Fisioterapeuta, Pesquisadora Voluntria do Lafi-ReaCom do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP. 2. Prof. Dra. do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP.

* Este texto faz parte da dissertao de mestrado a ser defendida pela primeira autora.

Endereo para correspondncia: LaFi REACOM (Laboratrio e Fisioterapia e Reatividade Comportamental) Rua Cipotnea, 51, Cidade Universitria da USP So Paulo SP CEP: 05360-000

RESUMO:

Reviso e atualizao sobre a graduao da resistncia ao movimento durante a imerso na gua Este artigo tem como objetivo apresentar uma reviso bibliogrfica com atualizao e exemplos prticos sobre o uso da gua como resistncia durante a realizao de cinsioterapia em imerso (hidroterapia). Este estudo foi elaborado a partir dos fundamentos fsicos, como viscosidade, turbulncia, profundidade da gua, velocidade dos movimentos, brao de alavanca, rea frontal de resistncia ao movimento, mudana de direo dos movimentos e densidade (uso de flutuadores), que permitem prescrever exerccios de fortalecimento com diferentes graus de intensidades. PALAVRAS CHAVES: Hidroterapia, Fisioterapia, Fora Muscular e Fsica.

ABSTRACT:

Review and update about the graded resistance during the movement in water immersion. The goal of this paper is to present and up-to-date review, as well gives examples of the usage of water as a mean of resistance during the practice of physical exercise in immersion (hydrotherapy). This review was based on the physical properties of water, such as turbulence, viscosity, water level/deepth, movement speed, torque, frontal area of resistence to the movement, changing in movement direction and density (usisng floaters). They allow the prescreption of strenghting exercises with different degrees of intensities. KEY WORDS: Hydrotherapy, Physiotherapy, Strenght and Physics.

Revista Fisioterapia Brasil - volume 5 - n 1 - jan/fev 2004

poolterapia.com.br

LAFI-REACOM

INTRODUO
Sabe-se que, para produzir o aumento da fora muscular necessria a prtica de exerccios fsicos com resistncia ao movimento. Geralmente, no treinamento realizado em solo, consegue-se estabelecer esta resistncia por meio de pesos proporcionais quantidade de trabalho que um msculo ou grupo muscular pode realizar. O treinamento de exerccios visando aumentar a fora muscular, realizado em meio aqutico, considerado eficaz [1] e fundamenta-se nas propriedades fsicas da gua para fornecer resistncia ao movimento. Para calcular a resistncia ao movimento de um objeto atravs do ar ou lquido utiliza-se frmula:

eliminada, facilitando o movimento o que permite controle do fortalecimento dentro da tolerncia do paciente e da amplitude de movimento articular com que inicia o tratamento. Esta resistncia pode ser de at 800 vezes maior que a resistncia oferecida pelo ar.

2.

Coeficiente de Arrasto

O coeficiente de arrasto est relacionado com a forma e o alinhamento do objeto com a gua. Quanto mais alinhado o objeto, menor ser o coeficiente de arrasto, ou seja, a mo em concha ter uma maior resistncia do que a mo estendida.

2.1 rea frontal do objeto a ser deslocado na gua Para realizar um movimento na gua necessrio superar a resistncia que a gua oferece, ento, quanto maior a superfcie de contato frontal do objeto com a gua, maior ser a fora para superar a resistncia da gua e conseqentemente, mais difcil ser o movimento. Exemplo: caminhada de frente causando maior resistncia que a caminhada lateral. Progresso: sem uso de palmares, uso de palmares alternando em membros superiores e inferiores para uso de palmares nos dois braos ao mesmo tempo.

R= d x C x v2 x A/ 2.G

Nesta frmula, R a resistncia, d a densidade, C coeficiente de arrasto, v a velocidade, A a rea frontal do objeto e G a fora da gravidade. Como a densidade do corpo imerso e a ao da fora da gravidade dentro da gua (em oposio ao empuxo, desde que mantido o mesmo nvel de imerso) so sempre constantes podemos dizer que a resistncia da gua proporcional ao coeficiente de arrasto, ao quadrado da velocidade do movimento e rea frontal do objeto. A partir do uso das variveis fsicas citadas, o fisioterapeuta poder criar diferentes situaes de resistncia ao movimento, conforme ser discutido a seguir:

3.

Velocidade dos Movimentos

1.

Viscosidade

A resistncia da gua proporcional ao quadrado da velocidade, ento ao dobrar a velocidade do movimento, quadruplica-se a resistncia oferecida ao movimento. Exemplo: extenso de trceps- posio ereta, pernas levemente abduzidas e fletidas, com o cotovelo na lateral do corpo, flexionado e palma da mo voltada para baixo. Estender e fletir o cotovelo. Progresso: quanto mais rpido a velocidade do movimento maior resistncia ser oferecida aos grupos musculares.

A viscosidade o resultado do atrito entre as molculas de um lquido devido fora de coeso das partculas ( a fora de atrao entre molculas vizinhas do mesmo tipo de matria) e adeso ( a fora de atrao entre molculas vizinhas com diferentes tipos de matria). A viscosidade torna a gua um meio ideal para o trabalho de fortalecimento muscular, pois neste meio, a resistncia aumenta medida que a fora exercida contra gua ou ainda pode ser praticamente

Revista Fisioterapia Brasil - volume 5 - n 1 - jan/fev 2004

poolterapia.com.br

LAFI-REACOM
4.

Densidade

6.

Posio dos flutuadores

Os flutuadores so materiais menos densos que a gua, pois possuem grande volume de ar e pequeno peso. Portanto, oferecem resistncia a qualquer movimento contra o empuxo, realizado em velocidade maior que a crtica, sendo que esta resistncia proporcional ao numero e ao tamanho dos flutuadores. Exemplo: Patinar na gua com movimentao de braos- Em p, deslizar os ps para frente e trs de forma alternada e sem deslocamento do corpo. Os braos faro movimentos circulares na altura do trax. Progresso: iniciar o exerccio sem o uso de flutuadores, prosseguir inserindo flutuadores pequenos (alternando as sesses enfocando em membros superiores e membros inferiores), evoluir para uso de flutuadores pequenos (membros superiores e em membros inferiores simultaneamente) e posteriormente utilizar flutuadores grandes (primeiro alternando membros superiores com inferiores e depois com o uso simultneo em ambos os membros).

Aqui unem-se os conceitos de aumento do nmero e tamanho de flutuadores. Pois, com o uso de flutuador diminui a densidade do membro, facilita a abduo e resiste a aduo. Exemplo: abduo e aduo de quadril- em posio ereta, de frente para a borda da piscina, abduzir a aduzir uma das pernas. Repetir com a outra perna. Progresso: iniciar faz sem uso de flutuadores, passando para uso de flutuadores proximal (acima do joelho) e progredindo para uso de flutuadores distal, (neste caso, adiciona-se tambm o uso de conceito de brao de alavanca).

7.

Profundidade da gua

5.

Brao de Alavanca

O corpo humano composto por sistemas de alavancas que tem um fulcrum (articulao), um ponto de aplicao de fora (msculo) e um ponto de aplicao de resistncia (peso). A posio relativa desses trs pontos determina o tipo de alavanca. A maioria das alavancas no corpo humano classificada como de terceira classe, ou seja, o msculo est localizado entre a resistncia e o fulcrum. Na gua, a resistncia igual quantidade de gua deslocada durante o exerccio, ou seja, se o membro esta fletido ele desloca menos gua do que quando o est estendido. Exemplo: abduo e aduo de ombro- posio ereta, com gua na altura do ombro, de lado para a barra paralela. Progresso: Abduzir o ombro com flexo de cotovelo, progredindo para abduo do ombro com extenso de cotovelo.

Em terra o centro de gravidade de um corpo localiza-se em frente ao sacro (nvel S2). Na gua, est localizado na altura dos pulmes. Conseqentemente o grau de sustentao parcial do peso varia com a profundidade da gua. Com gua no nvel de C7, as mulheres e os homens suportam 8% do peso corporal, no nvel do processo xifide 28% em mulheres e 35% em homens e, no nvel da espinha ilaca ntero-superior 47% em mulheres e 54% em homens. Exemplo: agachamento - Em p, seguro na paralela, pernas afastadas aproximadamente 20cm. Lentamente flexionar os joelhos e abaixar o dorso ereto at que as coxas fiquem paralelas com o cho. Estenda as pernas sem alterar a posio da coluna e retorne a posio inicial. Progresso: quanto mais rasa for a piscina, maior ser o peso, sustentado nos msculos e em conseqncia a resistncia que suportam o agachamento e o retorno posio de bipedestao.

8.

Turbulncia

Quando se olha para o fundo da piscina e consegue-se ver um objeto nitidamente, sem movimento algum da gua, dizemos que a gua esta tranqila. Caso haja pessoas se movimentando, no ser possvel ver o fundo, ocorre um movimento irregular das camadas do fluido o que chamamos de gua turbulenta (turbu-

Revista Fisioterapia Brasil - volume 5 - n 1 - jan/fev 2004

poolterapia.com.br

lncia). O movimento atravs do ar ou da gua provoca o surgimento de correntes turbilhonantes que tracioam para frente qualquer coisa que se encontre em seu interior. Isso significa que haver muito menos esforo para o corpo que estiver em posio secundria ou posies subseqentes. Quando um movimento realizado em um sentido constante, a turbulncia forma correntes circulares na mesma direo, e o movimento se torna cada vez mais fcil, bem como, ao inverter o sentido do movimento, a musculatura ter que se contrapor a uma parede de turbulncia atuando em oposio ao movimento, o que exige um esforo maior. A turbulncia se gradua pela velocidade do movimento, comprimento e forma da alavanca e posturas e equipamentos no aerodinmicos. Exemplo: caminhada frente/trs- caminhar com passos normais em linha reta, quando atingir o outro lado da piscina retornar de costas at a posio inicial. Progresso: caminhar cada vez mais rpido, com o corpo bem estendido e uso de flutuadores.

LAFI-REACOM

8.2 Mudana de direo dos movimentos Um determinado movimento faz com que a gua movimente na mesma direo, se o movimento for invertido ele ir mover-se contra o fluxo da gua. Ento quando se reverte a direo do movimento, precisa-se de uma fora para parar o membro em movimento, outra para vencer a turbulncia causada pelo movimento e mais uma fora para se iniciar o movimento em direo oposta ao que estava sendo realizado. Portanto, quanto mais repeties nas mudanas de direo dos movimentos, cada vez maior ser a resistncia que a gua oferecer. Exemplo: movimento de todo membro inferior desenhando um crculo - Em p, corpo ereto, segurando na barra paralela da piscina. Eleve uma das pernas na lateral, movimente de forma circular fazendo trs repeties no sentido horrio e inverter realizando trs repeties no sentido anti-horrio. Progresso: quanto mais curto e rpido o movimento for realizado maior ser a resistncia. Associao das propriedades fsicas da gua para obter a mxima intensidade de resistncia em imerso. O fisioterapeuta, utilizando sua criatividade, pode associar as diferentes propriedades fsicas da gua produzindo um nmero quase que incalculvel de exerccios com grau de resistncia crescente. Esta associao pode se dar entre duas, trs ou at quatro variveis diferentes. A seguir, sero expostos alguns exemplos deste tipo de associao. Em trabalho de fortalecimento muscular de um grupo isolado (por exemplo, abduo e aduo de quadril com extenso de joelho) iniciamos com movimento acima da velocidade crtica da gua sem uso de qualquer flutuador. Aps podemos introduzir flutuadores pequeno acima do joelho aumentando a velocidade; em seguida coloca-se o flutuador grande no tornozelo, com flexo plantar e, estimulo verbal para realizao do movimento na maior velocidade possvel e em pequenas amplitudes de movimentos. No trabalho corporal de fortalecimento (por exemplo, abduo e aduo de membro inferior e superior em decbito dorsal) inicia-se somente com a resistncia que gua oferece na acima velocidade crti-

8.1 Movimento em fluxo laminar ou turbulento

Durante o fluxo alinhado ou laminar, ocorre um movimento contnuo do fluido, com todas as molculas se movendo paralelas umas as outras e os trajetos no se cruzam. Ocorre apenas uma pequena frico entre as camadas do fluido, pois elas se separam para se moverem ao redor do objeto e suavemente unemse novamente depois. O fluxo turbulento produz um aumento na frico entre as molculas do fluido e entre o objeto e o fluido. O movimento das molculas rpido, aleatrio e no acontece em uma linha aerodinmica. Isso resulta em uma rea de baixa presso atrs do objeto em movimento, que tende a segura-lo. A resistncia ao fluxo turbulento maior que ao fluxo alinhado. Exemplo: caminhada na piscina

Progresso: no inicio fisioterapeuta caminha frente do paciente depois o paciente caminha sozinho, e posteriormente o fisioterapeuta provoca turbilhonamento da gua.

Revista Fisioterapia Brasil - volume 5 - n 1 - jan/fev 2004

poolterapia.com.br

ca; na segunda fase faz-se uso de flutuadores pequenos, ora em membro inferiores ora em membros superiores,s com flutuadores (alinhados com a gua); na terceira fase usa-se flutuadores pequenos (alinhados com a gua) nos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo com aumento da velocidade e na quarta fase faz-se o uso de flutuadores grandes (desalinhados com a gua) em membros superiores e inferiores simultaneamente, com grande velocidade, e mudana de direo.

LAFI-REACOM

sistncia muscular. Se for possvel aproveitar recursos fsicos isoladamente ou combinados para atender a necessidade do objetivo de tratamento do fisioterapeuta, pode-se atingir um grau elevado de resistncia, muitas vezes associando atividades funcionais e com as necessidades e prioridades do paciente, antes do inicio do trabalho de fortalecimento em solo. Deve-se lembrar ainda que, nos casos de disfunes respiratrias, somente a imerso at o pescoo j suficiente para aumentar o trabalho respiratrio em 60%, em decorrncia do deslocamento do sangue da periferia para regio central e da resistncia inspirao oferecida pela presso hidrosttica. Desta forma, o trabalho com resistncia exige do fisioterapeuta organizao e cuidados, considerando cada paciente isoladamente e sempre relembrando os efeitos fisiolgicos que ocorrem devido imerso.

DISCUSSO
Uma busca feita por artigos que abordassem treinamento de fora na gua, por meio dos bancos de dados, Medline, Lilacs, Phisical Therapy e Bireme, publicados nos ltimos 15 anos, no resultou em nenhum trabalho que relate o treinamento de fora na hidroterapia, nem indicaes de como a graduao da resistncia da gua na hidroterapia poderia ser realizada ou que efeitos produziria. Por isso, a necessidade deste estudo, a fim de trazer o assunto para discusso e estimular pesquisas experimentais nesta rea. O esclarecimento das propriedades fsicas da gua como opo de resistncia aos movimentos fundamentaro a deciso clnica sobre o desenvolvimento de um programa de exerccios fisioteraputicos progressivos, do mais fcil para o mais difcil, at o mximo de resistncia que a gua e os acessrios possam oferecer, tornando as intervenes hidroteraputicas seguras e eficientes. A gua favorece aspectos comportamentais do tratamento fisioteraputico. A reeducao de fora muscular muitas vezes estressante e montona e, sendo possvel variar as formas, velocidades, decbitos e outros fatores relacionados ao treinamento aqutico, possvel um tratamento mais criativo e eficiente. A introduo de dificuldade na resistncia ao movimento se d pelo feedback do paciente ao fisioterapeuta durante cada sesso. Sugere-se a elaborao de programas de treinamento de fora muscular associando o treinamento localizado ao trabalho corporal geral. Pode-se concluir que ao simples movimento na gua, acima de sua velocidade crtica, oferece re-

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
1. White, T., Smith, B.S. The efficacy of aquatic exercise in increasing strenght. Sports Med. Training and Rehab., 9(1): 51-59, 1999.Baum, G. Aquaerbica: Manual de Treinamento. So Paulo: Manole, 1999. 2. Campion, M. Hidroterapia: Princpios e Prtica. So Paulo: Manole, 1999. 3. Hanson, B.; Norm, A. Exerccios Aquticos Teraputicos. So Paulo: Manole, 1998. 4. Ruoti, R.; Morris, D.; Cole, A. J. Reabilitao Aqutica. 1 ed., So Paulo: Manole, 2000. 5. Santos, Carlos A. Natao: Ensino e Aprendizagem. Rio de Janeiro: Sprint, 1996. 6. Baum, G. Aquaerbica: Manual de Treinamento. So Paulo: Manole, 1999.

Revista Fisioterapia Brasil - volume 5 - n 1 - jan/fev 2004

poolterapia.com.br

Anda mungkin juga menyukai