Anda di halaman 1dari 5

A Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor Procon tem por objetivo elaborar e executar a poltica de proteo e defesa dos consumidores

s do Estado de So Paulo . Para tanto conta com o apoio de um grupo tcnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas reas de atuao, tais como: i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix. x. educao para o consumo; recebimento e processamento de reclamaes administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou servios; orientao aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigaes nas relaes de consumo; fiscalizao do mercado consumidor para fazer cumprir as determinaes da legislao de defesa do consumidor; acompanhamento e propositura de aes judiciais coletivas; estudos e acompanhamento de legislao nacional e internacional, bem como de decises judiciais referentes aos direitos do consumidor; pesquisas qualitativas e quantitativas na rea de defesa do consumidor; suporte tcnico para a implantao de Procons Municipais Conveniados; intercmbio tcnico com entidades oficiais, organizaes privadas, e outros rgos envolvidos com a defesa do consumidor, inclusive internacionais; disponibilizao de uma Ouvidoria para o recebimento, encaminhamento de crticas, sugestes ou elogios feitos pelos cidado quanto aos servios prestados pela Fundao Procon, com o objetivo de melhoria continua desses servios.

Criada pela Lei n 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto n 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundao Procon uma instituio vinculada Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania do Estado de So Paulo e tem personalidade jurdica de direito pblico, com autonomia tcnica, administrativa e financeira. A Fundao Procon-SP o ente pblico pioneiro na defesa do consumidor do Brasil sendo considerado sinnimo de respeito na proteo dos direitos do cidado. Os frutos deste trabalho so colhidos a cada passo dado rumo ao equilbrio e harmonizao das relaes de consumo, e incessante busca, inclusive por meio dos servios oferecidos pela instituio, para a melhoria da qualidade de vida da populao bem como facilitar o exerccio da cidadania.

O trabalho que ser apresentado, tem como objetivo demonstrar as atribuies, a funcionalidade, e exemplos dos rgos: CADE, SDE, SEAE e PROCON. CADE: Cabe ao cade zelar pela livre concorrncia SDE: formular, promover, supervisionar e coordenar a poltica de proteo da ordem econmica, nas reas de concorrncia e defesa do consumidor. SEAE: Tem como objetivo a defesa e Promoo da Concorrncia, fornecendo possibilitando aos consumidores o menor preo possvel. PROCON: Visa garantir o cumprimento do cdigo de defesa do consumidor. Estes foram criados para defender os interesses e direitos do consumidor que a parte mais vulnervel da relao comercial. Conceitos:

O que o CADE: O Conselho Administrativo de Defesa Econmica CADE uma agncia judicante, criado pela Lei n 4.137, de 1962. O CADE foi transformado pela Lei n 8.884, de 1994, em autarquia vinculada ao Ministrio da Justia, com sede e foro no Distrito Federal. FUNES DO CADE: Entre outras atribuies, ao CADE cabe zelar pela livre concorrncia, difundir a cultura da concorrncia por meio de esclarecimentos ao pblico sobre as formas de infrao ordem econmica e decidir questes relativas s mesmas infraes. As atribuies da agncia estendem-se a todo territrio nacional

Organizao no governamental
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Protesto feito pelo PETA na Espanha contra as touradas. Nota: Se procura para outras acepes, veja Ong (desambiguao). As Organizaes no governamentais (ONGs) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constitudo formal e autonomamente, caracterizado por aes de solidariedade no campo das polticas pblicas e pelo legtimo exerccio de presses polticas em proveito de populaes excludas das condies da cidadania.1 Porm seu conceito no pacfico na doutrina, e com muitas divergncias. Fazem parte do chamado Terceiro setor. Existem estudos universitrios em forma de teses que querem estabelecer um "Quarto setor", para algumas dessas instituies no Brasil que fogem das caractersticas prprias dos trs primeiros setores. Todavia isso requer um estudo poltico e sociolgico mais profundo, principalmente no que diz respeito regulamentao e representatividade de instituies polticas (partidos, agremiaes) e sociais (clubes e agremiaes sociais) e tambm suas responsabilidades atuais perante a lei e as determinaes constitucionais. Essas organizaes, quando srias, podem complementar o trabalho do Estado, podendo receber financiamentos e doaes dele, e tambm de entidades privadas, para tal fim.

Atualmente estudiosos tm defendido o uso da terminologia organizaes da sociedade civil para designar tais instituies. importante ressaltar que ONG no tem valor jurdico. No Brasil, trs figuras jurdicas correspondentes no novo Cdigo Civil compem o terceiro setor: associaes, fundaes e organizaes religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

ndice
1 No Brasil o 1.1 reas de atuao 2 Ver tambm 3 Fontes 4 Referncias 5 Ligaes externas

No Brasil
Esses espaos organizacionais do Quarto Setor situados entre a esfera pblica e a privada, identificados por alguns autores como pblicos no-estatais, cumprem papel relevante para a sociedade. Na verdade, preciso constatar que o surgimento dessas organizaes sem fins lucrativos, que tm como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse pblico, deu-se pelo motivo da no eficincia, por parte do poder pblico, em atender as necessidades da sociedade. H de se ressaltar que esses espaos organizacionais constituem importantes alternativas de sistematizar a sociedade como um todo, promovendo aes sociais, culturais, assistenciais etc. Betinho define as organizaes no-governamentais da seguinte forma: "Uma ONG define-se por sua vocao poltica, por sua positividade poltica: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental desenvolver uma sociedade democrtica, isto , uma sociedade fundada nos valores da democracia liberdade, igualdade, diversidade, participao e solidariedade. (...) As ONGs so comits da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrtica com que todos sonham". [carece de fontes] Recentemente muitas fraudes envolvendo falsas licitaes tm colocado diversas ONGs dentro de escndalos de corrupo2 3 e desvio de verbas. Entidades como o Activistcash4 revelam as fontes de financiamento de ONG's ao pblico. Tambm possivel saber quanto cada ONG recebeu utilizando os portais de transparencia do governo. Como exemplo, para a cidade de So Paulo, o portal de transparncia pode ser acessado em: De olhos nas contas. Utilizando os atalhos Secretaria e 2011 podemos ver todos os pagamentos realizados no ano. Em geral os destinados a Associaes so ONGs. Algumas ONGs mascaram sua receita mudando de nome constantemente, como a "APOIO","APOIO MARIA SANTSSIMA","APOIO-ATENO URBANA","APOIO-CAII CASTRO LOPES","APOIO-ESTRELA DO AMANH","APOIO-ASSOCIACAO DE AUXILIO MUTUO DA REGIAO LESTE" e "APOIO-REPUBLICA PARA ADULTOS", entre outros nomes, mas com o mesmo CNPJ: 74.087.081/0001-45. Tendo recebido mais de 10 milhes s em 2011. Outras no parecem sequer possuir espao para ajudar alguem:

ASSOCIAO BENEFICENTE JERUSALEM- ABJ, CNPJ 04.420.470/0001-65, que recebeu mais de 3milhes em 2011. ASSOCIAO DA VIDA VERDE TOPYBOL, CNPJ 04.931.931/0001-64, Recebeu Mais de 1 milho. ASSOCIAO DE MULHERES DE RAA E CORAGEM, CNPJ 67.982.884/0001-06, Recebeu mais de 2 milhes s em 2011.

Quando operam com recursos pblicos, esto sujeitas ao controle externo da administrao pblica, exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas, e com fiscalizao regular feita pelo Ministrio Pblico. As Organizaes Sociais e Organizaes da sociedade civil de interesse pblico devem cumprir um contrato com exigncias governamentais para continuarem recebendo financiamento pblico.1 Segundo o IBGE, em 2005 estavam registradas 338 mil Fundaes Privadas e Associaes sem Fins Lucrativos, que empregavam 1,7 milho de pessoas em todo o Pas, com salrios mdios mensais de R$ 1.094,44. O tempo mdio de existncia dessas instituies era de 12,3 anos e o Sudeste abrigava 42,4% delas. Essas instituies so, em geral, de pequeno porte, e 79,5% (268,9 mil) delas no possuem sequer um empregado formalizado. A grande maioria no possui espao fsico para realizar as obras que promete.5

reas de atuao
Segundo a Associao Brasileira de Organizaes No Governamentais (ABONG), em 1998, as reas de atuao das ONGs entrevistadas eram1 : REA TEMTICA 1. Educao e/ou Profissionalizao 2. Sade/DST-Aids 3. Criana e/ou Adolescente 4. Agrria/Agrcola 5. Ambiental/Ecolgica 6. Desenvolvimento Regional/Local 7. Organizao Popular/Participao Popular 8. Direitos Humanos 9. Povos Indgenas 10. Racismo/Negros 11. Relao de Gnero/Mulher 12. Arte e Cultura 13. Trabalho e Renda 14. Comunicao 15. Questes Urbanas 16. Justia e Segurana Pblica 17. Direitos do Consumidor 18. Polticas Pblicas 19. Relaes Internacionais 20. Desenvolvimento Institucional 21. Cidadania/Democracia 22. Tecnologia 23. Segurana Alimentar 24. Migrantes 25. Populao de Rua N de ONGs 121 73 89 47 63 38 12 87 13 24 104 45 71 44 52 28 1 13 3 2 5 3 3 3 3 % 65,76 39,67 48,37 25,54 34,27 20,65 60,87 47,28 7,07 13,04 56,52 24,46 38,59 23,91 28,26 15,22 0,54 7,07 1,63 1,09 2,72 1,63 1,63 1,63 1,63

26. Ecumenismo

2,17

Anda mungkin juga menyukai