Anda di halaman 1dari 6

Em uma famlia com 4 integrantes, o primeiro consome 1200 ml de leite por dia, o segundo 1400 ml, o terceiro 1000

ml e o quarto integrante consome 1600 ml de leite por dia. O consumo total diario desta famlia tambm seria de 5200 ml se cada um dos seus 4 integrantes consumisse 1300 ml diarios de leite. A funo da mdia justamente esta, transformar um conjunto de nmeros diversos em um nico valor, a fim de que se possa ter uma viso global sobre os dados. Mdia Aritmtica Simples Dos vrios tipos de mdias utilizados, o mais simples e o mais comum a mdia aritmtica simples. Dados os nmeros 1200, 1400, 1000 e 1600, para apurarmos o valor mdio artimtico deste conjunto, simplesmente o totalizamos e dividimos o total obtido pela quantidade de valores do conjunto:

Agora preste ateno neste conjunto de nmeros aps o colocarmos em ordem crescente: { 1000, 1200, 1400, 1600 } Observe que se fossemos inserir o valor mdio de 1300 neste conjunto de nmeros ordenados, a sua posio seria exatamente no meio da sequncia, ou seja, seria o valor mdio.

Observe ainda est propriedades das mdias, que se o valor mdio for inserido ao conjunto de nmeros originais, a mdia ainda continuar a mesma:

Digamos que em um concurso voc tenha feito trs provas e tenha tirado as seguintes notas: 10, 8 e 3. Qual foi a sua nota mdia afinal? Vejamos:

Como a nota mnima para passar no concurso era a nota 7, voc se sente feliz e aliviado por ter conseguido alcan-la. Mdia Aritmtica Ponderada Mas foi a que lhe veio a surpresa! Na ltima hora voc soube que a nota mdia seria calculada atribuindo-se um peso diferente a cada prova. Voc fica apreensivo. E agora?!? Nos bastidores voc soube que a primeira prova teria peso 3, a segunda peso 2 e a terceira teria peso 5. Vamos aos clculos: Que pena meu rapaz! Infelizmente a sua mdia de 6,1 no atingiu o valor mnimo de 7. Epa! Espere um pouco! Voc cometeu um erro! Os pesos no esto na ordem correta! A primeira prova teria peso3, a segunda peso 5 e a terceira teria peso 2. Vejamos se houve alguma mudana, parece-me que voc ainda tem chances: Parabns! Voc foi aprovado, afinal de contas a sua mdia final at melhorou! Como voc pode perceber, a mdia aritmtica ponderada possibilita atribuir peso ou importncia diferentes a cada valor. Provavelmente por ser mais importante no processo de seleo, a segunda nota tinha um peso maior. Por isto os itens com maior peso influenciam mais na mdia final que os de menor peso. Veja o exemplo abaixo:

Voc percebe que o primeiro valor tem peso 1, sete vezes menor que o peso do segundo valor que igual a 7. Por isto a mdia final se aproximou muito mais de segundo valor (2), que do primeiro (10), embora este tenha sido cinco vezes maior que o segundo. Resumindo, para se apurar a mdia aritmtica ponderada, primeiramente multiplique cada valor pelo seu respectivo peso. Some todos os produtos encontrados e divida este total pela soma dos pesos.

Definimos a mdia harmnica entre os nmeros reais e positivos x1, x2, x3, ..., xn como sendo o inverso da mdia aritmtica do inverso destes nmeros. Como sabemos a mdia aritmtica dos nmeros x1, x2, x3, ..., xn dada por:

S que no caso da Mdia harmnica estamos falando do inverso destes nmeros, ento teramos a seguinte mdia aritmtica:

Alm disto, como vimos que a Mdia harmnica o inverso da mdia aritmtica do inverso dos referidos nmeros, ento finalmente temos:

Quando utilizamos a Mdia Harmnica A mdia harmnica utilizada quando estamos trabalhando com grandezas inversamente proporcionais. Um exemplo clssico aquele onde estamos trabalhando com velocidade e tempo, pois ao aumentarmos a velocidade diminumos o tempo necessrio para percorrer um determinado trajeto e vice-versa. Compreendendo o Conceito de Mdia Harmnica J estudamos a mdia aritmtica e a mdia geomtrica, que conceitualmente so de mais fcil compreenso, no entanto apesar de simples o seu clculo, a mdia harmnica um conceito um pouco mais difcil de se entender. Para uma maior facilidade de assimilao do conceito, como de costume vamos recorrer a um exemplo: Um veculo realizou o trajeto de ida e volta entre as cidades A e B. Na ida ele desenvolveu uma velocidade mdia de 80 km/h, na volta a velocidade mdia desenvolvida foi de 120 km/h. Qual a velocidade mdia para realizar todo o percurso de ida e volta? Embora no tenha sido dito no enunciado, estamos considerando que os trajetos de ida e volta tm a mesma medida. fcil entender que a mdia aritmtica das velocidades seria de 100 km/h: Porm a pergunta no foi qual a mdia das velocidades, mas sim qual a velocidade mdia para realizar todo o percurso. A resposta para esta pergunta seria a mdia harmnica de 96 km/h: Mas por que 96 km/h? Em que se baseia este resultado?

Vamos fazer o seguinte, j que independentemente da distncia entre as cidades as velocidades mdias foram de80 km/h na ida e de 100 km/h na volta, para facilitar a explicao vamos arbitrar que a distncia entre as cidades A e B seja de 120 km. Como base nestas informaes podemos concluir que o tempo gasto na ida seria de uma hora e meia, que a distncia entre as cidades dividida pela velocidade mdia da ida:

Analogamente na volta o tempo gasto seria de uma hora:

Ento para realizar o percurso total de 240 km/h se gastaria 2,5 h, donde conclumos que a velocidade mdia foi de 96 km/h:

Para ficar mais claro que os 96 km/h se referem mdia harmnica, vamos incluir um passo a mais no clculo realizado acima para apur-la: Percebeu? Portanto: A velocidade mdia para se percorrer todo o percurso de ida e volta seria de 96 km/h.

1) Qual a mdia aritmtica simples dos nmeros 11, 7, 13 e 9? Como visto na parte terica, a soluo deste exerccio resume-se em somarmos os nmeros e dividirmos este total por quatro, que a quantidade de nmeros: Logo: A mdia aritmtica simples destes nmeros 10. 2) Qual a mdia aritmtica ponderada dos nmeros 10, 14, 18 e 30 sabendo-se que os seus pesos so respectivamente 1, 2, 3 e 5? Neste outro caso a soluo consiste em multiplicarmos cada nmero pelo seu respectivo peso e somarmos todos estes produtos. Este total deve ser ento dividido pela soma total dos pesos:

Assim sendo: A mdia aritmtica ponderada deste conjunto de nmeros 22. 3) Qual a mdia geomtrica dos nmeros 2, 4, 8, 16 e 32? Se dispusermos de uma calculadora cientfica, este exerccio pode ser solucionado multiplicando-se todos os nmeros e extraindo-se do produto final, a raiz de ndice cinco, pois se tratam de cinco nmeros: Se no dispusermos de uma calculadora cientfica esta soluo ficaria meio invivel, pois como iramos extrair tal raiz, isto sem contar na dificuldade em realizarmos as multiplicaes? Repare que todos os nmeros so potncia de 2, podemos ento escrever: Como dentro do radical temos um produto de potncias de mesma base, somando-se os expoentes temos: Finalmente dividindo-se o ndice e o expoente por 5 e resolvendo a potncia resultante: Ento: A mdia geomtrica deste conjunto de nmeros 8. 4) Dado um conjunto de quatro nmeros cuja mdia aritmtica simples 2,5 se incluirmos o nmero 8 neste conjunto, quanto passar a ser a nova mdia aritmtica simples? Na parte terica vimos que a soma dos elementos de um conjunto de nmeros, dividida pela quantidade de elementos deste conjunto, resulta na mdia aritmtica simples entre eles. Se chamarmos esta soma de S, em funo do enunciado podemos nos expressar matematicamente assim: Passando o divisor 4 para o segundo membro e o multiplicando pelo termo 2,5, obteremos a soma destes quatro nmeros que igual a 10: Ao incluirmos o nmero 8 neste conjunto de nmeros, a soma dos mesmos passar de 10 para 18 e como agora teremos 5 nmeros ao invs de 4, a mdia dos mesmos ser 18 dividido por 5 que igual a 3,6: Portanto: Ao inserirmos o nmero 8 neste conjunto de nmeros, a mdia aritmtica simples passar a ser igual a 3,6.

5) Em uma sala de aula os alunos tm altura desde 130cm at 163cm, cuja mdia aritmtica simples de 150cm. Oito destes alunos possuem exatamente 163cm. Se estes oito alunos forem retirados desta classe, a nova mdia aritmtica ser de 148cm. Quantos alunos h nesta sala de aula?

Sabemos que a mdia aritmtica simples de um conjunto de nmeros igual soma dos mesmos dividida pela quantidade de nmeros deste conjunto. Se chamarmos de S a soma da altura de todos os alunos desta classe e de n o nmero total de alunos, podemos escrever a seguinte equao: Isolando a varivel S temos: O enunciado nos diz que se retirarmos todos os oito alunos que medem 163cm, teremos 148cm como a nova mdia de altura da turma. Expressando esta informao em forma de equao temos: Novamente isolemos a varivel S: Como na primeira equao calculamos que por 150n: Enfim: Nesta sala de aula h 60 alunos. 6) Dados dois nmeros quaisquer, a mdia aritmtica simples e a mdia geomtrica deles so respectivamente 20,5 e 20. Quais so estes dois nmeros? Chamemos de a e b estes dois nmeros. A mdia aritmtica deles pode ser expressa como: J mdia geomtrica pode ser expressa como: Vamos isolar a na primeira equao: Agora para que possamos solucionar a segunda equao, necessrio que fiquemos com apenas uma varivel na mesma. Para conseguirmos isto iremos substituir a por 41 - b: Note que acabamos obtendo uma equao do segundo grau: Solucionando a mesma temos: O nmero b pode assumir, portanto os valores 16 e 25. de se esperar, portanto que quando b for igual a 16, que a seja igual a 25 e quando b for igual a 25, que a seja igual a 16. Vamos conferir. Sabemos que , portanto atribuindo a b um de seus possveis valores, iremos encontrar o valor de a. Para b = 16 temos: Para b = 25 temos: Concluindo: Os dois nmeros so 16 e 25. 7) A mdia geomtrica entre dois nmeros igual a 6. Se a eles juntarmos o nmero 48, qual ser a mdia geomtrica entre estes trs nmeros? Se chamarmos de P o produto destes dois nmeros, a partir do que foi dito no enunciado podemos montar a seguinte equao: Elevando ambos os membros desta equao ao quadrado, iremos obter o valor numrico do produto destes dois nmeros: Agora que sabemos que o produto de um nmero pelo outro igual 36, resta-nos multiplic-lo por 48 e extramos a raiz cbica deste novo produto para encontrarmos a mdia desejada: Note que para facilitar a extrao da raiz cbica, realizamos a decomposio dos nmeros 36 e 48 em fatores primos. Acesse a pgina decomposio de um nmero natural em fatores primos para maiores informaes sobre este assunto. , vamos trocar S na segunda equao

Respondendo pergunta: Ao juntarmos o nmero 48 aos dois nmeros iniciais, a mdia geomtrica passar a ser 12. 8) Um comerciante pretende misturar 30 kg de um produto A, que custa R$ 6,80/kg com um produto B que custa R$ 4,00/kg para obter um produto de qualidade intermediria que custe R$ 6,00/kg. Quantos quilogramas do produto B sero utilizados nesta mistura? Interpretando o enunciado, entendemos que devemos somar o valor total de dois produtos e depois dividir este total pela soma da quantidade destes dois produtos, de sorte que o resultado, ou seja, a mdia, resulte em R$ 6,00/kg. A representao matemtica desta situao pode ser vista abaixo: Como sabemos que A = 30, vamos substitu-lo na equao a fim de podermos encontrar o valor de B:

Portanto: 12 kg do produto B sero utilizados nesta mistura para que o quilograma do produto final custe R$ 6,00. 9) A mdia das notas dos 50 alunos de uma classe e 7,7. Se considerarmos apenas as notas dos 15 meninos, a nota mdia igual a 7. Qual a mdia das notas se considerarmos apenas as meninas? Nesta classe de 50 alunos temos 15 meninos e consequentemente temos 35 meninas. Se somarmos a pontuao total obtida pelas meninas, pontuao total obtida pelos meninos e dividirmos o valor desta soma pelo nmero de alunos da classe, iremos obter a sua mdia que igual a 7,7. Como sabemos, ao multiplicarmos o valor da mdia pela quantidade de elementos, obtemos o somatrio dos mesmos. Em funo do explanado acima, para solucionar o problema vamos montar uma equao onde chamaremos de x a mdia das notas das meninas: Solucionando a equao temos: Logo: A mdia das notas das meninas igual a 8. 10) A mdia aritmtica simples de 4 nmeros pares distintos, pertencentes ao conjunto do nmeros inteiros no nulos igual a 44. Qual o maior valor que um desses nmeros pode ter? Quando falamos de mdia aritmtica simples, ao diminuirmos um dos valores que a compe, precisamos aumentar a mesma quantidade em outro valor, ou distribu-la entre vrios outros valores, de sorte que a soma total no se altere, se quisermos obter a mesma mdia. Neste exerccio, trs dos elementos devem ter o menor valor possvel, de sorte que o quarto elemento tenha o maior valor dentre eles, tal que a mdia aritmtica seja igual a 44. Este ser o maior valor que o quarto elemento poder assumir. Em funo do enunciado, os trs menores valores inteiros, pares, distintos e no nulos so: 2, 4 e 6. Identificando como x este quarto valor, vamos montar a seguinte equao: Solucionando-a temos: Assim sendo: O maior valor que um desses nmeros pode ter 164.

Anda mungkin juga menyukai