Anda di halaman 1dari 2

1) a) No totalmente. As pessoas que frequentam o cinema conhecem-se entre si e quando isso no acontece, repelem o estranho.

Elas esto ansiosas e no parecem muito receptivas ao que vero na tela. b) I. Orao sem sujeito e predicado verbal II. Verbo transitivo direto: h; objeto direto: uma distncia de tempo entre o casal Andreato e os outros espectadores. III. Os, uma, o: artigos / de tempo: locuo adjetiva / outros: pronome adjetivo indefinido. c) I. Predicado verbo-nominal: saem apressadas/ predicativo do sujeito: apressadas II. Predicado verbo-nominal: toda a orao / predicativo do objeto: sentada. d) I. A: artigo, primeira: numeral, vermelhas: adjetivo. Mesmas: pronome adjetivo. 2- a) Ela refere-se, ironicamente, capacidade que a amiga tem para justificar o merecido descanso das frias aludindo a Deus.

b) Inscrever: transitivo direto e indireto; me: objeto direito; no programa de leitura de frias da biblioteca: objeto indireto c) O, de leitura, de frias, de biblioteca . d) O adjunto adverbial: dentro da biblioteca. e) Marcie: vocativo. 3- a) O eu lrico deseja que as pessoas abastadas saibam dividir o alimento com os menos favorecidos, sem que haja desperdcios. E agradece pelo primeiro homem que semeou o gro e pelo que cozinhou o po, bem como pwla paz que assegura o alimento b) Vocativo: Senhor e meu Deus. c) I. Sujeito paciente: as sobras das mesas fartas. II. Adjunto adverbial de modo: em vosso nome. III. Objeto indireto do verbo levar: queles. Objeto direto do verbo ter: nada d) ... com que as sobras das mesas fartas sejam levadas em vosso nome, por algum de bom corao, queles que nada tem. e) I. Complemento Nominal. II: Complemento Nominal. III. Aposto. 4- a) Predicativo do sujeito: um hbito. b) Predicativo do objeto: mais interessante. c) Predicativo do sujeito: bem atrasada d) Predicativo do sujeito: patrimnio histrico da humanidade. e) Predicativo do sujeito: de Pelezinho

5- a) Sujeito simples: as outras moradoras do prdio, mes dos amiguinhos do seu filho, Paulinho, seis anos; ncleo: moradoras b) Mes dos amiguinhos do seu filho Paulinho; seis anos; filho de uma brasileira e um canadense. So apostos. c) Lugar: escola, em Nova Iorque. Modo: com um ar de superioridade, em total descompasso. Tempo: logo, at aquela idade, desde a mais terna idade.

d) I. Verbo intransitivo, predicado verbal. II> O complemento nominal com os outros meninos. 6- a) Porque sua lgica baseia-se numa observao pessoal: toda vez que ela ou algum conhecido seu foi ao campo, choveu, mas isso no significa que os dois acontecimentos estejam relacionados. b) Na primeira fase, ao campo objeto indireto do verbo ir, que, nessa acepo, transitivo indireto. Na segunda frase, ao campo complemento nominal, pois completa o sentido de um nome (subtantivo viagens) 7- Letra D a- Aluso AOS FATOS b) Persistncia NA LUTA c) Absteno DE DOCE d) Conteno DE JUROS e) Comprometimento COM A FAMLIA f) Dissoluo DA SUBSTNCIA. 9) a- O personagem se refere linguagem mrbida do livro que, em vez de deix-la relaxada e livre da insnia, exerce o efeito contrrio. b) I. Adjunto adnominal. II. Complemento nominal. c) O objeto direto estaria preposicionado.

10) a) Os mexicanos fazem a travessia da fronteira apesar dos riscos. A travessia Objeto Direto Da fronteira: Complemento nominal b) A polcia fez a deteno de alguns camlos na avenida. A deteno: objeto indireto De alguns camels: complemento nominal. c_ O gverno fez o empreendimento de vultosa quantia nesta obra. O empreendimento: objeto direto De vultosa quantia: Complemento Nominal

d) A criana tinha persistncia em sua luta diria. Persistncia: Objeto Direto Em sua luta diria: Complemento Nominal 11) Letra C.

Anda mungkin juga menyukai