Anda di halaman 1dari 7

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELTRICA EM CASA OU NO ESCRITRIO?

No Escritrio Ar-condicionado

Pela manh, abra as janelas para resfriar o ambiente Na hora da compra, verifique se o aparelho possui o selo PROCEL de consumo reduzido; Com o aparelho ligado, mantenha as portas e janelas fechadas; Dimensione, adequadamente, o aparelho para o tamanho do ambiente; Desligue o aparelho meia hora antes do fim do expediente e durante o almoo (a sala ainda permanecer climatizada!); Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado; No inverno, ligar apenas a ventilao; No deixar o aparelho em lugares quentes, prximo a equipamentos eltricos ou na incidncia do sol; Mantenha limpos os filtros dos condicionadores de ar.

Computadores

Quando se ausentar, ativar o modo "em espera do computador, que deixa o equipamento hibernando at o mouse ou o teclado serem tocados novamente; Mantenha os computadores em locais com boa ventilao ou em ambientes mais frios. Se possvel, mantenha o equipamento refrigerado, sem a necessidade do ar-condicionado. Isso o ajudar a trabalhar com mais eficincia e a requerer menos do cooler interno; Compre equipamentos que gastam menos energia basta conferir a tabela ou as informaes escritas na embalagem e comparar com outro produto similar; Coloque mais memria no computador. Quanto mais memria o equipamento tiver, menos exigir do disco rgido e, assim, menos energia consumir;

Economia de Energia

Desligue aqueles servios e recursos do computador que no so usados, reduzindo a operao do sistema; Use aplicativos mais leves, que ocupam menos memria e menos espao no disco rgido. Escolha aplicaes com propsitos determinados; Configure o sistema operacional para reduzir a operao dos HDs e outros componentes motorizados, que consomem mais energia; Substitua o disco rgido antigo por um novo e mais eficiente HDs novos consomem menos energia; Pense em substituir o hardware por sistemas virtuais, consolidando vrias mquinas em uma; Programe o computador para desligar aps realizar rotinas de segurana ou de performance, como atualizaes, varredura de antivrus e desfragmentao (atividades que costumam ser realizadas de madrugada ou em outros perodos de ociosidade).

Monitores

Ativar o modo econmico (Energy Saver) do monitor; Usar um protetor de tela, que evita que a imagem congelada desgaste o fsforo do monitor. Prefira um com o mximo de reas escuras (melhor se mostrar apenas uma tela preta), pois quanto mais cores brilhantes no monitor, maior o consumo de energia; Desligue os monitores quando no estiverem em uso, pois eles consomem muita energia (especialmente os modelos CRT); Troque os monitores CRT velhos por modelos LCD (trs monitores LCD gastam o mesmo que um CRT); Abaixe o brilho do monitor quanto mais brilho, maior o consumo; Reduza o nmero de monitores em uso com a ajuda de uma chave KVM para ligar vrios computadores a apenas um monitor. Outra opo configurar os sistemas para suportar a operao de desktops remotos.

Impressoras, scanners, caixas de som e perifricos em geral

Deixar os perifricos, como impressoras (grandes consumidoras de energia), scanners e caixas de som desligados da tomada quando no estiverem em uso; Configure o sistema operacional para desligar perifricos quando estes estiverem fora de uso, como modems, monitores e placas de rede sem fio;
2

Economia de Energia

Substitua o HD por dispositivos que consomem menos energia, como pen drives de memria flash e discos externos com interface USB.

Em Casa Iluminao

Utilize cores claras na pintura de paredes internas e do teto; Adote uma iluminao de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente; Aproveite ao mximo a iluminao natural. Utilize claraboias e grandes aberturas. Coloque as mesas de trabalho e leitura prximas s janelas; Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratgicos da casa. s vezes, na hora da construo, perdem-se grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que de graa; Utilize lmpadas fluorescentes em ambientes que necessitem de maior iluminao (duas lmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts); Utilize fotoclula nos ambientes externos (luminrias que s acendem noite); Nos corredores, escadas ou locais de passagem, onde no h permanncia de pessoas, instale temporizadores ou sensores de presena; Utilize dimmers que controlam a intensidade da luz. Alm de economizar, o dimmer ajuda a criar um clima na casa, deixando o ambiente mais aconchegante; No deixe as luzes acesas em ambientes em que no h ningum.

Chuveiro

O chuveiro o maior consumidor de gua (e eletricidade) na casa. No calor, deixe a chave na posio "vero"; Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de gua por energia solar; Tome banho rpido e desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.

Geladeira

Faa o degelo periodicamente;

Economia de Energia

Evite colocar alimentos ainda quentes na geladeira. Se no for possvel esfriar por completo, coloque-os na parte inferior; No instale geladeira e fogo lado a lado, pois um atrapalha o desempenho do outro; A geladeira no deve ficar prxima de janelas em que haja incidncia da luz solar; No forre as prateleiras da geladeira, pois isso dificulta a passagem do ar, gastando mais energia; No deixe a porta aberta por muito tempo; Verifique a vedao da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se, ao fechar a porta, a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedao no esto mais em bom estado.

Televiso

No deixe a TV ligada desnecessariamente. Desligue o aparelho; Evite dormir com a televiso ligada. Se ela tiver recursos de programao, use o timer ou o sleep; Telas de LCD consomem menos energia que as de plasma; Nunca desligue a TV somente pelo controle remoto. Desligue-a da tomada.

Mquina de Lavar Roupas

Economize gua e energia eltrica lavando, de uma s vez, a quantidade mxima de roupas indicada pelo fabricante; Use a dose certa de sabo especificada no manual, para evitar repetir operaes de enxgue; Mantenha o filtro sempre limpo.

Ferro Eltrico

Utilize o ferro de passar roupa uma nica vez. Deixe acumular uma quantidade razovel de roupas para passar; Alise as roupas com as mos assim que retir-las do varal. Essa simples medida ajuda a reduzir o tempo de utilizao do ferro eltrico. Outra dica til estender as roupas mais difceis de passar diretamente em cabides no varal. Assim, elas j secam sem criar dobras ou vincos;

Economia de Energia

Evite ligar o ferro eltrico nos horrios em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede eltrica; Regule a temperatura, no caso dos ferros automticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Celulares e Cmeras

Nunca deixe seu aparelho passar a noite inteira carregando, ou seja, d a carga e retire-o da tomada; Para cmeras digitais que no usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular; S carregue o tempo necessrio especificado no manual.

Elevador

Para subir um ou dois andares evite pegar o elevador. Utilize as escadas. Alm de economizar energia, voc far um bem sua sade; Havendo dois elevadores no mesmo hall (um social e um de servio), deve-se chamar apenas um. Verifique a possibilidade de faz-los atender a grupos diferentes de andares (pares e mpares); As crianas devem ser orientadas a no apertar todos os botes do painel e no fazer do elevador objeto de recreao; No sobrecarregar o elevador. importante respeitar o nmero mximo de passageiros indicado na cabine. Alm de ser transportado com segurana, voc evitar danos ou queima do motor; Estude a possibilidade de instalar um sistema de acionamento mais eficiente para os elevadores. Consulte o fabricante; Estude a possibilidade de desligar diariamente, de maneira alternada, um dos elevadores, no horrio de menor movimento e utilizao (por exemplo, das 22h s 6h, nos domingos e feriados);

Sistema Solar de Aquecimento de gua

Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar d sempre preferncia aos modelos com o Selo PROCEL; Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatrios) para a quantidade de gua que ser utilizada por dia;

Economia de Energia

Utilize a tubulao adequada para a rede hidrulica de gua quente, com isolamento trmico necessrio; Os vidros dos coletores devem ser lavados periodicamente com gua e sabo neutro, para que no ocorra queda no rendimento do sistema. Quando realizar o procedimento, faa sempre na manh para evitar choque trmico e, consequentemente, a quebra do vidro; A instalao do sistema deve ser feita por profissionais especializados. Um sistema mal instalado pode comprometer o funcionamento do sistema.

Bombeamento de gua

Elimine vazamentos de gua evitando desperdcios. Economizando gua voc est economizando energia; Dimensione adequadamente a bomba. Pea ajuda a um profissional; Verifique o funcionamento da boia e utilize o modo automtico p ara ligar e desligar as bombas; Verifique se a alimentao eltrica do motor est de acordo com as especificaes do fabricante; Evite, sempre que possvel, o bombeamento de gua no horrio de pico (das 18h s 21h).

Boiler - Aquecedor Central


Na hora da compra, escolha um tipo de boiler com capacidade adequada s suas necessidades; D preferncia a modelos com melhor isolamento do tanque e com dispositivo de controle de temperatura; Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo; Isole, adequadamente, as canalizaes de gua quente; Nunca ligue o aquecedor sem ter certeza de que ele est cheio dgua. P ara isso, verifique se sai gua das torneiras de gua quente; Quando usar o aparelho, ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente. Se esquentar demais e voc tiver que misturar gua fria, ser desperdcio; Ligue o aquecedor apenas o tempo necessrio. Se possvel, instale um timer para tornar automtica essa tarefa; Evite aquecer a gua nos dias de calor mais intenso.

Economia de Energia

Outras Dicas

Ao limpar o quintal, garagem ou calada, evite usar a mangueira para "empurrar" o lixo. Varra-o e recolha-o antes. Assim, voc economiza na conta e no desperdia gua potvel; Prefira detergente e sabo em p com pouco ou nenhum fosfato na frmula. A substncia, responsvel pela espuma, favorece a proliferao de algas nos rios, reduzindo a oferta de oxignio aos peixes.

Economia de Energia

Anda mungkin juga menyukai