Anda di halaman 1dari 18

A dissoluo da U.E. acarretar serie de problemas econmicos em escala global.

Tendo em vista que os ttulos de divida pblica no tero mais uma origem de fato, porque est foi dissolvida. A U.E. s conseguiu sobreviver porque os pases mais ricos ajudavam os pases mais pobres. Os ricos emprestavam dinheiro para que os pases fracos tivessem mnimas condies para a competio de mercado e equalizao de capacidade de instalao de industrias em toda a zona do Euro tendo em vista a igualdade social e econmica naquela regio, no formando bolhas de empregos, nas periferias. Quando houve a unificao Alem, a Alemanha ocidental tendo em vista um menor nvel de profissionalizao e alto preo da mo de obra se viu no desemprego porque as industrias outrora no lado ocidental migraram pra onde a mo de obra era mais barata e mais profissionalizada(Alemanha Oriental). A mesma coisa aconteceu na Rssia aps o fim da guerra fria, a populao queria voltar ao socialismo. Tendo em vista o Estado do bem estar social. Contexto histrico Karl Marx...nascido hoje onde a Alemanha ele se formou em filosofia com direito.Elee estuda a histria Alem e depois vai estudar a Inglaterra e concluiu que s se pode ter liberdade de estudar uma coisa num pas que tem liberdade de expresso, ou seja, se Marx vivesse hoje em cuba talvez ele seria limitado em seus estudos, por isso foi Inglaterra bero do capitalismo, da liberdade de expresso. -Alemanha (filosofia/historia) -Inglaterra(economia) -Frana(politica) -Blgica -E.U.A. Como ele era muito contestador foi expulso da Inglaterra pra Frana pra estudar politica, razovel porque a Frana foi onde teve a revoluo burguesa. Foi expulso da Frana e foi pra Blgica e foi pra os E.U.A. Cabe no s ao intelectual entender a realidade mas transformas a realidade. Marx tenta fazer isso....

Teoria econmica do Marx: O comeo do surgimento terico do livro O Capital. O subttulo do capital era O Capital uma critica economia politica. Criticando assim Smith, David, Ricardo, Malthus, tericos da economia politica. Marx faz essa critica deido a benevolncia desse autores quanto o capitalismo, vem Marx com uma viso mais pessimista, ou quem sabe real. Sabido de que David, Ricardo, Smith...viveram a ascenso capitalista, maximizando as benevolncias deste sistema.

(O Ricardo mostrou que o problema do capitalismo que tem-se uma disputa entre os que vivem de salrio e os que vivem de lucro.=luta de classe) Marx critica que no capitalismo tudo vira mercadoria inclusive a pessoa, por isso que o trabalhador dono do meio de produo vai ter que se vender. No por completo mais a fora de trabalho. As relaes sociais acabam por prezar a fora do trabalho, as coisas. A viso que o Marx traz que esse panorama culpa do atual sistema.

Em seu mtodo ele divide em duas partes. A relao de infra-estrutura: toda base material(terra, meios de produo, matrias primas, uso de formas de produes diferente. base material porque modo de produo econmica. Base que sustenta a superestrutura. A relao superestrutura: POLITICA, INSTITUIES, RELIGIO. Os modos de produo que existiram ao longo da histria da humanidade existiram porque a base de produo eram distintas. Escravido (dono de escravo>escravo) Capitalismo(capitalista>trabalhador)Feudalismo(Suserano>vassalo>servos). No feudalismo no existiu ondas de fome, porque a produo era de subsistncia e todo contrato de trabalho, exigia direito a terra. Logo a fome uma instituio que faz parte do sistema capitalista. Mathus enquanto membro da igreja entendia que no feudalismo quando a igreja era a instituio mais forte e no tinha fome, ele propunha a volta ao feudalismo tendo em vista um cenrio capitalista onde a fome uma instituio. Tudo o que solido se desmancha no ar Marx, Karl Quem vivia no imprio Romano pensaria que este ia ruir? quem vivia no feudalismo pensava que o mesmo acabaria? Paulantzas Nikos ele discutira teoria do Estado numa viso politica e no mais no mbito jurdico. Ele diz que dentro da discusso de classe social a dois conceitos classe para si que so aquelas pessoas que pertencem a uma classe social mas no se identifica com ela. (Pobre osado)Engenheiro bem sucedido que no se identifica como classe trabalhadora e sim como pequena burguesia. Classe em si ele sabe que da classe e quer mudar, seu status quo. Marx conclui que a histria da humanidade a histria da luta de classe. Ele faz essa critica porque Ricardo chegou a concluso de w x L,no entanto Ricardo no avana tanto como Marx. Em Marx no contexto que ele est vivendo ele est entrando em sua primeira grande crise do capitalismo. -1873. Detalhe, o Capital foi escrito em 1822.

Para Marx existe as Leis de tendncias: leis que aconteceram ao longo da histria da humanidade. Ex: aumento da especializao de trabalho e mecanizao. Lei de contratendncia : a que impede a tendncia de acontecer. Sinto de segurana um exemplo. A inovao uma contratendencia, surgimento de novos produtos, novos empregos, barrando a tendncia que a mecanizao tomar o lugar da mo de obra humana. Finalizando.. Marx faa que no o plano das ideias que est condicionando ainfraestrutura, tem-se uma dialtica, movimento de contradio. Ora superestrutura norteia infra-estrutura ora vice-versa.

______________________________________________________________________ _________

Evoluo do pensamento econmico:

Contexto histrico

-feudalismo

Metodologia Pesquisa Mercantilismo

-hume

Fisiocracia

-Quesnay

Adam Smith David Ricardo Malthus

Marx Keynes

No imprio romano o conceito de riqueza era acumular terras ( perceba a variao do que significa riqueza, atravs da linha do tempo)

O conceito de riqueza varia no contexto histrico. Riqueza sempre esteve vinculado a noo de excedente. O exercito no imprio romano tinha como uma importante base institucional o exercito devido ao seu tamanho, e o exercito ser essencial para conquistas de novas terras. Agora sem defesas no imprio romano este se repartiu, logo que sua garantia de controle e defesa teria se dissolvido progressivamente, formando feudos, fechando a economia. Apartir do momento em que as economias(feudos) comeam a se fechar temos uma diminuio dos fluxos de comrcio.(exportao e importao jogo de soma zero). J que todo mundo quer exportar manter a balana comercial positiva, entra em cena o protecionismo se querendo se tornar idependente a importao tende a decrescer intencionalmente aumentando o preo daquele produto que foi barrado aumenta de preo.

Cada vez mais quando o mercado tem menos pessoas produzindo diminuo a concorrncia. Setro automobilstico corresponde a 12 por cento do PIB. O setor automobilstico encadeado e afeta a vrias instncias. Sendo assim to importante.

Nem todo mundo pode ganhar, logo imponhe-se barreiras alfandegarias para o controle de importao. Salrio real, corresponde ao poder de compra.(inflao) Salrio nominal, o que se recebe. NEM TODO MUNDO PRODUZ AQUILO QUE QUERO CONSUMIR logo algum sair perdendo. Ex: Na dcada de 70 no Brasil faltou feijo no Brasil porque os produtores acharam mais rentvel produzir trigo, porque o po era mais rentvel, importando feijo do Mxico. O trigo parou de ser produzido porque a Argentina no exporta muita coisa, e um dos produto mais importantes o trigo, logo essa produo no Brasil foi diminuda a fim de que a a argentina tenha dinheiro para importar produtos brasileiros.

O feudalismo vai comear a ruir porque alguns feudos ele no tem capacidade para produzir produtos. Logo um feudo mais independente economicamente tornara o outro deficitrio sem usar a fora, apenas economia. O Maior produtor da Europa de trigo era a Frana, Napoleo Bonaparte imps o bloqueio com a Inglaterra para desestabilizar a economia da mesma. O salrio do trabalhador na Inglaterra era baseado no trigo logo se o trigo falta na Inglaterra o salrio do trabalhador sobe e os industrias no gostam nada dessa situao, teriam que pagar mais pela mo-de-obra. Logo que os industriais foraram em no aumentar o salrio, os trabalhadores reprovaram essa no equivalncia. A nica soluo seria abrir o comrcio (livre comrcio) ou matar pobre. Dando aval para surgir teorias tais como as de Marx e Malthus. Adam Smith no verdade que para garantir a sociabilidade eu precise de ESTADO mas sim o livre mercado. Contrariando as ideias de Hobbes e Rousseau. Fisiocaratas : Vai dizer que riqueza de fato excedente e nada mais pode ser considerado como gerador de riqueza do que a a agricultura. Surgiu na Frana um pas com disponibilidade para agricultura. A Inglaterra surge ento com outra ideia dizendo que a gerao de riqueza provem essencialmente do trabalho humano e no mais como os fisiocratas da terra. Seria ento necessrio uma diviso do trabalho fazendo com que seu pas gere riqueza. Aumentando assim a eficincia. Sendo assim pode-se fazer pases ricos mesmo sem ter terra. Mercantilista: acumular ouro e prata Fisiocracia: riqueza voltada a terra. Adam Smith e David Ricardo: a riqueza vem do trabalho humano, dando origem a diviso do trabalho.

Em sociedades primitivas as pessoas aplicavam o trabalho humano a natureza e o fruto do trabalho era dele, com a revoluo industrial a propia fora de trabalho que era intriseca ao ser humano vira mercadoria, sendo assim nem o ser humano mais pertence a ele. Marx surge ento com sua teoria revolucionaria no auge do capitalismo quando as pessoas trabalhavam 12, 15 horas por dia. Indagando assim que se o trabalho humano que gera riqueza, porque que o fruto do trabalho no fica com o trabalhador.

Nota: A China mandara para o Espao a primeira Nave Espacial tripulada que no nem russa ou americana. Distribuio funcional da renda quando somo salrio mais lucro encontrando o PIB. No Brasil algo em torno de 30% o salrio e 70% o lucro na renda brasileira. Isso significa que os trabalhadores brasileiros s conseguem compra 1/3 daquilo que ele produziu. Nos anos 70 a participao do salrio na renda era quase a metade ( em qualquer pais desenvolvido a diviso entre lucro e salrio era de 50%). O governo Lula melhorou a distribuio de renda entre os trabalhadores mas em relao a renda geral no houve mudana. O salrio do trabalhador deveria ser compatvel com o trabalho comandado. Trabalho comandado conceito de Adam Smith= Quanto do que eu consumo eu consumo proporcionalmente quanto em relao ao trabalho. Uma nao mais rica quanto mais trabalho ela consegue comandar. Ex: Um pais que produz Ipod mais rico do que o que produz acaraj, porque h bem mais pessoas envolvidas no trabalho.

Keynes: Crash da bolsa de New York. Com o liberalismo a oferta se tornou maior que a demanda, abaixando os preos, no tendo lucro para os industriais, desempregando uma populao. Keynes= cabe ao Estado evitar grandes flutuaes na economia, manter a economia estvel. A soluo foi fazer uma PPP parceria publico privado. O Estado incentiva as empresas a continuar a produzir, construindo uma hidreltrica, subsidiando, injetando dinheiro. PPP= dinheiro publico mais privado, construir uma ponte(demora muito tempo pra retorno), sendo assim o Estado concede 30 anos de concesso par o privado. Keynes= O problema das crises que eu vou ter insuficincia das demandas. Tendo base as ideias malthusianas.

______________________________________________________________________ ____________

by Daiane Ribeiro ^^

Evoluo do pensamento econmico Adam Smith

Foi um economista e filsofo escocs. Teve como cenrio para a sua vida o atribulado sculo das Luzes, o sculo XVIII. o pai da economia moderna, e considerado o mais importante terico do liberalismo econmico. Autor de "Uma investigao sobre a natureza e a causa da riqueza das naes", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referncia para geraes de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das naes resultava da atuao de indivduos que, movidos apenas pelo seu prprio interesse (selfinterest), promoviam o crescimento econmico e a inovao tecnolgica. Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "no da benevolncia do padeiro, do aougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse". Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma interveno governamental. A competio livre entre os diversos fornecedores levaria no s queda do preo das mercadorias, mas tambm a constantes inovaes tecnolgicas, no af de baratear o custo de produo e vencer os competidores.

Ele analisou a diviso do trabalho como um fator evolucionrio poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu prprio interesse egosta (self-interest), levado por uma mo invisvel a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bemestar da sociedade." Como resultado da atuao dessa "mo invisvel", o preo das mercadorias deveria descer e os salrios deveriam subir. As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rpida e intensa influncia na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo. As novidades da Revoluo Industrial trouxeram muitas dvidas. O pensador escocs Adam Smith procurou responder racionalmente s perguntas da poca. Seu livro A Riqueza das Naes (1776) considerado uma das obras fundadoras da cincia econmica. Ele dizia que o individualismo til para a sociedade. Seu raciocnio era este: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade beneficiada. Exemplo: quando uma cozinheira prepara uma deliciosa carne assada, voc saberia explicar quais os motivos dela? Ser porque ama o seu patro e quer v-lo feliz ou porque est pensando, em primeiro lugar, nela mesma ou no pagamento que receber no final do ms? De qualquer maneira, se a cozinheira pensa no salrio dela, seu individualismo ser benfico para ela e para seu patro. E por que um aougueiro vende uma carne muito boa para uma pessoa que nunca viu antes? Porque deseja que ela se alimente bem ou porque est olhando para o lucro que ter com futuras vendas? Graas ao individualismo dele o fregus pode comprar boa carne. Do mesmo jeito, os trabalhadores pensam neles mesmos. Trabalham bem para poder garantir seu salrio e emprego. Portanto, correto afirmar que os capitalistas s pensam em seus lucros. Mas, para lucrar, tm que vender produtos bons e baratos. O que, no fim, timo para a sociedade. Ento, j que o individualismo bom para toda a sociedade, o ideal seria que as pessoas pudessem atender livremente a seus interesses individuais. E, para Adam Smith, o Estado quem atrapalhava a liberdade dos indivduos. Para o autor escocs, "o Estado deveria intervir o mnimo possvel sobre a economia". Se as foras do mercado agissem livremente, a economia poderia crescer com vigor. Desse modo, cada empresrio faria o que bem entendesse com seu capital, sem ter de obedecer a nenhum regulamento criado pelo governo. Os investimentos e o comrcio seriam totalmente liberados. Sem a interveno do Estado, o mercado funcionaria automaticamente, como se houvesse uma "mo invisvel" ajeitando tudo. Ou seja, o capitalismo e a liberdade individual promoveriam o progresso de forma harmoniosa.

Contexto histrico: - Histria da Astronomia como e para que fazem cincia? - Teoria dos sentimentos morais/Riqueza das naes

Riqueza: (?) - Recursos minerais (Mercantilismo) - Terra - Trabalho Teoria do valor-trabalho


Sociedades primitivas Sociedades avanadas Trabalho incorporado

Preo = valor = quantidade de trabalho

Trabalho Comandado - Crtica a Smith Princpio da no contradio

1 O cientista no tem obrigao de descobrir a verdade, mas de apaziguar suas inquietaes. 2 Como os cientistas tentando apaziguar suas inquietaes, podem contribuir para a sociedade como um todo. Vcios privados, conduzem a virtudes pblicas. Pelo contrrio, suas virtudes individuais que conduzem a virtudes pblicas. 3 Um pas pobre e o outro rico a depender da diviso de trabalho. Essa diviso que define o progresso. - No precisa nenhuma instituio supranacional para os indivduos viverem individualmente. Trocas comerciais dependncia mtua, basta uma troca comercial que assegure a convivncia. - Para Smith, o que gera riqueza a fora de trabalho humana.

Mercantilismo Acmulo de ouro e prata. - Hume Teoria quantitativa da moeda. A Teoria Quantitativa da Moeda (tambm designada por Teoria Quantitativa dos Preos) uma teoria para determinao do produto e do nvel geral de preos que defende que os preos so determinados pela oferta de moeda (isto , pela quantidade de moeda em circulao) e pela velocidade de circulao da moeda (Quando a quantidade de moeda grande relativamente ao fluxo de despesas, a velocidade da moeda maior; quando a quantidade de moeda pequena relativamente ao fluxo de despesa, a velocidade da moeda menor). A Teoria Quantitativa da Moeda foi inicialmente formulada por David Hume, no sculo XVIII, e defendia que os preos variam proporcionalmente com a quantidade de moeda em circulao, o que obriga, naturalmente, que a velocidade da moeda seja constante. A Teoria Quantitativa da Moeda pode ser expressa na seguinte equao:

M.V = P.Q Em que V representa a velocidade da moeda, P os preos de mercado, Q a quantidade de produtos transacionada na economia (ou seja, P.Q representa o produto nominal) e M a quantidade de moeda.

Fisiocracia Toda a riqueza advm do setor mais importante, o primrio terra. (Quesnay). A Economia poltica considerada uma Cincia inglesa, j que a Inglaterra, mesmo antes da revoluo industrial j apresentava ambiente adequado a seu desenvolvimento: Grande desenvolvimento do comrcio interno e externo, extino das prerrogativas feudais particularistas, estado nacional consolidado e assentado em regras fiscais aceitveis (aos olhos da aristocracia e burguesia mercantil e agrria), elevado grau de liberdade em relao igreja e ao estado. Enfim, pr-requisitos associados ao desenvolvimento sem par da atividade produtiva e comercial. Quesnay sofreu duras crticas porque considerava estreis as classes no-agrcolas e no-proprietrias.

Adam Smith Livre mercado/diviso do trabalho. David Ricardo Livre mercado

Malthus Num contexto de aumento de preos, a populao vai passar fome, logo, o pobre tem que morrer. Marx A teoria de Marx, surge simultneo ao capitalismo, pois quando se tem mais visvel a discusso de explorao. Keynes Cabe ao estado evitar grandes flutuaes na atividade econmica. O problema da crise insuficincia na demanda. O estado deveria aumentar a demanda efetiva ( a parte da demanda agregada que de fato se realiza na aquisio de bens e servios). Crise de 29 Muita oferta, pouca procura diminuio de lucro CRISE Cab o mundo. PPP Parceria pblico privado. ( quando o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar administrao pblica ou comunidade certa utilidade mensurvel mediante a operao e manuteno de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construda. Em contrapartida a uma remunerao peridica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no perodo de referncia. Alguns exemplos de obras realizados por PPPs so vagas prisionais, leitos hospitalares, energia eltrica, autoestrada dentre outras.)

Riqueza Excedente

Contexto histrico No feudalismo era o acmulo de terras que determinava a riqueza. O Imprio romano havia conquistado quase toda a Europa, parte da sia e da frica, mas com o tamanho do imprio, ficou difcil administrar, j que o fator crucial era o exrcito que medida que incorporava dominados, comeou a ruir. Fluxo Comerciais Exportao/importao Jogo de soma zero O que um perde o outro ganha, o que o outro ganha o um perde. Para controlar o mercado controla-se a importao de determinados produtos. Salrio nominal o que se recebe, efetivamente (W) Salrio real Corresponde ao poder de compra N P O fato de alguns feudos no terem capacidade de produzir certos produtos faz o feudalismo ruir. Um pas que no produzisse determinado produto ficaria dependente do produtor, sem o uso da fora, apenas da economia. O maior produtor de trigo da Europa era a Frana, Napoleo Bonaparte imps o bloqueio continental Inglaterra.

A economia (salrio) da Inglaterra era pautada no trigo. A escassez de trigo faria com que os industriais pagassem mais pela mo-de-obra. Os industriais se negavam a aumentar o salrio, causando a reprovao da classe trabalhadora. A soluo seria matar os pobres (guerras). Dando incio s teorias como as de Marx e Malthus. Adam Smith defende que para garantir a sociabilidade, no se precisaria do Estado, mas do livre comrcio. Contrariando as idias de Hobbes e Rousseau. Fisiocratas O principal setor da economia o primrio. A fisiocracia surge na Frana, pois o maior produtor do mundo.

Teoria do valor-trabalho

A teoria do valor-trabalho uma teoria econmica associada majoritariamente a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. Segundo essa teoria, o valor econmico de uma mercadoria (ou, mais exatamente, de uma mercadoria "reproduzvel" - grande parte dos tericos do valor trabalho deixam de lado mercadorias no reproduzveis, como obras de arte, etc.) determinado pela quantidade de trabalho que, em mdia, necessrio para produzi-la, incluindo a todo o trabalho anterior (para produzir suas as matrias primas, mquinas, etc.). Por esta teoria o preo de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o nico elemento que realmente gera valor. Num exemplo clssico entre os tericos do valor-trabalho, a razo porque um diamante mais valioso que um copo de gua porque d, em mdia, mais trabalho, encontrar e extrair um diamante do que um copo de gua. Karl Marx, sem dvida foi o maior terico do valor-trabalho. Com o valor sendo gerado pelo trabalho, nica e exclusivamente, logo se levou idia de que, se todo o valor gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente, sendo que os no-trabalhadores - os patres - que acabavam por ficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado, estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho, atravs de um processo conhecido como mais-valia.

- Ao longo da evoluo humana (primitivas) o valor de um bem tinha a ver com o esforo individual empregado para conseguir aquele bem.

Preo preos relativos (comparao entre dois bens.) O preo de um bem igual ao valor do bem, que igual a quantidade de trabalho incorporado. Nas sociedades avanadas, no vai ser s a quantidade de trabalho incorporado que vai determinar o valor de um bem. Trabalho Comandado Adam Smith O que eu consumo quanto em relao trabalho. Quanto maior o contingente de trabalho comandado, mais rico ser o pas. PIB: L 80% W 20% Relao entre a renda do trabalhador e a quantidade do trabalho que ele consegue comandar. A teorizao do mercado comandado incorpora o lucro, por isso se aplica s sociedades avanadas. (O PIB comanda cinco trabalhadores)

P = Custo + Lucro = Valor

Princpio da no contradio

Se eu quero explicar o que uma coisa, eu no posso ser contraditrio. No posso explicar uma coisa atravs das caractersticas da prpria coisa. Ricardo No existe trabalho comandado, s trabalho incorporado. Teoria Marginal O valor de um bem, tem a ver com a utilidade.

David Ricardo: Cincia racional e dedutiva

Contexto histrico Industrial Inglaterra (XIX) fase madura da revoluo industrial. Adam Smith:

- Mtodo histrico - Indutivo - Sociedade primitiva - Sociedade avanada

Teoria do valor trabalho Valor-trabalho Trabalho contido Trabalho comandado Circularidade tautolgica Crtica a Smith

Teoria Ricardiana Teoria do valor - Trabalho contido

Teoria da renda fundiria

Sistematizou a teoria de Smith. Inglaterra manufaturas Frana produo agrcola

Lei dos pobres Cabe ao estado garantir renda mnima de subsistncia do cidado. Como a burguesia quem financiava; Ricardo que era burgus tentou combater o aumento. Lei do trigo impossibilidade de importar trigo da Frana.

Renda real: (poder de compra) W Salrio

P Inflao

Ricardo Poltica para tentar derrubar a lei dos pobres e a lei dos trigos. Recorte do universo a partir do recorte eu generalizo toda a sociedade (mtodo indutivo). Problema: A amostra pode ser enviesada, pode causar constataes equivocadas.

Dedutivo Ricardo Parte de um princpio geral. No processo de ocupao das terras da Inglaterra, as pessoas perceberam que as terras do centro eram mais frteis. Quando comea a produzir, aumenta a populao e tambm a necessidade de mais alimentos, obrigando a expanso para reas menos frteis. A tendncia foi o aumento do preo dos produtos (comida). Lei dos pobres = aumento do salrio, diminuio dos lucros. Ricardo cabe ao estado no fazer grandes intervenes. O estado vai regular o mercado de trabalho. Liberalismo No significa ausncia do estado. A mo invisvel que as pessoas fazendo aquilo que gostam, individual, egosta, haveria aumento de bem-estar. Neoliberalismo No cabe ao estado absolutamente nada. A iniciativa privada resolveria tudo. O Estado intervm para melhorar o funcionamento, inclusive um sistema jurisdicional. O empresrio quem garante os investimentos, em ltima instncia. Mesmo burgus Ricardo chegou concluso de que o problema era a luta de classe.

Marx e a crtica economia poltica

- Contexto histrico Alemanha (Filosofia/histria); Inglaterra (Economia); Frana (poltica); Blgica e Estados Unidos. - Modos de produo O Capital - Luta de classe Desemprego - Mtodo dialtico:

Superestrutura Poltica, instituies... Infraestrutura Base material, econmica.

- Situao da classe trabalhadora - Explorao e mais-valia


Jornada de trabalho Mais-valia

- Fetiche da mercadoria Ocidental Capitalista Oriental Socialista

Quando o muro de Berlim derrubado, h um desemprego muito grande. Os ocidentais (capitalistas) passaram a contratar a mo-de-obra (socialista) que alm de mais barata, era qualificada. Marx Nasceu onde hoje a Alemanha, ele estudou Filosofia com Direito. Foi Inglaterra S pode ter liberdade de estudar se tiver liberdade de expresso (Economia). Expulso da Inglaterra foi para a Frana estudar (poltica). Expulso da Frana foi para a Blgica. Expulso da Blgica foi para os Estados Unidos. Democracia Tentar mudar a realidade (influncia) Teoria econmica de Marx Marx escreveu sobre temas variados (Economia, Poltica, organizao familiar...) - O capital Crtica economia poltica de (Smith e Ricardo) - Viso poltica A formulao terica visava compreender a estrutura de classe. Smith Mo invisvel (defesa da propriedade privada) Ricardo - Disputa entre os detentores dos meios de produo e os que vivem de salrio (luta de classe). Smith e Ricardo Tinham uma viso benevolente do capitalismo.

Marx:

- Agora as relaes so mediadas pela mercadorias/as coisas. A prpria pessoa no consegue se enxergar como tal, sendo enxergado tambm como coisa. - Desumanizar para se sentir humano. O desejo do humano infinito. - O sistema induz o ser humano a isso.

Mtodo dialtico

Infraestrutura (base material) terra, meios de produo, matria-prima, o uso dos meios de produo (base material econmica). Superestrutura Poltica, instituies, religio...

Materialismo histrico nfase na base material que muda a depender do contexto histrico. Os modos de produo tiveram base material diferentes. - No sistema anterior (feudalismo) onde a igreja era soberana, no havia fome, misria... E Malthus, como homem da igreja, queria voltar, olhar para trs... Modo de produo Conjunto de infra e superestrutura, uma relao dialtica de contradio. Em um momento uma est em evidncia e condiciona a outra, e vice-versa. Tese Anttese Sntese

Nikos Poulantzas dentre a discusso da classe social.


Classe para si pertence classe social, mas no se identifica com ela. Classe em si a pessoa que pertence classe, se identifica e quer mudar.

Modo de produo Marx Histrica e econmica porque a base econmica em certo momento influencia a superestrutura (poltica, instituies, igreja, ordenamento jurdico) A histria da humanidade a histria da luta de classe. Em Marx, h uma percepo de que capitalismo encontra a sua primeira grande crise (1873). Aumento da relao: K Capital L Trabalho

Ludismo pregava a destruio das mquinas como meio de diminuir o desemprego.

Marx O problema do capitalismo porque ele prprio cria os meios para a revoluo contra si mesmo, a favor de sua separao. Porque h uma tendncia dos trabalhadores ficarem insatisfeitos (desemprego) perder fora e se rebelar contra o sistema. Isso s no aconteceu porque as pessoas no se revoltam contra o sistema, mas contra si mesmo. O sistema ofereceria os meios para o crescimento se no consegue a culpa da pessoa.

Lei da tendncia Propriedade deduzida a partir de um comportamento ordenado, observado repetidamente. Lei da contratendncia Impede que a tendncia acontea. A inovao de mercadorias cria uma lei de contratendncia em relao ao desemprego: Novas mercadorias, fbricas, criam a possibilidade de os empregados se deslocarem a outros setores. No o plano das idias que condiciona a superestrutura. Mtodo Socialismo cientfico, as antigas no eram cientficas, viam o sistema como um roubo. No sistema capitalista no tem roubo, a troca de equivalentes (explorao). Jornada de trabalho Predefinido uma jornada de trabalho, valor monetrio que definido pelo tempo (carga horria). O trabalhador consegue produzir o esperado num tempo menor, e no pode ir embora. Valor correspondente a determinada hora (trabalho). As horas excedentes o lucro, mais-valia. Mais-valia a diferena entre o valor produzido pelo trabalho e o salrio pago ao trabalhador, que seria a base da explorao no sistema capitalista.

Mais valia absoluta extenso da jornada de trabalho, super explorao da mo-de-obra (limitaes fsicas) Mais valia relativa Compra de mquinas, produo maior, em menos tempo. D para continuar com uma jornada de trabalho aceitvel e manter um nvel grande de produo. Intensificao de produo.

A quantidade de trabalhadores, o exrcito de reserva aumenta o poder de barganha do capitalista.

Anda mungkin juga menyukai