Anda di halaman 1dari 68

Linguagem Jurdica

PETRI, M. J. C. Manual de Linguagem Jurdica. So Paulo: Saraiva, 2008. FERRAZ Jr. Direito, Comunicao e Retrica. So Paulo: Saraiva.

Linguagem Jurdica:
1. Caracteres 1. Elementos
a. Vocabulrio jurdico b. Discurso jurdico

Caracteres
Linguagem Jurdica
linguagem
Conjunto de signos e enunciados (frases e textos) que o direito emprega

jurdica
Linguagem da norma, da deciso, da conveno, das declaraes, das negociaes, das relaes, do ensino

Caracteres
A existncia da linguagem jurdica atestada por uma reao social e confirmada por observao lingustica:
1. No compreendida imediatamente por um no jurista 2. Pertinncia jurdica exclusiva de alguns termos (obstculo lingustico)

Caracteres
Linguagem de grupo
Normalmente falada por um grupo (legislador, juiz e profissionais do direito) Linguagem da comunidade jurdica

Linguagem popular
Seu uso no exclusivamente interno destina-se a todos sujeitos ao direito popular quanto destinao
Princpio da no ignorncia: exige clareza

popular, em tese, quanto criao


Todos tm direito de participar de sua criao

Caracteres
Linguagem tcnica
Preciso terminolgica Instrumentalidade Tecnicidade exclui da linguagem jurdica a comunicao natural

Caracteres
Linguagem tradicional
um legado da tradio, da histria H menos perdas, menos termos caem em desuso
Mas, em relao lngua cotidiana, alguns termos surgem como arcasmos

Apesar do tradicionalismo, a linguagem jurdica no fixa, evolui (normalmente por fora da lei)

Caracteres
Linguagem plural
Assume uma pluralidade de funes
Instrumento de elaborao das leis, dos julgamentos, da cincia do direito, dos contratos

Acompanha o direito em todos seus canais de comunicao e realizao

Caracteres
Existem vrios nveis da linguagem jurdica:
Legislativo Judicirio Administrativo Doutrinrio

Utilizada em processos de comunicao mais abertos (juristas leigos) e mais fechados (juristas-juristas)

Linguagem Jurdica:
1. Caracteres 1. Elementos
a. Vocabulrio jurdico a. Discurso jurdico

Vocabulrio Jurdico
o conjunto de palavras utilizadas pela Linguagem Jurdica
Palavras do nvel culto + palavras prprias

Influenciado pelas caractersticas da Linguagem Jurdica, marcado pela presena de:


Arcasmos, estrangeirismos e latinismos

Arcasmos
ARCASMO: vocbulo, construo que no mais se usa, como: coita (dor), asinha (adv.) (depressa) etc; vcio que consiste em empregar expresses antiquadas. D-se o nome de arcasmo s palavras, expresses e tipos de construo sinttica que caem em desuso, saem de circulao, depois de terem sido usadas em uma fase da histria, desaparecendo na escurido dos tempos.

Arcasmos
Tipos de arcasmo:
Arcasmos lxicos so as palavras cadas em desuso por desnecessrias ou por fora de substituio. Arcasmos semnticos: palavras que sobrevivem com sentido alterado no uso atual.

Arcasmos
Arcasmos Semnticos
Palavra | significado arcaico | significado atual Tratante
Que trata. Cuida Embusteiro , malandro

Sade
Salvao Bem-estar

Vianda
Alimento Carne (viande, no francs)

Censor
Magistrado que avaliava os bens dos cidados Vigilante da conduta dos cidados

Formidvel
Terrvel Excelente

Parvo
Pequeno de estatura Pequeno de cabea

Arcasmos
PALAVRAS COM ARCAIZAO DO PRIMITIVO E PERMANNCIA DO COMPOSTO: mundo (limpo) imundo dita (sorte) desdita victo - invicto, evicto dene (prejuzo, dano) indene voluto (ocupado) devoluto astre (boa sorte) desastre solente (comum) - insolente

Arcasmos
A linguagem jurdica, de acentuado carter conservador, agasalha vrios elementos arcaicos. Algumas amostras: Teda e manteda - No portugus arcaico, os verbos da segunda conjugao tinham o particpio passado em udo (conhoudo, venudo, mantedo, contedo). Teda e manteda continuam no Direito para indicar a concubina tida e mantida s expensas do parceiro. Ldimo - Legtimo, em se tratando do filho procedente do legtimo casamento. Hoje, ningum mais diria "filho ldimo, prole ldima, sucesso ldima". Pertenas - Substantivo usado no plural cujo sentido benfeitorias. Peitar - O significado subornar; o substantivo peita, suborno oferecido, no exigido. Avena - Acordo, contrato, ajuste. Usana - Equivale a Uso; termo frequente no Direito Comercial.

Estrangeirismos
Influncia de uma lngua em outra.
Quando as palavras estrangeiras tiverem correspondentes no nosso vernculo, daremos preferncia ao uso das nossas palavras, salvo se houver alguma razo de ordem estilstica ou outra que justifique a forma aliengena.

Estrangeirismos
s vezes d-se uma roupagem nova s palavras estrangeiras com o nosso vernculo, incorporando-as ao nosso lxico: Abajur - Abat-jour Buqu - Bouquet Conhaque - Cognac Compl - Complot (fr.)

Estrangeirismos
NA REA JURDICA: drawback (ingl.) Restituio de impostos aduaneiros pagos sobre a importao de matrias-primas no momento da exportao dos produtos que elas serviram para fabricar. apartheid (ingl.) -- Sistema oficial de segregao racial praticada na frica do Sul para proteger a minoria branca. best-seller (ingl.) -- o livro que se vende melhor; obra que grande xito de livraria commodity (ingl.) -- produto (pl.: commodities) expert (ingl.) -- experto, perito franchising (ingl.) franquia freelancer (ingl.) -- pessoa que executa servios profissionais sem vnculo empregatcio free-shop (ingl.) -- Local de venda de produtos sem taxa de importao.

Estrangeirismos
holding (ingl.) -- sociedade financeira que possui aes de outras sociedades impeachment (ingl.) impedimento leasing (ingl.) -- contrato de uso de coisa mediante pagamento mensal; ao final do prazo, pode tornar-se proprietrio; arrendamento mercantil lobby (ingl.) -- Pessoa ou grupo que, nas ante-salas de rgos decisrios, procura influenciar os representantes do povo no sentido de faz-los votar segundo os prprios interesses ou dos grupos que representam. marketing (ingl.) -- conjunto de estudos e medidas que proveem estrategicamente o lanamento e a sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor mise en scne (fr.) -- organizao material de evento; encenao overdose (ingl.) superdose performance (ingl.) desempenho shopping center (ingl.) -- centro comercial spray (ingl.) aerossol spread (ingl.) -- diferena entre o preo de compra e de venda de um ttulo ou moeda, na linguagem financeira staff (ingl.) -- Grupo de trabalho de assessoramento ou vinculado ao executivo principal.

Latinismos
O emprego de expresses latinas na linguagem forense no mero diletantismo. O Latim, por ser uma lngua sinttica, traz ao texto brevidade e tambm clareza.

Latinismos
H vrias palavras e expresses latinas ligadas ao direito:
Dficit, supervit libi Grtis Qurum Habeas corpus Habeas data Laudo Nascituro

Latinismos expresses latinas


Ab absurdo. A partir do absurdo, pelo absurdo. Fala-se em argumento ab absurdo e no ab absurdum como se v em livros de autores renomados. Aberratio delicti. Desvio do delito; erro na execuo de um crime com resultado diferente do pretendido. Corresponde ao que diz o povo: "Atirou no que viu e acertou o que no viu." Ab initio. Desde o incio, a partir do incio, de incio. Ab irato. Num impulso de clera. A contrario sensu. Pela razo contrria. Ad arbitrium. Arbitrariamente. Ad cautelam. Para efeito de cautela, de preveno. Ad corpus. Para o corpo; usa-se na venda de um imvel sem especificao de rea.

Latinismos expresses latinas


Ad hoc. Para isso, para algo especfico. Ad judicia. Para o juzo; procurao vlida apenas para o juzo. Ad libitum. Segundo a deliberao, vontade, arbtrio. Ad litem. Para a lide. Ad literam. Literalmente. Ad locum. Sem demora, de imediato. Ad nauseam. Exaustivo; diz-se de algo muito pormenorizado. Ad nutum. Sem justificativa. Ad probatonem. Para prova, determinada formalidade legal exigida s para prova do ato. Ad quem. Para quem, para o qual.

Latinismos expresses latinas


Ad referendum. Sujeito aprovao, apreciao. comum o uso do substantivo referendo. A fortori. Com maior razo. Animus. Inteno, vontade, propsito. A quo. Procedncia (de quem, do qual). A quo designa a primeira instncia judicial, de onde parte um processo ou um pleito, para seguir os seus trmites; e ad quem designa uma instncia superior, a que sobe o processo. Bis in idem. Duas vezes sobre a mesma coisa; incidncia de um mesmo imposto sobre o mesmo contribuinte ou sobre a matria j tributada. Bonafide. Boa-f. Capito deminuto. Perda total ou parcial dos direitos. Concessa venia. Concedida, suposta a vnia, a permisso, a licena; o mesmo que data vnia. Currente calamo. Ao correr da pena, elaborado s pressas. Data venia. Com a devida permisso. De cujus. O falecido, o testador falecido; a expresso completa de cujus successione agitar. De facto. De fato, segundo o fato. Dies ad quem. ltimo dia de um prazo.

Latinismos expresses latinas


Dies a quo. O primeiro dia de um prazo. Erga omnes. Para com todos, em relao a todos, de carter geral. O contrrio erga singulum. Ex cathedra. Diz-se de manifestao de algum em funo do prprio cargo. Ex causa. Em relao causa; pela causa. Ex nunc. Ato, condio ou contrato cujos efeitos se fazem sentir com a celebrao do ato, sem retroatividade. Ex officio. Diz-se do ato judicial praticado em decorrncia do ofcio, do cargo. Extra petitum. Alm do pedido, fora do pedido, extrapolando o pedido. Ex tunc. Desde ento, com retroatividade. Por exemplo, a lei penal opera ex tunc para beneficiar o ru.

Latinismos expresses latinas


Ex vi. Por efeito, por fora, em decorrncia da fora. Inania verba. Palavras vazias. In articulo mortis. Na hora da morte. In limine litis. No incio da lide. In loco. No lugar, no prprio local. Inter vivos. Entre vivos, durante a vida, em vida. Ipsis verbis. Com as mesmas palavras. Iter criminis. Atos praticados pelo criminoso, necessrios realizao do delito.

Latinismos expresses latinas


Juris tantum. Apenas de direito. Lato sensu. Em sentido amplo, geral. Manu militari. Agir com violncia para obter algo. Modus faciendi. Modo de fazer algo. Modus vivendi. Modo de viver. More uxorio. Conforme o estado de casados, viver como se casado fosse. Motu proprio. Espontaneamente, de livre e espontnea vontade. Munus publicum. Funo pblica, de interesse pblico. Mutatis mutandis. Mudado o que deve ser mudado (mudadas as coisas que devem ser mudadas). expresso corrente nos livros de Direito.

Latinismos expresses latinas


Non liquet. No claro, no h certeza. Pact sunt servanda. Os pactos devem ser cumpridos. Passim. Aqui e ali; com freqncia; freqentemente. Prima fade. primeira vista. Pro forma. Por mera formalidade. Pro rata. Em proporo, proporcionalmente. Sine cura. Despreocupado, descuidado. Sine die. Adiamento para o futuro, sem data certa. Sine qua non. Indispensvel, obrigatria, necessria. Status quo. Na situao em que, no estado em que se acha uma questo.

Latinismos expresses latinas


Stricto sensu. Em sentido estrito, determinado, especificado. Suo judice. Em juzo, em julgamento, espera do julgamento. Sui generis. Especial, prprio, particular. Ultra petitum. Alm do pedido, ultrapassando o pedido. Verbi gratia. Por exemplo; abrevia-se v. g.

Linguagem Jurdica:
1. Caracteres 1. Elementos
a. Vocabulrio jurdico a. Discurso jurdico

Conceitos
Discurso
a linguagem posta em ao (fala) uma unidade igual ou superior frase, constituda por uma sequncia que forma uma mensagem com comeo, meio e fim (enunciado) todo enunciado superior frase, considerado do ponto de vista das regras de encadeamento das sequncias de frases

Conceitos
Trcio Sampaio Ferraz Jr. entende o discurso como discusso
um conjunto de aes lingsticas em que algum fala (orador), algum ouve (ouvinte) e algo dito (objeto)

Todo discurso revela uma situao comunicativa


a ao lingstica no apenas se dirige a outrem, mas apela a seu entendimento

Conceitos
A finalidade da discusso a obteno do consenso
Persuaso - comportamental Convencimento - ntimo

O discurso - elementos
Orador
pratica ao lingustica com pretenso de autoridade

Ouvinte
aquele a quem se dirige a ao lingustica sua reao estabelece as linhas da argumentao

O discurso - elementos
Objeto
aquilo que se diz; ao lingustica que deve ser compreendida envolve fundamentos, justificaes para:
controlar a discusso obter o consenso

O discurso - modalidades
Reao do ouvinte pode ser
ativa dubium (dvida) dialgica passiva certum (certeza) monolgica

O discurso - modalidades
Discurso dialgico Componentes:
orador inicia, participa, sofre consequncias da discusso ouvinte ator, intervm esto em situao devem levar-se em conta reao do ouvinte pe prova a ao lingustica que se pretende dotada de autoridade (dubium)

O discurso - modalidades
estrutura:
dubium culmina noutros dubia necessidade de regras pragmticas para tratamento do dubium (tcnicas) regra geral
toda ao lingustica pode ser questionada ao lingustica primria inquestionvel (limita o ouvinte)

cada espcie de discurso possui regras particulares

O discurso modalidades
discusso-com
hipteses podem ser Verdadeiras ou Falsas normalmente se excluem contradio resolvida pela cooperao

discusso-contra
h um conflito falta de cooperao alternativas muitas vezes no se excluem conflito resolvido pela deciso (absorve a insegurana) h a certeza da deciso e a incerteza quanto a qual

O discurso - modalidades
Discurso monolgico ouvinte no est habilitado para intervir ou no tem interesse como se diz torna-se mais importante do que aquilo que se diz certum admite impugnao ou aceitao total

O discurso unidade racional


discurso contemporneo discusso fundamentante, ou seja, racional
presta contas h o dever de provar (exigncia crtica do ouvinte) h estruturas dialgicas e monolgicas (imunizao crtica de certas regras)

Discurso Judicial
Foco: processo judicirio
Objetivo deste: composio de um conflito H relaes entre diversos partcipes dirigidas busca de uma deciso ou de um acordo

Discurso Judicial
Elementos: 1. Emissores decidem 2. Receptores tomam a deciso como premissa de seu comportamento 3. Objeto:
Dialgico (dubium) Discusso-contra (conflito)

Discurso Judicial
A relao :
Assimtrica entre emissores e receptores Instvel
para uns, rotina profissionais para outros, passageira no-profissionais

Discurso Judicial
O discurso judicial, assim, uma discussocontra Surge um terceiro-comunicador que torna a relao tridica A comunicao se desenvolve perante esse terceiro-comunicador
surge a exigibilidade

Exigibilidade
atribuda aos comunicadores a faculdade de exigir mutuamente as informaes significa uma regra segundo a qual, dada uma situao comunicativa em que pelo menos um dos comunicadores se recusa a comunicar-se, na medida em que renuncia, voluntria ou involuntariamente, ao papel de emissor ou de receptor, ao outro comunicador facultado reclamar o comportamento recusado

Objetivao
As aes lingusticas deixam de ser meramente subjetivas (cada um fala quando quer sobre qualquer coisa) As reaes ganham uma certa coordenao objetiva (falam sobre o conflito, no momento correto)

Especializao
Por ser discusso-contra, relao jurdica envolve conflito e a funo tpica de possibilitar uma deciso na discusso-contra, porm, o conflito tende a se generalizar, impossibilitando a deciso
h a necessidade de o terceiro comunicador especializ-lo

Seriedade
Na questo jurdica, a ao lingustica questionada em relao a um terceiro comunicador, que garante a seriedade do conflito, fazendo do discurso um discurso racional, impondo o dever de prova s questes

Seriedade
nem tudo pode ser conflito (especializao) ocorrncia temporal do conflito
provisoriamente suspenso e mantido, dando tempo para que seja discutido (prazo: lapso temporal entre a emisso e a recepo) permite que haja racionalidade da discusso e da deciso

Segurana
Terceiro-comunicador buscado pelo modo do procedimento instaurado
garante os resultados com maior segurana do que outros (religiosos, polticos, sociais...) a ele atribuda a capacidade de decidir o conflito

Fundamentao
Dubium judicial reflexivo
permite questionar no apenas as possibilidades estruturadas em alternativas decorrentes de uma norma, mas a prpria norma que permite essa estruturao discute-se:
Qual o fato? Qual a norma a ele aplicvel? Qual a interpretao dessa norma?

Fundamentao
Trata-se de uma discusso de problemas:
Questes que permitem mais de uma resposta e levam a mais de uma possibilidade

H troca de informaes entre as partes, mas de modo seletivo


H escolha de informaes a serem trocadas

Fundamentao
A verdade relativizada
Deve ser buscada ambgua

Necessidade de fundamentar o discurso gera o dever de provar


Prova jurdica no elimina a possibilidade de contestao da outra parte, mas se resguarda contra ela

Intermitncia
Discusso judicial
Intermitente comea e acaba
conflito deve parar de continuar a partir da deciso possvel comportamento contrrio deciso, mas fora da relao comunicativa

Deciso
A deciso pacifica o conflito
Partes se acomodam uma forma de subordinao Pode ocorrer como:
Compromisso (mediao) (+convencimento) Conciliao (arbitragem) (equilbrio) Tolerncia (sentena) (+ persuaso)

Discurso da Norma
Trcio S. Ferraz Jnior considera que no possvel isolar a norma como discurso do discurso de quem a produz e de quem a recebe
situao comunicativa

Discurso da Norma
A norma decide conflitos Mas ela prpria um dubium e produto de uma deciso que reflete:
opo axiolgica dogma

Discurso da Norma
Discurso da norma uma discusso contra que est a servio da deciso e manifesta uma srie de possibilidades que, por razes de controle, tm de ser limitadas

Discurso da Norma
H um duplo movimento, que revela uma ambigidade estrutural:
de um lado, h grupo que participa partidariamente, instaurando entre si discusso-contra de outro lado, h grupo daqueles que devem assumir a deciso normativa como premissa modificadora de expectativas e instituidora de comportamentos

Duas estruturas:
dialgica e monolgica

Momento dialgico
Momento valorativo: instabilidade ou indeterminao Valor bsico: justia
duas idias
1. ajustamento a estado de coisas 2. superao de um estado de coisas

Momento dialgico
Duas possibilidades:
1. funes modificadoras valor se torna um fim (igualdade como fim) 2. funes justificadoras fato invariante e valor deve justific-lo (ex: matrimnio cristo, liberdade, propriedade)

Nunca as formas so puras combinam-se


democracias ocidentais socialismos de estado

Momento monolgico
O momento monolgico explicado pela necessidade de estabilizao Ao tomar a estrutura monolgica, o discurso qualifica seu objeto como um certum
orador goza de autoridade sua ao posta fora de discusso

Momento monolgico
Pe um termo na reflexividade dialgica do discurso da norma
o momento da dogmaticidade do direito

Discurso da Norma - concluses

Estrutura ambgua do discurso da norma:


discusso-contra dialgica monlogo

Trata-se de uma passagem difcil, jamais perdendo a complexidade valorativa da discusso-contra

Discurso da Norma - concluses


O momento monolgico no pode absorver a discusso-contra nem elimin-la Apenas camufla a reflexividade ao assumir princpios suficientemente vazios e vagos, que escondem a contraditoriedade de seus axiomas Ex: casamento monogmico x interesse dos menores

Discurso da Norma - concluses


Revela-se a dialogicidade fundamental do discurso da norma
dubium: idia de justia

O discurso da norma se estabelece a partir de um dubium e a ele relaciona sua estrutura

Anda mungkin juga menyukai