Anda di halaman 1dari 13

EXAME NACIONAL DO ENSINO BSICO

Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de Janeiro

Prova Escrita de Lngua Portuguesa


3. Ciclo do Ensino Bsico Prova 22/1. Chamada
Durao da Prova: 90 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
13 Pginas

2010

Prova 22 Pgina 1/ 13

GRUPO I PARTE A
L o texto e observa a figura. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado.

A GARA QUE FOGE AO DESERTO


1

As colnias de garas-vermelhas esto a desaparecer do esturio do Sado, local de nidificao1 tradicional, fugindo mais para norte, para os vales do Vouga e do Mondego. O desaparecimento de canais e valas a sul a razo.
ROBERTO DORES

10

15

20

25

30

35

A gara-vermelha podia funcionar como um medidor biolgico do avano do deserto em Nome comum: Gara -vermelha Portugal. Conforme as zonas hmidas a sul Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes vo perdendo os recursos hdricos, a espcie Famlia: Ardedeos vai-se chegando para norte. Hoje, os cerca de Gnero: Ardea 400 casais que, a partir de Maro, procuram o Espcie: Ardea purpurea nosso pas para se reproduzir j do preferncia aos vales do Vouga e do Mondego, embora, entre os esturios do Sado e do Tejo ou na barragem de Alqueva, tambm ocorram algumas colnias. Em Setembro, as garas-vermelhas juvenis j esto de regresso a frica. Eis uma espcie que s conhece Portugal pela perspectiva do acasalamento e que tem aumentado no nosso pas, comparando, por exemplo, os nmeros actuais com as estimativas de 2001, que apontavam para cerca de 250 a 300 casais. Mas, olhando para as ocorrncias a sul do Tejo, at parece que a gara-vermelha comea a desistir de parar por c. Nas margens do rio Tejo, que chegaram a dar guarida2 maior comunidade de garas-vermelhas em Portugal, com cerca de 300 casais em 1999, a explicao para o desaparecimento abrupto da espcie tambm passa pela perda de habitat, que atribuda grande perturbao originada pelas vrias intervenes ao longo das margens nos ltimos anos. Os trabalhos das mquinas no terreno acabaram por coincidir com a poca de reproduo, o que afugentou as aves para o Vouga e para o Mondego, onde as colnias aumentaram significativamente. Com o continente africano seco e sem recursos alimentares capazes de assegurar a multiplicao da espcie, em Maro que a gara-vermelha se junta em bandos para fazer a longa viagem rumo Pennsula Ibrica. Mas, no preciso momento em que toca solo nacional, d-se a tradicional disperso desta ave, o que tpico de exemplares pouco sociveis, com comportamento muito esquivo3, ao contrrio do que sucede com aves semelhantes, como a gara-cinzenta ou a cegonha, que nidificam nas imediaes da presena humana. Eu, pelo menos, no conheo nenhuma colnia de garas-vermelhas prxima do homem, ressalva Vtor Encarnao, ornitlogo4 do Instituto de Conservao da Natureza e da Biodiversidade, admitindo que a ave se sente mais cmoda quando nidifica em caniais, longe de olhares estranhos.
Roberto Dores, Dirio de Notcias, 6 de Setembro de 2009 (texto e figura adaptados)

Prova 22 Pgina 2/ 13

VOCABULRIO
1 2 3 4

nidificao processo de construo de ninhos pelas aves. guarida abrigo. esquivo que evita a convivncia. ornitlogo pessoa que se dedica ao estudo cientfico das aves.

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. A afirmao (A) apresenta o factor que determina o incio do ciclo migratrio das garas-vermelhas, e as restantes afirmaes, (B) a (F), apresentam as fases que constituem este ciclo. Escreve a sequncia de letras que corresponde ordem cronolgica dessas fases, de acordo com o sentido do texto e da figura. Comea a sequncia pela letra (A). (A) Seca no continente africano e diminuio de recursos alimentares. (B) Partida de Portugal das garas-vermelhas juvenis. (C) Disperso das garas-vermelhas quando chegam a Portugal. (D) Partida para frica das garas-vermelhas adultas. (E) Acasalamento e nidificao das garas-vermelhas. (F) Partida das garas-vermelhas em direco Pennsula Ibrica.

2. Indica a expresso do texto (linhas 8 a 12) a que se refere a espcie (linha 11).

3. Selecciona, para responderes a cada item (3.1. a 3.5.), a opo que permite obter a afirmao adequada ao sentido do texto e da figura. Escreve o nmero do item e a letra correspondente a cada opo que escolheres.

3.1. A gara-vermelha podia funcionar como um medidor biolgico do avano do deserto em Portugal (linhas 8 a 10), porque (A) prefere nidificar em zonas desrticas. (B) escolhe zonas hmidas para nidificar. (C) vive em zonas sem recursos hdricos. (D) gosta de nidificar longe dos humanos.

Prova 22 Pgina 3/ 13

3.2. A frase Conforme as zonas hmidas a sul vo perdendo os recursos hdricos, a espcie vai-se chegando para norte. (linhas 10 a 12) pode ser substituda por (A) A espcie vai-se chegando para norte, ainda que as zonas hmidas a sul vo perdendo os recursos hdricos. (B) Apesar de as zonas hmidas a sul perderem os recursos hdricos, a espcie vai-se chegando para norte. (C) Como a espcie se vai chegando para norte, as zonas hmidas a sul vo perdendo os recursos hdricos. (D) A espcie vai-se chegando para norte, medida que as zonas hmidas a sul vo perdendo os recursos hdricos.

3.3. Comparando as estimativas de 2001 com o nmero de casais de garas-vermelhas que, actualmente, nidificam em Portugal, pode concluir-se que (A) a gara-vermelha se encontra em extino. (B) tem havido decrscimo de exemplares de garas-vermelhas. (C) a gara-vermelha desistiu de parar por c. (D) tem havido aumento de exemplares de garas-vermelhas.

3.4. A interveno humana nas margens do rio Tejo provoca (A) a perda de habitat das garas-vermelhas nessa regio. (B) a multiplicao do nmero de garas-vermelhas nessa regio. (C) a alterao da poca de reproduo das garas-vermelhas. (D) a deslocao das garas-vermelhas para as zonas hmidas a sul.

3.5. A ave apresentada com o nome comum Gara-vermelha pertence (A) famlia Ardedeos e ao gnero Aves. (B) ordem Ciconiiformes e famlia Ardea. (C) classe Aves e ordem Ciconiiformes. (D) ordem Ciconiiformes e espcie Ardedeos.

Prova 22 Pgina 4/ 13

PGINA EM BRANCO

Prova 22 Pgina 5/ 13

PARTE B
L o texto seguinte.

PARA ESCREVER O POEMA


1

O poeta quer escrever sobre um pssaro: e o pssaro foge-lhe do verso. O poeta quer escrever sobre a ma: e a ma cai-lhe do ramo onde a pousou.

O poeta quer escrever sobre uma flor: e a flor murcha no jarro da estrofe. Ento, o poeta faz uma gaiola de palavras para o pssaro no fugir. Ento, o poeta chama pela serpente para que ela convena Eva a morder a ma. Ento, o poeta pe gua na estrofe para que a flor no murche. Mas um pssaro no canta quando o fecham na gaiola.

10

15

A serpente no sai da terra porque Eva tem medo de serpentes. E a gua que devia manter viva a flor escorre por entre os versos. E quando o poeta pousou a caneta, o pssaro comeou a voar, Eva correu por entre as macieiras e todas as flores nasceram da terra. O poeta voltou a pegar na caneta, escreveu o que tinha visto, e o poema ficou feito.
Nuno Jdice, A Matria do Poema, Publicaes Dom Quixote, Lisboa, 2008

20

25

Prova 22 Pgina 6/ 13

Responde, de forma completa e bem estruturada, aos itens que se seguem.

4. No texto que leste, o poeta tem uma inteno. Indica essa inteno e refere os trs elementos que o poeta pretende utilizar como matria do seu poema.

5. A stima estrofe comea com a conjuno Mas (verso 13). Que relao estabelece esta conjuno entre o que ficou dito nas trs estrofes anteriores (versos 7 a 12) e o que se diz nos versos 13 a 18? Justifica a tua resposta, referindo todos os aspectos que, nos versos mencionados, ilustram essa relao.

6. Explica por que motivo a expresso uma gaiola de palavras (verso 7) pode ser considerada metfora de texto.

7. As nove primeiras estrofes do poema so dsticos. Classifica a dcima e a dcima primeira estrofes quanto ao nmero de versos que as constituem.

8. Selecciona, de entre as duas expresses seguintes, aquela que, na tua opinio, se adequa melhor ao sentido do poema. A complexidade da escrita. O percurso de um poema. Justifica a tua opo, fundamentando-a na leitura do poema.

Prova 22 Pgina 7/ 13

PARTE C
L as estrofes 33 e 34 do Canto I de Os Lusadas, a seguir transcritas, e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 9. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado.

Sustentava contra ele* Vnus bela, Afeioada gente Lusitana Por quantas qualidades via nela Da antiga, to amada, sua Romana; Nos fortes coraes, na grande estrela Que mostraram na terra Tingitana1, E na lngua, na qual quando imagina, Com pouca corrupo2 cr que a Latina. Estas causas moviam Citereia3, E mais, porque das Parcas4 claro entende Que h-de ser celebrada a clara Deia5 Onde a gente belgera6 se estende. Assi que, um, pela infmia que arreceia, E o outro, pelas honras que pretende, Debatem, e na perfia7 permanecem; A qualquer seus amigos favorecem.

* ele Baco.

10

15

Lus de Cames, Os Lusadas, ed. preparada por A. J. da Costa Pimpo, 5. ed., Lisboa, MNE/IC, 2003

VOCABULRIO
1 2 3 4 5 6 7

terra Tingitana Norte de frica. corrupo alterao; mudana. Citereia Vnus. Parcas as trs divindades que, segundo a mitologia clssica, presidiam aos destinos dos homens. Deia deusa. belgera guerreira. perfia porfia; teimosia nas palavras e nas aces.

Prova 22 Pgina 8/ 13

9. Redige um texto expositivo, com um mnimo de 70 e um mximo de 100 palavras, no qual explicites o contedo das estrofes 33 e 34. O teu texto deve incluir: uma parte introdutria, em que identifiques o episdio a que pertencem as estrofes e as duas personagens que, nestas estrofes, defendem posies opostas relativamente aos portugueses; uma parte de desenvolvimento, na qual indiques o motivo da discusso entre essas duas personagens e trs razes que suportam a posio sustentada pela personagem que defende os portugueses; uma parte final, em que justifiques a importncia deste episdio na glorificao do heri de Os Lusadas.

Observaes relativas ao item 9: 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /di-lo-ei/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2010/). 2. Relativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de 70 e um mximo de 100 palavras , h que atender ao seguinte: a um texto com extenso inferior a 23 palavras atribuda a classificao de 0 (zero) pontos; nos outros casos, um desvio dos limites de extenso requeridos implica uma desvalorizao parcial (at um ponto) do texto produzido.

Prova 22 Pgina 9/ 13

GRUPO II
Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. A Coluna A apresenta conjuntos de palavras. As trs palavras que compem cada conjunto tm em comum um elemento cujo sentido est associado a uma das palavras da Coluna B. Faz corresponder a cada conjunto da Coluna A a nica palavra da Coluna B que lhe est associada. Escreve as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A (1) cura

COLUNA B

(a) antroplogo, antropografia, antropocentrismo. (b) biblioteca, bibliomania, bibliografia. (c) fisioterapia, hidroterapia, psicoterapia. (d) cronograma, cronmetro, cronologia. (e) pentgono, heptgono, hexgono.

(2) homem (3) lgica (4) livro (5) vida (6) medo (7) ngulo (8) tempo

2. Selecciona a opo em que a palavra alto um advrbio. Escreve a letra correspondente opo que escolheres. (A) H um ninho de guia no alto daquele monte. (B) As garas so conhecidas pelo seu pescoo alto. (C) O galo cantou alto e fez-se ouvir nas redondezas. (D) Esse ninho fica num local muito alto e inacessvel.

Prova 22 Pgina 10/ 13

3. Completa cada uma das frases seguintes com as formas adequadas dos verbos apresentados entre parnteses, usando apenas tempos simples. Escreve a alnea e a forma verbal que lhe corresponde. a)____ (fazer) ninhos em cabos de Os ecologistas lamentam que, frequentemente, as cegonhas ______ alta tenso. b)____ (haver) mais espcies de aves a sul do Tejo. possvel que, antigamente, ______ c)____ (chover) torrencialmente, vai para o campo observar Conheo um ornitlogo que, ainda que ______ aves todos os dias. d)____ (criar) centros de observao Os servios de proteco florestal querem que os ornitlogos ______ para estudar as aves.

4. Indica, para cada um dos itens (4.1. e 4.2.), a funo sintctica que a expresso sublinhada desempenha em cada uma das frases.

4.1. Os ornitlogos consideram a gara-vermelha uma ave sensvel.

4.2. A gara-vermelha, uma ave sensvel, uma espcie pouco socivel.

5. L as frases seguintes. O Pedro contou que, no dia anterior, no observatrio, tinha visto uma gara-vermelha e que tinha ficado encantado. A Maria comentou que nunca tinha visto uma gara e que tinha muita pena. Reescreve as frases, representando em discurso directo a fala do Pedro e a fala da Maria.

Prova 22 Pgina 11/ 13

GRUPO III
Imagina que participaste numa viagem por terras longnquas e pouco exploradas. Escreve uma carta, correcta e bem estruturada, com um mnimo de 180 e um mximo de 240 palavras, em que relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem e na qual descrevas o que de mais interessante observaste. Respeita os aspectos formais da carta. Assina a carta com a expresso Um amigo explorador ou Uma amiga exploradora.

No escrevas o teu nome, no indiques a tua localidade, nem qualquer outro elemento que te identifique.

Observaes relativas ao Grupo III: 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /di-lo-ei/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2010/). 2. Relativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de 180 e um mximo de 240 palavras , h que atender ao seguinte: a um texto com extenso inferior a 60 palavras atribuda a classificao de 0 (zero) pontos; nos outros casos, um desvio dos limites de extenso requeridos implica uma desvalorizao parcial (at dois pontos) do texto produzido.

FIM

Prova 22 Pgina 12/ 13

COTAES

GRUPO I
1. ............................................................................................................................ 2. ............................................................................................................................ 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 2 pontos 2 pontos 2 pontos 2 pontos 2 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 2 pontos 6 pontos 10 pontos 50 pontos 5 pontos 2 pontos

4. ............................................................................................................................ 5. ............................................................................................................................ 6. ............................................................................................................................ 7. ............................................................................................................................ 8. ............................................................................................................................ 9. ............................................................................................................................

GRUPO II
1. ............................................................................................................................ 2. ............................................................................................................................ 3. ............................................................................................................................ 4. 4.1. .................................................................................................................... 4.2. .................................................................................................................... 5. ............................................................................................................................ 2 pontos 2 pontos 5 pontos 20 pontos 5 pontos 2 pontos 4 pontos

GRUPO III
................................................................................................................................. 30 pontos 30 pontos

TOTAL ..........................................................

100 pontos

Prova 22 Pgina 13/ 13

Anda mungkin juga menyukai