Anda di halaman 1dari 15

ano V, n.

2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., V, 2, 13-27

O conceito de alucinao em Merleau-Ponty: aspectos clnicos e psicopatolgicos*


rico Bruno Viana Campos e Nelson Ernesto Coelho Jr.
O artigo prope-se a discutir o conceito de alucinao nos campos psicoterpico e psicopatolgico a partir das consideraes do fenomenlogo francs Maurice Merleau-Ponty sobre a percepo. Faz-se uma reviso crtica das concepes clssicas de alucinao fundamentadas em epistemologias objetivistas e a contextualizao do fenmeno alucinatrio no mbito de uma ontologia existencial. A alucinao funda-se no solo primordial de experincia pr-reflexiva do corpo fenomenal e caracterizada por: (1) diferenciao intrnseca da alucinao em relao percepo; (2) expresso do corpo prprio; (3) despersonalizao. As implicaes dessa nova perspectiva do fenmeno alucinatrio so discutidas nos nveis ontolgico, tico e epistemolgico, bem como sob o ponto de vista da psicoterapia e da psicopatologia. Nesse ltimo aspecto considera-se o lugar da alucinao em relao ao sonho, ao delrio e iluso, bem como a diferenciao entre normalidade e patologia a partir de uma abordagem fenomenolgicoexistencial em psicologia. Palavras-chave: Alucinao, corpo fenomenal, temporalidade, fenomenologia, psicopatologia
* O artigo resultado da pesquisa de iniciao cientfica O conceito de alucinao em MerleauPonty e suas implicaes para a clnica psicolgica financiada pela Fapesp (processo 99/104272) e orientada pelo Prof. Dr. Nelson Ernesto Coelho Jnior. Esse texto uma verso expandida de uma comunicao apresentada na mesa-redonda sobre Fenomenologia do VIII Simpsio Internacional de Iniciao Cientfica da Universidade de So Paulo (SIICUSP), em novembro de 2000.

13

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

14

O presente texto visa considerar e discutir o conceito de alucinao nos campos psicopatolgico e psicoterpico a partir das contribuies tericas da anlise fenomenolgica do ato perceptivo empregada pelo filsofo francs Maurice Merleau-Ponty em sua clssica obra Fenomenologia da Percepo. Essa articulao buscada para a fundamentao da alucinao em bases fenomenolgico-existenciais no mbito da tcnica psicoterpica, bem como para uma discusso das limitaes de suas noes clssicas no mbito ontolgico e epistemolgico. sabido que Merleau-Ponty faz a sua anlise da percepo a partir da interface com a cincia psicolgica e psiquitrica de sua poca. A discusso com esses saberes feita com o interesse de buscar uma fundamentao do conhecimento a partir do referencial fenomenolgico. Sua teorizao, portanto, se encontra no campo da epistemologia. contra a epistemologia objetivista, com a sua dupla face emprico-idealista, e na mais pura investigao fenomenolgica, ou seja, na tentativa de articular e superar esse impasse, que o filsofo desenvolve o seu trabalho. Merleau-Ponty vai fundamentar sua original perspectiva fenomenolgica no campo de uma ontologia da existncia, trazendo a metafsica do nvel transcendental para a prpria experincia perceptiva do homem. A descrio do fenmeno perceptivo aponta para uma vida de conscincia fundamentada no horizonte da experincia corporal prreflexiva. Experincia essa que constitutivamente ambgua, delimitando uma apreciao no-causal da dinmica da vida de conscincia. Apresenta-se, portanto, a necessidade de desenvolvimento de uma categoria explicativa nodeterminista em oposio causa , um constructo emprico, e razo , constructo idealista. Essa categoria denominada pelo filsofo de motivo e diz respeito a uma anlise do sentido. Os sentidos so significaes mltiplas que emergem enquanto motivos, ou seja, so validados posteriormente enquanto condies de uma atitude. No so, portanto, explicaes deterministas e unidirecionais, mas a expresso compreensiva de uma situao. A elaborao

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

do motivo enquanto categoria de entendimento fruto do esforo do filsofo em transcender as dicotomias objetivantes na compreenso da experincia humana. Merleau-Ponty vai identificar o motivo j na prpria experincia perceptiva, fundamento de toda possibilidade de conhecimento e solo da existncia pr-reflexiva:
Ter a experincia de uma estrutura no receb-la em si passivamente: vivla, retom-la, assumi-la, reencontrar seu sentido imanente. (...) Convergncia e grandeza aparente no so nem signos nem causas da profundidade: elas esto presentes na experincia da profundidade assim como o motivo, mesmo quando no est articulado e posto parte, est presente na deciso. (...) O motivo um antecedente que s age por seu sentido, e preciso acrescentar que a deciso que afirma esse sentido como vlido e que lhe d sua fora e sua eficcia. Motivo e deciso so dois elementos de uma situao: o primeiro a situao enquanto fato, o segundo a situao assumida. Assim, um luto motiva minha viagem porque ele uma situao em que minha presena requerida, seja para reconfortar uma famlia aflita, seja para prestar ao morto as ltimas homenagens, e, decidindo fazer esta viagem, eu valido esse motivo que se prope e assumo essa situao. Portanto, a relao entre o motivante e o motivado recproca. Ora, tal exatamente a relao que existe entre a experincia da convergncia, ou da grandeza aparente, e a experincia da profundidade. Elas no fazem, a ttulo de causas, a organizao em profundidade aparecer miraculosamente, mas tacitamente elas a motivam enquanto j incluem em seu sentido e enquanto j so, uma e outra, uma certa maneira de olhar distncia. (Merleau-Ponty, 1994, p. 348-9)

15

Uma vez situada e resumida em grandes linhas a proposta de Merleau-Ponty, pode-se agora apresentar e analisar a conceituao de alucinao no campo do saber psicolgico e psiquitrico a partir de suas bases epistemolgicas. Tanto a psicologia clssica quanto a psiquiatria utilizam-se de um referencial objetivo na validao da percepo, ou seja, a noo costumeira de que a alucinao uma percepo sem objeto. Tomando como ilustrao Piern, a alucinao seria definida como uma:
Perturbao psicossensorial correspondente projeo de fenmenos subjetivos no campo objetivo, caracterizados por: 1o) qualidade sensorial do fenmeno; 2o) espacialidade; 3o) crena errnea na existncia do estmulo sensorial. (Piern, 1996, p. 20)

com esses critrios objetivos que se pode identificar a alucinao e suas variaes.1 A alucinao determinada por uma razo endgena e verificada por um critrio emprico. Nota-se, portanto, a epistemologia objetivista por trs dessas

1. Como, por exemplo, a alucinose, na qual falta a crena errnea na existncia do estmulo sensorial, e a pseudo-alucinao, na qual h a ausncia de projeo no espao da percepo.

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

16

conceituaes. Essa viso est alinhada com o interesse de previso e controle da psicologia acadmica clssica e da psiquiatria organicista. Contudo, esse referencial bastante limitado no que diz respeito ao interesse compreensivo e esttico 2 caracterstico de teorizaes nascidas no campo da clnica. No por acaso que o entendimento da alucinao sofre uma reviso justamente naquela teoria que inaugura o campo do atendimento psicoterpico, a psicanlise. A revoluo copernicana instaurada pela psicanlise freudiana no s trouxe srios impasses a uma filosofia da conscincia, mas tambm aos critrios de diferenciao entre objetividade e subjetividade. As articulaes entre a realidade e fantasia, expressas, entre outros, pelo conceito de realidade psquica so campos de pesquisa extremamente produtivos na psicanlise contempornea. No cabe aqui retomar essa trama de conceitos em profundidade, muito menos articul-la exaustivamente s questes que aparecem na prtica clnica. O fato que vrias correntes da psicanlise contempornea pesquisam referenciais tericos e articulaes que dem conta desse campo intersubjetivo que se configura em um atendimento psicoterpico.3 A teorizao metapsicolgica de Freud trata da questo da alucinao desde os estudos sobre a histeria, no incio da psicanlise. O referencial que se instaura desde ento, sendo sistematizado no Projeto para uma psicologia cientfica e retomado no captulo VII de A interpretao dos sonhos, o da satisfao alucinatria do desejo, baseado nas noes de vivncia de satisfao e prova de realidade. De forma resumida e esquemtica, trata-se da revivncia de uma situao prazerosa por meio de um investimento pulsional regressivo do sistema Perc.-Cs., burlando a prova de realidade. Esse modelo serviu para a compreenso das alucinaes conversivas das histricas, para o mecanismo onrico e para as alucinaes positivas em geral. O mecanismo da alucinao, portanto, confunde-se com a prpria natureza do aparelho psquico: a busca de vivncia de satisfao. Com os desenvolvimentos e reformulaes metapsicolgicos instaurados a partir da noo de narcisismo, um segundo modelo de alucinao se configura na teorizao freudiana. Trata-se do modelo da recusa da realidade, trabalhado em textos como O fetichismo e A negao. Nesse caso, uma percepo angustiante cujo prottipo a descoberta da castrao da me no reconhecida enquanto percepto. D-se, ento, a recusa ou denegao (verleugnung ). Nessa situao o Ego cede ao desejo do Id em detrimento da realidade. , pois, o prottipo da alucinao negativa.

2. A diferenciao entre diferentes interesses ticos que permeiam os pressupostos ontolgicos e epistemolgicos dos variados campos tericos do saber psicolgico uma articulao de Figueiredo, 1995. 3. Cf., por exemplo, a proposta de realidade clnica feita por Coelho Jnior, 1995.

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

O campo inaugurado por essas conceituaes de alucinao, aliado ao mtodo interpretativo da psicanlise, possibilitou uma anlise do sentido desses fenmenos no contexto da histria pessoal de um ser desejante. A percepo sem objeto, antes encarada como uma falha e um erro, torna-se alvo de uma investigao das vicissitudes da pulso e um meio de compreenso da vida simblica. V-se, portanto, o potencial heurstico desse modelo no campo da psicoterapia e a revoluo dessa teorizao em relao viso clssica. Contudo, se isso verdade no mbito da prtica clnica, o mesmo no se pode dizer no mbito epistemolgico da metapsicologia freudiana. Retomando os modelos anteriormente expostos, percebe-se facilmente a tentativa de explicao causal e energtica na forma de um modelo dinmico universal de um aparelho psquico e de um desenvolvimento psicossexual que, a partir da reconstruo a posteriori de uma histria de vida, chegue etiologia dos sintomas e do quadro psicopatolgico. Se na clnica a interpretao, a configurao de sentidos e a atualizao constante de potenciais simblicos imperam, na teoria h uma descrio de cunho cientificista, nos moldes da epistemologia objetivista que o campo prtico destitua. Essa crtica ambigidade da psicanlise freudiana no nvel epistemolgico e tico foi desenvolvida com relao ao campo da teoria psicanaltica desde, pelo menos, Politzer (1998). no mbito da fundamentao epistemolgica e ontolgica que d conta dos sentidos que emergem na situao clnica sem recorrer a modelos objetivantes que a fenomenologia de Merleau-Ponty se mostra uma fonte enriquecedora. A articulao aqui buscada se d pela via da alucinao, enquanto fenmeno privilegiado para o entendimento das relaes entre subjetividade, intersubjetividade e objetividade, bem como para o entendimento das concepes de normalidade e de patologia. Para entender o fenmeno alucinatrio em Merleau-Ponty, necessrio retomar brevemente sua concepo do ato perceptivo, fundamentada na noo de intencionalidade do corpo fenomenal. A descrio fenomenolgica da percepo realizada pelo filsofo mostra que a conscincia reflexiva precedida e significada por um ser primordial antepredicativo e inacabado. Essa camada do ser imanente existncia, porm incognoscvel pois a prpria condio para o conhecimento. O ser potencialidade de um horizonte de experincias possveis. Horizonte esse configurado pelo campo de experincias perceptivas de um corpo fenomenal. Essa a tese fundamental de Merleau-Ponty. A percepo uma experincia motivada e pr-pessoal, descrita por MerleauPonty como comunho ou coexistncia. No o sujeito que cria o mundo ou o objeto que se inscreve no ser. Eu e mundo, sujeito e objeto, atualizam-se e articulam-se em um campo de experincias para alm da perspectiva dicotmica. Da o termo comunho ou coexistncia: ser e mundo esto mutuamente implicados em uma dinmica de reconhecimento e reencontro, determinada no por um ou por outro, mas pelos dois em sua relao. Tem-se, portanto, um imbricamento entre sujeito e objeto

17

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

18

aqum da diferenciao clssica que se instaura no campo da conscincia reflexiva. O ser , antes de tudo, um ser-no-mundo, e no pode ser pensado fora dessa configurao. Toda essa argumentao derivada de um conceito-chave na fenomenologia: a intencionalidade. Merleau-Ponty retoma esse conceito para analisar a dinmica do ato perceptivo, passando de uma conscincia intencional para uma intencionalidade sensorial. A sensao intencional e, como tal, transcende o corpo psicofsico. A percepo sempre a percepo de algo, e nesse ato tem-se no s o sujeito, mas tambm um objeto intencional. O mundo se revela ao ser, reencontrao na dinmica do ato perceptivo: o corpo uma potncia que nasce em conjunto com um meio e se sincroniza com ele. A intencionalidade operante do ato perceptivo caracteriza-se por sua parcialidade e inacabamento, pois a percepo redescobre o seu objeto intencional em uma das perspectivas possveis, ou seja, a percepo sempre se d a partir de um lugar concreto. Mais ainda, caracteriza-se por um duplo movimento de prospeco e retrospeco, isto , o ato perceptivo avana em direo a algo para alm de si, mas encontra um objeto j dado e sempre ali. Em suma, a intencionalidade do ato perceptivo resulta na configurao de um campo: a sensao se abre em uma certa perspectiva de mundo, inaugurando-o e sendo por ele inaugurada. Para alm do ponto de vista h um horizonte de percepes ao qual se pode ter acesso por uma espcie de contato primordial no qual a potncia de sentir pode reencontrar o objeto sensvel. Tem-se a a base da crtica do pensamento de sobrevo e o germe da instaurao de uma esfera imanente da experincia que garanta a possibilidade de conhecimento. A intencionalidade do ato perceptivo revela a configurao de um campo de perspectivas que se intercalam e se interpenetram, garantindo o reconhecimento do mundo. Porm, preciso que essas perspectivas se organizem a partir de uma determinada abertura aos fenmenos e que essa mantenha uma certa solidez. O lugar onde se desenvolve a experincia pr-reflexiva do ato perceptivo nada mais do que o prprio corpo, entendido como um corpo fenomenal. Trata-se da noo de esquema corporal, porm entendida no seu aspecto existencial. a sinergia de nossos sentidos e sua capacidade de transposio sensorial que garantem a possibilidade de sntese desse corpo em uma potncia gestual que seja a expresso da intencionalidade operante. Nosso corpo fenomenal tem essa capacidade no-ttica de transitar pelos diversos nveis espaciais, tal como transpomos automaticamente uma melodia de um tom para outro sem conhecer as regras musicais. A intencionalidade do ato perceptivo, expressa atravs do corpo fenomenal, configura o nosso meio existencial. dessa forma que o filsofo define a espacialidade. Sentido, espacialidade e esquema corporal convergem para o princpio ontolgico do ser-no-mundo. A espacialidade imanente, um estar com as coisas e com os outros por meio desse dilogo antepredicativo que a percepo.

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

O ser-no-mundo, contudo, no definido apenas pela espacialidade. Ele , tambm, temporal. Merleau-Ponty derivar a temporalidade da dinmica da intencionalidade. Como foi visto, o ato perceptivo prospectivo e retrospectivo. Ele traz em si o passado e o futuro, como horizontes de um presente sempre retomado. Mais ainda, a temporalidade a prpria sntese perceptiva, ou seja, a articulao entre as vrias perspectivas que se abrem para a conscincia perceptiva uma dinmica temporal. Porm, como foi visto, essa sntese perceptiva, nomeada por MerleauPonty de uma sntese de transio, a responsvel pela configurao do espao. Portanto, a espacialidade tributria da temporalidade. A temporalidade o aspecto mais caracterstico da existncia, tese que fundamental em diversas teorias de inspirao fenomenolgico-existencial, como em Heidegger e Minkowski, por exemplo. No caso de Merleau-Ponty, podemos resumir sua descrio dizendo que espao, tempo e causalidade so todas funes e desdobramentos de uma funo primordial da existncia: a intencionalidade de nosso corpo fenomenal. Esse campo fundante do conhecimento a funo existencial do arco intencional, que se confunde com o prprio campo perceptivo e sua dinmica. Uma vez abordados os conceitos estruturantes de uma teoria de percepo em Merleau-Ponty e suas relaes existenciais e epistemolgicas, pode-se agora descrever o fenmeno alucinatrio a partir dessa concepo. A primeira afirmao de MerleauPonty que diz respeito ao fenmeno alucinatrio ope-se radicalmente aos preceitos clssicos do realismo ingnuo: a diferena entre percepo objetiva e alucinao intrnseca ao ato perceptivo. Ou seja, o alucinado tem noo da irrealidade de sua alucinao. Ele a diferencia da percepo normal pela sua solidez e pelo seu sentido. O alucinado no acredita na realidade de sua alucinao, tanto que normalmente as contestaes objetivas de suas percepes no o incomodam. Da mesma forma, a alucinao no sentida como um fato objetivo, to ntido quanto a realidade. Um testemunho que ilustra muito bem esses aspectos o de Rene, paciente de Madame Schehaye no livro Memrias de uma Esquizofrnica. Nele se percebe o quanto a alucinao sentida como uma distoro na configurao existencial do espao e sentida com terrvel angstia. Mais ainda, revela como a alucinao, mesmo destituda de uma espessura intersubjetiva, se mostra distinta de uma percepo objetiva. Ou seja, a alucinao uma expresso existencial da configurao de mundo do paciente. Mostrar a experincia da loucura e a vivncia alucinatria a partir do ponto ambguo em que eu e mundo se estranham e se confundem o mrito desse relato:
Localizei-o minha direita. Mas no o via nem o ouvia. No entanto respondialhe, enfurecia-me com o que dizia. (...) Ora, com toda sinceridade, no via ningum, no ouvia voz nenhuma. Mas tampouco era o vazio nem o silncio. Havia considervel diferena entre essa parte do quarto e as outras. Aquele canto direita possua vida, personalidade. Havia algum muito real ali, ao mesmo tempo que ali estava vazio. (Schehaye, 1950, p. 89)

19

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

20

Dizer, porm, que o alucinado diferencia a alucinao da percepo no significa que ela seja tomada como uma falsidade, mas apenas que os critrios objetivos so insuficientes para descrev-la em profundidade. Se a alucinao no tem uma validao objetiva, no sentido de ser apenas uma percepo falha, ela tem um valor existencial. um fenmeno expressivo da existncia, como qualquer gesto intencional, e, como tal, provida de sentido. Ela expresso da condio existencial do ser-no-mundo. Condio essa que se configura como um estreitamento do espao vivido. Em outras palavras, a capacidade de habitar o mundo e transitar entre suas perspectivas encontra-se prejudicada. O homem, em vez de reencontrar o mundo em sua espacialidade, habita um espao de paisagem. Espacialidade mrbida essa que paradoxalmente rgida e tnue: perspectivas privilegiadas tomam o lugar do trnsito temporal, conformando uma paisagem artificial, porm sufocante. Com o espessamento de certos temas existenciais o enrijecimento dos sentidos h uma paralisia no intercmbio comunicativo do ser-no-mundo, destituindo-o de sua potencialidade criativa. O espao se estreita, transbordado por uma temtica existencial que imobiliza a existncia. Como se pode ver, a potncia perceptiva se efetiva de forma desarticulada na alucinao. A comunicao intersensorial e intersubjetiva encontra-se prejudicada pela distenso do arco intencional. Como o arco intencional nada mais do que o corpo fenomenal em sua intencionalidade, o fenmeno alucinatrio , antes de tudo, uma alucinao do corpo prprio. Em outras palavras, toda alucinao se d na e pela expresso do corpo fenomenal. O entendimento da alucinao enquanto expressividade do corpo fenomenal e, portanto, no como um fenmeno puramente simblico ou representacional o segundo ponto fundamental da concepo de alucinao no pensamento de Merleau-Ponty. Seguindo o caminho aberto pela considerao da alucinao enquanto manifestao corprea, Merleau-Ponty conclui que ela se trata de uma conduta do corpo fenomenal despersonalizada e apreendida na forma de uma experincia exterior: o gesto prprio tomado como de outrem. A alucinao da potncia perceptiva rompe com a dinmica da comunho pr-reflexiva e possibilita a projeo da conduta no mundo externo ou no outro. O termo projeo ganha aqui uma conotao completamente diferente de sua acepo objetivista, ou mesmo metapsicolgica. No se trata de um contedo interno projetado para fora, mas de uma configurao existencial na qual a prpria objetividade se perde pela falncia do contato intersubjetivo. preciso aqui lembrar que a abordagem fenomenolgico-existencial redimensiona tambm a relao entre interno e externo, de forma que a linguagem ou a imagem tomada como gesto expressivo no contexto de um campo intersubjetivo. A descrio psicanaltica clssica criticada por Merleau-Ponty a da projeo de um componente condenvel do ego para um outro e com isso obtendo a reduo de um conflito psquico. Mas Merleau-Ponty no vai se ater aos aspectos

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

psquicos e individuais da alucinao, mas sim funo da linguagem enquanto forma de intersubjetividade. No h um representante que delegado de um sujeito para outro, mas uma falha de contato na qual a antecipao pr-reflexiva do outro est suplantada pela temtica privada. Ser e mundo so indissociveis e qualquer oscilao nas condutas existenciais tem reflexo no espao e no outro. Uma passagem mostra claramente a interpretao fenomenolgico-existencial de Merleau-Ponty ao se apropriar da descrio psicanaltica dos fenmenos projetivos:
Assim, eu e outro no somos duas substncias distintas uma da outra. O outro quem lhe libera de minha prpria ambivalncia: somos, ele e eu, duas variveis de um mesmo sistema. Por um mecanismo de projeo eu lhe atribuo qualidades que na realidade so minhas e, inversamente, por introjeo, considero como prprias, qualidades que so suas. (...) A funo da linguagem s um caso particular da relao geral do eu com o outro, que a relao entre duas conscincias das quais cada uma se projeta na outra. (Merleau-Ponty, 1990a, p. 65)

Para o filsofo, esse mecanismo levado ao extremo conduziria alucinao. O alucinado anteciparia de tal forma a fala do outro que chegaria a adotar diante de suas prprias falas uma atitude receptiva. Assim, no campo da linguagem enquanto particularidade da relao intersubjetiva e enquanto forma expressiva que a alucinao verbal precisa ser entendida. A fala um sistema comunicativo e a alucinao no uma relao entre sujeito e objeto, mas uma relao de ser: ... existo pela linguagem em relao ao outro (Merleau-Ponty, 1990a, p. 66). Assim, toda uma dinmica existencial que se expressa nessa conduta despersonalizada emblemtica que a alucinao. No h sujeito ou objeto, mas campo intersubjetivo; no h representao ou significado, mas expresso de sentido. No h nada por trs ou para alm do manifesto. Seu sentido no remete a uma outra natureza, apenas explicita uma forma de ser. O sentido existencial da alucinao como os movimentos de ascenso e queda descritos por Binswanger: todo o ser se move com o fenmeno. V-se, portanto, o quanto a teorizao da alucinao proposta por Merleau-Ponty se afasta das concepes clssicas, revelando uma compreenso do sentido desse fenmeno a partir de uma ontologia da existncia.4

21

4. interessante notar que a contribuio de Merleau-Ponty ao movimento da psiquiatria existencial no se deu na forma de uma teorizao que inspirasse a reflexo sobre a clnica, como no caso de Bergson para Minkowski e Heidegger para Binswanger. Merleau-Ponty desenvolve o seu trabalho no seio desse movimento, utilizando-se das observaes desses psiquiatras existenciais para refletir de uma forma mais geral sobre o campo existencial da percepo e da patologia, levantando aspectos para a fundamentao de uma filosofia da concretude, da ambigidade e da expresso. Dentre os conceitos da psiquiatria existencial retomados por Merleau-Ponty, destacamse as noes de tempo vivido, direo de sentido, atitude psicoteraputica, estreitamento de espao

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

22

A partir do que j foi colocado e desenvolvido, pode-se afirmar que a conceituao do fenmeno alucinatrio no pensamento de Merleau-Ponty est perfeitamente alinhada com a essncia do enfoque da psiquiatria existencial da sua poca. Em resumo, pode-se dizer que a alucinao diz respeito a uma desarticulao da comunho intersubjetiva pela fixao em uma nica perspectiva, criando um espao de paisagem que ser reconhecido como uma manifestao exterior por intermdio de uma conduta despersonalizada do corpo fenomenal. Essa percepo, contudo, carece de espessura, pois a objetividade garantida pelo intercalamento das perspectivas temporais. Sua estrutura, portanto, intrinsecamente distinta da percepo dita normal, o que de maneira alguma esvanece o seu sentido. A alucinao a expresso existencial de uma fixao da dinmica temporal. Posto o conceito de alucinao e sua diferenciao em relao estrutura da percepo, convm ressaltar que a alucinao, o delrio e a iluso so possveis porque a prpria percepo traz o seu germe. Como foi visto, o campo pr-reflexivo configurado pelo ato intencional de percepo , por definio, ambguo. A percepo um momento de um horizonte de potencialidades e sua realidade dada por essa crena primordial no mundo que as condutas corporais asseguram e reefetuam constantemente. A existncia, portanto, ambgua. O real e o ilusrio so possibilidades do sujeito perceptivo. Toda a possibilidade de conhecimento est assentada em uma iluso fundante, expressa por meio da noo de f perceptiva. Em outras palavras, o que nos diz Merleau-Ponty que o sentido da realidade se baseia em uma capacidade criativa do ente enquanto um ser-no-mundo cujo lanamento na trama intersubjetiva se d por intermdio da corporeidade. Com isso, se percebe o quanto a alucinao e a percepo expressam a estruturao de um solo comum: o corpo fenomenal entendido como o lugar existencial do ser-no-mundo; seu ethos.5

vivido e corpo vivido, entre outras. Trata-se, portanto, de uma obra rica de articulaes com a psiquiatria existencial, fundamentando-a em reflexes sobre aspectos ontolgicos, ticos e epistemolgicos. 5. Uma outra interlocuo constante na obra de Merleau-Ponty com a psicanlise, em sua vertente freudiana. Em seus cursos na Sorbonne, discutiu tambm sobre as contribuies de Melaine Klein. Contudo, aqui os leitores de Winnicott encontraro uma certa familiaridade com o discurso do filsofo: a iluso como condio para a realizao e o lugar da experincia corporal intersubjetiva para o sentido de continuidade do ser. Apesar de Merleau-Ponty no haver conhecido o trabalho de Winnicott, ambos partilham de um mesmo movimento de crtica da atitude metafsica atitude da qual a metapsicologia um rebento e afirmao do campo fenomenal. Nesse caso passa-se para uma considerao ontolgica e tica fundamentada na concretude. Na afirmao de que o corpo uma abertura para o mundo encontramos no s ressonncias de uma filosofia merleaupontiana ou heideggeriana, mas tambm de uma psicanlise que procura superar a dualidade interno e externo por meio da afirmao de um campo relacional cujo prottipo a me e o beb.

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

A partir da contribuio terica de Merleau-Ponty pode-se definir no s a particularidade de sua conceituao do fenmeno alucinatrio, mas tambm apresentar a fundamentao tica, ontolgica e epistemolgica do enfoque fenomenolgicoexistencial em psicopatologia. Enfoque esse que fundamenta vrias mudanas de concepo e atitude na prtica clnica. A primeira implicao para a clnica psicolgica que se pode extrair dessa abordagem o alargamento da noo de alucinao trazido pela perspectiva fenomenolgica. Como foi visto, a alucinao uma conduta expressiva, motivada por um movimento geral da existncia que no pode ser apreendido logicamente ou de forma representacional. A alucinao s pode ser explicada em seu sentido existencial, tal como qualquer outra manifestao do indivduo, incluindo-se a suas condutas patolgicas. Assim, alucinao, sonho, delrio e iluso esto intimamente relacionados enquanto fenmenos expressivos da existncia. Sob a tica da fenomenologia de Merleau-Ponty e longe dos determinantes objetivos que os definem classicamente, alucinao e delrio devem ser entendidos na ambigidade intrnseca ao corpo e temporalidade. So manifestaes da estrutura primordial da existncia enquanto intencionalidade enrijecida. Cortando os fios intencionais com o mundo e com a experincia intersubjetiva, o sujeito perde toda a significao em seu gestos. Isso verdade tambm para a fala: o sujeito transborda todo o seu ser na atmosfera mrbida e faz da relao intersubjetiva uma relao de si para si, projetando em um outro imaginrio sua prpria potncia comunicativa abstrada e desubstancializada. Despersonalizando-se, o sujeito alucina e a alucinao resultado da estrutura mrbida da existncia. A compreenso da alucinao, portanto, estende-se a um campo fundante da experincia. Dessa forma, a estrutura e o sentido da alucinao remetem, invariavelmente, temporalidade, espacialidade, potncia intencional, ao corpo e ao outro. A perspectiva aberta pela instaurao do primado de um campo pr-reflexivo de experincia traz consigo a considerao de dois aspectos de suma importncia na prtica clnica: a intersubjetividade e a alteridade. Esse problema particularmente visvel na questo da alucinao. A alucinao revela toda a alteridade de uma experincia que no compartilhada de forma direta e no assimilvel a categorias racionais. Tem-se, por um lado, a anlise explicativa objetivante com todas as suas limitaes, e, por outro, o anncio de uma postura relativista e puramente esttica, na qual a interveno psicoterpica mnima. O entendimento da alucinao em Merleau-Ponty, entretanto, no se insere em nenhum desses extremos. A possibilidade de comunicao no est impedida nessa perspectiva. Na verdade, ela sempre

23

As articulaes da fenomenologia existencial com a psicanlise winnicottiana so um campo bastante atual de pesquisa e podem ser encontradas em, por exemplo, Loparic, J (1996) e FrayzePereira, J. (1996).

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

24

garantida. A experincia intersubjetiva no est excluda do fenmeno alucinatrio. Os postulados ontolgicos do pensamento do filsofo afirmam que no h ser isolado do mundo e dos outros, uma vez que o ser-no-mundo uma unidade inexpugnvel. O outro est sempre indicado no horizonte de perspectivas do indivduo e na capacidade de retom-lo. Essa capacidade de comunho, contudo, est em crise na patologia. O fenmeno alucinatrio est no espao da paisagem e, portanto, no se comunica completamente com o campo intersubjetivo. a partir dessa configurao inicial que a compreenso do fenmeno alucinatrio deve partir e de onde a possibilidade do encontro entre duas pessoas em um processo teraputico se anuncia. Colocada a possibilidade de uma configurao intersubjetiva que possibilite a compreenso do fenmeno alucinatrio na prtica clnica, resta agora precis-lo. Trata-se de uma atitude que no se refere apenas alucinao, mas anlise do sentido em geral, uma vez que a alucinao uma conduta expressiva como qualquer manifestao humana. O que poderamos chamar do encontro entre duas subjetividades no contexto de um atendimento psicoterpico deve ser pensado como reconhecimento e acolhimento dos atos expressivos em sua significao motivada existencialmente, isto , em seu sentido. Essa atitude requer um desprendimento dos contedos representacionais e tticos da anlise reflexiva, pela apreenso da experincia do outro naquilo que ela desperta na experincia prpria, compreendendo uma pela outra. Dessa forma, a significao e o sentido so entendidos como emergentes do campo constitudo no encontro existencial. Uma ltima implicao para a clnica psicolgica pode ser derivada do estudo da abordagem fenomenolgica da alucinao efetuada por Merleau-Ponty. Trata-se da reviso da diferenciao entre o normal e o patolgico. Como foi visto, a compreenso da experincia alucinatria s pode partir da situao em que se encontram e se interpenetram, cada um na sua especificidade, o normal e o doente. H, portanto, uma gama de experincias que se comunicam mutuamente, na qual tanto a experincia normal como a patolgica expressam igualmente uma condio existencial. Pelo que foi colocado com relao experincia alucinatria, pode-se dizer que a normalidade e a patologia so diferenciadas pelo grau de capacidade em transitar temporalmente entre as diversas perspectivas e pelo poder de se dissolver na objetividade. Objetividade essa que garantida pelo respaldo encontrado no mundo intersubjetivo. Na tica da fenomenologia existencial de Merleau-Ponty, a normalidade e a patologia na alucinao se confundem com a prpria comunicabilidade intercorprea:
... o sujeito normal seria aquele que s aceitaria tornar-se verdadeiramente ele mesmo em contato com o outro, aquele que reconheceria a qualidade enriquecedora da discusso; o sujeito anormal seria aquele que recusaria essa dialtica do eu, que se obstinaria em s considerar a linguagem como uma espcie de lgica abstrata, que

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

permanecendo, contudo, consciente dessa dualidade ver-se-ia impulsionado a reportar a um outro imaginrio um dos termos da contradio. (Merleau-Ponty, 1990a, p. 66)

O grau de sade aqui colocado, definido pela potencialidade temporal, s pode ser apreendido no seio de uma epistemologia compreensiva e qualitativa, na qual o motivo comparece como categoria de entendimento e o sentido como meio de expresso existencial. Tem-se, portanto, uma relativizao dos conceitos de normalidade e patologia em detrimento de uma acepo normativa e quantitativa, tal como concebida por teorias psicolgicas de cunho objetivante e com interesse de previso e controle. A partir do tema privilegiado da alucinao, pde-se perceber o alcance de uma anlise fenomenolgica da percepo no campo da teorizao e da prtica clnicas, revelando a importncia da compreenso existencial do indivduo que normalmente se coloca como um paciente em terapia. O recurso ao referencial filosfico de Merleau-Ponty fornece ao psiclogo subsdios ontolgicos e epistemolgicos para repensar esse campo intersubjetivo que se configura na clnica, bem como o interesse que se posiciona por trs das tcnicas de abordagem do fenmeno alucinatrio, em particular, e patolgico, em geral. , portanto, no campo da fundamentao da prtica e na possibilidade de articulaes com teorizaes mais voltadas para a concretude da experincia clnica que se revela toda a riqueza do pensamento de Merleau-Ponty para o estudo das psicopatologias. Essas inmeras consideraes, aqui indicadas de forma introdutria, articuladas, por um lado, a toda uma tradio psiquitrica existencial em que se incluem Minkowski e Binswanger, entre outros e, por outro, a um desenvolvimento da psicanlise no sentido de uma valorizao do aspecto relacional do qual Winnicott uma figura importante , so um rico campo de estudos ainda em desenvolvimento.

25

Referncias
BINSWANGER, Ludwig. Being-in-the-world: collected papers of Ludwig Binswanger. London: Souvenir Press, 1975. COELHO JR., Nelson E. A fora da realidade na clnica freudiana. So Paulo: Escuta, 1995. F IGUEIREDO, Lus Claudio Mendona. Matrizes do pensamento psicolgico. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1995. FRAYZE-PEREIRA, Joo A. A questo da iluso: Winnicott atravs de Merleau-Ponty. In: CATAFESTA, I. F. M. (Org.). D. W. Winnicott na Universidade de So Paulo. So Paulo: Departamento de Psicologia Clnica do IPUSP, 1996. p. 47-58. FREUD, Sigmund. A negativa. In: Edio Standard das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1970. v. XIX.

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

____ Fetichismo. In: ESB, op. cit. v. XXI. ____ Projeto para uma psicologia cientfica. In: ESB, op. cit. v. I. LOPARIC, Zeljko. Winnicott e o pensamento ps-metafsico. In: CATAFESTA, I. F. M. (Org.): D. W. Winnicott na Universidade de So Paulo. So Paulo: Departamento de Psicologia Clnica do IPUSP, 1996. p. 21-45. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1994. ____ Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: 1949-1952: filosofia e linguagem. Campinas: Papirus, 1990a. v. 1. ____ O primado da percepo e suas conseqncias filosficas. Campinas: Papirus, 1990b. MINKOWSKI, Eugne. Lived time: phenomenological and psychophatological studies. Evanston: Northwestern University Press, 1970. PIRON, Henri. Dicionrio de psicologia. 10 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1996. P OLITZER, G. Crtica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanlise. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998. SCHEHAYE, M. A. Memrias de uma esquizofrnica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1950.

26

Resumos
El artculo se propone discutir el concepto de alucinacin en los campos psicoterpico y psicopatolgico a partir de las consideraciones del fenomenlogo francs Maurice Merleau-Ponty sobre la percepcin. Se hace una revisin crtica de las concepciones clsicas de alucinacin fundamentadas en epistemologas objetivistas y la contextualizacin del fenmeno alucinatorio en el mbito de una ontologa existencial. La alucinacin se funda en el suelo primordial de la experiencia prerreflexiva del cuerpo fenomenal y es caracterizada por: (1) diferenciacin intrnseca de la alucinacin en relacin a la percepcin; (2) expresin del cuerpo propio; (3) despersonalizacin. Las implicaciones de esa nueva perspectiva del fenmeno alucinatorio son discutidas en los niveles ontolgico, tico y epistemolgico, bien como desde el punto de vista de la psicoterapia y de la psicopatologa. En este ltimo aspecto se considera el lugar de la alucinacin en relacin al sueo, al delirio y a la ilusin, bien como a la diferenciacin entre normalidad y patologa a partir de un abordaje fenomenolgico-existencial en psicologa. Palabras claves: Alucinacin, cuerpo fenomenal, temporalidad, fenomenologa, psicopatologa L article se propose de discuter le concept de lhallucination dans les domaines psychothrapique et psychopathologique partir des considrations du phnomnologue franais Maurice Merleau-Ponty propos de la perception. On y

ano V, n. 2, jun/ 2 0 02

ARTIGOS

trouve une rvision critique des conceptions classiques de lhallucination fondes sur les pistmologies objectivistes et le phnomne de lhallucination y est situ dans le cadre dune ontologie existentielle. Lhallucination sorigine de la base primordiale de lexprience pr-reflexive du corps phnomnal et se caractrise par: (1) diffrenciation intrinsque entre lhallucination et la perception; (2) expression du corps propre; (3) dpersonnalisation. Cette nouvelle perspective du phnomne de lhallucination a des implications discutes aux niveaux ontologique, thique et pistmologique, ainsi que partir du point de vue de la psychothrapie et de la psychopathologie. cet gard, sera considr la place de lhallucination par rapport au rve, au dlire et lillusion, ainsi que la diffrenciation entre normalit et pathologie dans une approche phnomnologique-existentielle de la psychologie. Mots cls: Hallucination, corps phnomnal, temporalit, phnomnologie, psychopathologie This article consists of a discussion on hallucinations related to the field of psychotherapy and psychopathology based on considerations regarding perception presented by the French phenomenologist Maurice Merleau-Ponty. A review of the classical conception of hallucination is presented, placing this phenomenon in the context of existential ontology. Hallucinations are grounded the phenomenal bodys prereflexive experience, and are characterized by: (1) the inner difference between hallucination and perception; (2) the expression of ones own body; and (3) depersonalization. Consequences of this new perspective for hallucinatory phenomenon are discussed on ontological, ethical and epistemological grounds, as well as from the point of view of psychotherapy and psychopathology. On this latter point, the place of hallucination in relation to dreams, delusions and illusions is considered, as well as the difference between normality and pathology from the point of view of an existential approach in psychology. Key words: Hallucination, phenomenal body, temporality, phenomenology, psychopathology

27

Verso inicial recebida em junho de 2001 Aprovado para publicao em maro de 2002

Anda mungkin juga menyukai