Anda di halaman 1dari 11

Max Weber

Compartilhe este trabalho

Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on printMore Sharing Services0 Autor: Jose Domingos de Figueiredo Instituio: UNIRON Tema: Sociologia Max Weber

INTRODUO Max Weber, socilogo e economista alemo (1864-1920), considerado um dos fundadores da Sociologia. Grande terico da burocracia, Weber foi o maior opositor da idia de determinismo econmico do marxismo. Para ele, as idias filosficas e religiosas so determinantes no desenvolvimento econmico das sociedades. Filho de um abastado comerciante, que chegou a deputado na Cmara Prussiana, estuda direito e economia nas universidades de Berlim e Heidelberg e defende tese de doutoramento em 1889. Em 1893, professor de economia na Universidade de Freiburg. Trs anos depois acometido por sria doena neurolgica que o obriga a afastar-se da vida acadmica, qual voltaria apenas por curtos perodos. Em 1917, volta a lecionar por breve tempo na Universidade de Viena. Embora nunca tenha ocupado cargo pblico, em 1919, conselheiro da delegao alem na Conferncia de Paz de Versalhes e faz parte do grupo que redige a Constituio da Repblica de Weimar. Sua obra mais clebre A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo (1905). Nesse trabalho, vincula o surgimento do capitalismo aos valores difundidos pela tica protestante, como a racionalizao econmica e o sentido da poupana.

1. VIDA E OBRAS 1.1. Vida Socilogo alemo, Max Weber nasceu em Erfurt, Turngia, a 21 de abril de 1864 e morreu em Munique a 14 de junho de 1930. Seu pai, grande industrial txtil na Alemanha ocidental, pertenceu ao partido liberalconservador; sua me era de famlia de professores liberais e humanistas. Aos dois anos de idade, ficou doente muito doente, sem dvida, embora possamos duvidar do diagnstico de meningite e tornou-se o alvo particular do melanclico desvelo de sua me. Em 1869, a famlia mudou para o bairro berlinense de Charlottenburg e Weber a freqentou a escola, recebeu uma educao ortodoxo predominantemente clssica. Em 1882, foi para Heidelberg e ingressou na Faculdade de Direto. Em 1884, estava em Estrasburgo como suboficial da reserva. Em 1884-85, estudou em Berlim, no ano letivo seguinte em Gttingen. (No sistema universitrio alemo nada havia de incomum nessa movimentao de lugar). Depois de deixar Gttingen, Max Weber passou mais trs anos numa posio secundria de advocacia em Berlim, preparando sua tese de doutorado e voltando a Estrasburgo como oficial da reserva por um breve perodo (tambm serviu em Posen nessa qualidade).

Doutorou-se como uma tese sobre a Histria dos Emprios Medievais, em 1889. Era agora um "assessor" nos tribunais de primeira instncia de Berlim. Em 1891, qualificou-se como professor universitrio com uma tese sobre o Significado da Histria Agrria Romana para o Direito Pblico e Privado. (Foi ao examinar essa tese que o grande historiador Theodor Mommsen disse: "Quando estiver prestes a baixar sepultura, o estimadssimo Max Weber ser o nico a quem poderia dizer: - Meu filho, eis a minha lana, que ficou pesada demais para o meu brao.") Em 1892, ocupava um cargo de assistente na Faculdade de Direito de Berlim e casou, nesse mesmo ano, com sua prima em segundo grau do lado paterno. Em 1894, a Universidade de Freiburg-im-Breisgau conferiu-lhe uma ctedra de Economia Poltica. Em 1897, sucedeu em Heidelberg ao economista Knies. Viajou pela Europa - Inglaterra, Esccia, Blgica, Itlia - e nos Estados Unidos. Em 1903, em colaborao com Sombert e Jaffe, Weber fundou a revista Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik. Durante a guerra de 1914-15, trabalhou em administrao hospitalar. Em 1918 voltou ao ensino numa cadeira de Sociologia especialmente criada em Viena. No ano seguinte foi ocupar a cadeira onde lecionava antes um outro economista famoso, Brentano, em Munique. Morreu no ano seguinte. Se excetuarmos o prolongado "colapso", uma histria bastante tpica de vida acadmica; mas essa exceo foi considervel. No se pode deixar de admirar a talvez aprovar esse elemento no sistema universitrio alemo que permite a um homem, embora eminente e intelectualmente produtivo, abjurar o ensino por vinte anos. Max Weber representa na Alemanha do comeo do sculo XX, a burguesia culta, que estava, pela estrutura semifeudal do pas do imperador Guilherme II, excluda da atividade poltica. Saindo dessa atmosfera familiar, Weber se tornou eminente professor universitrio, jornalista influente, historiador, economista, filsofo e, principalmente, socilogo. Marcou-o o estigma de uma enfermidade psquica, que constituiu impedimento ao ininterrupto exerccio do magistrio universitrio. A doena surgiu depois de 1897, revelando-se em depresses e sintomas psicossomticos; Weber oscilava entre perodos de intenso trabalho e de quase invalidez, sobre a qual sempre triunfou, enfim, sua poderosa inteligncia; ficou insatisfeita sua ambio de agir e de contribuir para a determinao dos destinos de sua nao. Sem qualquer vestgio de racismo e condenando todas as veleidades imperialistas, era Weber, no entanto, um ardente nacionalista alemo. 1.2. Obras Suas principais obras so: Die Protestantisch Ethik um der Gesit des Kapitalismus (A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo), 1904; Politik als Beruf (A Poltica como Misso), 1919; Gesammelte politische Schriften (Escritos Polticos Reunidos), 1921; Wirtschaft und Gesellschaft (Economia e Sociedade), 4 volumes, 1922.

2. AO E RELAO SOCIAL Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das aes individuais. Estas so todo tipo de ao que o indivduo faz, orientando-se pela ao de outros. A ao social se orienta pelas aes dos outros, as quais podem ser: passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingana por ataques prvios, rplica e ataques presentes, medidas de defesa frente aos ataques futuros). Os outros podem ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivduos indeterminados e completamente desconhecidos. Toda classe de contato entre os homens no tem, necessariamente, carter social; mas apenas uma ao com sentido prprio, dirigida ao dos outros. Um choque de dois ciclistas, por exemplo, um simples acontecimento de carter equivalente ao de um fenmeno natural. Em contrapartida, apareceria uma ao social se houvesse a inteno de evitar o choque ou ento uma briga ou consideraes amistosas subseqentes ao choque. S existe ao social, quando o indivduo tenta estabelecer algum tipo de comunicao, a partir de suas aes com os demais.

Weber estabeleceu quatro tipos de ao social. Estes so conceitos que explicam a realidade social, mas no so a realidade social:

Ao tradicional: aquela determinada por um costume ou um hbito arraigado; Ao afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; Racional com relao a valores: determinada pela crena consciente num valor considerado importante, independentemente do xito desse valor na realidade; Racional com relao a fins: determinada pelo clculo racional que coloca fins e organiza os meios necessrios.

Nos conceitos de ao social e definio de seus diferentes tipos, Weber no analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivduos. Para ele as normas e regras sociais so o resultado do conjunto de aes individuais. Na sua concepo o mtodo deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade. Por relao social deve-se entender uma conduta plural de vrias pessoas que, pelo sentido que encerra, se apresente como reciprocamente referida e se oriente por essa reciprocidade. A relao social consiste, portanto, plena e exclusivamente, na probabilidade de que se atuar, socialmente de uma forma (com sentido) indicvel: sendo indiferente, por ora, saber sobre o que esta probabilidade repousa.

3. VALORES E FATOS O grande debate de Weber com as idias de Marx caracterizado por certa ambigidade. De um lado, foi Weber o nico professor universitrio alemo de sua poca que defendeu o marxismo. Por outro lado, sua teoria, que atribui ao esprito religioso do calvinismo a primazia na formao da mentalidade econmica do capitalismo, rigorosamente antimaterialista. Tambm insiste Weber no fato de que a ao individual a unidade analtica a ser tomada como elemento essencial para a reflexo sociolgica. Tal ponto de partida o exps ao perigo de um subjetivismo radical, comum na tradio utilitarista; Weber soube, porm, evitalo, propondo que o significado de tal ao deveria ser compreendido e interpretado no contexto histrico em que se verificava. Rejeitou de modo claro uma orientao unilateralmente historicista que no fornecesse padro sistemtico para uma anlise cientfica. Para ele, o comportamento individual verificvel constitua-se na ao social, objeto de estudo da sociologia e da histria. A caracterstica fundamental da ao social, para essas cincias, seria a da orientao por um significado mentalizado pelo agente, que refere o sujeito ao contexto onde atua no tempo e no espao. O debate a respeito da posio terica de Weber ainda continua, apontando-lhe influncias kantianas, racionalistas, nominalistas e outras. Mas indubitvel a originalidade do pensamento weberiano.

4. CINCIAS NATURAIS E CINCIAS SOCIAIS Dentro das coordenadas metodolgicas que se opunham assimilao das cincias sociais aos quadros tericos das cincias naturais, Weber concebe o objeto da sociologia como, fundamentalmente, "a captao da relao de sentido" da ao humana. Em outras palavras, conhecer um fenmeno social seria extrair o contedo simblico da ao ou aes que o configuram. Por ao, Weber entende "aquela cujo sentido pensado pelo sujeito ou sujeitos referido ao comportamento dos outros; orientando-se por ele o seu comportamento". Tal colocao do problema de como se abordar o fato significa que no possvel propriamente explic-lo como resultado de um relacionamento de causas e efeitos (procedimento das cincias naturais), mas compreend-lo como fato carregado de sentido, isto , como algo que aponta para outros fatos e somente em funo dos quais poderia ser conhecido em toda a sua amplitude. O mtodo compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as aes de um indivduo contm e no apenas o aspecto exterior dessas mesmas aes. Se, por exemplo, uma pessoa d a outra um pedao de papel, esse fato, em si mesmo, irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dvida (o pedao de papel um cheque) que se est diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma

ao carregada de sentido. O fato em questo no se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significaes sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedao de papel a funo do servir como meio de troca ou pagamento; alm disso, essa funo reconhecida por uma comunidade maior de pessoas. Segundo Weber, a captao desses sentidos contidos nas aes humanas no poderia ser realizada por meio, exclusivamente, dos procedimentos metodolgicos das cincias naturais, embora a rigorosa observao dos fatos (como nas cincias naturais) seja essencial para o cientista social. Contudo, Weber no pretende cavar um abismo entre os dois grupos de cincias. Segundo ele, a considerao de que os fenmenos obedecem a uma regularidade causal envolve referncia a um mesmo esquema lgico de prova, tanto nas cincias naturais quanto nas humanas. Entretanto, se a lgica da explicao causal idntica, o mesmo no se poderia dizer dos tipos de leis gerais a serem formulados para cada um dos dois grupos de disciplinas. As leis sociais, para Weber, estabelecem relaes causais em termos de regras de probabilidades, segundo as quais a determinados processos devem seguir-se, ou ocorrer simultaneamente, outros. Essas leis referem-se a construes de "comportamento com sentido" e servem para explicar processos particulares. Para que isso seja possvel; Weber defende a utilizao dos chamados "tipos ideais", que representam o primeiro nvel de generalizao de conceitos abstratos e, correspondendo s exigncias lgicas da prova, esto intimamente ligados realidade concreta particular.

5. TIPO IDEAL E GENERALIZADO O conceito de tipo ideal corresponde, no pensamento weberiano, a um processo de conceituao que abstrai de fenmenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante ou, nas palavras do prprio Weber, um "conceito histrico concreto". A nfase na caracterizao sistemtica dos padres individuais concretos (caracterstica das cincias humanas) ope a conceituao tpico-ideal conceituao generalizadora, tal como esta conhecida nas cincias naturais. A conceituao generalizadora, como revela a prpria expresso, retira do fenmeno concreto aquilo que ele tem de geral, isto , as uniformidades e regularidades observadas em diferentes fenmenos constitutivos de uma mesma classe. A relao entre o conceito genrico e o fenmeno concreto de natureza tal que permite classificar cada fenmeno particular de acordo com os traos gerais apresentados pelo mesmo, considerando como acidental tudo o que no se enquadre dentro da generalidade. Alm disso, a conceituao generalizadora considera o fenmeno particular como um caso cujas caractersticas gerais podem ser deduzidas de uma lei. A conceituao tpico-ideal chega a resultados diferentes da conceituao generalizadora. O tipo ideal, segundo Weber, expe como se desenvolveria uma forma particular de ao social se o fizesse racionalmente em direo a um fim e se fosse orientada de forma a atingir um e somente um fim. Assim, o tipo ideal no descreveria um curso concreto de ao, mas um desenvolvimento normativamente ideal, isto , um curso de ao "objetivamente possvel". O tipo ideal um conceito vazio de contedo real: ele depura as propriedades dos fenmenos reais desencarnando-os pela anlise, para depois reconstru-los. Quando se trata de tipos complexos (formados por vrias propriedades), essa reconstruo assume a forma de sntese, que no recupera os fenmenos em sua real concreo, mas que os idealiza em uma articulao significativa de abstraes. Desse modo, se constitui uma "pauta de constatao", que permite situar os fenmenos reais em sua relatividade. Por conseguinte, o tipo ideal no constitui nem uma hiptese nem uma proposio e, assim, no pode ser falso nem verdadeiro, mas vlido ou no-vlido, de acordo com sua utilidade para a compreenso significativa dos acontecimentos estudados pelo investigador. No que se refere aplicao do tipo ideal no tratamento da realidade, ela se d de dois modos. O primeiro um processo de constatao conceitual que permite simplesmente apreender os fatos segundo sua maior ou menor aproximao ao tipo ideal. O segundo consiste na formulao de hipteses explicativas. Por exemplo: para a explicao de um pnico na bolsa de valores, seria possvel, em primeiro lugar, supor como se desenvolveria o fenmeno na ausncia de quaisquer sentimentos irracionais; somente depois se poderia introduzir tais sentimentos como fatores de perturbao. Da mesma forma se poderia proceder para a explicao de uma ao militar ou poltica. Primeiro se fixaria, hipoteticamente, como se teria desenvolvido a ao se todas as intenes dos participantes fossem conhecidas e se a escolha dos meios por parte dos mesmos tivesse sido orientada de maneira rigorosamente racional em relao a certo fim. Somente assim se poderia atribuir os desvios aos fatores irracionais.

No exemplo acima patente a dicotomia estabelecida por Weber entre o racional e o irracional, ambos conceitos fundamentais de sua metodologia. Para Weber, uma ao racional quando cumpre duas condies. Em primeiro lugar, uma ao racional na medida em que orientada para um objetivo claramente formulado, ou para um conjunto de valores, tambm claramente formulados e logicamente consistentes. Em segundo lugar, uma ao racional quando os meios escolhidos para se atingir o objetivo so os mais adequados. Uma vez de posse desses instrumentos analticos, formulados para a explicao da realidade social concreta ou, mais exatamente, de uma poro dessa realidade, Weber elabora um sistema compreensivo de conceitos, estabelecendo uma terminologia precisa como tarefa preliminar para a anlise das interrelaes entre os fenmenos sociais. De acordo com o vocabulrio weberiano, so quatro os tipos de ao que cumpre distinguir claramente: ao racional em relao a fins, ao racional em relao a valores, ao afetiva e ao tradicional. Esta ltima, baseada no hbito, est na fronteira do que pode ser considerado como ao e faz Weber chamar a ateno para o problema de fluidez dos limites, isto , para a virtual impossibilidade de se encontrarem "aes puras". Em outros termos, segundo Weber, muito raramente a ao social orienta-se exclusivamente conforme um ou outro dos quatro tipos. Do mesmo modo, essas formas de orientao no podem ser consideradas como exaustivas. Seriam tipos puramente conceituais, construdos para fins de anlise sociolgica, jamais encontrando-se na realidade em toda a sua pureza; na maior parte dos casos, os quatro tipos de ao encontram-se misturados. Somente os resultados que com eles se obtenham na anlise da realidade social podem dar a medida de sua convenincia. Para qualquer um desses tipos tanto seria possvel encontrar fenmenos sociais que poderiam ser includos neles, quanto se poderia tambm deparar com fatos limtrofes entre um e outro tipo. Entretanto, observa Weber, essa fluidez s pode ser claramente percebida quando os prprios conceitos tipolgicos no so fluidos e estabelecem fronteiras rgidas entre um e outro. Um conceito bem definido estabelece nitidamente propriedades cuja presena nos fenmenos sociais permite diferenciar um fenmeno de outro; estes, contudo, raramente podem ser classificados de forma rgida. 5.1. O sistema de tipos ideais Na primeira parte de Economia e Sociedade, Max Weber expe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia, patrimonialismo, sultanismo. Todos esses tipos ideais so apresentados pelo autor como conceitos definidos conforme critrios pessoais, isto , trata-se de conceituaes do que ele entende pelo termo empregado, de forma a que o leitor perceba claramente do que ele est falando. O importante nessa tipologia reside no meticuloso cuidado com que Weber articula suas definies e na maneira sistemtica com que esses conceitos so relacionados uns aos outros. A partir dos conceitos mais gerais do comportamento social e das relaes sociais, Weber formula novos conceitos mais especficos, pormenorizando cada vez mais as caractersticas concretas. Sua abordagem em termos de tipos ideais coloca-se em oposio, por um lado, explicao estrutural dos fenmenos, e, por outro, perspectiva que v os fenmenos como entidades qualitativamente diferentes. Para Weber, as singularidades histricas resultam de combinaes especficas de fatores gerais que, se isolados, so quantificveis, de tal modo que os mesmos elementos podem ser vistos numa srie de outras combinaes singulares. Tudo aquilo que se afirma de uma ao concreta, seus graus de adequao de sentido, sua explicao compreensiva e causal, seriam hipteses suscetveis de verificao. Para Weber, a interpretao causal correta de uma ao concreta significa que "o desenvolvimento externo e o motivo da ao foram conhecidos de modo certo e, ao mesmo tempo, compreendidos com sentido em sua relao". Por outro lado, a interpretao causal correta de uma ao tpica significa que o acontecimento considerado tpico se oferece com adequao de sentido e pode ser comprovado como causalmente adequado, pelo menos em algum grau.

6. TICA PROTESTANTE Religio tambm foi um tema que estava presente nos trabalhos de Weber. "A tica protestante e o esprito do capitalismo" foi a sua grande obra sobre esse assunto. Nesse seu trabalho tinha inteno de examinar as implicaes das orientaes religiosas na conduta econmica dos homens, procurando avaliar a contribuio da tica protestante, em especial o calvinismo, na promoo do moderno sistema econmico. Weber concebia que o desenvolvimento do capitalismo devia-se em grande parte acumulao de capital a partir da Idade Mdia. Mas os pioneiros desse capitalismo pertenciam a seitas puritanas e em funo disso levavam a vida pessoal e familiar com bastante rigidez, as convices religiosas desses puritanos os levavam a crer que o xito econmico era como uma beno de Deus. Aquele definia o capitalismo pela existncia de empresas cujo objetivo produzir o maior lucro possvel, e

cujo meio a organizao racional do trabalho e da produo. a unio do desejo do lucro e da disciplina racional que constitui historicamente o capitalismo. Deve-se notar que Weber afirmou que apesar das idias religiosas Puritanas terem tido um grande impacto no desenvolvimento da ordem econmica na Europa e nos Estados Unidos (hoje podemos at dizer no Sul do Brasil), eles no foram o nico fator responsvel pelo desenvolvimento. Outros fatores relacionados so, por exemplo, o racionalismo na cincia, a mescla da observao com a matemtica, jurisprudncia, sistematizao racional da administrao governativa e o empreendimento econmico.

7. CAPITALISMO Coube a Max Weber numa obra famosa ("A tica protestante e o esprito do capitalismo", 1904-5), relacionar esse comportamento morigerado com a ascenso do capitalismo. Weber no aceitava as teses de Marx sobre a "acumulao primitiva" apresentadas no "O Capital", que denunciava a rapinagem e a espoliao dos camponeses medievais ingleses, as bases primeiras daquele modo de produo. Os estudos de Weber, embora incompletos, foram publicados nos trs volumes de sua Sociologia da Religio. A linha mestra dessa obra constituda pelo exame dos aspectos mais importantes da ordem social e econmica do mundo ocidental, nas vrias etapas de seu desenvolvimento histrico. Esse problema j se tinha colocado para outros pensadores anteriores a Weber, dentre os quais Karl Marx (1818-1883), cuja obra, alm de seu carter terico, constitua elemento fundamental para a lufa econmica e poltica dos partidos operrios; por ele mesmo criados. Por essas razes, a pergunta que os socilogos alemes se faziam era se o materialismo histrico formulado por Marx era ou no o verdadeiro, ao transformar o fator econmico no elemento determinante de todas as estruturas sociais e culturais, inclusive a religio. Inmeros trabalhos foram escritos para resolver o problema, substituindo-se o fator econmico como dominante por outros fatores, tais como raa, clima, topografia, idias filosficas, poder poltico. Alguns autores, como Wilhelm Dilthey, Ernst Troeltsch (1865-1923) e Werner Sombart (18631941), j se tinham orientado no sentido de ressaltar a influncia das idias e das convices ticas como fatores determinantes, e chegaram concluso de que o moderno capitalismo no poderia ter surgido sem uma mudana espiritual bsica, como aquela que ocorreu nos fins da Idade Mdia. Contudo, somente com os trabalhos de Weber foi possvel elaborar uma verdadeira teoria geral capaz de confrontar-se com a de Marx. Ele define o esprito do capitalismo como as idias e hbitos que favorecem a procura racional de ganho econmico. Weber afirma que tal esprito no limitado cultura ocidental, mas que indivduos noutras culturas no tinham podido por si s estabelecer a nova ordem econmica do capitalismo. Como ele escreve no seu ensaio: "Por forma a que uma forma de vida bem adaptada s peculiaridades do capitalismo possa predominar sobre outras (formas de organizao), ela tinha de ter origem algures, e no pela ao de indivduos isolados, mas como uma forma de vida comum aos grupos de homens". Segundo Weber, para conhecer corretamente a causa ou causas do surgimento do capitalismo, era necessrio fazer um estudo comparativo entre as vrias sociedades do mundo ocidental (nico lugar em que o capitalismo, como um tipo ideal, tinha surgido) e as outras civilizaes, principalmente as do Oriente, onde nada de semelhante ao capitalismo ocidental tinha aparecido. Depois de exaustivas anlises nesse sentido, Weber foi conduzido tese de que a explicao para o fato deveria ser encontrada na ntima vinculao do capitalismo com o protestantismo: "Qualquer observao da estatstica ocupacional de um pas de composio religiosa mista traz luz, com notvel freqncia, um fenmeno que j tem provocado repetidas discusses na imprensa e literatura catlicas e em congressos catlicos na Alemanha: o fato de os lderes do mundo dos negcios e proprietrios do capital, assim como os nveis mais altos de mo-de-obra qualificada, principalmente o pessoal tcnica e comercialmente especializado das modernas empresas, serem preponderantemente protestantes". A partir dessa afirmao, Weber coloca uma srie de hipteses referentes a fatores que poderiam explicar o fato. Analisando detidamente esses fatores, Weber elimina-os, um a um, mediante exemplos histricos, e chega concluso final de que os protestantes, tanto como classe dirigente, quanto como classe dirigida, seja como maioria, seja como minoria, sempre teriam demonstrado tendncia especfica para o racionalismo econmico. A razo desse fato deveria, portanto, ser buscada no carter intrnseco e permanente de suas crenas religiosas e no apenas em suas temporrias situaes externas na histria e na poltica.

Uma vez indicado o papel que as crenas religiosas teriam exercido na gnese do esprito capitalista, Weber prope-se a investigar quais os elementos dessas crenas que atuaram no sentido indicado e procura definir o que entende por "esprito do capitalismo". Este entendido por Weber como constitudo fundamentalmente por uma tica peculiar, que pode ser exemplificada muito nitidamente por trechos de discursos de Benjamin Franklin (1706 - 1790), um dos lderes da independncia dos Estados Unidos. Benjamin Franklin, representante tpico da mentalidade dos colonos americanos e do esprito pequenoburgus, afirma em seus discursos que "ganhar dinheiro dentro da ordem econmica moderna , enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expresso da virtude e da eficincia de uma vocao". Segundo a interpretao dada por Weber a esse texto, Benjamin Franklin expressa um utilitarismo, mas um utilitarismo com forte contedo tico, na medida em que o aumento de capital considerado um fim em si mesmo e, sobretudo, um dever do indivduo. O aspecto mais interessante desse utilitarismo residiria no fato de que a tica de obteno de mais e mais dinheiro combinada com o estrito afastamento de todo gozo espontneo da vida. A questo seguinte colocada por Weber diz respeito aos fatores que teriam levado a transformar-se em vocao uma atividade que, anteriormente ao advento do capitalismo, era, na melhor das hipteses, apenas tolerada. O conceito de vocao como valorizao do cumprimento do dever dentro das profisses seculares Weber encontra expresso nos escritos de Martinho Lutero (1483-1546), a partir do qual esse conceito se tornou o dogma central de todos os ramos do protestantismo. Em Lutero, contudo, o conceito de vocao teria permanecido em sua forma tradicional, isto , algo aceito como ordem divina qual cada indivduo deveria adaptar-se. Nesse caso, o resultado tico, segundo Weber, inteiramente negativo, levando submisso. O luteranismo, portanto, no poderia ter sido a razo explicativa do esprito do capitalismo. Weber volta-se ento para outras formas de protestantismo diversas do luteranismo, em especial para o calvinismo e outras seitas, cujo elemento bsico era o profundo isolamento espiritual do indivduo em relao a seu Deus, que, na prtica, significava a racionalizao do mundo e a eliminao do pensamento mgico como meio de salvao. Segundo o calvinismo, somente uma vida guiada pela reflexo contnua poderia obter vitria sobre o estado natural, e foi essa racionalizao que deu f reformada uma tendncia asctica. Com o objetivo de relacionar as idias religiosas fundamentais do protestantismo com as mximas da vida econmica capitalista, Weber analisa alguns pontos fundamentais da tica calvinista, como a afirmao de que "o trabalho constitui, antes de mais nada, a prpria finalidade da vida". Outra idia no mesmo sentido estaria contida na mxima dos puritanos, segundo a qual "a vida profissional do homem que lhe d uma prova de seu estado de graa para sua conscincia, que se expressa no zelo e no mtodo, fazendo com que ele consiga cumprir sua vocao". Por meio desses exemplos, Weber mostra que o ascetismo secular do protestantismo "libertava psicologicamente a aquisio de bens da tica tradicional, rompendo os grilhes da nsia de lucro, com o que no apenas a legalizou, como tambm a considerou como diretamente desejada por Deus". E m sntese, a tese de Weber afirma que a considerao d trabalho (entendido como vocao constante e sistemtica) como o mais alto instrumento de ascese e o mais seguro meio de preservao da redeno da f e do homem deve ter sido a mais poderosa alavanca da expresso dessa concepo de vida constituda pelo esprito do capitalismo. necessrio, contudo, salientar que Weber, em nenhum momento considera o esprito do capitalismo como pura conseqncia da Reforma protestante. O sentido que norteia sua anlise antes uma proposta de investigarem que medida as influncias religiosas participaram da moldagem qualitativa do esprito do capitalismo. Percorrendo o caminho inverso, Weber prope-se tambm a compreender melhor o sentido do protestantismo, mediante o estudo dos aspectos fundamentais do sistema econmica capitalista. Tendo em vista a grande confuso existente no campo das influncias entre as bases materiais, as formas de organizao social e poltica e os contedos espirituais da Reforma, Weber salientou que essas influncias s poderiam ser. confirmadas por meio de exaustivas investigaes dos pontos em que realmente teriam ocorrido correlaes entre o movimento religioso e a tica vocacional, Com isso "se poder avaliar" - diz o prprio Weber "em que medida os fenmenos culturais contemporneos se originam historicamente em motivos religiosos e em que medida podem ser relacionados com eles". 8. BUROCRACIA Aps exaustivos estudos histricos Max Weber concluiu que existem trs princpios bsicos de onde surge a capacidade influenciar, que a base do poder:

A lei e os tradicionais tabus da sociedade;

A liderana individual, profundamente emocional a que denominou carisma; O conjunto de servidores pblicos, devidamente organizados, que denominou burocracia, conjunto esse que tem por atribuio executar as leis e objetivar as polticas governamentais.

Assim, Weber concluiu que para cada tipo de sociedade corresponde um tipo de autoridade. Assim, ele aponta trs tipos de sociedade, a saber:

A sociedade tradicional: caracterizada pela predominncia da figura patriarcal e patrimonialistas. O exemplo mais clssico o da famlia. A sociedade carismtica: caracterizadas pela predominncia de traos msticos, arbitrrias e personalsticas, o caso dos grupos revolucionrios, dos partidos polticos etc. A sociedade legal ou burocrtica: caracterizada pela predominncia de normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exrcitos etc.

Assim, Weber aponta trs tipos de autoridade:

Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Autoridade carismtica: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, por causa da influncia da personalidade e da liderana do superior com o qual se identificam. Autoridade legal, racional ou burocrtica: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legtimos e dos quais deriva o comando.

Pressupe Max Weber, no entanto, como condio indispensvel para a existncia dessa estrutura formal complexa, denominada burocracia, a predominncia da lgica e da razo no comportamento funcional daqueles servidores e em impersonalidade ou neutralidade de atitudes. Para que tal comportamento ocorra e possibilite o exerccio poder e dominao, imprescindvel que a burocracia apresente determinados ingredientes formais, tais como:

Hierarquia: cada unidade de trabalho de nvel inferior est sob controle e superviso de outra de nvel superior. Especializao: a profunda diviso de trabalho, decorrente da complexidade de atribuies de uma organizao, faz com que se torne necessrio o aproveitamento de servidores especializados, selecionados base do mrito e da habilidade profissional que possuem para o desempenho de tarefas da instituio. Definio de competncia: as diversas unidades de trabalho devem ter suas atribuies bem definidas e as relaes existentes entre elas devem ser perfeitamente conhecidas por todos os servidores. Hoje, so os regimentos internos.

So determinadas tambm normas de conduta, a fim de regular os procedimentos, padronizando-os. Estas normas podem estar orientadas nas descries dos cargos e manuais. Todos os documentos devem estar devidamente arquivados, possibilitando sua posterior consulta de maneira ordenada. Este modelo ou tipo ideal apenas um instrumento metodolgico, constituindo uma organizao ideal, composta dos elementos mais caractersticos, do ponto de vista terico, de qualquer tipo de instituio. Todavia, bom frisar, o objetivo de qualquer modelo ou tipo ideal, nas cincias, apenas servir de guia, de orientao metodolgica e de padro. No caso de Weber, a sua meta era proporcionar uma base terica para qualquer estudo a respeito da natureza e funcionamento de uma instituio - ou organizao complexa - principalmente sobre a possibilidade do exerccio do poder na sociedade ou o grau de eficincia da mesma. Indicando somente as caractersticas da burocracia, na sua forma pura, Weber orienta o pesquisador para aqueles aspectos e elementos da organizao que devem realmente ser examinados, por serem os mais significativos. A finalidade do modelo fundamentalmente possibilitar a verificao, na prtica, do grau de

burocratizao de uma instituio ou, em outras palavras, do grau de racionalidade. Destarte, quanto mais se aproximar uma organizao do modelo weberiano, mais possibilidade ter de exercer uma ao racional tornando-se mais eficiente.

CONCLUSO A importncia de Max Weber para o desenvolvimento das cincias sociais imensa. As contribuies weberianas se estendem por todas as reas das cincias sociais, com exceo da Antropologia. A Sociologia o reconhece como um dos seus mestres mximos, e quase no h trabalho sociolgico em que a presena das suas idias no se faa sentir, explcita ou implicitamente (e no raro a contragosto dos prprios autores). A presena muito forte de Weber no pensamento sociolgico latino-americano foi facilitada pelo empreendimento pioneiro da edio mexicana de sua obra mxima. Economia e Sociedade, j em 1944 (a edio integral norte-americana de 1968, e a francesa se faz neste momento). Apontar a presena de Max Weber no Brasil equivale praticamente a arrolar os principais autores e muitos dos trabalhos mais importantes publicados entre ns, ainda que raros entre eles se definam como "weberianos".

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BERNARDES, Cyro. Sociologia Aplicada Administrao. So Paulo : Atlas, 1993. CASTRO, Ana Maria de Castro; DIAS, Edmundo Fernandes. Introduo ao pensamento sociolgico. So Paulo: Editora Moraes, 1992. COHN, Gabriel. Max Weber. So Paulo : tica, 1997. FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro : Forense, 1987. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7. ed. So Paulo : Atlas, 1999.

Comentrios

Pginas relacionadas
Sociais Aplicadas > Filosofia Max Weber Sociais Aplicadas > Cincias Sociais

Durkeim e Weber Humanas > Administrao

Os Fundamentos da Burocracia Sociais Aplicadas > Pedagogia

Max Weber Humanas > Direito

Durkheim, Marx e Weber Sociais Aplicadas > Cincias Sociais

Fichamento Exatas > Informtica


Desconto

Biolgicas
Biologia Bioqumica Educao Fsica Enfermagem Farmcia Fisioterapia Fonoaudiologia Medicina Nutrio Odontologia Terapia Ocupacional Veterinria Zootecnia

Exatas
Agronomia Astronomia Engenharia Estatstica Informtica Qumica

Humanas
Administrao Arquitetura Cinema Contabilidade Desenho Industrial Direito Economia Hotelaria Marketing Produo Cultural Relaes Internacionais Secretariado Executivo Turismo

Sociais Aplicadas
Arquivologia Arte Biblioteconomia Cincias Sociais Comunicao Filosofia Geografia Histria Letras Pedagogia Psicologia Servio Social

Outras
Colegial Diversos

Poltica de privacidade | Contato


</body> Bookmark & Share Selecione os leitores de feed web: 100zakladokAdifniAmazonArtoBaiduBit.lyBlipBloggerBloggyBobrdobrConfiguraes...DeliciousDiggDiggit
aDraugiem.lvE-maileKudosEmail AppFacebookFavoritosFriendFeedGmailGoogleGoogle+HatenaHotmailHyvesImprimirJappy TickerLifestreamLinkedInLiveJournalMail.rumeinVZMenameMessengerMister WongMyspaceNetLogNujijOKNOtizieOneviewOrkutOyylaPinterestPlurkPushaRedditSonicostudiVZStumbleUp onTuentiTumblrTwitterViadeoVKontakteWordPressWykopXINGY! BookmarksY! MailYorumcuyum (endereco de e-mail)(endereco de e-mail)(opcional)Faa a partilha mais fcil com AddThis para Internet

Explorer.

Esconder isso!

GmailStumbleUponFavoritosBloggerTumblrPinterestGoogleMais... (338)Configuraes...

Anda mungkin juga menyukai