Anda di halaman 1dari 17

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS - PARTE 3 DENSIDADE E SOLUBILIDADE

Autora: Penha Souza Silva 4. Materiais e suas propriedades Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Identificar algumas propriedades especficas dos materiais em situaes como: reconhecimento de materiais e de processos de separao de misturas e na diferenciao entre misturas e substncias.

Organizao do texto: Informao Histria Atividades Projetos

http://br.geocities.com/ (Acesso em 08/11/2008) 1. Densidade

Um pouco de histria Um problema preocupava Hiero, tirano de Siracusa, no sculo III a.C.: havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade, mas suspeitava que o ourives o enganara, no utilizando ouro macio em sua confeco. Como descobrir, sem danificar o objeto, se seu interior continha uma parte feita de prata? S um homem talvez conseguisse resolver a questo: seu amigo Arquimedes, famoso matemtico e inventor de vrios engenhos mecnicos. Hiero mandou cham-lo e pediu-lhe urna resposta que pusesse fim sua dvida. Arquimedes aceitou a incumbncia e ps-se a procurar a soluo para o problema. A soluo lhe ocorreu durante um banho. Observou que a quantidade de gua que se elevava na banheira, ao submergir, era equivalente ao volume de seu prprio corpo. Ali estava a chave para resolver a questo proposta pelo tirano. Dizem que, no entusiasmo da descoberta, Arquimedes saiu nu pelas ruas, gritando: Eureka! Eureka! ("Achei! Achei!"). Agora, bastava aplicar o mtodo que descobrira. Mediu ento a quantidade de gua que transbordava de um recipiente cheio, quando nele mergulhava, sucessivamente: um objeto de ouro com peso igual ao da coroa; um objeto de prata com peso igual ao da coroa; e a prpria coroa. O volume medido para a coroa foi maior do que o volume do objeto de ouro e menor do que o volume do objeto de prata. Com isso, Arquimedes descobriu que a coroa

no era de ouro puro, ou seja, havia prata misturada. Essa passagem parece ser uma das muitas lendas que, desde a Antiguidade, envolveram a vida de Arquimedes. http://br.geocities.com/ (Acesso em 08/11/2008) Neste mdulo ns iremos estudar alguns conceitos que nos ajudaro a compreender como Arquimedes resolveu o problema do Rei Hiero. 1. Densidade Atividade 1 1. Observe as figuras e responda as questes:

a. A figura representa uma tigela grande de cermica sobre a gua. O que acontecer se quebrarmos a tigela?

b. O que acontecer com a garrafa, se retirarmos a tampa e enchermos a garrafa com gua?

c. As pessoas tm facilidade para boiar na gua. O mesmo vale para os animais. Quando voc est de barriga para cima na gua e inspira muito profundamente, seu corpo flutua com mais facilidade. Por qu?

http://efisica.if.usp.br/ Acesso em 12/07/2008 2. Imagine que voc pegou um pedao de miolo de po e o apertou entre suas mos. Responda: a) A massa do pedao de po aumenta, diminui ou no varia? b) E o volume do pedao de po? As respostas para as questes propostas esto relacionadas a uma propriedade da matria denominada densidade. Atividade 1 Como podemos determinar a densidade dos objetos? Materiais Cubos de madeira de vrios tamanhos, balana e rgua. Procedimento 1. Cada grupo ir receber um cubo de madeira. 2. O grupo deve pesar o bloco. 3. Determine as medidas necessrias para calcular o volume do bloco. 4. Coloque o valor que o seu grupo encontrou na tabela 1 que est no quadro.

Tabela 1 Amostra Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Massa / g Volume / cm3

5. Com os dados da tabela 1, realize os clculos para preencher a tabela 2. Tabela 2 Amostra 1 2 3 4 5 6. Observando a tabela 2, indique qual(is) coluna(s) os valores calculados so praticamente os mesmos. Comentrios Voc deve ter observado que foram obtidas duas colunas com os valores praticamente constantes. A relao m/v uma propriedade denominada densidade. Enquanto a massa e o volume so propriedades de um objeto, a densidade uma propriedade do material de que o objeto feito. Para determinar a densidade do material de que feito um objeto, precisamos conhecer a sua massa e o seu volume, pois a densidade a massa dividida pelo volume. Em geral, a densidade dos slidos maior que a dos lquidos e esta, por sua vez, maior que a dos gases. Explique esse fato utilizando o modelo cintico molecular. A massa de um objeto pode ser facilmente medida com uma balana. O volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se suas dimenses e fazendo o clculo do volume. Em geral, os materiais slidos apresentam uma densidade maior do que a dos materiais lquidos. Isso ocorre porque temos mais quantidade de massa em um menor volume, porque as partculas nos slidos se encontram mais unidas umas s outras. Mas, como medir o volume dos slidos irregulares? O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, pode ser medido colocando-o em um recipiente cheio de gua. O volume da gua deslocado igual ao volume do objeto irregular. Arquimedes usou esse mtodo para resolver o problema do Rei Hiero. Se mergulhamos duas amostras slidas de mesma massa e de densidades diferentes, em duas provetas diferentes, podemos verificar que a amostra de maior densidade desloca menor volume de gua, pois tem mais massa em um menor volume. m+v mxv v/m m/v

Proveta proposto.com.br/ acesso em 27/02/09

Os lquidos apresentam densidades menores em relao aos slidos, pois, as suas partculas se encontram mais distanciadas umas das outras. O aparelho utilizado para medir a densidade dos lquidos o densmetro. Na figura ao lado - em [A] temos um recipiente com leite puro. O densmetro marca uma posio. Em (B) temos uma mistura de leite + gua. Podemos perceber que a posio do densmetro mudou, ele subiu em relao sua posio anterior. Isso acontece porque a densidade da mistura maior que a densidade do leite puro. Nos postos de gasolina so usados densmetros que permitem que o consumidor comprove a qualidade da gasolina. Com o uso do densmetro possvel saber se a gasolina foi adulterada. Nos laticnios, tambm so utilizados densmetros para a verificao da qualidade do leite. Atividade 2 Pesquisa A determinao da densidade utilizada para controlar a qualidade de lcool combustvel. De acordo com especificaes da Agncia Nacional de Petrleo (ANP), o lcool combustvel deve apresentar densidade entre 0,805 e 0,811 g/mL. Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre esse assunto, conforme a orientao abaixo: a. Entrevista com dono de posto de combustveis ou funcionrios, para verificar como feita a utilizao do densmetro e se existe algum tipo de manuteno desse equipamento etc. Localizao desses densmetros no posto de combustveis. b. Entrevista com alguns consumidores. Perguntar se eles j foram a um posto verificar se o combustvel foi adulterado e se eles sabem como feita esta averiguao. c. Esquema (desenho) do densmetro e como se deve proceder para a utilizao desse equipamento. Atividade 3 Construo de um densmetro Material 1 copo, 2 canudos (largos) para bebidas, 1 rgua, gua, azeite, areia e fita crepe ou outro material adesivo. Procedimentos Coloque a gua no copo. 1. A seguir, vede uma das extremidades do canudo com a fita crepe e coloque um pouco de areia dentro dele. Coloque o canudo em p dentro do copo, com a parte vedada para baixo de modo que o canudo flutue sem encostar no fundo. Caso voc no consiga, coloque ou retire areia do interior do canudo at que ele fique flutuando em p. Quando essa flutuao ocorrer, marque no canudo o ponto de contato entre a superfcie da gua e a do canudo. Repita o procedimento com o azeite. Dessa forma voc obter outra marca. Como a densidade da gua 1 g/cm3 e a do azeite, 0,9 g/cm3, voc ter um densmetro que poder dar o valor aproximado da densidade de outros lquidos.

Atividade 4 Determinao da densidade da gua e do lcool etlico Material 1 proveta de 100 mL, 1 balana, gua e lcool etlico. Procedimentos 1. Determine a massa da proveta vazia. 2. Acrescente gua at a metade e anote o volume indicado. 3. Determine a massa da proveta com a gua e a massa da gua. 4. Determine a densidade da gua, utilizando a frmula d = m/v. Repita o procedimento com o lcool etlico. A gua se dilata quando congela Os lquidos, em sua maioria, se contraem quando solidificam, mas a gua uma exceo, ela se expande. Se voc coloca uma garrafa d'gua no congelador de modo que ela solidifique, seu volume aumenta cerca de 10%. Nos lugares muito frios, a gua no inverno pode-se congelar no radiador dos automveis e arrebentar os canos. O que acontece quando voc coloca uma pedra de gelo em um recipiente com gua?

Ao contrrio das outras substncias, a gua no estado slido tem densidade menor do que no estado lquido. Por isso o gelo flutua na gua. Isso se deve ao fato de haver expanso da gua no estado slido.

Se a gua no sofresse essa expanso qual a consequncia disso para os seres aquticos que vivem em regies cujo inverno extremamente frio? Se a gua, como os outros lquidos, contrasse ao solidificar, o gelo formado na superfcie dos lagos no inverno rigoroso seria mais denso que a gua e iria para o fundo. No vero seguinte, o gelo, no fundo, ficaria isolado pela gua acima dele e no fundiria. Ano aps ano, mais gelo se acumularia at que todo o lago se congelasse. O mesmo aconteceria nos mares, onde a maior parte da gua se congelaria com perigo para a sobrevivncia dos seres vivos. Em regies de inverno rigoroso, quando a temperatura fica abaixo de 0C, os lagos e rios congelam apenas na superfcie. Isso ocorre porque o gelo, menos denso que a gua, situa-se na superfcie e funciona como um isolante trmico, permitindo que a gua abaixo dele permanea a 4C, temperatura na qual a gua lquida apresenta maior densidade. A densidade da gua no estado lquido 1,0 g/cm3 e no estado slido 0,917 g/cm3. Atividade 5 Como podemos alterar a densidade de um lquido? Material 1 ovo cru, 1 recipiente de vidro tipo de maionese e sal de cozinha.

Procedimento 1. Coloque gua no recipiente de vidro at chegar a um dedo da borda superior. 2. Coloque o ovo no recipiente com gua e anote o que aconteceu. 3. Retire o ovo, acrescente sal na gua e introduza o ovo novamente no recipiente. Anote o que aconteceu. 4. Faa um desenho do que voc observou, 5. Proponha uma explicao para o que aconteceu. Por que o iceberg flutua? ICEBERGS: So blocos de gelo flutuantes que se desprendem das geleiras e ficam deriva nos oceanos, sendo levados por correntes martimas e pelo vento, tornando-se um grande risco para a navegao. O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor do que a densidade da gua do mar. O maior acidente da histria envolvendo um iceberg foi com o transatlntico Titanic em sua viagem inaugural transportando 2200 pessoas, indo a pique a 14 de abril de 1912, ocasionando a morte de aproximadamente 1500 pessoas. Tabela - Densidades aproximadas de alguns materiais Material lcool Alumnio Lato Cobre Vidro d/(g/cm3) 0,79 2,7 8,4 8,9 2,6 Material Ouro Ferro Mercrio Nquel Platina d/(g/cm3) 19,3 7,9 13,6 8,9 21,4 Material Porcelana Prata Ao Inoxidvel gua Estanho d/(g/cm3) 2,4 10,5 7,9 1,0 7,26

Por que um navio flutua na gua? Consideremos, por exemplo, o caso do ao e da gua. O ao tem densidade maior que a da gua, assim um corpo macio feito de ao afundar na gua. O navio feito de ao, mas no macio, ou seja, seu formado deixa um grande espao vazio no seu interior que ocupado pelo ar. Assim, o volume do navio contm ao e ar. O navio tendo "partes ocas", mesmo sendo feito de ao, apresenta densidade menor do que a da gua e, desse modo, flutua. Estas partes ocas que so preenchidas pelo ar, fazem com que a densidade do navio seja menor do que da gua, e assim ele flutua. O que acontece quando o navio ou o barco afunda? Por que quando um navio afunda, ele no volta mais tona, espontaneamente? Esse fato pode ser explicado, porque o espao antes ocupado pelo ar passa a ser ocupado pela gua. Com isso, a densidade do navio aumenta, ficando maior que a densidade da gua e o navio afunda. Questes para discusso 1. Qual a relao desse fato (afundamento/ flutuao) do navio com a questo 1c proposta no incio desse mdulo (homem flutuando na piscina)? 2. Como iar um navio que afundou?

www.vemconcursos.com/ (acesso em 06/12/2009) Na prtica, podemos observar uma situao anloga a do navio, usando massa de modelar. Uma pelota macia afundar na gua, porm, com a mesma pelota poderemos modelar um barquinho que flutuar na gua. A densidade uma propriedade com vrias aplicaes e utilizada para identificar materiais. Por exemplo, na mineralogia, a densidade utilizada para identificao dos minerais; para explicar a flutuao de objetos muito pesados como os navios ou para separar materiais com densidade diferentes. A separao dos materiais para reciclagem outro exemplo de situao em que essa propriedade muito til. A densidade uma propriedade que varia com a temperatura. A maioria dos materiais sofre dilatao com o aumento da temperatura, provocando a diminuio na densidade. Ento, no podemos nos esquecer que a densidade uma propriedade que depende do material considerado e da temperatura. Mudanas de estado fsico (slido, liquido ou gasoso) provocam mudanas na densidade de um material. A densidade dos materiais uma propriedade fsica muito importante para a identificao de diversas substncias, principalmente de substncias slidas e lquidas. A densidade do leite uma relao entre seu peso e volume e normalmente medida a 15C ou corrigida para essa temperatura. A densidade do leite , em mdia, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite aproximadamente 0,927 g/mL e a do leite desnatado, cerca de 1,035 g/mL. Assim, um leite com 3,0% de gordura dever ter uma densidade em torno de 1,0295 g/mL, enquanto um com 4,5% dever ter uma densidade de 1,0277 g/mL. A determinao da densidade do leite feita com um aparelho, o termolactodensmetro. A densidade abaixo do mnimo fornece uma indicao de adio de gua no leite e, eventualmente, poder indicar tambm problemas de sade da vaca, ou mesmo problemas nutricionais. Contudo, a densidade depende tambm do contedo de gordura e de slidos no-gordurosos, porque a gordura do leite tem densidade menor que a da gua, enquanto que os slidos no-gordurosos tm densidade maior. O teste indicar claramente alterao da densidade somente quando mais que 5 a 10% de gua for adicionada ao leite. Densidade acima do normal pode indicar que houve desnatamento ou, ainda, que qualquer outro produto corretivo foi adicionado. A temperatura de congelamento do leite o nico parmetro seguro para verificar a diluio do leite em gua. A temperatura de congelamento varia de -0,54 a -0,59 C.

Outra questo interessante: Por que o leite ferve e derrama e a gua ferve e no derrama? O leite uma mistura de vrias substncias como: lactose, acares, sais, gorduras e, principalmente, gua, que a substncia mais abundante. Entre todas as substncias que constituem o leite, a gua a substncia que tem a menor temperatura de ebulio. Quando voc coloca o leite para ferver, a gua transforma-se em vapor quando a temperatura do leite chega perto de 100 oC. O vapor forma-se inicialmente no fundo do recipiente e, ento, sobe devido diferena de densidade entre vapor e lquido. Quando as bolhas chegam superfcie do leite, no conseguem romper a camada superficial do lquido. Essa camada resistente devido presena de gorduras e protenas. Como resultado, as bolhas inteiras, sem arrebentar, empurram para cima a camada superficial do lquido, formando uma espuma que derrama. Na fervura da gua, isso no acontece, porque as bolhas de vapor rompem facilmente a superfcie do lquido e o vapor escapa para o ar, isto , as bolhas se arrebentam. Atividade 6 Densidade dos lquidos

Material Copo de vidro fundo (300 mL), contagotas, gua, leo, groselha, lcool etlico http://cienciaemcasa.cienciaviva (Acesso 23/11/2008) Procedimento 1. 2. Coloque gua no copo at a metade. Adicione um pouco de groselha na gua, para esta tornar-se vermelha.

3. Adicione, cuidadosamente, o lcool etlico. (Adicione o lcool devagar, para que este no se misture com a gua). 4. Com a ajuda de um conta-gotas, adicione gotas de leo ao sistema bifsico. (Disperse as gotas, de maneira a tornar o efeito mais evidente). Explique o que aconteceu. Comentrios Voc j deve ter observado que as gotas de leo so semelhantes a pequenas esferas que flutuam entre a gua e o lcool. Como se explica esse fato? O lcool etlico menos denso que a gua. Ao adicionar com cuidado o lcool, este forma uma fase distinta que flutua na gua. Por sua vez, o leo ao ser adicionado deposita-se na superfcie que separa o lcool e a gua. Isso ocorre porque o leo menos denso do que a gua e mais denso do que o lcool. Devido existncia de foras de repulso entre as molculas de gua e as molculas de leo, as gotas de leo adquirem uma forma quase esfrica. O que aconteceria se no houvesse essas foras repulsivas? Faa um desenho do que aconteceria. Se no se verificassem essas foras repulsivas, teramos uma camada muito fina de leo flutuando sobre a gua. A forma final das gotas de leo no exatamente esfrica devido gravidade, que tem um efeito pequeno sobre as gotas. Atividade 7 Adaptada de http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/

Densidade dos slidos Material Pedao de palito, pedao de rolha, plstico, gua, azeite, groselha, mel, lcool etlico (lcool comum), copo de vidro e pedao de borracha. Procedimento 1. 2. Utilize o copo com os lquidos da atividade 6: densidade dos lquidos. Coloque os slidos, um de cada vez, no copo.

Comentrios Existem slidos menos densos do que certos lquidos? Todos os slidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das molculas bem definido e ordenado. Tendo em conta este aspecto surpreendente que existam slidos menos densos do que certos lquidos. Nesta experincia, a madeira e a cortia flutuam no lcool etlico, enquanto o plstico flutua no azeite. Por sua vez, a borracha flutua na superfcie do mel. Cada objeto afunda at ao nvel do lquido que tem maior densidade do que a sua. O objeto ir flutuar na superfcie desse lquido. Os resultados dessa experincia mostram que a densidade do plstico est entre a do lcool e a do azeite. A madeira e a rolha so menos densas que todos os lquidos utilizados. A borracha mais densa do que o lcool, azeite e gua. A densidade da borracha est entre a densidade da gua e a do mel. Podemos concluir que a densidade uma propriedade muito til. Ela nos ajuda a identificar materiais, explicar a flutuao de objetos muito pesados, separar materiais de densidades diferentes e verificar se o leite foi adulterado. Voltando ao problema proposto pelo Rei Heiro no incio do mdulo, como voc faria para descobrir que o ourives no enganara o rei? 2. Solubilidade

Antnio Gedeo - "Lio sobre a gua". Este lquido gua. Quando pura inodora, inspida e incolor. Reduzida a vapor, sob tenso e a alta temperatura, move os mbolos das mquinas que, por isso, se denominam mquinas a vapor. um bom dissolvente. Embora com excees, mas de um modo geral, dissolve tudo bem, cidos, bases e sais. Congela a zero grau centesimal e ferve a 100, quando presso normal. Foi nesse lquido que numa noite clida de Vero, sob um luar gomoso e branco de camlia, apareceu a boiar o cadver de Oflia com um nenfar na mo

http://www.naturlink.pt/canais/ (Acesso em 30/12/2008) A gua: um timo solvente J reparou que utilizamos gua em varias tarefas em casa? Seja para lavar vasilhas, tomar banho, tirar manchas de roupa e at mesmo nos alimentar. por este motivo que a gua considerada solvente universal. A gua um excelente solvente, ou seja, se "mistura" muito bem a uma srie de materiais: slidos (como o acar), lquidos (como a groselha) e sob a forma de gs (como o ar). J havia pensado nisso quando estava preparando aquele refresco? A mistura formada pela solubilizao da gua com outras substncias denominada soluo. A substncia dissolvida denominada soluto e a que provoca a dissoluo denominada solvente. A dissoluo ocorre porque as molculas de gua promovem a separao das partculas, dissolvendo-as. A vida, tal como a conhecemos, depende da presena de gua. O organismo humano possui cerca de 70% de gua, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue. Uma soluo em que a gua o nico ou principal solvente denominada soluo aquosa.

Representao da molcula de gua http://educacao.uol.com.br/ (acesso 06/12/2008) Em uma soluo aquosa, as molculas de gua (solvente) englobam as partculas do soluto como ilustrado para o cloreto de sdio (sal de cozinha):

Estrutura do cloreto de sdio (NaCl) Quando "jogamos" um cristal de sal de cozinha, NaCl, em gua, seus ons interagem com a gua e pode ocorrer a dissociao. Cada on acaba atraindo o lado positivo das molculas de gua (hidrognios), enquanto o lado positivo (sdio) atrai o lado negativo das molculas de gua (oxignio). Como existe abundncia de molculas de gua, vrias delas so atradas, cercando os ons, como mostrado abaixo:

A gua possui caractersticas qumicas e fsicas muito particulares. Entre elas, o fato de possuir uma densidade menor no estado slido que no estado lquido, permitindo a flutuao do gelo e a existncia de vida subaqutica a baixas temperaturas. A compreenso do funcionamento e da funo da gua em sistemas biolgicos fundamental para o entendimento de processos bioqumicos.

Atividade 1 Faa todas as combinaes possveis da coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 1. Substncia que se dissolve na gua. 2. Substncia insolvel em gua. 3. Soluo. 4. Soluto. 5. Solvente. a. gua salgada. b. Acar. c. Mel. d. gua. e. Sal. Coluna 2

Todos os materiais so solveis na gua? No existe gua pura na natureza, pois ela tem uma grande capacidade de dissolver os materiais que encontra em seu percurso, quando circula na natureza. Existem vrias substncias slidas, lquidas e gasosas que se dissolvem na gua. Por isso, diz-se que a gua um bom solvente. Por exemplo, a gua dos oceanos e mares salgada, porque contm sais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sdio, que o sal de cozinha. A gua doce tem tambm substncias minerais dissolvidas como, por exemplo, o clcio, o sdio, o bicarbonato, o magnsio e o flor, provenientes das rochas por onde ela passa, tal como acontece com a gua das nascentes. Por isso, algumas nascentes tm gua com determinadas substncias dissolvidas que lhe conferem propriedades que, por vezes, so aproveitadas para fins medicinais, como acontece com as termas. A gua no dissolve todas as substncias, pois a dissoluo na gua diferente de substncia para substncia. Algumas se dissolvem to pouco que so consideradas insolveis. Experimente colocar uma colher de leo de cozinha num copo de gua. Depois de mexer o que observamos? E se continuarmos a mexer? Continuamos distinguindo o leo e a gua? Ento o leo de cozinha um exemplo de material que no dissolve na gua. A propriedade relacionada capacidade de um material se dissolver em outro denominada solubilidade. Quando uma substncia se dissolve na gua dizemos que ela solvel e quando no dissolve denominamos insolvel. Quando o soluto e o solvente so lquidos, o denominamos miscveis (quando dissolvem); exemplo gua e lcool e imiscveis (quando no dissolvem); exemplo gua e gasolina.

Atividade 2 Solvel ou insolvel? Materiais 5 Tubos de ensaio, papel de filtro, 3 bquer de 50 mL, fonte de aquecimento, acar, basto de vidro, pacote de suco em p, sal de cozinha (NaCl), nitrato de prata (AgNO3), areia, azeite, lcool, sulfato de cobre (CuSO4) e gua (quente e fria). Questes para discusso: 1. Em que consiste o fenmeno de dissoluo? 2. Quais as diferenas entre misturas homogneas e heterogneas? 3. Como se podem separar algumas misturas?

Procedimento Parte 1 1. Preparar cinco tubos de ensaio com igual quantidade de gua, 2. Com uma esptula, adicionar a cada um deles um pouco de suco em p, sal de cozinha, nitrato de prata, areia e azeite, e, rotular - concluir quanto solubilidade e classificar os sistemas obtidos em homogneos - solues aquosas (solvente e soluto) - ou heterogneos, 3. No tubo contendo suco em p adicionar mais um pouco, e, atravs da viso ou paladar concluir quanto concentrao, 4. Na mistura contendo sal de cozinha adicionar mais sal - homogeneizando - at no ser possvel dissolver mais ponto de saturao e soluo saturada - aquecer ligeiramente, com uma lamparina - observar e interpretar, 5. Usar os processos fsicos de separao de misturas para separar a mistura de gua com areia - decantao slido-lquido seguida de filtrao por gravidade; para separar a mistura de gua com azeite - decantao liquidoliquido; para separar a mistura de gua salgada - cristalizao (tambm possvel realizar uma destilao simples com a vantagem de, tambm, recolher o solvente). 6. Juntar as solues de sal de cozinha (principal componente o cloreto de sdio) e nitrato de prata e observar. Parte 2 1. Coloque em um bquer de 50 mL aproximadamente 20 mL de gua gelada. Em outro bquer coloque gua quente e num terceiro bquer coloque gua temperatura ambiente. 2. Em cada um dos bqueres adicione um pouco de sulfato de cobre, agite com o basto de vidro. Observe e anote o resultado observado.

Comentrios Voc deve ter observado que alguns materiais utilizados no experimento dissolveram na gua e outros no. A capacidade de uma substncia dissolver-se em outra denominada solubilidade. Essa propriedade depende do solvente e do soluto. Uma substncia pode ser solvel em um solvente e no ser em outro. Por exemplo, o sal de cozinha solvel na gua, mas no no lcool. Para retirar o esmalte da unha temos que usar a acetona ou um solvente especial. Quando em um solvente adicionado quantidade mxima de soluto que o mesmo consegue dissolver dizemos que a soluo est saturada. Solventes com quantidades de soluto inferiores sua capacidade so denominadas insaturadas. Algumas substncias, como o sulfato de cobre II, tm sua solubilidade aumentada com o aumento da temperatura, mas nem todas apresentam esse comportamento. Para algumas substncias, como o sal de cozinha, um aumento de temperatura no altera a solubilidade e para outras a solubilidade pode at diminuir com o aumento de temperatura. Podemos falar tambm de solubilidade de lquidos com gases ou de lquidos com lquidos. Para os gases a elevao da temperatura provoca uma diminuio de sua solubilidade e para os lquidos, a variao de temperatura

praticamente no altera a sua solubilidade. O grfico abaixo indica que a solubilidade do nitrato de potssio, KNO3, aumenta como o aumento da temperatura. Isso significa que quanto mais quente for a gua, maior ser a quantidade de soluto dissolvido.

Assim como a densidade, a temperatura de fuso e a temperatura de ebulio, a solubilidade tambm uma propriedade especfica. Concluses O conhecimento de propriedades fsicas tais como: temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade permite, na maioria dos casos, identificar substncias, diferenciando-as umas das outras. A utilizao das propriedades fsicas permite tambm a verificao segura da ocorrncia de uma transformao qumica num dado sistema. Se houver mudanas de valores das propriedades fsicas dos componentes do sistema porque as substncias iniciais se transformaram em outras. As propriedades fsicas so caractersticas das substncias. Alm de indicar se um material constitudo por uma nica substncia ou se uma mistura de vrias substncias, de caracterizar e identificar substncias e verificar, com certeza, a ocorrncia ou no de uma transformao qumica, as propriedades fsicas so muito importantes na separao de substncias de uma mistura e na determinao do grau de pureza das substncias separadas. Alm dessas propriedades que ns estudamos existem outras propriedades que tambm podem ser utilizadas na identificao de materiais. Como exemplo, podemos citar resistncia ao calor, resistncia corroso, permeabilidade, toxicidade, maleabilidade, condutividade trmica, condutividade eltrica etc. Exerccios 1. Um professor realizou vrias experincias (a 20C e 1 atm) e organizou a seguinte tabela: T Fuso / oC T Ebulio / oC Densidade g/cm3 Solubilidade em gua a 20oC

Substncia

A B C D E

115 -10 -30 -300 12

200 15 60 -188 95

2,0 0,4 0,8 0,6 1,2

Insolvel Insolvel Solvel Insolvel Insolvel

Baseado na tabela responda as questes: a) Qual o estado fsico das substncias A, B, C, D e E na temperatura ambiente (25oC)? b) Se misturarmos a substncia B com a gua, temperatura ambiente, forma-se um sistema homogneo ou heterogneo? Justifique. c) Se misturarmos as substncias A, C e gua forma-se um sistema constitudo de quantas fases?

d) Indique o processo mais adequado para separar uma mistura da substncia C com a gua, temperatura ambiente. 2. (UNICAMP, 1999) Dois frascos idnticos esto esquematizados abaixo. Um deles contm certa massa de gua (H20) e o outro, a mesma massa de lcool (CH3CH2OH)

Qual das substncias est no frasco A e qual est no frasco B? Justifique. 3. Uma barra de certo metal, de massa igual a 37,8g, foi introduzida num cilindro graduado contendo gua. O nvel da gua contida no cilindro, antes (1) e aps (2) a imerso da barra metlica mostrado na figura

Conhecendo as densidades dos metais abaixo e analisando-se a figura, indique o metal da barra. Metal Densidade / g/cm3 Ag 10,50 Al 2,70 Fe 7,87 Mg 1,74 Pb 11,30

4. A partir do grfico que relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura so feitas algumas afirmaes. Coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

I ( ) existe uma nica temperatura na qual a solubilidade de A igual de B. II ( ) a 20C, a solubilidade de A menor que a de B. III ( ) a 100C, a solubilidade de B maior que a de A. IV ( ) a solubilidade de B mantm-se constante com o aumento da temperatura. V ( ) a quantidade de B que satura a soluo temperatura de 80C igual a 150g. 5. A curva do grfico mostra a solubilidade de um certo soluto em gua.

Baseado no grfico responda as questes: a) Qual ou quais dos pontos do grfico representam uma soluo saturada? b) Indique em que pontos do grfico existem sistemas heterogneos. c) Atravs do conceito de soluo insaturada, aponte no grfico o(s) ponto(s) onde essa situao ocorre. d) Que procedimentos podem ser utilizados para precipitar (cristalizar) parte do soluto da soluo D, sem alterar as quantidades do solvente e do soluto da referida soluo? 6. As solubilidades dos sais KNO3 e NaCl, expressas em gramas do sal por 100 gramas de gua, em funo da temperatura, esto representadas no grfico a seguir.

Baseado no grfico responda as questes: a) Qual a relao entre a dissoluo dessas duas substncias e a temperatura da gua? b) Em qual temperatura as duas substncias tm a mesma solubilidade? c) Qual a quantidade dessas substncias se dissolve em gua a 10 oC?

d) Qual substncia mais solvel na gua a 20 oC?

Mdulo Didtico: AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(a): Penha Souza Silva Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG / maro 2009

Anda mungkin juga menyukai