Anda di halaman 1dari 13

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.

010 LNGUA PORTUGUESA


PRTICAS DE LNGUAGEM ORAL
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Participar de situaes de conversao e debate, para que possa aprimorar as suas capacidades comunicativas e aprender ouvir com ateno crescente, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicaes, manifestar e acolher opinies. Narrar (se necessrio com ajuda do professor e em situaes significativas) uma histria conhecida para que possa aprender a selecionar os aspctos relevantes da histria, necessrios a compreenso da sua narrativa e para que possa conhecer, utilizar e se apropriar de algumas das caractersticas discursivas do texto fonte. Narrar uma histria obedecendo progresso temtica. Expressar-se oralmente de forma clara e objetiva. Recontar histrias (se necessrio com a ajuda do professor) apropriando-se de algumas caractersticas do texto. 1 Bimestre 2 Bimestre 3 Bimestre 4 Bimestre Participao Participao de Participao atenta em Escuta atenta em atenta em escuta intercmbio oral que escuta de histrias situaes de de histrias requeiram ouvir com (contos); interlocuo, com (contos); ateno, intervir sem sair intervenes adequadas, Reconto de histrias do assunto tratado, formulao de perguntas Reconto de lidas ou ouvidas; formular e responder e opinies. histria lidas ou Relatos de histrias perguntas, e colher Relato de experincias ouvidas; vivenciadas; opinies; pessoais ou coletivas de Relatos de Participaes de Relatos de experincias e forma clara e ordenada; histrias intercmbio oral; acontecimentos de sua Narrao de fatos vivenciadas; Interpretao de textos vivncia; considerando Participaes de trabalhados Identificao e nomeao, temporalidade e intercmbio oral; Repetio: recitao comparao e causalidade; Interpretao de de poemas, diferenciao de Repetio: recitao de textos quadrinhas, parlendas diferentes rudos de sons; poemas, quadrinhas, trabalhados. e adivinhas; Reconto de histrias. parlendas e adivinhas; Apresentao de noticirios e propagandas.

C O N T E D O S

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.010 PRTICAS DE LEITURA


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Atribuir significados aos diferentes textos. Apreciar, atravs da leitura do adulto diferentes gneros escritos. Realizar leituras de textos de diferentes gneros e com diferentes propsitos em contextos significativos para que possa ampliar sua competncia leitora. Expor, em situaes nas quais isso seja possvel e pertinente, seus conhecimentos, idias e opinies sobre os textos lidos, recomendando-os aos colegas. Aprimorar as suas capacidades para ler em voz alta, um texto conhecido para que possa gradativamente, adquirir maior fluncia, entonao e ritmo na leitura. Reconhecer o valor da leitura como entretenimento. Aproximar-se s caractersticas do gnero ao qual o texto fonte pertence. Observar as marcas expressivas do texto quanto situao contextual revelada e quanto aos sinais apresentados: pontuao. Fazer uso da leitura espontnea como fonte de entretenimento, como forma de nutrir o imaginrio, como obteno de informao e fixao de conhecimentos. Interpretar e compreender gradativamente os textos com os quais se defronta. Ler textos grafados de diferentes formas, gradativamente. Manusear, cuidadosamente, diferentes suportes de texto. Aprender a ter cuidado com os livros e demais materiais da escola. Recitar poemas explorando o plano expressivo da linguagem oral. Reproduzir de memria jogos verbais, participando de brincadeiras tradicionais. 1 Bimestre 2 Bimestre 3 Bimestre 4 Bimestre

C O N T E D O S

Recreao atravs da leitura de livros; Apreciao e desenvolvimento da leitura; Reconhecimento de textos trabalhados: cabealho, nomes, listas e fbulas.

Leitura de textos: nomes; listas; quadrinhas; conto; textos informativos. Todos os gneros textuais devem ser explorados.

Leitura e interpretao de diferentes tipos de textos; (listas, contos, narrativas ficcionais, poesias, lendas, etc.).

Leitura de diversos tipos de textos.

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010


PRTICAS DE PRODUO LINGUAGEM ESCRITA
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Reconhecer que a escrita o meio de concretizar a fala. Escrever textos com gradativa apropriao da convencionalidade (base alfabtica) ainda que no dominem a segmentao da escrita e as convenes ortogrficas. Produzir textos individual, coletivo ou em dupla, ditando ao professor ou escrevendo de prprio punho a partir dos conhecimentos de que dispe sobre o sistema de escrita da Lngua Portuguesa: transcrevendo texto que saiba de memria; produzir textos a partir do decalque de modelos. Escrever textos conforme as intenes que se tem e o seu destinatrio por meio de situaes de produo individual, coletiva ou em pequenos grupos. Sendo registrado pelos alunos ou professor. Observar e usar as vrias formas de grafar as letras. Compreender a reviso como parte do processo de produo de um texto por meio de situaes nas quais possa elaborar vrias verses de um mesmo texto para melhor-lo (com ajuda do professor). Analisar, com ajuda do professor, textos impressos e bem escritos que possam ser utilizados como referncia ou modelo, para conhecer e apreciar a linguagem que se usa para escrever. Escrever textos utilizando se possvel s vrias formas de grafar. Iniciar o trabalho com o dicionrio (manuseio). Pensar sobre o sistema alfabtico e a correspondncia fonogrfica. Transcrever textos que saiba de memria.

1 Bimestre

2 Bimestre

3 Bimestre

4 Bimestre

C O N T E D O S

Produo individual e coletiva de textos: cabealho, nome, msicas e listas; Reconhecimento de que a escrita a concretizao da fala; Reconhecimento das vrias formas de grafar as letras; Reflexo sobre o sistema alfabtico e sua correspondncia fonogrfica.

Produo de textos e reescrita: parlendas, bilhetes, historia sequenciada, msica e trava lngua. Observando: situao comunicativa; O uso de convenes da escrita, direo (esquerda para direita), escrita alfabtica, segmentao de palavras.

Produo de textos e Produo de textos e reescrita (lista, reescrita (msica, msica, parlendas, poesia, conto) quadrinha, observando: advinhas, lendas a)- a situao comunicativa; receitas e trava b)- os modos de dizer; lnguas) c)- o uso de convenes da escrita alfabtica, segmentao Correspondncia e ortografia das palavras. smbolo - som;

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010


ANLISE E REFLEXO SOBRE A LNGUA
1 Bimestre 2 Bimestre Distino entre letras e Conhecimento do sistema desenhos; de escrita da Lngua Portuguesa e a relao Reviso de textos: com a fala cabealhos, nomes, (correspondncia msicas e listas. fonogrfica); Coordenao de texto e contexto; Desenvolvimento de recursos expressivos. 3 Bimestre 4 Bimestre Conhecimento do Conhecimento do sistema de escrita da sistema alfabtico de Lngua Portuguesa e a escrita; relao com a fala Segmentao e (correspondncia ortografia das palavras; fonogrfica); Desenvolvimento de Reconhecimento das recursos expressivos; caractersticas do Coordenao de texto e gnero. contexto; Manuteno de coerncia textual; Informao de diversos gneros.

C O N T E D O S

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010

MATEMTICA
1 BIMESTRE - HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Reconhecer o emprego dos nmeros em situaes do cotidiano; Comparar quantidades que expressem grandezas familiares; Resolver situaes problema que envolvam contagem. Localizar a posio de uma pessoa ou objeto no espao; Identificar caractersticas nas formas e objetos. Classificar objetos a partir de um critrio preestabelecido; Identificar semelhanas e diferenas entre objetos, classificando-os em grupos a partir da escolha de um critrio. Comparar e organizar objetos de grandezas de mesma natureza; Interpretar dados apresentados de maneira organizada (listas) Utilizar noes intuitivas de medidas de tempo. Reconhecer o emprego dos nmeros em situaes do cotidiano. CONTEDOS A SEREM DESENVOLVIDOS: NMEROS E OPERAES GRANDEZAS E MEDIDAS ESPAO E FORMAS TRATAMENTO DA INFORMAO Nmeros naturais - Comparao e organizao - Localizao e movimentao de - Interpretao de dados - Reconhecimento de nmeros de grandezas de mesma pessoas ou objetos no espao com base apresentados em listas.

no contexto dirio; - Explorao da contagem de rotina utilizando diversas estratgias; - Representao grfica de quantidades numricas; - Relao de smbolo numrico quantidade que ele designa; - Comparao de duas colees com pequena quantidade de elementos. -Resoluo de situaes problema envolvendo ideais de subtrao e adio.

natureza por meio de indicaes como: maior, menor, mais grosso, mais estreito, mais largo, mais alto, mais baixo; - Identificao e utilizao de medidas de tempo (dia, noite, manh, tarde,...), semana, meses e ano.

em indicaes de posio, direo e sentido: em cima, embaixo, entre, na frente de, ao lado de, o primeiro, direita, para traz, para o lado, para a direita, para baixo, no mesmo sentido, em sentido contrrio, meia volta, etc. - Dimensionamento de espaos, observando relaes de tamanho e forma; -Percepo de semelhanas e diferenas entre formas.

- Explorao da funo do nmero com cdigo na organizao de informaes (telefones, placas de carros, etc)

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010

MATEMTICA
2 BIMESTRE - HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Formar e comparar colees em relao quantidade de elementos; Ler e escrever smbolos numricos. Identificar e utilizar a seqncia numrica; Interpretar e representar o zero; Identificar e representar o sucessor e antecessor de um nmero natural; Decompor um nmero em unidades e dezenas; Interpretar e resolver situaes-problema envolvendo as idias de adio e subtrao. Localizar a posio de uma pessoa ou objeto no espao; Identificar caractersticas nas formas e objetos. Classificar objetos a partir de um critrio preestabelecido; Identificar semelhanas e diferenas entre objetos, classificando-os em grupos a partir da escolha de um critrio. Compara grandezas de mesma natureza utilizando procedimentos pessoais. Utilizar noes intuitivas de medidas de tempo. Interpretar dados apresentados de maneira organizada (listas e tabelas) CONTEDOS A SEREM DESENVOLVIDOS: NMEROS E OPERAES GRANDEZAS E MEDIDAS ESPAO E FORMAS TRATAMENTO DA

- Reconhecimento de quantidades; - Comparao e formao de colees com a mesma quantidade de elementos; - Leitura e escrita de smbolos numricos; - Identificao e utilizao da sequncia numrica; - Interpretao e representao do nmero zero. - Adio e subtrao de nmeros naturais - Anlise, interpretao e resoluo de situaes-problema, envolvendo as idias da adio e subtrao.

_ Comparao de grandezas de mesma natureza, por meio de estratgias pessoais, usando relaes como: maior, grosso, fino, comprido, alto, largo, etc; _ Identificao e utilizao de medidas de tempo.

-Localizar a movimentao das pessoas ou objetos no espao com base em identificaes de posio e sentido: - Classificao de objetos a partir de um critrio pr-estabelecido; - Classificao de entes de mesmas caractersticas; - Identificao de semelhanas entre objetos.

INFORMAO - Interpretao de dados apresentados em listas e tabelas simples.

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010

MATEMTICA
3 BIMESTRE - HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Associar nmeros naturais a pontos da reta numrica; Realizar agrupamentos de objetos como recurso para contar e comparar colees; Representar e comparar os agrupamentos realizados; Resolver situaes-problema que exijam trocas e agrupamentos em bases variadas; Interpretar e resolver situaes-problema envolvendo as idias da adio, da subtrao e multiplicao; Identificar e representar o sucessor e antecessor de um nmero natural; Decompor um nmero em unidades, dezenas e centenas; Representar o nmero natural sob as formas aditiva, subtrativa e multiplicativas; Construir os fatos fundamentais da adio, da subtrao e da multiplicao a partir de situaes-problema para incrementar seu repertrio para clculo. Identificar o critrio de classificao a partir da observao dos agrupamentos realizados; Utilizar medida de temperatura Observar semelhanas entre slidos geomtricos e objetos do meio fsico. Registrar informaes por meio de registros pessoais, listas e tabelas. CONTEDOS A SEREM DESENVOLVIDOS

NMEROS E OPERAES - Associao de nmeros naturais ao ponto da reta numrica. Sistema de Numerao Decimal - Organizao de objetos em agrupamentos para facilitar a contagem e comparao de colees; -Representao e comparao dos agrupamentos realizados; - Resoluo de situaes-problema envolvendo trocas e agrupamentos em bases variadas; - Noo de multiplicao; - Organizao de colees em agrupamentos de base 10 com: registro, comparao e ordenao das quantidades envolvidas.

GRANDEZAS E ESPAO E FORMAS MEDIDAS - Identificao e - Reconhecimento do critrio utilizao de medidas de utilizado em uma classificao temperatura: quente, - Percepo de semelhanas frio e calor. entre slidos geomtricos e objetos do meio fsico, utilizando nomenclatura (esfera, cubo, pirmide, cone, cilindro e paraleleppedo)

TRATAMENTO DA INFORMAO - Organizao de informaes por meio de registros pessoais, de lista e tabela simples.

PLANO DE ENSINO 2 ANO - 2.010

MATEMTICA
4 BIMESTRE - HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Identificar e representar o sucessor e antecessor de um nmero natural; Decompor um nmero em unidades, dezenas e centenas; Interpretar e resolver situaes problemas envolvendo as idias de adio, subtrao, multiplicao e diviso; Representar um nmero natural por meio das idias da adio e da subtrao; Noo de diviso; Representar um nmero natural sob as formas aditivas, subtrativas e multiplicativas. Construir os fatos fundamentais e da subtrao, a partir de situaes-problemas para incrementar seu repertrio para o clculo. Reconhecer a sucesso e a durao dos dias da semana; Relacionar unidades de tempo, semana e ano. Interpretar tabelas e grficos. CONTEDOS A SEREM DESENVOLIDOS NMEROS E OPERAES GRANDEZAS E ESPAO E TRATAMENTO DA MEDIDAS FORMAS INFORMAO Nmeros naturais e sistemas de numerao decimal - Explorao do - Estabelecimento - Interpretao de calendrio para de diferenas entre tabelas e grficos de - Associao de nmeros naturais aos pontos da reta

numrica - decomposio de um nmero em unidades, dezenas e centenas; - Adio de Nmeros Naturais. - Anlise, interpretao e resoluo de situaes -problemas envolvendo as idias da adio e subtrao,multiplicao e diviso. - Representao de um nmero por meio de uma escrita aditiva de diversas parcelas acima de cem; - Identificao de regularidades e agrupamentos de base 10 com: registro, comparao e ordenao das quantidades envolvidas. - Construo dos fatos fundamentais das quatro operaes, a partir de situaes-problema. - Construo dos fatos fundamentais a partir de situaes problema envolvendo as quatro operaes.

reconhecer e utilizar a slidos geomtricos. sucesso e durao dos dias da semana; - Relao entre unidades de tempo: ms e ano.

barras.

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.010 CINCIAS C HABILIDADES Reconhecer a importncia de algumas atitudes e comportamentos favorveis sade, em relao alimentao e higiene pessoal e, assim, desenvolver a responsabilidade no cuidado com o prprio corpo e com os espaos que habita. Ampliar seus conhecimentos sobre os animais e algumas de suas caractersticas: aspectos fsicos, alimentao, reproduo, hbitat por exemplo, por meio da anlise comparativa de diferentes espcies. Ampliar os seus conhecimentos sobre as plantas, suas caractersticas e algumas das funes de sua estrutura (caule, raiz, folha, fruto). Reconhecer a importncia de se preservar os ambientes onde vivem as plantas e os animais estudados, em prol da manuteno da vida de uma forma geral. 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE

O N T E D O S

Condio diria de tempo: ensolarado, Chuvoso, nublado (variaes de temperatura) Higiene Aquecimento global

rgos dos Sentidos Caractersticas externas do Corpo Humano Higiene Aquecimento Global

Doenas da Infncia A importncia da vacinao Higiene Aquecimento global

Seres Vivos Semelhanas e Diferenas entre animais e vegetais Aquecimento Global Higiene

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.010 HISTRIA C HABILIDADES Reconhecer transformaes e permanncias nas vivncias sociais por meio de pesquisas em diferentes fontes de informao sobre elementos de seu cotidiano. Conhecer elementos do patrimnio histrico-cultural de nosso municpio. Organizar, com ajuda do professor, os fatos estudados em uma sequncia cronolgica (linha do tempo). 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE

O N T E D O S

Certido de nascimento, origem do nome Filiao rvore Genealgica Capo Bonito Hino do Municpio Hino Nacional Datas Comemorativas

Casa Endereo Bairro Hino do Municpio Hino Nacional Datas Comemorativas

Zona Urbana e Zona Rural Hino do Municpio Hino Nacional Hino da Independncia Datas Comemorativas e Fatos Histricos

Meios de Transporte Observao da Paisagem Hino do Municpio Hino Nacional Proclamao da Repblica Hino da Bandeira Datas Comemorativas e Fatos Histricos

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.010 GEOGRAFIA HABILIDADES

C O N T E D O S

Conhecer elementos da paisagem local e/ou de outras paisagens por meio de estudos e pesquisas junto a diferentes fontes de informao. Conhecer elementos do patrimnio histrico-cultural de nosso municpio. Reconhecer, com ajuda do professor, a funo de alguns elementos da linguagem grfica da cartografia, tais como o uso de cores em mapas polticos para indicar estados e pases; de pontos para indicar o nome de estado e capitais. Reconhecer os meios de transportes e sua utilizao, atravs dos mesmos. 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE Lugar de Moradia Sala de aula Meio Urbano e Meio Meios de Rural Transportes Trajeto da casa Partes da escola: Interdependncia Transportes escola diretoria, secretaria, cozinha, etc entre o meio urbano utilizados no trajeto A casa: nmero de e o meio rural escola ( bicicletas, Principais cmodos, material automveis, nibus, Tipos de Paisagens usado, rua, n, bairro e caractersticas do etc ) cidade. prdio da escola: rua, Familiarizao com Transportes bairro onde est o globo e mapas. localizado. Ferrovirios Transportes Areos Transportes Martimos

PLANO DE ENSINO 2 ANO 2.010 ARTES

HABILIDADES Adquirir uma linguagem prpria atravs de desenho, pintura, recortes e colagem e dramatizao Desenvolver a percepo, imaginao, emoo e a reflexo Conhecer e utilizar linguagens artsticas diferentes- suas tcnicas e materiais Construir critrios prprios para escolher com autonomia crescente uma linguagem,entre outras, para desenvolver um trabalho de arte visual Observar e valorizar as suas prprias produes e as de seus colegas Desenvolver habilidades de discriminar e expressar: cor, forma, dimenso, espao, harmonia, som e ritmo. Adquirir habilidade prpria atravs do desenho e pintura; Desenvolver a criatividade e a imaginao, atravs de diversos tipos de trabalhos, sejam eles: recortes e colagens, pinturas e musicas C 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE O Criao de desenhos, recortes, colagem, dobraduras, trabalhos manuais, pinturas e modelagem partindo do N prprio repertrio; T Desenhos livres e dirigidos; E Organizao e valorizao dos materiais e obras de arte utilizados. Observao e valorizao de suas prprias produes e a de seus colegas. D Participao em jogos e brincadeiras que envolvam dana, improvisao musical e expresso corporal. O Propiciar variedades de repertrio musical em funo da cultura. S Datas comemorativas.

Anda mungkin juga menyukai