Anda di halaman 1dari 2

EIXO TEMTICO II: CORPO HUMANO E SADE Tema 10: Interao do Corpo com Estmulos do Ambiente Tpico 21:

Drogas e sistema nervoso

Objetivos:

Relacionar o efeito das drogas com a alterao do funcionamento do sistema nervoso Identificar drogas que alteram o sistema nervoso Avaliar as conseqncias do uso das drogas no convvio social Avaliar polticas pblicas de preveno e combate ao trfico e ao uso de drogas
Providncias para a realizao da atividade:

Materiais necessrios realizao da atividade (em grupos): textos da Revista Cincia Hoje on-line no tema Especial: Drogas, crime e castigo at quando? (os resumos esto disponveis on-line no endereohttp://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/3953 ; o texto completo da revista em http://ich.unito.com.br/materia/resources/files/chmais/pass/ch181/drogas.pdf formato pdf). Para imprimir cada texto em formato html, marque o contedo desejado usando o mouse, na pgina da internet. Tecle CTRL + C (copiar) e, ento, abra um documento novo do Word (ou Linux). No documento novo aberto tecle CTRL + V (colar). Se necessrio, configure a pgina de impresso (margens) para que o texto caiba em uma pgina e configure o padro de impresso desejado (impresso colorida ou em tons de cinza).
Pr-requisitos:

No h. Termos tcnicos e informaes adicionais devem ser buscados em funo das leituras realizadas pelos grupos e da preparao de cada painel de debate.
Descrio dos procedimentos:

Painel de debates sobre o tema Drogas: crime e castigo, at quando? A atividade consiste em estudo de textos sobre tema polmico envolvendo questes sociais, econmicas, de sade e de segurana nas quais esto tambm presentes aspectos de cincia e tecnologia na sociedade. A proposta de organizao do painel consiste na leitura de artigos publicados em edio especial da Revista Cincia Hoje on-line sobre o tema e de um nmero especial da revista, publicado em 2002, tambm disponvel na internet. Leitura do texto de abertura: Reflexes sobre uma indstria altamente rentvel, de Alicia Ivanissevich disponvel em http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/3954. O texto de abertura do debate ser lido e discutido por todos os alunos com a mediao do professor, iniciando uma discusso sobre os tpicos polmicos do tema e procurando despertar o interesse dos estudantes. Em seguida, os alunos se organizam em grupos de 4 a 5 elementos sendo cada grupo responsvel pela leitura de um dos textos a seguir (mais de um grupo poder se encarregar de um mesmo texto). Como os artigos so longos, os estudantes podem ler o resumo publicado na Cincia Hoje on line, ficando a leitura completa dos artigos facultativa. A consulta aos artigos completos ser de grande ajuda para a coordenao das atividades por parte da professora. Texto 1: Drogas: um panorama no Brasil e no mundo,de Alba Zaluar. Resumo do artigo disponvel em http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/3955. Artigo completo publicado na Revista Cincia Hoje, v. 31, n. 181, abril de 2002 e disponvel, em formato pdf, no arquivohttp://ich.unito.com.br/materia/resources/files/chmais/pass/ch181/drogas.pdf. Para imprimir apenas esse artigo da revista, selecionar as pginas 3 a 6 para impresso.

Texto 2: A idade da desordem, de Ib Teixeira. Resumo do artigo disponvel em http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/3955. Artigo completo publicado no mesmo nmero da revista e disponvel no mesmo arquivo pdf indicado acima. Para imprimir apenas esse artigo, selecionar as pginas 10 a 12 para impresso.

Texto 3: A poltica de sade pblica no Brasil, de Ana Regina Noto e Maria Lcia Formigoni, Resumo do artigo disponvel em http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/3955. Artigo completo publicado no mesmo nmero da revista e disponvel no mesmo arquivo pdf indicado acima. Para imprimir apenas esse artigo, selecionar as pginas 16 a 18 para impresso.

Os grupos devem se preparar para o debate em torno do tema, posicionando-se em relao a trs pontos de discusso: 1. 2. 3. O que leva um nmero crescente de jovens a buscar o uso de drogas? Por que e como podemos evitar que isso continue acontecendo em nossa comunidade? Quais as relaes entre o comrcio de drogas e a criminalidade no Brasil? O que fazer para romper esse ciclo? Drogas lcitas e ilcitas, o que fazer para prevenir seu uso?

Possveis dificuldades:

A leitura de textos de divulgao cientfica nos coloca desafios importantes para a formao dos estudantes. Quando lemos um jornal ou revista de divulgao, frequentemente nos deparamos com temos tcnicos desconhecidos e com informaes apenas parcialmente esclarecidas. Saber seguir adiante na leitura e examinar as idias centrais do texto so habilidades que devem ser formadas na vivncia escolar dos estudantes. Nesse sentido, o ensino de cincias pode participar do esforo de letramento que envolve a escola e todos os educadores, mas que tem especificidades na familiarizao dos estudantes com esse gnero textual, o texto cientfico. Outro aspecto refere-se ao tratamento de temas polmicos, como o debate em torno de legislao antidrogas e as propostas de descriminalizao do uso de entorpecentes. Os temas so complexos e s vezes difcil para os alunos se distanciarem dos argumentos de um autor e coordenarem aquele ponto de vista com outros. O melhor caminho so boas leituras e um ambiente franco e aberto para discusso em sala de aula.
Alerta para riscos:

No h.
Glossrio:

A ser organizado em funo da atividade de leitura de textos na interao com os estudantes.

Roteiro de Atividade: Tpico 29 - Drogas e sistema nervoso (painel de debates) Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(a): Orlando Aguiar Jr. Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG/2005

Anda mungkin juga menyukai