Anda di halaman 1dari 36

INTRODUO

A revelao produz um registro visvel e duradouro da Imagem Latente criado pelos Raios-X ou pela Luz Fluorescentes. E a reao que transforma a imagem reduzindo quimicamente os haletos de prata afetado pela luz, em prata metlica. Estes haletos esto na emulso do filme. Para que tenhamos a imagem visvel devemos revelala e isso pode ser feito em processos manuais ou automticos. Existem muitos produtos para revelao que podem reduzir os haletos de prata metlica, no entanto, s podem ser denominados agentes reveladores ou agentes redutores capazes de transformar os halogenetos afetados pela luz em prata mais rapidamente do que no exposto.

PROCESSO DE REVELAO
Todo o processo de revelao controlado por: Tempo de imerso dos filmes nos qumicos; Temperatura; Fora e preparo dos qumicos entre outros

ACESSRIOS RADIOLGICOS:
CHASSIS:
Geometricamente retangular nos tamanhos 13x18, 18x24, 24x30, 35x43 e, exceto no tamanho 35x35 quadrado. diviso; 1- parte superior (alumnio) 2- parte inferior (chumbo)

TIPOS DE CHASSIS: COM JANELA

Chassi com janela


Fabricado em alumnio e cantos em nylon de alto impacto, com exclusivo sistema de fechamento com travas tipo push. Janela de identificao importada compatvel com vrios modelos de cmaras de identificao. rea interna revestida em espuma mantendo o perfeito contato entre o filme e cran.

E S P E C F I C A E S
Tamanhos 18 x 24 Algumas regies anatmicas de uso Tornozelo, Joelho, Cervical, Ombro, etc.

24 x 30 30 x 40

P, Mo, Crnio, Lombar, Esterno, etc. Pelve, Trax (perfil), Perna, mero, etc.

35 x 35 35 x 43

Trax (PA feminino) e outras. Trax (PA masculino), Abdome, etc.

ECRANS (EM FRANCS SIGNIFICA LUZ).


Localizados na parte interna dos chassis (so em nmero de dois na radiologia convencional e na mamografia somente um). Funo: a propriedade do ecran de emitir luz quando exposto aos raios-x chama-se fluorescncia.

Um material chamado fluorescente quando tem a propriedade de emitir luz visvel ao ser exposto a um feixe de fton x de pequeno comprimento de onda, como os raios-x, sendo que essa emisso desaparece quando a exposio interrompida.

CRAN ( ekr) ou tela intensificadora


Desde a descoberta dos raios-x, sabe-se que eles so dotados de propriedades que provoca fluorescncia em certos cristais, tais como o Platino Cianeto, Tungstato de Clcio. Somente uma pequena parte da energia dos raios-x aproveitada em radiografias. A maior parte da energia atravessa a pelcula, deixando de ser utilizada. Essa energia pode ser aproveitada, colocando-se um filme entre dois grans, com as faces emulsionadas em ntimo contato com as faces revestidas dos crans. A luz produzida pelos crans, quando excitados pelos raios-x, irradiar na direo do filme, auxiliando com sua luz a ao dos raios-x sobre a emulso sensvel da pelcula. Os crans fluorescem em quantidade proporcional aos raios-x que nele incidem. Se assim no fosse, isto , se a luz dos crans fosse de igual intensidade, certamente atingiria o filme por igual, sem contudo gravar a imagem.

MATERIAIS FOSFORESCENTES QUE COMPEM OS CRANS


-Tungstato

de clcio -Fluocloreto de brio -Oxisulfeto de gadolinum -Oxisulfeto de yttrium -Oxibrometo de lanthanum

OS QUATROS TIMOS CRANS SO CONHENCIDOS COMO ECRANS TERRAS RARAS.


Eles recebem esta denominao por serem minerais raros na natureza. Estes crans possuem alto poder de emitir luz (velocidade) e so mais usados com o objetivo principal de reduzir a dose no paciente. Atualmente os crans so fabricados com alta tecnologia desenvolvida com base no fsforo,me modernos equipamentos. Na produo da imagem radiogrfica indispensvel a combinao: chassis crans filme que assegura uma regularidade superior entre velocidade e resoluo resultando em uma tima qualidade de imagem. Cada matria prima que compem os ecrans ,so submetidos a um rigoroso controle de qualidade.

TIPOS DE FILMES E SUAS CARACTERSTICAS ESTRUTURA DO FILME DE RX:


O FILME RADIOLGICO CONSTITUDO POR 4 CAMADAS:

-CAMADA

DE REVESTIMENTO, -BASE OU SUPORTE, -EMULSO (CAMADA FOTOSSENSVEL) , -CAMADA ADESIVA (PROTEO PLSTICA).

CAMADAS DOS FILMES


Camada de Revestimento

Camada Adesiva

Base

Emulso

CAMADA DE REVESTIMENTO

Camada de Revestimento

A camada de revestimento: constituda de um material que oferece proteo fsica contra rachaduras durante o manuseio e o processamento.

CAMADA ADESIVA

Camada Adesiva

Camada adesiva ou interface: uma substncia de pouca espessura aplicada sobre a base do filme, possibilitando uma perfeita unio entre ela e a emulso.

BASE OU SUPORTE

Base

A base ou suporte do filme feita de um material polister transparente, que tem 150 a 200 micras de espessura e fornece o grau adequado de fora, rigidez, boa estabilidade dimensional e absorve pouca gua.

EMULSO
Emulso

Emulso uma gelatina composta de inmeros microcristais de brometo de prata ou gros fotogrficos diminutos de haleto de prata ( composto de prata e bromo, cloro ou iodo) suspensos na substncia. Os microcristais possuem um formato quase plano e triangular e se mantm unidos em uma estrutura cbica, por um efeito de atrao eltrica.

IMPORTANTE
H nos filmes radiogrficos cerca de 90 a 99% de AgBr ( brometo de Prata) e de 1 a 10% de Agi ( Iodeto de Prata)que tornam a emulso muito mais sensvel. Essa camada possui substncias sensveis a luz com comprimentos de ondas grandes em gelatina dispersa, o principal componente qumico presente nesta camada o sal de brometo de prata (tomos). Nessa camada que se origina a imagem radiogrfica conhecida como ponto sensvel ou agrupamento de tomos de prata sensibilizados pela luz emitida do ecrans. + IMPORTANTE: ( BROMO E PRATA= IMAGEM LATENTE).

GELATINA
Gelatina
Camada de Revestimento

Camada Adesiva

Base

Emulso

Gelatina

GELATINA
Recobre em geral os dois lados da base dos filmes de uso geral na radiologia e apresenta-se em camadas de aproximadamente 5 a 10 micras de espessura.Esse duplo revestimento diminui a exposio radiolgica. Reduzindo a radiao recebida pelo paciente. A gelatina desempenha muitas funes importantes, alm de agir como um veculo para manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata uniformemente distribudos.

Os filmes de Raios X de uso geral so compostos de um suporte de material plstico sobre a qual ocorre aplicao de produto fotossensvel em ambas as faces.
FILMES MONOBLOCADOS: So filmes tambm conhecidos por monoemulsionados ou
monocapas, possuem emulso apenas de um lado, enquanto o outro lado formado pela base.

MUITO UTILIZADO EM TC, US E RM.

FILMES BIBLOCADOS: Possuem emulso dos dois lados e tambm so chamados de


biemulsionados ou bicapas.
UTILIZADO PARA RADIOLGIA CONVENCIONAL(RAIOS-X).

IMAGEM PROCESSADA QUANDO A IMAGEM DO FILME GERADA POR UM MONITOR (CASOS DO U.S.) OU GERADA POR CANHO LASER (CASOS COMO TOMOGRAFIA E RESSONNCIA MAGNTICA). NO NECESSITAM DE ECRAN, POIS RECEBE LUZ DIRETAMENTE DO MONITOR OU DE CANHO LASER (RESPONSVEL PELA CONSTRUO DA IMAGEM).

RADIAO QUANDO A IMAGEM FORMADA ATRAVS DOS RAIOS X, TAMBM CLASSIFICADA POR ORIGINAR-SE DA RADIOLOGIA CONVENCIONAL. NESTE CASO ESTO TODOS OS FILMES RADIOLGICOS COMUNS, DOS QUAIS DEPENDEM DA LUZ INTENSIFICADA VINDA DO PAR DE ECRANS.

1-FILMES SENSVEIS AO AZUL:


So filmes que,como o prprio nome diz,sensvel luz emitida pelo ecran. Estes filmes possuem sensibilidade e velocidade menor que os filmes de luz

2-FILMES SENSVEIS AO VIOLETA:

So filmes intermedirios de cor lils. Suas caractersticas esto entre a dos filmes luz azul e luz verde.

3- FILMES SENSVEIS AO VERDE:


A fabricao desses filmes iniciada em 1973 nos estados unidos e europa segue as mesmas regras do filme azul, diferindo, porm nos tamanhos e quantidades de haletos, que so menores e em quantidades nas propores de 6 a 8 tringulos pequenos em referncia ao filme azul.

4-SENSVEIS AO LASER: Os filmes sensveis ao laser possuem granulaes mais finas e consequentemente alta resoluo. So utilizados em cmaras lasers,onde a imagem impressionada no filme por um sistema de varreduras vindas por um intensificador de imagens.

O FILME SENSIVEL A VRIOS FATORES:


-LUZ -RAIOS-X -RAIOS GAMA -VRIOS GASES -VAPORES -CALOR -UMIDADE

Os filmes devem ser armazenados sob uma temperatura de 10 a 20 graus e a umidade relativa do ar por volta de 40 a 60%. As caixas no devem ser armazenadas umas sobre as outras, mas de forma vertical.

GRANULAO DOS FILMES


Quanto a granulao dos filmes, podem os gros ser:
PEQUENOS: So filmes mais sensveis, pois, quanto menor forem
os gros, menor quantidade de luz eles necessitaram para se converterem em imagem visvel.

GRANDES: So filmes menos sensveis, pois, por possurem gros


maiores, necessitaram de maior quantidade de luz para sensibilizao dos microcristais de haletos de prata contidos no filme.

FORMAO DA IMAGEM PELO CRAN

VELOCIDADE DEFINIO

VELOCIDADE DEFINIO

GEOMETRIA DOS CRISTAIS


TABULARES TRIDIMENCIONAIS

MANEJO DOS FILMES: A RETIRADA DO FILME


Deve-se manejar cuidadosamente. Devem ser retirados delicadamente da caixa, evitando que os dedos entrem em contato direto com o filme. A colocao do filme nos chassis deve ser feita de maneira que seja colocada sem deslizar sobre o papel protetor e no bata com fora nas extremidades dos chassis. DOS CHASSIS DEVE SER FEITA:

1- Aps abertura das presilhas, vira-se o chassi de maneira que a armao metlica que recebe inicialmente radiao, fique voltada para cima;eleva-se essa armao e pega-se o filme por um dos vrtices com a ponta dos dedos. 2- Ao retirar-se o filme, ter o cuidado de no esbarrar nas bordas da armao metlica anterior.

FILMES ESPECIAIS DE MAMOGRAFIA Os filmes de mamografia so realmente a maior preocupao para os fabricantes de filmes. Isto ocorre, pois as mamografias exigem um alto contraste e tambm uma boa resoluo, devido a representao de pequenas calcificaes espalhadas no seio feminino.

Por este motivo, as indstrias de filmes procuram compensar a sensibilidade com a resoluo, j que ambas so opostos entre si. A emulso de um filme mamogrfico mais densa e combinado com cran de mdia velocidade permite uma imagem de melhor qualidade para diagnstico. Tendo, entretanto a necessidade de uma dose elevada foram procurados em anos atrs, outros processos de processamento da imagem,visando diminuir os riscos de radiao ao paciente.

CHASSIS PARA MAMOGRAFIA

Ateno: Ao carregar o chassi de

mamografia com a pelcula radiogrfica, posicionar o filme sempre com o picote para baixo e para o lado direito.

E S P E C F I C A E S
Tamanhos Regies anatmicas de uso

18 x 24

Mamas de pequeno e mdio porte Mamas de grande porte

24 x 30

ELETRICIDADE ESTTICA
A adeso de material sobre as superfcies emissoras pode levar ao acmulo de cargas eletrostticas que como resultado de grudamentos dos filmes com as mesmas, pode levar ocorrncia de descargas, quando da retirada das pelculas aps a exposio, danificando as imagens.

PREVENO DA ELETRICIDADE ESTTICA A-MANUSEIO DELICADO DO FILME; B-APS A EXPOSIO AOS RAIOS. Os CHASSIS DEVEM SER ABERTOS LENTAMENTE E O FILME CUIDADOSAMENTE REMOVIDO; C-DEVE-SE EVITAR COBERTURAS DE BORRACHA SOBRE O BALCO POIS DESSA MANEIRA A ELETRICIDADE NO ESCOA PARA A TERRA;

MARCAS DE ELETRICIDADE ESTTICA NO FILME


TRS TIPOS:

- RVORE
- COROA

- POEIRA

D-AS CAIXAS DE FILMES DEVEM SER GUARDADAS VERTICALMENTE.

EFEITO FOG NOS FILMES DE RX


DEFINIO:
Velamento progressivo dos filmes de raios-x, tambm chamados de vu ou velatura bruta, correspondendo ao escurecimento, por deposio de prata em reas das pelculas onde no houve incidncia de luz exposio, aumentando a densidade em regies que deveriam ficar transparentes (revelao de cristais de prata que no foram exposto a radiao).

O fog no filme radiogrfico pode ser causado por radiao ionizante, luzes "seguras" (provenientes da luz de segurana) e luzes "inseguras".

Luzes "inseguras" podem ser:


entradas de luz branca ao redor da porta, dos passadores de filmes ou da processadora, cassetes defeituosos, mostradores de relgios, rachaduras nos tetos e ainda interruptores e tomadas do tipo "luminoso".

CAUSAS DO EFEITO FOG NO FILME DE RX A-CONDIES AMBIENTAIS DE ARMAZENAMENTO INADEQUADAS; B-ALTAS TEMPERATURAS; C-ALTOS NDICES DE UMIDADE RELATIVA DO AR FORA DOS VALORES PREVISTOS;

F-ATRITAR COM RAPIDEZ A SUPERFCIE DAS PELCULAS QUANDO SE RETIRA UMA DELAS DA EMBALAGEM;

G-RADIOTIVIDADE:TANTO ASSOCIADA A PROIBITIVA PROXIMIDADE DA SALA DE EXPOSIES COM RAIOS-X;

D-CONTAMINAO COM GASES E VAPORES DE SUBSTNCIA QUMICA; E-EFEITOS MECNICOS (DOBRAMENTO BRUSCO E ACENTUADO OU UMA PRESSO LOCALIZADA COMO POR EXEMPLO COM AS UNHAS);

H-EMPILHAMENTO DAS CAIXAS DOS FILMES EM POSIO HORIZONTAL PROVOCA DANOS;


I-DISTNCIA INCORRETA DA LUZ DE SEGURANA DA CMARA ESCURA;

J-CONCENTRAO DO AGENTE REDUTOR QUE TRANSFORMA A PRATA DO BROMETO EM PONTOS ESCUROS DE PRATA METLICA.

UM FILME COM EFEITO FOG ELEVADO APRESENTA IMAGENS ESCURAS E COM POUCO CONTRASTE.

Anda mungkin juga menyukai