Anda di halaman 1dari 39

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

LEI ESTADUAL N 7233


D nova redao ao Plano de Carreiras e Vencimentos dos Servidores Administrativos do Ministrio Pblico e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Fao saber que a Assemblia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 O Plano de Carreiras e Vencimentos dos Servidores Administrativos do Ministrio PblicoES, passa a vigorar nos termos desta lei, organizando os cargos de provimento efetivo fundamentado nas diretrizes de: I - qualidade e produtividade dos servios pblicos prestados pelo Ministrio Pblico-ES; II - valorizao do servidor; III - qualificao profissional; IV - crescimento funcional baseado no mrito prprio; V - quantitativo restrito s reais necessidades da estrutura organizacional; VI - isonomia de vencimentos; VII - vencimentos compatveis com a funo. Art. 2 Os servidores administrativos do Ministrio Pblico-ES so regidos pelos ditames da Lei Complementar n 46, de 31 de janeiro de 1994, e pelos dispositivos desta lei.
Art. 2 Os servidores administrativos do Ministrio Pblico-ES passam a ter como regime o Estatuto dos Servidores Administrativos a ser estabelecido pela Instituio, pelos dispositivos desta lei e subsidiariamente pela Lei Complementar n 46, de 31 de janeiro de 1994, e Lei Complementar n 95 de 28 de janeiro de 1997. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

CAPTULO II DA ESTRUTURA DO PLANO DE CARREIRAS E VENCIMENTOS SEO I DOS CONCEITOS BSICOS Art. 3 Para os efeitos desta lei considera-se: I - atribuio, conjunto de tarefas afins atribudas a um indivduo para a sua execuo; II - funo, conjunto de atribuies conferidas a um cargo; III - cargo, conjunto de funes e responsabilidades, com denominao prpria, criado por lei, com nmero certo, pagamento por pessoa jurdica de direito pblico e atribuies definidas; IV - cargo efetivo, cargo a ser provido em carter permanente; V - cargo em comisso, cargo a ser provido em carter transitrio para funo de direo, chefia e assessoria; VI - cargo de carreira, cargo de provimento efetivo que se escalona em classes para acesso privativo de seus titulares;

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

VI - cargo de carreira, que se escalona em classes para acesso privativo de seus titulares (Alterado pela LE n 8.601/2007)

VII - classe, unidade bsica da estrutura da carreira, responsvel pelo estabelecimento da hierarquia funcional, de acordo com a complexidade e o grau de responsabilidade das funes do cargo; VIII - nvel, escalonamento do cargo, na mesma classe, para efeito de promoo horizontal; IX - carreira, agrupamento de cargos e de classes escalonadas hierarquicamente; X - grupo ocupacional, conjunto de cargos cujas atividades profissionais so da mesma natureza ou ramo de conhecimento; XI - padro, unidade de medida que determina o vencimento inicial de cada classe do cargo; XII - padro de referncia, o que corresponde ao valor do padro 01, classe I, nvel A, do anexo VII desta lei, e que determina os valores dos demais padres, quando multiplicado pelo coeficiente respectivo da tabela de unidades de vencimento; XIII - vencimento bsico, o valor do padro e, se for o caso, acrescido dos valores referentes promoo horizontal e vertical; XIV - remunerao, conjunto dos valores referentes ao vencimento bsico e s vantagens pecunirias conferidas ao servidor XV - permuta, mudana de local de trabalho entre dois servidores de cargos iguais; XVI - remoo, mudana de local de trabalho quando da vacncia da lotao de servidor; XVII - promoo, crescimento funcional do servidor; XVIII - promoo vertical, crescimento funcional para classe imediatamente superior; XIX - promoo horizontal, crescimento funcional para nvel mais elevado dentro da mesma classe; XX - enquadramento, ato que oficializa a mudana funcional na carreira do servidor; XXI - avaliao de desempenho, instrumento de averiguao do desempenho individual e do potencial do servidor; XXII - gratificao, retribuio pecuniria conferida ao servidor por desempenho de funes especficas; XXIII - revogado.
XXIII adicional de tempo de servio, vantagem pecuniria, de carter permanente, correspondente um por cento do vencimento bsico a cada ano de efetivo exerccio. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

SEO II DO GRUPO OCUPACIONAL E DOS CARGOS Art. 4 Os cargos esto agrupados, segundo a sua natureza, no grupo ocupacional administrativo. Art. 5 O grupo ocupacional administrativo formado pelas seguintes carreiras e cargos: I Carreira Operacional: com o cargo de Agente de Apoio; II Carreira Tcnica Operacional: com os cargos de Agente de Promotoria, Agente Tcnico e Agente Especializado.
I - Carreira Operacional: com os cargos de Agente de Servios e Agente de Apoio; II Carreira Tcnica Operacional: com os cargos de Agente Tcnico e Agente Especializado. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 6 O cargo pode estar dividido em funes especficas da mesma natureza e, neste caso, o seu provimento por funo, ficando vedado ao servidor mudar de funo no mesmo cargo.

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

1 Os cargos possuem descrio detalhada de suas atribuies por funo e por rea de atuao. 2 A rea de atuao permite o rodzio do servidor, de acordo com a necessidade do servio. 3 As funes do cargo podem exigir requisitos profissionais especficos do mesmo ramo de conhecimento. 4 A descrio detalhada das atribuies e a localizao dos cargos na estrutura organizacional, conforme lotao ideal dos cargos, so estabelecidas por Resoluo do Procurador-Geral de Justia.
4 Revogado. (Alterado pela LCE N 9703/2011)

4 A descrio das atribuies e a localizao dos cargos na estrutura organizacional, obedecendo lotao ideal dos cargos, sero estabelecidas por Resoluo do Procurador-Geral de Justia. (Revogado pela LE n 8669/2007)

5 O quadro de cargos com suas respectivas funes e quantitativos constam do anexo II. SEO III DA CARREIRA Art. 7 Os cargos so divididos em classes segundo os fatores escolaridade, complexidade e grau de responsabilidade das funes: I - classes I a III: para funo simples e rotineira, e escolaridade correspondente ao ensino fundamental; II - classes IV a VI: para funo com certa complexidade e escolaridade correspondente ao ensino mdio; III - classes VII a IX: para funo tcnica-administrativa, complexa e escolaridade correspondente ao nvel superior completo; IV - classes X a XII: para funo tcnica-administrativa especializada, altamente complexa e escolaridade correspondente ao nvel superior completo com especializao. 1 Os cargos, das carreiras administrativas, so formados por trs classes, e cada classe por oito nveis. 2 A especificao geral dos fatores de complexidade dos cargos consta do Anexo V, as atribuies dos cargos constam do Anexo XVII, e a especificao detalhada das atribuies faz parte do Manual de Descrio de Cargos que integra o regulamento desta Lei.
1 Os cargos, das carreiras administrativas, so formados por trs classes, e cada classe por seis nveis. 2 A especificao geral dos fatores de complexidade dos cargos consta do anexo V, e a especificao detalhada faz parte do manual de descrio de cargos que integra o regulamento desta lei. (Alterado pela LCE
N 9703/2011)

Art. 8 A promoo na carreira ocorre quando da mudana de uma classe para outra imediatamente superior. SEO IV

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

DO CDIGO DO CARGO Art. 9 Os cargos possuem cdigos de identificao formados por seis dgitos alfanumricos, separados por um ponto com a seguinte especificao: xx.x.x.xx indica a classe e o padro; indica o nvel; indica o grupo ocupacional; indica o Ministrio Pblico. 1 O elemento grupo ocupacional possui um subelemento, indicador do quadro suplementar e do quadro de cargos em comisso. 2 O elemento padro indica o vencimento inicial de cada classe do cargo, e corresponde ao nvel inicial que integra o conjunto de nveis que estabelece a promoo horizontal. 3 O elemento nvel indica o vencimento bsico do servidor conforme a letra em que est enquadrado na classe. 4 O cdigo quando identifica apenas o cargo utiliza os seguintes elementos: I - para o padro: o elemento correspondente a classe primeira do cargo; II - para o nvel: a letra minscula "x". 5 O cdigo quando identifica o cargo em que o servidor est enquadrado, utiliza os elementos correspondentes a sua situao funcional. 6 A identificao dos elementos que integram o cdigo do cargo consta do anexo III. CAPTULO III DA JORNADA DE TRABALHO Art. 10. A jornada normal de trabalho dos cargos integrantes do grupo ocupacional administrativo de no mximo quarenta horas semanais, perfazendo oito horas dirias, exceto os casos de regime de turnos.
Art. 10. A jornada de trabalho bsica dos cargos integrantes do grupo ocupacional administrativo de no mnimo quarenta horas semanais, respeitado o limite constitucional. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Pargrafo nico. A jornada de trabalho bsica pode ser reduzida, por acordo individual ou coletivo, mediante interesse do servio ou a pedido do servidor, com autorizao do Procurador-Geral de Justia e reduo proporcional, obrigatria, dos vencimentos. Art. 11. A jornada de trabalho ordinria pode ser estendida em at duas horas de servio extraordinrio, salvo nos casos de jornada especial ou regime de turnos, sendo obrigatria a autorizao prvia do Procurador-Geral de Justia, e somente para os casos de necessidade do servio ou por motivo de fora maior, obedecido o disposto no inciso XVI, do art. 7 da Constituio da Repblica e o art. 101 da Lei Complementar Estadual n 46/94.

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Pargrafo nico. Em situaes excepcionais e de necessidade imediata, as horas que excederem a jornada normal podem ser compensadas pela correspondente diminuio em dias subseqentes, hiptese em que as horas extraordinrias no so remuneradas.
Art. 11. A hora extra tem que ser previamente autorizada pelo Procurador-Geral de Justia, somente para os casos de necessidade do servio, obedecido o disposto no inciso XVI, do art. 7 da Constituio da Repblica. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 11-A. Fica estabelecida para os servidores a jornada de trabalho em regime de planto, em auxlio aos membros, a ser exercida no decorrer dos finais de semana, feriados ou dias de ponto facultativo, por meio de escala de planto, previamente aprovada pelo Procurador Geral de Justia, conforme regulamentao. (Includo pela LE n 9.990/2013) 1 Para atendimento ao regime de planto, fica criada a Gratificao de Planto, no valor de 1/30 (um trinta avos) do vencimento bsico do servidor, acrescido de 50% (cinquenta por cento). (Includo pela LE n 9.990/2013) 2 O servidor plantonista pode optar pela Gratificao de Planto ou por 01 (um) dia de folga a cada dia de planto trabalhado, a ser gozado oportunamente. (Includo pela LE n 9.990/2013) CAPTULO IV DA PROMOO SEO I DAS MODALIDADES DE PROMOO Art.12. A promoo funcional do servidor possui duas modalidades, sendo horizontal quando da mudana de nvel na mesma classe do cargo, e vertical quando da mudana para classe superior do mesmo cargo. Art. 13. O processo de promoo, a partir de 2011, passa a ser realizado anualmente, no ms de junho, com efeitos financeiros a contar de 1 de junho, obedecido o interstcio de dois anos para nova participao.
Art. 13. O processo de promoo realizado bienalmente. (Alterado pela LCE N 9703/2011)

Pargrafo nico. A data do primeiro processo de promoo passa a ser a data oficial para as promoes subseqentes. SEO II DA COMISSO ESPECIAL DE PROMOO E DE ESTGIO PROBATRIO Art. 14. Fica criada a Comisso Especial de Promoo e de Estgio Probatrio, com a competncia de desenvolver os processos de promoo, de avaliao de desempenho e de avaliao do estgio probatrio. Art. 15. A Comisso Especial fica subordinada diretamente Gerncia- Geral.

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 16. Integram a Comisso Especial: I - o Gerente Geral ou seu indicado, como membro titular e 01 (um) indicado pelo Gerente Geral como suplente; II - 03 (trs) servidores efetivos estveis, localizados em unidades organizacionais da Regio Metropolitana da Grande Vitria, indicados pela entidade representativa, aps processo eletivo realizado, sendo 02 (dois) titulares e 01 (um) suplente; III - 02 (dois) representantes da unidade responsvel pela administrao de pessoal, principalmente pela de carreiras e vencimentos, indicados pela Gerncia Geral, ouvida a gerncia da Coordenao de Recursos Humanos, sendo 01 (um) titular e 01 (um) suplente; IV - 02 (dois) representantes do Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional, indicados pela Gerncia Geral, ouvida a Direo do CEAF, sendo 01 (um) titular e 01 (um) suplente.
Art. 16. Integram a Comisso Especial: I - Gerente-Geral ou seu indicado; II - dois representantes indicados pela entidade representativa dos servidores; III - dois representantes da unidade responsvel pela administrao de pessoal, principalmente pela de carreiras e vencimentos, indicados pela GernciaGeral, ouvida a Chefia da Coordenao de Recursos Humanos. (Alterado pela LE n 9.990/2013)

Art. 17. O mandato dos membros de dois anos, a contar da data de publicao do ato de designao. 1 Findo este prazo, so renovados cinqenta por cento dos seus membros, ficando permitida apenas uma reconduo alternada, exceto o Gerente-Geral que membro nato, ou seu indicado. 2 A Comisso Especial tem regulamento prprio aprovado pelo Procurador-Geral de Justia. SEO III DOS CRITRIOS BSICOS Art. 18. O processo de promoo exige os seguintes critrios bsicos para o servidor, alm dos critrios especficos: I - ser titular de cargo de provimento efetivo integrante do quadro de cargos administrativos do MPES, e ter cumprido o estgio probatrio adquirindo estabilidade;
I ser titular de cargo de provimento efetivo e estvel integrante do quadro de cargos administrativos do MP-ES; (Alterado pela LCE N 9703/2011) I - ser efetivo e estvel; (Alterado pela LE n 8.601/2007)

II estar exercendo as reais atribuies do cargo, inclusive nos casos de exerccio de cargo em comisso, de funo gratificada e afastamento para o exerccio de mandato sindical;
II - estar exercendo as reais atribuies do cargo, inclusive nos casos de exerccio de cargo em comisso e afastamento para o exerccio de mandato sindical; (Alterado pela LE n 8.601/2007)

III - no possuir falta injustificada no decorrer dos vinte e quatro ltimos meses que antecedem o processo de promoo;

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

III - cumprir os demais critrios estabelecidos para cada modalidade. (Alterado pela LCE N 9703/2011)

IV - no ter sofrido pena de suspenso ou priso, decorrente de deciso judicial com trnsito em julgado, nos vinte e quatro ltimos meses que antecedem o processo de promoo; (Includo pela
LCE N 9703/2011)

V - cumprir os demais critrios estabelecidos para cada modalidade. (Includo pela LCE N 9703/2011) CAPTULO V DA PROMOO HORIZONTAL SEO I DOS NVEIS Art. 19. O cargo dividido em vinte e quatro nveis, representados por letras maisculas do alfabeto de "A" a "Y".
Art. 19. O cargo dividido em dezoito nveis, representados por letras maisculas do alfabeto de "A" a "S".(Alterado pela LCE N 9703/2011)

Art. 20. Os nveis possuem valores de vencimento diferenciados, determinados pela Tabela de Unidades de Vencimento, conforme o anexo VI desta lei. Art. 21. A promoo horizontal possui os seguintes critrios especficos: I - independe de vagas; II - o servidor tem que atingir o quantitativo mnimo de pontos estabelecido para os fatores de avaliao do servidor; III - estar enquadrado no nvel por um perodo mnimo de dois anos. Art. 22. A promoo horizontal ocorre com a mudana de um nvel para outro imediatamente superior na mesma classe e no mesmo cargo. SEO II DOS FATORES DE AVALIAO Art. 23. O servidor avaliado mediante os seguintes fatores: I - fator antiguidade; II - fator profissional; III - fator desempenho. Art. 24. O fator antiguidade corresponde ao tempo de servio prestado pelo servidor no Ministrio Pblico-ES, a contar da data de exerccio da investidura no cargo em que titular. Pargrafo nico. Para a contagem do tempo de servio so excludos os afastamentos em virtude de: I - faltas ao servio no abonadas; II - licena para tratar de interesses particulares; III - licena por motivo de deslocamento do cnjuge ou companheiro;

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

IV - pena de suspenso recebida durante o perodo de aquisio que antecede o processo de promoo; V - tempo de servio em outros rgos ou entidades do servio pblico, exceto os servidores efetivos remanejados e disposio, provenientes do Poder Executivo Estadual; VI - outros afastamentos no remunerados. Art. 25. O fator profissional corresponde ao aperfeioamento profissional do servidor, adquirido no decorrer do perodo aquisitivo que antecede o processo de promoo, atravs de atividades desenvolvidas perante o Ministrio Pblico ou outro rgo ou entidade, desde que reconhecido o interesse pblico, nas seguintes modalidades: I - participao em conselhos, comisses e equipes especiais de trabalho; II - atuao como instrutor de treinamento; III - participao em treinamentos; IV - recebimento de prmios; V - publicao de trabalhos; VI - recebimento de elogios por desempenho extraordinrio; VII - exerccio de cargo em comisso.
Art. 25. O fator profissional corresponde ao aperfeioamento profissional do servidor, adquirido no decorrer do perodo aquisitivo que antecede o processo de promoo, nas seguintes modalidades: (Alterado pela LE n 8.601/2007)

1 O processo de promoo possui um quantitativo mximo de pontos a ser contabilizado na avaliao do servidor, e deve ser adquirido no perodo que antecede o processo de promoo. 2 Os pontos que excederem ao mximo estipulado so anulados, ficando proibida a acumulao para os processos de promoo subseqentes. 3 Os pontos do fator profissional, previsto neste artigo, devem estar relacionados com a rea de atuao do servidor e o cargo que ocupa. Art. 26. O fator desempenho corresponde aos resultados obtidos pelo servidor na execuo de suas atribuies, medidos atravs dos subfatores: I - assiduidade avalia a freqncia do servidor ao trabalho e cumprimento do horrio; II - desempenho avaliado atravs dos seguintes itens: a) qualidade e produtividade; b) conhecimento do trabalho; c) comunicao; d) relacionamento; e) capacidade de realizao; f) apresentao pessoal. 1 Cada subfator possui um quantitativo de pontos que determina o desempenho do servidor no perodo. 2 A avaliao de desempenho efetuada pela chefia imediata, com o acompanhamento e conhecimento do servidor avaliado.

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

3 A avaliao realizada, anualmente, considerando a mdia aritmtica dos dois ltimos resultados obtidos no perodo que antecede a promoo, para contagem no processo. Art. 27. O somatrio dos pontos resultantes dos fatores antiguidade, profissional e desempenho que determina o nvel em que o servidor deve ser enquadrado, conforme regulamentao. CAPTULO VI DA PROMOO VERTICAL E DAS CLASSES Art. 28. Os cargos se dividem em classes hierrquicas que permitem o crescimento funcional do servidor. 1 As classes possuem percentuais diferenciados que estabelecem os valores dos vencimentos dos nveis. 2 No processo de promoo vertical o servidor que completa os nveis horizontais enquadrado na classe imediatamente superior, respeitando a hierarquia das classes e dos nveis, conforme anexo IV. Art. 29. A promoo vertical ocorre quando, mediante o desenvolvimento profissional, o servidor atinge o ltimo nvel da classe respectiva, sendo transposto para nvel inicial de classe superior a que est enquadrado, independente da existncia de vaga, conforme anexo IV. I - (Revogado); II - (Revogado).
Art. 29. A promoo vertical possui os seguintes critrios especficos: I - independe de vaga; II - obtida atravs da promoo horizontal, quando o servidor promovido para nvel inicial de classe superior a que est enquadrado, conforme anexo IV. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

CAPTULO VII DO ENQUADRAMENTO Art. 30. O processo de promoo concludo com o enquadramento do servidor na nova situao da carreira. Pargrafo nico. A promoo do servidor autorizada pelo Procurador-Geral de Justia, mediante Ato de enquadramento publicado no Dirio Oficial do Estado. Art. 31. O enquadramento realizado de acordo com o resultado obtido pelo servidor no processo de promoo. CAPTULO VIII DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO SEO I DA ESTRUTURA

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 32. A estrutura da remunerao do servidor administrativo do MP-ES a estabelecida pela Lei Complementar Estadual n 46/94. I - (Revogado); II - (Revogado); III - (Revogado). 1 (Revogado). 2 (Revogado).
Art. 32. A estrutura da remunerao constituda de: I - vencimento bsico; II adicional de tempo de servio; III - gratificaes. 1 O servidor efetivo percebe como nica vantagem pessoal, pecuniria e de carter permanente, o adicional de tempo de servio, correspondente a um por cento, a cada ano de efetivo exerccio, limitado a trinta e cinco por cento e calculado sobre o vencimento bsico, ressalvadas as gratificaes previstas no art. 60 e no seu 1 desta lei, conferida ao servidor por desempenho de funo especfica. 2 O servidor efetivo que exercer cargo em comisso passa a perceber o vencimento deste, se superior ao valor do seu cargo efetivo, com direito apenas ao adicional de tempo de servio.(Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 33. A poltica de reajuste e aumento de vencimentos dos cargos administrativos do Ministrio Pblico-ES ser estabelecida por lei. 1 Os adicionais, as gratificaes e quaisquer vantagens so estabelecidos por lei. 2 (Revogado).
2 A substituio temporria a qualquer servidor efetivo ou comissionado, no enseja pagamento de diferena de vencimento, salvo gratificao na hiptese do 2 do art. 60. desta Lei. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

3 Ao vencimento dos cargos administrativos do MP-ES ser assegurada a reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices, na forma do inciso X do artigo 37 da Constituio Federal, tendo como base para a reviso, no mnimo, o ndice oficial de inflao do ano anterior. (Includo pela LE n 9.990/2013) Art. 34. O vencimento bsico a retribuio pecuniria pelo efetivo exerccio do cargo, conforme o padro da classe e o nvel em que o servidor est enquadrado. 1 O padro determina o vencimento do nvel inicial de cada classe do cargo. 2 O nvel determina o vencimento bsico do servidor, sobre o qual incide o clculo dos direitos e vantagens.
2 O nvel determina o vencimento bsico do servidor, sobre o qual incide o clculo de adicional de tempo de servio. (Alterado pela LE n 9703/2011)

SEO II

10

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

DA TABELA DE UNIDADES DE VENCIMENTO Art. 35. A Tabela de Unidades de Vencimento formada por coeficientes, que multiplicados pelo Padro de Referncia, este equivalendo ao padro 01, classe I, nvel A, do anexo VII que integra esta lei, determina os valores do vencimento de cada nvel da classe. 1 Os coeficientes determinam variaes percentuais fixas, entre as classes e os nveis, considerando o Padro de Referncia como base de clculo para os demais padres. 2 O padro da classe igual ao valor do seu nvel inicial, conforme anexo IV. CAPTULO IX DO PROVIMENTO Art. 36. A investidura na carreira e no cargo se d por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. 1 Nos casos em que o cargo est dividido em funes especficas, o concurso estabelece o cargo e a funo simultaneamente, respeitando os requisitos profissionais exigidos para a funo e para o cargo. 2 A investidura se d na classe primeira do cargo, nvel "A", exceto os casos de enquadramento dos servidores efetivos remanejados e disposio previsto no art. 62 desta Lei. 3 Para os cargos de Agente de Promotoria, localizados nas Promotorias de Justia, no ato de inscrio do concurso pblico para provimento, o candidato escolhe o municpio para o qual quer prestar concurso. 4 O servidor pblico aprovado em concurso pblico para os cargos de provimento efetivo tem que prestar exerccio e residir, obrigatoriamente, no municpio para o qual prestou concurso at a ocorrncia de permuta ou remoo, aplicando o mesmo aos ocupantes de cargos em comisso localizados nas Promotorias de Justia. 5 (Revogado). 6 A mudana de local de exerccio, de uma para outra Promotoria de Justia, s permitida mediante permuta de servidores do mesmo cargo, ou mediante remoo, conforme regulamentao desta lei.
3 Para os cargos de Agente de Apoio e Agente Tcnico localizados nas Promotorias de Justia, no ato de inscrio do concurso pblico para provimento, o candidato escolhe o municpio para o qual quer prestar concurso. 4 O candidato aprovado em concurso pblico tem que exercer, obrigatoriamente, as suas funes no municpio para o qual prestou concurso. 5 O candidato aprovado em concurso pblico tem que, obrigatoriamente, residir no municpio escolhido. 6 A mudana do exerccio de uma para outra Promotoria de Justia, s permitida mediante permuta de servidores do mesmo cargo, ou mediante remoo, conforme o estabelecido pelo Estatuto dos Servidores Administrativos do Ministrio Pblico-ES. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

11

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 37. O concurso pblico aberto aps a concluso do processo de promoo, nos casos de existncia de vagas. Art. 38. O servidor concursado, ao entrar em exerccio, fica sujeito a estgio probatrio de trinta e seis meses, para avaliao de sua aptido e capacidade no desempenho do cargo, perodo em que no pode obter qualquer tipo de promoo na carreira, exceto o exerccio de cargo em comisso. 1 So observados os seguintes itens: I - assiduidade e cumprimento do horrio; II - pontualidade; III - disciplina; IV - capacidade de iniciativa; V - produtividade; VI - responsabilidade; VII - idoneidade moral; VIII - urbanidade; IX - apresentao pessoal. 2 A avaliao realizada pela chefia imediata, com apreciao final da Comisso Especial prevista no art. 14, e o que dispuser as normas referidas no art. 2 desta lei. 3 O servidor efetivo aprovado em concurso pblico para outro cargo, quando no aprovado no estgio probatrio, exonerado e, se estvel, reconduzido ao seu cargo anterior. 4 Fica assegurado ao servidor em estgio probatrio vencimento integral e demais direitos dos servidores efetivos, inclusive exerccio de cargo em comisso, exceto qualquer tipo de promoo na carreira. CAPTULO X DO APERFEIOAMENTO PROFISSIONAL Art. 39. O aperfeioamento profissional assegura ao servidor efetivo estvel o avano na carreira a partir do nvel em que o servidor est enquadrado, de acordo com a especificao abaixo:
Art. 39. O aperfeioamento profissional assegura ao servidor ocupante do cargo de Agente Tcnico e Agente de Apoio o avano na carreira, a partir do nvel em que o servidor est enquadrado, de acordo com a especificao abaixo: (Alterado pela LE n 8.974/2008)

I - curso de especializao, mnimo de trezentas e sessenta horas ou ps-graduao avano de trs nveis na carreira; II - curso de mestrado avano de quatro nveis na carreira; III - curso de doutorado avano de cinco nveis na carreira. 1 A concesso do avano na carreira exige que o servidor esteja exercendo as reais atribuies do cargo em que titular, e que tenha obtido o ttulo quando em exerccio de cargo no Ministrio Pblico-ES.
1 A concesso do avano na carreira exige que o servidor esteja exercendo as reais atribuies do cargo. (Alterado pela LE n 8.974/2008)

12

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

2 O curso de aperfeioamento profissional deve ser correlato ao cargo que o servidor ocupa, comprovado mediante certificado obtido em entidade oficialmente reconhecida. CAPTULO XI DO QUADRO DE CARGOS E DO PRIMEIRO PROCESSO DE PROMOO SEO I DO QUADRO DOS CARGOS Art. 40. O quadro de cargos efetivos do Ministrio Pblico Estadual consta do anexo I. Art. 41. Os cargos efetivos e em comisso do Quadro Suplementar do Ministrio Pblico-ES ficam automaticamente extintos na vacncia. SEO II DO PRIMEIRO PROCESSO DE PROMOO Art. 42. O primeiro processo de promoo aberto aps o decurso de dois anos, a contar da data do enquadramento, com aplicao de todos os critrios bsicos e especficos das duas modalidades de promoo e dos fatores de avaliao. Pargrafo nico. O prazo para abertura do primeiro processo de promoo pode ser antecipado por deciso do Procurador-Geral de Justia, mediante justificativa e interesse do servio. CAPTULO XII DO RECURSO DE REVISO DO PROCESSO DE PROMOO Art. 43. O servidor que no concordar com o resultado de seu processo de promoo, nas duas modalidades, pode requerer reviso de sua situao Comisso Especial de Promoo e de Estgio Probatrio, conforme dispositivos estabelecidos pela Lei Complementar Estadual n 46/94. 1 (Revogado). 2 (Revogado). 3 (Revogado).
Art. 43. O servidor que no concordar com o resultado de seu processo de promoo nas duas modalidades, pode requerer reviso de sua situao Comisso Especial de Promoo. 1 O prazo para impetrar o recurso de no mximo trinta dias a contar da data de publicao do enquadramento do servidor, com justificativa e provas das alegaes. 2 O recurso tem efeito suspensivo, at a data da deciso administrativa do recurso. 3 O servidor com processo administrativo em andamento pode impetrar recurso para suspender o seu processo de promoo at a concluso do processo administrativo. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 44. Compete Comisso Especial efetuar a anlise das provas e emitir parecer para deciso e autorizao do Procurador-Geral de Justia. CAPTULO XIII

13

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

DO CARGO EM COMISSO Art. 45. Revogado. Art. 46. Revogado. Art. 47. Revogado. Art. 48. Revogado. Art. 49. Revogado.
Art. 45. Os cargos em comisso do Ministrio Pblico-ES tm natureza de direo, chefia e assessoria e so de provimento aberto, sendo exercidos por profissionais com comprovada capacitao tcnica, idoneidade moral e aptido para as funes do cargo. 1 Aos ocupantes de cargo em comisso exigido nvel superior com formao profissional compatvel com as atribuies do cargo, exceo para os cargos de Gerente de Servio e Chefe de Apoio que so preferencialmente de nvel superior. 1 Aos ocupantes de cargo em comisso exigido nvel superior com formao profissional compatvel com as funes do cargo. (Alterado pela LE n 8.974/2008) 1 Aos ocupantes de cargo em comisso exigido nvel superior ou mdio, com formao profissional compatvel com as funes do cargo. (Alterado pela LEn 8.601/2007) 2 A jornada de trabalho para os cargos de confiana de no mnimo quarenta horas semanais, respeitado o limite constitucional. 3 Fica reservado o mnimo de trs por cento dos cargos em comisso para serem preenchidos por servidores efetivos. Art. 46. As vantagens pecunirias para os ocupantes de cargo em comisso so concedidas conforme os dispositivos da Lei Complementar Estadual n 46/94. Art. 46. O ocupante de cargo em comisso percebe, como nica vantagem pessoal, pecuniria, e de carter permanente, o adicional de tempo de servio correspondente a um por cento a cada ano de efetivo exerccio, limitado a trinta e cinco por cento e calculado sobre o vencimento bsico, ressalvadas as gratificaes previstas no art. 60 e no seu 1 desta lei, conferida ao servidor por desempenho de funo especfica. (Alterado pela LE n 8.601/2007) Art. 47. O quantitativo dos cargos de confiana esto no anexo IX, e suas atribuies e requisitos profissionais constam da regulamentao desta lei. 1 O cargo em comisso possui cdigo prprio com cinco dgitos, sendo: xx.x.xx indica o padro; indica cargo em comisso; indica o Ministrio Pblico. 2 Os padres do cargo em comisso so os constantes do anexo X. 3 O padro do cargo comissionado cujo valor estabelecido por percentual, o clculo incide sobre o vencimento bsico do ocupante do cargo. 4 (Revogado). 4 A substituio temporria a qualquer servidor de cargo em comisso, no enseja pagamento de diferena de vencimento, salvo a gratificao na hiptese do 2 do art. 60, desta lei. (Alterado pela LE n 8.601/2007) Art. 48. O servidor que ocupar cargo em comisso, tem que obrigatoriamente, participar de treinamento especfico do Programa de Aperfeioamento Profissional, previsto nesta lei, visando conscientizao dos princpios gerais de administrao pblica, suas atribuies e responsabilidades. Art. 49. Para tomar posse em cargo de confiana, o servidor deve assinar termo de compromisso para desempenhar com retido, eficincia, legalidade e moralidade as funes do cargo, e apresentar declarao de seus bens no ato da posse e at dez dias aps a publicao da exonerao.(Revogado pela LE n 9496/2010)

14

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

CAPTULO XIV DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 50. No pode ser pago a servidor ativo ou inativo do Ministrio Pblico-ES remunerao superior aos ditames impostos pela ordem constitucional e nem inferior ao salrio mnimo vigente.
Art. 50. No pode ser pago a servidor ativo ou inativo do Ministrio Pblico-ES vencimento bsico superior a noventa por cento do valor do vencimento fixado para o Procurador de Justia, e nem inferior ao salrio mnimo vigente. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 51. No pode ser pago, sob qualquer pretexto, gratificao ou vantagem ao servidor, alm das determinadas em lei ou por deciso judicial, com aplicao de pena de responsabilidade para quem efetuar a autorizao. Art. 52. facultado aos servidores ocupantes de cargo em comisso, contabilizar de forma proporcional, o tempo de servio prestado no Ministrio Pblico-ES, na prova de ttulos do concurso pblico, independente de estar em exerccio no perodo de realizao do concurso. Art. 53. Fica criado no Ministrio Pblico-ES o Programa de Aperfeioamento Profissional, de carter permanente e contnuo, para os servidores das carreiras, independente da natureza e grau de escolaridade dos cargos. 1 O programa fica sob a responsabilidade do Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional. 2 De sua regulamentao deve constar critrios e procedimentos sobre: I - pr-requisitos para participao em cursos e eventos; II - inscries; III - sistema de avaliao e acompanhamento do aproveitamento e integrao das atividades de treinamento; IV - sistema de avaliao do servidor treinado no ambiente de trabalho e aplicao dos conhecimentos adquiridos; V - perfil e normas para a seleo de instrutores; VI - remunerao para encargo de instrutor; VII - afastamento para estudo no pas ou no estrangeiro, participao em congressos e outros eventos, relacionados com as atribuies do cargo. 3 Fica estabelecida a obrigatoriedade do treinamento introdutrio para os servidores aprovados em concurso pblico, com avaliao a ser contabilizada no estgio probatrio. 4 Fica criado o treinamento especfico obrigatrio para os ocupantes de cargo em comisso. Art. 54. Fica assegurado s pessoas portadoras de deficincia fsica o direito de inscrio em concurso pblico para provimento de cargos efetivos, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia do candidato, sendo reservado um percentual de vagas at o limite estabelecido pela Lei Complementar n 46/94.
Art. 54. Fica assegurado s pessoas portadoras de deficincia fsica o direito de inscrio em concurso pblico para provimento de cargos efetivos, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia do

15

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

candidato, sendo reservadas at dez por cento das vagas oferecidas para o cargo em concurso. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 55. No permitido abrir novos concursos pblicos enquanto houver candidatos aprovados em concurso anterior para o mesmo cargo, com prazo no expirado. Art. 56. As atividades de implantao, de acompanhamento e de controle do Plano de Carreiras e Vencimentos so realizadas de forma centralizada, pela Coordenao de Recursos Humanos. Art. 57. A criao de cargos restrita a servios de carter permanente do Ministrio Pblico-ES, respeitada a lotao ideal da Instituio. Pargrafo nico. A necessidade excepcional e transitria de mo-de-obra, ou de servios profissionais especializados, pode ser suprida mediante a contratao de servios de terceiros, convnios ou nomeao para cargos em comisso, quando de notria especializao.
Pargrafo nico - Os casos de servios temporrios e espordicos passam a ser desenvolvidos atravs de convnios com rgos e entidades do Governo Estadual, contratao de servios de terceiros, ou nomeao para cargo em comisso quando de notria especializao. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 58. Para atender as necessidades de funcionamento do Ministrio Pblico-ES, fica estabelecido o quadro de cargos efetivos e em comisso dos anexos I e IX. Art. 59. A partir da vigncia desta lei, fica proibido qualquer desvio de funo, sendo responsabilizada a autoridade que o autorizou. Art. 60. Fica mantida para os ocupantes do cargo de Agente de Servios na funo de Motorista, e do cargo em comisso de Motorista do Quadro Suplementar, a gratificao de cinqenta por cento, calculada sobre o vencimento bsico, como remunerao pela extenso da carga horria, sem direito indenizao do benefcio previsto no art. 11 desta lei. 1 (Revogado). 2 (Revogado).
1 Fica criada a Gratificao de Motorista de Gabinete do Procurador-Geral de Justia, do CorregedorGeral do Ministrio Pblico-ES e dos Subprocuradores-Gerais de Justia, de forma cumulativa com a gratificao de Motorista prevista no caput deste artigo, no valor de cinqenta por cento, calculada sobre o vencimento bsico do ocupante do cargo, tendo direito apenas quando no desempenho da funo de atendimento s respectivas autoridades, no podendo ser incorporada aos vencimentos. 2 Ao eventual substituto de qualquer servidor no cargo ou funo de motorista, no devida a gratificao referida no pargrafo anterior, salvo se o perodo de afastamento for superior a trinta dias. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 61. O Ministrio Pblico-ES pode contar com estagirios do segundo grau, com quantitativo a ser estabelecido, anualmente, por ato do Procurador-Geral de Justia, de acordo com a lotao ideal e as necessidades da Instituio.

16

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 62. Aos servidores efetivos do Quadro permanente do Servio Civil, lotados nos diversos rgos da administrao direta e indireta do Poder Executivo do Estado, remanejados e disposio no Ministrio Pblico-ES, at a data de vigncia desta lei, fica permitido fazer parte do quadro de pessoal administrativo da Instituio, de forma definitiva, desde que optem pelo seu enquadramento nos cargos que integram o Plano de Carreiras e Vencimentos dos servidores administrativos do Ministrio Pblico-ES, estabelecido por esta lei, nas respectivas classes e nveis, correspondentes aos cargos dos quais so titulares, obedecido, tambm, o critrio de tempo de servios, independente do regime jurdico pelo qual se encontram regidos, respeitados a natureza do cargo, a escolaridade, e os requisitos profissionais exigidos quando foram investidos mediante concurso pblico, e desde que concordem com os dispositivos e limitaes impostos por esta lei. 1 A opo feita em carter irretratvel, no prazo mximo de trinta dias, aps a vigncia desta lei. 2 Deferido o pedido de opo pelo Procurador-Geral de Justia e publicado o Ato respectivo, o Ministrio Pblico-ES efetuar a lotao definitiva do servidor efetivo no seu quadro de pessoal administrativo, com conseqente controle dos dados pessoais e funcionais, e incluso na sua folha de pagamento, com a nova classificao. 3 O servidor que optar pelo enquadramento passa a ser regido pelas disposies aqui estabelecidas, observando, em especial, o disposto no art. 2 desta lei. 4 O servidor para ser enquadrado tem que atender as seguintes condies: I - ser efetivo no servio pblico do Poder Executivo Estadual; II - estar em efetivo exerccio nos rgos do Ministrio Pblico-ES; III - exercer, efetivamente, as atribuies do cargo que ocupa; IV - atender os requisitos profissionais bsicos estipulados para o cargo; V - ter oficializado seu pedido de opo, em carter irretratvel, no prazo mximo de trinta dias, aps a vigncia desta lei. 5 Revogado.
5 O servidor enquadrado percebe como nica vantagem pessoal, pecuniria e de carter permanente, o adicional de tempo de servio, correspondente a um por cento, a cada ano de efetivo exerccio, limitado a trinta e cinco por cento e calculado sobre o vencimento bsico, ressalvadas as gratificaes previstas no art. 60 e no seu 1, desta lei.(Revogado pela LE N 9703/2011)

6 Os servidores efetivos remanejados e disposio que optarem pelo enquadramento no Ministrio Pblico-ES, passam a ser lotados definitivamente na Instituio e regidos por esta lei, em especial o que dispe o seu art. 2, ficando os referidos servidores desligados do Quadro Permanente do Servio Civil do Poder Executivo. 7 Os servidores aposentados nos cargos efetivos do Poder Executivo Estadual localizados no Ministrio Pblico-ES, podero optar pelo enquadramento nos cargos correspondentes aos seus quando na ativa, respeitados os mesmos critrios estabelecidos para os servidores efetivos da ativa. Art. 63. O concurso pblico para provimento dos cargos vagos s pode ser aberto aps o processo de enquadramento dos servidores efetivos optantes.

17

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 64. Os servidores j efetivados por fora de lei, ficam reenquadrados, na classe e no nvel do cargo que ocupam, na mesma data e conforme critrios estabelecidos para o enquadramento dos servidores efetivos remanejados e disposio. Art. 65. O cargo de Agente de Servio, que integra a carreira operacional, passa a fazer parte do Quadro Suplementar, sendo as vagas do cargo extintas na vacncia, mantido o direito de promoo na carreira. Art. 66. Na ausncia de entidade representativa dos servidores, estes indicam os seus dois representantes em substituio, conforme inciso II, do art. 16 desta lei. Art. 67. Os servidores efetivos aposentados em cargos comissionados, includos na folha de pagamento do Ministrio Pblico-ES, cujos cargos se encontram extintos, continuam a perceber seus proventos de acordo com o mesmo cargo, cdigo e padro anteriormente estabelecidos, conforme anexo XI, e os demais servidores efetivos aposentados nos cargos em comisso que ainda se encontram em vigor no quadro de cargos em comisso continuam recebendo seus proventos conforme cargo, cdigo e padro dos ocupantes da ativa. Art. 68. Revogado.
Art. 68. O Ministrio Pblico-ES, no prazo de sessenta dias, efetuar as regulamentaes que se fizerem necessrias para a implantao desta lei, atravs de Resoluo do Procurador-Geral de Justia.(Revogado pela LE n 8669/2007)

Art. 69. O preenchimento dos cargos de provimento efetivo, criados por esta lei, dar-se- de acordo com a lotao ideal, o volume de processos nos casos das Promotorias de Justia e as disponibilidades oramentrias. Art. 70. A cesso de servidor ocupante de cargo efetivo, do quadro de pessoal administrativo do MP-ES, para outro rgo permitida, somente, quando sem nus para a Instituio e obedecidos os ditames da Lei Complementar n 46/94.
Art. 70 A cesso do servidor ocupante de cargo efetivo do quadro de pessoal administrativo do Ministrio Pblico-ES para outro rgo, ser permitida, somente, sem nus para a Instituio. (Alterado pela LE n 8.601/2007)

Art. 71. Os valores das dirias para servidor so fixados por Resoluo emanada do ProcuradorGeral de Justia. Art. 72. Os casos de servidores remanejados para a Instituio, que se encontram afastados por motivo de licena, fica permitido efetuar a opo de enquadramento no quadro de pessoal administrativo do Ministrio Pblico-ES, quando da reassuno do exerccio, obedecidos o prazo de trinta dias para o pedido de opo e os critrios estabelecidos para o enquadramento dos servidores remanejados e disposio. Art. 73. As despesas decorrentes da execuo desta lei correro conta das dotaes oramentrias prprias, que sero suplementadas, se necessrio.

18

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Art. 74. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, produzindo seus efeitos a partir de 01 de julho de 2002. Art. 75. Revogam-se as disposies em contrrio, em especial a Lei Estadual n 5.631/98 e a Lei Estadual n 7.096/02. Art. 76. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Ordeno, portanto, a todas as autoridades que a cumpram e a faam cumprir como nela se contm. O Secretrio de Estado da Justia faa public-la, imprimir e correr. Palcio Anchieta, em Vitria, 03 de Julho de 2002. JOS IGNACIO FERREIRA Governador do Estado JOO CARLOS BATISTA Secretrio de Estado da Justia PEDRO DE OLIVEIRA Secretrio de Estado do Planejamento JOO LUIZ DE MENEZES TOVAR Secretrio de Estado da Fazenda EDINALDO LOUREIRO FERRAZ Secretrio de Estado da Administrao, dos Recursos Humanos e de Previdncia Anexo I (Alterado pela LE n 9.990/2013)
QUADRO DE CARGOS EFETIVOS ADMINISTRATIVOS DO MP-ES
Carreira

Cargo Agente de Apoio Agente de Promotoria

Cdigo do Cargo MP.2.x.04 MP.2.x.07 MP.2.x.07 MP.2.x.10

Quantitativo 253 333 88 43 66 05 10 389 497

Operacional

Tcnica Operacional Total

Agente Tcnico Agente Especializado

Anexo I (Alterado pela LE N 9703/2011) QUADRO DE CARGOS EFETIVOS ADMINISTRATIVOS DO MP-ES CARREIRA Operacional CARGO Agente de Apoio Agente de Promotoria Agente Tcnico Agente Especializado CDIGO DO CARGO MP.2.x.04 MP.2.x.07 MP.2.x.07 MP.2.x.10 QUANTITATI VO 218 79 43 05 345

Tcnica Operacional

Total Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8.601/2007

19

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Anexo II (Alterado pela LE n 9.990/2013)


QUADRO DE CARGOS EFETIVOS E RESPECTIVAS FUNES Escolaridade Cargo Agente de Apoio Cdigo Classe IV V VI VII MP.2.x.07 VIII IX VII VIII IX Funo Administrativo Microinformtica Vagas e Localizao Sede 135 13 148 Agente de Promotoria Secretaria Assessoria Administrador Arquivista Assistente Social Bibliotecrio Contador Economista Engenheiro Estatstico Jurdico Letras Pedagogo Psiclogo Bilogo Arquiteto Desenvolvedor Desenvolvedor Web Designer Analista de Banco de Dados Analista de O&M Analista de Sistemas Analista de Software Analista de Rede Analista de Infraestrutura Subtotal Total
Legenda: PJs - Promotorias de Justia

PJs 105 00 105 10 78 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 88

Sede ou PJs 80 00 80 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00

Total 240 320 13 253 333 10 78 12 01 12 01 08 01 07 01 05 01 01 02 01 01 15 02 01 02 01 01 04 01 01 03 136 164 389 497

Ensino Mdio Subtotal

MP.2.x.04

00 00 12 01 12 01 08 01 07 01 05 01 01 02 01 01 15 02 01 02 01 01 04 01 01 03 48 76

02 04 02

02 04 02

Agente Tcnico

MP.2.x.07

Educao Superior

01

01

X Agente Especializado MP.2.x.10 XI XII

20

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


Anexo II (Alterado pela LE N 9703/2011)
QUADRO DE CARGOS EFETIVOS E RESPECTIVAS FUNES Escolaridade Ensino Mdio Subtotal Agente de Promotoria MP.2.x.07 VII VIII IX VII VIII IX Secretaria Assessoria Administrador Arquivista Assistente Social Bibliotecrio Contador Economista Agente Tcnico Ensino Superior MP.2.x.07 Engenheiro Estatstico Jurdico Letras Pedagogo Psiclogo X Agente Especializado MP.2.x.10 XI X11 Analista de Banco de Dados Analista de O&M Analista de Sistemas Analista de Software Analista de Rede Subtotal Total Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8.601/2007 Cargo Agente de Apoio Cdigo MP.2.x.04 Classe IV V VI Funo Administrativo Microinfomtica Quantitativo 210 08 218 10 69 12 01 12 02 04 01 02 01 05 01 01 01 01 01 01 01 01 127 345

Anexo III
QUADRO DE CDIGOS DE IDENTIFICAO DO CARGO EFETIVO
Ministrio Pblico Cdigo Grupo Ocupacional Grupo Ministrio Pblico Administrativo Quadro Suplementar Cargo em Comisso Extinto Cargo em Comisso Especial MP Cdigo 1 2 3 4 5 Nvel Cdigo A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y Padro Classe I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII Cdigo 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

21

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


Anexo III (Alterado pela LE N 9703/2011) QUADRO DE CDIGOS DE IDENTIFICAO DO CARGO EFETIVO Ministrio Pblico Cdigo Grupo Ocupacional Grupo Ministrio Pblico Administrativo Quadro Suplementar Cargo em Comisso Extinto Cargo em Comisso Especial MP Cdigo 1 2 3 4 5 Nvel Cdigo A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M. N, O, P, Q, R, S Padro Classe I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII Cdigo 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Anexo IV
QUADRO DAS CARREIRAS ADMINISTRATIVAS DO MP-ES
Grupo Ocupac . Carreira Cargo Cdigo Classe I Agente de Servio ADMINISTRATIVO Operaciona l Agente de Apoio Agente de Promotoria Agente Tcnica Operaciona Tcnico l Agente Especializa do MP.2.x.04 MP.2.x.01 II III IV V VI VII MP.2.x.07 VIII IX X XI XII Padr o 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 XI XII VIII IX V VI Promo o Vertical II III Promoo Horizontal Nvel Inicia Nveis l A BCDEFGH I R A I R A I R A I R JLMNOPQ STUVWXY BCDEFGH JLMNOPQ STUVWXY BCDEFGH JLMNOPQ STUVWXY BCDEFGH JLMNOPQ STUVWXY

MP.2.x.10

Anexo IV (Alterado pela LE N 9703/2011) QUADRO DAS CARREIRAS ADMINISTRATIVAS DO MP-ES Grupo Ocupac. Carreira Cargo Cdigo Classe Padro I Agente de Servio Operacional ADMINISTRATIVO IV Agente de Apoio Agente de Promotoria Agente Tcnico Agente Especializado MP.2.x.04 V VI VII MP.2.x.07 VIII IX X MP.2.x.10 XI XII Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8.601/2007 04 05 06 07 08 09 10 11 12 XI XII VIII IX V VI A G N A G N A G N BCDEF HIJLM OPQRS BCDEF HIJLM OPQRS BCDEF HIJLM OPQRS MP.2.x.01 II III 01 02 03 Promoo Vertical II III Promoo Horizontal Nvel Nveis Inicial A BCDEF G N HIJLM OPQRS

Tcnica Operacional

22

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


Anexo V e Anexo XV

(Alterado pela LE n 9.990/2013)


FATORES DE COMPLEXIBILIDADE DOS CARGOS EFETIVOS
Fatores de Complexidade do Cargo e da Funo Exper. Conhecimento Suplementar Requisito Especial Mnima
Tcnicas de atendimento Facilidade de Comunicao 06 meses Digitao Conhecimentos de informtica Noes de Direito Administrativo Tcnicas de atendimento Digitao Facilidade de Comunicao e concentrao

Cargo

Funo

Escolaridade

Administrativo

2 grau completo

Agente de Apoio
Microinformtica
2 grau completo 01 ano

Conhecimentos Avanados de informtica Noes Direito de Administrativo Tcnicas de atendimento Facilidade de Comunicao

Secretaria

3 grau completo em qualquer rea

01 ano

Digitao Conhecimentos de informtica Conhecimento bsico de Direito Tcnicas de atendimento Facilidade de Comunicao Digitao Conhecimentos de informtica Conhecimento avanado de Direito

Agente de Promotoria
Assessoria
3 grau completo em Direito 01 ano

Administrador Arquivista Assistente Social Bibliotecrio Contador Economista

3 grau completo em Administrao 3 grau completo em Arquivologia 3 grau completo em Servio Social 3 grau completo em Biblioteconomia 3 grau completo em Cincias Contbeis 3 grau completo em Economia 3 grau completo em Engenharia Civil / Engenharia Ambiental / Engenharia Agronmica 3 grau completo em Estatstica 3 grau completo em Direito 3 grau completo em Letras/Portugus 3 grau completo em Pedagogia 3 grau completo em Biologia 3 grau completo em Arquitetura 3 grau completo em Tecnologia da Informao 3 grau completo em Tecnologia da Informao 3 grau completo em Informtica com especializao em Banco de Dados 3 grau completo em Tecnologia da Informao com especializao em Banco de Dados 3 grau completo em Administrao com especializao em Organizao e Mtodos 3 grau completo em Informtica com especializao em Sistemas 3 grau completo em Tecnologia da Informao, com especializao em Anlise de Sistemas 3 grau completo em Informtica com especializao em Software 3 grau completo em Informtica com especializao em Rede 3 grau completo em Tecnologia da Informao com especializao em Infraestrutura

01 ano 01 ano 01 ano

Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica Conhecimento de adm. pblica Conhecimento de adm. pblica

Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional

01 ano

01 ano 01 ano

Engenheiro

01 ano

Agente Tcnico
Estatstico Jurdico Letras Pedagogo Bilogo Arquiteto Desenvolvedor Desenvolvedor Web Designer

01 ano 01 ano 01 ano 01 ano 01 ano 01 ano 01 ano 01 ano

Analista de Banco de Dados

01 ano

Analista de O&M

01 ano

Conhecimento de adm. pblica Conhecimentos de informtica Conhecimento de adm. pblica

Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional

Agente Analista de Especializado Sistemas

01 ano

Conhecimento de adm. pblica 01 ano Conhecimento de adm. pblica 01 ano Conhecimento de adm. pblica 01 ano

Analista de Software Analista de Rede Analista de Infraestrutura

Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional Facilidade de Comunicao Registro profissional

Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8.601/2007

23

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Anexo VI
MP-ES
Grupo Ocup Cargo

TABELA DE UNIDADES DE VENCIMENTO DOS CARGOS EFETIVOS


Padro 01 Classe I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII A 1,0000 I 1,5159 R 2,1500 A 2,3332 I 2,8452 R 3,3337 A 07 3,3327 I 4,1440 R 4,9506 A 4,9995 I 6,0892 R 7,5259 B 1,0651 J 1,6249 S 2,2000 B 2,4529 J 2,9022 S 3,4003 B 3,5382 J 4,2269 S 5,0496 B 5,0995 J 6,2109 S 7,7516 C 1,1000 L 1,7000 T 2,2438 C 2,5020 L 2,9602 T 3,4683 C 3,6090 L 4,3114 T 5,2011 C 5,2015 L 6,3352 T 7,9687 Nveis D 1,1500 M 1,7828 U 2,2887 D 2,5520 M 3,0194 U 3,5377 D 3,6812 M 4,3977 U 5,3571 D 5,3056 M 6,4619 U 8,2078 E 1,2500 N 1,8078 V 2,3344 E 2,6030 N 3,0798 V 3,6085 E 3,7548 N 4,4856 V 5,5178 E 5,4117 N 6,6557 V 8,4541 F 1,3500 O 1,8498 W 2,3811 F 2,6551 O 3,1414 W 3,6806 F 3,8299 O 4,5753 W 5,6834 F 5,5199 O 6,8221 W 8,7077 G 1,4300 P 1,9328 X 2,4300 G 2,7082 P 3,2042 X 3,7542 G 3,9065 P 4,6668 X 5,8539 G 5,6855 P 6,9927 X 8,9689 H 1,4800 Q 2,0158 Y 2,4800 H 2,7624 Q 3,2683 Y 3,8293 H 3,9846 Q 4,7602 Y 6,0295 H 5,7992 Q 7,1675 Y 9,2380

Agente de Servio

02 03 04

ADMINISTRATIVO

Agente de Apoio

05 06

Agente Tcnico

08 09 10

Agente Especializ ado

11 12

24

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


Anexo VI (Alterado pela LE N 9703/2011)
MP-ES Grupo Ocup Cargo Padro 01 Agente de Servio 02 03 TABELA DE UNIDADES DE VENCIMENTOS DOS CARGOS EFETIVOS Classe I II III A 1,000 G 1,430 N 1,808 A 04 IV 2,333 Agente de Apoio G 05 V 2,533 N 06 ADMINISTRATIVO Agente de Promotoria 07 VII 3,333 08 Agente Tcnico VIII G 3,750 09 10 Agente Especializado 11 12 IX X XI XII N 4,466 A 5,000 G 5,733 N 6,583 3,366 H 3,866 O 4,550 B 5,100 H 5,850 O 6,716 3,416 I 4,033 P 4,666 C 5,200 I 5,966 P 6,850 3,466 J 4,250 Q 4,733 D 5,300 J 6,083 Q 6,983 3,516 L 4,283 R 4,850 E 5,416 L 6,200 R 7,116 3,600 M 4,366 S 5,100 F 5,516 M 6,333 S 7,266 VI 2,850 A 2,566 O 2,883 B 2,633 P 2,950 C 2,666 Q 3,016 D 2,741 R 3,066 E 2,783 S 3,150 F 2,366 H 2,400 I 2,433 J 2,466 L 2,500 M B 1,030 H 1,480 O 1,850 B C 1,100 I 1,516 P 1,933 C Nveis D 1,150 J 1,625 Q 2,016 D E 1,250 L 1,700 R 2,150 E F 1,350 M 1,783 S 2,200 F

Anexo VII

MP-ES
Grupo ocup
Cargo Padro 01 Agente de Servio 02 03 04 Agente de Apoio 05 06

TABELA DE VENCIMENTOS DOS CARGOS EFETIVOS


Classe I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII A 755,75 G 1.080,73 N 1.366,40 A 1.763,18 G 1.914,33 N 2.153,90 A 2.518,93 G 2.834,08 N 3.375,20 A 3.778,77 G 4.332,74 N 4.975,13 B 777,67 H 1.118,52 O 1.398,15 B 1.788,12 H 1.939,27 O 2.178,84 B 2.543,87 H 2.921,75 O 3.438,68 B 3.854,35 H 4.421,16 O 5.075,65 C 831,33 I 1.145,72 P 1.460,87 C 1.813,81 I 1.989,90 P 2.229,48 C 2.581,66 I 3.047,96 P 3.526,35 C 3.929,92 I 4.508,83 P 5.176,92 Nveis D 869,12 J 1.228,10 Q 1.523,60 D 1.838,75 J 2.014,84 Q 2.279,36 D 2.619,44 J 3.211,96 Q 3.576,99 D 4.005,50 J 4.597,25 Q 5.277,43 E 944,69 L 1.284,78 R 1.624,87 E 1.863,69 L 2.071,52 R 2.317,14 E 2.657,23 L 3.236,90 R 3.665,41 E 4.093,17 L 4.685,68 R 5.377,95 F 1.020,27 M 1.347,51 S 1.662,66 F 1.889,39 M 2.103,26 S 2.380,63 F 2.720,72 M 3.299,62 S 3.854,35 F 4.168,74 M 4.786,19 S 5.491,31 25

ADMINISTRATIVO
07 Agente de Promotoria Agente Tcnico 08 09 10 Agente Especializado 11 12

LEGENDA: valores com + 3,5% + 4,5% de reajuste/abril/julho2007

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Anexo VIII QUADRO SUPLEMENTAR DO MP-ES Cargo


Secretria Senior Supervisor para Assuntos Administrativos Assistente Tcnico Auxiliar Tcnico Motorista Agente de Servios Total
Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8.601/2007

Padro
04 04 03 02 01 01

Cdigo
MP.3.04 MP.3.04 MP.3.03 MP.3.02 MP.3.01 MP.2.x.01

Quant
01 01 03 09 01 11 26

Anexo IX QUADRO DE CARGOS EM COMISSO DO MP-ES Cargo


Chefe de Apoio ao Gabinete do Procurador-Geral de Justia

Padro 07 07 06 05 04 04 04 03 03 03 03 03 03 03 02 01 01

Cdigo do Cargo MP.5.07 MP.5.07 MP.5.06 MP.5.05 MP.5.04 MP.5.04 MP.5.04 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.03 MP.5.02 MP.5.01 MP.5.01

Quant. 01 01 01 01 01 03 01 02 01 01 01 02 46 01 11 11 01 86

Chefe de Secretaria-Geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justia Gerente-Geral do Ministrio Pblico Subgerente-Geral Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justia Gerente de Coordenao Gerente do Centro de Informtica Chefe de Gabinete do Subprocurador-Geral de Justia
Secretrio do Conselho Superior do Ministrio Pblico Secretrio do Colgio de Procuradores de Justia Secretrio da Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico Chefe de Secretaria de Apoio

Assessor Especial Gerente da Folha de Pagamento Assessor Tcnico Gerente de Servios Chefe de Apoio TOTAL
Legenda: Alterado pela Lei Estadual n 8974/2008

26

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Anexo X PADRO E VENCIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO SUPLEMENTAR Cdigo Padro Vencimento MP.3.01 01 1.603,91 MP.3.02 MP.3.03 MP.3.04 02 03 04 2.035,59 2.344,44 2.715,31

Anexo X (Alterado pela LE n 9496/2010)


QUADRO DOS PADRES E VENCIMENTOS DOS CARGOS EM COMISSO

Cdigo MP.5.01 MP.5.02 MP.5.03 MP.5.04 MP.5.05 MP.5.06 MP.5.07 MP.3.01 MP.3.02 MP.3.03 MP.3.04

Padro 01 02 03 04 05 06 07 01 02 03 04

Vencimento 2.667,00 3.223,50 6.480,60 7.274,17 7.935,46 10.448,34


15% sobre o vencimento bsico

1.475,81 1.873,01 2.157,19 2.498,44

Legenda: Cdigo MP.5.07 privativo de Membros Alterado pela Lei Estadual 8.974/08

Anexo XI
QUADRO DE CARGOS EM COMISSO EXTINTOS Para efeito de pagamento

Cargo Diretor-Geral Assessor Chefe de Diviso Administrativa Anexo XII

Cdigo MP.4.05 MP.4.03 MP.4.02

Padro 05 03 02

Vencimento 5.650,00 3.509,52 800,00

QUADRO DAS FUNES GRATIFICADAS

Unidade Organizacional Apoio Assessoria de Engenharia Funes Especiais Promotorias de Justia Gerais e Cumulativas Total

Quantidade 02 01 15 65 83

Legenda: Anexo criado pela Lei Estadual n 8.601/2007

Anexo XIII
CARGOS EM COMISSO EXTINTOS Cargo Assessor de Nvel Mdio Total
Legenda: Anexo Criado pela Lei Estadual n 8.601/2007

Cdigo MP.5.01

Quant 28 28

Vencimento Unitrio 2.410,70

Vencimento Total 67.499,60 67.499,60

27

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Anexo XIV
CARGOS EFETIVOS EXTINTOS Cargo Agente de Apoio Total
Legenda: Anexo Criado pela Lei Estadual n 8.601/2007

Funo Segurana

Cdigo MP.2.x.04

Quant 10 10

Vencimento Vencimento Unitrio Total 1.687,50 16.875,00 16.875,00

Anexo XVI (Inserido pela LE N 9703/2011)


MP-ES
TABELA DE UNIDADES DE VENCIMENTO DOS CARGOS EM COMISSO DO QUADRO SUPLEMENTAR PADRO

01 1,000

02 1,000

03 1,152

04 1,334

Anexo XVII (Inserido pela LE N 9703/2011)


ATRIBUIES DOS CARGOS EFETIVOS OPERACIONAIS
Cargo: AGENTE DE APOIO Cdigo: MP.2.x.04

1. Funo: Administrativo 1.1. Atribuies Bsicas: executar atividades de administrao geral, almoxarifado, comunicao, financeiro, recursos humanos e suprimentos; auxiliar nas rotinas do cerimonial e das assessorias; desenvolver atividades administrativas de mdia complexidade; conhecer e colocar em prtica legislao, normas e rotinas que regulamentam suas atividades; receber, controlar, registrar a distribuio e o andamento de processos e documentos; executar trabalhos administrativos diversos como: organizao de agenda, gerenciamento de informaes, arquivo de documentos, atualizao de banco de dados, expedio de documentos e relatrios, redao de atos padronizados, despachos e informaes em processos, clculos diversos, pesquisas etc.; elaborar, dar andamento, informar e controlar processos; operar computador, fac-smile, aparelhos audiovisuais e sistemas diversos; executar e conferir servios de digitao; atender pblico interno e externo; estudar, orientar e controlar o cumprimento da legislao vigente, pesquisando e acompanhando jurisprudncias e publicaes pertinentes; instrumentos de controle; realizar controles, clculos, conferncias e avaliaes; buscar e entregar processos, procedimentos, inquritos, notificaes e documentos para cidados, servidores, rgos pblicos e outras entidades. (Includo pela LE n 9.990/2013) desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 1.2. Requisitos Profissionais: Ensino Mdio completo. 2. Funo: Microinformtica 2.1. Atribuies Bsicas:

28

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

organizar e preparar servios para microcomputadores; preparar informaes para serem processadas; conferir relatrios diversos; atender no Help Desk; prestar orientao tcnica operacional; acompanhar e controlar a operao dos equipamentos; dar treinamento ao usurio final; dar suporte no desenvolvimento de aplicaes; instalar, consertar e efetuar a manuteno em microcomputadores; realizar controle de assistncia tcnica, manuteno e estoque de peas de reposio; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 2.2. Requisitos Profissionais: Ensino Mdio completo de tcnico em informtica, ou Ensino Mdio completo com curso de informtica, com carga horria de no mnimo 40 horas, tais como: montagem e manuteno de computadores; instalao, manuteno e suporte de sistemas operacionais Windows; programador de computador; instalao e manuteno de hardware e software; instalao, manuteno e suporte de redes. ATRIBUIES DOS CARGOS EFETIVOS TCNICOS OPERACIONAIS Cargo: AGENTE DE PROMOTORIA 1. Funo: Secretaria 1.1. Atribuies Bsicas: planejar, coordenar, executar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades de apoio administrativo da Secretaria; desenvolver as atividades de recebimento, controle, registro e distribuio de processos, correspondncias, documentos e expedientes em geral; operar os sistemas eletrnicos; redigir e emitir documentos e relatrios; realizar pesquisas, estudos e anlises relativas s atividades da Secretaria; efetuar controles relativos a pessoal, material de consumo e permanente, custos operacionais, servios terceirizados, recursos financeiros, etc.; solicitar material e servios de manuteno, conserto e obras; realizar a entrega de notificaes quando necessrio; emitir pareceres e informaes em processos administrativos; realizar fiscalizaes quando designado; efetuar a gesto de contratos administrativos; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 1.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em qualquer rea do conhecimento. 2. Funo: Assessoria 2.1. Atribuies Bsicas: assessorar diretamente o Promotor de Justia em assuntos jurdicos; realizar pesquisas, estudos e anlises; receber, controlar e devolver os processos jurdicos; emitir pareceres diversos em assuntos administrativos e jurdicos; realizar percias e fiscalizaes quando designado; controlar prazos legais dos feitos encaminhados Promotoria de Justia; emitir documentos, relatrios de controle e estatsticos; operar os sistemas eletrnicos e efetuar a digitao de dados e informaes; atualizar cadastros e bancos de dados; realizar arquivamento de documentos e cpias processos; realizar a entrega de notificaes quando necessrio; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 2.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Direito. Cdigo: MP.2.x.07

29

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

Cargo: AGENTE TCNICO 1. Funo: Administrador

Cdigo: MP.2.x.07

1.1. Atribuies Bsicas: planejar, organizar, supervisionar, controlar e avaliar os servios tcnicoadministrativos, relativos s reas de recursos humanos, materiais, financeira, oramentria, patrimnio, informaes, tecnolgica, planejamento e outras compatveis com a profisso; efetuar levantamento, pesquisa, anlise e interpretao de dados para elaborao de planos de ao, projetos e pareceres relacionados com as atividades de administrao geral; efetuar levantamentos diversos, pesquisas e anlises de natureza especializada; assessorar as gerncias em assuntos de sua especializao; coordenar, orientar, treinar e supervisionar equipes de trabalho tcnico; elaborar planos de trabalho e relatrios e acompanhar e controlar o desenvolvimento destes na sua unidade; emitir informaes, pareceres, laudos e percias; elaborar, implantar, acompanhar, avaliar e controlar projetos de sua rea de especializao; auxiliar nos trabalhos de reestruturao organizacional, modernizao administrativa e controle interno; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 1.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Administrao. 2. Funo: Arquivista 2.1. Atribuies Bsicas: planejar, coordenar, executar, supervisionar, controlar e avaliar os servios tcnicos e o funcionamento do Arquivo Geral do MP-ES; organizar, coordenar, acompanhar e controlar as atividades de identificao, avaliao, seleo e manuteno de documentos dos mais diversos tipos; definir e coordenar o trabalho de avaliao e classificao de documentos; elaborar e manter atualizadas as tabelas de temporalidade dos documentos; restaurar material danificado; organizar e manter atualizado banco de dados e sistemas eletrnicos de controle documental; controlar e promover o acesso ao acervo; realizar estudos e pesquisas de documentos e auxiliar o usurio nas pesquisas; informar processos inerentes ao acervo do arquivo; emitir certides de documentos arquivados e pareceres; controlar o servio de triagem e eliminao; orientar as comisses de avaliao setoriais; acompanhar e controlar os arquivos setoriais; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 2.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Arquivologia.

30

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

3. Funo: Assistente Social 3.1. Atribuies Bsicas: planejar, organizar, supervisionar, controlar e avaliar o servio social do MP-ES, das reas meio e fim; prevenir, diagnosticar e providenciar o tratamento de problemas que prejudiquem a promoo humana; analisar os problemas de desajustamento profissional dos servidores; promover a sade ocupacional e acompanhar servidores em tratamento de sade; realizar entrevistas e acompanhar servidores afastados por auxlio doena ou acidente de trabalho; elaborar, propor e participar de programas educativos e de assistncia social; controlar o desempenho dos programas sociais; promover eventos de integrao social e atividades recreativas para integrao; elaborar, propor e executar planos, projetos e aes de natureza social; emitir pareceres e realizar atendimentos e percias; planejar, coordenar, implementar, controlar e avaliar planos, programas e projetos relativos a atividades sociais; assessorar membros e gerncias;; prestar servios sociais orientando indivduos, famlias, comunidades e instituies sobre direitos e deveres, servios e recursos disponveis; realizar estudos sociais com laudo tcnico para adoo de medidas adequadas; fiscalizar as entidades pblicas e privadas responsveis em cuidar de crianas e adolescentes, idosos e deficientes, e a aplicao de recursos e subsdios pblicos; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 3.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Servio Social. 4. Funo: Bibliotecrio 4.1. Atribuies Bsicas: planejar, orientar, executar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades biblioteconmicas; planejar, implantar, organizar e supervisionar os servios da biblioteca; propor a aquisio, registrar, catalogar, classificar, ordenar, arquivar e controlar colees, livros, discos, etc.; elaborar informativos do acervo bibliogrfico; realizar pesquisas bibliogrficas; coordenar o emprstimo do acervo; criar atividades e programas de incentivo leitura; manter intercmbio com outras bibliotecas; coordenar a implantao e a operao do sistema eletrnico de biblioteca; executar as atividades de conservao e atualizao do acervo; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 4.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Biblioteconomia.

31

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

5. Funo: Contador 5.1. Atribuies Bsicas: planejar, orientar, executar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades contbeis; organizar o sistema de registros e operaes; supervisionar a contabilizao dos documentos e a escriturao dos livros; acompanhar a execuo oramentria e financeira; elaborar cronograma de desembolso; efetuar estudos para aperfeioamento e simplificao dos sistemas e prticas de trabalho; controlar os vencimentos de contratos; controlar as atividades de fundos, caixa, bancos, registros, recursos e outros; orientar e elaborar balanos, balancetes, demonstrativos e relatrios contbeis; orientar e desenvolver atividades de escriturao contbil e fiscal, anlise demonstrativa das conciliaes de contas, recolhimento de encargos sociais e tributos, e outros registros; controlar o quadro geral do patrimnio; elaborar relatrios da situao patrimonial, econmica e financeira; realizar percia na rea contbil por solicitao dos rgos de execuo; participar de auditoria interna; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 5.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Cincias Contbeis. 6. Funo: Economista 6.1. Atribuies Bsicas: planejar, analisar e conciliar programas financeiros e oramentrios e prestar assessoria sobre assuntos da rea; analisar o ambiente econmico; elaborar, acompanhar e controlar a elaborao e a execuo do oramento; acompanhar a votao da lei oramentria; controlar o custo operacional; efetuar estudos, pesquisas e trabalhos sobre a entrada e sada de recursos; emitir pareceres sobre problemas econmico-financeiros; analisar contratos de obras e servios para verificar preo, prazo, e reajustes; elaborar estudos e tabelas sobre as despesas; participar ou assessorar a comisso de licitao; calcular custos relativos aos novos projetos e s despesas de custeio e de pessoal; auxiliar nas negociaes salariais, na compra de imveis e materiais de custo elevado; auxiliar ou participar da comisso de controle interno; realizar auditorias; elaborar, propor e implementar projetos de pesquisa econmica, mercados, viabilidade econmica, etc.; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 6.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Cincias Econmicas.

32

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


7. Funo Engenheiro 7.1. Atribuies Bsicas: 7.1.1. rea: Engenharia Civil: planejar, coordenar, executar, supervisionar, controlar e a valiar projetos e atividades de engenharia civil; fiscalizar e gerenciar, tcnica e administrativamente, as obras, as reformas e a manuteno dos imveis institucionais; supervisionar prazos, preos, custos, padres de qualidade e segurana; elaborar oramentos e projetos; realizar vistorias e elaborar laudos tcnicos; elaborar e/ou acompanhar projetos de instalaes hidrosanitrias, proteo e combate a incndio, estrutural e levantamento topogrfico; elaborar pareceres tcnicos em processos; proceder ao exame e anlise de laudos, percias e outras peas, emitindo laudo tcnico; acompanhar a realizao de percias pelos demais rgos pblicos; funcionar como assistente em procedimentos judiciais; orientar as Promotorias de Justia em assuntos relativos Engenharia Civil; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 7.1.2. rea: Engenharia Ambiental: planejar, coordenar, executar, supervisionar, controlar e avaliar os programas e atividades relativas rea ambiental; efetuar estudos e pesquisas relativos ao desenvolvimento econmico sustentvel; pesquisar a aplicao de tecnologias para proteo ao ambiente; promover projetos, programas e aes visando a preservao e a qualidade da gu a, do ar e do solo; efetuar estudos de impacto ambiental; realizar estudos sobre fontes de energia e potencial energtico; elaborar, propor e implementar projetos e aes referentes a recursos hdricos, saneamento bsico, tratamento de resduos, excesso de rudos e recuperao de reas contaminadas ou degradadas; conhecer e controlar o andamento dos processos referentes a problemas ambientais; propor e controlar indicadores de desempenho e requisitos relativos ao meio ambiente; realizar percias; emitir pareceres em processos; elaborar e propor projetos e eventos ambientais e de combate a poluio; elaborar relatrios; prestar orientao para as Promotorias de Justia; acompanhar e propor a divulgao da legislao ambiental; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 7.1.3. rea: Engenharia Agronmica: (Includo pela LE n 9.990/2013) desenvolver atividades complexas, que envolvam estudos, pesquisas, elaborao e supervisionamento de projetos referentes a cultivos agrcolas e pastagens, orientem e controlem tcnicas para utilizao de terras, reproduo, cuidado e explorao da vegetao florestal; exercer as atribuies bsicas referentes Engenharia Rural; construes para fins rurais e suas instalaes complementares; irrigao e drenagem para fins agrcolas; fitotecnia e zootecnia; melhoramento animal e vegetal; recursos naturais renovveis; ecologia; agrometeorologia; defesa sanitria; qumica agrcola; alimentos; tecnologia de transformao (acar, amidos, leos, laticnios, vinhos e destilados); beneficiamento e conservao dos produtos animais e vegetais; zimotecnia; agropecuria; edafologia; fertilizantes e corretivos; processo de cultura e de utilizao de solo; microbiologia agrcola; biometria; parques e jardins; mecanizao na agricultura; implementos agrcolas; nutrio animal; agrostologia; bromatologia e raes; economia rural e crdito rural; realizar atividades de nvel superior que envolvam o assessoramento aos membros do Ministrio Pblico em processos administrativos e judiciais oriundos das diversas reas de sua atuao; prestar informaes tcnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatrios em matrias de sua rea de formao, indicando a fundamentao tcnica, mtodos e parmetros aplicados; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 7.2. Requisitos Profissionais: (Alterado pela LE n 9.990/2013) 7.2.1. rea de Engenharia Civil quatro vagas: Educao Superior completa em Engenharia Civil. 7.2.2. rea de Engenharia Ambiental duas vagas: Educao Superior completa em Engenharia com complementao ou especializao em Engenharia Ambiental, ou ainda Engenharia Ambiental, ou Engenharia de Recursos Hdricos e do Meio Ambiente, ou outra denominao de curso de Engenharia correspondente rea de meio ambiente. 7.2.3. rea de Engenharia Agronmica uma vaga: Educao Superior completa em Engenharia Agronmica. 7.2.1. rea de Engenharia Civil: Educao Superior completa em Engenharia Civil. 7.2.2. rea de Engenharia Ambiental: Educao Superior completa em Engenharia com complementao ou especializao em Engenharia Ambiental, ou ainda Engenharia Ambiental, ou Engenharia de Recursos Hdricos e do Meio Ambiente, ou outra denominao de curso de Engenharia correspondente rea de meio ambiente.

33

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia


8. Funo: Estatstico 8.1. Atribuies Bsicas: planejar, organizar, coordenar, realizar e controlar estudos estatsticos de tratamento de dados; coletar, analisar e interpretar dados para o estudo de fenmenos naturais, econmicos e sociais; realizar pesquisa, levantamento e estudo de dados; analisar e interpretar os dados para fixar leis, correlaes ou padres de comportamento de determinados fenmenos; montar bancos de dados com atualizao permanente; realizar ou orientar o tratamento de dados, clculos de mdia, ndices e outros elementos; investigar as causas dos resultados obtidos nos estudos estatsticos, sugerindo a aplicao prtica dos dados nas atividades da Instituio; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 8.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Estatstica.

(Alterado pela LE n 9.990/2013)


9. Funo: Jurdico 9.1. Atribuies Bsicas: prestar assessoria e apoio em assuntos relativos s leis e suas aplicaes, principalmente, as relativas ao Direito Administrativo e as reas da Infncia e Juventude, Cvel, Defesa do Consumidor, Defesa da Cidadania, Criminal, Meio Ambiente, Bens e direito de valor artstico, esttico, histrico, turstico, paisagstico e urbanstico, educao e sade; emitir pareceres e realizar pesquisas; realizar percias quando designado; recomendar procedimentos internos preventivos para cumprimento da legislao; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 9.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Direito. 10. Funo: Letras 10.1. Atribuies Bsicas: organizar e coordenar trabalhos de reviso de textos, de documentos oficiais e redao de documentos em geral; efetuar traduo de textos; participar de treinamentos de portugus, redao oficial e literatura; propor programas de melhoria do processo de comunicao; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 10.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Letras, com opo para ingls ou espanhol. 11. Funo: Pedagogo 11.1. Atribuies Bsicas: planejar, organizar, coordenar, controlar e avaliar os trabalhos relativos a programas de ensino e programas de educao institucionais; coordenar e/ou acompanhar os programas de ensino relativos a treinamento e desenvolvimento pessoal; efetuar a adequao dos currculos dos cursos; avaliar os mtodos pedaggicos utilizados pelos instrutores; realizar treinamento de instrutores; realizar pesquisa para levantar a necessidade de treinamento; criar instrumentos de avaliao da aprendizagem e a ap licao prtica da aprendizagem; efetuar estudos e pesquisas relativos educao; prestar orientao s Promotorias de Justia; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 11.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Pedagogia.

34

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

12. Funo: Psiclogo 12.1. Atribuies Bsicas: diagnosticar, prevenir e tratar distrbios emocionais, de personalidade e no campo da psicologia aplicada ao trabalho; proceder a estudos e avaliaes dos mecanismos do comportamento humano; participar de programas preventivos e educativos para promover a sade mental; participar dos processos de recrutamento e seleo de pessoal, avaliao de desempenho e treinamento profissional; efetuar orientaes psicolgicas aos servidores que apresentarem problemas pessoais, familiares, profissionais; desenvolver trabalhos de integrao dos servidores no ambiente de trabalho; elaborar programas de avaliao e acompanhamento de desempenho dos servidores treinados; participar de estudos e programas relativos cultura organizacional; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 12.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Psicologia.

(Includo pela LE n 9.990/2013)


13. Funo: Bilogo 13.1. Atribuies Bsicas: desenvolver atividades complexas, que envolvam planejamento, superviso, coordenao e execuo de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emisso de laudos, pareceres tcnicos e assessoramento tcnico-cientfico nas reas das Cincias Biolgicas; exercer as atribuies bsicas referentes Gentica; Cincias Morfolgicas; Botnica; Zoologia; Ecologia; Microbiologia; Biologia Econmica; Administrao de Recursos Naturais; Paleontologia; Paleobiogeografia; Biogeografia; Oceanografia Biolgica; Biologia Marinha; Fisiologia Geral; Fisiologia Humana; Fisiopatologia Animal e Vegetal; Parasitologia Humana; Bioqumica; Biofsica; Matemtica aplicada Biologia; Ecoturismo; Avaliao de Impacto Ambiental; Ecotecnologia; Sensoriamento de Solos; Bioclimatologia; Foto Interpretao; Informtica aplicada Biologia; Inventrio e Avaliao de Patrimnio Natural; Bioespeleologia; Radio imunoensaios; Tecnologia Bionuclear; Ecotoxicologia; Hidroponia; Auditoria (Auditagem) Ambiental; Biotrio; Cultura de Tecidos; Controle de Vetores e demais reas que vierem a ser regulamentadas; assessorar os membros do Ministrio Pblico em processos administrativos e judiciais oriundos das diversas reas de sua atuao; prestar informaes tcnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatrios em matrias de sua rea de formao, indicando a fundamentao tcnica, mtodos e parmetros aplicados; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 13.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Biologia

(Includo pela LE n 9.990/2013)


14. Funo: Arquiteto 14.1. Atribuies Bsicas: fornecer suporte tcnico e administrativo Coordenao de Engenharia do MP-ES; fornecer assessoramento tcnico e suporte especializado s Promotorias de Justia e Centros de Apoio em aes e procedimentos que envolvam conhecimentos da rea de arquitetura; assessorar o Promotor de Justia, quando requisitado, em audincias pblicas e reunies tcnicas; realizar vistorias, percias, avaliaes, anlise de documentos, estudos tcnicos, coleta de dados e pesquisas para fundamentao de pareceres, laudos e relatrios relacionados rea de arquitetura; elaborar planos e projetos associados arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, tcnicas e metodologias; fiscalizar e executar obras e servios; favorecer a adequada ocupao e ambientao do espao fsico das edificaes do Ministrio Pblico; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 14.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Arquitetura

35

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

(Includo pela LE n 9.990/2013)


15. Funo: Desenvolvedor 15.1. Atribuies Bsicas: executar atividades de especificao de softwares, planejamento, assistncia instalao e documentao de instalao; codificar softwares bsicos e programas de computador; estudar os objetivos do programa e os dados necessrios para o seu desenvolvimento; elaborar fluxogramas e convert-los em linguagem de mquina; efetuar programas e mant-los funcionais; realizar treinamentos; participar da implantao e da superviso dos bancos de dados e da rede; avaliar softwares bsicos, aplicativos e recursos de hardware utilizados; elaborar e compreender diagramas/fluxogramas de lgica; atuar na causa de problemas e solues; aplicar requisitos de segurana das informaes e dos sistemas de informao; testar programas de computador; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 15.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Cincia da Computao ou Sistemas de Informao ou Engenharia da Computao ou outro curso superior completo na rea de Tecnologia da Informao.

(Includo pela LE n 9.990/2013)


16. Funo: Desenvolvedor Web Designer 16.1. Atribuies Bsicas: aplicar conceitos de engenharia de usabilidade; codificar aplicaes para internet, programas de computador e softwares bsicos; prover recomendaes de acessibilidade para construo e adaptao de contedos na internet/intranet e solues que promovam colaborao, personalizao, gesto do conhecimento, gesto de contedo, taxonomia, single sign-on, integrao de sistemas, funcionalidades de web 2.0 ou superior; construir, editar, mapear pginas web e peas hipermdia ou multimdia; criar aplicaes interativas e animaes; realizar tratamento digital de imagens, edio de udio/vdeo e modelagem 3D; analisar tipologia no design grfico; executar atividades necessrias para implementao de solues WEB; analisar, implementar e administrar solues com conceitos de e-commerce, portabilidade e mobilidade; executar atividades de especificao de softwares, planejamento, assistncia instalao e documentao de instalao; estudar os objetivos do programa e os dados necessrios para o seu desenvolvimento; elaborar fluxogramas e convert-los em linguagem de mquina; efetuar programas e mant-los funcionais; realizar treinamentos; participar da implantao e da superviso dos bancos de dados e da rede; avaliar softwares bsicos, aplicativos e recursos de hardware utilizados; elaborar e compreender diagramas/fluxogramas de lgica; atuar na causa de problemas e solues; aplicar requisitos de segurana das informaes e dos sistemas de informao; testar programas de computador; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 16.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Cincia da Computao ou Sistemas de Informao ou Engenharia da Computao ou outro curso superior completo na rea de Tecnologia da Informao.

36

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

(Alterado pela LE n 9.990/2013)


Cargo: AGENTE ESPECIALIZADO Cdigo: MP.2.x.10

1. Funo: Analista de Banco de Dados 1.1. Atribuies Bsicas: elaborar, propor e manter modelos de dados e o dicionrio de dados; incorporar dados e orientar os demais servidores; efetuar anlise de impacto decorrente de alteraes dos modelos de dados; definir os nveis de integridade e de segurana dos dados; propor modelos para integraes de dados; fornecer suporte na tcnica de anlise de dados e utilizao de ferramenta de modelagem; realizar estudos tcnicos, coleta de dados e pesquisas; prestar informaes sob a forma de pareceres, laudos, aceites tcnicos e relatrios; realizar avaliao de recursos de hardware; avaliar o impacto da mudana sobre os servios de bancos de dados; planejar recursos de banco; criar e disponibilizar servios; acompanhar e elaborar projeto lgico e fsico de dados; efetuar cpias de segurana (Backup); administrar banco de dados, Oracle, SQL Server, MySQL, DB2, PostgreSQL, outros; implementar projetos de banco; produzir e analisar relatrios sobre a sade do banco de dados; realizar tuning de banco de dados; instalar Patches; clonar e migrar servios; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. planejar, coordenar, implantar e manter projeto fsico de base de dados; estabelecer a padronizao e prever o volume de dados nas aplicaes que utilizam o banco de dados; desenvolver e implantar solues que visem aumentar a segurana de acesso e o desempenho de sistemas gerenciadores de banco de dados; criar, documentar e manter esquemas, definies e vises das aplicaes no sistema gerenciador de dados; atuar como consultor no desenvolvi mento de sistemas, orientando e apoiando a anlise; avaliar a performance dos aplicativos implantados nos sistemas gerenciadores de banco de dados e elaborar e/ou participar da elaborao de informativos tcnicos e instrumentos normativos; propor e implementar novas tecnologias de acordo com a necessidade; definir e implantar procedimentos de recuperao de dados, de operacionalizao dos sistemas gerenciadores de banco de dados; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 1.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior Completa em Cincia da Computao ou Sistemas de Informao ou Engenharia da Computao ou outro curso superior completo da rea de Tecnologia da Informao e curso de especializao em Banco de Dados, com no mnimo 360 horas/aula. Educao Superior completa em Informtica, Engenharia de Sistemas, Cincia da Computao ou outro curso superior completo da rea de informtica, e curso de extenso ou de especializao em Banco de Dados, com no mnimo 360 horas/aula. 2. Funo: Analista de O&M 2.1. Atribuies Bsicas:

37

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

planejar, coordenar, orientar, executar e supervisionar estudos e anlises relativos a estrutura, cultura e processos de trabalho da organizao; analisar sistemas, mtodos e fluxos de trabalho, elaborando planos e projetos; elaborar e controlar a emisso de normas e manuais administrativos; estudar e propor mtodos e procedimentos de trabalho; pesquisar e elaborar estudos sobre a produtividade das unidades organizacionais; elaborar estudos e propor alteraes ou atualizao da estrutura organizacional; analisar e padronizar fluxos de informaes, processos e documentos em geral; assessorar na elaborao e implantao de sistemas computadorizados; analisar e propor medidas de melhoria das condies de trabalho; elaborar estudos e propostas relativas a plano de carreiras e vencimentos, estrutura de cargos, estrutura de vencimentos, lotao ideal, movimentao de pessoal na estrutura, entre outros; elaborar estudos de distribuio de tarefas QDT, para as unidades/rgos; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas 2.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Administrao e curso de ps-graduao em Organizao e Mtodos, ou ps-graduao em rea correlata a Administrao com curso de Organizao e Mtodos. 3. Funo: (Alterado Analista de Rede

pela LE n 9.990/2013)

3.1. Atribuies Bsicas: planejar, coordenar, implantar e manter projetos de rede de teleprocessamento; elaborar e implantar projeto de instalao de rede de teleprocessamento e efetuar manuteno; dimensionar e configurar o uso de hardware; gerenciar, controlar e projetar a segurana das redes de computao; acompanhar o desempenho da rede e efetuar as correes ou atualizaes; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 3.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Informtica, Engenharia de Sistemas, Cincia da Computao ou outro curso superior completo da rea de informtica, e curso de extenso ou de especializao em Rede, com no mnimo 360 horas/aula. 4. Funo: Analista de Sistemas 4.1. Atribuies Bsicas: efetuar levantamentos e anlises de dados e procedimentos; identificar oportunidades de integrao entre sistemas; avaliar, revisar, melhorar os projetos e sistemas aplicativos; definir e avaliar configurao, obteno, desenvolvimento ou alterao de softwares e sistemas; definir normas e padres de utilizao, segurana e funcionamento de software e hardware; realizar anlise de requisitos, projeto, implementao e operacionalizao de sistemas; elaborar a proposta de obteno e operao de sistemas; administrar prazos/recursos/planos de teste no desenvolvimento de sistemas; projetar, desenvolver, codificar, depurar, documentar e implantar sistemas; otimizar programas/rotinas de sistemas; adaptar softwares bsicos aos recursos existentes; orientar e acompanhar a gerao de dados; definir e documentar programas de aplicao e alteraes efetuadas nos sistemas; acompanhar a utilizao e o desempenho de sistemas em operao; analisar e solucionar problemas apontados pelos usurios relativos a sistemas; projetar solues em tecnologia da informao voltadas para sistemas; criar prottipos softwares, validar novas tecnologias e gerenciar ambientes operacionais; organizar treinamentos aos usurios; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. desenvolver, organizar, coordenar, implantar e manter sistemas de informao; coordenar o desenvolvimento de projetos de sistemas computadorizados e de processamento de dados;

38

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justia

desenvolver sistemas computacionais de acordo com a necessidade e os recursos; elaborar estudos de viabilidade e custos de sistemas computadorizados; orientar e acompanhar a gerao de dados e a elaborao de procedimentos e programas; adaptar softwares bsicos aos recursos existentes; analisar, projetar, desenvolver e implantar sistemas de processamento de dados e de tratamento de informao; manter o gerenciador de banco de dados e demais produtos, obedecendo a normas e procedimentos de segurana relacionados integridade e privacidade das informaes; levantar e analisar dados, proteger as estruturas lgicas, elaborar projetos lgicos e fsicos, testar, documentar e implantar sistemas; proceder a exame e anlise de laudos, percias, pareceres e outras peas emitindo laudo tcnico sobre as mesmas; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 4.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior Completa em Cincia da Computao ou Sistemas de Informao ou Engenharia da Computao ou outro curso superior completo da rea de Tecnologia da Informao e curso de especializao em Anlise de Sistemas, com no mnimo 360horas/aula. Educao Superior completa em Informtica, Engenharia de Sistemas, Cincia da Computao ou outro curso superior completo da rea de informtica, e curso de extenso ou de especializao em Anlise de Sistemas, com no mnimo 360 horas/aula. 5. Funo: (Alterado Analista de Software

pela LE n 9.990/2013)

5.1. Atribuies Bsicas: preparar, codificar e testar programas de computador; executar atividades de especificao de softwares, planejamento, assistncia instalao e documentao de instalao; desenvolver e manter softwares bsicos; efetuar acertos, alteraes ou implementaes nos programas implantados; solicitar e/ou preparar manuais de instruo de operao de programas; pesquisar e avaliar os novos produtos disponveis no mercado; definir critrios para avaliao e desempenho de softwares bsicos e aplicativos, e os recursos de hardware utilizados; analisar e definir sobre a aquisio e implantao de novos softwares; desempenhar outras atividades afins ou que lhe forem determinadas. 5.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior completa em Informtica, Engenharia de Sistemas, Cincia da Computao ou outro curso superior completo da rea de informtica, e curso de extenso ou de especializao em Software, com no mnimo 360 horas/aula. 4. Funo: (Includo pela LE n 9.990/2013) Analista de Infraestrutura 4.1. Atribuies Bsicas: executar aes para implementao de solues de infraestrutura; administrar e analisar o desempenho de servidores, solues de armazenamento, segurana e outros; administrar servios de rede, contas de usurio, servios de mensageria, comunicao e colaborao, aplicaes e servios web; realizar a configurao, instalao e manuteno de softwares de servidores e outros; administrar as reas de armazenamento, as ferramentas de backup e restore, as solues de clusterizao, virtualizao, redundncia e balanceamento de carga de servidores ou elementos ativos de rede; administrar e manter o datacenter; definir os nveis de acesso e as prioridades; prestar informaes sob a forma de pareceres, laudos e relatrios; monitorar e gerenciar a rede local, links de Telecom, suporte ao usurio nos servios de telefonia IP e recursos relacionados a servios de infraestrutura; preparao de projeto de redes; monitorar rede utilizando ferramentas de gerncia de redes; dimensionar e configurar o uso de hardware; gerenciar, controlar e projetar a segurana das redes; executar aes para implementao da poltica de segurana da informao; atuar em preveno, anlise, correes do ambiente do MP-ES; desempenhar outras atribuies afins ou que lhe forem determinadas. 4.2. Requisitos Profissionais: Educao Superior Completa em Cincia da Computao ou Sistemas de Informao ou Engenharia da Computao ou outro curso superior completo da rea de Tecnologia da Informao e curso de especializao em Infraestrutura, com no mnimo 360horas/aula.

39

Anda mungkin juga menyukai