Anda di halaman 1dari 32

JEJUM DE 40 DIAS

::Estamos vivendo dias de batalhas e conflitos espirituais e ao analisarmos a Palavra do Senhor verificamos que h uma arma eficaz e ao mesmo tempo desconhecida pelo povo de Deus. Vamos avaliar e aprender com alguns textos e usar essa arma poderosssima contra o poder das trevas.. ::Atos 27:9: "Depois de muito tempo, tendo-se tornado a navegao perigosa, e j passado o tempo do jejum, admoestava-os Paulo." Por esse texto verificamos que jejum no apenas uma prtica usada no Velho Testamento. O nosso querido apstolo Paulo usava dessa arma para enfrentar os perigos na sua jornada apostlica. Veja alguns resultados do jejum na vida desse servo de Deus: ::27:10=> Aqui ele teve uma palavra de conhecimento, e previu que a viagem iria causar prejuzos que seriam incalculveis JEJUM PRODUZ SENSIBILIDADE ESPIRITUAL ::A palavra do apstolo Paulo cumpriu-se e um tufo tomou a embarcao a colocando em deriva, eles foram obrigados a jogar a carga no mar para aliviar o peso do navio (27:14,18). ::Atos 27:22 => O apstolo Paulo relembra que a viagem no deveria ter acontecido, ele fez a previso de que haveria um desastre martimo e que toda carga seria perdida, agora a viso ampliada e ele afirma que o navio seria perdido tambm, apesar dessa informao dura, ele declara que a bno de Deus viria e ningum iria morrer como conseqncia da tragdia.

::27:23=> Neste versculo Paulo demonstra com que intimidade ele entra e sai do mundo espiritual, sua vida de santidade talvez seja o seu carto de crdito para ter livre acesso ao Trono do Pai. Ele informa com muita naturalidade que durante a noite ele foi visitado por um anjo de Deus, e este antecipou-lhe os futuros acontecimentos. ::Como disse, jejum orao e busca produzem em ns maturidade espiritual. Forma uma estrutura espiritual em ns, que nos capacita a entrar e sair a qualquer hora na eternidade futura. Ele recebeu uma informao celestial que todas as pessoas seriam convertidas ao Senhor Jesus e aquele navio, que antes estava rebelde s suas palavras, agora se tornaria mais uma igreja para glria de Deus. ::27:24 - Veja a informao que o anjo trouxe: "Paulo no temas, preciso que compareas perante Csar, e eis que Deus por sua graa te deu todos quantos navegam contigo". ::Paulo conhecia a lngua dos anjos (I Co. 13:1) e tinha uma convico profunda, seus ouvidos eram extremamente sensveis informao angelical, ele conhecia a voz que procede do trono de Deus, e no ficou confuso. Paulo tinha, creio eu, uma boa estrutura emocional e intelectual, no se deixava levar pelas emoes caindo em excessos, porm era um servo de Deus equilibrado. Louvado seja Deus por isso.

ORD ENAR NOVA LIDERANA ::Paulo no se intimida da oposio ao seu trabalho e em cada cidade havia uma reao bem diferente. Mas na hora da escolha uma nova liderana jejuava e orava para no correr o risco de fazer a escolha errada. Hoje temos que recuperar essa viso na casa de Deus. para no corrermos o risco de fazer a escolha errada. Deus nos livre de ordenarmos algum e depois decepcionarmos com a escolha, essa seria uma situao muito constrangedora. Para ordenarmos uma pessoa, alm da avaliao do presbitrio, temos o reconhecimento da igreja. Na verdade, a pessoa j est na posio apenas a reconhecemos impondo as mos e abenoando. ADORAO SERVIO E JEJUM ::Lucas 2:37=> "e que era viva de oitenta e quatro anos. Esta no deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e oraes". Esta mulher no abandonava a casa do Senhor, apesar da idade avanada praticava sua adorao com jejuns. Esta mulher era profetisa de uma tribo considerada e reconhecia o valor da vida de intercesso diante do trono de Deus. AUTORIDADE CONTRA O PODER DAS TREVAS ::Mt 17:21=> "Mas esta casta no se expele seno por meio de orao e jejum".

Nesse texto temos um caso interessante, de uma pessoa possessa de uma fora poderosa e maligna. O pai desse jovem est desesperado sem saber o que fazer e procurou os discpulos do Senhor Jesus, porm eles nada puderam fazer, no tinham poder e nem autoridade espiritual para operar a libertao do rapaz. Jesus os chamou primeiro de gerao incrdula, exortou-os na questo da f, nada ser impossvel para aquele que tem f. A seguir h uma orientao para quem deseja ter autoridade e poder sobre castas demonacas. Jejum e orao, nos capacitam com poder e autoridade para guerrear e vencer a fora de Satans Mas esta casta s sai pela orao e pelo jejum (Mt 17:21), e libertar os escravizados e oprimidos dessa gerao. PARA CONFISSO DE PECADOS - JEJUM COMO PREPARAO ::Jn. 3:5=> "os ninivitas creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior at o menor". Foi um arrependimento to violento e o temor de Deus se aproximou tanto dessa cidade, que por ordem do rei, at os animais fizeram jejum. Em conseqncia do jejum, a maldade e a violncia cessaram na cidade, no pas, na nao, algum pagou um preo para que aquele povo fosse liberto.

JEJUM DA LIDERANA / CLAMANDO POR LIBERTAO ::Jl. 1:13,14=> altar, vinde, ministros de meu Deus, "Cingi-vos de pano de saco e lamento, sacerdotes, uivai, ministros do passar a noite vestidos de sacos, porque da casa do vosso Deus foram cortadas a oferta de manjares e a libao. Promulgai um desta terra, para a casa do ancios, todos os moradores assemblia solene, congregai os convocai uma santo jejum, Senhor nosso Deus, e clamai ao Senhor". - Qual o motivo desse clamor e jejum? (Jl. 2:12) Cessou na casa de Deus a alegria e regozijo (v16)
A semente mirrou, os celeiros foram derribados (v17)

O gado est morrendo, no h pasto (v 18) As ovelhas esto perecendo (v 8) O fogo consumiu o pasto (v19) Os rios secaram, no h gua (v 20) Nos momentos de uma crise nacional a igreja de Cristo est convocada para jejuar e orar para que Deus tenha misericrdia de ns. No podemos ficar indiferentes s crises sejam elas quais forem, e de que ordem forem, nosso papel orar e guerrear para a ira de Deus contra a nao.

APLACAR A FRIA DOS INIMIGOS - RESPOSTA DE JEJUM E ORAO ::Salmos 109:24=> "De tanto jejuar os joelhos me vacilam, e de magreza vai mirrando a minha

carne". Para resistir a zombaria, o escrnio, e a acusao. O jejum e a orao tambm uma arma eficaz e poderosssima contra os inimigos do dia a dia. Talvez voc esteja passando por uma situao semelhante a do salmista, ento seria bom aprender com ele e praticar. Quanto mais intensa a fria dos inimigos mais ele jejua, combate, guerreia, at que o triunfo seja uma conquista. v.2- Difamao, fraude e mentira v.3- dio e hostilidade, acusao v.16- Perseguio, aflio, dio furioso v.17- Maldies, (v.28) v.20- Falam mal contra minha vida v.22- Estou aflito e necessitado, meu corao est ferido v.25- Todos zombam de mim v.20- Oposio s minhas necessidades, julgamento sem causa. Gostaria que voc fizesse uma avaliao nessa lista contida em Salmos cento e nove, veja se alguma coisa identifica-se com sua vida. H uma arma poderosa para derrubar todos esses inimigos e a chave est no verso vinte e quatro; jejum e orao. JEJUM PARA ENTRAR NA PRESENA DO REI JESUS CRISTO ::Et. 4:16 "Vai, ajunta os judeus que se acharem em Sus, e jejuai por mim, e no comais nem bebais por trs dias, nem de noite nem de dia, eu e as minhas servas tambm jejuaremos. Depois irei ter com o rei ainda que contra a lei,

se perecer, pereci. Ento se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado ::Este precioso livro de Ester maravilhoso, nestes escritos encontramos uma revolucionria revelao, e a fora dessa chave que Deus ps em nossas mos chamada jejum e orao. ::Ham, significa o sistema do mundo, e alm disso, a fora total de Satans em oposio aos maravilhosos planos de Deus, esse personagem trabalhou, tanto que acabou conseguindo cartas brancas, autorizao real para colocar seus planos em ao, Ham tinha tanta autoridade que a Bblia revela que todos se inclinavam perante ele com exceo de Mordecai.(Et. 3:2) ::Ham (diabo) ficou furioso, sua ira acendeu porque seu desejo que todos se inclinem perante ele, ele tentou trabalhar para que o prprio Senhor Jesus se inclinasse perante ele, Jesus ordenou: Arreda Satans (Et. 3:5,6). Ham no se daria por satisfeito em destruir apenas a vida de Mordecai, porm agora ao saber que Mordecai Judeu (igreja de Cristo) sua fria agora para aniquilar todos os judeus ou seja nos dias de hoje sua vontade de aniquilar totalmente a igreja de Jesus Cristo. ::Foi esse mesmo esprito terrvel que entrou na vida de Saulo de Tarso, um fantico religioso, que estava pensando prestar um servio a Deus, perseguindo, prendendo e at mesmo matando os crentes daquela poca, porm o dono da igreja apareceu para ele na estrada de Damasco e tratou desse assunto frente frente com ele. Jesus

amarrou esse esprito maligno na vida de Saulo de Tarso, colocando por terra toda aquela imponncia furiosa, restaurou-o totalmente e agora ele transformado num homem de Deus, cheio do Esprito e de sabedoria. ::O propsito de Ham era de destruir todos os judeus, porm o povo compreendeu que era hora de lutar, guerrear, usar a arma do jejum e orao para aniquilar, amarrar as castas demonacas que operavam naquela poca. (Et. 3:6). Ham (diabo) entra em conselho com o rei Assuero e consegue realizar a trama, acusando os judeus de no observarem e nem obedecerem s ordens do rei e por essa razo deveriam ser totalmente aniquilados. (Et.3:7,11,13). :: como se hoje essa ordem fosse expedida do inferno para aniquilar totalmente o dom de Deus em um s dia. Essa a inteno do diabo e suas hostes, h uma peleja tremenda sendo travada. E necessrio que o povo de Deus desperte do sono espiritual, pegue as suas armas e lute intensamente contra o poder das trevas, at que tenhamos vitria total contra todos os nossos inimigos. A ordem de Ham era matar os judeus e saquear todos os seus bens (Et. 3:13,14). ::Ester tipo da igreja que intercede, essa mulher valiosa levanta-se de uma maneira maravilhosa para interceder junto ao rei. Ainda que fosse necessrio morrer ao falar com o rei Assuero ela est disposta a pagar o preo do jejum e da orao pelo perodo de trs dias e trs

noites, no iria comer e nem beber at que a vitria fosse consumada e a ordem de matar os judeus fosse cancelada. ::O rei estendeu o cetro de ouro para Ester. Como bom saber que os intercessores tm o favor do rei Assuero (Jesus) que estava ao seu lado, para garantir a vitria. Ester se aproximou e tocou a ponta do cetro, como quem quer apropriar-se da vitria e da autoridade real para resolver seus problemas. O rei Assuero v a fora da intercesso, jejum, lgrimas, splicas de seu corao e pergunta."Que que tens rainha Ester, ou qual a tua petio? At a metade do reino se te dar.Et. 5:3 ::Estou escrevendo sobre esse assunto, porm me d vontade de saltar da mesa e da cadeira e pular de alegria por essa palavra. tremendo como Deus relaciona-se com os intercessores, guerreiros de orao, pessoas que levam o peso, at que uma resposta seja achada dos lbios de Deus. Ester finalmente conseguiu e o rei Assuero (Jesus Cristo) chegou a oferecer metade do reino a essa igreja intercessora. Voc j pensou o que significa ter acesso metade do reino de Deus, pela orao e pelo jejum? ::Eu te convido meu querido, a levantar-se agora mesmo de sua vida que talvez seja mirrada em relao ao ministrio de orao, jejum e intercesso, a apropriar-se de metade do reino como foi oferecido pelo rei Assuero rainha Ester. ::O Reino de Deus, no comida e nem bebida, mas alegria, paz e gozo no Esprito Santo e

infelizmente ns temos visto nesse tempo tantas pessoas tristes, amarguradas, angustiadas, em crise de tudo quanto espcie e que, se entrassem no reino de Deus, seriam totalmente transformadas. At mesmo cristos que no conseguem vitria em suas vidas, se desenvolvessem esse ministrio, prontamente receberiam metade do reino, como foi proposto pelo rei Assuero para Ester (igreja intercessora). ::Ser que essas palavras no te animam a orar e jejuar? Ester prepara um banquete, uma celebrao para o rei Assuero, e faz-lhe o convite para que ele participasse, quando ele chega ao banquete, abre seu corao para a rainha e reafirma a sua inteno de dar metade do reino se fosse essa a sua petio (Et. 5:6). ::Desde que essa situao foi enviada o rei Assuero (Jesus Cristo), ele no conseguiu dormir e resolveu procurar no livro dos feitos memorveis e acabou por achar uma meno sobre Mordecai (servo) e achou uma histria maravilhosa de como Mordecai o livrou da morte pela trama de Bigt e Teres (Et. 6.2). O rei Assuero resolve ento honrar aquele que o havia livrado da morte e fez uma festa para tal honraria. ::A palavra de Deus relata que no dia do banquete que Ester preparou, vieram o rei Assuero e Ham e j era o segundo dia da celebrao, no banquete do vinho o rei novamente reafirma sua inteno de abenoar a rainha Ester e novamente lhe oferece metade do reino, se fosse necessrio (Et.7:2).

::O rei Assuero lhe pergunta: Qual a tua petio? E se te dar. O que desejas? Cumprir-se- ainda que seja metade do meu reino. Ento respondeu a rainha Ester; "Se perante ti, rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, d-se-me por minha petio a minha vida, pelo meu desejo, o meu povo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destrurem, matarem e aniquilarem de vez, se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia por que o inimigo (diabo) no merece que eu moleste o rei." (Et. 7:3-4). ::Lembre-se que o inimigo veio para matar, roubar e destruir, porm Jesus veio para nos dar vida e vida em abundncia.(Joo 10:10). Ento falou o rei Assuero (Jesus Cristo): "Quem esse e onde est esse, cujo corao o instigou a fazer assim? Respondeu Ester: "O adversrio e inimigo (diabo) este mau Ham." (Et. 7:5-6) ::Ham que por conselho de sua mulher havia preparado uma forca para Mordecai, para mat-lo acabou na forca por ordem do rei Assuero, consumando a obra maravilhosa do jejum e da intercesso que amarrou, aniquilou, liquidou com a fora de Satans.(Et. 7:2,7 e 9:25). ::O Senhor est determinado a celebrar com sua igreja a festa de Purim, que seno um significado da libertao total das mos do inimigo, porm antes que essa festa seja celebrada necessrio que o povo de Deus tome conscincia do ministrio de intercesso, e jejue. Sem essas armas que nos fortalecem jamais

teremos festa. A celebrao uma conseqncia da vitria e no h vitria sem resistirmos at o fim a vontade de Ham (Satans) cuja inteno a de aniquilar o povo de Deus. ::Veja abaixo que momentos maravilhosos nos esperam aps a batalha vencida. Que esse texto anime o seu corao e encha de expectativa por esta festa maravilhosa que vir quando a igreja intercessora, por sua fora poderosa, amarrar totalmente as tramas diablicas de Satans. ::Et. 9:21=> "ordenando-lhes que comemorassem o dia catorze do ms de adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos, como dia em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o ms que se lhes mudou de tristeza em alegria e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquete e de alegria e de mandarem pores uns aos outros, e ddivas aos pobres.

ORANDO PELA RESTAURAO DE JERUSALM ::Ne.1:4=> "tendo eu ouvido estas palavras assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias, e estive jejuando e orando perante o Deus dos Cus." ::Qual teria sido o teor das informaes que Neemias recebeu que causaram uma revoluo to grande em suas emoes e vida espiritual a ponto de lev-lo imediatamente a orao e jejum

diante de Deus? Os judeus que escaparam e que no foram levados para o exlio, o que foi feito deles? Esto em grande misria e desprezo, os muros de Jerusalm esto derrubados e as suas portas queimadas a fogo.(Ne.1:2,3). ::Como se no bastasse a angstia em seus coraes causada pela invaso dos inimigos cidade, alguns tinham sido levados cativos e outros ficaram desolados, desamparados, miserveis, sem ter o que comer e beber. Aquela cidade, antes to bela, orgulho daquela nao, agora estava arruinada, completamente destruda, gerando um povo sem ptria, inseguros, sem destinos, peregrinos. ::Os muros foram derrubados simbolizando ausncia de proteo. E as portas queimadas simbolizando que agora os inimigos tm acesso direto e eles podem fazer o que bem entenderem. Neemias reage e pane para a ofensiva com as armas mais sofisticadas e potentes que um servo de Deus pode ter que orao e jejum, e como conseqncia do desempenho desse ministrio em sua vida, ele foi maravilhosamente levantado por Deus para fazer a restaurao de Jerusalm (igreja). ::O esprito de Deus est passando sobre ns e est selecionando homens, mulheres e crianas que se levantaro como Neemias e faro definitivamente as mesmas obras. Ser um povo revolucionrio, um verdadeiro peloto de Elite preparado pelo General dos generais, o nosso comandante, o Leo da tribo de Jud que nos

garante a vitria. Voc no pode em hiptese alguma, ficar de fora desse exrcito. JEJUM E ORAO CAMINHO PARA FELICIDADE ::Ed. 8:21-23 => "Ento apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus para lhe pedirmos jornada feliz para ns e para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei, exrcito e cavaleiros para defenderem do inimigo no caminho, porquanto j lhe havamos dito: A boa mo do nosso Deus sobre os que o buscam, para o bem deles, mas a sua fora e a sua ira contra todos os que o abandonam. Ns pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus e ele nos atendeu. ::Quantas famlias arrebentadas, dilaceradas pelo sistema do mundo, quantos lares divididos, mes que ficaram e pais que se foram em busca de uma nova aventura, e os filhos sofrem a guerra que se principia em cada lar. A famlia brasileira geme de dores e aguarda a redeno, a sada com as solues para os seus problemas. Esdras nos incentiva a caminhar com seu exemplo, ele tem acima de tudo uma viso da famlia feliz, e ordena, prega um jejum junto ao rio (guas de descanso) com o objetivo de jogar por terra toda altivez e se humilhar diante de Deus, buscando uma jornada, caminhada feliz para os seus. Ele tambm reconhece que ningum poder ajud-lo e por melhor que seja a boa inteno humana incomparvel com a segurana daqueles que caminham ao lado de Deus.

::Por isso ele declara que teve vergonha de pedir ao rei auxlio contra os seus inimigos (diabo) e ao sondar o seu corao ele descobre a confiana no Deus vivo aquele que tudo pode e nada impossvel para Deus. Jesus Cristo do Calvrio definitivamente o adversrio, e com isso gerando em ns a certeza e confiana que em Cristo somos vencedores, quando usamos as armas da vitria, que o jejum e orao. ::Ele afirma que a boa mo de Deus, est sobre ele e os seus familiares. Ele reconhece tambm que deve haver uma deciso em nossos coraes de buscar a presena de Deus, que s nos abenoa e faz bem. Exorta a todos a no abandonarem ao Senhor para que a sua ira no se caia sobre eles. Portanto, necessrio que as famlias sejam despertadas para levantarem em suas famlias um altar de orao, intercesso e jejum, com o objetivo de buscarem uma jornada bem sucedida para todos. MOISS, ELIAS E JESUS ::Este o tipo de jejum prolongado, para aqueles que recebem um chamado especfico, sendo que Deus prepara essas pessoas fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Por ser uma experincia forte e sobrenatural e que acima de tudo exige-se uma vida de santidade e totalmente separada por Deus, tendo ele visto a fria do combate que travado numa batalha como essa, tudo ou nada. Moiss entrou numa peleja violenta contra Fara e ao final da guerra

espiritual ele resgatou quase dois milhes de pessoas das mos do rei do Egito. ::O profeta Elias viu-se num caminho sem volta na guerra espiritual contra Acabe e Jezabel, que influenciados por Baal, exigiam a morte de todos os profetas do Senhor e o aniquilamento da Nao Judaica, pela fome e a misria. Praticou tambm o jejum de quarenta dias e quarenta noites e o conflito espiritual foi violentssimo contra os quatrocentos e cinqenta profetas de Baal, e ao final dessa batalha sangrenta, ele, o profeta de Deus conseguiu a vitria, trazendo chuva sobre aquela nao, e ns sabemos que chuva sinal de avivamento espiritual com dimenso, nesse caso, nacional. ::Se ns estamos em busca da redeno nacional bom lembrar que a batalha violentssima, porque travada contra o reino das trevas e seu domnio contra o Brasil, porm necessrio crer que se tivermos esse chamado pelo Esprito Santo no podemos negligenciar porque a vontade de Deus libertar o Brasil da escravido, podrido sexual, da violncia, do roubo, da maldade, enfim, das aflies que amarram o povo brasileiro. Vale a pena entrar nessa peleja e clamar por um avivamento nacional. Esse pas ser abenoado, purificado de toda injustia quando os filhos de Deus levantarem-se para reagir, lutando com as potentes armas que o Senhor j nos entregou, a espada est nas nossas mos, o escudo, a couraa, o capacete e os sapatos j nos foram

entregues, ser que temos ainda que esperar ou hora de marchar sob o comando do nosso General? ::Vamos obedecer voz de comando, o nosso General nos convoca para a marcha triunfal da vitria, chegado os tempos de refrigrio, Deus move-se sobre esse pas, os dolos esto caindo, a igreja est crescendo sobremaneira chegado o tempo da promessa, como Estevo declara no livro de Atos dos Apstolos descrevendo a histria do xodo. Os dias se abreviam, podemos ouvir o som da trombeta o Brasil ser sacudido por um avivamento, j comeou a chover sobre esta nao, o rei Jesus resolveu atender o clamor de milhes de pessoas que esto jejuando e clamando por uma libertao Nacional.

O JEJUM DUPLICADO DE MOISS ::Dt. 9:9-11 e 18,20 e 21=> "Subindo eu ao monte a receber as tbuas de pedra, tbuas da aliana que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noite; no comi po e nem bebi gua. Deu-me o Senhor as duas tbuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam todas as palavras segundo o Senhor havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo. Ao fim de quarenta dias e quarenta noites, o senhor me deu as duas tbuas de pedra, as tbuas da aliana. Prostrado estive perante o Senhor, como dantes,

quarenta dias e quarenta noites, no comi po e no bebi gua, por causa de todo o vosso pecado que haveis cometido, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar ira. Pois temia por causa da ira e do furor, com que o Senhor tanto estava irado contra vs outros para vos destruir, porm ainda esta vez, o Senhor me ouviu. O Senhor se irou muito contra Aro para o destruir, mas tambm orei por Aro ao mesmo tempo (9:20). ::Veja que exemplo maravilhoso na vida desse homem de Deus, e de como ele era apaixonado por aquele povo, dedicando sua vida em jejum quarenta dias e quarenta noites, para buscar a presena de Deus e receber das mos deste um modelo, uma orientao a qual eu chamo de modelo original, e com este ter condies de conduzir o povo at a terra da promessa. Como seria maravilhoso se as lideranas de hoje tivessem a mesma preocupao como a de Moiss, em buscar o modelo original nas mos de Deus. ::Aqueles que no tm essa preocupao, sempre acham um caminho mais fcil e acabam copiando o modelo de outros, copiam estratgias, copiam msica, copiam maneiras de administrar, copiam tudo como se fosse propriedade deles, e no final da jornada no d certo, e porque no d certo?. Apropriaram-se do avivamento alheio, como no caso de Isaque e os pastores de Gerar, que viram Isaque desentulhar os poos e reivindicaram a gua para eles. Isaque trabalhou

muito, tirou toda a sujeira at achar a gua limpa e cristalina e na hora de beber, outros esto bebendo no seu lugar. ::O Senhor nos ajude e nos capacite a sermos como Moiss, homem de Deus que jejuou quarenta dias e quarenta noites, buscou a Deus e pegou nas mos do Senhor um modelo original. Moiss no tirou cpia do plano de ningum, ele buscou o modelo original, Deus nos ajude e que a mesma disposio que havia em Moiss, haja em nossos coraes, uma tremenda fome pela presena de Deus. ::Segundo os escritores de Deuteronmio, quando Moiss desceu do monte deparou-se com uma situao muito delicada, por um lado vinha muito feliz porque havia conseguido o modelo original, porm quando aproximou-se de seu povo, que ficava com Aro durante todo o tempo que esteve no monte, teve uma surpresa muito desagradvel. A pacincia de Aro havia se esgotado, j no tinha mais nimo para conduzir o povo, estava sem direo, no queria esperar Moiss com as determinaes do Senhor, e acabou colocando um plano carnal para funcionar, concordou com o povo e se corrompeu provocando a ira de Moiss e tambm a ira de Deus. ::Moiss jogou as tbuas da aliana pelo cho, e elas quebraram-se simbolizando que o povo por suas atitudes quebraram a aliana com Deus. Por outro lado Deus ficou to irado com essa situao que quis matar o povo e comear tudo de novo

apenas com Moiss. Deus tambm queria matar Aro, porm Moiss orou por ele e tambm pelo povo. Como grande o amor de Deus, basta algum levantar-se para orar e colocar-se como intercessor e a ira de Deus aplacada. Deus espera nesta gerao uma verdadeira legio de intercessores por essa nao, o Brasil precisa experimentar o amor de Deus. ::Agora depois de passada essa situao, Moiss resolve subir ao monte novamente, e como da primeira vez ele est disposto a jejuar e orar, buscar a presena de Deus para pegar o plano original Penso que Moiss, por causa de sua capacidade intelectual tinha condies de restaurar, lembrar do que estava escrito nas primeiras tbuas, porm ele no toscanejou, Moiss no queria dar ao povo nada copiado, Moiss queria o novo, modelo original, e por essa razo ele se posicionou como valente, e com uma luta muito maior do que a primeira vez, sobe ao monte em busca da nova aliana. E que o Senhor nos capacite e ajude a buscar o novo, diante do trono de Deus, somente aqueles que tem intimidade com Ele que tem passe livre para entrar em suas dispensas e pegar o novo modelo, ou o modelo original. O JEJUM DE ELIAS ::I Rs. 19:6-8=> "olhou ele e viu. junto a cabeceira um po cozido sobre pedras em brasas e uma botija de gua. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor,

tocou-lhe e disse: Levanta-te e come, porque o caminho te ser sobremodo largo. Levantou-se pois, comeu e bebeu e com a fora daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites at Horebe, o monte de Deus". ::Agora chegou o momento do confronto final que seria com Jezabel (fora do adversrio) e quando ele recebeu a notcia que Jezabel queria mat-lo, ficou inquieto e temeroso (I Rs. 19). Ele precisava de uma renovao espiritual, um novo encontro com Deus seria muito bom porque renovaria suas esperanas num combate to violento contra Jezabel. Veja que o anjo do Senhor vendo que ele estava fraco e debilitado para enfrentar aquele terrvel combate declara-lhe: "Levanta-te e come." O Senhor maravilhoso, e se servimos a Ele de todo o nosso corao no momento de nossa fraqueza Ele est sempre ali bem juntinho de ns para nos consolar e confortar, ministrando fora ao nosso corao j desfalecido (I Rs. 19:5). Com a fora daquela comida preparada pelo anjo de Deus, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites at que ele encontrou o Senhor, seu Deus. Que arma poderosa o jejum prolongado, essa arma capaz de nos levar direto presena do Deus poderoso, e assim a nossa f renovada, dando-nos condies para prevalecermos contra o nosso prprio medo e tambm contra os inimigos. ::Quando Elias encontrou com Deus, imediatamente abriu o seu corao e confessou que estava se sentindo solitrio e temeroso pela

sua vida, porque queriam mat-lo. O Senhor ento se mostra como o Deus dos impossveis e revelalhe o sobrenatural, para que Elias pudesse avaliar o quanto Deus tremendo e capaz de livrar-nos de qualquer oposio maligna. As trs formas do poder de Deus: (I
Rs.19:11-13)

Grande e Forte Vento=>Mateus=Jesus como um Leo Mt: O vento vem e leva tudo o que no est firme, derruba tudo o que no est bem edificado. Terremoto => Marcos = Jesus como o servo total despojado da vontade humana Mc: O terremoto a segunda prova, aquilo que o vento no conseguiu levar, o terremoto derruba.

Fogo => Lucas = O fogo vem para purificar, o que sobrou do terremoto, todos ns temos que passar pelo fogo de Deus. Brisa suave => Joo = Cuidado de Deus e seu amor paternal que transborda os nossos coraes de alegria e gozo. ::O profeta Elias passou por um tratamento uma maravilhosa cura emocional nesse perodo de jejum, orao e encontro com Deus. Deus ento lhe revela as prximas etapas de sua vida e quem seria o seu sucessor, que daria continuidade quela obra revolucionria e ao mesmo tempo poderosa: Quem seria o Prximo rei da Sria? - Deus o revelou.

Quem seria rei sobre Israel?= Deus o revelou. Quem seria o profeta que tomaria o seu lugar? Deus o revelou (I Rs. 19:15-17) E concluiu o Senhor: "Tambm conservei em Israel sete mil: Todos os joelhos que no se dobraram a Baal, e toda boca que o no beijou." Jejum e orao produz em ns uma capacidade, e sensibilidade espiritual para ouvirmos a vontade de Deus. ::Habilite-se! O Senhor est te procurando, para manter com voc uma comunho intensa. Ele tem o desejo de revelar a seus filhos, seus planos e propsitos, porque Deus no faz coisa alguma sem antes revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas..(Am. 3:7) O JEJUM DE JESUS CRISTO ::Agora veremos uma tremenda e poderosa batalha jamais vista em toda a existncia humana, nem a mais terrvel guerra mundial pode ser comparada a essa. Porque nesse momento toda a espcie humana estava em jogo. ::Mt. 4:1-10=> A seguir, foi levado pelo Esprito, ao deserto para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Ento o tentador, aproximando-se, lhe disse; Se s o filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em po. Jesus porm respondeu: Est escrito: No s de po viver o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Ento o diabo o levou a cidade santa, colocou-o sobre o pinculo do templo, e lhe disse:

Se s filho de Deus, atira-te abaixo, porque est escrito: Aos seus anjos ordenar a teu respeito, que te guardem; Eles te sustentaro nas tuas mos, para no tropeares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Tambm est escrito: No tentars o Senhor teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glria deles e lhe disse: Tudo isto te darei se prostrado me adorares. Ento Jesus ordenou: Retira-te Satans, porque est escrito: Ao Senhor teu Deus adorars, e s a ele dars culto. Com isto o deixou o diabo e eis que vieram os anjos, e o serviram." ::Aprecio e acho maravilhoso o estilo do Senhor Jesus Cristo. Aqui ns vemos o desenrolar de uma grande batalha, sendo que ela teve incio no final do jejum de quarenta dias e quarenta noites, que o nosso Senhor Jesus Cristo, guerreiro e valente, fez para se preparar num combate de vida ou morte. Sua vitria abriu espao para muitos chegarem vitria, e sua derrota levaria toda humanidade a desgraa e do aniquilamento total. ::No momento que Ele teve fome o tentador aparece e lhe faz uma proposta usando a fora do desafio, provocando, sua natureza e sua origem e a paternidade. Ele era realmente o Filho de Deus. Porm no ousou obedecer uma voz de comando, vinda do tentador, como fez Ado e Eva no Jardim do den. Ele estava com fome, porm sua vontade era obedecer a Deus, declarando que o homem vive tambm da palavra de Deus e no s de po. Um jejum de quarenta dias uma declarao

pblica e de f contra o inferno de que nem s de po viver o homem, porm da palavra que procede da boca de Deus. ::Aqui neste primeiro combate o Senhor Jesus quebrou a onda de Satans. Agora o inimigo prepara seu segundo plano de ataque e desafia a autoridade do Mestre em relao aos anjos, Satans queria que Jesus Cristo desse um espetculo, e se mostrasse super-poderoso, sendo que Ele poderia faz-lo mas ainda assim estaria fazendo a vontade do diabo, e forando a Deus a agir fora de hora. E mais uma vez o Senhor Jesus, vence a batalha declarando: "No tentars o Senhor teu Deus". Neste segundo combate o Senhor Jesus tambm saiu-se vencedor. ::Outra tentativa do inimigo, no ltimo e derradeiro golpe, ele agora usa toda sua fora, inclusive o de autoridade que ele conquistou na luta com Eva e Ado, ele tenta negociar com o Senhor Jesus, os reinos desse mundo e a glria, fama, sucesso, ser louvado por todos, posio social, fortuna, bens, empresas. Porm se Jesus aceitasse essa oferta teria tambm que ador-lo. Jesus agora rene todo o seu arsenal, suas bombas nucleares e volta em direo a Belzebu, o prncipe das trevas e declara a mais bela e ao mesmo tempo poderosa frase que deve ecoar at o dia de hoje nos ouvidos de Satans. Disse Jesus: "Retira-te Satans. Ao Senhor Teu Deus adorars e s a Ele dars culto.". ::E toda a criao neste momento vibrou, os anjos neste momento fazem passeata, e carreata

com as mais belas carruagens de fogo celestial. Em todo o universo se v a vitria gloriosa de Jesus Cristo sobre o inimigo. Jesus Cristo venceu e poderoso para nos garantir a vitria tambm e sua preparao para esse grande e terrvel combate, o qual saiu-se vencedor, o triunfo foi o jejum e orao. ::Voc est convidado, a partir de agora, a aceitar esse desafio e comear a praticar uma vida intensa de jejum e orao com o objetivo de derrotar todas as hostes malignas e anunciar que hoje Jesus ainda vencedor, atravs de nossas vidas, usando-nos como canais limpos para sua glria, honra e louvor. CUIDADOS E RECOMENDAES ::Para fazer um jejum prolongado fundamental que voc rena esses elementos: >> Ter um objetivo definido e confirmado pelo cabea da igreja, o Senhor Jesus Cristo. >> Ter uma preparao fsica, mental e espiritual, para entrar nesse tipo de jejum. >> Deve haver uma preparao, com uns sessenta dias de antecedncia, em orao e busca, da presena de Deus. >> Recomendamos que no nicio do jejum prolongado, nos primeiros 20 dias, voc quebre noite. com uma pequena poro de legumes e arroz, ou sopa de legumes feita com pouca gordura e pouco tempero.

>> O estmago deve diminuir gradativamente, com essas pequenas pores noite quando quebrar o jejum. >> Nos prximos vinte dias, na segunda etapa, voc pode eliminar completamente qualquer tipo de alimento, ingerindo apenas gua ou gua de coco. >> muito importante uma orientao mdica para que seja avaliada sua condio de sade, fazendo inclusive alguns exames mdicos. >> As dores de cabea, ou possveis tonturas so normais nos primeiros dias, porm voc no deve desistir e sim perseverar com sua meta, em Nome de Jesus. >> Voc deve ter uma convico profunda no seu corao e confiana nessa tarefa para que no seja tentado a parar pelo meio do caminho. >> No incio do jejum voc deve fazer uma orao de comando, ordenando ao seu corpo, sua mente e estmago que no exijam comida durante esse perodo. >> Evite o cheiro da comida quente, porque isso ativa seu crebro e seu estmago pode ser despertado, detonando as funes normais, como se estivesse digerindo o alimento, isso causa muitas dores no estmago.

>> Evite mau hlito, lavando sempre a boca e escovando os dentes, se possvel chupe uma balinha de limo ou hortel, principalmente se voc estiver ativo na igreja fazendo oraes pelas pessoas. >> Use o recurso da uno com leo todos os dias em algumas partes do seu corpo como: cabea -> pedindo a mente de Cristo; orelha -> pedindo audio e sensibilidade espiritual para ouvir a voz de Deus; estmago -> pedindo controle sobre a vontade de comer; ps-> pedindo autoridade espiritual sobre as obras do inimigo. (Lv. 14:14-16 e 25-29) >> Aps trinta dias de jejum a tendncia as fezes tornarem-se bem escuras, no se assuste, pois normal. >> Tambm aps os trinta dias, seu corpo j estar limpo, j eliminou muitas toxinas e o tubo digestivo tambm estar limpo. Por essa razo, ao expelir as ltimas fezes do organismo pode causar clica, porm isso tambm normal. >> Esteja sensvel para ouvir a voz do Senhor, e prepara-te porque Ele falar ao seu corao e revelar Seus segredos. >> normal sair pela sua boca, principalmente de madrugada, pequenas quantidades de secreo branca, como uma papa rala que pode causar enjos e vmitos. Levante-se, lave a boca e

escove os dentes quantas vezes achar necessrio. >> Tome bastante gua para hidratar seu corpo, principalmente se voc tiver uma atividade fsica e tambm por causa da alta temperatura da nossa regio. >> No meu caso, gua gasosa faz muito bem, porm pode ser que para voc no seja to bom. >> Seu corpo ficar muito fraco e debilitado, evite dirigir ou fazer esforo fsico, descanse e durma quando seu corpo exigir. >> A tendncia dormir pouco pelas madrugadas, porm voc deve obedecer ao seu corpo quando ele quiser descansar. >> No desperdice suas energias, no faa esforo fsico, seja muito moderado nesse tipo de atividade. >> Estabelea alvos definidos de orao com o Senhor, anote todos eles e ore firmemente em cima desses alvos, at que o Senhor responda. >> Conte com o apoio da igreja e sua liderana para esse tipo de jejum, no entre nesse desafio sozinho, muito importante ter a cobertura espiritual e proteo nesses desafios. >> Ore e jejue com um grupo de pessoas e no sozinho, voc no super-homem espiritual, lembre-se disso.

>> Esteja preparado para ataques e investidas do inimigo, das foras das trevas, mantenha-se firme e seguro de que Deus te dar vitria. >> No fique contando os dias, pois causa ansiedade, viva cada dia normalmente, esperando no Senhor. >> muito importante tomar precaues para sair do jejum. algumas

>> O estmago, diminui acentuadamente ficando parecido com estmago de criana. por essa razo voc no pode, em hiptese alguma, comer em excesso na quebra do jejum, no ltimo dia. >> Saia do jejum gradativamente, da mesma forma que entrou, com duas ou trs xcaras de sopa, sem gordura e batida no liquidificador, de hora em hora. Procedendo dessa forma, voc coopera para que o seu estmago volte gradativamente ao normal. >> No coma nenhuma refeio pesada, como por exemplo: feijoada, churrasco, peixada, carne assada, mocot etc. Se voc fizer, corre o risco de ter uma congesto. Tenha cuidado. >> No se preocupe com as dores nas costas. porque normal partir do trigsimo quinto dia de jejum. Responda com descanso a essas dores, deite na cama e relaxe.

>> Essa tem sido a nossa experincia talvez a sua seja diferente, porm queremos colher suas experincias para acrescentar. Se voc quiser, escreva-nos contando como foi que voc chegou aos 40 dias. ::Que o Senhor te abenoe nessa maravilhosa jornada. Confie que a vitria j nos foi assegurada na Cruz do Calvrio. Esteja ciente que estamos ligados no mesmo propsito, ns queremos um avivamento nesta nao, e mais ainda, queremos proclamar que como resultado dessa prtica iremos explodir o trono de satans no Brasil e essa ptria e sempre ser do Senhor Jesus Cristo.

Anda mungkin juga menyukai