Anda di halaman 1dari 18

MENSAGEM DOS ODS DURANTE O JOGO

AS MENSAGENS DOS 16 ODU MEJI NO MERINDILOGUN MENSAGENS DE OKANRAN MEJI Sentena: Para que o mundo exista, tem que haver o bem e o mal.

Este Odu indica que voc anda fazendo coisas erradas que podero ser descobertas. Existe algum, parente ou amigo seu, que est doente e s ser curado com o auxlio de um Orix. Tenha muito cuidado com o fogo, existe perigo eminente de acidentes com ele. No lance pragas nem maldies em ningum. Voc est passando por srias dificuldades, tem que dar comida cabea para encontrar a paz. Voc corre o risco de perder uma criana de sua famlia. Cuidado para no ser atacado ou mordido por um co. Novidades, j a caminho, chegaro sua casa. Uma viagem planejada representa srio perigo para sua vida. Voc no gosta de ouvir a verdade, incrdulo, e no acredita muito nos Santos. Quando lhe dizem alguma coisa, prefere no seguir as orientaes, como se no soubesse de nada. A justia ser feita na porta da sua casa. Voc vai passar por um susto muito grande. Voc gosta de brigar, e detesta perder em qualquer circunstncia. Evite brigas e discusses nos prximos dias, com quem quer que seja. No ande na rua tarde da noite, nem porte armas, isto poder lhe ocasionar srios problemas e, por engano, ser preso ou sofrer um atentado. Todos os seus projetos e planos acabam se perdendo e caindo no abandono. No use roupas demasiadamente surradas. As pessoas que hoje lhe viram as costas so as mesmas a quem serviu no passado. Sua prpria famlia no lhe d importncia. Voc tem um amigo que fala mal de voc, e isso lhe tem prejudicado muito. s vezes voc sente vontade de morrer. No coma nem beba nada na casa de amigos ou parentes. Em sua casa falta alguma coisa que foi roubada. Cumpra o que prometeu s almas. No maltrate os ces. Mande rezar missa pela alma de um conhecido seu. Saia de casa e ande at sentir-se cansado. Faa isto durante trs dias seguidos. Voc est preso ao vcio do lcool ou das drogas.

EB DE OKANRAN MEJI Um peixe fresco; um carretel de linha branca; um de linha vermelha e um de linha preta; um punhado de cinzas de carvo; um charuto; um obi; oti; dend; mel e um galo preto. Passa-se tudo no corpo e arruma-se dentro de um alguidar. As linhas so desenroladas passando

sobre os ombros da pessoa, de trs para frente e vo sendo jogadas dentro do alguidar. Sacrifica-se o galo para Egun e coloca-se dentro do alguidar. Cobre-se tudo com ep, oti mel, espalha-se as cinzas por cima e despacha-se numa estrada de movimento. Sentena: A guerra comea entre dois irmos. Sua vida no ir para a frente enquanto voc no parar com a mania que tem de rogar pragas e desejar mal aos outros. Tenha cuidado para no envolver-se em problemas com a justia. Algum, em sua casa, costuma chorar durante a noite e ver o fantasma de uma donzela. Voc gosta de levantar a mo contra os outros, ou atirar objetos em cima de quem o incomoda. Acha que muito forte, mas o inimigo pode venc-lo com muita facilidade. Pode sofrer uma entorse nos ps ou na coluna, e isto o deixar doente e impossibilitado de se locomover livremente. Tem que tomar bori, fazer Santo, e oferecer um adim a Ibeji. Tem que dar um galo a Ex, para que abra seus caminhos. Sente tonteiras e dores de cabea. Algum, em sua casa, tem problemas nas pernas. Em sua casa existe uma pedra que pertence a um determinado Orix. Esta pedra deve ser tratada e alimentada. No conte seus sonhos a ningum, nem retenha coisas que no lhe pertenam. Voc precisa recuperar um objeto que empenhou ou emprestou a algum. Procure jogar na rua um pouco de tudo o que comer. Tem que permanecer mais tempo dentro de casa. A felicidade, nem sempre pode ser encontrada na rua. Voc tem muitos inimigos e no deve andar dizendo que sabe tudo. Os fios de contas de Orixs, que voc possui, devem ser lavados e alimentados, para que possam proteg-lo de verdade. Um parente morto pede uma missa. Mande rez-la com a mxima urgncia. Mais cedo ou mais tarde ter que fazer Santo. Cuidado com a inveja, seus parentes so os primeiros a caluni-lo. S conseguir adquirir o imvel de seus sonhos depois que cuidar bem do seu lado espiritual. Evite brigas dentro de casa para que no ocorra uma tragdia em famlia. Se, estando este Odu como opol, na segunda jogada sair Os (9 bzios abertos), assinala doena incurvel. Neste caso, preciso tomar bori ou fazer Santo para que o Orix salve a pessoa. O mal est localizado da cintura para baixo. Se este Odu for seguido de Ejionile (8 bzios abertos), acusa problemas com a justia e a situao pssima. Neste caso, tem que agradar Xang e fazer eb.

EB DE EJIOKO Um galo, duas penas de papagaio, dois aros de ferro, dois obs, duas favas de atar, dend, mel, oti e p de efun. Passa-se o bicho no cliente e sacrifica-se para Ex. Arruma-se tudo dentro de um alguidar e deixa-se diante de Ex de um dia para o outro. As penas e os aros de ferro ficam no Ex, o resto despachado no lugar indicado pelo jogo.

MENSAGENS DE ETAOGUNDA. Sentena: A tragdia sempre ocasionada por alguma coisa.

Este Odu assinala que voc pode agredir algum com uma arma branca ou barra de ferro. Tenha cuidado para no ferir-se com ferro ou ao, o ferimento poder ser fatal. Voc fez alguma coisa que o envolveu, ou envolver com a justia. No brigue com seu cnjuge e evite sair de casa durante sete dias. Voc se sente amedrontado ou triste porque pressente um perigo muito grande que o ameaa. O ao est muito perto de sua carne, sedento do seu sangue. Cuidado para no ser agredido ou morto por engano. Cuide do estmago, evite lcool e comidas fortes. Voc tem trs inimigos que desejam destru-lo. Obatal est zangado com voc por sua atitude de desrespeito aos Orixs. Pare de envolver-se com mulheres estranhas, uma delas tentar amarr-lo. Se for mulher, ter srios problemas com o marido ou namorado, que a surpreender na companhia de outro homem. Isto poder provocar uma tragdia. No aceite convites feitos por uma mulher. Uma pessoa vigia seus passos e, por dio ou despeito, capaz de tudo para prejudicar a sua vida. Algum, em casa, tem problemas de dores na cintura. No aceite convite para uma viagem, no ande a cavalo. Se tiver que realizar algum negcio pea antes proteo a um Orix, do contrrio no dar bons resultados. Examine bem papis relativos a um contrato com outra pessoa que no leal com voc. Existe algum que tenta destruir uma amizade sua, falando mal de voc, para que briguem. Evite ficar parado na porta de sua casa, isto coloca sua vida em risco. Voc anda meio desinteressado com o sexo, sente dores nos rins e na cintura. Evite encostar-se nas paredes e andar em grupos.

EB DE ETAOGUND Um galo; um peixe fresco; um pedao de carne bovina; oti; ep pup; mel; um pano preto. Passa-se tudo no corpo do cliente, sacrifica-se o galo para Ex; embrulha-se tudo no pano e despacha-se no lugar determinado pelo jogo.

MENSAGENS DE IOROSUN MEJI

Sentena: Ningum conhece os segredos guardados pelo oceano. Quando este Odu vem seguido de Ejionile, a pessoa tem que fazer Santo. Assinala que voc v fantasmas e tem que mandar celebrar missa para os parentes e amigos mortos. Tem que oferecer um presente Yemanj na praia, entregar no mar. Sofrer ou j sofreu um susto que abalou o seu corao. Suas vistas so frgeis, preciso cuid-las bem. Carrega uma tristeza interior que, muitas vezes, lhe d vontade de chorar. Cuidado quando forem assentar um Ex para voc, confirme se este Ex tem a ver com o seu carrego. No pode fazer nada para Orix sem primeiro agradar Egun. No revele seus planos, existe muito olho grande que corta suas pretenses. Voc anda cego diante dos acontecimentos. Atente mais para os assuntos relacionados sua vida e deixe de lado o que no lhe diz respeito. Evite passar sobre valas e buracos.

Voc tem muitos inimigos e, entre eles, existe um da raa negra que muito perigoso. Algum de sua famlia est ou ser preso. S voc poder livr-lo da priso. Voc pode ser vitimado por um acidente com fogo. Existe uma pessoa em sua casa que s vive criando confuso. Esta pessoa precisa fazer Santo para que possa se acalmar. Cuide de Ex, Yemanj e Iyew. Voc costuma confiar demais nos outros, at mesmo naqueles que agem com falsidade. Tem sido enganado e no consegue descobrir o engano. A sua curiosidade em demasia, lhe coloca em osogbo, o que pode lhe ocasionar dano numa das vistas. Uma desgraa ocorrida em sua vida, mesmo que tenha sido h muito tempo, ainda lhe faz chorar. Uma pessoa de cargo dentro da religio ir submet-lo a uma prova. Existe algum que tenta fechar os seus caminhos para que no haja progresso na sua vida. Tudo isto porque voc falou coisas que prejudicaram esta pessoa. Uma mulher de Xang, de suas relaes, talvez parente sua, tem a lngua solta e muito mentirosa. Evite que tenha conhecimento de sua vida e de seus planos. Voc tem que dar comida Terra e fazer preces para os desamparados. Existe uma pessoa em sua famlia, muito delicada, que est doente e precisa cuidar melhor desta enfermidade, caso contrrio, morrer muito em breve. Sua vida est atrasada. Voc, mesmo que no saiba, tem direito uma herana. Para botar as mos nesta herana, tem que tomar bor e cuidar de Orix. Tem que fazer, periodicamente, limpeza espiritual em sua casa.

EB DE IROSUN MEJI Quatro pintos de galinha, um flecha, um basto de madeira, quatro tipos diferentes de cereais torrados. Passa-se tudo no corpo do cliente e coloca-se o basto e a flecha nos ps de Ex e os cereais dentro de um alguidar. Sacrificam-se os pintos para Ex e colocam-se os corpos dentro do alguidar, por cima dos cereais. Despacha-se em gua corrente. (A flecha e o basto ficam para sempre com Ex). MENSAGENS DE OXE MEJI Sentena: sangue o que corre em nossas veias. Este signo diz que voc j teve vrias chances na vida, mas que deixou-as escapar por no saber aproveit-las. Sente vontade de chorar e no sabe porque. Cedo ou tarde, ter que fazer Santo. Voc tem a impresso de que as pessoas o tratam com desprezo e, muitas vezes, em diferentes lugares, sentiu-se humilhado. Tudo isto, no entanto, fruto de sua imaginao. No guarde rancor de ningum para no cometer injustias. Assinala uma viagem em seus caminhos. Para que tudo corra bem, d um presente uma entidade espiritual que o protege. Um familiar seu, j falecido, pede uma missa. Mande rez-la urgentemente. Existem trs mudanas de vida em seu destino. Na terceira mudana, oferea uma festa em louvor Oxun. Yemanj lhe deu proteo e livrou-o de uma situao muito ruim. Oferea-lhe um adim como prova de gratido. Existe uma tragdia ou uma inimizade envolvendo uma pessoa negra. Tenha muito cuidado com este prognstico.

Voc sente dores nas pernas e no estmago. Procure um mdico, pois problema clnico. No deixe dvidas pendentes com Oxun, pois ela lhe cobrar afetando o seu desempenho sexual. Para obter ir aj, mande que algum, de sua confiana, lave sua cabea com ervas. A pessoa que o fizer, ter que lavar antes, sua prpria cabea, com as mesmas ervas. Existe algum trabalhando para sua queda. Defenda-se enterrando um cravo de linha de trem na porta de casa. Um segredo seu poder ser descoberto e vir a pblico. Tenha cuidado! Prenuncia perigo de ser roubado ou a descoberta de um roubo do qual j foi vtima. Anuncia um presente que est a caminho. Tente a sorte nas loterias e no precisar mais pedir um emprstimo que estava planejando. Se sentir dores no tome remdios sem indicao mdica. Uma amiga ou parente sua est grvida e pensa em fazer aborto. Converse com ela para que no faa isto. Se conseguir evitar o aborto, Oxun saber recompens-lo. Voc est passando por um momento muito difcil. Lute com denodo e no permita que as coisas fujam do seu controle. Limpe sua casa, faa uma nova arrumao na disposio dos mveis e jogue fora tudo o que for velho, estragado e intil. Voc tem inimigos gratuitos que o detestam s por inveja. Se for cliente do sexo feminino, afirma que j pertenceu a mais de um homem.

EB DE OXE MEJI Um peixe vermelho, cinco bzios, cinco ovos, cinco obs, cinco folhas de akok, uma cabaa e areia de rio. Corta-se a cabaa no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaa, sobre a areia. Passam-se os demais ingredientes e vai-se arrumando em volta do peixe, dentro da cabaa. (Os ovos so crus e no podem ser quebrados). Tampa-se a cabaa com sua parte superior e embrulha-se com um pano colorido. Pendura-se o embrulho no galho de uma rvore na beira de um rio.

MENSAGENS DE OBARA MEJI

Sentena: Rei morto, prncipe coroado. Voc no confia em ningum, acha que todo o mundo o est enganando. Passa por dificuldades porque no tem f, no confia nos Santos, nem em voc mesmo S pensa em dinheiro e muito manhoso. Quando fica sem dinheiro sente-se de tal forma desamparado, que chega a perder o interesse pela vida. Uma viagem em seu caminho. Isto ser muito bom e trar excelentes resultados. Voc vive chorando misria e gosta muito de mentir. Algum de sua famlia sente dores na virilha e quenturas dentro do corpo. Voc no dorme bem e, quando acorda, no consegue lembrar do que sonhou, embora saiba que sonhou. Tem medo da justia. Uma hora diz uma coisa, outra hora diz outra completamente diferente.

No gosta que lhe digam a verdade e, quando isto acontece, quer brigar. Corre o risco permanente de sofrer queimaduras. Se pretende enganar algum, tenha cuidado para no ser enganado primeiro. No deve usar roupas de outras pessoas, nem beber em copos em que algum j esteja bebendo. No gosta de cumprir compromissos nem honrar a palavra empenhada. Sofrer um grande transtorno ocasionado por uma cilada que algum lhe preparou ou est preparando. Existe uma ameaa pairando sobre voc. No permita que saibam aonde vai. Est atravessando uma fase muito ruim, sufocado pelas dvidas. Possui bom corao, mas reage de forma negativa, falando demais e sustentando discusses inteis, onde diz coisas das quais acaba se arrependendo. Costuma dizer o que sente, com demasiada franqueza e por isto, possui muitos inimigos que tentam, de todas as formas, destru-lo. No empreste suas roupas, muito menos chapus. Cuidado com o que lhe derem para comer, existe uma pessoa de suas relaes que guarda uma grande mgoa e tentar vingar-se atravs de um alimento trabalhado. Tem sorte no amor, mas no deve confiar numa proposta de negcio que lhe fizeram. Tenha cuidado com um amigo de duas caras. No espere agradecimentos por favores que tenha prestado a algum. Se tem um negcio em mente, no o adie mais, faa-o logo! No assine nenhum papel sem antes ler, com muito cuidado, tudo o que estiver escrito e certifique-se de que no existam pedaos em branco, onde possa ser acrescentada alguma coisa depois do papel assinado. No negue comida a ningum. Evite fumar deitado, h risco de acidentes. Voc possui um carter alegre, divertido, e por isto as pessoas gostam de sua companhia. Isto, entretanto, causa inveja em muita gente. Muito olho-grande em cima de voc, alm de inimigos empenhados em destru-lo. Os inimigos agem pelas costas e atacam de forma traioeira, porque tm medo de encar-lo de frente. Seus maiores inimigos so do sexo feminino. Evite andar armado, um momento de descontrole poder arruinar a sua vida. Nunca revele, ningum, a verdade sobre sua vida.

EB DE OBARA MEJI Um galo, uma galinha, seis abaninhos de palha, seis obs, seis acas, um pedao de corda do tamanho da pessoa, um alguidar grande, mel, oti, ep, seis velas. Passa-se tudo na pessoa e sacrificam-se as aves para Ex. Colocam-se os bichos mortos dentro do alguidar (o galo por cima da galinha), arruma-se as demais coisas em volta e a corda ao redor de tudo (dentro do alguidar). Cobre-se com mel, ep e oti e acendesse as velas em volta. Este eb tem que ser feito e arriado nos ps de uma palmeira. MENSAGENS DE ODI MEJI Sentena: Um pequeno buraco indcio de que existe uma sada. Voc deve ter muito cuidado porque est cercado de inveja, at mesmo por parte das pessoas de sua famlia. Sente-se sobressaltado, sem saber a razo. Voc tem dois parentes que, de tanta inveja que sentem de voc, se pudessem, fariam com que desaparecesse.

Tem que dar comida a Obaluaye e Yemanj. Tenha cuidado com problemas judiciais ocasionados por documentos. No tente esclarecer uma certa situao que o est inquietando. Isto s lhe trar dissabores. Perigo de queda provocando ferimentos e seqelas. Se sua me for viva, oferea dois obs em honra de sua cabea. Algum lhe disse algo que lhe deixou muito mal. Costuma ter pesadelos e sonhar com seus inimigos. As dificuldades financeiras pelas quais tem passado, so motivo de zombaria. No se preocupe, a fortuna est a caminho. Selecione e preste muita ateno aos lugares por onde anda. Receber uma notcia do interior. Assinala, em seu caminho, uma viagem em companhia de um homem velho. Seu carter violento, voc vive ou trabalha em local onde existem ferros ou matas. Voc tem um dbito com Obaluaye. Trate de pag-lo. Voc sente a presena de espritos desencarnados dentro de casa. isto que lhe causa sobressaltos. Existem trs pessoas apaixonadas por voc e uma delas poder causar problemas srios que provocaro cimes e resultaro em tragdias. Algum, em sua casa, est doente das vistas. Se voc tem um filho homem, oriente-o para que no ande em ms companhias, isto poder fazer com que seja preso. No maldiga a sua sorte. Seu pensamento viaja, no consegue fixar-se em nada. Voc deseja mudar de onde vive. Evite intimidades com pessoas idosas. Uma herana a ser recebida. As pessoas falam mal de voc e isto prejudica a sua vida. Tenha cuidado com seus cabelos, no permita que se apossem de alguns de seus fios, pois iro us-lo num trabalho de feitiaria que o tornar louco ou alcolatra. Assinala gravidez na famlia, possvel nascimento de gmeos. Um dinheiro, trazido por uma pessoa que est no exterior, encontra-se a caminho. Algum, que conhece seus segredos, faz uso disto para manipul-lo. Uma coisa perdida ser recuperada. Voc fala de mais e com isto, alm de destruir seu prprio futuro, pode cair em desgraa. EB DE ODI MEJIUma galinha carij, sete espigas de milho verde, sete tipos diferentes de cereais torrados, sete chaves, sete moedas e sete pedaos de rapadura. Passa-se tudo na pessoa e arruma-se dentro de uma panela ou alguidar de barro. Sacrifica-se a galinha em cima do eb e coloca-se o seu corpo sobre ele. Despacha-se num caminho de subida (no incio da subida). MENSAGENS DE EJIONILE Sentena: A cabea comanda o corpo. Um s rei governa o povo. Quando este Odu sai numa consulta deve-se passar um pouco de efun na testa do consulente. Voc no reconhecido por seus mritos e a culpa sua. roubado dentro de sua prpria casa. Teve um sonho que lhe deixou muito preocupado. Obatal recomenda que, por pior que estejam as coisas, no deve ficar triste, nem renegar sua vida e muito menos pegar o que no lhe pertence. Tudo o que obtm s custas de muito sacrifcio e lgrimas e isto porque voc no cuida devidamente do seu Orix. Trate do seu Santo e tudo se tornar mais fcil para voc.

s vezes voc ri quando sente vontade de chorar. Voc maledicente e costuma renegar sua crena. Deve usar sempre roupas brancas. Sofre das pernas e costuma ter cibras. Evite tomar muito Sol na cabea. Respeite seus mais velhos, no zombe deles para no atrasar sua vida. Em breve receber notcias de um familiar distante. Voc no tem tranqilidade e, muitas vezes, sente vontade de morrer. Sua famlia viveu s suas custas e quando voc ficou sem condies de sustent-los, viraram-lhe as costas. Voc no tem sorte com as amizades. No deve comer feijo branco nem bucho. No conte seus sonhos a ningum. No use nada que tenha pertencido a algum que j morreu. O Egun de uma pessoa conhecida est querendo alguma coisa de voc. D-lhe o que deseja. No coma mandioca, amendoim e comida de um dia para o outro. No acumule lixo pelos cantos. Voc sempre mal pago pelos seus servios. H uma guerra em sua vida da qual sair vitorioso. Voc sempre abriu mo de tudo em favor de pessoas que hoje so suas inimigas. Muita gente fala mal de voc e de sua honra, somente por inveja. Se ouvir chamar seu nome, s responda depois de ver quem est chamando. No visite enfermos. Voc tem uma boa predestinao que pode ser revelada atravs de seus sonhos. Procure interpret-los corretamente e seguir as orientaes neles contidas. Sente dores na vistas e na barriga. Evite subir escadas-caracol e descer em pores. No coloque perfumes na cabea nem ande nu da cintura para cima. No use roupas remendadas nem tenha em casa garrafas e potes destampados. Voc fez uma coisa que o deixou preocupado e apreensivo. Provavelmente ter se apropriado de algo que no lhe pertencia. Pode gerar uma filha Abik. Existe uma pessoa poderosa que est tentando prejudic-lo. Esta pessoa fez um trabalho com restos de um defunto para seu mal. Este malefcio pode ser facilmente neutralizado e, para isto, basta que voc, durante sete dias consecutivos, evite sair de casa antes das 12 horas. Quando este Odu sai numa consulta deve-se passar um pouco de efun na testa do consulente. Quando este Odu surge em opol e depois sai novamente na primeira mo, se vier trazendo ir significa que o consulente filho de Obatal e tem que fazer Santo.

EB DE EJIONILE Uma galinha branca, uma vara de madeira do tamanho da pessoa, canjica cozida, oito ovos crus, um pedao de pano branco, oito acas, oito bzios, algodo em rama e um alguidar. Passa-se tudo no corpo do cliente e arruma-se no alguidar que j foi anteriormente forrado com algodo. Amarra-se o pano na vara de madeira que deve ser fincada no solo como uma bandeira. Arreia-se o alguidar com o eb na frente da bandeira. Passa-se a galinha no cliente, com muito cuidado para no machuc-la, apresenta-se a Ex e solta-se com vida. Este eb para ser feito num lugar bem alto, de frente para o local onde nasce o Sol, de manh bem cedo.

MENSAGENS DE OSA MEJISentena: Por vezes a loucura no passa de convenincia. Existe um clima de revolta e descontentamento em sua casa que poder gerar problemas de justia. Uma certa pessoa que freqenta sua casa a nica responsvel por esta situao. Nunca ajude ningum a levantar coisas pesadas, pois isto far com que esta pessoa suba na vida e voc regrida. No guarde nada de ningum sem antes conferir do que se trata, para no correr o risco de lhe entregarem uma coisa e depois dizerem que foi outra. Nunca viaje sem antes fazer eb. Uma doena coloca sua vida em perigo. Faa eb e d um presente para Osain para livrar-se deste osogbo. Costuma sonhar com alimentos e com pessoas que j morreram. No durma sobre lenis de cores. Tenha cuidado com pragas e maldies que lhe tenham lanado. Se seu pai j faleceu, mande rezar uma missa por sua alma e pea-lhe que o proteja deste perigo. Tenha cuidado com o fogo e com golpes de ar, a morte est sempre ao seu redor. Voc tem parentes no exterior. teimoso, tem cabea-dura e gnio ruim. No admite que o contradigam e no perdoa ofensas. Quando se aborrece, no tem medo de ningum e se lhe fazem alguma coisa, tm que pagar por isto. Sua sade no est nada boa. Evite velrios e cemitrios. No coma carne, feijo branco e galetos. No use roupas xadrez ou com quadrados e evite tambm, cores berrantes. Voc tem sido trabalhado com feitiarias feitas atravs de Eguns. No seja curioso e evite olhar repentinamente, para lugares escuros. No descuide de suas roupas e de objetos de uso pessoal para que no sejam usados em trabalhos de feitiaria. Voc tem trs inimigos dentre os quais, um meio ruo, a quem j favoreceu em diversas ocasies. Hoje, esta pessoa o seu inimigo mais perigoso. Tem que tomar bor. Voc pensa em alguma coisa e logo se esquece dela. Entre seus ancestrais mortos existe um que, cansado de v-lo sofrer, quer lev-lo para seu lado. Em cima de voc tem muito mau-olhado que lhe causa diversos contratempos. No acredite nos amigos, na verdade, voc no tem nenhum verdadeiro.

EB DE OS MEJI Um galo, nove agulhas, nove taliscas de dendezeiro, nove bolos de farinha, nove cabacinhas pequeninas, nove acas, nove gros de atar, nove moedas, nove penas de ekodid, algodo, p de efun e um alguidar. Sacrifica-se o galo para Ex e coloca-se dentro do alguidar. Arruma-se tudo em volta do galo. Nas pontas das taliscas de dendezeiro, enrola-se um pouco de algodo como se fosse um cotonete. Molha-se o algodo enrolado nas taliscas, no sangue do galo e depois passa-se no p de efun. As taliscas e as penas de ekodid no vo dentro do alguidar, devem ser espetadas no cho, formando um crculo ao redor do mesmo, no local em que for despachado. Neste eb no se passa nada no corpo do cliente. Despachar na beira da praia sem acender velas. Na volta, todas as pessoas que participaram tm que tomar banho de folhas de elevante e defumar-se com p de canela.

MENSAGENS DE OFUN MEJI

Sentena: a agulha que carrega a linha. Voc faz determinadas coisas que afastam seu Anjo-da-Guarda, impedindo que lhe d a proteo que gostaria de dar. No gosta muito de trabalhar e prefere encostar-se em algum para conseguir o que precisa. J teve diversas chances para ganhar dinheiro, mas nunca retribuiu aos Orixs e, por isto, perdeu tudo. Tem que fazer If, mesmo que no chegue a ser bblwo. Uma criana de sua famlia est doente, tome providncias neste sentido. Se for mulher, tem reteno do fluxo menstrual que pode se agravar deixando-a doente de cama. Voc tem uma mgoa muito grande de algum de sua famlia. Mude-se do lugar onde est morando porque ali existe muito olho-grande em cima de voc. Voc uma pessoa muito sofrida e pode enlouquecer por no agentar mais tanto sofrimento. Sua cabea no est nada bem no aspecto psicolgico. Voc, em determinados momentos, deseja morrer. No dorme bem e demora muito a pegar no sono. Evite fumar. Chegaro notcias sobre a morte de algum distante. No seja curioso, isto pode ocasionar cegueira. Se voc tem alguma coisa guardada que represente um segredo, no facilite com a chave do local onde est guardada, pois algum tentar descobrir o que e divulgar o seu segredo. Voc est com problemas de barriga e pode estar grvida. Existe uma coisa boa em seu caminho que no passa da esquina da sua rua e no consegue chegar em sua casa, porque existe um estorvo que a impede de chegar. Evite aborrecimentos. Embora no parea, sua sade no est boa e um aborrecimento srio poder ocasionar a sua morte. Na sua casa existem coisas enterradas e por isto, ouvem-se rudos e acontecem coisas estranhas. s vezes voc est muito bem e, repentinamente, sente vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo, sem saber por que. s vezes se surpreende falando sozinho e no entende o que est se passando. A morte ronda sua casa e, por isto, no deve ter vasilhas destampadas e lixo amontoado pelos cantos. Tenha muito cuidado com o que come e, quando estiver comendo, evite ser incomodado ou interrompido. No abra sua porta depois que tiver deitado para dormir. No visite doentes nem v a velrios. Voc protege uma pessoa que sua inimiga. Voc vive sofrendo por algum que s prejudicou a sua vida. No se molhe na chuva nem se exponha luz da Lua. Tem que oferecer alguma coisa ao seu Ori. No fique em falta com seus mais velhos nem queira inteirar-se de coisas que no lhe dizem respeito. Voc tem uma marca ou sinal grande no corpo. Tudo o que voc tenta fazer sai errado. No deve comer milho e feijo branco. Quando estiver mesa comendo, no deve levantar-se para atender a porta.

Voc sente uma tristeza que lhe faz chorar. Quando caminha um pouco, sente-se cansado. problema de circulao sangnea. Passou por srios problemas na vida, ocasionados por sua famlia e por amigos que o roubaram. Voc tem ou ter uma filha cujo olor Xang ou Obatal. Voc ou uma pessoa de sua casa tem uma doena que de origem espiritual. Pagando o que deve ao Orix, a doena desaparecer imediatamente. Algum est tramando um plano para prejudic-lo e coloc-lo em apuros. Gosta de jogar, mas no tem tido sorte. Algum, por inveja, lhe lanou uma maldio para que a sorte lhe virasse as costas. No se vista de negro nem durma sobre lenis de cores. Tenha cuidado com rumores e problemas com a justia. Algum o difama e levanta-lhe falso testemunho. Voc no encontrou em sua vida ningum que lhe desse uma ajuda. Rogue a proteo de Oxun e de Obatal. Voc pode ser preso. Uma pessoa a quem j prestou muitos favores, trar uma fofoca. No lhe d ouvidos porque qualquer atitude que venha a tomar, pode lhe trazer graves conseqncias. Se tem algum projeto em mente, aja com muito cuidado, Oxun avisa que nas guas calmas existem redemoinhos. Uma amizade sua, dentro em breve, se transformar em inimizade. Cuidado com um roubo. Voc se j no foi, ser submetido a uma interveno cirrgica.

EB DE OFUN MEJI Uma tigela branca grande, canjica, uma toalha branca, dez velas brancas, dez acas, um obi de quatro gomos, gua de flor de laranjeira, p de efun, algodo em rama e um igbn vivo. Leva-se tudo ao alto de uma montanha e ali, embaixo de uma rvore bem copada, fazse o seguinte: Primeiro reza-se a saudao de Ofun Meji, depois, forra-se o cho com a toalha branca; no meio da toalha, coloca-se a tigela com a canjica, coloca-se os quatro gomos do obi sobre a canjica, um de cada lado; coloca-se os dez acas em volta da tigela; em cada aca espeta-se uma vela, cobre-se a tigela com o algodo, derrama-se sobre ele a gua de flor de laranjeira e cobre-se com o p de efun. Passa-se o igbn na pessoa e mandase que ela o coloque, com suas prprias mos sobre a tigela. Derrama-se um pouco de gua de flor de laranjeira sobre o igbn que dever permanecer vivo. S ento acende-se as velas e faz-se os pedidos. A cada pedido formulado diz-se: Hekpa Bab. Na volta para casa deve-se falar o mnimo necessrio e, a pessoa que passou pelo eb tem que guardar resguardo de dez dias e vestir-se de branco durante o mesmo perodo.

MENSAGENS DE OWNRIN MEJI Sentena: Pegar gua num cesto trabalhar inutilmente. Voc pessoa de muito mal gnio e, por este motivo, no deve dar ouvidos fofocas pois isto poder ocasionar uma desgraa em sua vida. No se intrometa naquilo que no lhe diz respeito. No diga a ningum que em seu casamento existe amor verdadeiro, para que no interfiram na sua relao. Sua vida j no mais o que era antes. Tem que oferecer um galo para Ex junto com Ogun, com bastante milho torrado.

As dificuldades que est passando so decorrentes de algum erro no passado. No tem tido paradeiro fixo e lhe faltam coisas essenciais. Tem que assentar Elegbara, ele seu guardio e quer lhe dar proteo. Voc pode ser agredido a pauladas e ficar muito machucado. Possui muitos inimigos que no lhe do trguas. Pea a proteo de Xang contra os inimigos. Cometeu uma falta com uma pessoa mais velha e, por isto, lhe impuseram maldies e mantm velas permanentemente acesas para que voc no tenha paz. No ande em grupos nem tome bebida em companhia de ningum. Evite andar na rua tarde da noite. Se tem alguma viagem para o interior programada, no a faa por enquanto. No pare em esquinas. Pague uma dvida que voc tem com Oxun. Voc uma pessoa muito geniosa, portanto, no deve portar armas, discutir nem brigar com ningum. No diga mais as verdades que costuma dizer s pessoas. Procure freqentar menos festas. Um amigo seu , na verdade, um inimigo bem dissimulado. Onde voc mora existe muita umidade, trate de mudar-se. Existe uma enfermidade em seu caminho. Oxun est de p com voc, evite disputas com quem quer que seja. No tente separar um casal que feliz. No cobice a mulher ou o marido do seu prximo. Se algum lhe pedir para guardar alguma coisa, no atenda, pois seguramente, ser acusado de roubo. Voc est em dbito com os Orixs. Existe um Egun que o persegue e no lhe d sossego. Mande rezar-lhe uma missa. Voc costuma sonhar com coisas estranhas e com pessoas despidas. Tenha cuidado com o fogo e com os cimes. Os dois podem queim-lo. No levante a mo contra quem quer que seja. Querem que voc assuma a paternidade de uma criana que no sua. Voc costuma fazer tudo ao contrrio do que lhe mandam. No negue comida a quem quer que v sua casa, isto lhe deixa em osogbo, trazendo guerra em sua vida. Nunca se vingue de ningum, Ex manda dizer que ele suficiente para cobrar todo o mal que lhe faam. Cuide muito de Elegba. A pessoa que se consulta tem objetos guardados que pertenceram a algum que j morreu. Se estiver doente, tem que se cuidar para que no morra. Tem que dar um galo a Ex com ep, p de ek, p de ej, ori-da-costa e muito milho torrado. Em seguida a pessoa deve fazer uma visita a um hospital. Quando este Odu, saindo em opol, vier seguido de Okanran, e estando em osogbo, pode estar indicando priso ou morte e tem que se dar um cabrito e duas galinhas dangola para Elegbara. Tem que se fazer, ainda, o seguinte eb: Um cravo de linha de trem, um faco, uma faquinha, uma corrente de ferro, e um basto de madeira. Os bichos acima relacionados so sacrificados sobre Elegbara e os demais componentes. Despacha-se tudo numa encruzilhada de rua. Se vier, nas mesmas condies, seguido de Irosun, a pessoa tem que ter muito cuidado com favores recebidos pois quem lhe presta favores est mal intencionado e tudo o que faz, plantar para colher mais tarde. Sabe que o cliente tem uma cabea boa e pretende tirar proveito roubando a sua sorte.

EB DE OWNRIN MEJI Dois obs, duas solas de sapatos velhos (da prpria pessoa), dois bonequinhos de pano, dois pedaos de pano, sendo um branco e um amarelo, uma casinha de cera, duas pencas de bananas, dois saquinhos de confete, e um galo para Ex. A roupa que a pessoa estiver vestindo na hora do eb, tem que sair no carrego, que ser despachado nos ps de uma rvore frondosa. Feito o eb, o cliente se vestir de branco por dois dias.

MENSAGENS DE EJILAXEBORA Sentena: Quando no existe guerra o soldado no morre. Tenha cuidado com a justia e com o fogo. Voc est metido numa coisa ruim que pode trazer mal resultado. Voc teve um sonho ruim onde via sangue derramado. Xang est zangado com voc, procure apazigu-lo bem depressa. Possui um gnio muito violento. Tem inimigos dentro de sua prpria casa. Est metido em confuses, nas quais ser derrotado, e no sabe como sair delas. Algum fez uma armadilha para que voc ficasse arruinado moral e materialmente. Existe algum a quem voc sente ganas de agredir fisicamente. No faa isto porque o prejuzo maior ser seu. Pressente que esto lhe fazendo mal e no est enganado. Existe muito fogo mandado em sua direo. Tm-lhe feito muito feitio por inveja da sua maneira de ser. Se o cliente for homem, tem que ter muito cuidado com uma mulher que o est querendo amarrar. Todos os contratempos de sua vida so causados por mulheres que foram desprezadas. Deve ter muito cuidado com o que come e bebe. desta forma que costumam peg-lo. Xang aconselha que pense bem no que fala, nunca diga nada sem antes estar seguro do que vai dizer e, principalmente, no calunie a quem quer que seja. Voc uma pessoa que acha que sabe muito, mas, na verdade, no sabe nada. Gosta de falar mal dos Santos e dos sacerdotes. Respeite a opinio alheia, voc gosta de ser crtico e bancar o engraado. Voc desconfia de algum que sincero e leal com voc, trata-se de uma pessoa muito nobre e que no gosta de muita conversa. Por mais que busque, sempre escolhe mal suas amizades. No se deixe levar por falatrios infundados. No use roupas listradas nem roupas emprestadas. Voc convive com algum que lhe causa asco. Vai sofrer uma traio num lugar que costuma freqentar. Evite ir l por estes dias. Sua franqueza e temeridade fazem com aja com imprudncia. Ressente-se por qualquer bobagem e guarda rancores profundos, quando mete algo na cabea, fica cismado e isto tem lhe ocasionado muitas perdas. Acha que tudo que lhe fazem por maldade e intencionado, esquecendo que, muitas vezes, as pessoas se prejudicam sem querer. Pague uma dvida que tem com Xang. Voc tem sido alvo de calnias. Uma pessoa de sua amizade tem tentado amarr-lo, mas, quando pensa que conseguiu, voc j se livrou da armadilha.

Tenha cuidado para no ser enganado numa questo de herana. Agrade Oxun para resolver problemas relacionados a dinheiro. Procure mudar a posio de sua cama. Se o cliente for do sexo masculino, tem que usar um fio-de-contas de Oxal e outro de Xang. Deve ter cuidado para no ser acometido por uma crise de impotncia sexual fora de sua casa. Voc governado por Xang, e por isto, tem que agrad-lo muito.

EB DE EJILA XEBORA Um galo, dois pombos, doze folhas de babosa, doze pedacinhos de ori-da-costa, doze pedaos de coco seco, doze gros de atar, um alguidar, doze folhas de mamona, doze bzios, um charuto de boa qualidade, dend, mel, oti, p de peixe defumado, p de ek defumado, doze gros de lelekun e p de efun. Sacrifica-se o galo para Ex e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se no corpo do cliente e vai-se arrumando no alguidar, em volta do galo, as folhas de babosa e os bzios. Rega-se com mel, oti e dend, cobre-se com p de peixe e p de ek. Pega-se as folhas de mamona e, sobre cada uma delas coloca-se um pedao de coco, em cima de cada pedao de coco um pedacinho de ori, um gro de atar e um de lelekun e com isto se faz doze trouxinhas. Passam-se as trouxinhas no cliente e vai-se arrumando no alguidar. Por fim, passa-se os pombos e solta-se com vida. O eb arriado dentro de uma mata e o charuto, depois de aceso, colocado em cima de tudo.

MENSAGENS DE EJIOLOGBON Sentena: Quando existe enfermidade o sangue adoece. Este Odu assinala que voc pode estar doente do sangue, o que se manifesta por erupes ou caroos na pele. Fala de doenas adquiridas por contgio ou por hereditariedade. Voc est atravessando uma situao muito difcil por ser desobediente e teimoso. No seja curioso, nem maltrate os ces. Quando voc estava no ventre de sua me, algum lanou uma maldio sobre ela. Esta maldio ficou sobre sua cabea e at hoje o acompanha. Existem dvidas em relao a uma paternidade. No se deixe envolver por um problema familiar que resultar em tragdia. Uma donzela seduzida e desvirginada. Voc tem tendncias a assumir atitudes insanas que pem em risco sua reputao e sua honra. Algum, obstinadamente, pede sua morte. Atenda aos seus Orixs para livrar-se de Ik. Voc tem um problema de herana de Santo que s ser decifrado com ajuda de um bblwo. No cruze as mos sobre a cabea, isto atrasa sua vida e lhe traz osogbo. Cuidado para no ser acusado de roubo. s vezes voc sente vontade de sair andando sem rumo. Seria muito bom que voc mudasse para outra cidade. Omol caminha com voc passo a passo. Voc precisa assentar Omol. Prepare um saquinho cheio de milho, amarre com uma tira de palha-da-costa e pendure

atrs da porta de sua casa, para ter a proteo de Omol. Procure um bblwo para lhe consultar aos ps de Orunmil, atravs do jogo de okpele. Uma grande mudana, que poder ser para melhor ou para pior, ocorrer em sua vida. Tem que pesquisar do que se trata. Uma situao que chega ao fim, saturao total e absoluta impossibilidade de dar continuidade a alguma coisa. Oferea um adim Nan. Voc custa a tomar uma atitude, fica indeciso e prefere agir sob a orientao de algum em que confie. inteligente e tem boas idias, mas no consegue coloc-las em prtica sem o auxlio de outros. Prefere ser comandado comandar. Gosta de viver em grupo e de freqentar lugares onde se renem muitas pessoas. No suporta a solido e o isolamento. Para ter sorte na vida, deve morar perto do mar, de rio ou de lagoa. Sua casa freqentada por muita gente e voc tem muitos amigos.

EB DE EJIOLOGBON Um peixe fresco, 13 pezinhos, um alguidar, um pedao de pano preto, um pedao de pano branco, p de peixe e de ek defumado, dend, mel e vinho tinto. Passa-se o peixe na pessoa e coloca-se dentro do alguidar, passa-se os pes na pessoa e arruma-se em volta do peixe. Rega-se tudo com mel, dend e vinho. Salpica-se os ps sobre tudo. Passa-se o pano preto nas costas da pessoa e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se o pano branco na frente e com ele embrulha-se o alguidar. Despacha-se nas guas de um rio ou de uma lagoa.

MENSAGENS DE IK MEJI Sentena: Quando chove o sapo se abriga em baixo da pedra. Voc participou de uma cena de violncia, quer seja como autor, quer seja como vtima. Est envolvido numa situao insustentvel que terminar como um motim, de forma violenta e explosiva. Vive perigosamente, como que sentado num barril de plvora. Se mulher, j foi estuprada ou sofreu uma ameaa de estupro. Algum que o odeia profundamente tentar contra a sua vida usando arma de fogo. Seu apetite sexual exacerbado e isto pode provocar uma tragdia em sua vida. Um homem jovem e de carter violento est lhe criando srios problemas que voc no sabe como solucionar. Oxumar est pronto a lhe auxiliar, oferea-lhe um adim. Voc pode ser filho de Oxumar ou de Soboadan. No ande armado e evite locais onde se praticam a prostituio ou qualquer tipo de jogo, mesmo os jogos esportivos. Voc ser ferido e seu sangue derramado num local onde a multido far um protesto. Evite passeatas, comcios e manifestaes pblicas de protesto. Procure um bblwo, Orunmil precisa de seus prstimos. Uma notcia de um acidente com morte lhe trazendo grande constrangimento. A mulher violentada pelo prprio marido e j o foi por um parente bem prximo. Assinala caminho de bblwo, voc tem que fazer If. Avisa a morte de um ente querido por ferro e fogo. Tem que fazer eb para limpar-se do osogbo e dar comida a Oxumar.

Tem que cuidar de Yemanj e de Orunmil. A mulher tem que receber akof, assentar Orunmil, Elegbara e os Guerreiros (Ogun, Oxssi e sun). Se for solteira tem que casar com um bblwo. Voc abusa de sua autoridade e a usa para pisar e humilhar os subalternos. Mude sua atitude para no se tornar escravo de quem escraviza hoje. Voc sair vitorioso de uma disputa em que se meteu, mas para isso, ter que agir com muita energia. Pense duas vezes antes de tomar uma deciso. A impetuosidade poder custar a sua vida. Os recursos de que dispe so insuficientes para o projeto que tem em mente. Prepare-se melhor para no fracassar. Outras pessoas tiram proveito do seu sacrifcio, o que lhe provoca muita revolta. Tudo o que voc faz s beneficia os outros, que nem ao menos reconhecem o seu valor. Um amigo em quem confia est lhe traindo e faz tudo para prejudic-lo. Uma mulher trada e desprezada mais perigosa do que uma serpente ferida. Tenha muito cuidado. No discuta com ningum nem aceite desafios. Aja com a cabea e aguarde o momento certo. Sua cabea boa e de conquistas, mas o seu mau gnio atrapalha tudo. Por duas vezes j quiseram lhe matar, na terceira, por certo, conseguiro.

EB DE IK MEJI Um galo, duas quartinhas com gua, 14 gros de milho, 14 gros de atar, 14 favas de bejerekun, 14 gros de lelekun, um alguidar, um pano branco, 14 moedas, uma mecha de pavio de lamparina, um obi, um orgb, 14 ovos e 14 acas. Enchem-se as quartinhas com gua de poo, sacrifica-se o galo para Ex e arruma-se no alguidar. Passa-se os demais ingredientes na pessoa e vai-se arrumando dentro do alguidar, (os ovos so quebrados). Derrama-se a gua das quartinhas, uma sobre o eb e a outra na terra. Despacha-se em gua corrente. (As quartinhas no precisam ser despachadas). MENSAGENS DE OBEOGUND. Sentena: A mesma fora que movimenta a que paralisa. Voc uma pessoa ingnua e que no v a maldade do mundo. A sua ingenuidade faz com que confie em todo mundo, principalmente naqueles que no merecem a sua confiana. As pessoas lhe elogiam pela frente, agradam, e, depois que obtm o que desejam, zombam de voc pelas costas. Seu grande defeito a vaidade. por a que o atingem. Est sempre pronto a receber, de braos abertos, at mesmo aqueles que j o tenham trado. Perdoa e esquece com muita facilidade, todo o mal que lhe fazem. Tem que tomar um bor e assentar Obatal. Tem que agradar Ogun e Iyew. Sofre da vescula, sente dores e acidez no estmago. O mal est em sua boca, evite talheres de metal. No consegue agir de agir de m f com ningum. Existe um Egun que o persegue porque quer ser tratado. Cuide deste Egun, acenda-lhe velas e pea a sua proteo. Tem que assentar Azawani. Tem cargo dentro do Santo. Procure saber qual . Tem que se iniciar no culto de Orunmil, ser apeteb ou bblwo.

Tem que cultuar Bab Ajal para obter uma boa cabea. Tem que assentar Ex Ijel e cuidar dele para receber sua proteo. Tenha muito cuidado para no agredir algum com uma arma branca. Sua relao amorosa sofre oposio de terceiros que desejam sua separao. Se for homem, tem problemas de impotncia e precisa fazer eb para que o problema no se agrave. Se quiser reatar com algum a quem ama, oferea um galo branco a Ex Ijel. Cuide muito bem de sua casa e no brigue com seu cnjuge. Sua vida est atrasada porque desmancharam um assentamento de Orix que lhe pertencia. Tem que assentar Oxun. No deve beber bebidas alcolicas. No pode comer pombo.

EBO DE OGBEOGUNDA

Um alguidar cheio de pipoca, dentro do qual se sacrifica um galo branco. No mesmo alguidar coloca-se: Um orgb, um obi, uma fava de atar, mel, dend, vinho branco, uma faquinha pequena, um caco de loua, uma pedra de rua, uma pedra de rio, uma pedra do mar e um bonequinho. Arreia-se tudo num caminho de terra que saia num rio. No se passa nada no corpo do cliente e ele quem deve arriar o eb e fazer os pedidos enquanto acende 14 velas ao redor. (Os pedidos so feitos a Ex). MENSAGENS DE ALAFIA. Sentena: Uma venda sobre os olhos esconde o prprio nariz. Quando sai este Odu, o jogo no pode ser cobrado e, se j o foi, o dinheiro tem que ser devolvido ao cliente. Voc fala bem, sabe convencer, mas muda de opinio com muita facilidade. Possui duas palavras, uma hora diz uma coisa, outra hora diz outra. afetuoso e recebe com muita alegria as pessoas que o buscam. Deve, sempre que possvel, usar roupas brancas ou azuis. Possui vocao artstica, o que deve ser olhado com mais ateno, o seu sucesso pode vir pelas artes. Ama com sinceridade e, da mesma forma, correspondido. No permita que os instintos dominem a razo. Por a est sua perdio. Aprenda a dizer no da mesma forma que sabe dizer sim. Cumpra com a palavra empenhada para no ser visto como uma pessoa de duas caras. Seja mais determinado, no hesite, nem permita que outros tomem decises por voc. No tenha ces em sua casa. Eles lhe trazem osogbo. No coma milho assado, carne de porco e carne de tartaruga. Estas so as suas interdies. No negue esmolas aos necessitados e, quando as der, seja generoso. No fume nem seja indiscreto. Voc no pode portar nenhum tipo de arma. Isto lhe trar um transtorno muito grande. Voc filho de um Orix Funfun, provavelmente de Oduduwa. Xang lhe d proteo permanentemente, procure agrad-lo. Se for sacerdote de Orix ou do culto de Orunmil, tem que assentar Aje Xaluga. No pode comer galo nem inhame pilado. Faa suas preces de frente para o oriente. Ali est a sua sorte. Tem que receber If, assentar Orunmil e Elegbara. O perigo ronda suas vistas. Tenha cuidado para no ficar cego.

Na vaidade se perdem os poderosos. No seja vaidoso, deixe aos outros o reconhecimento de suas qualidades. Voc nasceu para ser cabea e no pescoo. Tem que comandar e no ser comandado. Possui o dom de adivinhao, por isto tem que aprender a jogar. Se mantiver-se sempre em ir, tudo o que tocar se transformar em dinheiro. Possui o toque de Midas. No fale mentiras, no levante falsos testemunhos e mantenha sua moral elevada. Ande sempre limpo fsica e moralmente. Evite lugares sujos, barulhentos e ftidos. O barulho lhe incomoda e se algum grita ou fala alto com voc, fica irritado a ponto de perder a calma. Evite ajuntamentos. Se voc no feito, ter que fazer o Santo o mais depressa possvel. No permita que sua lngua destrua o que sua cabea constri. Tem que fazer eb para livrar-se dos Arajs. A inveja atrasa sua vida. No conte seus planos a ningum. Seu maior inimigo come sua mesa e vive fazendo-lhe elogios

EB DE ALFIA

Um peixe pargo, um prato branco fundo, um obi branco de quatro gomos, canjica, 16 moedas, 16 bzios, efun e mel de abelhas. Passa-se o peixe no corpo do cliente e coloca-se no prato onde j se colocou a canjica. Arrumam-se as moedas e os bzios em volta. Abre-se o obi e coloca-se um pedao em cada lado. Rega-se tudo com mel de abelhas e cobre-se com p de efun. Entregar num local com bastante sombra, dentro de uma mata. Resguardo de 24 horas. ATENO! As mensagens dos 16 Odu Meji contidas no presente trabalho referem-se aos Odu no jogo de bzios (mrndlogn). Um critrio consciencioso deve ser adotado na sua utilizao e interpretao, levando-se em conta que, nem todas se enquadram de forma geral para cada cliente. Para uma utilizao correta necessrio que uma anlise profunda da situao que se configure em cada consulta seja efetuada para que ento sejam selecionadas as mensagens que digam respeito condio de cada cliente.

Anda mungkin juga menyukai