Anda di halaman 1dari 43

2

TEOLOGIA SISTEMTICA
Introduo
Essa disciplina tem como objetivo introduzir o aluno no campo da Teologia, e oferecer-lhe oportunidade de um contato com alguns dos temas da Teologia Sistemtica, seja como transmisso dos seus postulados (princpios, fatos) bsicos, seja na reflexo sobre os mesmos e sua importncia para o Cristo e para a Igreja Evanglica hoje.

Definio
Teologia representa um dos empreendimentos humanos costumeiramente qualificados de cientficos, que tm por finalidade perceber um objeto (respectivamente uma rea definida) como fenmeno, compreend-lo em seu sentido e interpret-lo quanto ao alcance de sua existncia e isso dentro do caminho indicado pelo prprio objeto em questo. O termo teologia parece indicar que em seu mbito, por ser cincia especfica, se trate de perceber, de compreender e de interpretar a Deus. (Karl Barth, Introduo Teologia Evanglica, Ed. Sinodal, p. 5). O termo Teologia composto por duas palavras gregas: Theos = Deus+ Logos = Palavra, estudo, tratado. Embora no encontremos nas Escrituras a palavra teologia, mesmo sendo ela composta por dois termos gregos familiares, bblica em seu carter. A Teologia Sistemtica aquela que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinrio e que tem o propsito de incorporar no seu sistema toda a verdade a respeito de Deus.

Objetivo da Teologia
A coleo, o arranjo lgico, a comparao, a exposio e a defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas relaes com o Universo (Paul Davidson, Vol. I, p. 2). O papel da Teologia como cincia no criar fatos, mas descobri-los e apresentar a relao deles entre si. Os fatos com que lida a Teologia esto na Bblia (Paul Davidson, idem).

A Necessidade de uma Teologia


Devido ao instinto organizador da mente humana; A importncia da verdade sistematizada para o bom desenvolvimento do carter cristo; Na relao que h entre o conhecimento correto da doutrina e o testemunho da Igreja de Cristo (I Pedro 3:15); Defesa e propagao do Cristianismo; No fato de haver nas Escrituras, exortaes diretas e indiretas a esse respeito (J 5:39; Cl 1:27 28; Ef 4:11 16; 2 Tm 2:15).

A possibilidade da existncia da Teologia est:


No fato da existncia de Deus e Suas relaes com o mundo que criou; No fato da mente humana ser capaz de conhecer a Deus e compreender os seus mandamentos; Por ter Deus providenciado meios pelos quais Ele se torna conhecido ao intelecto humano, isto , ter feito uma revelao, sobretudo atravs das Escrituras

Limitaes ao Conhecimento Teolgico


Limitaes da mente humana (Rm 11:33; 2 Pe 3:16); Limitaes da linguagem humana (2 Co 12:4); Restries colocadas pelo prprio Deus (Dt 29:29; Pv 25:2; Mc 13:32; J 16:12; At 1:7).

Requisitos para o Estudo da Teologia


Corao regenerado por Deus (1 Co 2:14); Iluminao do Esprito Santo (1 Co 1:21; 2:10; 2 Co 4:3 4); Raciocnio indutivo, percepo clara ou imediata; Mente disciplinada para colecionar fatos, ret-los e determinar os princpios que os ligam; Senso do fardo; Entusiasmo com os resultados.

Qualificaes do Telogo Evanglico


Amor e Temor a Deus

Vida de Orao Aceitao da Autoridade e da Inerrncia Bblica Disciplina para ler e estudar MUITO Vida Crist Autntica Humildade e Honestidade Disposio para Servir

Principais Divises da Teologia Sistemtica


TEOLOGIA PROPRIAMENTE DITA (Doutrina de Deus) o estudo da Pessoa de Deus; BIBLIOLOGIA (Doutrina das Escrituras) Considera os fatos essenciais acerca da Bblia; CRISTOLOGIA (Doutrina de Cristo) Verdades concernentes Pessoa de Jesus Cristo; SOTERIOLOGIA (Doutrina da Salvao) A idia, o meio, o Autor e as verdades bblicas da salvao; PNEUMATOLOGIA (Doutrina do Esprito Santo) Verdades relacionadas Pessoa do Esprito Santo; ANGEOLOGIA (Doutrina dos Anjos) Estudo a respeito dos anjos de Deus e de satans; ANTROPOLOGIA (Doutrina do Homem) o estudo do homem do ponto de vista bblico; HAMARTIOLOGIA (Doutrina do Pecado) Definio, origem e conseqncias do pecado; ECLESIOLOGIA (Doutrina da Igreja) Tudo o que a Escritura ensina acerca da Igreja; ESCATOLOGIA (Doutrina das ltimas Coisas) Estudo das profecias e dos eventos futuros.

A IMPORTNCIA DO ESTUDO DA TEOLOGIA SISTEMTICA


Dr. Wayne Grudem

I. O que Teologia Sistemtica?


Teologia Sistemtica qualquer estudo que responda pergunta: O que a Bblia toda nos ensina hoje? sobre qualquer assunto. (John Frame, Westminister Seminary, Escondido, Califrnia EUA). Essa definio ndica que Teologia Sistemtica envolve coletar e compreender todas as passagens relevantes na Bblia sobre vrios assuntos e ento resumir seus ensinos claramente de modo que conheamos aquilo que cremos sobre cada assunto.

II. Por que os Cristos devem estudar Teologia?


que ela suficiente para nos ensinar as doutrinas bblicas, cumprindo assim a segunda parte da Grande Comisso: ...ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... (Mt 28:20). O estudo da Teologia Sistemtica nos ajudar a superar nossas idias erradas. O estudo da Teologia Sistemtica nos dar habilidade para tomarmos melhores decises mais tarde sobre novas questes de doutrina que possam surgir. O estudo da Teologia Sistemtica nos ajudar a crescer como Cristos.

III. Como os Cristos devem estudar Teologia Sistemtica?


1 Devemos estudar Teologia Sistemtica com Orao (Lc 24:45). Se estudar Teologia Sistemtica simplesmente um caminho de estudar a Bblia, ento as passagens na Escritura que falam acerca da maneira como devemos estudar a Palavra de Deus nos do direo para realizarmos essa tarefa. O salmista ora no Salmo 119:18 Abre meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei. Ento, ns devemos orar e buscar ajuda de Deus na compreenso da Sua Palavra. Paulo nos diz em 1 Corntios 2:14 que o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las porque elas se discernem espiritualmente. Conclumos que estudar Teologia Sistemtica , portanto, uma atividade na qual precisamos da ajuda do Esprito Santo.

2 Devemos estudar Teologia Sistemtica com Humildade. Pedro disse: ...no trato de uns com os outros, cingi-vos (vesti-vos) todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graa (1 Pedro 5:5). Aqueles que estudam Teologia Sistemtica aprendero muitas coisas acerca do que as Escrituras ensinam que sero talvez desconhecidas ou no to bem conhecidas por outros cristos em suas Igrejas, ou por parentes que so mais velhos no Senhor que eles. Tambm podem descobrir que compreendem coisas nas Escrituras que alguns dos oficiais de suas Igrejas no compreendem, e que at mesmo seu pastor talvez tenha esquecido ou nunca aprendeu to bem. E a verdade que, em todas essas situaes muito fcil adotar uma atitude de orgulho ou superioridade em relao a outros que no tem feito estudo bblico semelhante. Para tanto leiamos 1 Co 8:1; Tg 3:13, 17 18. 3 Devemos estudar Teologia Sistemtica com a Razo (1 Pedro 3:15). Encontramos no Novo Testamento que Jesus e os autores do NT freqentemente citavam um versculo das Escrituras e ento tiravam uma concluso lgica a ele. Eles racionalizaram a Escritura. Portanto, no errado usar o entendimento humano, a lgica humana, e a razo humana para tirar concluses das afirmaes da Escritura. Todavia, surge uma pergunta: Quais so os limites para o nosso uso das habilidades lgicas e racionais para tirar dedues das afirmaes da Escritura? A resposta adotada pelo professor John Frame no Westminister Seminary: Somos livres para usar nossas habilidades racionais para tirar concluses de qualquer passagem da Escritura at que essas concluses no contradigam o ensino claro de alguma outra passagem da Escritura. 4 Devemos estudar Teologia Sistemtica com a ajuda dos Outros. Precisamos ser gratos a Deus pelos mestres que Ele tem colocado na Igreja (1 Co 12:28; Ef 4:11). Deveramos nos aproximar destes que tm o dom de ensino para nos ajudar a entender a Escritura. Isso significa que vamos fazer uso de outros livros e consultar outras pessoas. Aprendemos muito com as conversas informais. E lembre-se: Voc sabe tudo o que voc sabe, mas no sabe tudo o que os outros sabem. Juan Guerra Cceres disse: Sbio aquele que recolhe a sabedoria dos demais. 5 Devemos estudar Teologia Sistemtica coletando e compreendendo todas as passagens relevantes da Escritura sobre qualquer tpico. Lembre-se da preciosa regra de hermenutica: Uma doutrina no pode ser considerada bblica, at que se tenha estudado tudo o que a Escritura diz sobre ela. 6 Devemos estudar Teologia Sistemtica com Alegria e Louvor. O Estudo da Teologia Sistemtica no meramente um exerccio teortico do intelecto. um estudo do Deus vivo, e das maravilhas de todas as Suas obras na Criao e Redeno. Nossa experincia deveria ser como a de Paulo em Romanos 11:33 36 (cf. Salmo 1:2; 19:8; 119:14, 103, 111, 162).

ANTROPOLOGIA
(Doutrina do Homem)
Esse termo usado tanto na Teologia (homem em relao a Deus), como na Cincia (Histria Natural da Raa, Psicologia, Sociologia, tica, Anatomia, Fisiologia e Histria Natural). O conhecimento dessa doutrina servir de alicerce para entender melhor as doutrinas sobre o pecado, o juzo e a salvao, as quais se baseiam no homem.

Criacionismo X Evolucionismo
Hoje em dia, provavelmente nenhuma questo mais debatida em diferentes esferas da sociedade do que a origem do homem. O debate sobre a inerrncia das Escrituras acertadamente tem includo uma discusso sobre a historicidade da narrativa que Gnesis faz da criao. Muitos pontos de vista diferentes procuram ser aceitos, alguns defendidos inclusive por evanglicos. a) Evoluo Atesta: Evoluo significa simplesmente uma mudana em qualquer direo. Mas quando essa palavra usada para se referir s origens do homem, seu significado envolve a origem com base em um processo natural, tanto no surgimento da primeira substncia viva quanto no de novas espcies. Essa teoria afirma que, bilhes de anos atrs, substncias qumicas existentes no mar, influenciadas pelo Sol e pela energia csmica, acabaram unindo-se por obra do acaso e dando origem a organismo unicelulares. Desde ento, vm se desenvolvendo por intermdio de mutaes benficas e de seleo natural, formando todas as plantas, animais e pessoas.

b) Evoluo Testa: Afirma que Deus direcionou, usou e controlou o processo da evoluo natural para criar o mundo e tudo o que nele existe. Normalmente, essa viso inclui as seguintes idias: os dias da criao de Gnesis 1, na verdade, foram eras; o processo evolutivo estava envolvido na criao de Ado; a Terra e as formas pr-humanas so extremamente antigas. c) Criao: Ainda que existam variantes no conceito de criacionismo, a principal caracterstica desse ponto de vista que ele tem a Bblia como sua nica base. A cincia pode contribuir

para nosso entendimento, mas jamais deve controlar ou mudar nossa interpretao das Escrituras para acomodar suas descobertas. A Bblia claramente nos ensina que o homem foi uma criao especial de Deus. Nunca existiu uma criatura subumana ou um processo de evoluo. Gnesis 1:26 27: ...Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Os criacionistas possuem diferentes pontos de vista em relao aos dias da criao, mas para algum ser um criacionista preciso acreditar que o registro bblico historicamente factual e que Ado foi o primeiro homem. Embora a Bblia no seja um livro de Cincia, isso no significa que ela no seja precisa quando revela verdades cientficas. Com certeza, tudo o que ela revela sobre qualquer rea do conhecimento verdico, preciso e confivel. A Bblia no responde a todas as perguntas que desejamos fazer a respeito das origens, mas o que ela revela deve ser reconhecido como verdade. Somente o registro bblico nos d informaes precisas sobre a origem da humanidade. Duas caractersticas principais do ato da criao do homem destacam-se no texto. Foi planejada por Deus (Gnesis 1:26); Ocorreu de forma direta, especial e imediata (Gnesis 1:27; 2:7)

Imago dei (A Imagem de Deus no Homem)


Da mesma forma que se discute a origem do homem, discute-se tambm o propsito da Criao do mesmo. De todas as Criaturas que Deus fez, s de uma delas, o homem, dizse ter sido feita imagem de Deus. O que isso significa? Podemos usar a seguinte definio: O fato de ser o homem imagem de Deus significa que ele semelhante a Deus e o representa. Quando Deus diz: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana, isso significa que ele pretende fazer uma criatura semelhante a si. As palavras hebraicas que exprimem imagem e semelhana se referem a algo similar, mas no idntico, coisa que representa ou de que uma imagem. A palavra imagem tambm pode ser usada para exprimir algo que representa outra coisa. Os telogos gastam muito tempo tentando especificar uma caracterstica do homem ou bem poucas delas, em que se v primordialmente a imagem de Deus. Alguns j cogitam que a imagem de Deus consiste na capacidade intelectual do homem, ou no seu poder de tomar decises morais e fazer escolhas voluntrias. Outros conceberam que a imagem de

Deus era uma referncia pureza moral original do homem, ou ao fato de termos sido criados homem e mulher, ou ao domnio humano sobre a terra. Dentro dessa discusso, melhor seria concentrar a ateno primeiramente nos significados das palavras imagem e semelhana. Esses termos tinham significados bastante claros para os primeiros leitores: a) Imagem: (no Hebraico = Tselem; no Grego = Eikon; no Latim = Imago) significa: molde, modelo, imagem, representao. Uma representao formada, concreta. b) Semelhana: (no Hebraico = Damuth; no Grego = Homoiosis; no Latim = Similitudo) significa: similitude, semelhana. Uma similaridade abstrata, imaterial, ideal.

Embora alguns venham tentando fazer uma distino entre as duas palavras para ensinar que existem dois aspectos na imagem de Deus, nenhum contraste grande entre eles tem apoio na lingstica. Os termos so sinnimos potenciais/facultativos. O uso ocasional dos dois termos juntos sugere um reforo de um termo por sua associao com outro. Ao usar as duas palavras juntas, o autor bblico parece estar tentando expressar uma idia muito difcil, na qual deseja deixar claro que o homem, de alguma maneira, o reflexo concreto de Deus, mas, ao mesmo tempo, deseja espiritualizar isso, em direo abstrao. Para os primeiros leitores, Gnesis 1:26 significava simplesmente: Faamos o homem como ns, para que nos represente. Como imagem e semelhana j carregavam esses significados, as Escrituras no precisam dizer algo como: O fato de ser o homem imagem de Deus significa que o homem como Deus nos seguintes aspectos: capacidade intelectual, pureza moral, natureza espiritual, domnio sobre a terra, criatividade, capacidade de tomar decises ticas, capacidade relacional e imortalidade. Tal explicao desnecessria, no s porque os termos tinham significados claros, mas tambm porque nenhuma lista desse tipo faria justia ao tema: o texto precisa afirmar que o homem como Deus, e o restante das Escrituras fornece mais detalhes que explicam esse ponto. De fato, na leitura do restante da Bblia, percebemos que uma compreenso da plena semelhana do homem a Deus exigiria uma plena compreenso de quem Deus no seu ser e nos seus atos, e uma plena compreenso de quem o homem e o que faz. Quanto mais sabemos sobre Deus e o homem, mais semelhanas reconhecemos, e mais plenamente compreendemos o que as Escrituras querem dizer ao afirmar que o homem existe semelhana de Deus. A expresso se refere a todo aspecto em que o homem como Deus. Na verdade, em toda a Escritura, o alvo do homem o de ser semelhante a Deus.

10

Homem X Mulher
Um dos aspectos da criao do ser humano imagem de Deus foi sua feitura como homem e mulher (Gnesis 1:27). O mesmo elo entre criao imagem de Deus e criao como homem e mulher se faz em Gnesis 5:1 2. Embora a criao do ser humano como homem e mulher no seja o nico aspecto da nossa criao imagem de Deus, ele to significativo que as Escrituras o mencionam logo no mesmo versculo em que descrevem a criao do homem por Deus. Podemos resumir da seguinte maneira os aspectos segundo os quais a criao dos dois sexos representa algo da nossa criao imagem de Deus: A criao do ser humano como homem e mulher revela a imagem de Deus em (1) relaes interpessoais harmoniosas, (2) igualdade em termos de pessoalidade e de importncia e (3) diferena de papis e autoridade.

A Estrutura do Homem
De quantas partes compe-se o homem? Todos concordam que temos um corpo fsico. A maioria das pessoas sente que tambm tem uma parte imaterial uma alma que sobreviver morte do corpo. Mas aqui termina a concordncia. Algumas pessoas crem que, alm do corpo e da alma, temos uma terceira parte, um esprito que se relaciona mais diretamente com Deus. A concepo de que o homem constitudo de trs partes chama-se tricotomia. Embora essa seja uma idia comum no ensino bblico evanglico popular, hoje poucos estudiosos a defendem. Segundo muitos tricotomistas, a alma do homem abarca o seu intelecto, as sus emoes e a sua vontade. Eles sustentam que todas as pessoas tm alma, e que os diferentes elementos da alma podem ou servir a Deus ou ceder ao pecado. Argumentam que o esprito do homem uma faculdade humana superior que surge quando a pessoa torna-se crist. O esprito de uma pessoa seria aquela parte dela que mais diretamente adora e ora a Deus. Outros dizem que o esprito no uma parte distinta do homem, mas simplesmente outra palavra que exprime alma, e que ambos os termos so usados indistintamente nas Escrituras para falar da parte imaterial do homem, a parte que sobrevive aps a morte do corpo. A idia de que o homem composto de duas partes chama-se dicotomia. Aqueles que sustentam essa idia muitas vezes admitem que as Escrituras usam a palavra esprito mais freqentemente com referncia nossa relao com Deus, mas que esse uso no uniforme e que a palavra alma tambm usada em todos os sentidos em que se pode usar esprito.

11

As duas opinies tm defensores no mundo cristo de hoje. Embora a dicotomia tenha sido mais geralmente sustentada ao longo da histria da Igreja, e seja bem mais comum entre os estudiosos evanglicos de hoje, a tricotomia tambm teve e tem muitos defensores.

Origem da Alma
Sabemos que a primeira alma veio a existir como resultado de Deus ter soprado no homem o Esprito de vida. Ento surge uma pergunta: Como chegaram a existir as demais almas desde esse tempo? Em que momento a alma formada? A respeito da origem da alma existem trs teorias principais: A. Preexistncia Deus teria criado todas as almas antes da queda e antes de cessar a sua atividade criadora. Desse estoque de almas Deus daria a cada corpo uma alma. Defesa: A origem do Imaterial no pode ser material. Dificuldades: A preexistncia no tem respaldo nas Escrituras. Tm associaes com teorias no-Bblicas como transmigrao da alma e reencarnao. Contradiz os ensinos de Paulo de que todo pecado e morte so resultado do pecado de Ado (1 Corntios 15:21 22). B. Criacionismo Deus estaria criando cada alma em algum momento da fecundao, unindo-se ao corpo imediatamente. A alma se tornaria pecaminosa por causa do contato com a natureza humana, pela culpa herdada dela. Defesa: Passagem das Escrituras que falam de Deus como criador da alma e do esprito: Nmeros 16:22; Salmo 104:30; Eclesiastes 12:7; Zacarias 12:1; Hebreus 12:9. A alma (imaterial) no pode ser meramente transmitida. Explica porque Cristo no assumiu a natureza pecaminosa de Maria. Dificuldades: A atividade criadora de Deus cessou no sexto dia em Gnesis 2:1 3, e no pode ser que Deus crie uma alma diariamente, a cada hora e momento. Por que Deus criaria uma alma pura para coloc-la numa situao de pecado e provvel condenao eterna? C. Traducionismo

12

A Raa Humana foi criada em Ado, tanto o corpo como a alma, e os dois so propagados a partir dele pelo processo de gerao natural. Defesa: Esta teoria se harmoniza perfeitamente com as Escrituras, com a Teologia e com uma concepo correta da natureza humana. No Salmo 51 Davi reconhece que herdou a alma depravada de sua me; em Gnesis 46:26, almas que descenderam de Jac; em Atos 17:26, Paulo nos ensina que Deus de uma vez fez toda a raa humana. melhor explicado o pecado hereditrio e a transmisso da natureza pecaminosa. Dificuldades: Quem responsvel pela comunicao ou transmisso da alma? Como acontece a formao da alma? Como Cristo nasceu sem pecado?

Significado Teolgico da Criao do Homem


1. O fato de terem sido criados significa que eles no tm existncia independente. Tudo o que temos e somos vem do Criador. Toda nossa vida por direito dele. 2. Humanidade faz parte da criao; isto nos diz que deve haver harmonia entre ns e o restante da criao. A ecologia ganha um significado rico (Mandado Cultural). 3. Fomos feitos imagem e semelhana de Deus. Dos animais diz-se que foram feitos. Isso significa que os homens no alcanam a plenitude quando todas as suas necessidades animais so satisfeitas. H um elemento transcendente. 4. H um vnculo comum entre todos os seres humanos. 5. H limitaes definidas sobre a humanidade. Somos criaturas, finitas. Nosso conhecimento incompleto. Somos mortais. S Deus inerentemente eterno. Qualquer possibilidade de viver para sempre depende de Deus. 6. A limitao no inerentemente m (Gnesis 1:31). 7. O homem algo maravilhoso. Apesar de criaturas somos a mais elevada dentre elas. Fomos feitos pelo melhor e pelo mais sbio dos seres!

Alianas entre Deus e o Homem


Como Deus se relaciona com o homem? Desde a criao do mundo o relacionamento entre Deus e o homem tem sido definido por promessas e requisitos especficos. Deus revela s pessoas como ele deseja que ajam e tambm faz promessas de como agir com eles em vrias circunstncias. A Bblia contm vrios tratados a respeito das provises que definem as diferentes formas de relacionamento entre Deus e o homem que ocorrem nas Escrituras, e freqentemente chama esses tratados de alianas. Podemos apresentar a seguinte definio das alianas entre Deus e o homem nas Escrituras: Uma

13

aliana um acordo imutvel e divinamente imposto entre Deus e o homem, que estipula as condies no relacionamento entre as partes. Outras Definies: 1. AURLIO: [Do francs alliance]. Ato ou efeito de aliar(-se). Ajuste, acordo, pacto. Unio por casamento. Cada um dos pactos que, segundo as Escrituras, Deus fez com os homens. 2. ENCICLOPDIA HISTRICO-TEOLGICA: Um pacto ou contrato entre duas partes, que as obriga mutuamente a assumir compromissos de cada uma em prol da outra. Teologicamente (usado a respeito dos relacionamentos entre Deus e o homem) denota um compromisso gracioso da parte de Deus no sentido de benevidiar e abenoar o homem, e especificamente, aqueles homens que, pela f, recebem as promessas e se obrigam a cumprir os deveres envolvidos neste compromisso. 3. DICIONRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA: No grego ditheke (dia + tithemi, por, colocar, expor, dispor = Expor mediante um testamento). Significa, portanto, uma deciso irrevogvel, que no pode ser cancelada por pessoa alguma. Uma condio prvia da sua eficcia diante da lei, a morte do testador (Porque onde h testamento necessrio que intervenha a morte do testador Hebreus 9:16). As alianas de Deus Por que Deus faz aliana com o homem?

1. Porque atravs das alianas Deus expressa seu pensamento, seus propsitos. 2. Porque mediante alianas com o homem Deus lhe aumenta a f. 3. Para dar-lhe garantia.

Ao fazer uma aliana, Ele informa claramente ao homem qual o intento do corao divino. (Watchman Nee) As principais alianas entre Deus e o homem 1. Ado: Gnesis 2:15 17. 2. No: Gnesis 6:18. 3. Abrao: Gnesis 17:1 8. 4. Moiss: xodo 19:5 6. 5. Davi: Salmo 89:20 37 (2 Samuel 7:12 17).

14

Outra forma de dividir as alianas 1. Aliana das Obras 2. Aliana da Redeno 3. Aliana da Graa

Um elemento muito importante nas alianas que Deus tinha em Israel achava-se no duplo aspecto da condicionalidade e da incondicionalidade. As Suas promessas solenes, que tinham a natureza de um juramento obrigatrio, deviam ser consideradas passveis do no-cumprimento, caso os homens deixassem de viver altura das suas obrigaes para com Deus? Ou havia um sentido em que os compromissos que Deus assumiu segundo a aliana tinham absoluta certeza de cumprimento, sem levar em conta a infidelidade do homem? A resposta a esta pergunta to debatida parece ser: (1) que as promessas feitas por Jeov na aliana da graa representam decretos que Ele certamente realizar, quando as condies forem propcias ao seu cumprimento; (2) que o benefcio pessoal e especialmente o benefcio espiritual e eterno da promessa de Deus ser creditado somente queles indivduos do povo, da aliana divina que manifestarem uma f verdadeira e viva (demonstrada por uma vida piedosa). Sendo assim, o primeiro aspecto ressaltado pela forma inicial da aliana com Abrao, em Gnesis 12:1 3; no h sombra de dvida de que Deus no deixar de fazer Abrao uma grande nao, de tornar grande o seu nome e de abenoar todas as naes da terra atravs dele e da sua posteridade. assim que o plano de Deus exposto desde o incio; nada o frustrar. Por outro lado, os filhos de Abrao devem receber os benefcios pessoais somente medida em que manifestarem a f e a obedincia de Abrao; assim diz xodo 19:5. Ou seja, Deus cuidar para que o Seu plano de redeno seja levado a efeito na histria, mas tambm far com que nenhum transgressor das exigncias de santidade participe dos benefcios eternos da aliana. Nenhum filho da aliana que Lhe apresente um corao infiel ser includo nas bnos da Aliana. (Enciclopdia Histrico-Teolgica) Nova Aliana digno de nota que, embora aliana ocorra quase 300 vezes no AT, ocorre somente 33 vezes no NT. Quase metade destas ocorrncias se acham em citaes do AT, e outras 5 claramente se aludem a declaraes no AT.

1. A Nova Aliana superior porque o Mediador Superior. Hebreus 8:6. Posto que uma aliana envolve duas partes contratantes, o mediador intermedirio cuja tarefa manter as partes em comunho uma com a outra. Num caso em que Deus uma das partes e o homem a outra, a idia da aliana inevitavelmente unilateral. A apostasia sempre do

15

lado do homem, e, portanto, a tarefa do mediador principalmente agir em prol do homem diante de Deus, embora tambm deva agir em prol de Deus diante dos homens (Donald Guthrie),

2. A Nova Aliana superior porque instituda com base em superiores promessas. a) Regenerao b) Purificao c) Justificao d) Vida e Poder

O que significa receber a Jesus? Podemos afirmar que receber a Jesus fazer uma aliana com Ele, o que implica em fidelidade at o fim. Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na f, tal como fostes instrudos, crescendo em aes de graa (Colossenses 2:6 7).

16

HAMARTIOLOGIA
(Doutrina do Pecado)

Origem do Mal
O problema do mal que h no mundo sempre foi considerado um dos mais profundos problemas da filosofia e da Teologia. um problema que se impe naturalmente ateno do homem, visto que o poder do mal forte e universal, uma doena sempre presente na vida em todas as manifestaes desta, e matria da experincia diria na vida de todos os homens. Como podemos ento explicar o relacionamento entre Deus e o mal? Alguns afirmam o mal e negam a realidade de Deus (Atesmo). Outros afirmam a Deus e negam a realidade do mal (Pantesmo). Outros, no entanto, procuram afirmar um em oposio eterna com o outro (Dualismo). J o Tesmo explica o relacionamento entre Deus e o mal com um Deus infinitamente bom e poderoso que permitiu o mal para produzir um bem maior. Ou seja, esse mundo livre a melhor maneira de produzir o melhor mundo. Deus no o autor do mal. Ele livremente criou o mundo, no porque precisava fazlo, mas sim, porque desejava criar. Deus criou criaturas semelhantes a Ele mesmo, que poderiam am-lo livremente. No entanto, essas criaturas poderiam tambm odi-lo. Ele deseja que todos os homens o amem, mas no forar nenhum deles a am-lo contra sua vontade. Deus persuadir os homens a am-lo tanto quanto for possvel. Ele outorgar queles que no querem am-lo a escolha livre deles eternamente (ou seja, o inferno). Finalmente, o amor de Deus engrandecido quando retribumos seu amor (visto que primeiramente nos amou), bem como quando no o retribumos. Ele demonstra assim quo grandioso Ele amando at mesmo aqueles que O odeiam. No final, deus ter compartilhado Seu amor com todos os homens. Ele ter salvo tantos quanto podia salvar sem violar o livre arbtrio dos homens. John W. Wenham afirma: A devoo de um ser livre de um nvel mais elevado... A outorga de liberdade de escolha ao homem envolve a possibilidade (na prescincia de Deus envolve certeza) de pecar, com todas suas horrveis conseqncias. Todavia, parece que esta liberdade foi um pr-requisito para um conhecimento profundo de Deus. A devoo de um ser livre e racional de um nvel mais elevado e mais bela do que a de um animal, muito embora o amor entre os seres humanos e os animais possa ser notvel. Entretanto, esta liberdade humana envolve a possibilidade de crueldade, imoralidade, dio, e guerra... todavia, apesar de todas essas coisas, nenhum homem convertido desejaria mudar sua situao para a de um animal ou de uma mquina.

Dados bblicos a respeito da origem do pecado.

17

Na escritura, o mal moral existente no mundo, transparece claramente no pecado, isto , como transgresso da lei de Deus. 1 - No se pode considerar Deus como o seu Autor. O decreto eterno de Deus evidentemente deu a certeza da entrada do pecado no mundo, mas no se pode interpretar isso de modo que faa de Deus a causa do pecado no sentido de ser Ele o seu autor responsvel. Esta idia claramente excluda pela Escritura. Longe de Deus o praticar ele a perversidade e do Todo-poderoso o cometer injustia... (J 34:10). Ele o Santo Deus... (Is 6:3). Ele no pode ser tentado pelo mal e ele prprio no tenta a ningum... (Tg 1:13). Quando criou o homem, criou-o bom e sua imagem. Ele positivamente odeia o pecado, (Dt 25:16 , Sl 5:4 , 11:5 , Zc 8:17 , Lc 16:15) e em Cristo fez proviso para libertar do pecado do homem. 2- O Pecado se originou no Mundo Anglico. A Bblia nos ensina que na tentativa de investigar a origem do pecado devemos retornar queda do homem, na descrio de Gn 3 e fixar a ateno em algo que sucedeu no mundo anglico. Deus criou um grande nmero de anjos, e estes eram todos bons, quando saram das mos do seu Criador, (Gn 1:31). Mas ocorreu uma queda no mundo anglico, queda na qual legies de anjos se apartaram de Deus (Ez 28:15; Ez 23:13 17; Is 14:12 15). A ocasio exata dessa queda no indicada, mas em (Jo 8:44) Jesus fala do diabo como assassino desde o princpio e em (1 Jo 3:8 ) diz Joo que o Diabo peca desde o princpio. 3 - A origem do pecado na raa humana. Com respeito origem do pecado na histria da humanidade, a Bblia ensina que ele teve incio com a transgresso de Ado no paraso e, portanto, com um ato perfeitamente voluntrio da parte do homem. O tentador veio do mundo dos espritos com a sugesto de que o homem, colocando-se em oposio a Deus, poderia tornar-se semelhante a Deus. Ado se rendeu tentao e cometeu o primeiro pecado, comendo do fruto proibido. Esse pecado trouxe consigo corrupo permanente, corrupo que dada a solidariedade da raa humana, teria efeito no somente sobre Ado, mas tambm sobre todos os seus descendentes. Como resultado da queda, o pai da raa s pode transmitir uma natureza depravada aos psteros. Dessa fonte no Santa o pecado flu numa corrente impura passando para todas as geraes de homens corrompendo tudo e todos com que entra em contato. exatamente esse estado de coisas que torna to pertinente a pergunta de J: Quem da imundcie poder tirar cousa pura? Ningum (J 14:4).

18

Ado pecou no somente como pai da raa humana, mas tambm como chefe representativo de todos os seus descendentes, e, portanto, a culpa do seu pecado posta na conta deles, pelo que todos so possveis de punio e morte. primariamente nesse sentido que o Pecado de Ado o pecado de todos. o que Paulo ensina em (Rm 5:12). Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Ado era o representante de toda a raa. Ado pecou, e como representante transmitiu seu pecado a toda raa (Os 6:7). Ado continha nele toda a posteridade da raa, por isso, o seu pecado foi imputado a todos, porque todos estavam em Ado. Por causa do pecado de Ado a culpa foi imputada imediatamente raa humana, e por sermos da mesma raa de Ado a natureza pecaminosa transmitida por hereditriedade. Deus atribui a todos os homens a condio de pecadores, culpados em Ado, exatamente como adjudica a todos os crentes a condio de justos em Jesus Cristo. o que Paulo quer dizer, quando afirma: Pois assim como por uma s ofensa veio o juzo sobre todos os homens para condenao, assim tambm por um s ato de justia veio a graa sobre todos os homens para a justificao que d vida. Porque, como pela desobedincia de um s homem, muitos se tornaram pecadores; assim tambm por meio da obedincia de um s, muitos se tornaro justos. ( Rm 5:18,19). O primeiro homem desobedeceu vontade de Deus, e trouxe sobre si e sobre todos os seus descendentes as conseqncias da sua desobedincia. Aquele estado de comunho perfeita entre Deus e o homem foi quebrado, formando uma barreira (pecado) entre a criatura e o criador.

A Natureza do Pecado ou da Queda do Homem.


O pecado uma transgresso, um erro de caminho ou alvo (tortuosidade ou perversidade), contrrio retido que um andar reto num ideal ou alvo colocado por Deus. 1 Seu carter Formal : Pode-se dizer que numa perspectiva puramente formal , o primeiro pecado do homem consistiu em comer ele d arvore do conhecimento do bem e do mal. Quer dizer que no seria pecaminoso, se Deus no tivesse dito: Da rvore do conhecimento do bem e do mal no comers. A ordem dada por Deus para no se comer do fruto da rvore serviu simplesmente ao propsito de por prova a obedincia do homem. Foi um teste de pura obedincia desde que Deus de modo nenhum procurou justificar ou explicar a proibio.

19

2 Seu carter essencial e material: O primeiro pecado do homem foi um pecado tpico, isto , um pecado no qual a essncia real do pecado se revela claramente. A essncia desse pecado est no fato de que Ado se colocou em oposio a Deus, recusouse a sujeitar a sua vontade a vontade de Deus de modo que Deus determinasse o curso da sua vida, e tentou ativamente tomar a coisa toda das mos de Deus e determinar ele prprio o futuro. Naturalmente pode-se distinguir diferentes elementos do seu primeiro pecado: No intelecto, revelou-se como incredulidade e orgulho na vontade como o desejo de ser como Deus, e nos sentimentos como uma mpia satisfao ao comer do fruto proibido.

A Queda O Pecado Original


1 A culpa original: A palavra culpa expressa a relao que h entre o pecado e a justia, ou, como o colocam os telogos mais antigos, e a penalidade da lei. a condenao a qual todo homem est sujeito por causa do pecado. Quem culpado est numa relao penal com a lei. Podemos falar da culpa em dois senetidos, a saber, como reatus culpae (ru convicto) e como reatus poenae (ru passvel de condenao). O sentido habitual, porm, em que falamos de culpa na teologia, o de reatus poenae. Com isto se quer dizer merecimento de punio, ou obrigao de prestar satisfao justia de Deus pela violao da lei, feita por determinao pessoal. Isso evidenciado pelo fato de que, como a Bblia ensina, a morte, como castigo do pecado, passou de Ado a todos os seus descendentes: (Rm 5:12 - 19, Ef 2:3, 1 Co 15:22). 2 Depravao Total: O significado Teolgico da palavra que todos os homens so por natureza pecadores, totalmente depravados, ou seja, todas as inclinaes mentais (que so o princpio das aes externas) so completamente corrompidas. Em vista do seu carter impregnante, a corrupo herdada toma o nome de depravao total; muitas vezes esta frase mal compreendida, e portanto requer cuidados discriminao. Esta depravao total negada pelos pelagianos, pelos socinianos e pelos arminianos do sculo dezessete, mas ensinada claramente na Escritura. (Jo 5:42, Rm 7:18, 23, 8:7, Ef 4:18, 2Tm 3:2 4, Tt 1:15, Hb 3:12).

O Conceito Bblico de pecado.


A histria da raa humana que se apresenta nas Escrituras primordialmente a histria do homem num estado de pecado e rebelio contra Deus e do plano redentor de

20

Deus para levar o homem de volta a Ele. Portanto, convm agora ponderar acerca da natureza do pecado que separa o homem de Deus. O conceito bblico de pecado vem do estudo das palavras usadas nos dois testamentos para falar do pecado. Existem pelo menos oito palavras bsicas para falar de pecado no AT e uma dzia no NT. Assim teramos uma definio correta e final, ainda que muito longa. Talvez seja uma melhor idia defini-lo da seguinte forma: Pecado errar o alvo, maldade, rebelio, iniqidade, desviar-se do caminho, impiedade, desgarrar-se, crime, desobedincia Lei, transgresso, ignorncia e queda. De maneira mais sucinta, pecado geralmente definido como transgresso Lei (1 Joo 3:4). Essa uma definio correta quando entendermos o pecado em seu sentido mais amplo, ou seja, afastamento dos padres estabelecidos por Deus. Augustus Strong apresenta um bom exemplo quando define pecado como inconformidade Lei moral de Deus, seja por meio de atos, disposio ou estado. Pecado tambm pode ser definido como algo contra o carter de Deus. Buswell define assim: Pecado pode ser definido como qualquer coisa na criatura que no expresse ou que seja contrrio ao carter santo do Criador. Certamente a principal caracterstica do pecado que ele direcionado contra Deus. Qualquer definio que deixe de refletir isso no bblica. O lugar comum que considera os pecados divididos em categorias, como pecados contra a pessoa, contra os outros e contra Deus, acaba no enfatizando que, no final, todo pecado contra Deus. No nos esqueamos de que o pecado terrvel aos olhos de um Deus santo. Habacuque disse de forma sucinta: Tu s to puro de olhos, que no podes ver o mal e a opresso no podes contemplar. (Hc 1:13). Lembre-se de que o pecado to destrutivo que somente a morte do Filho de Deus pode retir-lo (J 1:29).

Existem Graus de Pecado?


Sero alguns pecados piores do que os outros? A pergunta pode ser respondida de modo afirmativo ou negativo, dependendo do sentido que se lhe d. a) Culpa Legal: No tocante nossa posio legal perante Deus, qualquer pecado, mesmo aquilo que nos parea um pecado leve, torna-nos legalmente culpados perante Deus, e portanto, dignos de castigo eterno. Ado e Eva aprenderam isso no jardim do den, onde Deus lhes disse que um s ato de desobedincia resultaria na pena de morte. E Paulo afirma que o julgamento derivou de uma s ofensa, para a condenao. Esse nico pecado tornou Ado e Eva pecadores perante Deus, j incapazes de permanecer na santa presena divina.

21

Portanto, em termos de culpa legal, todos os pecados so igualmente maus, pois nos fazem legalmente culpados perante Deus e nos constituem pecadores. b) Conseqncias na vida e no relacionamento com Deus: Por outro lado, alguns pecados so piores do que outros, pois trazem conseqncias mais danosas para ns e para os outros e, no tocante ao nosso relacionamento pessoal com Deus Pai, provocam-lhe desprazer e geram ruptura mais grave na nossa comunho com Ele. Segundo as Escrituras, porm, todos os pecados so mortais, pois mesmo o mais leve deles nos torna legalmente culpados perante Deus e merecedores do castigo eterno. No entanto, at o mais grave dos pecados perdoado quando a pessoa se entrega a Cristo em busca de salvao. Ou seja, os pecados podem variar segundo as conseqncias e o grau em que perturbam nosso relacionamento com Deus. No entanto, pecado, pecado!

Pecado Imperdovel
Diversas passagens da escritura falam de um pecado que no pode ser perdoado, aps o qual impossvel a mudana do corao e pelo qual no necessrio orar. geralmente conhecido como pecado ou blasfmia contra o Esprito Santo. O Salvador fala explicitamente dele em (Mt 12:31 32) e passagens paralelas, e em geral se pensa que (Hb 6:4 6, 10:26 27 e 1 Jo 5:16), tambm se referem a esse pecado.

Conseqncias do Pecado
A Bblia nos ensina que o pecado afetou toda a criao de Deus, trazendo conseqncias tanto no cu como na terra. 1. No Cu: O pecado de Satans afetou as regies celestes contaminando aos anjos cados que lutam contra os crentes (Efsios 6:11 12).

2. Na Terra: Por causa do pecado de Ado houve rompimentos nos relacionamentos do homem.

a. Do homem com Deus: Gnesis 3:8 10 (se esconderam de Deus) b. Do homem com Ele mesmo: Gnesis 3:10 16 (Tiveram medo) c. Do homem com seu semelhante (Humanidade): Eclesiastes 7:20; Gnesis 3:16 (Ado culpou Eva)

22

d. Do Homem com a Natureza: Gnesis 3:17 18; 9:1 3; Romanos 8:18 23 (Espinhos e Abrolhos)

Morte Espiritual
O pecado separa de Deus o homem, e isso quer dizer morte, pois s na comunho com o Deus vivo que o homem pode viver de verdade. A morte entrou no mundo por meio do pecado (Rm 5:12), e que o salrio do pecado a morte (Rm 6:23). A penalidade do pecado certamente inclui a morte fsica, mas inclui muito mais que isso.

23

SOTERIOLOGIA
(Doutrina da Salvao)

Breve Exegese de Salvao


De uma forma simples, podemos dizer que salvao o fato do homem ser salvo do poder e dos efeitos do pecado. O vocbulo portugus se deriva do latim salvare, salvar e de salus, sade, ajuda, e traduz o termo hebraico yeshua e cognatos (largura, facilidade, segurana) e o vocbulo grego steria, e cognatos (cura, recuperao, redeno, remdio, salvao, bem estar). Significa a ao ou o resultado de livramento ou preservao de algum perigo ou enfermidade, subentendendo segurana, sade e prosperidade. Nas Escrituras, o movimento parte dos aspectos mais fsicos para o livramento moral e espiritual. Assim que as pores mais antigas do AT do nfase aos meios dos servos individuais de Deus escaparem das mos de seus inimigos, a emancipao de Seu povo da escravido e o estabelecimento dos mesmos numa terra de abundncia; j as pores posteriores do maior nfase s condies e qualidades morais e religiosas da bem-aventurana, e estende suas amenidades alm das fronteiras nacionais (O Novo Dicionrio da Bblia, Vol-II, p 1464 5). Em primeira instncia, o verbo sz, salvar bem como o substantivo stria, salvao, denotam o salvamento e a libertao no sentido de evitar algum perigo que ameaa a vida. Pode ocorrer na guerra ou em alto mar. Aquilo de que se recebe o livramento pode, no entanto, ser uma doena. Onde no se menciona qualquer perigo imediato, tambm podem significar conservar ou preservar. O verbo e o substantivo podem at significar voltar com segurana para casa. Na LXX sz traduz nada menos do que 15 verbos hebraicos diferentes, mas os mais importantes so ysa, que se emprega no hiphil para libertar e salvar, e mlat, niphal, escapulir, escapar, salvar. E embora Iahweh empregue agentes humanos, o israelita piedoso tinha conscincia do fato do livramento vir do prprio Iahweh (Salmo 12:1; 121: 1 2); mas o contedo exato dessa libertao ou salvao varia de acordo com o contexto e as circunstncias. A expresso o clice da salvao encontrada no Salmo 116:13, tem quatro interpretaes sugeridas por Anderson: (1) uma libao de vinho que fazia parte da oferta de aes de graas (cf, Num 28:7); (2) uma metfora da libertao, e o antnimo da taa da ira de Iahweh (cf. Is 51:17; Jr 25:15); (3) um clice em conexo com alguma ordalha especfica (cf. Nm 5:16 28); (4) um clice de vinho tomado na refeio de aes de graas

24

(cf Sl 23:5); Anderson prefere a primeira dessas alternativas tendo em vista a sua associao com alguma coisa dada a Iahweh. atraente, no entanto, a sugesto de que semelhante clice, necessariamente, fica em contraste com o clice da ira de Deus, e, portanto, esta idia tambm pode ser presente. No Novo Testamento, o verbo soz ocorre 106 vezes, e o substantivo stria, 45 vezes. Sendo que a graa de Deus a grande fonte de salvao (cf Ef 2:8 9), e o Filho de Deus o Salvador do Mundo (cf Lc 2:11; 1 Jo 4:14).

Arrependimento
Formada por duas palavras gregas (meta + nous), arrependimento no significa, como muitos pensam, um rosto cuja face correm lgrimas de remorso, e cujos lbios proferem promessas de mudana e um voto de jamais cair no mesmo pecado. Na Palavra de Deus descobrimos que a palavra quer dizer mudana de mente. Esta experincia tem sido descrita como sendo o ato pelo qual o pecador, ao aceitar a Cristo, d uma meia volta no rumo em que seguia na vida at ento, e avana em direo diametralmente oposta. Isto significa uma mudana total de conduta ou procedimento. o primeiro passo para a salvao. a volta do pecador a Deus. Vejamos outras definies: 1. a mudana de pensamento para com o pecado e para com a vontade de Deus, o que conduz a uma transformao de sentimento e de propsito a seu respeito. 2. a verdadeira tristeza pelo pecado, incluindo um esforo sincero para abandon-lo. 3. a confico da culpa produzida pelo Esprito Santo ao aplicar a Lei Divina no corao. O Senhor Jesus nos d uma tima ilustrao do conceito de arrependimento em Mateus 21:28 30.

Sua Necessidade Jesus comeou Seu ministrio pregando arrependimento (cf Mc 1:14 15). E isso seria mais que suficiente para comprovar a necessidade de arrependimento por parte do homem. Mas a Igreja Primitiva tambm anunciava a mesma mensagem (At 2:38; 17:30; 20:21; 26:20). E foi tambm uma ordem deixada pelo Senhor Jesus (Lc 24:47). Deus s pode perdoar o pecador quando ele sinceramente se arrepende. Isto forte o bastante para que continuemos a pregar a necessidade de arrependimento e a necessidade do homem ter a mesma atitude que Deus tem em relao ao pecado (cf Lc 13:3 5; 1 Tm 2:4; 2 Pe 3:9). Sua Natureza

25

Em 2 Corntios 7:10, Paulo nos mostra que h uma relao entre tristeza e arrependimento quando diz: Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvao.... Voc pode observar neste verso que tristeza e arrependimento no so de modo algum a mesma coisa. A tristeza realiza a sua obra, e quando isso acontece o resultado o arrependimento e a conseqncia dessa mudana de opinio a salvao. O apstolo estabeleceu dessa forma uma progresso: tristeza, arrependimento e salvao. Neste verso descobrimos que arrependimento no sentir somente tristeza pelos pecados, mas viver uma vida diferente. Cremos que o verdadeiro arrependimento envolve trs faculdades bsicas do homem: seu intelecto, suas emoes e sua vontade. 1. O intelecto arrepender-se significa mudar de pensamento. Langston afirmou que intelectualmente falando, o arrependimento uma mudana na maneira de pensarmos em Deus, em nosso pecado e em nossas relaes com o nosso prximo. H uma radical mudana na maneira de pensar. O filho prdigo um clssico exemplo disso. 2. As emoes arrepender-se significa mudar de sentimentos. O homem arrependido deixa de amar ou apreciar o que antes amava ou apreciava. O prazer deixa de fixar-se nas coisas terrenas para descansar nas celestiais... O arrependimento chora seus pecados, mas chora ainda mais a falsa atitude que antes tinha para com Deus... O arrependimento verdadeiro fixa os olhos do arrependido mais em Deus do que no pecado cometido (Langston). O Salmo 32 exemplifica isso muito bem. 3. A vontade arrepender-se significa mudar de propsitos. Antes de arrependerse, o homem quer fazer a prpria vontade, quer dirigir-se a si mesmo, quer andar no seu prprio caminho. No arrependimento, porm, ele quer fazer a vontade de Deus, quer ser dirigido por Ele, porque est convencido de que a vontade e a direo de Deus so melhores... (Langston). Aps o arrependimento, Davi orou: Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova dentro de mim um esprito inabalvel (Sl 51:10). Sua Praticidade Na prtica, o arrependimento que causado pela tristeza segundo Deus, gerada por obra do Esprito Santo (cf J 16:8 11). Ao ouvir a mensagem do Evangelho (At:37 41) o homem sente-se tocado pelo dedo de Deus e, se o corao for frtil, a semente produzir bons frutos (cf Mt 13:23).

Seus Resultados

26

1. O texto de Atos 3:19 claro em mostrar um dos principais resultados do arrependimento: cancelamento dos pecados, que outro modo de dizer que so perdoados os seus pecados (cf Cl 2:14). 2. A alegria entre os anjos um outro resultado do arrependimento (cf Lc 15:7). 3. Sem o arrependimento, o Esprito Santo no vir habitar em qualquer corao humano (cf At 2:38; Ef 1:13).

Exegese dos termos F-Crer


Originalmente, pistis significava o relacionamento fiel de partes de um contrato e a fidedignidade das suas promessas. Vieram a significar, num sentido mais lato, a credibilidade de declaraes, relatrios e narrativas em geral, sejam sacros, sejam seculares. No grego do NT, obtiveram uma importncia especial e contedo especfico atravs da sua aplicao ao relacionamento com Deus em Cristo: a aceitao e reconhecimento, em plena confiana, daquilo que Deus fez ou prometeu atravs dEle. Grego Secular Na literatura grega clssica, pistis significa a confiana que um homem pode ter nas pessoas ou nos deuses. Da mesma forma, pisteu significa confiar em algum ou nalguma coisa. Originalmente, o grupo de palavras significava conduta que honrava um contrato ou obrigao. Da a experincia da fidelidade e da infidelidade pertence idia da f, desde o incio. No grego secular, portanto, este grupo de termos representa um largo espectro de idias. Emprega-se para expressar relacionamentos entre um homem e outro, e tambm para expressar o relacionamento como divino.

Antigo Testamento Em hebraico, a raiz aman, no niphal, significa: ser leal, digno de confiana, fiel. Pode se aplicar aos homens (Nm 12:7; servos 1 Sm 22:14; a uma testemunha Is 8:2; a um mensageiro Pv 25:13; aos profetas 1 Sm 3:20). Pode, no entanto, tambm ser aplicado ao prprio Deus, que guarda Sua aliana e d graa queles que o amam (Dt 7:9). No AT o termo f encontrado apenas duas vezes (Dt 32:20 e Hc 2:4). Isso no significa, entretanto, que a f no seja elemento importante no ensino do AT, pois ainda que a palavra no seja freqente, a idia, o . usualmente expressa por verbos tais como crer, confiar ou esperar, os quais ocorrem com abundncia.

27

Novo Testamento No NT, a f altamente proeminente. O substantivo pistis e o verbo pisteu ocorrem ambos mais de 240 vezes, enquanto que o adjetivo pistos ocorre sessenta e sete vezes. No NT, o pensamento que Deus enviou Seu Filho para ser Salvador do mundo, central. Cristo realizou a salvao do homem ao morrer expiatriamente na cruz do Calvrio. No quarto Evangelho, as formas de pensamento so diferentes de outras partes do NT. A f surge do testemunho, que autenticado por Deus, e nela os sinais tambm desempenham um papel (J 1:7). Por isso, quem da verdade escuta esta chamada da parte de Deus (J 18:37). A f e o conhecimento (J 6:69), o conhecimento e a f (J 17:8), no so dois processos mutuamente independentes; pelo contrrio, so coordenadas instrutivas que falam, a partir de pontos de vistas diferentes, do recebimento do testemunho. H intima conexo entre a f e a vida. Aquele que cr no Filho tem a promessa de que no perecer mas que, pelo contrrio, ter a vida eterna (J 6:16, 36; 11:25). Portanto, a f atitude mediante a qual o homem abandona toda a confiana em seus prprios esforos para obter a salvao, quer sejam eles aes de piedade, de bondade tica, ou seja o que for. Em Joo, a f ocupa um lugar importantssimo, pois ali o verbo pisteu encontrado noventa e oito vezes. Curioso que o substantivo pistis f, nunca encontrado. Isso possivelmente se deve ao seu uso em crculos de tipo gnstico. O enorme uso de pisteu em Joo se deve ao prprio objetivo claramente revelado no Evangelho em Joo 20:31. A f no consiste meramente em aceitar certas coisas como verdadeiras, mas consiste em confiar numa Pessoa, e essa Pessoa Jesus Cristo. E como a f fundamental ao Cristianismo, os cristos so simplesmente chamados crentes. E crer implica em: Confiar (J 4:50) Seguir (J 8:12) Servir (J 13:12 15; 21:15 17) Obedecer (J 14:23 24)

Regenerao
Do lado divino, a mudana de corao chamada de regenerao, de novo nascimento; do lado humano, chamada de converso. Na regenerao, a alma passiva; na converso, ativa. Podemos definir a concesso de uma nova natureza (2 Pe 1:4) ou corao (Jr 24:7; Ez 11:19; 36:26), e a produo de uma nova criao (2 Co 5:17; Ef 2:10;

28

4:24). No entanto, a regenerao no uma mudana as substncia da alma. Hodge o diz muito bem: Como a mudana no na substncia nem no mero exerccio da alma, ela ocorre naquelas disposies, princpios, gostos ou hbitos imanentes aos quais todo o exerccio consciente est subordinado, e que determinam o carter do homem e de todas as suas aes. A Necessidade da Regenerao A Escritura declara repetidamente que o homem tem que ser regenerado antes de poder ver a Deus. Estas afirmaes da Palavra de Deus so reforadas pela razo e pela conscincia. A santidade uma condio indispensvel para sermos aceitos na comunho com Deus. Mas toda a humanidade pecadora por natureza, e quando chega a conscincia moral, torna-se culpada de transgresso real. Portanto, em seu estado natural, a humanidade no pode ter comunho com Deus. Agora, esta mudana moral no homem somente pode ser feita por um ato do Esprito de Deus. Ele regenera o corao e comunica a este a vida e a natureza de Deus. As Escrituras mostram esta experincia como sendo um novo nascimento, pelo qual o homem se transforma em Filho de Deus (J 1:12; 3:3 5; 1 Jo 3:1). Por natureza, os homens so: (1) Filhos da ira Ef 2:3; (2) Filhos da desobedincia Ef 2:2; (3) Filhos do Mundo Lc 16:8; (4) Filhos do Diabo Mt 13:38; 23:15; At 13:10; 1 Jo 3:10. Esta ltima expresso usada especialmente para os que rejeitaram a Cristo, em Joo 8:44. Somente o novo nascimento pode produzir uma natureza santa dentro dos pecadores de modo a tornar possvel a comunho com Deus.

Os Meios da Regenerao A Escritura apresenta a regenerao como obra de Deus. Mas h numerosos meios e agncias envolvidos na experincia, que faremos bem em notar. 1. A Vontade de Deus. Somos nascidos da vontade de Deus (J 1:13). As palavras de Tiago esclarecem ainda mais: Pois, segundo seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade (Tg 1:18). 2. A Morte e Ressurreio. Precisamos nos lembrar que o novo nascimento condicionado f no Cristo crucificado (J 3:14 16); e que a ressurreio de Cristo est igualmente envolvida em nossa regenerao (1 Pe 1:3). 3. A Palavra de Deus. um dos principais agentes para a nossa regenerao, como j vimos em Tiago 1:18. O mesmo pensamento expresso em J 3:5; 1 Pe 1:23. Que a gua a que se refere Joo 3:5 no o batismo evidenciado pelo fato de que em Ef 5:26 a nossa purificao relacionada Palavra. Deve-se explicar Tito 3:5 da mesma maneira, pois claro que a gua no tem poder regenerador. Paulo havia gerado os corntios

29

mediante o Evangelho (1 Co 4:15), mas havia batizado apenas alguns deles (1 Co 1:14 16). Zaqueu (Lc 19:9), o ladro arrependido (Lc 23:42 43, e Cornlio (At 10:47) foram declarados salvos antes de terem sido batizados. 4. O Esprito Santo. O Agente eficaz real na regenerao o Esprito Santo (J 3:5; Tt 3:5). A verdade no constrange a vontade por si s; alm disso, o corao no regenerado odeia a verdade at ser trabalhado pelo Esprito Santo. O Senhor Jesus disse acerca do Esprito Santo, em Joo 16:8: Quando ele vier convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo. Portanto, podemos afirmar que o Esprito Santo tanto um Advogado quanto um Acusador. O rabino Eliezer bem Jacob diz: Quem cumpre um mandamento conseguiu um advogado para si, e quem transgride um mandamento conseguiu um acusador para si. Diz Strong: No um simples aumento na claridade que vai permitir que um cego veja; a enfermidade do olho tem que ser curada primeiro antes que os objetos externos se tornem visveis... Apesar de trabalhada juntamente com a apresentao da verdade ao intelecto, a regenerao difere da persuaso moral por ser um ato imediato de Deus. Talvez seja de palavras como estas que afirmamos que alguns so convencidos mas no convertidos. Os Resultados da Regenerao (1) Aquele que nascido de Deus vence a tentao (1 Jo 3:9; 5:4,18). O tempo presente em que todos esses verbos so usados indica uma vida de vitria contnua. (2) A pessoa regenerada ama aos irmos (1 Jo 5:1), Palavra de Deus (Sl 119:97; 1 Pe 2:2), seus inimigos (Mt 5:43 48), e as almas perdidas (2 Co 5:14). (3) A pessoa regenerada tambm goza de certos privilgios como Filho de Deus, como a satisfao de suas necessidades (Mt 6:31 32), de uma revelao da vontade do Pai (1 Co 2:10 12), e de ser guardada (1 Jo 5:18). (4) O homem que nascido de Deus herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo (Rm 8:16 17). Embora o entrar realmente no gozo da herana ainda esteja quase no futuro, o filho de Deus j agora tem um penhor dessa herana na ddiva do Esprito Santo (Ef 1:13 14). claro que estes resultados no so diferentes visveis aos olhos do mundo, mas so, no obstante, muito reais para aquele que nasceu para a famlia de Deus.

O Novo Nascimento
O que ? O Novo Nascimento um milagre do Esprito Santo operado na natureza do indivduo, transformando-o completamente. De fato o Novo Testamento um novo comeo. Por mais maculado que seja o seu passado; por mais deformado que seja o seu

30

presente; por mais sombrio que parea o seu futuro, h uma sada, h uma possibilidade de comear tudo de novo, pelo NOVO NASCIMENTO. No esta uma notcia maravilhosa? Portanto, o Novo Nascimento obra do Esprito Santo, no representa fruto do esforo ou boas qualidades do homem. No h mrito humano na operao (Joo 3:6 7). 1. O batismo no efetua o Novo Nascimento. falsa a doutrina que prega a regenerao pelo batismo. 2. No se adquire por hereditariedade (Joo 1:12 13). A Igreja no tem poder de operar o Novo Nascimento. Como disse algum: No sers um automvel pelo fato de teres nascido em uma garagem. Ningum nasce de novo por pertencer a esta ou quela Igreja. 3. Nenhum rito religioso, afinal, ser capaz de efetuar o Novo Nascimento. 4. No representa fruto de resolues humanas. Assim como o nascimento fsico depende de fatores fora do eu, na regenerao o eu passivo, ele recebe o Novo Nascimento (J 1:12 13).

O Novo Nascimento a penetrao da vida divina no ser humano. O estado de pecado um estado de morte, morte espiritual (Ef 2:1). O Novo Nascimento opera uma nova vida no ser humano. Como se v, o fenmeno inexplicvel em seu alcance mais profundo. O prprio Nicodemos que era prncipe, um sbio, e mestre em Jerusalm, no entendeu isso pela mera exposio em palavras (Joo 3:4, 8, 9). Jesus insistiu na necessidade de experimentar o Novo Nascimento. Em matria de religio, de vida espiritual, o caminho para a compreenso viver, experimentar primeiro para depois entender. A mera especulao mental no penetra os mistrios espirituais. A doutrina do Novo Testamento amplamente encontrada nas Escrituras tanto no Novo, como no Antigo Testamento. apresentada, s vezes, com palavras diferentes, mas a verdade a mesma: que o homem no pode mover a si mesmo na direo do propsito de Deus; que como essa natureza total est comprometida com a corrupo do pecado lhe impossvel andar retamente no caminho de Deus. necessrio uma mudana de natureza e Deus quem nele opera a transformao, tornando-o um novo ser em Cristo. H vrios textos que merecem considerao e estudo para o conhecimento da doutrina, mas o captulo 3 do Evangelho de Joo o que mais longamente expe o tema do Novo Nascimento. o texto mais impressionante de toda a Bblia; nenhum crente o pode ignorar como fato, muito menos na sua interpretao, pois a aplicao de seu eterno princpio de regenerao pela f depende entrada de qualquer um no Reino dos Cus.

31

Antes de expor a doutrina propriamente, esclareamos algumas expresses usadas no texto:

FARISEUS Constituam uma trs principais seitas do Judasmo e era a melhor, ou a mais severa (Atos 26:5). Os Judeus foram combatidos por feroz perseguio de Antoco Epifanes, rei da Sria, depois da volta do Cativeiro Babilnico. Os mais patriotas se organizaram em partido para resistirem infiltrao do Helenismo. Isso em 175 164 a. C. Logo, os fariseus tiveram uma nobre origem: visavam preservar a religio de Israel, as Escrituras Hebraicas, estimular o amor ptrio, etc. Mas seu nome aparece s l pelos anos 135 105 a. C. Os fariseus criam na imortalidade da alma, na ressurreio do corpo, na existncia do esprito, nas recompensas e castigos na vida futura (cu e inferno). E nisso se opunham aos sauduceus que no aceitavam nem uma nem outra destas coisas (Atos 23:6 6). Mas em matria de religio no basta ter conceitos teolgicos corretos, preciso ter uma vida consentnea com aquilo que se cr. Enfatizaram em extremo as formas externas de religio tornando-se legalistas. Chegaram a transformar a religio num monto de formalismos sem vida. Opuseram-se ferrenhamente a Jesus. Foram duramente acusados por Joo Batista e por Jesus. Apesar de tudo, tiveram em seu meio homens de grande capacidade intelectual e social: tais como Gamaliel (At 5:34; 22:3); Saulo de Tarso (Fp 3:5), que veio a se converter mais tade (At 9:1 22), e a ser chamado para o apostolado; Nicodemos (J 3:1), e outros de muito boa vontade (At 5:34; J 7:50). Os fariseus julgavam que por muito falarem seriam ouvidos em suas oraes (Mt 6:7). NICODEMOS Agostinho descreve-o como um dos crentes em quem Jesus no podia confiar logo (J 2:24). A tradio rabnica o descreve como um dos trs homens mais ricos de Jerusalm. Era de uma alta autoridade no Sindrio, corpo legislativo, judicial e executivo entre os judeus. Aparentemente no incio desta entrevista ele est convencido, mas no convertido. Jesus repudia o regime religioso do indivduo Nicodemos e de toda a sua elite religiosa, e exige de l radical transformao, se quer entrar no Reino dos Cus. mencionado trs vezes no Evangelho de Joo. A primeira vez, visitando Jesus de noite (J 3:1 15); a segunda, protestando contra a condenao de Jesus sem o ouvirem. Nicodemos estava to impressionado com as palavras de Jesus que seu desejo era que seus colegas o ouvissem tambm (J 7:50 51); e a terceira vez, trazendo especiarias para ungir o corpo de Jesus em seu sepultamento (J 19:38 39).

32

DE NOITE Joo 3:2, nos diz que Nicodemos foi ter com Jesus de noite. Por que de noite? Por que temia o povo? Envergonhava-se de Jesus? Ou apenas procurava uma entrevista mais longe do burburinho da multido? Parece que o problema era mesmo um temor poltico e social. No queria prejudicar sua posio (J 3:10). O texto expe, sem rodeios, o motivo por medo dos judeus (J 19:38 39), em relao a Jos de Arimatia. E Nicodemos? A sinceridade militava contra a timidez e a timidez contra a sinceridade no corao de Nicodemos (O. Boyer). Pelo menos mostrou devoo a Jesus. Muitos que hoje censuram por ter procurado Jesus de noite, tm outros preconceitos que os arrastam de Jesus de dia e de noite, vivem longe dEle. Afinal, foi Nicodemos que cuidou (juntamente com Jos de Arimatia), do corpo de Jesus e do seu sepultamento (J 19:38 39). Rabi, SABEMOS que s Mestre... o verbo est no plural sabemos Em nome de quem fala Nicodemos? Nicodemos fala por seu grupo. Era membro do Sindrio e delegado nico dos chefes dos judeus para saber de suas pretenses. O magno tribunal j havia investigado oficialmente acerca de Joo Batista (Joo 1:19 31) nunca fez isso com relao a Jesus. E Nicodemos se queixa disso mais tarde (J 7:50), querendo que Jesus fosse ouvido em juzo. Ele mesmo ficara impressionado com a pessoa e o ensino de Jesus de ter estado com ele naquela noite memorvel, posto que j estivesse anteriormente deslumbrado com seus milagres. REINO DE DEUS Os Judeus esperavam e criam que seria assinalada a vinda do Reino por manifestaes de pompa e poderio poltico e militar. O Reino de Deus era a poca Messinica. Jesus aqui proclama uma ordem espiritual invisvel aos olhos, aos sentidos. A regenerao isso o arrependimento para a remisso de pecados e a renovao pelo Esprito Santo; e esta experincia dupla indispensvel para a entrada no Reino dos Cus. O Reino dos Cus o domnio de Deus e de Cristo e do Esprito Santo sobre a vida do discpulo, da Igreja (cf Lucas 17:20 21). a vontade de Deus se consumando. chamado o Supremo Bem. No h nada melhor ou equivalente ao Reino de Deus na vida. NASCER DA GUA E DO ESPRITO Muitas so as interpretaes que tem sido dadas a estas palavras. 1. C. H. Wright, erudito anglicano, interpreta como sinnimas as expresses. Assim, para ele, nascer da gua e do Esprito uma e a mesma coisa. Jesus apenas enfatiza a necessidade de nascer de cima. 2. Outros evanglicos aceitam que a expresso toma o sinal (batismo) pelo significado (arrependimento), assim, nascer da gua seria nascer do arrependimento.

33

3.

H quem interprete nascer da gua, como o primeiro nascimento, pelo aspecto impressionante do parto.

4.

H os que fogem da idia do Reino Espiritual e o identificam com as Igrejas, e do ao batismo o valor de entrar nas igrejas, admitem nisso equivalncia com entrar no Reino.

5.

Alm de uma outra mais generalizada, tanto quanto mais falsa idia sacramentalista que interpreta a expresso nascer da gua, como uma referncia do Mestre ao batismo. a idia catlica da Regenerao Batismal, atravs do sacramento chamado batismo.

Seguindo Taylor, opomos as seguintes refutaes:

1. Taylor no concorda que sejam sinnimas as expresses, embora admitindo a probabilidade de que o fossem. E, contudo, pode-se optar pela interpretao bastante inteligente do Dr. Wright, sem ferir qualquer doutrina bblica, sem cair no sacramentalismo anti-bblico. Pode-se, pois admitir as duas expresses nascer da gua e do Esprito apenas como repetio da idia para enfatizar a necessidade de uma transformao a operar por Deus. Neste caso as duas so uma e a mesma coisa nascer de novo, nascer de cima. 2. arriscado supor que Nicodemos devesse entender como arrependimento o nascer da gua, ou como batismo ou qualquer forma de nascimento, muito menos lig-lo idia de entrar na igreja. 3. A idia sacramentalista, que admite o nascer da gua como sendo o batismo requisito ao Novo Nascimento, contraditria:

a. Quando afirma que o nico batismo conhecido era o de Joo; b. Que este era destitudo da graa salvadora e do Esprito regenerador; c. Que o batismo cristo s comearia no dia de Pentecoste, de conformidade com o Conclio de Trento. o mesmo que admitir que Jesus estivesse a afirmar algo mais ou menos assim: Nicodemos, se voc no nascer de novo no poder entrar no Reino dos Cus; entretanto, como voc bem sabe isso coisa absolutamente impossvel no presente, pois o batismo ainda no foi institudo. Mas ns sabemos que Jesus tem melhor bom senso, do que o mero pregador. d. Quando admite que o batismo o meio pelo qual se opera o Novo Nascimento. ou no contraditrio?

34

Alm de tudo isso, a idia sacramentalista entra em contradio com todo o ensino claro das Escrituras sobre a doutrina bblica do batismo, que no tem o poder de operar a regenerao; o batismo no salva. para ser ministrado a pessoas que j tenham tido a experincia do Novo Nascimento. A participao dos ritos sacramentais de qualquer seita religiosa no abre a porta a ningum para entrar no Reino de Deus, mas s pelo arrependimento e f, caminhos bblicos da regenerao. Pois, se fosse de outro modo (pelo batismo), no seria razovel censurar Nicodemos por no entender o ensino de Jesus. Sabemos, pois, que nascer da gua, no o mesmo que batismo. Mas, ento, o que queria Jesus dizer com a expresso nascer da gua e do Esprito? Um dos fatores indispensveis na regenerao do pecador a Palavra de Deus, o Evangelho. Vrios textos ensinam isto: J 15:3; Ef 5:26; Hb 4:12; 10:22; Tg 1:21; 1 Pe 1:22 23; etc. doutrina bblica inegvel que o Esprito Santo regenera pela Palavra. Taylor, depois de longa anlise e muitas citaes, conclui: Essas consideraes me levam a afirmar que aqui, como nas outras passagens estudadas nas pginas do Evangelho de Joo, Jesus ensina um Novo Nascimento com dois fatores sublimes: o poder purificador do Evangelho de salvao pelo sangue de Jesus e a obra vitalizadora do Esprito Santo que acompanha a pregao e opera no pecador ouvinte a graa e a Nova Vida. Esta interpretao concorda com outros textos mais claros da Palavra de Deus e justifica a circunstncia de haver Jesus censurado a Nicodemos por no haver entendido o Seu ensino. E Nicodemos era profundo conhecedor dos textos vetero-testamentrios, tais como Isaias 44:3; Ezequiel 36:25 26; etc; que tratam da regenerao como operao divina pelo Seu poder e pela Sua palavra. gua, simboliza pois, a purificao efetuada no crente pelo Evangelho de Jesus, fator sublime na regenerao Evangelho da purificao operada no pecador pelo sangue remidor de Jesus. Observe o versculo 6 do captulo 3 do Evangelho de Joo: Todo o que nascido do Esprito esprito. No apenas o crente batizado. Todo o crente tem a vida eterna, antes do seu batismo, quando cr. Haja vista o caso do ladro convertido cruz, foi salvo sem batismo, quando lhe prometeu Jesus: Hoje mesmo estars comigo no Paraso (Lucas 23:43). No possvel pois, que Jesus estivesse falando de batismo como meio de Nascer de Novo. Evidncias do Novo Nascimento

35

1. Uma nova viso e compreenso espiritual 2 Co 4:6; Ef 1:18; 1 Co 2:14 2. O corao sofre uma revoluo Ez 36:26; Ef 4:20 24 3. Uma vontade transformada Ef 5:15 17 4. Uma atitude diferente para com o pecado Rm 6:1 23 5. Uma disposio de obedecer a Deus 1 Jo 2:6 6. Um corao habitado por Cristo J 14:23; Cl 1:27 7. Uma vida separada do mundo Tg 4:4; 1 Jo 2:15 17 a. Luz do mundo Mt 5:14 16 b. Sal da terra Mt 5:13 c. Bom Perfume 2 Co 15:16

Justificao
Por natureza, o homem no somente filho do mal, mas tambm um transgressor e um criminoso (Rm 3:23; 5:6 10; Cl 1:21; Tt 3:3). Na regenerao, o homem recebe uma nova vida e uma nova natureza; na justificao, uma nova posio. A justificao pode ser definida como o ato de Deus pelo qual Ele declara justo aquele que cr em Cristo. O Breve Catecismo afirma: Justificao um ato da livre graa de Deus, pelo qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos a seus olhos, somente pela justia de Cristo a ns imputada e recebida pela f. A justificao um ato declarativo. No algo operado no homem, mas sim algo declarado a respeito do homem. 1. A Remisso da Pena. A pena para o pecado a morte (Rm 5:12 14; 6:23). Se o homem for ser salvo, esta pena ter que ser removida primeiro. Foi removida pela morte de Cristo, e na morte de Cristo, que sofreu o castigo de nossos pecados em Seu prprio corpo no madeiro (1 Pe 2:24). 2. A Imputao da Justia. Como justificao acertar a pessoa com a Lei, precisamos observar, como diz Strong, que a lei requer no simplesmente a ausncia de ofensa negativamente, mas toda maneira de obedincia e semelhana a Deus positivamente. Em outras palavras, o pecador precisa no apenas ser perdoado por seus pecados passados, mas tambm receber uma justia positiva antes de poder ter comunho com Deus. Esta necessidade satisfeita na imputao da justia de Cristo ao crente. Imputar debitar a algum (cf Sl 32:2; Rm 1:17; 1 Co 1:30; 2 Co 5:21; Fm 18). Devemos observar que este no o atributo de Deus, pois a nossa f nada tem a ver com ele; mas sim a justia que Deus providenciou para aquele que cr em Cristo. Assim, Deus nos restaura ao favor imputando-nos a justia de Cristo. Esta a veste nupcial que est pronta para todo aquele que aceita o convite para o banquete (Mt 22:11 12; Lc 15:22 24).

36

O Mtodo da Justificao 1. No pelas obras da Lei Rm 3:20; Gl 2:16. Os homens no so salvos por fazerem o melhor que podem, mas so salvos por crerem nAquele que fez o melhor. A justificao pela Lei s acontece atravs do cumprimento total da mesma! 2. pela Graa de Deus Rm 3:24; Tt 3:7. 3. pelo Sangue de Cristo Rm 5:9. 4. pela F Rm 3:26 30; 4:5 12; 5:1; Gl 3:8, 24.

Adoo
A doutrina da adoo puramente paulina. Os outros autores do NT associam as bnos que Paulo relaciona adoo com as doutrinas da regenerao e da justificao. A palavra grega traduzida como adoo (huiothesia), somente ocorre cinco vezes nas Escrituras, e todas elas nos escritos de Paulo: Rm 8:15, 23; 9:4; Gl 4:5; Ef 1:5. Uma vez aplicado a Israel como nao (Rm 9:4); uma vez relaciona a completa realizao da adoo vinda futura de Cristo (Rm 8:23); e trs vezes, declara ser ela um fato presente na vida do Cristo. Definio Como a palavra grega (huiothesia) indica, adoo literalmente colocar na posio de filho. Scofield diz: Adoo, colocar na posio de filho no tanto uma palavra de relacionamento como de posio. A relao de filho do crente para com Deus resulta do novo nascimento (J 1:12 13), ao passo que adoo o ato de Deus pelo qual aquele que j filho, atravs de redeno da lei, colocado na posio de filho adulto (Gl 4:1 5). O Esprito que habita no crente o leva percepo disto em sua experincia presente (Gl 4:6); mas a plena manifestao de sua filiao aguarda a ressurreio, transformao e trasladao dos santos, e chamada de redeno do corpo (Rm 8:23; 1 Ts 4:14 17; Ef 1:4; 1 Jo 3:2). Quer-nos parecer que Paulo considerava os crentes do AT como filhos embora de menor idade; mas os crentes do NT ele considerava tanto como filhos quanto filhos adultos. As principais vantagens da filiao, segundo Paulo, so a libertao da Lei (Gl 4:3 5) e a posse do Esprito Santo, o Esprito de Filiao (Gl 4:6). Resumindo: na regenerao, recebemos nova vida; na justificao, uma nova reputao; na adoo, uma nova posio.

37

O Tempo da Adoo A adoo tem um relacionamento trplice de tempo: (1) Nos conselhos de Deus, foi um ato do passado eterno (Ef 1:5). Antes mesmo de comear a raa hebraica, sim antes da criao, Ele nos predestinou para esta posio (cf Hb 11:39 40). (2) Na experincia pessoal ela se torna verdadeira para o crente na hora em que ele aceita a Jesus Cristo (Gl 3:26). (3) Mas a percepo plena da filiao aguarda a vinda de Cristo. naquela hora que a adoo ser plenamente consumida (Rm 8:23). Os resultados da Adoo (1) Talvez o primeiro dentre eles seja a libertao da lei (Rm 8:15; Gl 4:4 5). O crente j no est debaixo de guardies e aios. (2) O penhor da herana, que o Esprito Santo (Gl 4:6 7; Ef 1:11 14). O Pai ajuda o filho adulto a comear com a investidura do Esprito. o pagamento inicial da herana total que ele receber quando Cristo vier.

Santificao
Santidade de Deus A palavra hebraica para santo quadash, derivada da raiz quad, que significa cortar ou separar. A idia bsica de santidade de Deus no tanto uma qualidade moral de Deus, mas, sim, a posio ou relao entre Deus e alguma coisa ou pessoa. dupla a idia bblica da santidade de Deus. (1) Ele absolutamente distinto de todas as suas criaturas e exaltado sobre elas em infinita majestade. (2) H um aspecto especificamente tico, e isto significa que em virtude de Sua santidade Deus no tem comunho com o pecado (J 34:10; Hc 1:13; 1 Jo 1:5).

Definio de Santificao 1. Separao para Deus. A separao para Deus pressupe separao da impureza. Isto se refere a coisas, lugares ou pessoas (2 Co 6:14 7:1). 2. Imputao de Cristo como nossa santidade. A imputao de Cristo como nossa santidade acompanha a imputao de Cristo como nossa justia. Ele se tornou justia e santificao para ns (1 Co 1:30). Paulo diz que somos santificados em Cristo Jesus (1 Co 1:2; At 26:18; Ef 5:26). Assim, o crente reconhecido como santo bem como justo por estar revestido com a santidade de Cristo.

38

Neste sentido, todos os crentes so chamados de santos sem levar em considerao suas conquistas espirituais (Rm 1:7; 1 Co 1:2; Ef 1:1; Fp 1:1; Cl 1:1). a conhecida santificao posicional. 3. Purificao do Mal Moral. Esta a santificao progressiva. A pergunta do salmista : de que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho?. Tem como resposta, observando-o segundo a Tua Palavra (Sl 119>9). um processo contnuo. 4. Conformidade com a Imagem de Cristo. A conformidade com a imagem de Cristo o aspecto positivo da santificao, assim como a purificao o negativo, a separao e imputao so o posicional. Alguns textos bsicos para esta verdade so: Rm 8:9; 2 Co 3:18; Gl 5:22 23; Fp 1:6; 3:10; 1 Jo 3:2). Claramente este um processo que se estende por toda a vida e que s ser consumado por completo quando estivermos com o Senhor. Os Meios de Santificao Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (Lv 19:2; 1 Pe 1:16). Evidentemente que estamos nos referindo santificao progressiva. O primeiro meio de santificao a Palavra de Deus, ou seja, a meditao e a obedincia mesma (Sl 119:9; J 15:3; 17:17; Ef 5:26; 2 Tm 3:16; 1 Pe 1:22 23). O segundo meio de santificao a prtica da auto disciplina atravs de jejum, orao, meditao, estudos, etc (1 Co 9:27). E o terceiro meio seria por meio do poder do Esprito Santo (Rm 8:13).

Perseverana
Se compreendida corretamente, esta doutrina oferece muito conforto; mas no deve-se abusar dela ou interpret-la mal. As Escrituras ensinam que todos aqueles que, mediante a f, so unidos a Cristo, que foram justificados pela graa de Deus e regenerados por Seu Esprito, jamais cairo total ou finalmente do estado de graa, mas certamente nele perseveraro at o final. Isto no significa que jamais escorregaro, jamais pecaro; ou que todo aquele que professa ser salvo, est salvo para a eternidade. Simplesmente significa que eles jamais cairo totalmente do estado da graa ao qual foram trazidos, nem deixaro de, no fim, levantar-se de novo quando escorregarem. A doutrina da segurana eterna s aplicvel queles que tiveram uma experincia vital de salvao (Henry Clarence Thiessen, Palestras em Teologia Sistemtica). Posies Favorveis Doutrina 1. O Propsito de Deus (Is 14:24; Rm 8:35 39)

39

2. A Mediao de Cristo (Hb 7:25) 3. A contnua capacidade de Deus de nos guardar (Fp 1:6; 2 Tm 1:12; Jd 24) 4. A natureza da mudana no crente (2 Co 5:15) Posies Contrrias Doutrina 1. Introduz Frouxido e Indolncia 2. Rouba a Liberdade do Homem 3. As Escrituras ensinam o contrrio (J 15:1 6; Mt 24:13; Hb 6:4 6)

No pretendemos que esta seja uma concluso completa sobre o assunto. Entretanto, o que queremos ressaltar alguns fatos: 1. As Escrituras mostram que a unio do crente com Cristo expressa de diversas formas: (a) a unio entre o edifcio e seu fundamento (Ef 2:20 22; Cl 2:27; 1 Pe 2:4 5); (b) a unio entre marido e mulher (Rm 7:4; Ef 5:31 32; Ap 19:7 9); (c) a unio entre o Pastor e as ovelhas (J 10:27 28); (d) a unio entre a videira e seus ramos (J 15:1 6); (e) a unio entre a cabea e o corpo (1 Co 12:12; Ef 1:22 23). 2. Nosso relacionamento com Cristo tambm descrito em termos de Aliana (cf Mt 26:28; 1 Co 11:25). Aliana, um pacto ou contrato entre duas partes, que as obriga mutuamente a assumir compromissos cada uma em prol da outra. Teologicamente denota um compromisso gracioso da parte de Deus no sentido de beneficiar e abenoar o homem e, especificamente, aqueles homens que, pela f, recebem as promessas e se obrigam a cumprir os deveres envolvidos neste compromisso (Enciclopdia Histrico-Teolgica) 3. O que um crente? A palavra grega (pistos) para crente a mesma para fiel.

O Problema da Apostasia
Hebreus 6:4 8 a passagem mais difcil da carta, e tem dado espao para muita polmica atravs dos sculos. Contudo, bom lembrar que o propsito das Escrituras no confundir a mente de ningum, e sim iluminar, esclarecer (cf Sl 119:105; J 1:4; 8:12). Para aqueles que acreditam na possibilidade de apostasia pessoal, Hebreus 6:4 8 obviamente uma das passagens mais importantes. to importante como Hebreus 10:26 31 e 2 Pedro 2:20 22; isto sem mencionar outras passagens significantes que providenciam a base para o ensino deste assunto. Cremos que uma srie de perguntas devem ser levantadas para que possamos entender melhor este pargrafo (Hb 6:4 8). 1 - Qual o tema de Hebreus? J sabemos que a superioridade do evangelho de Cristo um tema relevante em Hebreus. Mas, se observarmos bem, verificaremos que h

40

vrias advertncias dentro desta carta, que estimulam os leitores a firmarem-se na f (eg 2:1; 3:6, 12, 14; 4:14; 6:12; 10:23, 26 31, 35 39). Portanto, a pergunta: qual a razo de ser de todas essas advertncias? Por que avisar algum de um perigo se impossvel que ele seja ferido por este? 2 - Hebreus 6:4 5 descreve a verdadeira experincia de salvao? A resposta s poder ser dada mediante uma sria exegese do referido texto. Primeira Experincia: uma vez foram iluminados. O verbo grego photizomai significa dar algum uma luz ou traz-lo para a luz. A mesma exata descrio usada em 10:32, onde tambm no h nenhuma razo para duvidar de que um sinnimo para a converso. A iluminao indica que Deus d o entendimento e os olhos da luz espiritual. A idia da iluminao caracterstica do NT em relao mensagem de Deus ao homem. Isto especialmente verdadeiro no que diz respeito ao Evangelho segundo Joo em que Jesus declara ser a luz do Mundo (8:12). Outro paralelo 2 Co 4:4. Por isso, sempre que a luz tem brilhado nas mentes humanas tem vindo alguma compreenso da glria de Cristo (Dondald Guthrie, Hebreus). A Palavra interpretada uma vez (no grego hapax) tem a idria de uma vez para sempre ou uma vez eficaz. Esta mesma palavra repetida em Hebreus em 9:7, 26, 27, 28; 10:2; 12:26 e 27. Nestes outros lugares a palavra conscientemente implica alguma coisa feita de uma vez e de tal maneira que nenhuma repetio ou adio seja necessria para complet-la. Kent reconhece que o uso de uma vez para sempre, direciona-se a alguma coisa completa ao invs de uma parcial ou inadequada. Segunda Experincia: provaram o dom celestial. Provar o verbo grego gedomai (provar, experimentar), e expressa o desfrutar real e consciente das bnos aprendidas em seu verdadeiro carter. Cremos que o dom celestial algo que veio de Deus, obviamente. Paulo afirma em Efsios 2:8 que a salvao dom de Deus. Portanto, se ela dom de Deus, constitui-se num dom celestial. A idia de provar o dom celestial subentende mais do que um mero conhecimento da verdade. Subentende a experincia dela. Este um uso lingstico do AT (cf Sl 34:8). No NT, 1 Pedro 2:3 contm a mesma idia. H um desenvolvimento entre saber acerca do alimento, at mesmo gostar da aparncia dele, e realmente prov-lo. Ningum pode apenas fingir provar um alimento. Mas o que significa esta expresso? Em nenhuma parte do NT o dom celestial mencionado, embora a idia de um dom de Deus ocorra vrias vezes, principalmente em relao ao Esprito Santo (cf At 10:45; 11:17). Noutros casos, ligado com a graa de Deus (Rm 5:15; Ef 3:7; 4:7), onde abrange a totalidade da ddiva da salvao. Na presente declarao, o contedo do dom no definido, mas a sua origem abertamente declarada no de feito humano (Guthrie).

41

Terceira Experincia: se tornaram participantes do Esprito Santo. A palavra compartilhar (metochoi), que quer dizer para ter junto com, aparentemente usada pelo autor de Hebreus, exclusivamente para se referir participao comum do cristo em coisas relacionadas a sua salvao (cf 3:1, 14; 12:8). Qualquer uma destas trs referncias so em si mesmas adequadas para qualificar tal participante como um cristo. E ningum no NT se torna participante do Esprito Santo sem tornar-se um cristo (At 2:38 39; Rm 8:9; 1 Co 12:13; Gl 3:14; 4:6). A idia de participar do Esprito Santo notvel. Isto imediatamente distingue a pessoa daquela que no tem mais do que um conhecimento superficial do cristianismo (Guthrie). Quarta Experincia: provaram a boa palavra de Deus. No por acidente qu o que provado no a prpria palavra de Deus, mas, sim, a sua bondade. A distino importante. possvel abordar a palavra de Deus de modo sincero, mas sem efeito. No presente caso, os que provaram a bondade estavam bem imersos na experincia crist. A frase descritiva palavra de Deus (Theou rhma) ocorre outra vez em 11:3 e nalguns outros lugares no NT, mas no to freqente quanto a expresso mais geral, porm paralela (logos tou Theou), que ocorre nesta epstola em 4:12 e 13:7. A presente frase chama a ateno mais a uma comunicao especfica de Deus do que a uma mensagem geral de Deus. De fato, pode, mas provavelmente referir-se experincia de Deus que a pessoa conhece na converso, quando a maravilhosa condescendncia de Deus para com os pecadores raia sobre a alma em toda a sua beleza resplandecente (Guthrie). O evangelho fruto da bondade de Deus (1 Pe 2:1 3). Quinta Experincia: provaram os poderes do mundo vindouro. Alguns interpretam poderes (dynameis) como milagres, pelo fato do termo ter sido traduzido assim em outras partes do NT (cf Mt 13:58; Hb 2:4). Mas, quem experimenta a salvao em Cristo Jesus, j comea a provar o mundo vindouro (mellontos ainios), ou os poderes da era que h de vir (NVI). Devemos lembrar que o Reino de Deus tanto presente quanto futuro. Por isso, quem entra para o Reino j comea a provar agora, bnos que atingir o clmax na segunda vinda do Senhor Jesus; o famoso j e ainda no. Agora que fizemos esta exegese, podemos concluir: seria difcil encontrar uma melhor descrio de uma converso genuna.

3 - Isto descreve a apostasia da salvao? A resposta est na interpretao da expresso e caram (v 6). O termo grego parappt significa cair, cair para fora, desviar-se. Esta a nica vez em que este verbo usado no NT; ela ocorre na LXX em Ezequiel 18:24. contudo, apesar da nica ocorrncia, outros versculos de Hebreus expressam a mesma idia (eg 2:1; 3:12; 10:38; 12:25).

42

4 - Qual a natureza da referida impossibilidade? ... impossvel outra vez renovlos para arrependimento, visto que de novo esto crucificando para si mesmos o Filho de Deus, expondo-o ignomnia (v 6). Guthrie afirma que esta declarao s pode ser ligada a uma apostasia completa. Talvez esteja pensando que tais apstatas seriam mais culpveis do que aqueles que originalmente clamaram crucifica-o, que nunca conheceram coisa alguma acerca da maravilhosa graa de Deus atravs de Cristo. Tudo indica que esta apostasia completa uma forma de crucificar, expor, odiar e desprezar novamente o Filho de Deus. Esta passagem tem causado extensos debates, e tem resultado em muitos malentendimentos. O problema principal se o escritor est dando a entender que um cristo pode cair to longe da graa a ponto de ser culpado do pior delito contra o Filho de Deus. Se a resposta for sim, como explicaremos aquelas outras passagens que sugerem a segurana eterna dos crentes? Uma coisa precisa ser lembrada: a passagem inteira vista do lado das responsabilidades do homem, e no uma exposio sobre a natureza da graa. Outra coisa que o arrependimento um ato que envolve a auto-humilhao do pecador diante de um Deus santo, e fica evidente porque um homem com uma atitude de desprezo para com Cristo no tem possibilidade de arrependimento. O processo do endurecimento fornece uma casca impenetrvel que remove toda a sensibilidade para com o pleitear do Esprito. Chega-se a um ponto de nenhum retorno, quando, ento, a restaurao impossvel. Nos versculos 7 8, o autor ilustra o que acabou de afirmar com uma realidade da natureza. O Novo Testamento contm muitos exemplos de ilustraes agrcolas sendo usadas para recomendar verdades espirituais. Isto se deve ao fato de que as leis naturais esto ligadas com as leis espirituais, porque os dois tipos de leis tm o mesmo originador e, por esta razo, os fenmenos naturais podem servir de analogias espirituais. Negligenciar o cultivo da terra leva a resultados sem valor, da mesma maneira que a recusa de apegar-se s provises da graa de Deus leva bancarrota espiritual. Podemos afirmar ento, que uma parbola de dois campos para mostrar dois tipos de pessoas: - Os dois campos pertencem ao mesmo dono: Deus. - Os dois campos recebem o mesmo tratamento: Chuva. - Os dois campos produzem coisas diferentes: Erva til Espinhos e abrolhos = = bno da parte de Deus ser queimado.

A Bblia Viva diz: Quando a terra de um lavrador recebeu muitas chuvas e surgiram boas colheitas, aquela terra obteve a bno de Deus sobre ela. Porm se continuar dando

43

safras de ervas daninhas e espinhos, essa terra considerada imprestvel, e est pronta para ser condenada e queimada. Concluso: Nossa rebeldia (apostasia) pode mudar a histria da nossa salvao.

Anda mungkin juga menyukai