Anda di halaman 1dari 6

Construindo nosso Centro Acadmico

ESTATUTO DO CENTRO ACADMICO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE BOA VISTA CAD FDBV

Estatuto do CAD FDBV foi criado afim de fomentar a organizao e participao dos estudantes nas questes de interesse coletivo e individual, promovendo a discusso e a formao de idias e projetos cientfico-jurdicos.

ESTATUTO DO CENTRO ACADMICO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE BOA VISTA-CAD FDBV


CAPTULO I da Entidade Direito de sociedade cidade de estudantil

Artigo 1 O Centro Acadmico de Direito da Faculdade de Boa Vista, (CAD FDBV), fundado em 18 de abril de 2008, civil sem fins lucrativos, apartidria, com sede e foro na Boa Vista estado de Roraima, o rgo de representao do curso de Direito da FDBV-FACULDADES CATHEDRAL.

Artigo 2 O CA tem por objetivos: reconhecer, estimular e levar adiante a luta dos estudantes representados em defesa de seus interesses. Promover e organizar reunies, encontros, palestras, conferncias, debates e certame de carter social, poltico, econmico, cultural, cientfico, artstico e desportivo, atividades estas que visam complementao e o aprimoramento da formao acadmica. Luta pela ampliao da participao da representao estudantil nos rgos colegiados; organizar e orientar a luta dos estudantes, ao lado do povo, para a construo de uma sociedade livre e democrtica; organizar a luta por uma faculdade crtica, autnoma e democrtica. CAPTULO II Dos elementos da Entidade Artigo 3 So elementos do CAD: I Seu Patrimnio II Seus Associados Seo I Do Patrimnio Artigo 4 O patrimnio da entidade constitudo pelos bens que possui e por outros que venha a adquirir, cujos rendimentos sero aplicados na satisfao dos seus encargos . Artigo 5 A receita da entidade constituda por auxlios e subvenes, doaes e legados, renda auferida em seus empreendimentos. Seo II Dos Associados Artigo 6 So considerados associados do CAD FDBV todos os alunos regularmente matriculados no curso de graduao da Faculdade de Direito de Boa Vista-Faculdades Cathedral.

Artigo 7 So direitos dos associados: I Votar e ser votado, conforme as disposies do presente estatuto; II Reunir-se, associar-se e manifestar-se nas dependncias do CA; III Utilizar seu patrimnio para realizar e desenvolver qualquer atividade que no contrarie o presente estatuto; IV Ter acesso aos livros e documentos do CA. Artigo 8 So deveres dos associados: Cumprir e fazer estabelecimento no presente Estatuto bem como as deliberaes das instncias do CA. Lutar pelo fortalecimento da entidade; zelar pelo patrimnio moral e material da entidade, exercer com dedicao e esprito de luta a funo de que tenham sido investidos. Participar das atividades propostas e se voluntariar ao trabalho acadmico. Pargrafo nico: Os associados que desrespeitarem o disposto no presente artigo, ficaro sujeitos s penalidades previstas no artigo 9. Artigo 9 Das Penalidades: I Suspeno do direito de votar e ser votado, II Destituio do cargo que ocupar no CAD. Pargrafo nico: A assemblia Geral decidir por maioria simples os casos previstos no artigo e tambm aqueles que surgirem conforme as deliberaes da assemblia, garantindo pleno exerccio de defesa por parte daquele que feriu o artigo 8. CAPTULO III Da Organizao e do funcionamento da entidade Artigo 10 So instncias do CA: I II Diretoria Seo I Da Assemblia Geral Artigo 11 A Assemblia Geral instncia mxima de deliberao da entidade. Assemblia Geral

Artigo 12 A Assemblia Geral pode ser realizada por iniciativa da Diretoria ou por 1\10 dos associados ao CAD FDBV. Pargrafo nico: Toda Assemblia Geral ser convocada atravs de edital afixado na sede do CA e no recinto da Faculdades Cathedral com pelo menos trs dias de antecedncia, o qual mencionar a data, horrio, local e pauta. Artigo 13 So atribuies da Assemblia Geral: I Aprovar seu regimento interno, II Aprovar reforma de estatuto pelo voto de 2\3 dos presentes, III Aprovar e alterar o regulamento eleitoral, IV Criar medidas de interesse dos scios, V Deliberar sobre casos omissos no presente estatuto. Seo II Da Diretoria Artigo 14 A Diretoria a instncia responsvel pelo encaminhamento e execuo das atividades cotidianas da entidade. Artigo 15 Compete Diretoria: Representar os acadmicos do curso de Direito da Faculdades Cathedral, cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, bem como divulg-lo entre os acadmicos; respeitar e encaminhar as decises do CAD; planejar e viabilizar a vida econmica da entidade; convocar Assemblia Geral; convocar as eleies para Diretoria do CA; apresentar prestao de contas durante seu mandato e relatrio de suas atividades ao final do mandato. Artigo 16 A diretoria composta por 7 membros: Presidente, Vice-Presidente, Secretrio Geral, Tesoureiro, Diretor de Comunicao, Diretor de Cultura e Diretor de Esportes . Artigo 17 So responsabilidades especficas: I Do presidente: Trabalhar com determinao, sinceridade e perseverana, presidir as reunies da diretoria e assemblias gerais, representar pblica e juridicamente a entidade e motivar o CAD com o trabalho voluntrio.

II Do vice-presidente: Substituir com as mesmas atribuies o presidente, em caso de ausncia ou impedimento; auxiliar o presidente na coordenao das atividades, reunies e assemblias. III Do Secretrio: Coordenar e despachar o material de secretaria, dirigir os servios de correspondncia e escrita e administrar todo o servio do departamento e arquivar os dados teis ao CAD. IV Tesoureiro: Executar o planejamento econmico aprovado pela diretoria, movimentar em conjunto com o presidente as contas bancrias da entidade, prestar contas sobre os gastos do CA. V Diretor de Comunicao: Publicar as atividades do CA, divulgar os projetos intra e extra faculdade, criar mecanismos que garantam que seus associados sejam informados dos assuntos pertinentes. VI Diretor de Cultura: Promover atividades de desenvolvimento intelectual, despertar pensamento crtico e enriquecer o CA com alteridade e inovao tambm sobre lazer. VII Diretor de Esportes: Fomentar prticas esportivas para o coletivo e o individual nos eventos recreativos, disputas esportivas e promover os atletas do CA. Artigo 18 A diretoria eleita por maioria simples atravs do sufrgio universal, direto e secreto para mandato de um ano; a eleio dever ser convocada com no mnimo um ms de antecedncia. Artigo 19 O prazo mximo para inscrio de chapas de at uma semana antes da realizao da eleio, e devem apresentar no ato de sua inscrio, o nome da chapa, os nomes de seus membros efetivos junto com comprovante de matrcula.

CAPTULO IV

Das Disposies Gerais

Artigo 20 O presente estatuto somente poder ser reformado , total ou parcialmente, se assim for requerido por 2\3 dos associados. Artigo 21 Os diretores so pessoalmente responsveis pelas obrigaes contradas em nome do CAD. Artigo 22 No admitido voto por procurao. Artigo 23 O presente estatuto entra em vigor publicao pela Assemblia Geral. na data de sua

Boa Vista, 28 de Maio de 2008

Anda mungkin juga menyukai