Anda di halaman 1dari 8

USP exibe saldo ambiental a favor do Brasil

O Brasil e a Rssia so os nicos pases do mundo que projetam saldos positivos resultantes da combinao entre o crescimento da economia e a conservao dos recursos naturais para 2050. O dado consta do estudo Balano das Naes: uma reflexo sobre o cenrio das mudanas climticas, realizado pela Universidade de So Paulo (USP). No caso brasileiro, investimentos em matrizes energpnqs ABES entrega em Porto Alegre os trofus aos agraciados do PNQS pgs. 5 e 6 recursos hdricos Aqfero Guarani atrai ateno de trs pases africanos a seu congresso pg. 8 resduos slidos Comit pede ao Governo urgncia na aprovao da lei de resduos slidos pg. 4 premiao Boranga vai receber Prmio Azevedo Netto dia 27 de novembro pg. 3 ticas mais limpas e a abundncia de florestas conferem o crdito positivo de US$ 544 bilhes, o que garante ao pas condies melhores para enfrentar as mudanas climticas e mais oportunidades de negcios. O estudo foi apresentado durante o evento Amaznia - Dilemas e Oportunidades, promovido pela Cmara Americana de Comrcio (Amcham), em So Paulo. Trata-se do excedente de crditos de carbono em relao ao que se polui. O valor positivo graas s florestas brasileiras, especialmente Amaznia, afirma Jos Roberto Kassai, professor da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade (FEA/USP) e coordenador da pesquisa. Uma situao privilegiada, segundo o professor, que precisa ser levada em conta pelos brasileiros: dela que dependemos, nossa maior riqueza. (Fonte: Envolverde/Instituto Akatu)

ABES

INFORMA
12 de novembro de 2008

101

Reunio prepara 25 Congresso

Clarice Arnt

Cassilda preside em Recife reunio das sees da ABES do Nordeste

As comisses Organizadora e Tcnica do 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental se reuniram em Recife, no dia 6 de novembro, para discutir detalhes da preparao do evento, que ser realizado de 20 a 25 de setembro no Centro de Convenes da capital pernambucana. No dia seguinte, a presidente da ABES, Cassilda Teixei-

ra de Carvalho, presidiu outra reunio, das sees estaduais da entidade no Nordeste. Foi apresentado aos presidentes das sees do Cear, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco o planejamento estratgico da diretoria nacional. Tambm foram apresentados o plano de trabalho do Nordeste e as linhas de atuao do Plano de Capacitao da ABES.

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

a palavra dA presidente

PNQS, uma ferramenta de gesto


No prximo dia 18, em Porto Alegre, vamos entregar aos agraciados deste ano o Prmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Criado em 1995, o PNQS tem sido responsvel por profundas mudanas na gesto do setor, que resultam em excepcionais benefcios para a populao brasileira em termos de qualidade na prestao dos servios. H 12 anos, quando esse projeto foi criado, ainda era incipiente a conscincia de boa parte dos administradores do setor para a necessidade de uma gesto focada em resultados. O ndice alarmante de perdas na distribuio um bom exemplo. Mas a insistncia da ABES foi ajudando a aguar essa percepo, alimentada tambm por sinais cada vez mais evidentes de que a Terra no tem recursos eternos, de que preciso poup-los e de que o desperdcio diante dos riscos para a humanidade chega a ser criminoso. Toda vez que destacamos aqueles que apresentam um desempenho diferenciado, ou mesmo os cases de inovao, fazemos como parte da premiao uma
EXPEDIENTE
ABES Informa um informativo eletrnico da Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental - ABES, atualizado semanalmente e enviado via Internet para todos os scios da entidade.
Diretor Responsvel:

viagem dos gestores a pases que tm experincias mais maduras na gesto dos servios de saneamento. Assim, esses profissionais que buscam a melhoria do desempenho j conheceram na Alemanha exemplos de perdas baixssimas de gua tratada; j viram na Frana como se administram processos de gesto compartilhada; no Canad, um sistema nacional que 100% operado pelo setor pblico; na Inglaterra, um sistema de regulao muito bem estruturado. E assim muitos outros aprendizados, tanto na Amrica quanto na Europa. Profissionais que passam por experincias semelhantes trazem avano considervel para o nosso pas. Um deles disse h pouco tempo que o prmio, para ele, uma ferramenta de trabalho. esse profissional que, ao voltar para sua empresa, mais maduro, mais experiente, motivado e com viso de futuro, inocula o germe da qualidade nos servios que gerencia. E esse germe contagioso, alastra-se sozinho e revoluciona a mquina por dentro. D uma saudvel sacudida nas estruturas e transforma barro em tijolo para mudar a edificao.

Cassilda Teixeira de Carvalho Presidente Nacional da ABES


Coordenadora GERAL: Editor de contedo:

Projeto Grfico:

Maria Isabel Pulcherio Guimares

Romildo Guerrante (MTB 12.669-RJ)

ABES/ Thiago Oliveira Lobo e-mail: abes@abes-dn.org.br Clique aqui para ver as edies anteriores

Editorao eletrnica:

Flap Design/ Nena Braga

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

premiao

Boranga recebe Prmio Azevedo Netto


Chico Mendes: prmio sai dia 17
O Ministrio do Meio Ambiente vai divulgar no dia 17 de novembro os nomes dos vencedores da 5 edio do Prmio Chico Mendes de Meio Ambiente. O prmio foi criado em 2002 para valorizar e incentivar trabalhos voltados para a proteo do meio ambiente no bioma Amaznia. (Fonte: MMA) eventos ligados ao setor foram lemA seo paulista da ABES vai conceder o Prmio Probrados pela ABES/SP em fessor Azevedo Netto 2008 a sua premiao. O Prmio Professor Azevedo Netto trs personalidades ligadas ao setor de saneamento: realizado a cada dois anos, Jos Aurlio Boranga, addistinguindo personalidades ministrador, ex-superintenvivas ou entidades ligadas dente da Sas reas de saneamento, besp e ex-presidente naciosade e meio nal da ABES; ambiente. Ariovaldo O profesCarmignani, sor Jos administrador, Martiniano ex-presidente de Azevedo da Sabesp; e Netto, patroJos Roberto no do prmio, Campos, enfoi mestre genheiro civil de inmeros especialista premiados e Jos Aurlio Boranga em tratamenformou cenUFCG to de guas. tenas de engenheiA solenidade ros sanitaristas em todo o pas. Naser no dia 27 tural de Mococa, de novembro, s 19h, no cidade do interior Centro Brasipaulista, cursou a leiro BritniEscola Politcnica, co, no bairro da Universidade de de Pinheiros, So Paulo, que deicapital de xou para trabalhar So Paulo. no Departamento A idia do de guas e Esgoprmio surgiu tos de So Paudas conversas Professor Azevedo Netto lo, onde atuou por dos scios da ABES/SP no muitos anos. Uma de suas bar da entidade, h quase vocaes era dar aulas de 20 anos. A primeira premiaMatemtica e Estatstica. o foi em 1992, contemPor isso, foi convidado em plando os nomes de Arman1949 a lecionar na Faculdo Fonzari Pra, Otaclio dade de Higiene e Sade Alves Caldeira e Samuel Pblica, no curso de EnMurgel Branco. Desde engenharia Sanitria, da qual to, quase 40 profissionais foi professor catedrtico.

Seminrio discute Ano do Saneamento


Ser realizado em Braslia, nos dias 4 e 5 de dezembro, o seminrio O Brasil no Ano Internacional do Saneamento, promovido pelo Conselho das Cidades e por diferentes instituies federais que atuam na rea do saneamento. Mais informaes no site www.cidades.gov.br/saneamento2008 publicaes

MMA lana sua revista interativa


O Ministrio do Meio Ambiente j tornou disponvel na internet a 3 edio de sua revista eletrnica bimestral Coleciona. aberta colaborao de seus leitores, no geral pessoas envolvidas com a questo ambiental.

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

lixo

ABES pede urgncia para Resduos Slidos


Em carta dirigida ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Comit de Resduos Slidos da ABES e os participantes do IX Seminrio Nacional de Resduos Slidos, realizado no final de outubro na cidade de Palmas, capital do Tocantins, afirmam que o Brasil se coloca em situao de atraso no setor de resduos slidos por no ter votado ainda o Projeto de Lei 1991/07. Para os tcnicos reunidos em Tocantins, o pas necessita de um projeto que aponte para a responsabilizao de meio ambiente todos os envolvidos na gerao dos resduos slidos, de forma a que se garanta a induo sua reduo. Destacam que cidados, Estado, setores industrial e comercial e catadores tm diferenas, e que tais diferenas devem ficar expressas na lei. O documento afirma, ainda, que o pas precisa de um projeto enxuto, que crie os princpios e os meios para a sua aplicao, que se limite instituio de princpios, como a logstica reversa, a anlise de ciclo de vida e os nveis de responrecursos hdricos sabilidade de cada ente do processo, evitando detalhes e especificaes que podero perder o sentido a cada nova compreenso do problema ou tecnologia criada. Lembrando o longo processo de discusso no Congresso Nacional e as mais de 100 propostas de lei protocoladas, os tcnicos solicitam o empenho pessoal do ministro Carlos Minc na articulao poltica e institucional para que a votao na ntegra do projeto se d o mais rapidamente possvel.

Procurador quer veto a pneu usado


O procurador-geral da Repblica, Antonio Fernando Souza, enviou ao Supremo Tribunal Federal parecer contrrio importao de pneus usados. O documento se refere ao em que o presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, pede ao STF que declare constitucionais todos os atos do Governo Federal que regulam as restries importao de pneus usados e casse decises judiciais que permitem a prtica usada pelos importadores desse tipo de produto. (Fonte: Agncia Brasil).

Cagece estanca guas perdidas


A Cagece - Companhia de gua e Esgoto do Cear conseguiu, nos ltimos doze meses, uma economia de R$ 29,5 milhes com reduo de perdas de gua. Cerca de 27,5 milhes de metros cbicos de gua deixaram de ser perdidos aps o tratamento. O volume suficiente para abastecer Fortaleza e Regio Metropolitana por bolsa quase dois meses. Hoje, o ndice de gua no faturada de 26,1%, abaixo dos nmeros de 2006 (35,3%). Entre as aes de combate esto sensores de rudos, medidores eletromagnticos e ultrassnicos de alta preciso para a macromedio e reduo da idade mdia do parque de hidrmetros para trs anos.

Aidis abre inscrio para bolsa


O Instituto de Engenharia da Universidade do Mxico e a Aidis esto lanando a 4 edio da Bolsa do Instituto de Engenharia da Unam em Engenharia Ambiental, destinada a estudantes de engenharia ambiental e recm-graduados. A data-limite para inscrio 15 de dezembro. Mais informaes no site www.aidis.org.br

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

eventos

ABES entrega prmios do XII PNQS dia 18


O Comit de Qualidade da ABES vai fazer a entrega, no dia 18 de novembro, de trofus, medalhas e certificados s empresas e pessoas selecionadas para a XII edio do Prmio Nacional da Qualidade em Saneamento. A presidente da ABES, Cassilda Teixeira de Carvalho, que tambm coordena o PNQS, diz no editorial A palavra da presidente, desta edio, que a premiao tem sido responsvel nos ltimos anos por profundas mudanas na gesto do setor. A Medalha Quron, que inspira a medalha do PNQS, era, na mitologia grega, um centauro considerado superior por seus prprios pares. Inteligente, civilizado, bondoso e clebre por seu conhecimento e habilidade. Foi acolhido e educado por Apolo (Sol) e Artemis (Lua) e recebeu deles os ensinamentos que o tornaram um grande sbio; estudou uma ampla variedade de assuntos desde artes, msica, poesia, filosofia, lgica, cincia, tica, artes marciais, artes divinatrias e profecias, incluindo astrologia. A premiao A cerimnia de premiao ser realizada s 20h no Centro de Eventos do Hotel Plaza So Rafael, em Porto Alegre. Durante o dia, no mesmo local, ser realizado um seminrio de benchmark.

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

saneamento rural

Cassilda participa de seminrio em BH


recursos hdricos

Dmae de P. Alegre debate reso


A Universidade Corporativa do Dmae de Porto Alegre promoveu na semana passada, na capital gacha, um seminrio sobre projetos, equipamentos e aplicaes prticas de reso de gua. Pela manh, falou a engenheira e professora da Unicamp Marina Sangoi de Oliveira Ilha sobre Conservao de gua em Edifcios. Para a professora, ao reutilizar a gua, importante atentar para a responsabilidade quanto qualidade. Deve haver um sistema de gesto para monitorar a qualidade e impedir que apaream problemas de sade pblica explica. No incio da tarde, o engenheiro Paulo Garcia, vice-presidente do Sinduscon - Sindicato da Indstria da Construo Civil do Rio Grande do Sul, falou sobre utilizao da gua da chuva. Disse que o uso de fontes alternativas de gua bom quando se tem gesto da operao, rea de captao e custo adequados para que o projeto seja vivel. A ltima apresentao foi do administrador Joo Carlos Farias, da Docol Metais Sanitrios, que desenvolveu o tema Tecnologias para o Consumo Racional da gua em Edificaes.

A presidente nacional da ABES, Cassilda Teixeira de Carvalho, participou em Belo Horizonte, na semana passada, do IV Seminrio Nacional de Saneamento Rural, promoo conjunta da seo mineira da ABES e do Comit Tcnico de Saneamento Rural da ABES Nacional. Nos trs dias do evento foram realizadas sete palestras e dez mesas redondas, alm da exibio de psteres com conceitos, tecnologias e experincias de profissionais ou instituies relacionados com o tema. Numa das mesas redondas foi apresentado o Programa de Desenvolvimento Sustentvel do Semi-rido Brasileiro, viabilizado pela Copasa e pelo Igam - Instituto Mineiro de Gesto das guas. O programa, que tem um horizonte de 30 anos, prev implantao ou melhorias de sistemas de abastecimento de gua, coleta e tratamento de esgoto domstico, alm da adoo da coleta e destinao adequada do lixo. Na avaliao do presidente da ABES/MG, Mrcio Pedrosa, o seminrio mostrou os trabalhos desenvolvidos no

Estado, bem como a necessidade de integrar os processos. Mesmo que as solues sejam regionais, a gesto tem que ser integrada e mais participativa, afirmou. Ele ressaltou que o saneamento rural tem um componente importante, que o de proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas que vivem no campo. Tendo melhores condies para viver nessas comunidades, elas se fixam nas reas rurais e no migram para os centros urbanos, concluiu. Para a coordenadora geral do seminrio, Mnica Bicalho, da Copasa, o encontro foi uma oportunidade mpar para reunir os 13 representantes do Comit Nacional de Saneamento Rural da ABES e disseminar os programas e as tecnologias empregadas nas aes desenvolvidas pelo setor. Para ela, reunir todos esses tcnicos com rgos como ministrios da Cidade, da Integrao Nacional, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Banco Mundial (Bird), entre outros, foi uma forma de mostrar e conscientizar sobre a importncia desse trabalho e a necessidade de unir foras para solucionar o problema de saneamento nas reas rurais. (Fonte: Copasa).

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

recursos hdricos

Aqfero atrai ateno de pases africanos


Alm de representantes de oito estados brasileiros e dos trs pases da Amrica Latina da rea de abrangncia do Aqfero Guarani, trs pases africanos Nigria, Tunsia e frica do Sul mandaram representantes ao II Congresso do aqfero, encerrado na sexta-feira (7) em Ribeiro Preto (SP). Os pases africanos esto interessados na gesto de aqferos transfronteirios. empresas Os organizadores do evento vo consolidar, com as contribuies feitas pelos 450 participantes, um documento intitulado Carta de Ribeiro Preto, a ser encaminhado aos rgos gestores dos pases de abrangncia do aqfero para colaborar na elaborao de polticas de utilizao e aes de preservao. Entre os temas debatidos esto: o modelo conceitual, funcionamento e potencialidades do Aqfero Guarani; a participao indgena na preservao do aqfero; diretrizes de utilizao sustentvel e proteo; e planos de aes estratgicas para gesto. O diretor de Recursos Hdricos do Ministrio do Meio Ambiente, Joo Bosco Senra, participou do encerramento do congresso, que discutiu os novos conhecimentos obtidos nos estudos realizados, abrangendo a rea de ocorrncia, potencialidades e condies de utilizao do aqfero. O I Congresso Aqfero Guarani ocorreu em 2006 na cidade de Campo Grande (MS). (Fonte: MMA) novos scios Clarissa Cunha Felix (BA), Cristiana Monteiro dos Santos (GO), Fabiano Palhares Silva (MG), Fernando Joo Rodrigues de Barros (PR), Jos Victor Costa Alecrim Neto (RR), Lus Carlos Sebalhos Marasca (RS), Maria de Ftima Gomes Lawisch (RR), Micheli Schiavini (SC), Nzara Marcela Souza do Nascimento (RR), Nestor Alves Dias Neto (GO) Rogrio Martins Campos (RR) e Srgio Antonio Martini (RS)

Cesan mostra maquete que interage


gua e de esgoto em salas com projees de imagens. O estande tem 200m e rea, alm de tubulaes de grandes dimetros, prdios e ruas. Aps passar pelo subterrneo da cidade, o visitante conhece um verdadeiro canteiro de obras de implantao de redes. Tambm pode caminhar pelas ruas de duas cidades simuladas e comparar uma com sistemas de saneamento e outra sem. Com a interativiMaquete interativa atraiu multides na feira dade, a Cesan busabriu na tera-feira (11), na cou dar a dimenso da importncia dos investimentos Praa do Papa, em Vitria. Os visitantes tiveram contato que realiza na ampliao da com os sistemas de saneaoferta dos servios de gua e coleta e tratamento de esmento e com trabalhadores reais, alm de conhecer os goto, alm dos benefcios que trazem para a populao. processos de tratamento de Todos j ouvimos que se aprende mais com a prtica do que com a teoria. A Cesan levou a srio essa mxima e apresentou uma maquete interativa em tamanho real na 19 Feira do Verde, que

12/11/2008

ABES

INFORMA

101

artigo

Liquidao ambiental
Eng lvaro Menezes* No dia 24 de outubro, os meios de comunicao mostraram o presidente Lula assinando, com os ministros da Agricultura e Meio Ambiente, o decreto que dispe sobre as infraes e sanes administrativas para quem cometer qualquer dano contra a fauna, a flora ou provocar poluio que resulte em prejuzo para a sade humana ou que cause a mortandade de animais. sempre salutar revisar as leis brasileiras, no s por serem pouco utilizadas e freqentemente desrespeitadas, mas, tambm, por serem elaboradas muitas vezes apenas para propaganda de polticos. O que preocupa no caso deste decreto ambiental que as modificaes no foram feitas para fortalecer a proteo, a conservao e a preservao da fauna e da flora, independentemente de existirem ou no espcimes ameaadas ou em extino. Segundo o ministro da Agricultura, o motivo das modificaes foi permitir o abrandamento das punies para beneficiar os pequenos e mdios produtores rurais, que no teriam condies de cumprir o decreto original e corriam o risco de parar de produzir. Parar de produzir? Aqui est o ponto chave de uma histria mal contada. Ao reduzir excessivamente o valor das multas e flexibilizar a aplicao das sanes administrativas, o que o governo estabeleceu foi a liquidao do meio ambiente no Brasil, pois, a preos mdicos, ser cultura familiar, os assentamentos do INCRA e outras propriedades privadas que se beneficiaro das novas medidas, o meio ambiente foi esquecido e os resultados j to visveis da degradao ambiental no Brasil sero justificados por estatsticas discutveis de gerao de renda para os pobres agricultores, levados ao sabor de incompetncias e falta de interesse em se resolver o problema do campo no Brasil. No justo utilizar as reclamaes, muitas vezes apropriadas, dos pequenos produtores rurais, para inviabilizar a vida em algumas regies, intensificando a desertificao, o fim das matas e dos rios. Na verdade, se os gastos pblicos do Executivo e do Legislativo fossem racionais, seria possvel, com certeza, investir em polticas e aes de agricultura sustentvel tambm para pequenos produtores, preservando a vida e protegendo o meio ambiente para o uso de todos, tanto no campo, quanto nas zonas urbanas. (*) diretor Nordeste da ABES.

possvel destruir fauna e flora, poluir os recursos hdricos e explorar indevidamente os recursos naturais, pagando as multas com o dinheiro resultante da atividade de destruio do meio ambiente. No se pode considerar que o presidente Lula e seus ministros sejam ingnuos, ou que tenham tratado o caso com o corao, em vez da razo. A mensagem que fica clara: para viabilizar a agri-

Anda mungkin juga menyukai