Anda di halaman 1dari 12

REGULAMENTO INTERNO DE QUALIFICAO

Prembulo
A qualificao farmacutica um desgnio estratgico para o Sistema de Sade e, como tal, valorizado no mbito do desempenho profissional dos farmacuticos. Para tal, fundamental a reciclagem e uma actualizao contnua dos conhecimentos.

Ordem dos Farmacuticos, como entidade de regulao profissional, cabe assegurar que o desempenho da profisso farmacutica se paute por elevados compromissos ticos e deontolgicos, assentes na prtica profissional suportada pela evidncia tcnico-cientfica.

O farmacutico tem o dever de manter actualizadas as suas capacidades tcnicas e cientficas para melhorar e aperfeioar constantemente a sua actividade, por forma a desempenhar conscientemente as suas obrigaes profissionais perante a sociedade (Cf.Art. 83 do EOF).

A Ordem dos Farmacuticos dispe de competncia legal para sem prejuzo do disposto quanto emisso da cdula profissional, tambm designada por carteira profissional, a Ordem pode condicionar a sua validade frequncia de aces de formao contnua ou a unidades de crdito, ambas a regulamentar internamente (Cf. Art. 125 do EOF).

Sendo inequvoco, e estando claramente definido na legislao em vigor o acima descrito, a verdade que a regulao destas matrias , estatutariamente, competncia da Direco Nacional.

Assim a Direco Nacional da Ordem dos Farmacuticos sistematizou e apresentou o ponto de situao do Sistema de Qualificao, e coligiu um conjunto de propostas resultantes de uma re-apreciao e reviso deste processo, com o objectivo ltimo de adequar e adaptar o actual processo de Revalidao da Carteira Profissional realidade da Classe Farmacutica.

Pg. 1 de 12

Definies e abreviaturas
Para efeitos do presente Regulamento, consideram-se as seguintes definies e abreviaturas:

Revalidao da Carteira Profissional consiste no procedimento necessrio para que um Membro Efectivo possa manter o uso do ttulo profissional, e o exerccio da profisso.

Creditao de Actividades consiste no procedimento necessrio para a atribuio de CDP a aces de formao e outras actividades, tal como est definido nos anexos I e II. As actividades s sero consideradas para efeitos de Revalidao da Carteira Profissional aps a respectiva creditao. DN Direco Nacional CQA Conselho para a Qualificao e Admisso CE Colgio de Especialidade GP Grupo Profissional CDP Crdito de Desenvolvimento Profissional SR Seco Regional OF Ordem dos Farmacuticos

Processo
Em 2 de Junho de 2008, em reunio de DN, foi revogado o anterior regulamento interno para revalidao da Carteira Profissional dos farmacuticos, e aprovada a nova metodologia.

Artigo 1.

Objecto e mbito de Aplicao

1. O presente regulamento estabelece as regras a observar na Revalidao da Carteira Profissional emitida pela Ordem dos Farmacuticos e aplica-se a todos os farmacuticos a exercer em territrio nacional. 2. Ser editado em anexo (Anexo II) a este Regulamento, o Guio para Creditao de Actividades.

Pg. 2 de 12

Artigo 2.

Revalidao da Carteira Profissional

1. Os perodos para a revalidao da carteira profissional tm a durao de 5 anos. 2. Para atingir a revalidao da carteira profissional, cada farmacutico ter de obter um nmero total de crditos (CDP) igual a 15. 3. Cada CDP corresponde a 10h de formao assistida ou a 5 horas de formao ministrada. 4. A unidade mnima de formao, para efeitos de creditao de 1h, que tem a correspondncia a 0,1 CDP (formao assistida) e 0,2 CDP (formao ministrada). 5. Os CDP podero ser obtidos atravs da prova do exerccio profissional no mbito do Acto Farmacutico, no valor de 2 CDP por cada ano de exerccio profissional contnuo. A prova do exerccio profissional poder ser feita atravs de declarao da entidade patronal segundo minuta prpria disponibilizada pela Ordem dos Farmacuticos e acessvel no site ou declarao da Segurana Social. 6. Os farmacuticos que no estiverem em exerccio no mbito do acto farmacutico podero obter os crditos necessrios por realizao de actividades creditadas. 7. A Especialidade, Doutoramento, Ps-Doutoramento ou Agregao tem o valor de 15 CDP. 8. O Mestrado Acadmico/MBA tem o valor de 10 CDP. 9. A Ps-Graduao ser creditada com 0,1 CDP por cada hora de formao, at um mximo de 5 CDP. 10. As actividades formativas so creditadas com 0,1 CDP por cada hora de formao assistida, 0,2 CDP por cada hora de formao dada. 11. Os CDP apenas sero registados na ficha do membro efectivo. 12. No sero registados CDP na ficha de membros suspensos ou isentos.

Artigo 3.

Incio do processo de revalidao da Carteira Profissional

1. Iro iniciar o processo de revalidao da carteira profissional em Janeiro de 2009, todos os membros inscritos na Ordem dos Farmacuticos at Dezembro de 2008. Para efeitos de contagem, o primeiro processo de revalidao ter incio em Janeiro de 2009 e terminar em Dezembro de 2013. O segundo processo de revalidao iniciar-se- em Janeiro de 2014 e terminar em Dezembro de 2018, e assim por diante, mantendo-se esta rotao e periodicidade.

Pg. 3 de 12

2. No caso do perodo de Revalidao da Carteira Profissional se ter iniciado h mais de um ano, os novos Membros Efectivos da Ordem iniciaro a Revalidao da Carteira Profissional no perodo seguinte. 3. Todos os novos Membros Efectivos da Ordem que se encontrem um ou mais anos a aguardar o incio do perodo de Revalidao da Carteira Profissional podero contabilizar at no mximo 2 CDP que sero utilizados quando iniciarem o perodo de Revalidao da Carteira Profissional.

Artigo 4.

Suspenso Temporria da revalidao da carteira profissional

1. permitida a suspenso do perodo de revalidao nas seguintes situaes: a. Doena prolongada (superior a 3 meses) b. Gravidez e maternidade c. Desemprego prolongado (superior a 6 meses) 2. Cada semestre abrangido por suspenso traduzir-se- na subtraco de 1,5 CDP aos 15 CDP necessrios para a revalidao. 3. Em todas as situaes referenciadas, os membros devero a todo o tempo fazer prova com declarao das entidades competentes. 4. Qualquer outra situao individual que impea o farmacutico de integrar este processo ser analisada e deliberada pela DN.

Artigo 5.

Cessao da revalidao da carteira profissional

1. Cessa o processo de revalidao da carteira profissional, na revalidao imediatamente anterior, o associado que se aposentar. 2. Cessa, de igual forma, o processo de revalidao da Carteira Profissional, o associado em reforma antecipada ou por invalidez. 3. Em todos os casos referenciados nos pontos anteriores, devero os associados fazer prova da sua situao junto da Ordem.

Pg. 4 de 12

Artigo 6.

Suspenso por Exerccio Profissional fora do mbito do Acto Farmacutico

Sero criadas condies para a permanncia na Ordem dos Farmacuticos aos Farmacuticos que no exercem actividade profissional enquadrada no Acto Farmacutico. 1. Em caso de exerccio profissional fora do mbito do Acto Farmacutico, possibilitada a iseno de integrar o processo de revalidao da Carteira Profissional, enquanto exercer uma actividade no includa no Acto Farmacutico e, dessa forma, no regulamentada pela Ordem dos Farmacuticos. 2. definido um mecanismo de aferio para todos os membros que, no integrados no processo, decidam num dado momento iniciar uma actividade enquadrada no Acto Farmacutico. Dessa forma, podero assim obter o n. de crditos necessrios atravs da realizao de actividades creditadas at obteno de 15 CDP.

Artigo 7.

Actividades Passveis de Creditao

1. Incluem-se nas actividades passveis de creditao, entre outras, quer sejam realizadas em territrio nacional ou no estrangeiro: a. Formao ps-graduada: Especialidade, Doutoramento, Ps-Doutoramento,

Agregao, Mestrado Acadmico/MBA, Ps-Graduao; b. Formao contnua: Cursos de Formao Contnua Presencial, Cursos de Formao Distncia com Avaliao, Formao Intra-Empresa, Participao em

Contnua

Reunies/Congressos com Registo de Presenas; c. Actividade formadora: Formador (de formao contnua), nas reas abrangidas pelo

Acto Farmacutico, pelos servios farmacuticos consignados na Portaria 1429/2007, Sistemas de Gesto da Qualidade ou outros aplicados prtica profissional.

2. A grelha de CDP atribudos a cada tipo de formao encontra-se publicada em anexo, em conjunto com este Regulamento (Anexo I)

Pg. 5 de 12

Artigo 9.

Tramitao

1. Os Membros Efectivos devero fazer prova das formaes realizadas, no prazo mximo de 30 dias aps o fim do perodo de revalidao, conforme instrues a divulgar no site. 2. As actividades creditadas no mbito da Revalidao da Carteira Profissional sero divulgadas pela DN. 3. Cabe DN deliberar e informar sobre a Revalidao da Carteira Profissional. 4. Em caso de no obteno do nmero de CDP necessrios, ter o membro de realizar prova de avaliao, a regulamentar pela Direco Nacional, cujo aproveitamento determinar a revalidao da carteira profissional.

Artigo 10.

Disposies Finais

1. Este regulamento entra em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2009. 2. Os casos omissos neste Regulamento sero objecto de resoluo pela DN, com possibilidade de recurso da deciso, num prazo de 60 dias, para a Exma. Sra. Bastonria da Ordem dos Farmacuticos. 3. O incumprimento do disposto no presente regulamento ser apreciado pelo Conselho Jurisdicional competente da Ordem dos Farmacuticos.

Pg. 6 de 12

ANEXO I

Tipo

Actividade Cursos de formao contnua presencial Cursos de formao contnua distncia com avaliao Formao intra-empresa* Participao em palestras, reunies ou

Creditao 1 Hora = 0,1 CDP 1 Hora = 0,1 CDP 1 Hora = 0,1 CDP 1 Hora = 0,1 CDP 1 Hora = 0,1 CDP at 5 CDP 10 CDP 15 CDP

Formao

congressos com registo de presenas Ps-graduao Mestrado/MBA Especialidade, Doutoramento, PsDoutoramento ou Agregao Formador na rea da formao contnua que

Actividade formadora

englobe o Acto Farmacutico, os servios farmacuticos consignados na Portaria 1429/2007 e os sistemas de gesto da qualidade aplicados prtica profissional.

1 Hora = 0,2 CDP at 2 CDP/aco

Sujeitos a avaliao Outras Actividades Actividades e interveno profissional no enquadrada nos itens anteriores pelo CQA e validao da DN

_____________________________
*

Apenas ser considerada para creditao a formao com durao mnima de 1h

Pg. 7 de 12

ANEXO II

Guio para Creditao de Actividades


O presente Guio um documento de informao e orientao para as Entidades que, ao promoverem aces formativas, oferecidas nos mais diversos moldes e formatos cursos, seminrios, jornadas, congressos, simpsios, entre outros, disponibilizados para participao presencial ou a distncia desejem solicitar a sua creditao junto da Ordem dos Farmacuticos (OF), de modo a que as mesmas, ao serem realizadas por farmacuticos, possam ser valorizadas no mbito do processo de Revalidao da Carteira Profissional. Nele se sistematizam, esclarecem e especificam os elementos que as Entidades devem fornecer para que a OF proceda a uma adequada e expedita anlise dos pedidos de creditao formulados.

A- Creditao de Actividades Formativas


O que ? Consiste no procedimento necessrio para a atribuio de CDP a aces de formao e outras actividades, que contribuam para o desenvolvimento profissional contnuo dos farmacuticos.

Para que serve? O processo de creditao tem por objectivo garantir a qualidade e interesse das actividades formativas que so oferecidas aos farmacuticos, contribuindo para credibilizar as entidades que as promovem. o processo base que permite a sistematizao, atravs de um mtodo quantitativo, da Revalidao da Carteira Profissional. Apenas as actividades que tenham sido submetidas a creditao podero ser consideradas para efeitos de Revalidao da Carteira Profissional.

Quem faz? A atribuio de CDP ser efectuada pela DN, tendo por base: Actualidade dos contedos Adequabilidade prtica farmacutica Rcio contedos/carga horria Mtodos de avaliao/ Indicadores de desempenho/ Declarao de aproveitamento

Pg. 8 de 12

Que actividades podem ser submetidas para creditao? Todas as actividades de carcter formativo, qualquer que seja o formato de apresentao e com durao mnima de 1h, podem ser submetidas para creditao: cursos, seminrios, jornadas, congressos, simpsios, entre outros, disponibilizados para participao presencial ou distncia.

Quem pode solicitar? Qualquer entidade que promova actividades formativas pode solicitar a creditao prvia de uma ou vrias actividades antes da sua realizao. Por uma questo de optimizao do processo de creditao recomendvel que as entidades planifiquem antecipadamente o leque de actividades que prevem promover ao longo do ano, solicitando a creditao de um programa anual de actividades formativas. No obstante, actividades realizadas de forma pontual ou actividades extraordinrias a um programa anual, j submetido para creditao, sero igualmente consideradas para efeitos de creditao.

Quando se faz? Preferencialmente, a creditao de uma actividade formativa deve ocorrer previamente sua divulgao e realizao. Para tal, a entidade promotora da actividade formativa deve solicitar a creditao, tendo em linha de conta que, aps entrada do processo completo na OF, a DN ter 30 dias teis para se pronunciar sobre a creditao solicitada.

Como se faz? A informao necessria ao processo de Creditao deve ser organizada de forma a conter todos os elementos considerados relevantes, e que se encontram especificados neste guio. Toda a informao relevante dever ser submetida em suporte electrnico, reservando-se a DN, caso o entenda necessrio, a solicitar elementos complementares em suporte de papel e/ou a solicitar uma validao in loco da informao submetida.

Como pode ser divulgada a creditao de uma actividade formativa? As actividades creditadas no mbito da Revalidao da Carteira Profissional sero tornadas pblicas pela DN. A divulgao de atribuio de CDP a uma determinada actividade formativa, pela entidade promotora, ter de ser previamente solicitada DN, que ceder um logtipo prprio de validao, a incluir nos materiais de divulgao.

Pg. 9 de 12

Como efectuado o controlo da creditao? Aps atribuio da creditao, a OF poder efectuar uma auditoria da formao. Este processo visa verificar a conformidade face s normas previamente estabelecidas, do funcionamento, dos resultados e/ou dos efeitos de uma aco, de um conjunto de aces ou do sistema de formao, tal como submetidos para creditao.

Quanto custa? A comparticipao das Entidades nos custos de um processo de Creditao encontra-se afixada no quadro abaixo. Os valores referem-se a uma aco de formao tendo em conta o nmero total de participantes (numa ou mais sesses).

Tipo de Actividade

Custo

Aco de formao at 50 participantes (total das vrias sesses)

100

Aco de formao para mais de 50 participantes (total das vrias sesses)

150

Congresso ou Jornadas de nvel Nacional ou Internacional independente do n de participantes

350

B- Elementos a fornecer para Creditao de Actividades Formativas:

1.

Identificao da Entidade Denominao NIF Endereo da sede Cdigo Postal Pas Telefone Fax E-mail

Pg. 10 de 12

Actividade Principal Ano de incio de actividade Registo cadastro comercial (se aplicvel) mbito de interveno mbito Local/ Regional/ Nacional/ Internacional Com ou sem Fins lucrativos URL (endereo internet)

2.

Caracterizao da Estrutura Responsvel pela Formao Pessoal afecto entidade (nome; cargo; vnculo e CV) Corpos gerentes (nome; cargo; contacto e CV) Informaes relevantes sobre a entidade Formadores Identificao de Formadores e n. do CAP ou n. CP (no caso de profissional liberal convidado) Contactos (para esclarecimentos adicionais) Certificado de Qualidade/Qualificao (se aplicvel)

3.

Caracterizao e Identificao da Actividade Formativa Dados Gerais rea de Formao Nome do Curso/ Actividade Caracterizao dos destinatrios Nmero de destinatrios Critrios de seleco dos participantes (conhecimentos prvios) Durao (n de horas) A durao da actividade deve estar adequadamente definida, identificando-se, caso exista, a diferenciao das componentes de formao terica, terico-prtica e prtica/ laboratorial. No caso de formao distncia, o n. de horas de trabalho associado formao dever ser calculado com base na mdia aritmtica de um painel de 10 farmacuticos, submetido realizao pr-teste da actividade formativa. As condies de realizao do pr-teste e os respectivos resultados devero ser registados e includos como anexo ao processo de creditao.

Pg. 11 de 12

Justificao da actividade Objectivos especficos Contedo Programtico (referir documentao de apoio) Requisitos de realizao Logstica N. mnimo de participantes Horrio Condies de emisso de Certificado Frequncia mnima obrigatria para emisso de certificado Avaliao mnima para emisso de certificado (se aplicvel) Entidades parceiras (se aplicvel) Metodologia de Ensino Tipo de abordagem Metodologia de acompanhamento Avaliao Avaliao da aquisio de conhecimentos Avaliao da actividade Avaliao dos formadores Formadores Nome dos formadores afectos actividade formativa e respectivo CV (obrigatrio) Instalaes e material didctico Espaos e instalaes afectos s actividades Material didctico e equipamento pedaggico Entidades co-financiadoras Valores para comparticipao ou valor mdio de cada inscrio Datas e Locais de realizao

Pg. 12 de 12

Anda mungkin juga menyukai