Anda di halaman 1dari 8

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

Voc S/A / Desenvolva sua carreira / Edio 0136 / Carreira - Capa

Desenvolva seu potencial empreendedor


A capacidade de colocar as ideias em prtica nunca foi to valorizada pelo mercado. hora de arregaar as mangas e aproveitar o momento.
JOS EDUARDO COSTA E RENATA AVEDIANI (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/10/2009
Crdito: A

habilidade de dar vida aos prprios projetos, tirando-os do papel e transformando-os em novos produtos, processos ou servios, atualmente uma das qualidades mais valorizadas pelo mercado.
As empresas querem, mais do nunca, saber quem so os funcionrios, em todos os nveis, que tm a veia empreendedora fl or da pele. Esse movimento percebido nas organizaes mais tradicionais, como a fabricante de mquinas agrcolas Caterpillar, de Piracicaba, em So Paulo, e vem sendo aprimorado at no Google, cuja sede no Brasil fi ca na capital paulista. Quanto mais pessoas voc tiver com esprito empreendedor, se sentindo donas do negcio, mais bem posicionada a companhia estar no futuro, diz Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar, a primeira colocada no Guia VOC S/A-EXAME As Melhores Empresas para Voc Trabalhar 2009. A Caterpillar teve, no ano passado, mais de 35 000 ideias vindas de funcionrios entre revises de expedientes na fbrica, melhorias de processos e novas formas de expedio de produtos. H quatro anos, a empresa fomenta a sede empreendedora entre seus 4 530 funcionrios no Brasil. A busca pelo empreendedor corporativo, ou intraempreendedor, aquele que empreende dentro da companhia em que trabalha, acontece pela maior necessidade de inovar e se diferenciar num mercado global cada vez mais competitivo. Nos prximos cinco anos, trs em cada cinco empresas tero o core business, sua atividade principal, alterado, diz Romeo Busarello, diretor de marketing da construtora Tecnisa e professor da disciplina de marketing no Insper, antigo Ibmec So Paulo. E justamente o profi ssional com perfi l empreendedor que inicia a companhia em novos projetos e nichos de atuao, dando perenidade ao negcio. As empresas lderes em seus respectivos mercados j se deram conta disso e so elas as mais interessadas em identifi car os intraempreendedores. Empreender praticamente uma condio para virar um funcionrio do Google, diz Alex Dias, presidente da empresa no Brasil. fcil identifi car esse perfi l, pelo constante questionamento, personalidade inquieta e energia empenhada nos projetos. Procuramos tambm indcios ao longo da carreira dos candidatos, seja empreendendo por conta prpria, seja liderando projetos dentro ou fora da empresa.

1 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

Assim como o Google, mais empresas de ponta tm direcionado seus executivos de RH e recrutadores para identifi car, j na contratao, profi ssionais hbeis em combinar ideias com a capacidade de execuo duas habilidades comuns aos empreendedores. A busca por profi ssionais com esse perfi l tem sido uma constante, dos estagirios aos executivos, diz Sofi a Esteves, scia-diretora do Grupo DMRH, consultoria que atende clientes como Unilever, Nivea, Whirlpool, Siemens e Natura. Na prtica, o que conta na hora da entrevista de emprego so as situaes em que o profi ssional foi capaz de quebrar regras, quo crtico e questionador ele , quanto de risco capaz de correr e que impactos teve nos ambientes por onde passou. As atitudes tomadas no dia a dia, em diferentes contextos, do o tom e mostram se a pessoa tem ou no a competncia para empreender, diz Sofi a Esteves. A cervejaria AmBev outro exemplo de empresa que fomenta a cultura empreendedora, de dono do negcio como se diz l dentro, entre os funcionrios novos e antigos. A companhia investe pesadamente em treinamentos para desenvolver o potencial analtico de seus intraempreendedores, pois a habilidade para a anlise que diminui a margem de erro nas novas incurses. Alm disso, o profi ssional com perfi l empreendedor e inovador aproveita melhor o contedo dos nossos treinamentos no dia a dia, diz o diretor de gente e gesto, Olivier Paul Marie Lambrecht. Um dos fatores que explica o melhor rendimento dos empreendedores corporativos e conta muito a favor do profi ssional se deve ao fato de ele ver o acionista como um parceiro investidor, e no algum que simplesmente paga o seu salrio. O intraempreendedor utiliza os recursos do acionista como se fossem dele, diz Luiz Carlos, da Caterpillar.

IDEIAS NA LATA DO LIXO


Apesar de todo o discurso de inovao e reinveno dos negcios, a maioria das empresas vive em contradio. Se por um lado elas querem empreendedores, por outro no conseguem lidar bem com eles. O empreendedor dentro da companhia incomoda, porque questiona, quebra regras, critica modelos tradicionais e, muitas vezes, gera confl itos polticos, diz o professor Marcos Hashimoto, consultor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Via de regra, o mundo corporativo cheio de burocracias, normas, hierarquias. E a presso por resultados faz com que as empresas, principalmente as grandes corporaes e as que tm capital negociado em bolsa, sejam avessas ao risco e menos tolerantes ao erro. Quando um profi ssional punido porque arriscou e se deu mal, seus pares pensaro duas vezes antes de empreender novamente, diz Eduardo Bom ngelo, presidente da corretora de seguros Lazam- MDS, de So Paulo, e autor do livro Empreendedor Corporativo (Editora Negcio).

Confira: Viso de longo alcance


Outro obstculo para a disseminao de uma cultura corporativa empreendedora a falta de preparo da liderana. No grupo de companhias que no sabem administrar o desconforto causado pela atitude do intraempreendedor, a cena mais habitual de se ver o funcionrio animado, explicando uma nova ideia ao chefe, e o gestor disparando argumentos para engavetar a iniciativa. muito comum ver boas propostas serem descartadas. Isso acontece pela falta de um processo estruturado e integrado para desenvolver novos projetos e pela insegurana do gestor. Sempre digo que, nesses lugares, a maioria das ideias morre na sala do chefe, diz o consultor ingls Rowan Gibson, autor de Inovao: Prioridade Nmero 1 (Editora Campus/Elsevier), que prope a inovao contnua como a nica forma de sobrevivncia dos negcios e da carreira. Rowan d trs dicas para evitar que voc oua um no do chefe j na primeira abordagem:

1.

Questione as premissas da sua proposta. Qual o conjunto de suposies que voc est assumindo para afi rmar que

2 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

determinada iniciativa tem potencial? Se a anlise for consistente, suas chances com o chefe sero maiores.

2. Muna-se de informao quantitativa que valide suas premissas e ajudem a decidir se a empresa entra ou no no projeto.
Tenha em mos uma expectativa de retorno do investimento. Ainda que voc no seja um expert em fi nanas, vale consultar seu colega do marketing. Os melhores executivos acreditam no potencial empreendedor da equipe porque no se sentem ameaados por ela. Mas difcil garantir que no dia a dia os intraempreendedores sobrevivero nas estruturas corporativas, diz Sofi a Esteves. No toa, um estudo realizado pelo professor Marcos Hashimoto, com base nas respostas de mais de 140 000 funcionrios que participaram do Guia VOC S/A-EXAME As Melhores Empresas para Voc Trabalhar de 2008, mostra que o potencial empreendedor elevado nos profi ssionais com pouco tempo na organizao e naqueles com mais tempo de casa. A explicao: os mais novos no incorporaram os vcios da companhia e os mais velhos so pagos para pensar em novas estratgias, negcios e produtos. O desafi o manter a capacidade de empreender no mesmo patamar ao longo da hierarquia, diz Marcos Hashimoto. Mais do que reinventar a roda, desenvolver e libertar seu potencial empreendedor signifi ca olhar criticamente para produtos, processos e regras. Esquea a ideia de que intraempreendedorismo tem a ver com o que se convencionou chamar de inovao desruptiva, termo criado por Clayton Christensen, professor da universidade americana Harvard, em 1995, como sendo a inovao tecnolgica que cria paradigmas completamente novos. Isso conversa para gnios. Empreender estar sempre de olho em oportunidades, ter ideias, conseguir planej-las e execut-las, mesmo que inspirando e mobilizando outros profi ssionais. Isso vale para grandes projetos que visam a resultados expressivos, mas tambm para mudanas em processos rotineiros. A capacidade de fazer uma ideia ganhar vida mesmo sem verba uma das caractersticas mais valorizadas nos intraempreendedores, diz Marcos Hashimoto.

3.

Confira: Conhecimento para inovar O perfil da sua empresa


Trabalhar em um ambiente que estimule de verdade atitudes empreendedoras facilita na hora de criar coisas novas e de transform-las em bons resultados no trabalho. Uma empresa que verdadeiramente empreendedora: - Reconhece e valoriza as boas iniciativas. - Estimula a tomada de deciso, a delegao e a autonomia. - Estimula a diversidade nas equipes. - Tolera mais os erros. - flexvel com normas internas que podem impedir projetos inovadores. - Facilita o fluxo de informaes e o uso da criatividade. - No valoriza tanto a hierarquia. l Estimula e apoia a tomada de risco. - Tem lderes receptivos a novas ideias. Para fazer a avaliao de sua empresa, acesse vocesa.com.br e faa um teste completo

3 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

MOS OBRA
Quando percebeu que o trabalho da sua rea no era conhecido e por isso seu pessoal passava boa parte do tempo apagando incndios, a diretora de impostos da General Electric (GE), Letcia Torres, de 30 anos, teve a ideia de montar uma programao de cursos para toda a companhia. Os temas jurdicos e tributrios com os quais o departamento dela trabalhava eram o foco dos treinamentos. Ela no advogada e tampouco tem experincia em RH, mas foi capaz de extrapolar os limites da sua funo para melhorar o trabalho por l. Vendeu a ideia ao time e ao chefe e contou com a ajuda deles para estruturar o programa. Tudo isso sem nenhuma verba extra (veja mais no quadro Conhecimento para Inovar).

Confira: Empatia para empreender


Quanto mais hierarquizado e conservador for o ambiente da sua empresa, maisdifceis sero as chances de conseguir pensar fora da caixa. Nem por isso hora de desistir. Claro que isso requer mais jogo de cintura e uma disposio maior para assumir riscos, o que por sua vez pressupe autoconfi ana, um ingrediente fundamental de todo empreendedor corporativo. H momentos em que preciso ser um pouco rebelde e quebrar regras mesmo em ambientes mais rgidos, ou voc corre o risco de sempre apresentar resultados medianos, diz Romeo Busarello, executivo da Tecnisa e professor do Insper. Isso no signifi ca sair por a botando fogo no cdigo de conduta da companhia. Toda empresa possui regras e polticas prprias, muitas vezes veladas. Procure ler o ambiente e seguir na linha, para conseguir sutilmente driblar algumas regras. Sempre de forma tica, claro. Saber gerenciar a frustrao e manter a motivao em alta outro ponto crucial.

Essa uma das principais difi - culdades de quem quer empreender na empresa, porque a maioria das ideias no ser levada adiante, e importante no desanimar por causa disso. De cada dez ideias que apresento, emplaco apenas trs. E isso normal, diz Romeo Busarello. Identifi car um bom momento para apresentar sua iniciativa tambm um aspecto vital. Se a

4 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

empresa estiver s vsperas de abrir capital ou fechar um grande negcio, por exemplo, guarde suas ideias para uma hora mais apropriada. Agora, para aumentar as chances da sua iniciativa ir pra frente, como observa o consultor Rowan Gibson, preciso o mnimo de organizao e embasamento. Quando Mauro Bentes Castella, de 31 anos, gerente de TI da corretora de seguros Lazam-MDS, de So Paulo, percebeu que, mais do que renovar os computadores da empresa, poderia reduzir o espao ocupado pelas mquinas e economizar energia, no teve dvidas. Buscou um parceiro externo, apresentou sua proposta e passaram a desenhar o projeto de uma CPU (unidade que armazena os dados no computador) 90% menor do que a usual e 73% mais econmica no consumo de energia. Depois de fazer todos os clculos e negociar parcerias, apresentou o projeto para o chefe e recebeu rapidamente carta branca para implement-lo (veja mais no quadro Empatia para Empreender).

Teste suas ideias


Antes de vender uma ideia preciso conferir alguns pontos, para no desperdiar oportunidades, nem prejudicar sua imagem. Veja algumas perguntas s quais precisa responder antes de apresentar um projeto: - As limitaes sua implementao so controlveis e contornveis? - Atende a necessidades e expectativas relevantes do cliente (pode ser a empresa)? - Haveria outras formas de atender a essa demanda? Quais? - H como monitorar seus resultados? - Qual o perodo para implantao e gerao de resultados? - Quais so os eventuais riscos? - As reas envolvidas sero parceiras? Acesse vocesa.com.br e faa um teste completo para avaliar quo empreendedor seu projeto

Se o ambiente da sua empresa no d mesmo espao para voc desenvolver sua capacidade empreendedora, talvez a sada, no mdio prazo, seja deixar a companhia se isso de fato o incomoda. O impulso para empreender deve ser cada vez mais valorizado daqui pra frente. Isso por causa das mudanas que vm ocorrendo no mercado de trabalho nas ltimas dcadas. Samos de uma economia industrial, que no Brasil vigorou at o fi nal da dcada de 70, para uma economia de servios.

Confira: Na contramo
Essa mudana d ao profi ssional maior possibilidade de negociar o seu capital intelectual, dentro ou fora da empresa (leia a reportagem O Novo Lugar de Trabalho nesta edio). Nas ltimas dcadas, as empresas tambm esto aposentando seus profi ssionais mais cedo. Anlise feita pelo professor Andr Fischer, da Fundao Instituto de Administrao, de So Paulo, a partir do banco de empresas registrado no Caged, cadastro do Ministrio do Trabalho, mostra que as companhias esto desligando seus profi ssionais mais experientes aos 55 anos. A idade mdia nas corporaes brasileiras tambm vem caindo, e atualmente de pouco mais de 40 anos. Portanto, desenvolver seu potencial empreendedor ser sua melhor alternativa para aumentar a empregabilidade agora e garantir maior longevidade para a sua carreira no futuro.

5 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

Viso de longo alcance


Gustavo Diament, 38 anos, VP de marketing da Nextel Dono de uma personalidade inquieta e questionadora, Gustavo Diament gosta de percorrer caminhos menos usuais. Criado em Higienpolis, bairro de classe mdia alta de So Paulo, cursou engenharia de alimentos em Viosa, cidade mineira de 70 000 habitantes, a 600 quilmetros de So Paulo. De volta a So Paulo, iniciou sua carreira na Unilever. Ali, deu os primeiros sinais de seu potencial empreendedor. Na poca, ele props a criao de produtos para cabelos escuros. Pode parecer comum, mas ningum tinha apostado nisso at ento. Como argumento, usou uma pesquisa que mostrava a demanda pelos produtos. A linha foi criada e foi um sucesso. Quando saiu da Unilever, em 2000, passou rapidamente pelo portal de internet AOL e foi recrutado, em 2004, pela Diageo, fabricante de bebidas. De novo foi contra a corrente para convencer os chefes a investir numa campanha mais arrojada para o rum, que tinha um modelo de negcio mais conservador. Cansei de ouvir no, mas por acreditar na ideia me sentia ainda mais estimulado. Depois de um ano, veio a autorizao para seguir em frente. O produto ganhou mercado rapidamente e passou a ser prioridade de investimento em 15 pases. H trs meses, ele trocou o posto de VP de marketing para a categoria rum na Diageo em Londres, para assumir o marketing da Nextel em So Paulo. O que faz dele um intraempreendedor? A capacidade de visualizar cenrios futuros e descobrir formas diferentes de atingir resultados.

Conhecimento para inovar


Letcia Torres, 30 anos, diretora de impostos da GE A administradora de empresas Letcia Torres tem algumas caractersticas que definem um bom empreendedor: senso de oportunidade, iniciativa e perseverana. Em 2006, depois de seis anos na Procter&Gamble, ela foi contratada como gerente de impostos na General Electric (GE) Letcia fez boa parte da carreira na rea tributria. Seu objetivo reduzir o peso dos impostos nos contratos da GE. Mas, quando ingressou na empresa, ela rapidamente notou que poucas reas sabiam de seu trabalho. Como efeito, muitos acordos eram fechados sem que Letcia e sua equipe fossem consultadas. Em outras palavras, quando ela entrava em jogo era para apagar incndios. Como boa empreendedora, ela viu na adversidade uma oportunidade e comeou a desenhar, em 2007, com o time e o chefe um programa de 20 cursos sobre processos tributrios, direcionados a profissionais de diversos departamentos da GE. Os programas similares no mercado eram pouco prticos. Alm disso, precisvamos de algo que tornasse nosso trabalho mais conhecido dentro da corporao, diz. Sem recurso extra, ela cuidou da elaborao da grade de disciplinas, da preparao das aulas e estratgia de divulgao. Em seis meses os treinamentos saram do papel, j receberam 370 participaes e tm servido de modelo para outras unidades da GE no mundo. Em julho, Letcia recebeu um prmio internacional da GE pela ideia.

Empatia para empreender


Mauro Bentes Castella, 31 anos, gerente de TI da Lazam-MDS Eduardo Bom ngelo, presidente da corretora de seguros Lazam- MDS, costuma dizer que o tecnlogo Mauro Bentes tem cabea de dono uma das caractersticas de um empreendedor corporativo. H dois anos, Mauro observou que os computadores da empresa precisavam ser trocados, pois estavam obsoletos e tornavam as estaes de trabalho desconfortveis. Ele props

6 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

o desenvolvimento de um computador pequeno, econmico e potente. Mauro projetou e negociou o preo com um parceiro e apresentou o projeto aos chefes. Este ms, a Lazam recebe 270 mquinas cuja CPU 90% menor do que a convencional. Os novos computadores so mais silenciosos, emitem menos calor e vo reduzir 73% do consumo de energia por ano.

Na contramo
Daniel da Silva Gomes, 31 anos, gerente de trade marketing da LG Muitos profissionais prezam pela estabilidade e pelo conforto no emprego. O administrador de empresas Daniel da Silva Gomes est na contramo desse grupo. Movido por desafios, ele comeou sua carreira na Unilever, em 1998, e depois de l, passou pela Whirlpool, Gillette e Procter&Gamble. H dois anos, ele decidiu tocar os prprios projetos e montou uma empresa de inteligncia de mercado e se associou a trs outros negcios. Quis me aventurar e aprender a colocar uma ideia para funcionar, diz. No comeo deste ano, Daniel comeou a rever suas escolhas e, coincidncia ou no, foi procurado por dois headhunters. Decidiu voltar ao mercado, vendeu as quatro empresas e hoje responsvel pela rea de trade marketing de celulares da LG, em So Paulo. Chegou faz quatro meses e j ficou conhecido por suas atitudes arrojadas. Recentemente, conseguiu uma verba adicional para um grande projeto, sobre o qual no pode dar detalhes. Para empreender, preciso ousar. Muita gente se contenta em repetir sempre as mesmas frmulas.

Imprima Compartilhe

Comente Nome: E-mail ou site: Comentrio:

(16) comentrio(s) Caio Cesar Santos - Excelente artigo!Como sugesto fica o aprofundamento do porque deixamos de ser criativos e inovadores em nossas vidas. Escrevi um post sobre isto onde a autora do BestSeller internacional "Comer, Rezar, Amar" fala sobre como difcil alimentar a criatividade em meio a tantas doutrinaes que recebemos desde pequenos. Gostaria de compartilhar com vocs!http://decidaserfeliz.com/2009/10/15/ole-e-viva-de-verdade/ - 19/10/2009 18:18:33

7 de 8

20/10/2009 20:55

Imprima

http://vocesa.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml

cristiano - persistencia - 19/10/2009 18:06:41 carlos meni - veja esta materia - 19/10/2009 17:37:17 Veja todos os comentrios

Links Patrocinados

Abra seu proprio negocio Os produtos so viagens e turismo O nosso negocio tudo na internet
www.coastal-webtour.com/felix

Trabalho Em Casa Ganhe De R$ 1.000 R$ 5.500 Ms Pacote Informativo Grtis


www.RendaExtra.com.br

Abra Seu Negcio Online Sem Investimentos e Lucro Garantido Mais de 5.000 Pessoas Satisfeitas!
www.abraseunegocio.com.br

8 de 8

20/10/2009 20:55

Anda mungkin juga menyukai