Anda di halaman 1dari 4

JOCELI MIGUEL MENDES

SISTEMA DE CONTROLE E VENDAS DE INGRESSOS ONLINE COM UTILIZAO DA TECNOLOGIA RFID

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Graduao em Sistemas de Informao da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial obteno do ttulo de Bacharel em Sistemas de Informao.

Orientadora: Prof.AndraSabedraBordin.

Palhoa 2013

3.Metodologia
3.1. Caracterizao do tipo de Pesquisa De acordo com Silva, a pesquisa aplicada aquela na qual o pesquisador movido pela necessidade de conhecer para aplicao imediata de resultados. Tal pesquisa contribui para fins prticos, focando soluo mais ou menos imediata de problemas encontrados na realidade. A pesquisa sobre venda de ingressos online ter a forma de pesquisa aplicada por se tratar de uma soluo que engloba problemas referentes ao meio e resultar em complemento ao modo de aplicao do sistema. Enquanto a abordagem ser de meio qualitativa j que ir perceber e demonstrar de modo de carter descritivo. Segundo Cavalcante (2006), pesquisa qualitativa " uma pesquisa indutiva, isto , o pesquisador desenvolve conceitos, idias entendimentos a partir de padres encontrados nos dados, ao invs de coletar dados para comprovar teorias, hipteses e modelos pr-concebidos." O foco da pesquisa ocorrer como proposta a insero a modelos existentes de venda de ingressos e como dito por MAANEN, pesquisa qualitativa "tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenmenos do mundo social; trata-se de reduzir a distncia entre indicador e indicado, entre teoria e dados". Esta ser uma pesquisa de objetivo exploratria por se tratar de um novo modelo de venda com uso de um sistema alternativo e ir utilizar de procedimento de caso de uso, j que ser apresentada de meio funcional. Tal modelo e procedimento podem ser justificados por COLLIS, que o qual relata que pesquisa exploratria realizada em cima de um problema ou questo de pesquisa que geralmente so assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo para este tipo de estudo procurar padres, idias ou hipteses. A idia no experimentar ou aprovar uma determinada presuno. Para ele, as tcnicas tipicamente utilizadas em pesquisa exploratrias so estudos de caso, observaes ou anlise histricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos.

3.2. Atividades Metodolgicas


Definio do foco do tema; Reviso bibliogrfica e consideraes iniciais; Pesquisa dos principais sistemas de venda de ingressos online no estado; Levantar os requisitos funcionais e no funcionais; Definir as regras de negcio; Documentar os requisitos utilizando uma linguagem de modelagem especfica (UML); Modelagem dos dados;

Elaborao dos diagramas de Casos de Uso, Classes e de Sequencia Implementar e desenvolver o sistema utilizando a linguagem de programao Java e PHP; Utilizao ferramentas para desenvolvimento de design e web; Teste do sistema;

3.3. Descrio do objeto de estudo

O objeto de estudo a ser focado ser a venda de ingressos online. Nesse meio, o objeto de estudo ir centrar a venda de ingressos online que a qual abordem ao modo ecommerce, que seja de forma ativa e com foco em meios de entretenimento eventos e casas noturnas. Outro elemento a ser focado ser o uso de sistema RFID, com uso de leitor e carto e elementos que componham um sistema de portal web.

3.4. Delimitaes

De proposta a delimitao do objeto de estudo, ocorrer com prospeco aos meios de venda de ingressos de eventos e casas noturnas atuante apenas no estado de Santa Catarina e que seja alavancado apenas por meio de e-commerce.

3.5. Recursos

Referente a recursos, ser necessrio a compra de um leitor de carto de sistema RFID ao preo de R$87,00 e o prprio carto com TAG de sistema de RFID ao preo de R$3,00 unitrio.

Apndice 1
Cronograma

Atividade Julho Definio do X foco do tema Reviso X bibliogrfica e consideraes iniciais Pesquisa dos X principais sistemas Levantar os requisitos funcionais e no funcionais Definir as regras de negcio Documentar os requisitos utilizando uma linguagem de modelagem especfica (UML) Modelagem dos dados Elaborao dos diagramas de Casos de Uso, Classes e de Sequencia Implementar e desenvolver o sistema utilizando a linguagem de programao Java e PHP Utilizao ferramentas para desenvolvimento de design e web Teste do sistema

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

X X

X X

Anda mungkin juga menyukai