Anda di halaman 1dari 12

BANCO DE QUESTES

Disciplina: Biologia Srie: 3 Srie Segmento: Ensino Mdio Etapa: 3 Etapa/2003 Elaborador(a): Marlia Dias lages

INTRODUO Professor de Biologia da 3a srie, O Banco de Questes desta 3a etapa contempla os seguintes contedos: Biomolculas. Vrus. Ecologia. Porferos e Celenterados. Helmintos. Aneldeos. Moluscos. Artrpodos. Classificao dos seres vivos e regras de nomenclatura. Reino Monera. Membrana celular. Metabolismo energtico.

As questes foram cuidadosamente elaboradas, visando o desenvolvimento das habilidades e competncias propostas pelo nosso Projeto Pedaggico. Na 3a srie, preocupamos tambm com a avaliao externa realizada pelos diversos vestibulares de todo o pas. Buscando atender a essa demanda, algumas das questes propostas pertencem a vestibulares mais recentes e de regies diferentes, pois hoje o aluno no mais se limita a prestar provas apenas no Estado onde reside. As questes de mltipla escolha possuem uma nica resposta, totalmente falsa ou verdadeira de acordo com o enunciado. Fique atento, professor, pois as respostas dadas pelo Banco constituem uma sugesto de gabarito, lembrese de que o aluno poder dar respostas diferentes e totalmente viveis. Tenho a certeza de que essas questes tornaro o seu trabalho mais ameno. Use-as na ntegra ou faa pequenas modificaes, de forma que atendam a realidade regional; afinal, esse um passo relevante no processo ensino-aprendizagem.

SUGESTES DE QUESTES PARA A 3 ETAPA I) QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 01 ( FCMMG 2002) (Descritor: identificar o processo de reproduo e desenvolvimento da minhoca) Com base nos dados fornecidos pelo desenho e levando em considerao que os filhotes que saem do casulo no passam por estgio larval, podemos afirmar, sob o ponto de vista reprodutivo, que uma minhoca possui fecundao

Receptculo seminal

ovulao casulo fecundao

Liberao do casulo

ovos

a) b) c) d)

cruzada, externa, com desenvolvimento direto. cruzada, interna, com desenvolvimento direto. cruzada, externa, com desenvolvimento indireto. cruzada, interna, com desenvolvimento indireto.

QUESTO 02 (FUVEST 2003) (Descritor: identificar diferentes nveis trficos) O cogumelo shitake cultivado em troncos, onde suas hifas se nutrem das molculas orgnicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, est se comportando como: a) b) c) d) e) produtor. consumidor primrio. consumidor secundrio. consumidor tercirio. decompositor.

QUESTO 03 (Descritor: conhecer as vantagens e desvantagens da utilizao do controle biolgico) Para combater um inseto-praga que estava prejudicando a produo de frutas de um agricultor, foi sugerida a utilizao de uma espcie de louva-a-deus, predador generalista. CORRETO afirmar que esse tipo de controle: a) b) c) d) 100% eficaz e tem como vantagem no contaminar o ambiente. Pode acarretar a formao de uma nova praga, a de louva-a-deus. Eliminar apenas os insetos-praga, no aumentando a populacional do predador. um mtodo mais eficaz que o uso de parasitas, devido especificidade presa-predador.

QUESTO 04 (FATEC 2003) (Descritor: identificar em esquemas as categorias sistemticas) O esquema representa quatro categorias de classificao inclusivas. Se os tringulos representam uma determinada espcie, o crculo ser: a) um filo. c) uma ordem. e) um gnero. b) um reino. d) uma famlia.

QUESTO 05 (UFC 2002) (Descritor: identificar diferenas evolutivas existentes entre moluscos e Cnidrios) Que diferena caracterstica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidrios? a) Os cnidrios apresentam apenas reproduo assexuada, enquanto os moluscos apresentam reproduo sexuada. b) Os cnidrios possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial. c) Os cnidrios possuem circulao aberta, enquanto todos os moluscos tm circulao fechada. d) Os cnidrios possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. e) Os cnidrios no apresentam defesa qumica, enquanto os moluscos a tm como principal arma de proteo.

QUESTO 06 (Unesp 2003) (Descritor: identificar diferenas entre aneldeos e artrpodos) As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho e a centopia, um quilpode terrestre.

Apesar de apresentarem algumas caractersticas comuns, tais como, apndices locomotores e segmentao do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) e) O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode e ambos apresentam circulao aberta. O nereis um artrpode, a centopia um aneldeo e ambos apresentam circulao fechada. O nereis um asquelminto, a centopia um platelminto e ambos no apresentam sistema circulatrio. O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode e ambos apresentam exoesqueleto. O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode, mas apenas a centopia apresenta exoesqueleto.

QUESTO 07 (UFV 2003) (Descritor: reconhecer os diferentes tipos de sistemas respiratrios e a maneira como eles atuam) Leia com ateno o trecho abaixo: "...e como nesses organismos o sangue no permanece somente no interior de vasos, sua presso baixa e a velocidade do fluxo reduzida. Por essa razo, a distribuio de substncias lenta e no vence longas distncias e, no entanto, esses organismos podem apresentar movimentos to rpidos que indicam que a oxigenao dos tecidos muito eficiente."
(Fonte: Avancini, E. B. e Favaretto, J. A. "Biologia". So Paulo: Moderna, 1997. v.2, p. 655.)

Pode-se afirmar que o organismo a que o trecho acima se refere um exemplo de: a) b) c) d) inseto, pois a oxigenao dos tecidos independe do sistema circulatrio. celenterado, pois as brnquias transferem o oxignio diretamente para os tecidos. nematide, pois o lquido celomtico se encarrega de levar o oxignio aos tecidos. aneldeo, pois, embora a respirao seja cuticular, o oxignio transportado pelos tbulos de Malpighi. platelminto, pois na fase adulta, alm de respirao branquial, apresenta tambm respirao cutnea .

e)

QUESTO 08 (PUC PR 2003) (Descritor: conscientizao sobre a destruio da biodiversidade) Um dos principais temas discutidos em conferncias e seminrios mundiais sobre Meio Ambiente a destruio da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, INCORRETO afirmar: a) Ao longo do processo de sucesso ecolgica, observa-se uma diminuio progressiva na diversidade de espcies e na biomassa total. b) O desmatamento das florestas tropicais causa no somente a destruio desse ecossistema, tambm causa grande perda da biodiversidade do planeta. c) A criao de reas protegidas como parques e reservas uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade. d) Alm da riqueza de espcies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espcie humana, a diversidade importante tambm para garantir a estabilidade do planeta. e) Projetos de reflorestamento com poucas espcies de rvores so inteis para a recomposio do equilbrio original do meio ambiente. QUESTO 09 (Descritor: caracterizar o ciclo evolutivo da wuchereria bancrofti e reconhecer a biologia do agente etiolgico e do vetor) O desenho esquemtico mostra o ciclo evolutivo de determinado parasita.

Analise-o e assinale a opo INCORRETA: a) b) c) d) O vetor do parasita celomado e o parasita pseudocelomado. O parasita vive nos vasos linfticos humanos. O parasita pertence ao mesmo filo da solitria. Apenas as fmeas do vetor transmitem a doena.

QUESTO 10 (UFSC 2002) (Descritor: identificar as causas da infeco hospitalar) O controle das infeces que ocorrem em hospitais uma tarefa rdua e contnua [...]. A microbiota (conjunto de organismos encontrados no corpo humano) do paciente pode se tornar patognica, principalmente naqueles que esto com o sistema imunolgico comprometido.
(Trecho do texto: "Infeco hospitalar: a soluo em suas mos", extrado da "Revista Cincia Hoje", 29 (173), de julho de 2001, p. 80.)

Com relao a esse assunto, suas causas e

medidas de reduo, CORRETO afirmar que:

01. a maioria dos casos de infeco hospitalar causada por agentes bacterianos. 02. os traumatismos e a contaminao por vermes acarretam o surgimento desses tipos de infeco. 04. entre os pacientes com maior risco de contrarem infeco hospitalar esto os soropositivos para o HIV, uma vez que eles apresentam maior chance de terem seus sistemas imunolgicos comprometidos. 08. o uso indiscriminado de antibiticos tambm pode levar a uma maior incidncia de infeco hospitalar, pois ele facilita o surgimento de microorganismos resistentes. 16. entre os procedimentos que podem aumentar as chances da ocorrncia da infeco hospitalar, esto aqueles que requerem a entubao endotraqueal e/ou a nasogstrica, j que exigem tempo prolongado de respirao mecnica e riscos de contaminao secundria (atravs das mos). 32. uma simples medida - a lavagem adequada das mos, antes do contato com o paciente - pode reduzir drasticamente o ndice de infeco hospitalar. A soma correta das afirmativas verdadeiras igual a ____. II) QUESTES ABERTAS

QUESTO 11 (UERJ 2003) (Descritor: comparar a diversidade de espcies e a produtividade primria em lagos poludos e no poludos) A diversidade de espcies de zooplncton encontrada em quatorze lagos estudados em Indiana, EUA, foi comparada produtividade primria do ecossistema. As relaes entre esses dois fatores est representada no grfico abaixo. Lagos com pouca ou nenhuma poluio

Lagos com poluio


Diversidade de espcies

0 6

Produtividade primria total

Justifique a diferena na diversidade de espcies encontrada entre os lagos fortemente poludos e os lagos com pouca ou nenhuma poluio.

QUESTO 12 (Descritor: identificar as enzimas essenciais produo dos transgnicos e reconhecer as protenas como sendo determinadas geneticamente) Investigando um problema em determinada populao de rvores frutferas, um pesquisador descobriu que o ambiente favorecia o desenvolvimento de um nematide parasita desse vegetal, cujo controle era muito difcil. O pesquisador desenvolveu uma linhagem transgnica dessa planta, pela insero de um gene que codifica uma toxina capaz de matar o nematide. a) CITE o nome das enzimas que foram utilizadas para cortar o gene produtor da toxina e posteriormente o ligar ao DNA do vegetal. b) Sabe-se que a toxina produzida pelo vegetal transgnico, alm de matar o verme, tem efeito nocivo para os humanos. Quando esse fruto consumido cozido ou na forma de compota, no acarreta nenhuma toxidade aos humanos. Justifique tal fato. QUESTO 13 (UFRN 2003) (Descritor: alertar os adolescentes para os riscos do uso de anabolizantes) Hoje em dia, est cada vez mais freqente o uso de esterides anabolizantes por parte de adolescentes, na nsia de ficarem fortes. Essas substncias so formas sintticas do hormnio testosterona, cujo uso proibido nas competies esportivas. A sua utilizao traz srios prejuzos sade, tais como aumento da incidncia de leses em ossos e tendes, leses hepticas e renais, esterilidade, impotncia, crescimento do tecido mamrio e doenas cardacas, alm de distrbios no sistema nervoso. Considere a ao dos esterides anabolizantes no organismo e responda s questes que seguem: a) Como os esterides anabolizantes fazem o adolescente ficar forte mais rpido? b) Por que o uso continuado de esterides anabolizantes acarreta esterilidade nos rapazes? c) Quais as conseqncias do uso de esterides anabolizantes por mulheres?

QUESTO 14 (UERJ 2003) (Descritor: conhecer a hiptese endossimbintica) Uma das hipteses mais aceitas para explicar a origem dos cloroplastos sugere que estas organelas se originaram de bactrias auttrofas fotossintetizantes primitivas, que estabeleceram uma relao de simbiose com uma clula eucarionte hetertrofa primitiva. a) Em que se apia essa hiptese? b) CITE o nome de duas estruturas comuns aos cloroplastos e s bactrias.. c) CITE o nome do outro organide que tambm foi provavelmente uma bactria. QUESTO 15 (Descritor: diferenciar o HDL do LDL e identificar o local de produo do colesterol) O colesterol em excesso pode depositar-se nas paredes internas das artrias, gerando o quadro de aterosclerose, que tem conseqncias graves para o indivduo. Com relao a esse composto, responda s questes propostas: a) Cite o local onde ocorre a sntese desse composto no organismo.

b) Embora a mdia sempre use o termo colesterol bom e colesterol ruim, sabe-se que o colesterol o mesmo. Justifique a razo da utilizao desses dois termos.

QUESTO 16 (UERJ 2003) (Descritor: identificar o vacolo contrtil e sua importncia na regulao hidrossalina) Com base no desenho esquemtico e em seus conhecimentos, responda aos itens propostos:

a) b) c)

Denomine a estrutura 1. Esse organismo vive em gua doce ou salgada? Justifique. Sabe-se que a estrutura 1 realiza transporte ativo. Qual a finalidade desse transporte?

QUESTO 17 (UFBA 2003) (Descritor: reconhecer a importncia do predador no controle populacional de sua presa) Estudando um conjunto de ilhas criadas pela construo de uma barragem no vale do Caron, na Amaznia venezuelana, um grupo internacional de cientistas descobriu que a eliminao de animais, como onas, hrpias e pumas, predadores de vertebrados, criou um trgico efeito cascata ecolgico, determinando um aumento de presso sobre a vegetao, e ps as ilhas no curso inexorvel do colapso ambiental.

....................................................................................................................................
(Folha de S. Paulo, p. A 18)

A partir da anlise da situao, explique a importncia dos predadores no equilbrio do ecossistema, considerando o trgico efeito cascata ecolgico. QUESTO 18 (Descritor: interpretar esquemas sobre anemia falciforme) Analise o esquema e responda s questes propostas: 8

DNA

DNA

RNA 4 protena

DNA

a) b) c) d)

denomine as etapas 1, 2, 3 e 4. O processo 3 realizado por qualquer organismo? Justifique. CITE o nome da principal enzima que desencadeia o processo 2. Cite o local onde ocorre, respectivamente, os processos 1, 3 e 4.

QUESTO 19 (Descritor: interpretar heredogramas) A figura ao lado registra a ocorrncia da fenilcetonria em uma famlia. Baseando-se no heredograma e nos seus conhecimentos responda s questes propostas

a) CITE o tipo de herana da fenilcetonria e explique como voc chegou a essa concluso. c) Qual a probabilidade do indivduo indicado pela seta, vir a ter uma filha normal, caso venha a se casar com algum de gentipo igual ao de III4? c) 1. Como feito o diagnstico desse herana? 2. Qual medida deve ser adotada caso o exame d positivo? QUESTO 20 (Descritor: identificar e SARS como sendo causada por vrus) A SARS (sndrome respiratria aguda grave) uma doena de etiologia desconhecida (conjunto de causas) que foi identificada em regies como sia, Amrica e Europa. Ela uma pneumonia atpica, que se diferencia do tipo mais comum por afetar os espaos entre os alvolos.
Folha de So Paulo 28/04/03

Com relao ao agente causador dessa doena, responda aos itens propostos: a) Sabendo-se que o genoma do causador dessa doena j foi decifrado, cite a localizao e o tipo de material gentico desse organismo. b) O agente causador da doena parasita exclusivo do homem? Justifique. c) CITE o nome de 3 doenas causadas por agentes pertencentes ao mesmo grupo do causador do SARS.

GABARITO DAS QUESTES OBJETIVAS QUESTO 01: QUESTO 02: QUESTO 03: QUESTO 04: QUESTO 05: A C A D D QUESTO 06: QUESTO 07: QUESTO 08: QUESTO 09: QUESTO 10: E A A C 61

GABARITO DAS QUESTES ABERTAS QUESTO 11 Nos lagos com pouca ou nenhuma poluio h maior produtividade e variedade das fontes de nutrientes e menor competio pela mesma fonte de alimento por espcies diferentes, possibilitando a sobrevivncia de vrias espcies. Nos lagos poludos, a diversidade de nutrientes diminui e a competio pelos poucos recursos disponveis aumenta, limitando o surgimento e a manuteno de espcies diferentes. QUESTO 12 a) A enzima de restrio a responsvel por cortar o DNA e a enzima ligase a responsvel pela unio do DNA exgeno ao DNA vegetal. b) o Cozimento desnatura a toxina que de origem protica. A desnaturao acarreta a perda da estrutura protica e consequentemente a perda da funo da toxina. QUESTO 13 a) Os esterides estimulam a sntese das protenas musculares, aumentando a massa muscular. b) Os esterides anabolizantes agem no hipotlamo e na adenohipfise, inibindo a produo dos hormnios gonadotrficos (LH ou ICSH) e do FSH. Em decorrncia, causam uma diminuio na produo de testosterona (feed back negativo) e reduzem ou cessam a produo de espermatozide pelos testculos, que podem atrofiar-se. c) Haver o desenvolvimento de caractersticas sexuais secundrias masculinas, como, por exemplo: msculos mais desenvolvidos, reduo das mamas, voz grave, crescimento de plos (com padro masculino), reduo da fertilidade, aumento do clitris, da libido e da agressividade. QUESTO 14 a) A hiptese endossimbintica apia-se no fato dos cloroplastos possurem o seu prprio DNA e capacidade de autoduplicao. b) Ribossomos, membrana lipoprotica, DNA. 10

c) As mitocndrias provavelmente foram bactrias. QUESTO 15 a) A sntese do colesterol ocorre no fgado. b) O colesterol encontra-se livre no sangue ou na forma de glbulos de lipoprotenas. O chamado colesterol bom (HDL) uma lipoprotena que apresenta pouco colesterol se comparado ao LDL. Por essa razo, esse glbulo recolhe o colesterol livre no sangue circulante, impedindo que ele se fixe nas artrias. O colesterol ruim (LDL) apresenta um percentual elevado de colesterol, sendo assim impossvel recolher o colesterol livre, o que facilita a deposio desse lipdio nas artrias.

QUESTO 16 a) A estrutura 1 o vacolo contrtil ou pulstil. b) O organismo da figura o protozorio paramcio que vive em gua doce. Seu habitat identificado devido presena da estrutura 1(vacolo contrtil) que est ausente nos protozorios marinhos. c) A pulsao e a expulso do contedo do vacolo ocorre com gasto de energia, por ir contra o gradiente de concentrao. Esse transporte evita que o protozorio sofra lise, pois impossvel impedir a entrada de gua nesse organismo, uma vez que eles so hipertnicos em relao ao meio onde vivem. QUESTO 17 A anlise da situao deve considerar: o papel do predador no controle da populao da presa e a relao predador-presa na dinmica da comunidade; a repercusso da eliminao de predadores nas teias alimentares; inevitavelmente leva ao aumento das presas que acabam por comprometer o ambiente, devido ao aumento exagerado de suas populaes. responsabilidade do homem a preservao da integridade ecolgica. QUESTO 18 a) A etapa 1 a autoduplicao, 2 a transcrio, 3 a transcrio reversa e 4 a traduo. b) No, o processo 3 s realizado pelas clulas hospedeiras dos retrovrus, pois s eles possuem a enzima transcriptase reversa, capaz de catalisar a sntese do DNA a partir de RNA. c) A principal enzima responsvel pela transcrio a RNA polimerase tambm denominada transcriptase. d) O processo 1 ocorre no ncleo celular, o 3 no interior da clula hospedeira do retrovrus e o 4 no citoplasma, especificamente no ribossomo. QUESTO 19 a) A fenilcetonria uma herana autossmica recessiva. Pode-se confirmar esse tipo de herana pelo casal da terceira gerao que normal e teve uma filha afetada. b) A probabilidade de nascer uma filha normal igual a 1/4 OU 25%. c) 1. Atravs do exame do pezinho nos primeiros meses de vida do indivduo. 2. Deve-se excluir a fenilalanina da dieta dessa criana. QUESTO 20 a) O material gentico do vrus causador da SARS o RNA e encontra-se no interior da cpsula protica (capsdio). b) Embora os parasitas apresentem uma grande especificidade em relao ao hospedeiro, esse vrus j foi detectado em outros animais como o gato selvagem (civeta) e texugo. c) valido o nome de 3 viroses, rubola, poliomielite, gripe, AIDS, herpes, etc...

11

12

Anda mungkin juga menyukai