Anda di halaman 1dari 2

OBJETIVOS

Clculo terico e verificao experimental da resistncia equivalente, tenso e corrente eltrica em 4 circuitos mistos.

MATERIAIS
Os materiais usados para este experimento foram vrios resistores com diferentes valores de resistncia, dois multmetros digitais, uma fonte de alimentao de tenso varivel, um Project Board (protoboard), seis cabos de conexo do tipo banana/jacar e alguns fios metlicos a fim de facilitar conexes.

METODOS
Inicialmente, deve-se calcular a resistncia do resistor por meio da tabela de cores e tambm atravs do multmetro configurado para medir resistncia. Caso a resistncia medida pelo multmetro apresente um erro (em comparao ao valor terico calculado) menor que a tolerncia aceita pelo resistor usado, ento pode-se proceder com o experimento. Aps isso necessrio configurar um dos multmetros para medir corrente eltrica, o outro multmetro para medir tenso e ligar os resistores no protoboard de acordo com o circuito proposto. O multmetro configurado para medir corrente eltrica dever ser ligado atravs de uma associao em srie com o resistor a ser medido, enquanto que o multmetro configurado para medir tenso dever ser ligado em paralelo em cada resistor do circuito. Dessa forma, obtemse os valores das respectivas tenses e correntes que passam em cada resistor. Isso ser feito em quatro circuitos diferentes, onde h vrias associaes de resistores em srie e em paralelo ao mesmo tempo, denomina-se essa associao de circuito misto. possvel usar os cabos finos adicionais caso seja necessrio estender alguma conexo. Aps ter configurado corretamente o circuito e os multmetros, liga-se a fonte de alimentao, e define-se a tenso em 15 V. Finalmente realizado a medio das tenses e correntes em cada resistor e compara-se os valores obtidos com os valores calculados anteriormente.

DISCUSSAO DE RESULTADOS
Os resultados experimentais obtidos para os quatro circuitos mistos de resistores se mostraram satisfatrios em relao aos valores tericos calculados. Os valores experimentais como pode-se perceber ficaram bem prximos ao valores tericos, demonstrando que houve uma pequena taxa de erro e comprovando o sucesso do experimento. H de se fazer uma observao, na parte do circuito onde os resistores esto ligados em paralelo, os valores das respectivas tenses so os mesmos. A maior diferena entre os valores de resistncia equivalente ocorreu no circuito 1, onde a diferena foi de 0,049 k. A maior diferena entre os valores de corrente eltrica total foi encontrada no circuito 2, onde a diferena foi de 0,05 mA.

CONCLUSAO
Pode-se concluir que o experimento foi concludo com xito, pois as diferenas que foram encontradas foram bem pequenas, ou seja, os valores calculados e os medidos foram bem prximos, mostrando assim a preciso do experimento.

Anda mungkin juga menyukai