Anda di halaman 1dari 7

ModelagemdeInformaesparaConstruo(BIM)e ambientescolaborativosparagestodeprojetosna construocivil

BuildingInformationModeling(BIM)andcollaborationsystemsforcivilengineeringdesign management

SrgioSallesCOELHO
ArquitetoeUrbanista,MestrandoPPGCIV/UFSCarProfessordoCentroUniversitrioMetodistaIzabelaHendrix Correioeletrnico:salles@mixmail.com.br

CelsoCarlosNOVAES
Dr.ProfessorePesquisadorPPGCIV/UFSCarCorreioeletrnico:cnovaes@ufscar.br

RESUMO
Proposta:Aadoodesistemascolaborativosparaapoiogestodoprocessodeprojetonaconstruo civil uma realidade em empreendimentosnacionais e internacionais. A evoluo dos sistemas BIM e a adoo dos mesmos pelas empresas de projeto e construo civil tornam necessria a reviso dos processosdetrabalho,incluindoacolaboraoentreosagentesparticipantes(projetistas,construtores, contratantes, etc). Mtodo de pesquisa/Abordagens: O trabalho desenvolvese atravs de pesquisa bibliogrfica e levantamento exploratrio de informaes e recursos nos stios dos sistemas colaborativos que oferecem recurso para colaborao de modelos BIM. Resultados: Os resultados apresentam a evoluo dos sistemas BIM no que diz respeito colaborao de projetos. Contribuies/Originalidade: O estudo apresenta a evoluo dos sistemas BIM e a necessidade da revisodosprocessosdecolaboraoentreosprojetistas. Palavraschave: modelo de informaes de construo. Sistemas colaborativos. Gesto do processo de projeto.

ABSTRACT
Proposal: The adoption of collaborative systems to support the management of the design process is a reality in national and international business. The evolution of the BIM systems and their adoption by thedesignandcivilconstructioncompaniesmakethereviewofworkprocessesnecessary,includingthe collaborationamongtheparticipantagents(designers,builders,contractors,etc.).Methods:Theworkis developed through abibliographic research and an exploratory survey of the resources and information available in the collaborative systems sites which offer the means for the collaboration of BIM models. Findings: The results show the evolution of the BIM systems regarding the collaboration of designs. Originality/value: The study shows the evolution of the BIM systems and the necessity of the review of thecollaborationprocessesamongthedesigners. Keywords:modelingofbuildinginformation.Collaborativesystems.Designprocessmanagement.

1 INTRODUO
Na construo civil, as fases necessrias para o planejamento e a construo de um empreendimentoenvolvemprofissionaisdereasdistintascomumobjetivocomum. Para Melhado (2001), em um ambiente de gesto de qualidade, o processo de projeto deve estar voltado ao atendimento das necessidades de informao de todos os clientes internos queatuamnociclodeproduodoempreendimento.ParaFerreira(2007),oprojetopodeser visto como uma forma organizada de informaes que devem ser compartilhadas pelos intervenientesnaconstruodoobjeto. Neste contexto, a colaborao e cooperao so fundamentais e a adoo de sistemas computacionaissemostranecessriaparamediarasrelaes. Em um ambiente colaborativo, os profissionais podem trocar informaes sobre seus respectivos projetos com agilidade. O controlador hierrquico substitudo por um facilitador querecebeetransmiteinformaes,cujopapelpassaaserodecertificarqueascontribuies individuais sejam acatadas, enriquecendo a soluo do produto a partir dos conhecimentos e sugestes de todos os participantes do processo. No projeto colaborativo, as responsabilidades, riscos e sucessos so distribudos por todos os participantes (FLORIO, 2007). Para Carneiro et al. (1999) apud Bollman et al. (2005), os ambientes colaborativos referemse queles onde so possveis diferentes usurios participarem, colaborarem ou cooperarem, semprenosentidodeumaproduoquerepresenteoobjetivoemcomumdaao.ParaKalay (1999) apud Wilknson (2005), colaborao um acordo entre especialistas para compartilhar suas habilidades em um processo particular para conseguir atingir um objetivo final. Florio (2007) ressalta que a colaborao exige que os profissionais trabalhem juntos livremente, extraindoomximodeseupotencialdeconhecimentoseexperincias.

2. SISTEMASCOLABORATIVOS
Para Moeckel (2000) apud Bollmann et al. (2005), os sistemas computacionais desenvolvidos para proporcionar o ambiente colaborativo so categorizados como Sistemas CSCW Computer Supported Collaborative Work. O surgimento do CSCW devese necessidade de profissionais, em localizaes distintas, trabalharem em conjunto para alcanar de forma rpidaummesmoobjetivo. O termo Computer Supported Collaborative Work foi citado pela primeira vez em 1984, pelos pesquisadores Irene Greif e Paul M. Cashman. Para Bollman et al. (2005), a tecnologia gerada pelas pesquisas sobre CSCW deu origem ao termo Groupware. No setor da construo civil, tem se adotado o termo extranet de projetos para denominar os sistemas colaborativos voltados para a gesto do processo de projeto, quando estes se apiam nos recursos de internet. Para Adresen, Christensen, Howard (2000) apud Nascimento et al. (2003), os sistemas colaborativosvoltadosparaaconstruocivilsurgiramnasegundametadedadcadade1990, atravs de empreendimentos conjuntos de grandes companhias de construo civil, com o objetivodepromovermaiorprodutividadeeeficincianosetor.

Wilkinson (2005) afirma que a tecnologia para colaborao pode ser definida como a combinao de tecnologias que em conjunto criam uma interface entre duas ou mais pessoas interessadas, proporcionandolhes participao no processo criativo em que partilham as competncias coletivas, expertise, entendimento e conhecimento em uma atmosfera de transparncia, honestidade, confiana e respeito mtuo, para atingir a melhor soluo encontradaemcomum.

3. SISTEMASBIM
Os sistemas baseados na tecnologia BIM podem ser considerados uma nova evoluo dos sistemasCAD,poisgerenciamainformaonociclodevidacompletodeumempreendimento de construo, atravs de um banco de informaes inerentes a um projeto, integrado modelagememtrsdimenses. Nos sistemas CAD, a geometria baseada em coordenadas para o desenvolvimento de entidades grficas, formando elementos de representao (paredes, portas, lajes, etc.). A alterao de um projeto desenvolvido em CAD (2D e 3D) implica em diversas modificaes manuaisdosobjetosrepresentados. OssistemasBIMadotammodelosparamtricosdoselementosconstrutivosdeumaedificao e permitem o desenvolvimento de alteraes dinmicas no modelo grfico, que refletem em todas as pranchas de desenho associadas, bem como nas tabelas de oramento e especificaes. A base de um sistema BIM o banco de dados que, alm de exibir a geometria dos elementos construtivos em trs dimenses, armazena seus atributos e, portanto, transmite mais informao do que modelos CAD tradicionais. Alm disso, como os elementos so paramtricos, possvel alterlos e obter atualizaes instantneas em todo o projeto. Esse processo estimula a experimentao, diminui conflitos entre elementos construtivos, facilita reviseseaumentaaprodutividade(FLORIO,2007). Para Ferreira (2007), o BIM mais que a modelagem de um produto, j que procura englobar todos os aspectos relativos edificao: produtos, processos, documentos, etc. A implementaodeumsistemaBIMemescritriodeprojetorefletenaalteraodomtodode trabalhoconvencionale,atravsdosrecursosdisponveis,podeproporcionar: Favorecimentofasedeconcepo,devidoaoapoiodedadosdinmicos; Aumentodeprodutividade; Melhoriadaqualidadenasapresentaesgrficas. A adoo de sistemas BIM no mercado da construo civil ser gradual e em um primeiro momento coexistir com os desenhos gerados por softwares CAD em 2 dimenses e modelos em3dimenses(BERNSNTEIN,2004).

3.1

BIMColaborativo

A adoo de sistemas BIM aponta para a necessidade de reviso do processo de projeto e sua gesto na construo civil. A colaborao entre os membros das equipes de projeto passa a girar em torno de um modelo baseado nas informaes necessrias para o planejamento e construo de um edifcio. Nesse contexto, o envolvimento dos profissionais durante as fases

deoramentoeconcepodeprojetos,deplanejamentoedeconstruomostraseadequado formaodeummodeloconsistentedoedifcio. Florio (2007) destaca que a aplicao do BIM no projeto colaborativo pode contribuir tanto para aprimorar o processo de obteno das quantificaes dos elementos desenhados a partir domodelodigital4D,comoparaolevantamentodecustoseprazosparaaexecuo.

3.2

EvoluodossistemasBIM

Tobin (2008) apresenta as trs geraes de adoo do BIM, nomeandoas de BIM 1.0, 2.0 e 3.0. Para o autor, o BIM 1.0 caracterizado pela substituio do desenvolvimento de projetos em CAD bidimensionais por modelos 3D parametrizados. Nesta fase, entretanto, o desenvolvimento do modelo um processo individualizado, restrito aos projetistas, sem o envolvimentoecolaboraodeprofissionaisdeoutrasreas. O BIM 2.0 expande o modelo a outros profissionais, alm dos envolvidos no desenvolvimento dos projetos de arquitetura, estrutura e instalaes prediais. Nesta fase, modelos associando informaes,taiscomootempo(4D),dadosfinanceiros(5D)eanlisedeeficinciaenergtica, dentre outros (nD), so associados ao sistema. Para tal, necessria a cooperao entre os projetistas, consultores, empreendedores e construtores, com as devidas preocupaes quanto interoperabilidade dos dados, tendo em vista permitir o intercmbio das informaes entre os diversos participantes. A adoo efetiva do BIM 2.0 j realidade em empreendimentosnaAmricadoNorte,siaeEuropa. O sistema Revit, desenvolvido pela Autodesk, oferece suporte colaborao multiusurio, utilizando o recurso Worksharing, que permite acesso simultneo a um modelo do edifcio compartilhado entre vrios usurios. A soluo exige a adoo do software Revit por todos os profissionaisenvolvidosnodesenvolvimentodosprojetos,osquaissoelaboradoslocalmente nosistemadousurioedisponibilizadonomodelocompartilhado. Crespo e Ruschel (2007) afirmam que o modelo BIM da Autodesk possui recursos de coordenao da informao entre colaboradores em ambiente de rede extranet, o que exige planejamento nas regras de acesso a dados e busca de padronizao para evitar conflitos de comunicao. Porm, as comunicaes interativas textuais entre colaboradores no so suportadas pelo Revit. Para este fim, podese usar o Buzzsaw da mesma empresa, que um softwaredeambientedecolaboraovirtual. Empresas provedoras de sistemas colaborativos para gesto de projetos na construo civil esto incorporando recursos que permitem a distribuio de modelos BIM atravs de plataforma WEB. Servios, tais como o Asite, Buzzsaw e Newforma, dentre outros, oferecem recursoparaarmazenagemdeprojetosdesenvolvidosemsistemasBIM. A era psinteroperabilidade (BIM 3.0) considerada por Tobin (2008) a terceira gerao da adoo do BIM. No BIM 3.0, o intercmbio das informaes entre os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um projeto realizado atravs de protocolos abertos, tais como o IFC e os protocolos elaborados pela BuildingSmart, que permitem aos profissionais o desenvolvimento colaborativo de um modelo de dados que pode ser considerado um prottipocompletodaconstruodoedifcio. Tobin (2008) especula que o modelo do BIM 3.0 estar disponvel atravs de um banco de dados acessvel atravs da internet, onde os modelos BIM sero construdos

colaborativamenteemumambiente3D.

3.2.1 BIMStorm
Na direo do BIM 3.0, a empresa norte americana Onuma Inc. oferece um sistema acessvel atravs da internet, denominado ONUMA Planning System (OPS), que permite o compartilhamento de modelos BIM elaborados por sistemas diversos e oferece recursos para exportar os modelos para sistemas colaborativos, outros softwares e sistemas de arquitetura aberta,comooGoogleEarth(Figura01). OmodelocentralizadodoOPSpermitiuarealizaodediversasapresentaeseexperimentos em tempo real denominados BIMStorm. Destacamse dois experimentos abertos, envolvendo equipes internacionais, no desenvolvimento colaborativo de projetos nas cidades de Los AngeleseLondres,utilizandosistemasBIM. De acordo com Wong (2008), os eventos atenderam s seguintes premissas: conduo em tempo real; acessibilidade atravs da internet; curto perodo para desenvolvimento dos modeloseestarembaseadosempadresabertosdeinteroperabilidadedemodelos. O Sistema OPS acessvel atravs da internet funcionou como um repositrio central, armazenando todos os modelos e anlises. As equipes envolvidas no desenvolvimento dos edifcios adotaram softwares diversos para modelagem e anlise do modelo BIM, compatveis com o padro IFC, tais como: ArchiCAD, Revit, VectorWorks Architect, Roland Messerli, EliteCAD,EcotecteSketchup,dentreoutros. OeventoBIMStormLosAngeles,realizadonodia31dejaneirode2008,envolveu136pessoas de diversas nacionalidades, empenhados em projetar 420 edifcios em um espao de sessenta quarteires na cidade de Los Angeles durante 24 horas. Os projetos foram desenvolvidos por equipes multidisciplinares que trocaram informaes atravs do sistema OPC apoiados por sistemasavanadosdevisualizaoem3dimenses,incluindooGoogleEarth.

Figura01:ONUMAPlanningSystem(Fonte:www.onuma.com)

O evento BIMStorm Londres ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho de 2008 e envolveu mais de 300 pessoas de nacionalidades diversas, incluindo observadores, equipes multidisciplinares deprojeto,pesquisadores,gerenteseconsultores,dentreoutros. O sistema OPS foi associado ao sistema colaborativo Asite para prover um ambiente de colaborao entre os participantes. A adoo do sistema colaborativo Asite permitiu o intercmbio de dados entre as equipes de projeto e o acesso em tempo real s informaes pelos observadores. A estrutura dos dados permitiu a colaborao de documentos diversos, incluindo: Modelos IFC, desenhos CAD, arquivos KLM (Google Earth), vdeos, imagens, relatrios, anlise de energia, anlise da construtibilidade (considerada 4D no sistema) e oramento(5D). Os experimentos realizados durante os eventos BIMStorm Londres e BIMStorm Los Angeles demonstram que a colaborao de modelos BIM vivel quando se adotam protocolos abertos de transferncia de dados, tais como o IFC. A associao de servios online, como o OPS, softwares Desktop, sistemas colaborativos e softwares/servios de arquitetura aberta, como o Google Earth, permitem um ambiente integrado de comunicao, visualizao e intercmbiodeinformaes.

CONCLUSES

A adoo de sistemas BIM e a evoluo do BIM 1.0 ao BIM 3.0 no se limitam a uma implantao de nova tecnologia, mas referemse adoo de novos fluxos de trabalho envolvendo ambiente colaborativo e planejamento nas fases iniciais do projeto. O novo modelo de colaborao envolve recursos avanados de visualizao, aliados transferncia contnua de conhecimento entre os diversos agentes participantes do processo de projeto (projetistas,construtores,contratantes,consultores,etc.). A padronizao e organizao dos dados so fundamentais para permitir a colaborao entre osdiversosagentesparticipantesdoprocessodeprojeto. Podese especular que a evoluo do BIM 3.0 proporcionar um ambiente colaborativo acessvel atravs da internet, baseado na imerso simultnea dos diversos agentes participantes em um modelo virtual tridimensional do edifcio, onde podero ser constatados ediscutidosemtemporealaspectosreferentesconstrutibilidadedoedifcio.

REFERNCIAS
AUTODESK. Collaborative project management and BIM. Autodesk Collaborative Project Management. White Paper, 2007. Disponvel em: <http://images.autodesk.com/latin_am_main/files/autodesk_cpm_ _cpm_and_bim_whitepaper_final.pdf>.Acessoem:29dejunhode2008. BERNSTEIN, P. G. Barriers to the adoption of building information modeling in the building industry. Autodesk Building Solutions. White Paper, 2004. Disponvel em: <http://www.autodesk.com/bim>.Acessoem:02desetembrode2007. BOLLMANN, C.; SCHEER, S.; STUMM, S. B. Engenharia colaborativa: uma viso para a engenharia simultnea e o uso de ambientes colaborativos para arquitetura e engenharia

civil. In: SEMINRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO, 2., 2005, SoPaulo. Anais...SoPaulo,2005. CRESPO, C.; RUSCHEL, R. C. Ferramentas BIM: um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. In: III Encontro de Tecnologia de Informao e Comunicao na Construo Civil, 2007,PortoAlegre.Anais...PortoAlegre:ANTAC,2007.p.19. FERREIRA, S. L. Da engenharia simultnea ao modelo de informaes de construo (BIM): contribuio das ferramentas ao processo de projeto e viceversa. In: Workshop Brasileiro de Gesto do Processo de Projeto na Construo de Edifcios, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba, 2007.CDROM. FLORIO, W. Contribuies do building information modeling no processo de projeto em arquitetura, In: SEMINRIO TIC 2007 TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO NA CONSTRUOCIVIL,2007,PortoAlegre.Anais...PortoAlegre:TIC2007,2007.CDROM. MELHADO, S. B. Gesto, coordenao e integrao para um novo modelo voltado a qualidade do processo de projeto na construo de edifcios. 2001. Tese (Livre docncia) EscolaPolitcnica,UniversidadedeSoPaulo,SoPaulo,2001. NASCIMENTO, L.A.; LAURINDO, F.J.B; SANTOS, E.T. A Eficcia da TI na indstria da construo civil. In: III SIMPSTIO BRASILEIRO DE GESTO E ECONOMIA DA CONSTRUO, 2003. So Carlos.Anais...SoCarlos:UFSCar,2003.CDROM. TOBIN, J. ProtoBuilding: To BIM is to build. Disponvel em: <http://www.aecbytes.com/buildingthefuture/2008/ProtoBuilding.html>. Acesso em: 29 de junhode2008. WILKINSON, PAUL. Construction collaboration technologies: the extranet evolution. New York:Taylor&Francis,2005. WONG, K. The summer of BIM (tech trends column). Disponvel em: < http://aec.cadalyst.com/aec/article/articleDetail.jsp?id=507889&pageID=1&sk=&date=>. Acessoem:29dejunhode2008.

Anda mungkin juga menyukai