Anda di halaman 1dari 5

Academia do Concurso Direito Administrativo Prof.

Jamille Medeiros Inspetor penitencirio

1) Acerca dos princpios do Direito Administrativo, assinale a opo correta. a) O princpio da eficincia preconiza que a atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e rendimento funcional. b) O princpio da publicidade impe a presena do nome do gestor pblico nos atos e obras do Poder Pblico. c) O princpio da autotutela relacionado ao controle que a administrao pblica exerce sobre seus prprios atos, por meio do qual ela anula os atos ilegais, inconvenientes e inoportunos. d) O princpio da segurana jurdica possibilita, nos processos administrativos, a aplicao retroativa por parte da Administrao Pblica de nova interpretao. e) O princpio da moralidade administrativa extrado dos critrios pessoais do administrador pblico. 2) Podemos considerar como fonte do direito administrativo: a) Princpios e direitos fundamentais. b) Apenas a lei em sentido estrito. c) Princpios, leis e normas fundamentais. d) Nenhuma das alternativas acima. 3) Apenas a lei, em sentido lato, pode ser tida como fonte de direito administrativo. ( ) Certo ( ) Errado 4) O direito administrativo o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem rgos, agentes e atividades pblicas que tendem a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. ( ) Certo ( ) Errado 5) A administrao pblica resume-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrada. No desempenho dos encargos administrativos, o agente do poder pblico no tem a liberdade de procurar outro objetivo, ou de dar fim diverso do prescrito em lei para a atividade (Hely Lopes Meirelles. Direito administrativo brasileiro. Editora Malheiros, 2004, p. 86). Altair, servidor de um rgo federal, decidiu tornar a sua atuao diferenciada dos padres adotados no setor. Ele decidiu personalizar o atendimento aos usurios, ultrapassando a execuo de servios de sua competncia. Altair, apesar da boa vontade, estava infringindo um dos princpios bsicos da administrao pblica. Considerando o tema abordado no texto e a situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao princpio infringido por Altair. a) princpio da legalidade b) princpio da moralidade c) princpio da finalidade d) princpio da razoabilidade e) princpio da publicidade

Academia do Concurso Direito Administrativo Prof. Jamille Medeiros Inspetor penitencirio

6) O direito administrativo, por ser um dos ramos do direito pblico, disciplina no somente a atividade administrativa do Poder Executivo, mas tambm a do Poder Legislativo e do Judicirio. ( ) Certo ( ) Errado 7) Assinale a alternativa correta no que tange aos princpios que informam o direito administrativo. a) Um dos aspectos da moralidade administrativa a probidade administrativa. A Constituio Federal de 1988 no trata especificamente da probidade administrativa. b) Os precatrios constituem exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade, o que no ocorre com o ato legislativo perfeito. c) Os princpios constitucionais da legalidade e da moralidade vinculam-se originariamente noo de administrao patrimonialista. d) Um ato praticado com o intuito de favorecer terceiros pode ser legal do ponto de vista formal, mas certamente est comprometido com a moralidade administrativa, sob o aspecto material. e) A administrao prescinde de justificar seus atos. 8) Acerca de direito administrativo e constitucional, julgue o item abaixo. Podemos dizer que administrao direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos respectivos ministrios, enquanto a administrao indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria. ( ) Certo ( ) Errado 9) Acerca dos princpios de direito administrativo, assinale a opo incorreta. a) No se trata de exigncia desproporcional e desarrazoada a clusula que determina que conste nos comunicados oficiais o custo da publicidade veiculada. b) No pode ser invocado o princpio da isonomia com o pretexto de se conseguir a manuteno de benefcio ilegalmente concedido a servidor. c) O princpio da legalidade, no Brasil, significa que a administrao somente pode fazer o que a lei determina, no cabendo ao administrador qualquer poder decisrio discricionrio. d) A rigor, o princpio da finalidade no uma decorrncia do princpio da legalidade, correspondendo aplicao da lei na conformidade de sua razo de ser. 10) No tocante aos temas conceito, objeto e fontes do Direito Administrativo, podemos afirmar: a) Sendo a lei considerada como fonte primria do Direito Administrativo, importa em que toda e qualquer lei dever ser considerada na formao do Direito Administrativo, independentemente da matria tratada. b) O Direito Administrativo rege as atividades em que a Administrao Pblica atua, excepcionalmente, em condies de igualdade com o particular, afastando as normas do Direito Privado. c) Ao disciplinar as atividades, o Direito Administrativo busca o eficiente funcionamento da Administrao Pblica.

Academia do Concurso Direito Administrativo Prof. Jamille Medeiros Inspetor penitencirio

d) So trs as fontes do Direito Administrativo, a saber: a lei, os costumes e a jurisprudncia. e) Todas as alternativas acima esto incorretas. 11) Assinale a alternativa correta: I. Todos os institutos de Direito Administrativo so informados pelos respectivos princpios. II. Os princpios que regem a Administrao Pblica so os expressos, embora certas diretrizes fundamentais sejam consideradas vlidas, j que baseadas em princpios implcitos ou reconhecidos, conforme a doutrina e a jurisprudncia. III. Uma ao indenizatria decorrente de uma coliso de veculos e que tramita h 15 anos no Judicirio no fere os princpios da razoabilidade e o da segurana jurdica. IV. A Administrao Pblica deve ser regida segundo padres ticos de probidade e decoro, embora possa dispensar que a atividade administrativa seja adequada entre os meios e os fins. V. O princpio da autotutela significa que a Administrao Pblica pode, por si s, revogar seus atos, invocando motivos de convenincia e oportunidade, sem necessitar recorrer ao Judicirio. a) Somente as proposies I, III e IV so corretas. b) Somente as proposies I, II e V so corretas. c) Somente as proposies III, IV e V so corretas. d) Somente as proposies II, III e IV so corretas. e) Somente as proposies II, IV e V so corretas.

12) O saudoso HELY LOPES MEIRELLES (cf. "Direito Administrativo Brasileiro", 34a. ed., Malheiros Editores, So Paulo, 02.2008, p. 89) ensina: "Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administrao particular lcito fazer o que a lei no probe, na Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa 'pode fazer assim': para o administrador pblico significa 'deve fazer assim'". No trecho, o autor se refere ao princpio constitucional do Direito Administrativo Brasileiro da a) legalidade. b) publicidade. c) eficincia. d) impessoalidade. e) moralidade. 13) Um dos aspectos primordiais do Direito Administrativo brasileiro o de ser um conjunto a) de princpios e normas aglutinador dos poderes do Estado de maneira a colocar o administrado em relao de subordinao hierrquica a tais poderes.

Academia do Concurso Direito Administrativo Prof. Jamille Medeiros Inspetor penitencirio

b) de princpios e normas que no alberga a noo de bem de domnio privado do Estado. c) instrumental de princpios e normas que regula exclusivamente as relaes jurdicas administrativas entre o Estado e o particular. d) de princpios e normas que privilegiam e limitam os poderes do Estado, com a noo de poder-dever. 14) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes. 15) Sobre os princpios do Direito Administrativo, correto afirmar que a) o princpio da autotutela diz respeito ao controle que a Administrao exerce sobre seus atos, anulando-os, quando eivados de vcio, ou revogando-os por convenincia e oportunidade. b) pelo princpio da finalidade, impe-se Administrao Pblica a prtica, e to s essa, de atos voltados para o interesse pblico. c) o princpio da supremacia do interesse pblico no significa que o interesse pblico deva prevalecer sobre o interesse privado. d) pelo princpio da publicidade obrigatria a divulgao de atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administrao pblica, mesmo que relacionados com a segurana nacional ou declarados sigilosos pela autoridade. e) nenhum outro princpio deve ser observado pela Administrao Pblica alm daqueles expressamente previstos na Constituio Federal. 16) Os jurados das sesses de tribunal do jri e os mesrios convocados para os servios eleitorais nas eleies so classificados pela doutrina majoritria do direito administrativo como agentes particulares colaboradores que, embora sejam particulares, executam certas funes especiais que podem ser qualificadas como pblicas. ( ) Certo ( ) Errado 17) Considerando-se os princpios do Direito Administrativo, INCORRETO afirmar que a) a Emenda Constitucional no 19/98, ao acrescentar o princpio da eficincia relao contida no art. 37 da Constituio da Repblica, fez surgir para a Administrao Pblica a obrigao de ser eficiente. b) o princpio da impessoalidade deve ser respeitado nas relaes da Administrao Pblica com os administrados e, tambm, com o prprio administrador pblico. c) o princpio da legalidade uma garantia dos administrados contra abusos da Administrao Pblica. d) o princpio da razoabilidade, embora no explicitado no art. 37 da Constituio da Repblica, integra o regime jurdico-administrativo.

Academia do Concurso Direito Administrativo Prof. Jamille Medeiros Inspetor penitencirio

Gabarito: 1) A 2) C 3) Errado 4) Certo 5) A 6) Certo 7) D 8) Certo 9) C 10) C 11) B 12) A 13) D 14) C 15) A 16) Certo 17) A

Anda mungkin juga menyukai