Anda di halaman 1dari 25

Qumica geral e experimental I

Equipamentos bsicos de laboratrio de qumica


Prof: Dr. Fernando Carneiro Prof: Dr. Presley Serejo

Equipamentos bsicos de laboratrio de qumica

A execuo de qualquer tarefa num laboratrio de Qumica envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos pessoais e materiais. A escolha de um determinado aparelho ou material de laboratrio depende dos objetivos e das condies em que o experimento ser executado.

9.1 Material de vidro

9.1.1 Balo de fundo chato ou de Florence: Utilizado no armazenamento e no aquecimento de lquidos, bem como em reaes que se processam com desprendimento de gs. Deve ser aquecido sobre a tela de amianto.

Balo de fundo redondo Usado em destilaes, para colocao do lquido a ser destilado ou para a coleta do lquido aps a condensao do vapor (A). Pode apresentar boca esmerilhada de dimetro padronizado. Pode se apresentar tambm na forma de balo de destilao (B), que possui gargalo longo e provido de sada lateral por onde passam os gases e vapores.

Balo volumtrico Recipiente calibrado, de preciso, destinado a conter um determinado volume de liquido, a uma dada temperatura. utilizado no preparo e na diluio de solues de concentrao definida (solues padro). Como o volume nominal dos bales volumtricos geralmente calibrado a 20C, no recomendado colocar solues aquecidas no seu interior, nem submet-los a temperaturas elevadas.

Basto de vidro Usado na agitao e na transferncia de lquidos. Quando envolvido em uma das extremidades por um tubo de ltex chamado de "policial" e empregado na remoo quantitativa de precipitados.

Bquer Recipiente com ou sem graduao, de forma alta (Berzelius) ou baixa (Griffin). Usado no preparo de solues, na pesagem de slidos e no aquecimento de lquidos, bem como em reaes de precipitao e recristalizao. freqentemente confeccionado em vidro pirex, resistente a temperaturas elevadas. Apesar disso, no resiste a choques nem a variaes bruscas de temperatura. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

Bureta Equipamento calibrado para medida precisa de volume. Permite o escoamento de lquido e muito utilizada em titulaes. Possui uma torneira controlada de vazo na sua parte inferior. So encontradas no comrcio buretas com capacidades que variam de cinco a cem mililitros, microburetas com capacidade mnima de cem microlitros. As buretas automticas possuem dispositivos capazes de abastec-las automaticamente, evitando a contaminao do titulante com, CO2 do ar.

Condensador Equipamento destinado a condensao de vapores em destilaes ou aquecimentos sob refluxo. Os mais comuns so: a) condensador reto: apresenta uma superfcie de condensao pequena e por isso no apropriado para o resfriamento de lquidos de baixo ponto de ebulio.

b) condensador de bolas: empregado em refluxos. Contribui para que os vapores condensados retornem ao balo de origem.

c) condensador de serpentina: proporciona maior superfcie de condensao e usado principalmente no resfriamento de vapores de lquidos de baixo ponto de ebulio.

Dessecador Usado no armazenamento de substncias que devem ser mantidas sob presso reduzida ou em condies de umidade baixa.

Kitasato Frasco cnico de paredes reforadas, munido de sada lateral. usado em filtraes sob suco (ou presso reduzida)

Erlenmeyer Recipiente largamente utilizado na anlise titulomtrica, no aquecimento de lquidos e na dissoluo de substncias. Pela sua forma cnica, muitas vezes utilizado para conter solues durante reaes conduzidas sob agitao.

Funil de separao Vidraria largamente utilizada em extrao, decantao, separao de lquidos imiscveis e adio gradativa de lquidos reagentes durante uma reao qumica.

Funil simples Empregado na transferncia de lquidos e em filtraes simples, utilizando papel de filtro adequado Pipeta Instrumento calibrado para medida precisa e transferncia de determinados volumes de lquidos, a dada temperatura. Existem basicamente dois tipos de pipetas: as volumtricas ou de transferncias (A) e as graduadas (B). As primeiras so utilizadas para escoar volumes fixos, enquanto as graduadas

Termmetro Instrumento apropriado para medida de temperatura.


Proveta ou cilindro graduado: Frasco destinado a medidas aproximadas de volume. So encontradas no comrcio provetas com volume nominal variando de cinco mililitros a alguns litros.

Tubo de ensaio Geralmente utilizado em reaes tipo teste e em ensaios deprecipitao, cristalizao e solubilidade. Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente

Estante para tubos: Utilizada como suporte para tubos de ensaio.

Vidro de relgio Utilizado no recolhimento de sublimados, na pesagem de substncias slidas, em evaporaes e na secagem de slidas no-

Material de porcelana
Almofariz e pistilo Destinados pulverizao e homogeneizao de slidos, bem como na macerao de amostras que devem ser preparadas para posterior extrao. Podem ser feitos de porcelana, gata, vidro ou metal.

Cadinho Usado na secagem, no aquecimento e na calcinao de substncias. Pode ser feito de porcelana, metal ou teflon.

Cpsula Usada na evaporao de solues, na sublimao e secagem de slidos e na preparao de misturas. Funil de Buchner: Utilizado em filtraes a vcuo

Material de metal
Bico de gs Fonte de calor destinada ao aquecimento de materiais no inflamveis. A chama pode atingir temperatura de at 1500C. O gs combustvel introduzido numa haste vertical, em cuja parte inferior h uma entrada de ar para suprimento de oxignio, o gs queimado no extremo superior da haste. Tanto a vazo do gs quanto a entrada de ar podem ser controladas de forma conveniente. Os tipos mais comuns de bicos de gs so: bico de Bunsen; bico de Tirril; e bico de Mecker.

Pinas As pinas de Mohr e de Hoffmann tm por finalidade impedir ou reduzir o fluxo de lquidos ou de gases atravs de tubos flexveis. J a pina de madeira muito empregada para segurar objetos aquecidos, especialmente cadinhos.

Tela de amianto Tela metlica, contendo amianto, utilizada para distribuir uniformemente o calor durante o aquecimento de recipientes de vidro ou metal expostos chama do bico de gs.

Trip Usado como suporte, principalmente de telas de amianto e tringulos de porcelana.


Argola Usada como suporte para funis e telas de amianto.

Suporte universal Serve para sustentar equipamentos em geral.

Mufa Adaptador de ferro ou alumnio com parafusos nas duas extremidades, utilizada para a fixao de garras metlicas ao suporte universal. Garras
So feitas de alumnio ou ferro, podendo ou no ser dotadas de mufas. Ligam-se ao suporte universal por meio de parafusos e destinam-se sustentao de utenslios com buretas, condensadores, frascos Kitasato e bales de fundo redondo.

Materiais diversos
Balana Digital: Para a medida de massa de slidos e lquidos no volteis com grande preciso. Banho-maria Equipamento utilizado para aquecimento e incubao de lquidos a temperaturas inferiores a 100C.

Centrfuga Instrumento que serve para acelerar a sedimentao de slidos suspensos em lquidos. empregado, tambm, na separao de emulses. Estufa Equipamento empregado na secagem de materiais por aquecimento. Atinge, em geral, temperaturas de at 200C. Manta eltrica Utilizada no aquecimento de lquidos contidos em bales de fundo redondo.

Mufla ou forno Utilizada na calcinao de substncias. Atinge em geral, temperaturas na faixa de 1000 a 1500C. Pisseta ou frasco lavador Frasco prprio para armazenamento de pequenas quantidades de gua destilada, lcool ou outros solventes. Trompa de gua Dispositivo para aspirar o ar e reduzir a presso no interior de um frasco. muito utilizado em filtraes por suco, geralmente adaptado a um frasco

Esptula Usada para transferir substncias slidas, especialmente em pesagens. Pode ser fabricada em ao inoxidvel, porcelana e plstico.

Tringulo de porcelana Usado como suporte no aquecimento de cadinhos.

Anda mungkin juga menyukai