Anda di halaman 1dari 8

Laboratrio de Fsica I Sistema Internacional de Unidades (Legislao Metrolgica Brasileira) 2.013 1.

Introduo: Nas aulas de Fsica e de Laboratrio de Fsica I, teremos a oportunidade de utilizar algumas grandezas fsicas, bem como de realizar algumas medidas e efetuar alguns clculos com estas grandezas. A anlise dessas medidas, ou dados experimentais, uma prtica muito importante na interpretao adequada de um fenmeno observado. 2. Unidades de Medidas: Toda grandeza fsica tem o seu valor expresso por um nmero e uma unidade de medida. No caso da distncia entre dois corpos, por exemplo, no tem sentido dizer que seu valor igual a 20, se no especificarmos com clareza a unidade de medida em que a distancia dada. Neste exemplo devemos dizer 20 metros ou, usando o smbolo m, 20 m (onde 20 o valor numrico e o metro a unidade de medida). As unidades de medida das grandezas fsicas esto definidas nos vrios sistemas de unidades que foram sendo estabelecidos medida que as necessidades da Cincia e da Tecnologia assim o exigiram. Todos os sistemas de unidades tm em comum o fato de se basearem em uma pequena quantidade de grandezas fundamentais e terem as outras unidades definidas a partir dessas. Essas grandezas fundamentais so definidas a partir de estudos aprofundados que envolvem, muitas vezes, a construo de padres, isto necessrio porque essas grandezas devem fornecer a base para as outras grandezas cuja preciso depende da preciso dessas. As grandezas definidas a partir das fundamentais so denominadas grandezas derivadas. 1. Cite pelo menos trs unidades de medida, usadas com frequncia pela Cincia, para medir: a) comprimento: b) tempo: c) volume: d) temperatura: f) presso:

At meados do sculo 18, as unidades de medida eram definidas de maneira bastante arbitrria, variando de um pas para outro, dificultando tanto as transaes comerciais quanto o intercmbio cientfico entre eles. As unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada pas: a jarda, o p, a polegada, etc... At nos dias de hoje, essas unidades so usadas nos pases de lngua inglesa, embora definidas de uma maneira moderna, atravs de padres. Podemos destacar ainda outra inconvenincia das unidades de medida antigas: seus mltiplos e submltiplos no eram decimais, o que dificultava muito a realizao das operaes matemticas com tais medidas. At recentemente, os estrangeiros, na Inglaterra, encontravam grandes dificuldades para operar com a moeda inglesa porque o sistema monetrio britnico no era decimal (1 libra valia 12 shillings e 1 shilling valia 20 pences). 2.Considere as seguintes unidades de medida de tempo: hora, minuto e segundo. Elas constituem um sistema de medidas decimal? Por qu?

3. Considere um intervalo de tempo de 19 horas e 57 minutos. Expresse esse intervalo de tempo numa notao decimal (horas).

4. Suponha um intervalo de tempo de 11,45 minutos. Expresse esse intervalo de tempo numa notao no decimal (minutos-segundos).

No final do sc. 18, mais precisamente em 20 de maio de 1.875, na Frana, iniciou-se a tentativa de resolver tais problemas. Buscava-se o estabelecimento de um sistema de unidades que fosse nico (Sistema Mtrico Decimal), no s num determinado pas, mas no mundo todo; da evoluo deste sistema, surgiram alguns sistemas de unidas atualmente utilizados (MKS, CGS, MTS). A adoo, porm, de um nico sistema de unidades de medida pelos vrios pases somente comeou a se cristalizar em 1.960, como resultado de estudos cientficos e de longas discusses a nvel diplomtico, que deram origem ao Sistema Internacional de Unidades (S.I.). Este sistema foi proposto no sentido de ser um sistema de unidades prtico, apto a ser usado tanto na Cincia quanto na tecnologia e no Comercio. Uma de suas grandes vantagens de ser o Sistema Legal de Unidades em quase todos os pases do nosso planeta que permite estabelecer padres fundamentais e as escalas das principais grandezas fsicas, alm de efetuar a comparao dos prottipos nacionais e internacionais. Os nicos pases que no o adotaram oficialmente, como o caso dos E.U.A, Gmbia, Jamaica, Libria e Malavi, j o usam em muitos casos, principalmente na Cincia e na Tecnologia.

Grandeza

Unidade

Smbolo

No Brasil, o Sistema Internacional ( S.I.) o sistema Legal de Unidades desde 1.960 (por sinal, foi o nosso pas um dos primeiros a adotar, tambm o sistema mtrico (Lei Imperial 1.157 de 26 de junho de 1.862) e sua adoo na forma prtica encontra cada vez menos resistncia devido aos esforos de vrias entidades, entre elas a ABNT, que est reformulando suas normas para se ajustar ao S.I. O Sistema internacional de unidades se fundamenta em; Grandeza Unidade Smbolo comprimento metro m massa quilograma kg tempo segundo s corrente eltrica ampr A temperatura kelvin K quantidade de matria mol mol intensidade luminosa candela cd a) Sete unidades bsicas: b) Duas unidades suplementares: ngulo plano ngulo slido radiano esterradiano rad sr

Grandeza Unidade Smbolo rea metro quadrado m2 volume metro cbico m3 c) Unidades derivadas: (so deduzidas direta ou indiretamente das unidades de base ou suplementares) velocidade metro por segundo m/s acelerao metro por segundo ao quadrado m/s2 freqncia hertz Hz fora newton N trabalho/energia joule J potncia watt W quantidade de mov quilograma metro por segundo kg.m/s impulso newton segundo N.s resistncia eltrica ohm campo magntico tesla T presso pascal Pa fluxo magntico weber Wb carga eltrica coulomb C energia eltrica volt V velocidade angular radiano por segundo rad/s

d) mltiplos decimais das unidades: Nome Smbolo Fator e) submltiplos decimais das unidades: exa E 1.000.000.000.000.000.000 peta P 1.000.000.000.000.000 tera T 1.000.000.000.000 giga G 1.000.000.000 mega M 1.000.000 quilo k 1.000 (obs: letra k minscula) hecto h 100 deca da 10 Nome Smbolo Fator decid0,1centic0,01milim0,001micro0,000.001nanon0,000.000.001picop0,000.000.000.001femtof0,000.00 0.000.000.001attoa0,000.000.000.000.000.001

Obs: tanto os fatores de multiplicao dos mltiplos como dos submltiplos decimais das unidades podem ser representados atravs de potncias de dez. 5. Usando potncias de dez para representar os fatores de multiplicao, refaa a tabela de mltiplos e submltiplos: Nome Smbolo Fator quilo mega giga tera peta exa k M G T P E Nom mili centi deci deca hecto Smbolo m c d da h Fato Nom atto femt o pico nano micro Smbolo Fator a f p n

6. Lembrando dos seus conhecimentos de matemtica, responda: como proceder para: a) multiplicar potncias de mesma base:

b) dividir potncias de mesma base: c) elevar uma potncia outra potncia: d) extrair uma raiz de uma potncia: Obs: para somar ou subtrair potncias de mesmo expoente, devemos colocar a potncia em evidncia. 7. Usando as propriedades citadas na questo anterior, determine o resultado das expresses: a)
x10 . x 2 x8 =

b)

2 y 10 . y 8 y

c)

(2 x 3 )2 . 3 (x 2 )3 = 2 6 (x 4 )
10 10

d)

(2.102 )3 . (3.10 2 )2 = 4 6(10 2 )

[(3 .10 . 6) +(2,7 .10 . 3 .10 )] e) (3 10 )


4 3 2 3 2

Observaes: - Por motivos histricos, o nome da unidade de massa no S.I. contm um prefixo, excepcionalmente e por conveno, os mltiplos e submltiplos dessa unidade so formados pela colocao adequada dos prefixos do S.I. na palavra grama com seu respectivo smbolo g. Exemplo: miligrama (mg) = 0,001 g. - No se admitem combinaes de prefixos do tipo: milimicro (que corresponde ao nano), nem micro-micro (que corresponde ao pico). - O smbolo do quilo o k (letra minscula) e no o K (letra maiscula). O K maisculo o smbolo do kelvin de forma que, ao escrevermos Km estamos nos referindo ao kelvin metro e no a quilmetro, que deve ser escrita km. - A pronncia das palavras deve ser com a slaba tnica na unidade e no no prefixo, por exemplo: nanmetro (slaba tnica me). As nicas excees, consagradas pelo uso so: qui lmetro, decmetro e milmetro. Mas nunca micrmetro (micrometro). - No existe no S.I. a unidade mcron (plural de micra) para representar 0,000.001m, essa unidade dada pelo micrometro (juno do prefixo micro unidade metro).

Aspectos da Legislao Brasileira: a) A grafia das unidades: Os nomes das unidades que tm nome de cientistas comeam sempre com letra minscula: newton, kelvin, pascal, etc... Os smbolos comeam com letra maiscula: N, K, Pa, etc...Excees: grau Celsius e litro L (que no pertencem ao S.I.).

b) O plural se forma da seguinte maneira: - os nomes recebem a letra s no final: newtons, mols, metros, joules etc...sem desfigurar o nome da unidade; assim o plural de pascal pascals e no pascais. Excees: os nomes terminados em s, x e z (hertz). - no caso de palavras compostas no ligadas por hfen, ambas recebem s no final: metro quadrado metros quadrados, etc... - no caso de palavras compostas por multiplicao de unidades em que uma pode variar independentemente da outra, ambas recebem s no final: amprs-horas, ohms-metros, etc... - no caso de palavras compostas por diviso de unidades, o denominador no recebe o s no final: quilmetros por hora, lumens por watt, etc... - outros casos:ano-luz, anos-luz ; eltron-volt, eltron-volts; unidade de massa atmica, unidades de massa atmica. c) Unidades no pertencentes ao S.I. mas ainda aceitas: Unidade astronmica, parsec, litro, grau, minuto (ngulo), segundo (ngulo), oitava, unidade de massa atmica, tonelada, minuto (tempo), hora, dia, rotao por minuto, eltron-volt, decibel, neper, angstron, bar, barn, Curie, gal, hectare, milha martima, n, rad, rntgen e rem. Embora sejam aceitas recomenda-se evit-las e substitu-las pela unidade no S.I. correspondente, as seguintes unidades: * atmosfera .......... 101.325 Pa. *quilate .................0,000.2 kg. *caloria .......... 4,1868 J. * cavalo-vapor ............735,5 W. *quilograma-fora .....9,80665 N. *mmHg.............133,322 Pa.

Obs: no se admite em nenhuma hiptese o uso de unidades inglesas: libra, psi, p, etc..., nem unidades antigas: alqueire, arroba, etc... d) Definio de algumas unidades de base:

- O metro foi originalmente definido em termos de uma frao do meridiano terrestre que passa por Paris. Mais tarde, a preocupao de um melhor compromisso entre a preciso e a invariabilidade levou os cientistas a proporem novas definies. A definio atual (desde 1.983) : o metro o comprimento do trajeto percorrido pela luz, no vcuo, durante um intervalo de tempo igual a
1 299.792.458

segundos.

- O segundo a durao de 9.192.631.770 perodos da radiao correspondente transio entre dois nveis hiperfinos do estado fundamental do tomo do Csio-133. - O quilograma a massa do prottipo internacional do quilograma, que um cilindro feito de uma liga de Platina e Irdio e conservado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas em Sevres, nas proximidades de Paris. Desafios 1. Sabe-se que cloreto de sdio apresenta estrutura cristalina de forma cbica. Supondo que um cristal de cloreto de sdio de aresta igual a 10 -8 cm tenha uma massa de 3x10 -20 g , determine a densidade desse cristal. Obs: a densidade de um corpo pode ser obtida dividindo-se a sua massa pelo seu volume.

2. Um homem viaja de carro ao longo de uma estrada, registrando os seguintes intervalos de tempo entre as diversas etapas de seu percurso: de A at B: 3,25 h, de B at C: 7,73 h, de C at D: 5,86 h e de D at E: 9,37 h. Determine quanto tempo ele gastou no percurso todo. (expresse seu resultado em horas, minutos e segundos).

3. Antes de efetuar as operaes seguintes, expresse os nmeros em potncias de dez: a)


0,00042 = 60.000 =

b)

0,35 . 3 0,000008 = 5.000

c)

0,0072 . 0,00013 = 36.000

4. Desejando construir um modelo do sistema solar, um estudante usou uma bola de futebol de raio igual a 100 mm para representar o Sol, cujo raio ele que vale, aproximadamente, 10 9m. Se o raio da Terra de cerca de 107m, qual deve ser, em metros, o raio da esfera que vai represent-la no modelo?

Anda mungkin juga menyukai