Anda di halaman 1dari 149

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

AULA 01
Bem vindo (a) ao nosso primeiro encontro! Satisfao muito grande ter voc aqui! Hoje vamos abordar os seguintes assuntos: Processo oramentrio: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. Oramentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos. Descentralizao dos crditos oramentrios: proviso e destaque. Descentralizao financeira: cota, repasse e sub-repasse. Execuo oramentria, financeira e contbil. Crditos Adicionais: conceito, classificao, crditos suplementares, especiais e extraordinrios. Antes de adentrarmos nos assuntos acima, falarei um pouquinho sobre oramento pblico, tipos e funes do oramento. Sangue nozi, corao cabeludo e ...

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A. TEORIA
Oramento Pblico: algumas noes bsicas.
O documento que organiza a fixao das despesas e a previso das receitas o Oramento Pblico. As despesas so fixadas, ou seja, o gasto est restrito aos crditos oramentrios. Quando se faz necessrio um gasto inopinado, podemos abrir um crdito adicional aumentando esse limite. As receitas so previstas, afinal de contas, se o Estado arrecadar a mais no ruim para ele. O Oramento Pblico ento a lei de iniciativa do Poder Executivo que estima a receita e fixa a despesa da administrao pblica. elaborada em um exerccio para, depois de aprovada pelo Poder Legislativo, vigorar no exerccio seguinte. A natureza jurdica do oramento assunto polmico na doutrina. Entretanto, no Brasil, o Oramento Pblico tem a natureza jurdica de uma lei formal. Lei formal aquela lei que estamos acostumados a ver, aprovada por um rgo do Poder Legislativo. Por tratar da fixao das despesas e previso das receitas, ou seja, assuntos tcnicos, limitados e concretos, dizemos tambm que o Oramento Pblico uma lei de efeitos concretos, logo no uma lei material. Lei material aquela que traz assuntos genricos e abstratos. A maior parte das leis que conhecemos so materiais. O Oramento tambm uma lei de meios, por trazer o inventrio de meios que o Estado utiliza para cumprir suas tarefas. De acordo com a CF/88, a competncia para legislar sobre direito financeiro e oramento concorrente entre a Unio, Estados e DF. Entretanto, os municpios podem suplementar a legislao federal e a estadual no que couber. Todo ente (U, E, DF e M) elabora seu prprio oramento, em respeito ao princpio da Unidade. A tcnica oramentria evoluiu ao longo do tempo pessoal. No incio, o oramento, chamado de tradicional ou clssico, apenas previa um gasto em contrapartida com um ingresso de recurso, no possua objetivos mais amplos atrelados ao desenvolvimento de polticas pblicas e econmicas. Era mera pea contbil. S que, com o crescimento da sociedade e uma maior participao do Estado na vida dos seus cidados, foi necessrio integrar planejamento e oramento para dar mais efetividade ao emprego dos recursos pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O Oramento Programa consiste na interligao entre planejamento e oramento atravs de programas de governo. Estes programas so divididos em aes, que so os instrumentos de realizao desses programas. Vamos imaginar um exemplo bem simples s para entendermos. Vamos supor que o Governo queira investir em Sade Pblica no Nordeste. Isso um problema no nosso pas, em especial para aquela regio. Vou ento criar um programa para isso, no vou simplesmente sair comprando remdio e mandar entregar l (Oramento Tradicional). Nem vou mandar levantar o que gastei ano passado e fazer alguns ajustes (Oramento Incremental). Muito menos vou zerar o que fiz no exerccio anterior e justificar todos os meus gastos a partir do zero (Oramento Base Zero). Vou estruturar tudo direitinho para dar maior transparncia e efetividade no emprego dos meus recursos. Para tanto, criei o programa: Sade Pblica ao Alcance de Todos. E agora? Vamos botar o nosso programa fictcio para andar? Ento vamos criar aes! Exemplo de duas aes: Distribuio de Medicamentos e Construo de Hospitais. Para saber como anda meu programa, vou criar indicadores de desempenho, para termos uma idia como est a evoluo do mesmo. Pronto! Essa a tcnica do Oramento Programa de maneira bem simples. A partir de um problema regional elaboramos um programa, dividido em aes. Este programa expresso em custos no oramento. por isso que o Oramento Pblico hoje em dia instrumento de planejamento do Estado, no mera pea contbil, como o Oramento Tradicional.

S a ttulo de ilustrao, segue o extrato de um programa da LOA 2010. Perceba que o programa tem um objetivo, indicadores e aes. Veremos mais sobre a classificao programtica na aula sobre despesa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O Brasil utiliza o Oramento Programa, entretanto h uma polmica doutrinria a respeito de quando o mesmo comeou a vigorar. Alguns autores dizem que comeou com a lei 4.320/64. J outros consideram que a lei 4.320/64 s deu condies para a instituio do Oramento Programa no Brasil, mas no obrigou a adoo do mesmo. Estes ltimos falam que esta obrigatoriedade s foi apresentada no DL 200/67, em seu artigo 16: Em cada ano ser elaborado um oramento-programa.... O Oramento Base Zero definido como o tipo em que os gestores devem justificar seus gastos todo ano. A linha de base ento o zero e no o oramento do ano anterior. O Oramento Incremental elaborado atravs de ajustes feitos no oramento do ano anterior. Como voc pode perceber, enquanto o OBZ comea tudo literalmente do zero, o Incremental aproveita muita coisa. Mais chique ainda: o OBZ se contrape ao incrementalismo oramentrio. Eu costumo brincar que o Oramento Incremental servio de preguioso e o OBZ de quem gosta de retrabalho...hehehe... H ainda o Oramento de Desempenho, que tem por objetivo verificar o que o governo realiza e no apenas compra. Apesar disso, o Oramento de Desempenho no est vinculado ao processo de planejamento, pois a nfase no desempenho organizacional. O Oramento Participativo um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidados influenciar ou decidir sobre os oramentos pblicos. Esses processos costumam contar com assemblias abertas e peridicas e etapas de negociao direta com o governo. No
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Oramento Participativo retira-se poder de uma elite burocrtica repassando-o diretamente para a sociedade. Apesar disso, a iniciativa de elaborao e envio do Oramento para votao continua sendo do Chefe do Poder Executivo. E mais, os cidados apenas opinam em determinadas fases, no decidem tudo sobre o emprego dos recursos. No Brasil utilizado principalmente em prefeituras (BH, Aracaju, Porto Alegre). O governo federal no utiliza este tipo de tcnica. Seguem abaixo as definies queridinhas das bancas: Oramento Tradicional Processo oramentrio em que apenas uma dimenso do oramento explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Tambm conhecido como Oramento Clssico. Oramento Base-Zero anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio. Oramento de Desempenho processo oramentrio que se caracteriza por apresentar duas dimenses do oramento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as aes desenvolvidas. Toda a nfase reside no desempenho organizacional, sendo tambm conhecido como oramento funcional. Oramento Incremental oramento feito atravs de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. Oramento Programa originalmente, sistema de planejamento, programao e oramentao, introduzido nos Estados Unidos da Amrica, no final da dcada de 50, sob a denominao de PPBS (Planning Programning Budgeting System). Principais caractersticas: integrao, planejamento, oramento; quantificao de objetivos e fixao de metas; relaes insumoproduto; alternativas programticas; acompanhamento fsico-financeiro; avaliao de resultados; e gerncia por objetivos. Oramento Participativo importante instrumento de complementao da democracia representativa, pois permite que o cidado debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a populao decide as prioridades de investimentos em obras e servios a serem realizados a cada ano, com os recursos do oramento da prefeitura. Alm disso, ele estimula o exerccio da cidadania, o compromisso da populao com o bem pblico e a coresponsabilizao entre governo e sociedade sobre a gesto da cidade.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

S para fechar essa pequena parte introdutria, o oramento pblico possui trs funes clssicas: a alocativa, a distributiva e a estabilizadora. Alocativa O Estado promove ajustamentos na alocao de recursos. A alocao de recursos pelo Estado se justifica naqueles casos em que o mercado no se mostrar eficiente. Exemplo: investimentos em infra-estrutura, subsdio (fomento). Distributiva O Estado promove ajustamentos na distribuio da riqueza, corrigindo falhas de mercado. Exemplo: tributos progressivos com a transferncia de riqueza das classes mais altas para as mais baixas. Estabilizadora O Estado mantm a estabilidade econmica, principalmente no controle de variveis macro-econmicas. Exemplo: controle da inflao e do desemprego.

LOA, LDO e PPA


No Brasil o oramento tornou-se multidocumental com a elaborao de diversas peas oramentrias que atuam de forma integrada. Estas leis so de iniciativa privativa do Poder Executivo. So elas: I o plano plurianual (PPA); II as diretrizes oramentrias (LDO); e III os oramentos anuais (LOA). A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Os programas e aes do PPA sero observados nas leis de diretrizes oramentrias, nas leis oramentrias anuais e nas leis que as modifiquem. De acordo com o artigo 7 do PPA 2008 2011, a gesto do Plano Plurianual observar os princpios de eficincia, eficcia e efetividade e compreender a implementao, monitoramento, avaliao e reviso de programas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A reviso e alterao do plano consistem na excluso ou alterao de programas constantes do PPA ou a incluso de novo programa, que sero propostos pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei de reviso anual ou especfico de alterao da Lei do Plano Plurianual (artigo 15, PPA 2008 2011). Os projetos de lei de reviso anual, quando necessrios, sero encaminhados ao Congresso Nacional at 31 de agosto. Segundo a CF/88, nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Logo, nem todo investimento que ultrapasse o exerccio financeiro dever estar a priori no PPA, mas dever haver uma lei que autorize sua incluso, conforme vimos acima no processo de alterao do plano. Isso meio lgico, no? Imagine voc no poder criar nenhum tipo de programa ou investimento se no estava previsto inicialmente no PPA? amarrar demais o oramento! De acordo com o artigo 17 do PPA 2008 2011, o Poder Executivo instituir o Sistema de Monitoramento e Avaliao do Plano Plurianual 2008-2011, sob a coordenao do rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal (MPOG), competindo-lhe definir diretrizes e orientaes tcnicas para seu funcionamento. O PPA vem sofrendo crticas por parte do TCU devido grande dificuldade na avaliao de resultados dos programas que o compem. Em posio de fevereiro de 2010, 60% dos programas de 2009 no tinham sido aferidos, 23% no tiveram seus ndices alcanados e 17% apenas mostraram cumprimento dos ndices previstos. Alm disso, h considerveis inconsistncias quanto s metas fsicas (produtos) das aes que compem os programas: h aes com baixa execuo oramentria, mas com alta execuo fsica (e vice-versa) e aes sem execuo oramentria, mas com execuo fsica. Um exemplo bem comum seria o fato de uma obra ter ndice de concluso de apenas 30%, enquanto a execuo oramentria ultrapassa os 50%. Isto ocorre geralmente devido a um deficiente planejamento e irregularidades no processo licitatrio. O ideal que a execuo fsica e financeira/oramentria caminhem juntas. O Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional, at o dia 15 de setembro de cada exerccio, relatrio de avaliao do Plano. O decreto 6.601/2008 dispe sobre a gesto do Plano Plurianual 2008-2011 e de seus programas. De acordo com este decreto, a gesto do PPA, para o quadrinio 2008-2011, orientada para resultados, segundo os princpios de
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

eficincia, eficcia e efetividade, compe-se dos nveis estratgico e tticooperacional. O nvel estratgico do PPA compreende os objetivos de governo e os objetivos setoriais. O nvel ttico-operacional do PPA compreende os programas e aes. Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. Estes planos passam pelo Presidente da Repblica para sano ou veto. Ou seja, so leis formais. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

A LDO, assim como o PPA, foi introduzida no direito financeiro brasileiro pela Constituio Federal de 1988. A LDO funciona como ponte entre o PPA e a LOA. O PPA instrumento de planejamento de mdio prazo do Governo e estabelece as diretrizes, objetivos e metas para um perodo de 4 anos. A cada ano, a LDO retira do PPA as metas e prioridades que orientaro a LOA na estimativa das receitas e na fixao despesas, autorizando a realizao de gastos pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Nem sempre a LOA estipula dotaes ou executa os programas descritos como prioritrios na LDO. Isto vem sofrendo duras crticas do TCU nos seus Relatrios sobre as Contas de Governo. A tabela abaixo serve apenas para ilustrar a inconsistncia entre a definio das prioridades pela LDO e a consignao de dotao pela LOA.

Como podemos observar, pelo menos 101 aes (476 375) prioritrias no possuem dotao na LOA. Em contrapartida, a despeito de sofrer crticas no sentido de esvaziar as competncias do oramento anual, uma lei de diretrizes oramentrias, aprovada previamente, auxilia na troca de informaes entre o Poder Legislativo e Executivo, o que facilita na elaborao do Oramento anual, alm de tornar o processo mais transparente com uma participao mais ativa do legislativo. A LDO, afora orientar a LOA, vem sendo utilizada como veculo de instrues e regras a serem cumpridas na execuo do oramento muitas vezes suprindo a falta da lei complementar prevista na CF/88, artigo 165, 9, que ditar a
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

palavra final em matria oramentria, inclusive com relao aos prazos de encaminhamento, como veremos abaixo. Com efeito, a LOA, em virtude do princpio da exclusividade, fica limitada, salvo algumas excees, para dispor sobre assuntos alm da fixao da despesa e previso da receita. A LRF trouxe novas competncias para a LDO, alm das previstas na CF. De acordo com aquela lei, a LDO dispor sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho; c) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; e d) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Integrar tambm o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais (AMF), em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. O AMF conter, ainda: I avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; e

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

V demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. Outro anexo que faz parte da LDO o Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Riscos Fiscais podem ser conceituados como a possibilidade da ocorrncia de eventos que venham a impactar negativamente as contas pblicas, eventos estes resultantes da realizao das aes previstas no programa de trabalho para o exerccio ou decorrentes das metas de resultados, correspondendo, assim, aos riscos provenientes das obrigaes financeiras do governo. O Anexo de Riscos Fiscais, como parte da gesto de riscos fiscais no setor pblico, o documento que identifica e estima os riscos fiscais, alm de informar sobre as opes estrategicamente escolhidas para enfrentar os riscos. De acordo com o ARF da LDO 2010, os riscos fiscais so classificados em: Riscos Oramentrios diz respeito possibilidade das receitas e despesas projetadas na elaborao do projeto de lei oramentria anual no se confirmarem durante o exerccio financeiro. Em sendo observadas, estas situaes ocasionam a necessidade de reviso das receitas e reprogramao das despesas, de forma a ajust-las s disponibilidades de receita efetivamente arrecadadas Riscos da Dvida o risco inerente administrao da dvida pblica mobiliria federal decorre do impacto de eventuais variaes das taxas de juros, de cmbio e de inflao nos ttulos vincendos. Essas variaes, quando verificadas, geram impacto no oramento anual, pois provocam variaes no volume de recursos necessrios ao pagamento do servio da dvida dentro do perodo oramentrio. Outro tipo de risco da dvida so os passivos contingentes, que se referem s novas obrigaes causadas por evento que pode vir ou no a acontecer. Os precatrios judiciais devem ser reconhecidos, quantificados e planejados como despesas na Lei Oramentria Anual e no constituem riscos fiscais; logo, no podem ser includos no Anexo de Riscos Fiscais. Por se tratarem de passivos alocados no oramento, os precatrios no se enquadram no conceito de risco fiscal, conforme estabelecido no 5 do artigo 100 da Constituio Federal:
www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente. De acordo com a LRF, h um anexo da LDO que consta somente para a Unio. Ele trata dos objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente. Pra fechar bonito o assunto LDO, segue abaixo a ltima competncia da LDO prevista na CF/88. CF/88, artigo 169, 1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: I se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes; e II se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias , ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.

A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal (OF) referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. II - o oramento de investimento (OI) das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. III - o oramento da seguridade social (OSS), abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. O Oramento Fiscal e o Oramento de Investimentos, compatibilizados com o PPA tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.
www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

De acordo com a CF/88, vedado o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Como se depreende da definio, o constituinte de 1988 deu cunho muito abrangente ao Oramento Fiscal, incluindo genericamente toda a administrao indireta. Ao lado das autarquias e fundaes, as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Pblicas tambm so entidades da administrao indireta. Os oramentos de algumas dessas entidades no fazem parte da lei oramentria, pois operam segundo as condies do mercado. As receitas e despesas operacionais dessas entidades no so pblicas, logo no devem ser includas na LOA. Em resumo, entre as entidades da administrao indireta, pertencem ao Oramento Fiscal: Autarquias devido sua natureza de pessoa jurdica de direito pblico e por dependerem de recursos transferidos pelo Tesouro para sua manuteno. Fundaes Pblicas por no terem receitas suficientes e por dependerem de recursos transferidos pelo Tesouro para sua manuteno. Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista quando dependem de recursos do Tesouro para sua manuteno. A LDO 2011 tratou do assunto no artigo 6 Os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social compreendero o conjunto das receitas pblicas bem como das despesas dos Poderes da Unio, seus fundos, rgos, autarquias, inclusive especiais, e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, bem como das empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e que dela recebam recursos do Tesouro Nacional, devendo a correspondente execuo oramentria e financeira, da receita e da despesa, ser registrada na modalidade total no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI. 1 Excluem-se do disposto neste artigo:

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

I os fundos de incentivos fiscais, que figuraro exclusivamente como informaes complementares ao Projeto de Lei Oramentria de 2010; II os conselhos de fiscalizao de profisso regulamentada, constitudos sob a forma de autarquia; e III as empresas pblicas ou sociedades de economia mista que recebam recursos da Unio apenas em virtude de: a) participao acionria; b) fornecimento de bens ou prestao de servios; c) pagamento de emprstimos e financiamentos concedidos; e d) transferncia para aplicao em programas de financiamento, nos termos do disposto nos artigos 159, inciso I, alnea c, e 239, 1, da Constituio. De acordo com a CF/88, artigo 194, o Oramento da Seguridade Social compreende aes ligadas sade, previdncia e assistncia social. No precisa ser um rgo que trabalhe especificamente com seguridade social para pertencer ao oramento da seguridade social, basta executar despesas classificadas como de seguridade social. Conforme o artigo 195 da Constituio Federal, a Seguridade Social financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e de contribuies incidentes sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, aposentadorias e penses pagas pelos regimes prprios de previdncia, faturamento, lucro e receita de concursos de prognsticos. Foi identificado que o mecanismo de Desvinculao das Receitas da Unio (DRU) tem influencia significativa no resultado do Oramento da Seguridade Social. Este mecanismo autoriza o governo a utilizar 20% dos recursos de impostos e contribuies em programas e despesas que entender prioritrios, o que se aplica, inclusive, aos recursos da seguridade social. O confronto entre as receitas e despesas da seguridade social apontou um dficit de 66,6 bilhes de reais em 2009, que diminuiria para 30,3 bilhes de reais se desconsideramos o mecanismo da DRU.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Em tabela comparativa elaborada pelo TCU no seu Relatrio de Contas de Governo sobre o exerccio de 2009, podemos visualizar quanto o resultado da seguridade social influenciado pelo mecanismo da DRU.

Sobre o Oramento de Investimentos, a LDO 2011 trata do assunto em seu artigo 54 da seguinte maneira O Oramento de Investimento previsto no art. 165, 5, inciso II, da Constituio, abranger as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, ressalvado o disposto no 5 deste artigo, e dele constaro todos os investimentos realizados, independentemente da fonte de financiamento utilizada. 1 Para efeito de compatibilidade da programao oramentria a que se refere este artigo com a Lei no 6.404, de 1976, sero consideradas investimento as despesas com: I - aquisio de bens classificveis no ativo imobilizado, excetuados os que envolvam arrendamento mercantil para uso prprio da empresa ou destinados a terceiros; II - benfeitorias realizadas em bens da Unio por empresas estatais; e III - benfeitorias necessrias infraestrutura de servios pblicos concedidos pela Unio.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

5 As empresas cuja programao conste integralmente no Oramento Fiscal ou no da Seguridade Social, de acordo com o disposto no artigo 6 desta Lei, no integraro o Oramento de Investimento. Assim como a LDO, a LRF atribuiu novas competncias LOA. De acordo com esta lei, o projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas da LRF: I conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do AMF da LDO; II ser acompanhado das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; e III conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Chamo ateno para o fato de a Reserva de Contingncia pertencer LOA, mas sua forma de utilizao e montante serem estabelecidos na LDO. A LRF tambm estabelece que todas as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero, constaro da lei oramentria anual. O refinanciamento da dvida pblica constar separadamente na lei oramentria e nas de crdito adicional. Alm disso, a atualizao monetria do principal da dvida mobiliria refinanciada no poder superar a variao do ndice de preos previsto na lei de diretrizes oramentrias, ou em legislao especfica. Sobre a LOA em especial, o TCU vem criticando o fato de o governo, no intuito de garantir as metas de supervit primrio, contingenciar as dotaes em demasia durante o ano e liber-las quase ao trmino do exerccio financeiro, no dando tempo hbil aos rgos para cumprir todas as etapas da despesa. Como conseqncia surge um considervel montante de recursos inscritos em Restos a Pagar no processados. Veremos mais sobre RP em aula prpria. Cada uma dessas leis (PPA, LDO e LOA) possui um rito prprio quanto elaborao e prazos. De acordo com a CF/88, cabe lei complementar dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Esta lei complementar ainda no foi editada e at sua publicao sero utilizados os prazos estabelecidos nos ADCT da CF/88. De acordo com o 2 do artigo 35 dos ADCT: I o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa.

II o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. III o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. Documento LOA LDO PPA Encaminhamento pelo Poder Executivo 4 meses antes trmino exerccio financeiro (31 de agosto). 8 meses e meio antes trmino exerccio financeiro (15 de abril). Devoluo para Sano

Encerramento sesso legislativa (22 de dezembro). Encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa (17 julho). 4 meses antes trmino exerccio Encerramento sesso financeiro (31 de agosto). legislativa (22 de dezembro).
www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Percebam que os prazos do PPA so idnticos ao da LOA. Com este calendrio ocorre uma inconsistncia no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo, pois a LDO para o ano 2 do mandato ser aprovada primeiro (17 julho) que o PPA (22 dezembro). Este fato no bom, pois, conforme vimos, a LDO busca orientao no PPA para definio das metas e prioridades para o ano. Assim, a LOA para o segundo ano ser orientada por uma LDO em descompasso com o PPA mais recente! Tem sido observado que tanto a LOA quanto o PPA vem sendo aprovados no exerccio subseqente ao da sua tramitao, reduzindo ainda mais seu horizonte. Quanto LDO, a CF/88 criou a regra em que a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do respectivo projeto (artigo 57, 2). Na prtica, vrias vezes houve interrupo dos trabalhos do legislativo, encavalando o processo oramentrio e pondo em xeque o verdadeiro papel da LDO de orientadora do oramento anual.

Ciclo/Processo Oramentrio
As fases mais importantes do ciclo oramentrio so: Elaborao, Aprovao, Execuo e Controle e Avaliao.

A elaborao se inicia com a definio, por cada unidade gestora, de sua proposta parcial. Estas propostas sero consolidadas no nvel de ministrio em
www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

uma proposta setorial. As propostas setoriais dos rgos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio sero consolidadas pela SOF (Secretaria de Oramento Federal) do MPOG, que o rgo central do sistema de oramento do governo federal. A SOF ento elabora o Projeto de Lei Oramentria Anual e submete ao Presidente da Repblica que tem a competncia de envi-lo por mensagem ao Congresso Nacional para votao. Apesar de a elaborao da LOA ser iniciativa privativa do Poder Executivo, os outros poderes e o Ministrio Pblico podem enviar suas propostas SOF, conforme vimos. Entretanto, todos devem obedecer aos limites estipulados na lei de diretrizes oramentrias. Caso algum dos poderes ou o Ministrio Pblico no encaminhe a proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na LDO. Se a proposta oramentria dos Poderes Legislativo e Judicirio ou do Ministrio Pblico for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma da LDO, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. Caso o Executivo no envie no prazo a proposta da LOA, o Congresso ir considerar como proposta a Lei Oramentria atual. Isto configura crime de responsabilidade do Presidente da Repblica. Depois de encaminhado ao Congresso Nacional para aprovao, o PLOA apreciado pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. O projeto ser examinado pela Comisso Mista de Planos, Oramento Pblico e Fiscalizao (CMO) a qual emitir parecer sobre o mesmo. O PLOA pode sofrer emendas parlamentares. Estas emendas sero apresentadas na CMO, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. Ademais, estas emendas sofrem restries e somente podem ser aprovadas caso: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre:
www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. O Presidente da Repblica tambm pode solicitar a alterao do projeto, mas dever enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor a modificao enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. Aps a aprovao pelo Congresso, a LOA enviada ao Presidente para sano ou veto. Caso seja sancionada, a LOA publicada. Se a LOA no for publicada no devido tempo, como os rgos vo fazer para executar suas despesas? As LDOs tm trazido a soluo. o mecanismo do duodcimo. Atravs dele, os rgos podem utilizar, a cada ms, um doze avos dos valores previstos no projeto da LOA, de maneira a no prejudicar a execuo oramentria. A LDO tambm tem autorizado a execuo prvia de despesas constitucionais ou legais. Aps a aprovao so consignados crditos a todos os rgos contemplados na LOA para que os mesmos executem seu oramento atravs de diversos atos e fatos ligados execuo oramentria da despesa e da receita. O controle e a avaliao tambm se processam em rito prprio e compreendem a fiscalizao pelos rgos de controle e pela sociedade.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

SIDOR Sistema Integrado de Dotaes Oramentrias

SIAFI Sistema Integrado de Administrao Financeira Execuo

Elaborao

Aprovao

Mensagem com emendas, enquanto no iniciada votao na CMO, da parte proposta. Apreciado pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. CMO => exame e parecer.

Distribuio das Dotaes Oramentrias

Presidente da Repblica Competncia Privativa Caso no envie no prazo => projeto = LOA vigente

Execuo da despesa e receita.

Controle e Avaliao

SOF Consolidao, ajustes e elaborao do PLOA

Propostas Setoriais dos Poderes

Emendas Parlamentares => apresentadas na CMO (parecer). Apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional.

Fiscalizao rgos de Controle e Sociedade

De acordo com a LDO

Presidente da Repblica Publicao

Problemas na Aprovao => LDO duodcimos.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Descentralizao financeira e de crditos oramentrios

Aps a aprovao da LOA, inicia-se a tarefa de operacionaliz-la. fundamental ajustar o ritmo da execuo do oramento ao fluxo provvel de recursos. Conforme dispe a LRF, at trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso. Estas diretrizes gerais da programao financeira sero estabelecidas por um decreto do Poder Executivo. o decreto de programao financeira. Todas as receitas com trnsito pelo rgo central do Sistema de Programao Financeira do Governo Federal (STN) sero objeto de programao financeira. As despesas fixadas devem ser iguais as receitas previstas no oramento aprovado. Caso a arrecadao seja menor que a esperada haver limitao de empenhos e conseqentemente da utilizao de recursos, visto que no h despesa sem prvio empenho. Caso a arrecadao seja maior que a prevista, o excesso pode ser utilizado na abertura de crditos adicionais. De acordo com a CF, os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, compreendidos os crditos suplementares e especiais, destinados aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, ser-lhes-o entregues at o dia 20 de cada ms, em duodcimos. Este duodcimo no o mesmo daquele previsto na LDO como forma de corrigir problemas na tramitao da LOA. A liberao dos crditos oramentrios ocorre de uma s vez, ao passo que os recursos financeiros so liberados medida que a receita vai sendo arrecadada. A descentralizao dos crditos oramentrios pode ocorrer da seguinte maneira: Dotao montante de autorizao previsto na LOA. Distribudo pelo rgo Central do sistema de oramento s unidades setoriais de oramento. Proviso descentralizao interna de crditos. Unidades Gestoras de um mesmo rgo ou ministrio.
www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Destaque descentralizao externa de crditos. Unidades Gestoras de rgos ou ministrios diferentes.

Unidade Oramentria aquela contemplada com dotao. Unidade Administrativa aquela contemplada com uma descentralizao de uma UO ou outra UA. Em geral, a criao de UA ocorre quando o rgo muito grande e tem que descentralizar sua execuo oramentria. Para que os rgos honrem seus compromissos eles necessitam de recursos financeiros. O crdito uma autorizao para gastar, mas o recurso financeiro que representa o numerrio. A programao financeira se realiza em trs nveis: rgo central de programao financeira (STN), rgo setorial de programao financeira (OSPF) e Unidade Gestora (UG). Aps a aprovao da LOA, a STN registra no SIAFI os crditos oramentrios iniciais. Os OSPF solicitam ao rgo Central os recursos financeiros necessrios ao atendimento das despesas de suas UG, mediante registro no SIAFI da PPF (Proposta de Programao Financeira), atravs da Nota de Programao Financeira. A STN, a cada ms, em funo de alguns fatores (volume de arrecadao, despesas obrigatrias, etc.) ajusta os valores propostos pelos OSPF e emite a PFA (Programao Financeira Aprovada), aprovando os recursos financeiros para cada OSPF. Os OSPF repassam o futuro limite de saque para suas UG.
www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Por fim, a STN transfere os recursos (limites de saque) para os OSPF e estes para suas UG. Estas operaes so realizadas atravs de Notas de Sistema no SIAFI (NS). Vamos resumir em linguagem bem simples? As UG pedem dinheiro para os OSPF, que pedem pra STN (rgo central de programao financeira). Estas propostas de programao financeira (PPF) so todas processadas atravs do SIAFI (Sistema de Administrao Financeira do Governo Federal) por meio de um documento chamado de NPF (Nota de Programao Financeira). Posteriormente, a STN aprova os recursos A SEREM liberados para os OSPF atravs da PFA (Programao Financeira Aprovada). Os OSPF informam s UG quais sero seus futuros limites de saque. Finalizando, a STN finalmente libera o din-din (na forma de limite de saque) para os OSPF e estes para as UG. Esse processo ocorre por meio do SIAFI atravs da emisso de Notas de Sistema (NS). Momento 1 PPF

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Momento 2 PFA e informao do futuro limite de saque

Momento 3 NS (transferncia dos recursos = limite de saque)

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A descentralizao financeira pode ocorrer da seguinte maneira: Cota descentralizao financeira do rgo Central de Programao Financeira (STN) para os rgos Setoriais de Programao Financeira (OSPF). Corresponde dotao. Repasse a movimentao externa das disponibilidades financeiras. Ocorre entre rgos de ministrios diferentes ou com entidades da Administrao Indireta. Corresponde ao destaque. Sub-repasse a movimentao interna das disponibilidades financeiras. Ocorre entre rgos vinculados a um mesmo ministrio (OSPF). Corresponde proviso.
www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Crditos oramentrios: iniciais e adicionais


De acordo com o Manual de Despesa Nacional, a autorizao legislativa para a realizao da despesa constitui crdito oramentrio, que poder ser inicial ou adicional. Por crdito oramentrio inicial, entende-se aquele aprovado pela lei oramentria anual, constante dos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas estatais. vedada a concesso ou utilizao de crditos ilimitados, pois a realizao da despesa est vinculada ao limite de crditos autorizados. Caso o governo tenha alguma necessidade aps a aprovao da LOA e necessite de mais crditos, possvel a expanso do limite com a abertura de crditos adicionais. Por exemplo: minha prefeitura comeou a construir uma ponte e no meio da obra faltou dinheiro. E agora? Cumpro os procedimentos para abertura de um crdito adicional. Por crdito adicional, entendem-se as autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei oramentria. So classificados em suplementares, especiais e extraordinrios.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Os suplementares so destinados ao reforo de dotao oramentria. No meio da obra da ponte faltou dinheiro. Os especiais so destinados a atender despesas para as quais no haja crdito oramentrio especfico. Resolvi iniciar a construo de um conjunto habitacional no meio ano e a despesa para o mesmo no estava prevista na LOA. Os extraordinrios so destinados a atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Minha cidade sofreu uma inundao e vou precisar distribuir alimentos s famlias desabrigadas. O crdito suplementar incorpora-se ao oramento, adicionando-se dotao oramentria que deva reforar, enquanto que os crditos especiais e extraordinrios conservam sua especificidade, demonstrando-se as despesas realizadas conta dos mesmos, separadamente. Os suplementares e especiais necessitam de autorizao legislativa e indicao da fonte de recurso. A abertura ocorre por decreto. No caso dos suplementares a autorizao legislativa pode ser a LOA. Os extraordinrios no necessitam de autorizao legislativa nem da indicao da fonte de recursos. So abertos por decreto tambm, mas no caso da Unio so abertos por medida provisria (MP). O mesmo vale para um Estado em que h a previso dessa pea legal (MP). A lei 4.320/64 dispe que a abertura dos crditos extraordinrios por decreto, logo fique atento ao comando da questo se haver alguma referncia legal. O artigo 56, 8 da LDO 2011 autoriza que os crditos adicionais aprovados pelo Congresso Nacional sejam considerados automaticamente abertos com a sano e publicao da respectiva lei. Tambm fique atento aqui. Se a questo falar em LDO, voc j sabe que os crditos adicionais so abertos com a sano da respectiva lei. Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. Esse ltimo comando importante, pois impede que os crditos especiais e extraordinrios sejam queimados indiscriminadamente. Tal prerrogativa constitui exceo ao princpio da anualidade.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

De acordo com a LDO 2011, artigo 64, a reabertura dos crditos especiais e extraordinrios ser efetivada, se necessria, mediante ato prprio de cada Poder e do Ministrio Pblico da Unio.

Tipo Suplementar

Destinao Reforo de dotao oramentria. Despesas para as quais no haja crdito oramentrio especfico.

Autorizao Lei ou LOA.

Abertura

Indicao de Recursos

Vigncia Exerccio Financeiro. Exerccio Financeiro, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente.

Decreto Lei.

Sim.

Especial

Extraordinrio

Despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.

No necessita.

Decreto (Medida Provisria Unio Estados possuam previso).

na ou que esta

No necessita.

So fontes de recurso para abertura de crditos especiais e suplementares: O Supervit Financeiro apurado em Balano Patrimonial do exerccio anterior; O Excesso de Arrecadao; Anulao parcial ou total de dotaes; Operaes de Crditos; Recursos sem despesas; e Reserva de contingncia.

Fontes de Recurso para Abertura dos Crditos Especiais e Suplementares Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do ano anterior, resultante da diferena positiva entre o ativo e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais reabertos e as operaes de crdito a eles vinculadas.

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Os provenientes de excesso de arrecadao, ou seja, o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio, deduzindo os valores dos crditos extraordinrios abertos.

Os resultantes da anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei. O produto de operaes de crditos autorizadas de forma que, juridicamente, possibilite o poder executivo realiz-las. Recursos objeto de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria que ficarem sem destinao podem ser utilizados como fonte hbil para abertura de crditos especiais e suplementares, mediante autorizao legislativa. A reserva de contingncia destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos, poder ser utilizada para abertura de crditos adicionais, desde que autorizada na LDO.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

B. QUESTES
1. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRE AM 2010) O art. 165 da Constituio Federal de 1988 estabelece os trs instrumentos de planejamento e oramento das aes governamentais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). Sobre as disposies constitucionais e aquelas contidas na Lei Complementar no 101/2000 relativas a tais instrumentos, considere: I. O PPA estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para a totalidade das despesas correntes e de capital. II. A LDO conter Anexo de Metas Fiscais, cuja finalidade avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. III. A LOA da Unio apresentar as receitas tributrias lquidas dos valores transferidos para municpios e estados por determinao constitucional. IV. A LDO e a LOA podero conter autorizao para que os municpios contribuam para o custeio de despesas de competncia de outros entes da federao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II. (D) III e IV. (E) IV. Comentrios: O item I est incorreto. De acordo com a CF/88, a lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. As despesas correntes no so contempladas no PPA. O item II est incorreto. A LRF trouxe a exigncia de a LDO apresentar alguns anexos novos: Anexo de Metas Fiscais, Anexo de Riscos Fiscais e um anexo prprio da Unio. Entretanto, o Anexo de Riscos Fiscais onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. O
www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Anexo de Metas Fiscais estabelecer metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. O AMF conter, ainda: I avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; e V demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. O item III est incorreto. O princpio oramentrio da universalidade estabelece que a lei de oramento apresentar todas as receitas e despesas. J o princpio do oramento bruto, complementa o princpio da universalidade ao estatuir que as receitas e despesas sero apresentadas pelos seus valores totais, vedadas quaisquer dedues. Assim sendo, no pode a LOA da Unio apresentar as receitas tributrias lquidas dos valores transferidos para municpios e estados, sob pena de afrontar o princpio do oramento bruto. O item IV est correto. Segundo a LRF, artigo 62 Os Municpios s contribuiro para o custeio de despesas de competncia de outros entes da Federao se houver: I - autorizao na lei de diretrizes oramentrias e na lei oramentria anual; e II - convnio, acordo, ajuste ou congnere, conforme sua legislao.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra E. 2. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Sobre o processo de planejamento e oramento e de execuo oramentria, considere: I. A Lei Oramentria Anual discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, com exceo daquelas referentes s transferncias intergovernamentais. II. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. III. A realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital vedada, ressalvadas as autorizadas mediante crditos especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. IV. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I, II e IV. (B) I e III. (C) II e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV. Comentrios: O item I est incorreto. Segundo o princpio do oramento bruto, as despesas e receitas sero apresentadas pelos seus valores totais no oramento aprovado, vedadas quaisquer dedues. Este princpio no comporta excees, fato que invalida a questo. O item II est correto. De acordo com a CF/88, a lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente , orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Macete para ajudar a decorar:

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O item III est correto, pois aborda de maneira precisa o dispositivo constitucional que trata da Regra de Ouro. Esta regra importante instrumento de gesto fiscal, pois impede (salvo excees) que operaes de crdito financiem despesas correntes. Ou seja, vincula a assuno de emprstimos com a realizao de investimentos. O artigo 167, III da CF/88 assevera que vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Dentro da nossa disciplina, o nico caso onde a autorizao legislativa por maioria absoluta. O item IV est correto. O pargrafo nico, artigo 8 da LRF nos ensina que os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Letra D. 3. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Considere os dados abaixo, extrados do Balano Patrimonial de 31/12/X1 da Prefeitura WZ: R$ (mil) Almoxarifado . . ............................................................................................... 1.000,00 Aplicaes Financeiras. ................................................................................. 3.000,00 A Bancos Conta Movimento . ............................... .......................................... 2.950,00
www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Bens Imveis. .................................................................................................. 5.000,00 Bens Mveis. . ................................................................................................. 3.650,00 Consignaes. . ................................................................................................ 910,00 Depsitos de Diversas Origens Cauo. . ................................................... 400,00 Dvida Ativa . . ................................................................................................ 4.900,00 Dvida Fundada Externa. .............................................................................. 2.310,00 Dvida Fundada Interna. . ............................................................................. 1.500,00 Restituies a Pagar . . ..................................................................................... 300,00 Restos a Pagar no Processados . .............................................................. 1.000,00 Restos a Pagar Processados. ........................................................................ 2.000,00 Servio da Dvida a Pagar. .......................................................................... 1.190,00 De acordo com a Lei no 4.320/64, o valor de supervit financeiro que poder ser utilizado como recurso de cobertura para a abertura de crditos suplementares e especiais em X2 , em milhares de reais, (A) 150,00 (B) 450,00 (C) 1.150,00 (D) 1.450,00 (E) 10.890,00 Comentrios: Questo mais badalada do mundo! As bancas (FCC, CESPE, ESAF, etc) adoram confundir os candidatos com clculos relativos s fontes de recursos para abertura de crditos adicionais. So elas: O Supervit Financeiro apurado em Balano P atrimonial do exerccio anterior; O Excesso de Arrecadao; Anulao parcial ou total de dotaes; Operaes de Crditos; Recursos sem despesas; e Reserva de contingncia. Dentre estas, somente o Supervit Financeiro e o Excesso de Arrecadao merecem ajustes na hora de serem empregados. O Supervit Financeiro a diferena positiva entre o ativo e o passivo financeiro apurado no Balano Patrimonial. Para utilizao do Supervit Financeiro (apurado em BP do exerccio anterior), devemos considerar os crditos adicionais reabertos e as operaes de crdito vinculadas a estes crditos adicionais.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

SF = AF PF CAR + OCV
O Excesso de Arrecadao a diferena positiva entre as receitas arrecadadas e as previstas, considerando a tendncia do exerccio. Para sua utilizao, devemos considerar ainda os crditos extraordinrios abertos no perodo. Vejamos:

EA = RA RP CEA
Na nossa questo em particular, devemos saber o que AF e o que PF, dentre as contas apresentadas. A princpio, com os dados fornecidos, no h como saber se h crditos adicionais reabertos. Perceba ainda que a questo solicita, em X2, o SF do ano anterior (X1), e fornece dados para tanto. AF aplicaes financeiras + bancos conta movimento = 3.000 + 2.950 = 5.950. PF consignaes + depsitos + restituies + restos a pagas no processados + restos a pagar processados + servio da dvida a pagar = 910 + 400 + 300 + 1.000 + 2.000 + 1.190 = 5.800. SF = AF PF = 5.950 5.800 = 150. Letra A. 4. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao ao Plano Plurianual, lei de diretrizes oramentrias e lei oramentria anual, correto afirmar: (A) na lei oramentria anual, em determinados casos e desde que aprovado pelo Congresso nacional, h a possibilidade de concesso ou utilizao de crditos ilimitados. (B) as emendas propostas pelo Congresso ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. (C) o projeto de lei oramentria ser acompanhado de um Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. (D) o oramento da seguridade social ter, entre suas funes, a de reduzir
www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. (E) a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital so expressamente proibidas, sendo que a Constituio Federal/1988 no prev qualquer exceo essa regra. Comentrios: A letra A est incorreta. Em hiptese alguma h a concesso de crditos ilimitados. O que ocorre a expanso do limite de crditos autorizados com a abertura de crditos adicionais. Ou seja, eu aumento a minha margem de gasto. A letra B est correta. O grande macete aqui o seguinte: nada poder ser incompatvel! A LDO com o PPA. A LOA com o PPA e LDO. A CF/88 traz esta regra somente para a LDO. Para a LOA, tal exigncia deduzida da prpria vinculao que existe entre essas leis e o processo de planejamento oramentrio. No teria lgica eu aprovar uma LOA em descompasso com a Lei de DIRETRIZES Oramentrias. Artigo 166, 4 da CF/88 as emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. A letra C est incorreta. A definio de Anexo de Riscos Fiscais est em perfeita sintonia com a LRF. No entanto, a Lei de Diretrizes Oramentrias que possui este monte de anexos: Anexo de Metas Fiscais, Anexo de Riscos Fiscais e um anexo prprio para Unio. Este ltimo trata dos objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente. A letra D est incorreta. A LOA dividida em trs oramentos: fiscal, da seguridade social e de investimento nas estatais. Conforme comando da CF/88, o OF + OI, compatibilizados com o PPA, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades regionais. A letra E est incorreta. A assertiva trata da Regra de Ouro. De acordo com esta, as operaes de crditos no podem ultrapassar as despesas de capital. No entanto, h excees: as despesas autorizadas mediante crditos especiais e suplementares, com finalidade precisa, aprovadas pelo legislativo por maioria absoluta.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra B. 5. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao elaborao, discusso, votao e aprovao da proposta oramentria da Unio, analise as afirmaes abaixo. I. O projeto de lei oramentria ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro. II. Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira. III. O projeto de lei oramentria ser examinado pelo Congresso Nacional, para apreciao, em separado, da Cmara de Deputados e do Senado Federal. IV. O Congresso pode apresentar emendas ao projeto de lei oramentria que, caso aprovadas, devero constar da pea oramentria, cabendo ao Poder Executivo indicar os recursos para o seu financiamento. correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. Comentrios: O item I est correto. Tanto a LOA, quanto o PPA, sero encaminhados, pelo Poder Executivo, 4 meses antes do trmino do exerccio financeiro. A devoluo para sano deve ocorrer at o encerramento da sesso legislativa (22 de dezembro). O item II est correto. No s o Judicirio, mas todos os poderes e o Ministrio Pblico possuem autonomia administrativa e financeira. No podemos confundir iniciativa administrativa e financeira com iniciativa de elaborao e envio do PLOA. Esta ltima exclusiva do Poder Executivo. O item III est incorreto. Depois de encaminhado ao Congresso Nacional para aprovao, o PLOA apreciado pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum e no separadamente, como afirma a questo. O item IV est incorreto, pois, no caso de emendas parlamentares, a indicao
www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

da fonte de recurso pertence ao prprio legislativo. Segundo a CF/88, estas emendas somente podem ser aprovadas caso: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Letra A. 6. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao aos crditos adicionais, correto afirmar: (A) a abertura de crditos especiais somente permitida para atender despesas imprevisveis e urgentes, tais como as decorrentes de calamidade pblica. (B) a iniciativa da criao dos crditos adicionais do Poder Legislativo e sua aprovao depende da chancela do Poder Executivo. (C) os crditos especiais e suplementares podem ser abertos sem indicao da fonte dos recursos correspondentes que os financiaro. (D) os crditos extraordinrios so aqueles que se destinam ao reforo de dotao oramentria especfica. (E) os crditos suplementares tm vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que foram abertos. Comentrios: Crditos adicionais so as despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento. H trs tipos de crditos adicionais: os
www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

suplementares, os especiais e os extraordinrios. A letra A est incorreta. Os crditos especiais so destinados a atender despesas para as quais no haja crdito oramentrio especfico. Os extraordinrios que se destinam a atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. A letra B est incorreta. A iniciativa para criao de crditos adicionais pertence ao Poder Executivo. A letra C est incorreta. Para serem abertos, os crditos especiais e suplementares necessitam da indicao prvia da fonte de recurso e tambm da autorizao do Poder Legislativo. A abertura ocorre por decreto do Poder Executivo. Os crditos extraordinrios no necessitam da indicao da fonte de recurso, muito menos de autorizao legislativa prvia. No intuito de agilizar o trmite dos crditos adicionais, as LDOs da Unio vem repetindo um dispositivo que autoriza abertura automtica desses crditos aps o crivo do Legislativo. Vejamos: LDO 2011, artigo 56, 8 Os crditos adicionais aprovados pelo Congresso Nacional sero considerados automaticamente abertos com a sano e publicao da respectiva lei. A letra D est incorreta. Os suplementares que se destinam ao reforo de dotao oramentria. Os extraordinrios se destinam a atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. A letra E est correta. A regra geral crditos adicionais tm vigncia no exerccio financeiro. Entretanto, os crditos especiais e extraordinrios, autorizados nos ltimos 4 meses do exerccio financeiro, podem ser reabertos, nos limites de seus saldos, no exerccio seguinte. A doutrina considera tal fato como exceo ao princpio oramentrio da anualidade. De acordo com a LDO 2011, a reabertura ser efetivada, se necessria, mediante ato prprio de cada Poder e do MPU. Os crditos suplementares sempre tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro. Letra E. 7. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Finanas e Oramento/ALESP 2010) A despesa decorrente da construo de uma grande obra pblica consistente em linha frrea expressa, com durao prevista para 5 anos, dever estar prevista
www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) apenas na Lei Oramentria anual e caracterizada como despesa corrente, na espcie transferncia corrente. (B) apenas na Lei de Diretrizes Oramentrias e caracterizada como despesa de custeio, na espcie despesa de capital. (C) apenas no Plano Plurianual e caracterizada como despesa de capital, na espcie de inverso financeira. (D) na Lei de Diretrizes Oramentrias e caracterizada como despesa corrente, na espcie despesa de custeio. (E) no Plano Plurianual e caracterizada como despesa de capital, na espcie investimento. Comentrios: O artigo 167, I, CF/88 assevera que vedado o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. O 1 do mesmo artigo nos ensina que nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. De cara, a resposta a letra E. Como se trata de obra, a despesa classificada como de capital, investimentos. Veremos sobre essa classificao em aula prpria. Letra E. 8. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Finanas e Oramento/ALESP 2010) Considere as assertivas abaixo. I. O Princpio da Universalidade do Oramento aquele segundo o qual a lei oramentria deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais. II. Ciclo Oramentrio o perodo compreendido entre o incio e o fim da execuo do oramento. III. A Lei Oramentria Anual (LOA) contm a discriminao da receita e da despesa pblica, de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.
www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

IV. O Oramento Programa tem como principais caractersticas a anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente; assim sendo, todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. Comentrios: A banca considerou o item I correto, mas tenho minhas ressalvas. De fato, o princpio da universalidade estabelece que a lei de oramento deve conter todas as receitas e despesas. No entanto, o princpio do oramento bruto que exige a apresentao dessas despesas e receitas pelos seus valores totais, vedadas quaisquer dedues. Nem sempre as bancas elaboram as questes com capricho. O item II est incorreto. O ciclo oramentrio no est limitado execuo do oramento. O mesmo compreende um perodo de tempo bem mais extenso, que vai desde a elaborao da proposta oramentria, passando pela aprovao, execuo e posterior controle e avaliao.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O item III est correto. Lei 4.320/64, artigo 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade universalidade e anualidade. O item IV est incorreto. O tipo de oramento que justifica TODOS os programas a cada incio de exerccio o Oramento Base Zero (OBZ). A linha de base no o exerccio anterior, mas sim o zero. Ele se contrapem ao Oramento Incremental, que aproveita o oramento do exerccio anterior, fazendo apenas ajustes marginais nos itens de receita e despesa. O Oramento Programa consiste na interligao entre planejamento e oramento atravs de programas de governo. Letra B. 9. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Sobre os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias e ao oramento anual, a Constituio Federal disciplina que (A) no so admitidas emendas aos projetos de lei apresentados pelo Chefe do Executivo. (B) sero apreciados pelas Comisses de Constituio e Justia da Cmara e do Senado. (C) comisso mista permanente de Deputados e Senadores emitir parecer sobre os projetos de lei oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) comisso mista permanente de Deputados e Senadores votar os projetos de lei oramentria em sesso unicameral. (E) a iniciativa de tais projetos de lei exclusiva da comisso mista permanente de Deputados e Senadores. Comentrios: A letra A est incorreta. Tanto o Poder Legislativo, quanto o Executivo, podem apresentar emendas aos projetos da LOA, LDO e PPA. No caso do Poder Executivo, a CF/88 apresenta a seguinte regra: Artigo 166, 5 O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. Da, podemos tirar duas importantes concluses: 1 O Presidente da Repblica no emenda diretamente os projetos de LOA, LDO e PPA. Ele prope a alterao, atravs de mensagem ao Congresso Nacional. 2 H uma limitao temporal no envio de tal mensagem. O PR s pode envila enquanto no iniciada a votao na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. A votao j pode ter iniciado. A limitao se encontra apenas na parte em que se deseja alterar. A letra B est incorreta e a letra C est correta. As emendas aos projetos da LOA, LDO e PPA sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO, e no CCJ), que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. A letra D est incorreta. A CMO no vota os projetos, mas emite parecer sobre os mesmos. A votao ocorre no Congresso Nacional, na forma do regimento comum (artigo 166, caput). Macete: Votao apreciao pelo CN na forma do regimento comum. Emendas apreciao pelo CN na forma regimental. A letra E est incorreta. Os projetos da LOA, LDO e PPA so de iniciativa
www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

exclusiva do chefe do Poder Executivo. Artigo 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; e III - os oramentos anuais. Letra C. 10. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Em relao ao oramento pblico, correto afirmar que a Constituio Federal de 1988 (A) estabelece que o PPA, a LDO e a LOA, todos instrumentos de planejamento oramentrio, so leis de iniciativa conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo. (B) permite, de forma excepcional, a utilizao de crditos oramentrios ilimitados para a reserva de contingncia, que destinada a despesas imprevisveis e urgentes decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (C) prev que a abertura de crdito extraordinrio ou especial ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (D) determina que a LOA no conter dispositivo estranho previso de receita e fixao de despesa, incluindo-se nessa proibio a autorizao para a abertura de crditos suplementares. (E) dita que tanto o PPA como a LDO devem conter dispositivos que tratem do planejamento relacionado s despesas de capital. Comentrios: A letra A est incorreta. O PPA, a LDO e a LOA so de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo. Fim. A letra B est incorreta. Em hiptese alguma h a concesso de crditos ilimitados! A letra C est incorreta. Apenas os crditos extraordinrios que se destinam a despesas imprevisveis e urgentes. Os crditos especiais se destinam a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica.
www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A letra D est incorreta. O princpio oramentrio da exclusividade veda que a lei de oramento contenha dispositivo estranho fixao da despesa e previso da receita. Este princpio comporta excees: A LOA pode conter autorizao para abertura de crditos suplementares (da o erro da questo); e A LOA pode conter autorizao para contratao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita. A letra E est correta. Vejamos CF, artigo 165: 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Letra E. 11. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) correto afirmar que o ciclo oramentrio (A) comea com a aprovao da LOA. (B) termina com a aprovao da LOA. (C) composto por etapa de competncia do Poder Legislativo. (D) dura exatamente o perodo correspondente ao exerccio financeiro. (E) inicia-se com ato do Poder Legislativo. Comentrios: A doutrina costuma dividir o ciclo oramentrio nas seguintes fases: elaborao, aprovao, execuo e controle e avaliao. As letras A e B esto incorretas, pois o ciclo oramentrio se inicia com a elaborao do PLOA no mbito do MPOG e termina com a avaliao da execuo do oramento pelo Poder Legislativo, auxiliado pelo tribunal de contas.
www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A letra C est correta. O Poder Legislativo participa das seguintes fases: aprovao, execuo (ao executar seu prprio oramento), controle e avaliao (como titular do controle externo). A letra D est incorreta. O ciclo oramentrio contempla mais de um exerccio financeiro. A LOA enviada pelo Executivo, para apreciao do Legislativo, 4 meses antes do trmino do exerccio financeiro. Isso ocorre no ano de X1. Aps aprovada, ela ser executada em X2 e avaliada em X3 pelo Legislativo. No barato, cada LOA influencia diretamente trs exerccios. A letra E est incorreta, pois a elaborao realizada pelo Poder Executivo, aps recebimento das propostas setoriais dos Poderes e do Ministrio Pblico. Cada um d o seu pitaco, mas quem consolida a proposta oramentria o Poder Executivo, mais precisamente a Secretaria do Oramento Federal do MPOG. Letra C. 12. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) As dotaes previstas na LOA so chamadas de crditos oramentrios. Entretanto, durante a execuo do oramento, podem surgir necessidades que no estavam previstas inicialmente. Nesse caso, o Poder Pblico pode utilizar os crditos adicionais, que so autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Os crditos adicionais classificados como suplementares e especiais podem (A) ser abertos, desde que existam recursos disponveis para ocorrer a despesa, independentemente da sua urgncia e necessidade. (B) ser abertos sem a existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa, em razo da sua urgncia e necessidade. (C) ficar abertos sem a existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa por, no mximo, trinta dias. (D) ser autorizados por decreto, em razo da sua urgncia e necessidade. (E) ser abertos, desde que existam recursos disponveis para ocorrer a despesa, salvo no caso de guerra, independentemente da sua urgncia e necessidade. Comentrios: Para serem abertos, os crditos especiais e suplementares necessitam da
www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

indicao da fonte de recursos e autorizao legislativa prvias. A abertura ocorre por decreto. Os crditos extraordinrios, em virtude de sua natureza emergencial, so abertos diretamente por medida provisria (CF/88) no caso a Unio e entes que possuem essa pea legislativa prevista em suas constituies/leis orgnicas. Para efeito de concurso, bom sabermos que a lei 4.320/64 autoriza a abertura dessa modalidade de crdito por decreto. Letra A. 13. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Conforme a Constituio Federal, cabe lei complementar dispor sobre vigncia, prazos, elaborao e organizao do plano plurianual, lei de diretrizes oramentrias e lei oramentria anual. Sobre esta norma constitucional, correto afirmar que (A) a Lei de Responsabilidade Fiscal fixa os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias. (B) uma regra constitucional transitria dispe sobre os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias, diante da falta de lei complementar neste sentido. (C) a Lei no 4.320/64 dispe sobre os prazos para apresentao de propostas das leis oramentrias, j que foi recepcionada como lei complementar. (D) a prpria Constituio Federal fixa o prazo limite para apresentao de proposta nica das trs leis oramentrias, podendo a lei complementar disciplinar de forma diferente. (E) cada ente federado dever editar uma lei complementar estabelecendo os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias. Comentrios: De fato, a CF/88 prev, no seu artigo 165, 9, I, que caber a uma lei complementar dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual. Esta lei ainda no foi editada. At l, estamos utilizando os prazos previstos no artigo 35, 2 dos ADCT.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A letra A est incorreta. A LRF no fixa prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias. Essa competncia ser de outra lei complementar. A letra B est correta. At a publicao da lei complementar em comento, sero utilizados os prazos constantes nas disposies transitrias da CF/88 (ADCT artigo 35, 2). A letra C est incorreta. De fato, a lei 4.320/64, que trata de direito financeiro h mais de 40 anos no pas, foi recepcionada com o status de lei complementar. No entanto, esta lei no foi substituda pela LRF, nem possui em seu bojo os prazos para apresentao dos projetos das leis oramentrias. A letra D est incorreta. As leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) possuem prazos especficos de envio pelo Poder Executivo e devoluo para sano pelo Poder Legislativo. No uma proposta nica, como afirma a questo. Os prazos da LOA e PPA so idnticos. Entretanto, devemos nos atentar ao fato de que o PPA elaborado no primeiro ano de governo do Chefe do Poder Executivo para vigorar por mais quatro. A LOA, como o prprio nome indica, elaborada todo ano, assim como a LDO. Documento Encaminhamento pelo Poder Executivo 4 meses antes trmino exerccio financeiro (31 de agosto). 8 meses e meio antes trmino exerccio financeiro (15 de abril). 4 meses antes trmino exerccio financeiro (31 de agosto). Devoluo para Sano Encerramento sesso legislativa (22 de dezembro). Encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa (17 julho). Encerramento sesso legislativa (22 de dezembro).

LOA

LDO

PPA

A letra E est incorreta. A lei complementar, que ditar a palavra final sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual, ser federal. Letra B. 14. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) O Plano Plurianual (A) est previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) s exigido para a Unio, devendo ser encaminhada a proposta at quatro meses antes do encerramento do ltimo exerccio financeiro do mandato presidencial. (C) compreende as metas e prioridades da administrao pblica, incluindo despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. (D) est inserido na Lei de Diretrizes Oramentrias. (E) tem vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. Comentrios: A letra A est incorreta. O PPA assim como a LDO inovao trazida pela CF/88 e no pela LRF. A letra B est incorreta. A assertiva possui dois erros: 1 Todos os entes devem elaborar seus respectivos PPAs e no apenas a Unio. 2 O projeto do PPA encaminhado para apreciao do Poder Legislativo at 4 meses antes do trmino do primeiro (e no ltimo) ano de mandato do Chefe do Poder Executivo. A devoluo para sano ocorre at o trmino da sesso legislativa. O PPA vlido por quatro anos.

A letra C est incorreta, pois traz competncias previstas para a LDO e no para o PPA. As bancas adoram fazer trocadilho entre as definies de PPA e
www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

LDO. PPA DOM (Diretrizes, Objetivos e Metas). LDO MP (Metas e Prioridades). A letra D est incorreta. ???...de boa, vou nem responder...rsrsrs A letra E est correta. O PPA aprovado no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo para vigorar por mais quatro, ou seja, sua vigncia vai at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. Letra E. 15. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) O Anexo de Metas Fiscais, no qual so estabelecidas as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, integrar (A) a Lei de Diretrizes Oramentrias. (B) a Lei Oramentria Anual. (C) o Plano Plurianual. (D) o Balano Oramentrio. (E) o Balano Patrimonial. Comentrios: A LRF ampliou o rol de competncias da LDO. Segundo essa lei, a LDO conter trs anexos: o anexo de metas fiscais, o anexo de riscos fiscais e um anexo especfico para Unio. Letra A. 16. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) A Lei n 4.320/64 disciplina os crditos adicionais. Sobre este assunto correto afirmar que (A) os crditos suplementares so destinados a despesas para as quais no haja dotao especfica. (B) os crditos suplementares e especiais sero autorizados exclusivamente por decreto executivo. (C) a abertura de crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis.

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) os crditos extraordinrios sero abertos apenas por lei. (E) os crditos adicionais so utilizados no exerccio financeiro em que forem abertos e, os suplementares, para os dois exerccios financeiros subseqentes. Comentrios: A letra A est incorreta. Os crditos suplementares so destinados ao reforo da dotao oramentria. Os crditos suplementares que se destinam a despesas para as quais no haja dotao especfica. A letra B est incorreta. Os crditos suplementares e espeicias so autorizados por lei e abertos por decreto. A letra C est correta. A abertura de crditos especiais e suplementares depende da existncia de recursos disponveis e prvia autorizao legislativa. Os crditos extraordinrios no necessitam nem da indicao de recursos, muito menos de prvia autorizao legislativa. A letra D est incorreta. Os crditos extraordinrios so abertos por medida provisria, no caso da Unio e entes que possuam essa pea legislativa prevista em suas constituies/leis orgnicas. Para os demais, a abertura ocorre por decreto. A letra E est incorreta. A regra os crditos adicionais pertencem ao exerccio financeiro de sua abertura. A exceo est atrelada aos crditos especiais e extraordinrios, que podem ser reabertos no exerccio subseqente, caso sejam autorizados nos ltimos 4 meses do ano. Tal fato , no mnimo, medida de bom senso, pois evita que estes crditos sejam queimados indiscriminadamente ao trmino do exerccio. Os suplementares estaro sempre adstritos ao exerccio financeiro de sua abertura. Letra C. 17. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Com base nas disposies constitucionais sobre o processo de elaborao, discusso, votao e aprovao da proposta de Lei Oramentria Anual, correto afirmar: (A) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito sobre as receitas e despesas decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e
www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

creditcia. (B) A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra, ou de um rgo para outro, poder ser realizada sem prvia autorizao legislativa, desde que seja definida como prioridade pela Lei de Diretrizes Oramentrias. (C) As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de supervit financeiro. (D) Os recursos que, em decorrncia de veto ou emenda, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, para a abertura de crditos extraordinrios com prvia autorizao legislativa. (E) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos especiais e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. Comentrios: A letra A est correta, pois reproduz o disposto na CF/88, artigo 165, 6 O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. A letra B est incorreta. vedada a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa (artigo 167, IV). Fim. Obviamente, a LDO uma lei e no h vedao para que a mesma no seja usada como veculo da autorizao em comento. Deve haver autorizao legislativa e no autorizao legislativa especfica. A letra C est incorreta. Os recursos indicados por emendas s sero aceitos se provenientes da anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; e c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal. A letra D est incorreta. Artigo 166, 8 os recursos que, em decorrncia de
www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares (aqui se encontra o erro da questo), com prvia e especfica autorizao legislativa. A letra E est incorreta. Passou raspando. Segundo o princpio da exclusividade, a lei de oramento no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. So excees a este princpio: Autorizao para abertura de crditos suplementares (e no especiais); e Contratao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita. Letra A. 18. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas (A) correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (B) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao predeterminada. (C) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (D) correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programasmeio do governo. (E) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos projetos de investimentos. Comentrios: Muito zen. A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada (CF/88, artigo 165, 1). Questes que envolvem a letra seca da lei t proibido de errar!
www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra C. 19. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Se uma entidade pblica, para a elaborao do oramento, baseia-se na preparao de pacotes de deciso e, conseqentemente, na escolha do nvel de objetivo por meio da definio de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderao de custos e benefcios, ela adota o oramento: (A) em perspectiva. (B) tradicional. (C) de desempenho. (D) incremental. (E) base zero. Comentrios: Que maldade FCC! Isso acontece muito. O examinador escolhe uma obra, ou algum manual quase secreto do SIAFI, por exemplo, recorta e cola um trecho na prova e pronto: temos uma questo sinistra! Dureza! Mas no tem problema. Concurso a gente ganha no atacado, no no varejo. Tem que acertar a maioria das questes. Uma bizarrice ou outra faz parte e, por experincia prpria, a maioria dos candidatos erra. Essa questo trecho do livro Contabilidade Pblica, teoria e prtica do professor Heilio Kohama, atualmente na 11 edio. Quem possuir em casa pode olhar na pgina 57. Para quem no tem o livro, pela clareza de exposio, transcrevo abaixo sem observaes: Oramento Base-Zero um processo operacional de planejamento e oramento que exige de cada administrador a fundamentao da necessidade dos recursos totais solicitados, e em detalhes lhe transfere o nus da prova, a fim de que ele justifique a despesa. Este processo exige que todas as atividades e operaes sejam identificadas e relacionadas em ordem de importncia, atravs de uma anlise sistemtica. O processo de Oramento Base-Zero baseia-se na preparao de pacotes de deciso e, conseqentemente, na escolha do nvel de objetivo atravs da definio de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderao de custos e benefcios. Na pgina 59, o ilustre mestre faz um pequeno resumo sobre o OBZ e o pacote
www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

de deciso: O pacote de deciso deve requerer apenas os fundos necessrios para manter as operaes, absolutamente indispensveis manuteno dos servios mnimos exigidos pela funo, mas, geralmente, deve tambm apresentar nveis de incremento para manter os servios presentes ou existentes ou ainda executar servios adicionais. Letra E. 20. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Uma das caractersticas do oramento-programa a utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados. Para isso, feita uma diferenciao entre os produtos finais dos programas e os produtos intermedirios necessrios para alcanar os seus objetivos. produto final de um programa da rea de sade: (A) o percentual da populao atendida pelo programa de vacinao. (B) o nmero de postos de sade construdos. (C) o nmero de medicamentos distribudos. (D) o total de consultas mdicas realizadas. (E) a reduo da mortalidade infantil. Comentrios: Quase apaguei essa questo, pois ela t cambando mais pra auditoria, mas no consigo ser ruim assim...rsrsrs... A questo trata dos tipos de indicadores: de eficcia, de efetividade, de eficincia e de economicidade. Os conceitos abaixo foram retirados do Manual de Auditoria de Natureza Operacional do TCU. A economicidade a minimizao dos custos dos recursos utilizados na consecuo de uma atividade, sem comprometimento dos padres de qualidade. A eficincia definida como a relao entre os produtos (bens e servios) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzilos em um determinado perodo de tempo, mantidos os padres de qualidade. Essa dimenso refere-se ao esforo do processo de transformao de insumos em produtos.

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A eficcia definida como o grau de alcance das metas programadas (de bens e servios) em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a mdio e longo prazo. Refere-se relao entre os resultados de uma interveno ou programa, em termos de efeitos sobre a populao-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalsticos da interveno. Trata-se de verificar a ocorrncia de mudanas na populao-alvo que se poderia razoavelmente atribuir s aes do programa avaliado. Como a questo falou em produto final de um programa, ela quis que voc apontasse um indicador de efetividade. O nico apresentado est na letra E. Os demais so indicadores de eficcia, pois representam o cumprimento de metas.

Letra E. 21. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) De acordo com o Decreto no 2.829/98, cada programa do governo federal dever conter (A) o valor unitrio e o indicador que quantifique a situao que o programa tenha por fim modificar. (B) as metas correspondentes aos bens e servios necessrios para atingir o objetivo e o servidor responsvel. (C) o prazo de concluso e a regionalizao das metas por estados.

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) a fonte de financiamento e a regionalizao das metas por municpios. (E) o valor global e prazo o para incio da execuo do programa. Comentrios: O decreto 2.829/98 estabelece normas para a elaborao e execuo do Plano Plurianual e dos Oramentos da Unio, e d outras providncias. No seu artigo 2 ele estabelece que, cada programa dever conter: I - objetivo; II - rgo responsvel (letra B); III - valor global (letras A e E); IV - prazo de concluso (letra C); V - fonte de financiamento (letra D); VI - indicador que quantifique a situao que o programa tenha por fim modificar (letra A); VII - metas correspondentes aos bens e servios necessrios para atingir o objetivo (letra B); VIII - aes no integrantes do Oramento Geral da Unio necessrias consecuo do objetivo; e IX - regionalizao das metas por Estado (letras C e D). O decreto no contempla prazo o para incio da execuo do programa. Letra C. 22. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A funo pela qual o governo divide os recursos para utilizao no setor pblico e privado, oferecendo bens pblicos, semipblicos ou meritrios aos cidados, denominada (A) participativa. (B) distributiva. (C) estabilizadora. (D) de imprio. (E) alocativa. Comentrios: A questo trata das funes clssicas do oramento: alocativa, distributiva e estabilizadora. Alocativa O Estado promove ajustamentos na alocao de recursos. A
www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

alocao de recursos pelo Estado se justifica naqueles casos em que o mercado no se mostrar eficiente. Exemplo: investimentos em infra-estrutura, subsdio (fomento). Distributiva O Estado promove ajustamentos na distribuio da riqueza, corrigindo falhas de mercado. Exemplo: tributos progressivos com a transferncia de riqueza das classes mais altas para as mais baixas. Estabilizadora O Estado mantm a estabilidade econmica, principalmente no controle de variveis macro-econmicas. Exemplo: controle da inflao e do desemprego. Letra E. 23. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A LOA Lei Oramentria Anual compreende os oramentos (A) de metas e riscos fiscais, de investimentos das empresas e da seguridade social. (B) fiscal, de metas fiscais e de riscos fiscais. (C) de riscos fiscais, de investimento sociais e de investimentos das empresas. (D) fiscal, de investimento das empresas e da seguridade social. (E) fiscal, de investimentos sociais e da seguridade social. Comentrios: CF/88, artigo 165, 5 A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Letra D.
www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

24. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) I. estabelece os parmetros necessrios alocao dos recursos no oramento anual, de forma a garantir a realizao das metas e objetivos contemplados no PPA Plano Plurianual. II. norteia apenas a elaborao do oramento fiscal e do oramento de investimento das empresas. III. compreende as metas e prioridades da administrao pblica e dispe sobre as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos do oramento. IV. tem como parte integrante as metas fiscais que estabelecem as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativos a receitas e despesas para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. V. contm o anexo de riscos fiscais, que avalia os ativos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. correto o que consta APENAS em (A) II e V. (B) I, III e IV. (C) I, II e III. (D) IV e V. (E) III, IV e V. Comentrios: Questo bacana pra gente estudar as competncias da LDO. O item I est correto. Como o prprio nome indica, a lei de DIRETRIZES oramentrias extrai do PPA, a cada ano, as metas e prioridades que orientaro a elaborao da LOA na fixao de despesas e previso de receitas. Por isso que a LDO aprovada sempre antes da LOA. Inclusive esta foi uma das preocupaes do constituinte originrio ao estatuir que a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias (CF/88, artigo 57, 2). Na prtica, vrias vezes a sesso foi encerrada antes do trmino da votao. Pior ainda acontece quando a LDO aprovada concomitantemente LOA, pondo em xeque o papel da LDO de orientadora do oramento anual.
www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Extrapolando um pouco, vamos explorar uma inconsistncia no calendrio da LDO e do PPA, mais precisamente no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo. A LDO aprovada no primeiro ano de mandato orientar a LOA que ser executada no segundo ano de mandato. At a tudo bem. Acontece que esta LDO tomar como base o PPA do mandato anterior na definio das metas e prioridades. Isso porque o PPA aprovado no primeiro ano de mandato para vigorar por mais quatro. Ou seja, a LOA para o segundo ano de mandato do Chefe do Poder Executivo ser orientada por uma LDO defasada com o PPA mais atual! Entendeu? O item II est incorreto. A LDO orientar a LOA, e esta contm trs oramentos: fiscal, da seguridade social e de investimentos. O item III est correto. Ele misturou competncias da LDO previstas na CF/88 e na LRF. CF/88, artigo 165, 2 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. LRF, artigo 4, I, e A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do artigo 165 da Constituio e dispor tambm sobre normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. O item IV est correto. A LRF atribuiu trs anexos para a LDO: o anexo de metas fiscais, o anexo de riscos fiscais e um anexo especfico para Unio. Para o AMF, a LRF prev o seguinte: Artigo 4, 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. 2 O Anexo conter, ainda: I - avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de
www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV - avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. O item V est incorreto. De fato, o Anexo de Riscos Fiscais pertence LDO. No entanto, este documento avalia os passivos (e no ativos) contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. Letra B. 25. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) Tratando-se da Lei no 4.320/1964, os crditos adicionais destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica so denominados (A) especiais. (B) suplementares. (C) extraordinrios. (D) contingenciais. (E) restritos. Comentrios: Crditos adicionais so as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento. H trs tipos: os suplementares, os especiais e os extraordinrios. Suplementares reforo da dotao oramentria. Especiais despesas para as quais no haja dotao oramentria
www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

especfica. Extraordinrios despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna e calamidade pblica. Letra A. 26. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) O Anexo de Riscos Fiscais, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, integrar o projeto de Lei (A) do Plano Plurianual. (B) Oramentria Anual. (C) de Diretrizes Oramentrias. (D) de Diretrizes Fiscais. (E) de Diretrizes Plurianuais. Comentrios: Falou em Anexo de Metas Fiscais e Anexo de Riscos Fiscais LDO. Letra C. 27. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) A lei oramentria no consignar dotao para investimento, que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no art. 167 1 da Constituio, cuja durao seja superior a (A) 1 ano. (B) 2 anos. (C) 3 anos. (D) 4 anos. (E) 6 meses. Comentrios: CF/88, artigo 1 nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Letra A. 28. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) A descentralizao
www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

externa de crditos oramentrios realizada em nvel de rgo setorial entre unidades gestoras de rgos/Ministrios denomina-se: (A) Proviso. (B) Destaque. (C) Dotao. (D) Repasse. (E) Sub-repasse. Comentrios: A descentralizao de crditos oramentrios pode ocorrer sob a forma de dotao, proviso e destaque. Dotao montante de autorizao previsto na LOA. Distribudo pelo rgo Central do sistema de oramento s unidades setoriais de oramento. Proviso descentralizao interna de crditos. Unidades Gestoras de um mesmo rgo ou ministrio. Destaque descentralizao externa de crditos. Unidades Gestoras de rgos ou ministrios diferentes.

Letra B. 29. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRF 4 Regio 2010) Sobre


www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

os crditos adicionais, correto afirmar: (A) Nenhum dos tipos de crditos adicionais prescinde da autorizao do Poder Legislativo para sua abertura. (B) O oramento poder conter autorizao para abertura de crditos suplementares. (C) Crditos especiais so aqueles destinados a reforo de dotao oramentria j existente. (D) Os crditos suplementares destinam-se a atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (E) Os crditos adicionais no utilizados em um exerccio no podero ser reabertos para o exerccio seguinte, salvo se expressamente autorizados por Decreto do Poder Executivo. Comentrios: A letra A est incorreta. Somente os crditos suplementares e especiais necessitam de prvia autorizao legislativa. Os crditos extraordinrios so abertos por medida provisria (ou decreto) e prescindem de prvia autorizao legislativa. A letra B est correta. A autorizao para abertura de crditos suplementares pode vir na prpria LOA. Tal fato constitui exceo ao princpio oramentrio da exclusividade. A letra C est incorreta. Os crditos suplementares que so destinados ao reforo da dotao oramentria. Os especiais so destinados a despesas para as quais no haja crdito oramentrio especfico. A letra D est incorreta. Os crditos extraordinrios que se destinam a despesas imprevisveis e urgentes como as decorrentes de guerra, comoo interna e calamidade pblica. A letra E est incorreta. Como regra geral, temos que os crditos adicionais pertencem ao exerccio financeiro de sua abertura. Entretanto, os crditos especiais e extraordinrios autorizados nos ltimos 4 meses do ano podem ser reabertos no exerccio subseqente. Segundo a LDO 2011, a reabertura ocorre por ato prprio de cada Poder e do MP.

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra B. 30. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRF 4 Regio 2010) A Lei Oramentria Anual conter (A) o anexo de Metas Fiscais. (B) os critrios e a forma de limitao de empenho para os casos em que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal. (C) as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. (D) a reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. (E) o anexo de Riscos Fiscais. Comentrios: As letras A, B, C e E so dispositivos previstos na LRF para a LDO. A reserva de contingncia pertence LOA. Para a reserva de contingncia, vale o seguinte macete: Pertence LOA. Forma de utilizao e montante definidos na LDO. LRF, artigo 5 O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar: I - conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do documento de que trata o 1o do art. 4 (AMF); II - ser acompanhado do documento a que se refere o 6 do art. 165 da Constituio, bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; III - conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de
www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

diretrizes oramentrias, destinada ao: a) (VETADO) b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Letra D. 31. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 8 Regio 2010) O projeto de lei oramentria anual apresentado pelo Executivo que sofrer veto, emenda ou rejeio, tem como conseqncia recursos sem despesas correspondentes. Tais recursos podero ser utilizados (A) mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. (B) para despesas emergenciais ou imprevisveis, com prvia e especfica autorizao legislativa. (C) mediante crditos especiais disponibilidades financeiras. ou suplementares, desde que haja

(D) para despesas emergenciais ou imprevisveis, independentemente de autorizao legislativa. (E) mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao do respectivo Tribunal de Contas. Comentrios: Tais recursos podero ser utilizados como crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa (CF, artigo 166, 8). Letra A. 32. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 8 Regio 2010) A Lei Oramentria Anual sendo um instrumento de planejamento da previso de arrecadao das receitas e autorizao dos gastos pblicos, poder conter autorizao ao Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro (A) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas inscritas em restos a pagar.
www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) alienao de bens, para atender a insuficincias de caixa. (C) operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. (D) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas extra-oramentrias. (E) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas emergenciais. Comentrios: Costumo dizer que esse tipo de questo inerrvel. De boa pessoal, pra quem estudar AFO ou Contabilidade Pblica, a lei 4.320/64 e a CF/88 devem estar na massa do sangue. No tem perdo, nem choro. Lei 4.320/64, artigo 7 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43; e II - Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. Letra C. 33. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) O mecanismo utilizado para reforar dotao oramentria que se tornou insuficiente durante o exerccio denomina-se crdito (A) complementar. (B) especial. (C) extraordinrio. (D) suplementar. (E) ordinrio. Comentrios: Crdito suplementar reforo da dotao oramentria. Crdito especial dotao nova.
www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Crditos extraordinrio despesas imprevisveis e urgentes (guerra, comoo interna e calamidade pblica). Letra D. 34. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) O oramento cuja tcnica de elaborao exige que cada unidade oramentria deve justificar, a cada ano, as atividades que desenvolve, sem levar em conta o volume dos recursos recebidos em exerccios anteriores, denominado Oramento (A) Programa Ortodoxo. (B) Tradicional. (C) Base Zero. (D) de Desempenho. (E) Funcional Programtico. Comentrios: OBZ as unidades devem justificar seus recursos todo ano. A linha de base o zero e no o oramento do ano anterior. Oramento incremental ajustes marginais nos itens de despesa e receita. Oramento programa integrao entre oramento e planejamento atravs de programas.

Letra C. 35. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Em relao ao processo oramentrio, correto afirmar: (A) O projeto do plano plurianual dever ter vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. (B) vedada a utilizao de recursos do oramento fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes ou fundos, independentemente de autorizao legislativa. (C) Nenhum rgo do Poder Judicirio tem assegurada autonomia administrativa e financeira para elaborar suas prprias propostas oramentrias.
www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) O projeto da Lei das Diretrizes Oramentrias ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro ao Poder Legislativo, para respectiva aprovao. (E) Os projetos do plano plurianual, da Lei das Diretrizes Oramentrias e da Lei Oramentria Anual no podero sofrer emendas no Congresso Nacional, devendo ser aprovados ou rejeitados in totum. Comentrios: A letra A est correta. O PPA aprovado no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo para vigorar por mais 4. Ou seja, seu trmino no encerramento do primeiro ano de mandato subseqente.

A letra B est incorreta. Artigo 167, VIII vedada a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5. Ou seja, com autorizao legislativa especfica possvel a utilizao de recursos do oramento fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes ou fundos. A letra C est incorreta. Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira (artigo 99 da CF/88). Os tribunais elaboraro suas propostas oramentrias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes oramentrias ( 1). A consolidao das propostas dos Poderes e do MP feita pelo Poder Executivo, mais
www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

precisamente pela SOF do MPOG. A letra D est incorreta. O PLDO encaminhado 8 meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro ao Poder Legislativo, para respectiva aprovao. A LOA e o PPA so encaminhados 4 meses antes do trmino do exerccio financeiro. A letra E est incorreta. Os projetos de LOA, LDO e PPA podem sim sofrer emendas parlamentares. As emendas sero apresentadas na Comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional (CF/88, artigo 166, 2). As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso ( 3): I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Letra A. 36. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) No mbito da Unio, de acordo com a Constituio Federal de 1988 e a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Oramentria Anual (A) deve compreender apenas o oramento fiscal, em respeito ao princpio da exclusividade. (B) no poder conter dispositivo estranho previso das receitas e fixao das despesas, no havendo qualquer tipo de ressalva a essa proibio. (C) poder consignar dotao para investimento com durao superior a um
www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual, desde que devidamente justificada a necessidade pelo Poder Executivo. (D) deve ter por objetivo reduzir as desigualdades inter-regionais, de acordo com o critrio populacional, atravs da utilizao do oramento fiscal e do oramento da seguridade social. (E) deve compreender somente o oramento fiscal e o oramento da seguridade social, uma vez que as empresas estatais, por serem pessoas jurdicas de direito privado, tm oramento prprio. Comentrios: As letras A e B esto incorretas. Segundo o princpio da exclusividade, a lei de oramentos no conter dispositivo estranho previso das receitas e fixao de despesas, salvo a autorizao para abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita. Alm disso, a lei oramentria anual composta por trs oramentos: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. A letra C est incorreta. Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade (artigo 167, 1). No precisa estar previamente no PPA, mas, caso se faa necessrio, deve ter uma lei posterior que autorize a incluso desses investimentos no PPA. A letra D foi considerada correta pela banca. Entretanto, discordo. Segundo a CF/88, artigo 165, 7, o oramento fiscal e o oramento de investimentos, compatibilizados com o PPA, que possuem entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, de acordo com o critrio populacional. O pior que a questo no foi anulada. A letra E est incorreta. A LOA compreende o oramento fiscal, da seguridade
www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

social e de investimento nas estatais. Letra D. 37. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio descentralizao de crditos denominada destaque a 2010) A

(A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estruturas diferentes, respeitada a classificao funcional. (C) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Comentrios: A descentralizao de crditos oramentrios pode ocorrer por dotao, destaque e proviso. A dotao corresponde aos crditos consignados diretamente pela LOA s diversas UG e distribudos pelo rgo Central do sistema de oramento (MPOG). O destaque a descentralizao externa de crditos e corresponde descentralizao entre rgos/unidades de ministrios diferentes. A proviso a descentralizao interna de crditos e ocorre entre rgos/unidades do mesmo ministrio.

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Descentralizao de crditos oramentrios no se confunde com descentralizao financeira. Esta ltima pode ocorrer sob a forma de cota, repasse e sub-repasse. Cota a descentralizao financeira do rgo Central de Programao Financeira (STN) para os rgos Setoriais de Programao Financeira (OSPF). Corresponde dotao. Repasse a movimentao externa das disponibilidades financeiras. Ocorre entre rgos de ministrios diferentes ou com entidades da Administrao Indireta. Corresponde ao destaque. Sub-repasse a movimentao interna das disponibilidades financeiras. Ocorre entre rgos vinculados a um mesmo ministrio (OSPF). Corresponde proviso.

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra A repasse. Letra B destaque. Letra C cota. Letra D sub-repasse. Letra E proviso. S para complementar, nas descentralizaes de crditos oramentrios so mantidas as classificaes institucional, funcional, programtica e econmica da despesa. Logo, se o Ministrio da Defesa transfere uma dotao para o Ministrio da Fazenda, por exemplo, a execuo desses recursos deve obedecer fielmente o programa de trabalho previsto inicialmente. S muda o rgo executor. Letra B. 38. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Sub-repasse a (A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (B) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para
www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

entidades da administrao indireta e entre estas e ainda de um ministrio para o outro. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo ministrio, rgo ou entidade. Comentrios: Descentralizao de crditos oramentrios dotao, destaque e proviso. Descentralizao financeira cota, repasse e sub-repasse. Descentralizaes oriundas dos rgos centrais dotao e cota. Descentralizaes externas destaque e repasse. Descentralizaes internas proviso e sub-repasse. Letra A cota. Letra B repasse. Letra C destaque. Letra D proviso. Letra E sub-repasse. Letra E. 39. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Os crditos adicionais especiais (A) podem constar da Lei Oramentria Anual sob a forma de reserva de contingncias. (B) destinam-se exclusivamente ao pagamento da dvida pblica interna.
www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) independem de fonte de recursos disponveis para seu financiamento. (D) so destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. (E) so constitudos para atender despesas imprevisveis e urgentes. Comentrios: Os crditos especiais se destinam a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. Devem sempre ser precedidos de autorizao legislativa prvia e da adequada indicao da fonte de recursos. So vlidos, a princpio, durante o exerccio financeiro de sua abertura, exceto se autorizados nos ltimos 4 meses do ano, quando podem ser reabertos no exerccio subseqente. O ato de reabertura pertence a cada poder e ao MP. Letra D. 40. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Considere as afirmaes a seguir, relativas ao processo de planejamento e oramento previsto na Constituio de 1988 e regulamentado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000): I. O Plano Plurianual de Investimentos dever estabelecer as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital de forma centralizada. II. A Lei Oramentria Anual dispor sobre as alteraes na legislao tributria a viger durante o exerccio a que se referir. III. A Lei das Diretrizes Oramentrias tem, entre suas atribuies, a de estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. IV. O Plano Plurianual tem a vigncia de quatro anos, iniciando-se no segundo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo e terminando no primeiro ano do mandato de seu sucessor. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III.
www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) II e IV. (E) III e IV. Comentrios: O item I est incorreto. O certo seria Plano Plurianual apenas, e no Plano Plurianual de Investimentos. Alm disso, as diretrizes, objetivos e metas sero demonstradas de forma regionalizada, e no centralizada como afirma a questo. CF/88, artigo 165, 1 A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. O item II est incorreto, pois atribui LOA uma competncia da LDO. O item III est correto. CF/88, artigo 165, 2 a lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. O item IV est correto. O PPA aprovado no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo para vigorar a partir do segundo, por um perodo de 4 anos.

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra E 41. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Constar da Lei Oramentria Anual o (A) Anexo de Riscos Fiscais. (B) Relatrio da Gesto Fiscal. (C) Oramento da Seguridade Social. (D) Oramento Monetrio do Banco Central. (E) Anexo de Metas Fiscais. Comentrios: A LOA conter o Oramento Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento nas empresas estatais. As letras A e E so anexos pertencentes LDO. Letra C. 42. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) A principal caracterstica do Oramento de Base Zero (A) conter a classificao funcional das despesas, para avaliao de quais reas de ao governamental esto sendo priorizadas. (B) conter a justificativa para a totalidade dos gastos de cada unidade oramentria, independentemente do gasto realizado no exerccio anterior. (C) estabelecer a completa separao das despesas correntes das despesas de capital, com nfase nessas ltimas em detrimento das primeiras. (D) conter critrio de alocao de recursos que consiste em estabelecer um quantitativo financeiro fixo com base nas despesas realizadas no exerccio anterior. (E) estar completamente dissociado do projeto de planejamento constante do Plano Plurianual, j que este pode ser mudado de um exerccio para outro de acordo com a proposta oramentria. Comentrios: A principal caracterstica do OBZ o fato de os agentes terem que justificar todos os gastos a cada exerccio, independente dos gastos do ano anterior.

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra B. 43. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Em relao ao ciclo oramentrio, correto afirmar: (A) O Congresso Nacional poder apresentar emendas ao projeto de lei oramentria, desde que estas sejam compatveis com os objetivos e metas do processo de planejamento e indiquem os recursos necessrios a seu financiamento. (B) Os Poderes Legislativo e Judicirio, bem como o Ministrio Pblico, no tm autonomia para apresentar suas propostas oramentrias, devendo submeterse alocao de recursos proposta pelo Poder Executivo. (C) A apreciao e a votao do projeto de lei oramentria anual da Unio devero ser efetuadas separadamente pelas duas Casas do Congresso Nacional, sendo mandatrio que a aprovao seja feita por maioria absoluta dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (D) A consolidao do projeto de lei oramentria dever ser efetuada por uma Comisso Mista de Senadores e Deputados, que analisar sua compatibilidade com o Plano Plurianual de Investimentos e a Lei das Diretrizes Oramentrias. (E) A descentralizao financeira de execuo por meio de cotas, repasses ou sub-repasses vedada s unidades setoriais oramentrias de cada rgo com dotao oramentria. Comentrios: A letra A est correta. As emendas parlamentares somente podem ser aprovadas caso: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

III sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. A letra B est incorreta. Todos os poderes e o MP possuem autonomia para apresentarem suas propostas oramentrias. Entretanto, a consolidao e a elaborao do PLOA so feitas pela Secretaria de Oramento Federal do MPOG. Aps a consolidao e elaborao, o PLOA enviado pelo Chefe do Poder Executivo, por mensagem, ao Congresso Nacional. A letra C est incorreta. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Logo, o primeiro erro da questo afirmar que a apreciao e votao so feitas de maneira separada. No regimento comum, tanto a apreciao, quanto a votao so realizadas considerando a totalidade dos deputados e senadores. Ou seja, a apreciao e a votao devem ser realizadas de maneira conjunta (unicameral). J as emendas aos projetos da LOA, LDO e PPA, devem ser apreciadas e votadas sob a forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas (bicameral). Neste caso, a apreciao conjunta, mas a votao separada. Alm disso, h outro erro. Como a LOA, LDO e PPA so leis ordinrias, basta a aprovao por maioria simples, e no absoluta como afirma a questo. Emendas Forma regimental apreciao conjunta e votao separada. Projetos Regimento Comum apreciao e votao conjuntas. A letra D est incorreta. A consolidao do PLOA feita pela SOF do MPOG, no Poder Executivo. Quando o PLOA vai para o Congresso Nacional, j para votao. Alm disso, no PPA de investimentos, mas apenas PPA. A letra E est incorreta. As unidades setoriais podem realizar transferncias financeiras sob a forma de repasse (descentralizao externa ou para entidades da administrao indireta) ou sub-repasse (descentralizao interna). Letra A. 44. (FCC/AFF/TCE SP 2010) Admitir-se-o emendas ao projeto de Lei de Oramento que visem (A) alterar a dotao solicitada para despesa de custeio, salvo quando
www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

provada, nesse ponto, a inexatido da proposta. (B) aperfeioar a redao constante do projeto. (C) conceder dotao para o incio de obra cujo projeto no esteja aprovado pelos rgos competentes. (D) conceder dotao para instalao ou funcionamento de servio que no esteja anteriormente criado. (E) conceder dotao superior aos quantitativos previamente fixados em resoluo do Poder Legislativo para concesso de auxlios e subvenes. Comentrios: O examinador sofreu de total falta de criatividade nessa questo. Veja s: Lei 4.320/64, artigo 33 No se admitiro emendas ao projeto de Lei de Oramento que visem a: a) alterar a dotao solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatido da proposta (letra A); b) conceder dotao para o incio de obra cujo projeto no esteja aprovado pelos rgos competentes (letra C); c) conceder dotao para instalao ou funcionamento de servio que no esteja anteriormente criado (letra D); d) conceder dotao superior aos quantitativos prviamente fixados em resoluo do Poder Legislativo para concesso de auxlios e subvenes (letra E). Por excluso j encontramos a resposta. Entretanto, alm disso, a CF/88 prev que as emendas parlamentares podem ser relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Tal fato corrobora com o gabarito apresentado. Letra B.

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

45. (FCC/EAOFP/PMSP 2010) Nos termos da Constituio Federal de 1988, o instrumento de planejamento que deve estabelecer as diretrizes relativas aos programas de durao continuada (A) a LDO Lei de Diretrizes Oramentrias. (B) o Anexo de Metas Fiscais. (C) a LOA Lei Oramentria Anual. (D) o Anexo de Riscos Fiscais. (E) o PPA Plano Plurianual. Comentrios: Artigo 165, 1 A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Letra E. 46. (FCC/EAOFP/PMSP 2010) A Prefeitura Municipal de Escaravelho contratou um especialista na elaborao de oramentos pblicos. O contratado, indagado sobre a possibilidade legal de um projeto de Lei Oramentria Anual sofrer emenda, informou corretamente que possvel realizar a emenda desde que (A) no vincule a redao da futura LOA da LDO nem do PPA. (B) as alteraes propostas se limitem a 10% dos valores inicialmente previstos. (C) os recursos necessrios no sejam provenientes de anulao de despesa. (D) seja relacionada com correo de erros ou omisses ou com dispositivos do prprio texto de lei. (E) as alteraes propostas se limitem a matria ainda no contemplada no texto original. Comentrios: Essa j t sugando...rsrsrss... As emendas parlamentares somente podem ser aprovadas caso: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes
www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentrias; II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Letra D. 47. (FCC/Contador/DNOCS 2010) Analise as afirmaes abaixo, relativas ao ciclo oramentrio no Brasil. I. O Plano Plurianual tem sua vigncia iniciada no primeiro dia do segundo ano de mandato do Chefe do Poder Executivo e terminada no ltimo dia do primeiro ano do mandato seguinte. II. A Lei das Diretrizes Oramentrias estabelecer a poltica de aplicao de recursos das agncias financeiras oficiais de fomento. III. O projeto de Lei Oramentria Anual deve ser apreciado pelas duas casas do Congresso Nacional em sesses separadas. IV. Nenhum projeto de investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no Plano Plurianual ou sem lei que autorize a incluso. correto o que consta APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I, II e IV. (D) II e III. (E) III e IV. Comentrios:

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O item I est correto. A vigncia do PPA tem incio a partir do segundo ano de mandato do Chefe do Poder Executivo e encerramento ao trmino do primeiro ano de mandato subseqente.

O item II est correto. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (CF/88, artigo 165, 2). O item III est incorreto. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. No caso, a apreciao e a votao so conjuntas (unicameral). As emendas aos projetos da LOA, LDO e PPA que so apreciadas na forma regimental, ou seja, a apreciao conjunta, mas a votao separada. Emendas Forma regimental apreciao conjunta e votao separada. Projetos Regimento Comum apreciao e votao conjuntas. O item IV est correto. Cpia do artigo 167, 1 da CF/88 Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Perceba que no necessariamente o investimento precisa estar previamente no PPA. Pode haver lei que autorize a incluso posterior.
www.pontodosconcursos.com.br

85

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra C.

48. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) NO parte integrante do oramento anual (A) a reserva de contingncia. (B) o anexo de riscos fiscais. (C) o oramento de investimento. (D) o oramento da seguridade social. (E) o oramento fiscal. Comentrios: O Anexo de Riscos Fiscais e o Anexo de Metas Fiscais pertencem LDO, o que j mata a questo. Mas vamos explorar um pouco mais. A LOA composta por trs oramentos: fiscal, da seguridade social e de investimentos nas estatais. Para a reserva de contingncia vale o seguinte macete: Pertence LOA. Forma de utilizao e montante LDO. Letra B. 49. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) NO pode ser considerado como recurso financeiro disponvel, em tese, para abertura de crdito suplementar e especial: (A) a receita proveniente de emprstimo compulsrio mediante emisso de ttulos da dvida pblica especialmente para este fim. (B) o supervit financeiro apurado em balano financeiro do exerccio anterior. (C) o recurso proveniente de excesso de arrecadao. (D) o recurso resultante de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias. (E) o produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las. Comentrios:
www.pontodosconcursos.com.br

86

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Crditos adicionais so as despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento. So fontes de recurso para abertura de crditos adicionais: O Supervit Financeiro apurado em Balano Patrimonial do exerccio anterior; O Excesso de Arrecadao; Anulao parcial ou total de dotaes; Operaes de Crditos; Recursos sem despesas; e Reserva de contingncia. Dentre estas, somente o Supervit Financeiro e o Excesso de Arrecadao merecem ajustes na hora de serem empregados. O Supervit Financeiro a diferena positiva entre o ativo e o passivo financeiro apurado no Balano Patrimonial. Para utilizao do Supervit Financeiro (apurado em BP do exerccio anterior), devemos considerar os crditos adicionais reabertos e as operaes de crdito vinculadas a estes crditos adicionais.

SF = AF PF CAR + OCV
O Excesso de Arrecadao a diferena positiva entre as receitas arrecadadas e as previstas. Para sua utilizao, devemos considerar os crditos extraordinrios abertos no perodo.

EA = RA RP CEA
Letra A. 50. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Sobre o calendrio para elaborao das leis oramentrias, correto afirmar que (A) a Lei Complementar no 101/2000 dispe que o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. (B) a Constituio Federal dispe que compete lei ordinria disciplinar o calendrio para elaborao das leis oramentrias, sendo esta a Lei n
www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

4.320/64 recepcionada pela Constituio de 1988. (C) o projeto de lei oramentria anual ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa, conforme disposto no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. (D) a sesso legislativa no ser encerrada enquanto no votado o projeto de lei oramentria anual, segundo a Constituio Federal. (E) o plano plurianual tem seu prazo disciplinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com vigncia at o final do ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo, sendo encaminhado o projeto at seis meses antes do encerramento do ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo anterior. Comentrios: A letra A estaria perfeita no fosse a referncia. O dispositivo apresentado pertence CF/88 e no LRF. A letra B est incorreta. A questo possui dois erros. A lei que ditar a palavra final sobre o exerccio financeiro, vigncia, prazos, elaborao e organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual, ser complementar federal, e no ordinria. Alm disso, a despeito de a lei 4.320/64 ter sido recepcionada como lei complementar pela CF/88, a mesma no se confunde com a lei complementar prevista no artigo 165, 9, I, da CF/88. A letra C est correta. At a aprovao da lei complementar citada na assertiva anterior, os prazos usados sero os do ADCT, artigo 35, 2 At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; e III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses
www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. A letra D est incorreta. CF/88, artigo 57, 2 A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. No entanto, na prtica, vrias vezes os trabalhos foram interrompidos sem finalizar a votao. A letra E est incorreta. Alm dos prazos estarem todos errados, a CF/88, e no a LRF, quem determina os prazos de tramitao do PPA, LDO e LOA. Letra C. 51. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Os crditos adicionais, nas modalidades especial e extraordinrio, podero ter vigncia no exerccio financeiro seguinte ao de sua abertura na hiptese do ato de autorizao ter sido promulgado (A) no ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo. (B) nos ltimos quatro meses do exerccio em que foi autorizado. (C) a partir de agosto do exerccio em que foi autorizado. (D) apenas a partir de dezembro do exerccio em que foi autorizado. (E) a qualquer poca do exerccio em que foram abertos, quando no forem totalmente empregados. Comentrios: Artigo 167, 2 Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. Tal dispositivo considerado pela doutrina como exceo ao princpio oramentrio da anualidade. Letra B. 52. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A Constituio Federal veda a (A) abertura de crdito extraordinrio sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes.
www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) vinculao de receita de impostos para os servios pblicos de sade e para manuteno e desenvolvimento do ensino. (C) realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. (D) instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao do Presidente da Repblica. (E) transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao do chefe do Poder Executivo. Comentrios: As vedaes previstas no artigo 167 da CF/88 esto sempre presentes em questes de Contabilidade Pblica e AFO da FCC/CESPE/ESAF/FGV. inadmissvel no sab-las. Vejamos todas. Art. 167. So vedados: I - o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II - a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; III - a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta (letra C); IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo (letra B); V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao
www.pontodosconcursos.com.br

90

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes (letra A); VI - a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa (letra E); VII - a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII - a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5; IX - a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa (letra D); X - a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; XI - a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. No pode errar de jeito nenhum! Letra C. 53. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A Lei n 4.320/64 dispe que (A) o crdito adicional destinado a despesa para a qual no haja dotao oramentria especfica chama-se crdito suplementar. (B) os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. (C) o crdito extraordinrio destinado a despesas urgentes e imprevistas, assim classificadas pelo chefe do Poder Executivo. (D) os crditos suplementares e especiais sero autorizados pelo Tribunal de Contas e abertos por decreto executivo. (E) o crdito especial aquele destinado a reforo de dotao oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

91

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Comentrios: A letra A est incorreta. o crdito especial que se destina a despesa para a qual no haja dotao oramentria especfica. A letra B est correta. Perceba que devemos ter como referncia a lei 4.320/64. Segundo essa lei, os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. A CF/88 determina que os crditos extraordinrios sejam abertos por Medida Provisria. A letra C est incorreta. A lei 4.320/64, no seu artigo 41, inciso III, estatui que os crditos extraordinrios so destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. Assim, no o Chefe do Poder Executivo quem classifica essas despesas, mas sim a prpria lei. Por amor ao debate, acho a redao da CF/88 mais adequada que a da lei 4.320/64. Segundo nossa Carta Magna, os crditos extraordinrios so destinados a despesas imprevisveis e urgentes como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Quando dizemos despesas imprevistas, d a idia de ter havido desdia do administrador pblico na confeco da LOA. J despesas imprevisveis, so aquelas que de fato ocorrem por uma casualidade. Alm disso, na redao da CF/88, os casos de guerra, comoo interna e calamidade pblica so tidos como exemplos, em virtude da palavra como. J na lei 4.320/64, os casos de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica so interpretados restritivamente, dando a entender que no possvel a abertura de crdito extraordinrio alm desses exemplos. Continuando... A letra D est incorreta. Os crditos suplementares e especiais sero autorizados pelo Poder Legislativo e abertos por decreto executivo. A letra E est incorreta. O crdito suplementar que se destina ao reforo da dotao oramentria. Letra B. 54. (FCC/TCE/TCM PA 2010) A Constituio Federal, ao dispor sobre finanas pblicas, determina que as matrias de finanas pblicas, exerccio financeiro, dvida pblica e fiscalizao financeira so veiculadas por (A) decreto legislativo. (B) emenda constitucional. (C) lei complementar.
www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) lei delegada. (E) lei ordinria. Comentrios: CF/88, artigo 163 Lei complementar dispor sobre: I - finanas pblicas; II - dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico; III - concesso de garantias pelas entidades pblicas; IV - emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; V - fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta; VI - operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional. Essa lei complementar a LRF. Sobre o exerccio financeiro, a CF/88 prev outra lei em seu artigo 165, 9, I cabe lei complementar dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual. Esta lei ainda no foi editada e, provavelmente, substituir a lei 4.320/64. Letra C. 55. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Sobre oramento, correto afirmar que (A) o demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia objeto do plano plurianual. (B) as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente so objeto do plano plurianual.
www.pontodosconcursos.com.br

93

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) a orientao da elaborao da lei oramentria anual objeto da lei de diretrizes oramentrias. (D) as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas relativas aos programas de durao continuada so previstas na lei de diretrizes oramentrias. (E) o objeto do plano plurianual vem definido na Lei Complementar no 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal. Comentrios: A letra A est incorreta. O demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia objeto da Lei Oramentria Anual (CF/88, artigo 165, 6). A letra B est incorreta. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (CF/88, artigo 165, 2). A letra C est correta. Ora, a lei de DIRETRIZES oramentrias, logo ela deve orientar o oramento anual. s vezes a LDO alvo de crticas, por estar esvaziando competncias que seriam da LOA. Entretanto, em virtude do princpio oramentrio da exclusividade, a LOA fica, basicamente, limitada previso de receitas e fixao de despesas. Assim sendo, a LDO desempenha papel importante de integrao entre o PPA e a LOA, ditando regras para a elaborao do oramento anual. A letra D est incorreta. Lembre-se: PPA DOM (Diretrizes, Objetivos e Metas). LDO MP (Metas e Prioridades). A letra E est incorreta. O objeto do PPA vem definido na CF/88: Artigo 165, 1 A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Letra C.
www.pontodosconcursos.com.br

94

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

56. (FCC/TCE/TCM PA 2010) De acordo com a Constituio Federal de 1988, no processo de estudo e aprovao da Lei Oramentria pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabiliz-las. Uma das fontes de recursos (A) o supervit corrente do exerccio de apresentao da proposta oramentria. (B) a anulao de despesas com material de consumo do projeto de lei oramentria. (C) o excesso de arrecadao do exerccio da apresentao da proposta oramentria. (D) a anulao de despesa com pessoal e encargos sociais do projeto de lei oramentria. (E) o supervit financeiro do exerccio anterior proposta oramentria. Comentrios: Esse artigo 166, 3 campeo de audincia nas provas da FCC. As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Letra B.
www.pontodosconcursos.com.br

95

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

57. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Em relao Lei Oramentria Anual (LOA) de um governo estadual correto afirmar que (A) as funes educao, sade e assistncia social integraro o oramento da seguridade social. (B) todas as receitas e despesas das empresas de economia mista sero compreendidas pela LOA. (C) a autorizao para abertura de crditos adicionais especiais poder ser includa na LOA. (D) as operaes de crdito por antecipao da receita oramentria integraro a receita prevista na LOA. (E) os oramentos das autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico sero abrangidos pela LOA. Comentrios: A letra A est incorreta. Sem maiores detalhes, no existe a vinculao apresentada na questo. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social (artigo 164, CF/88). Entretanto, o oramento fiscal pode contemplar despesas com a funo sade e o oramento da seguridade social pode conter despesas com a funo educao, por exemplo. Veremos melhor sobre a classificao funcional na aula sobre despesas. A letra B est incorreta e a letra E est correta. CF/88, artigo 165, 5 A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

96

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O legislador deu cunho muito abrangente definio do oramento fiscal contemplando toda a administrao indireta. Ao lado das autarquias e fundaes pblicas, as sociedades de economia mista e empresas pblicas integram a administrao indireta. Entretanto, os oramentos de algumas dessas entidades no fazem parte da lei oramentria, pois operam segundo as condies do mercado. As receitas e despesas operacionais dessas entidades no so pblicas, logo no devem ser includas na LOA. As autarquias e fundaes pblicas, em virtude de sua natureza jurdica de direito pblico, devem ser contempladas na LOA. A LDO 2011 estabelece no seu artigo 6 que os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social compreendero o conjunto das receitas pblicas bem como das despesas dos Poderes e do Ministrio Pblico da Unio MPU, seus fundos, rgos, autarquias, inclusive especiais, e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, bem como das empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e que dela recebam recursos do Tesouro Nacional, devendo a correspondente execuo oramentria e financeira, da receita e da despesa, ser registrada na modalidade total no SIAFI. J o artigo 54 da LDO 2011 assevera que o Oramento de Investimento previsto no artigo 165, 5, inciso II, da Constituio, abranger as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, ressalvado o disposto no 5 deste artigo, e dele constaro todos os investimentos realizados, independentemente da fonte de financiamento utilizada. 5 As empresas cuja programao conste integralmente no Oramento Fiscal ou no da Seguridade Social, de acordo com o disposto no artigo 6 desta Lei, no integraro o Oramento de Investimento. De todo o exposto, podemos concluir que somente as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, pertencem ao oramento de investimento nas estatais. Ademais, caso essas empresas tenham sua programao integralmente contemplada nos oramentos fiscal e da seguridade social, no faro parte do oramento de investimentos. Alm disso, h receitas e despesas das entidades da administrao indireta que no fazem parte da LOA, por operarem segundo as regras do mercado. Por fim, as autarquias (mesmo especiais) e fundaes pblicas so
97

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

contempladas no oramento fiscal e da seguridade social e, portanto, integram a LOA. A letra C est incorreta. A LOA pode conter autorizao para abertura de crditos suplementares (e no especiais). A letra D est incorreta. Lei 4.320/64, artigo 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico No se consideram para os fins deste artigo as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Letra E. 58. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Em relao ao processo oramentrio, correto afirmar: (A) A lei do oramento poder consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente despesas de pessoal, material ou servios de terceiros. (B) A lei do oramento poder ser aprovada posteriormente ao incio do exerccio financeiro a que se refere. (C) A Lei das Diretrizes Oramentrias dever conter um Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica. (D) As emendas ao projeto de Lei das Diretrizes Oramentrias podem ser aprovadas, mesmo que incompatveis com o Plano Plurianual, se obtiverem pelo menos dois teros dos votos do Congresso Nacional. (E) O projeto de lei oramentria anual dever ser aprovado inicialmente pela Cmara dos Deputados e depois pelo Senado, em sesses separadas. Comentrios: A letra A est incorreta. A lei de oramentos no pode consignar dotaes globais, sob pena de ofender o princpio da especificidade. So excees a este princpio os programas especiais de trabalho e a reserva de contingncia, como se depreende da leitura dos dispositivos abaixo:

www.pontodosconcursos.com.br

98

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Lei 4.320/64, artigo 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Lei 4.320/64, artigo 20, pargrafo nico Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital. Decreto 93.872/86, artigo 18 As dotaes globais consignadas no Oramento ou em crditos adicionais classificados como 4.1.3.0 - Investimentos em Regime de Execuo Especial esto sujeitas para sua utilizao, o plano de aplicao aprovado pelas autoridades definidas no Art. 71 do Decreto-lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967 e elaborado segundo modelo da Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica, sendo obrigatria a publicao do respectivo plano no Dirio Oficial da Unio. Pargrafo nico Somente sero admitidas dotaes globais quando se tratar de projetos ou atividades novos, sem similares que possibilitem experincias quanto ao desdobramento da despesa em seus respectivos elementos. Decreto-Lei 200, artigo 91 Sob a denominao de Reserva de Contingncia, o oramento anual poder conter dotao global no especificamente destinada a determinado rgo, unidade oramentria, programa ou categoria econmica, cujos recursos sero utilizados para abertura de crditos adicionais. A letra B est incorreta. No h nenhum dispositivo legal que impea a aprovao da LOA aps o incio do exerccio a que se refere. Mas no recomendvel reduzir o horizonte temporal do nosso oramento. O ideal que se comece o exerccio com o oramento aprovado. Entretanto, a prpria LDO estimula, de certa maneira, a possibilidade da LOA ser aprovada fora do prazo. Isso porque a LDO vem trazendo, todo ano, um dispositivo que permite a execuo do oramento sem o oramento em si estar aprovado! Brincadeira, n gente? Mas real. Trata-se do mecanismo dos duodcimos, que autoriza os rgos e entidades a utilizarem, a cada ms, 1/12 dos recursos que sero previstos no oramento, de maneira que eles no parem de funcionar. A letra C est correta. A LRF trouxe algumas atribuies novas para a LDO. De acordo com aquela lei, a LDO dispor sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas;

www.pontodosconcursos.com.br

99

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

b) critrios e forma de limitao de empenho; c) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; e d) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Integrar tambm o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais (AMF), em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. O AMF conter, ainda: I avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; e V demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. Outro anexo que faz parte da LDO o Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. H ainda um anexo especfico para Unio. Ele trata dos objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o
www.pontodosconcursos.com.br

100

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

exerccio subseqente. A letra D est incorreta. As emendas ao PLOA devem ser compatveis com o PPA e com a LDO. Fim. A letra E est incorreta. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Nesse caso, a apreciao e a votao so conjuntas (unicameral). As emendas aos projetos da LOA, LDO e PPA que so apreciadas na forma regimental, ou seja, a apreciao conjunta, mas a votao separada. Emendas Forma regimental apreciao conjunta e votao separada. Projetos Regimento Comum apreciao e votao conjuntas. Letra C. 59. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Em relao lei oramentria anual, no mbito da Unio, correto afirmar que o oramento (A) fiscal no abrange as despesas das fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. (B) da seguridade social deve respeitar as metas e prioridades estabelecidas na Lei das Diretrizes Oramentrias. (C) de investimentos elaborado para todas as empresas em que a Unio participa como acionista. (D) da seguridade social ser elaborado apenas pelos rgos responsveis pela previdncia social. (E) de investimentos no contemplado na lei oramentria anual, sendo objeto de lei especfica sobre a matria. Comentrios: A letra A est incorreta. CF/88, artigo 165, 5, I A lei oramentria anual compreender o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

101

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A letra B est correta. Toda a LOA (a incluso o oramento da seguridade social) deve obedecer LDO. Esta ltima estabelece, a cada ano e com base no PPA, as metas e prioridades que orientaro a elaborao da LOA na fixao das despesas e previso das receitas. A letra C est incorreta. O oramento de investimentos contempla apenas as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A letra D est incorreta. A seguridade social contempla aes de sade, previdncia e assistncia social. Alm disso, no precisa ser uma entidade que trabalhe diretamente nessas trs reas para pertencer ao OSS. Basta que se execute uma despesa associada seguridade social. A letra E est incorreta. A LOA possui trs oramentos: fiscal, da seguridade social e de investimentos. Moleza, n? Letra B. 60. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio descentralizao de crditos denominada proviso a 2010) A

(A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (C) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Comentrios: Descentralizao de crditos oramentrios: Dotao do rgo central do sistema de oramento (MPOG) para os rgos setoriais.

www.pontodosconcursos.com.br

102

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Destaque entre rgos/entidades de ministrios diferentes. Descentralizao externa. Proviso entre rgos/entidades de mesmo ministrio. Descentralizao interna.

Descentralizao financeira: Cota do rgo central de programao financeira (STN) para os rgos setoriais de programao financeira (OSPF). Repasse entre rgos/entidades de ministrios diferentes e para entidades da administrao indireta. Descentralizao externa. Sub-repasse entre rgos/entidades de mesmo ministrio. Descentralizao interna.

www.pontodosconcursos.com.br

103

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra E. 61. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Repasse a: (A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta e entre estas e, ainda, de um ministrio para o outro. (B) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. Comentrios: Cota, repasse e sub-repasse so descentralizaes financeiras. O repasse a descentralizao FINANCEIRA entre rgos/entidades de ministrios diferentes
www.pontodosconcursos.com.br

104

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

ou para entidades da administrao indireta. Logo, nossa resposta a letra A. Letra B cota. Letra C proviso. Letra D destaque. Letra E sub-repasse. Letra A. 62. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Os crditos adicionais suplementares: (A) independem de autorizao legislativa para sua constituio. (B) podem constar da Lei Oramentria Anual sob a forma de reserva de contingncias. (C) independem de fonte de recursos disponveis para seu financiamento. (D) so destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. (E) so constitudos para atender despesas imprevisveis e urgentes. Comentrios: A letra A est incorreta. Os crditos suplementares necessitam de prvia autorizao legislativa. A letra B est correta. Reserva de contingncia uma das fontes de recurso para abertura de crditos suplementares e especiais, alm disso, a autorizao para abertura de crditos suplementares pode vir na LOA (exceo ao princpio da exclusividade). A letra C est incorreta. A abertura de crditos suplementares depende de prvia indicao da fonte de recurso. A letra D est incorreta. Os crditos suplementares so destinados ao reforo da dotao oramentria. A assertiva trata dos crditos especiais. A letra E est incorreta, pois trata dos crditos extraordinrios.
www.pontodosconcursos.com.br

105

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra B. 63. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) O oramento-programa se diferencia do oramento tradicional (A) pela alocao de recursos visar consecuo de objetivos e metas. (B) pela nfase na legalidade no cumprimento do oramento. (C) por estar dissociado dos processos de planejamento e programao das aes pblicas. (D) pela inexistncia de sistemas de acompanhamento e medio do trabalho. (E) por adotar como principais critrios administrativas e elementos de despesa. Comentrios: O Oramento Programa consiste na interligao entre planejamento e oramento atravs de programas de governo. Estes programas so divididos em aes, que so os instrumentos de realizao desses programas. A partir de um problema, o governo cria programas, que tm por meta resolver esses problemas. Geralmente, a diviso dos problemas observa o critrio regional. J o Oramento Tradicional mera pea contbil e apresenta apenas aquilo que o governo vai gastar. No se atrela consecuo de objetivos e metas, da nossa resposta ser a letra A. A letra B est incorreta. Tanto o Oramento Programa, quanto o Oramento Tradicional devem obedecer ao arcabouo legal que respalda toda atividade administrativa. A letra C est incorreta. Justamente o contrrio. O Oramento Programa instrumento de planejamento da ao estatal, no o Oramento Tradicional. A letra D est incorreta. No Oramento Programa, os programas so apresentados sob a forma de custos, alm disso, o administrador pblico deve prever indicadores de desempenho, que visam a avaliar o andamento da execuo desses programas. A letra E est incorreta. A principal classificao que consta do Oramento
www.pontodosconcursos.com.br

de

classificao:

unidades

106

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Programa a programtica, no as apresentadas. Letra A. 64. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) No ciclo oramentrio, uma das atividades realizadas durante o processo de elaborao do oramento (A) a proposio pelo poder legislativo de emendas ao projeto de lei do oramento. (B) a aprovao de um quadro de cotas trimestrais de despesa que cada unidade fica autorizada a utilizar. (C) a apresentao das premissas, metodologia e memrias de clculos de previses de receita pelo poder executivo. (D) o estabelecimento da programao financeira e do cronograma de execuo mensal de desembolso. (E) a publicao resumida do relatrio de execuo oramentria. Comentrios: Questo aparentemente meio chatinha, mas se voc observar bem, no tem nada demais. Ela pede uma atividade realizada durante o processo de elaborao da LOA. Relembrando, o ciclo oramentrio dividido em: elaborao, aprovao, execuo e controle e avaliao. A letra A ocorre durante a aprovao. As letras B, D e E acontecem na execuo. Sobrou a C. Nela so apresentadas atividades tpicas da fase de elaborao da LOA. Atividades relacionadas com o levantamento das previses de receita que iro compor o oramento juntamente com a fixao das despesas. Letra C. 65. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Sobre as disposies constitucionais e legais referentes Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), considere:

www.pontodosconcursos.com.br

107

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

I. A LDO dispor sobre normas relativas ao controle de custos dos programas financiados com recursos dos oramentos. II. A LDO dispor sobre as orientaes para elaborao da Lei do Plano Plurianual, assim como sobre as alteraes na legislao tributria. III. A LDO compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. IV. As emendas ao projeto de Lei do Oramento Anual somente podem ser aprovadas caso sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV. Comentrios: O item I est correto. De acordo com a LRF, a LDO dispor sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho; c) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; e d) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Alm disso, a LDO dever trs anexos: AMF, ARF e um anexo especfico para Unio. O item II est incorreto e o item III correto. No tem a menor lgica a LDO orientar o PPA. O PPA orienta a LDO e esta orienta a LOA. Segundo a CF/88, artigo 165, 2 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei
www.pontodosconcursos.com.br

108

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. O item IV est correto. Chega a sugar de tanto que a gente j viu esse artigo 166, 3! Vixe! As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Letra D. 66. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) O prefeito do municpio de Queluz pretende realizar a construo de um hospital nos dois prximos exerccios financeiros, mas verificou que o investimento no est includo no Plano Plurianual (PPA). Neste caso, o prefeito poder iniciar a obra (A) desde que exista uma lei que autorize a incluso da despesa no PPA, sob pena de crime de responsabilidade. (B) desde que seja uma prioridade definida na Lei de Diretrizes Oramentrias dos dois prximos exerccios, mesmo no havendo alterao no PPA. (C) desde que a despesa seja fixada na Lei Oramentria Anual dos dois prximos exerccios, no necessitando alterar o PPA. (D) pois trata-se de uma despesa decorrente de despesa de capital, no precisando estar includa no PPA.
www.pontodosconcursos.com.br

109

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) haja vista tratar-se de um programa de durao continuada, no precisando estar includa no PPA. Comentrios: Para os investimentos que ultrapassarem o exerccio financeiro vale a seguinte regra: Devem estar contemplados previamente no PPA; ou Haver lei posterior que autorize essa incluso. Caso estes requisitos no sejam cumpridos, o Chefe do Poder Executivo incorre em crime de responsabilidade. Letra A. 67. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Considere os dados extrados dos relatrios de execuo oramentria de uma prefeitura: Arrecadao do 1 Perodo de X1 (janeiro/julho). ....................... R$ 300.000,00 Arrecadao do 2 Perodo de X1 (agosto/dezembro). . ........... R$ 400.000,00 Arrecadao do 1 Perodo de X2 (janeiro/julho). ....................... R$ 330.000,00 Receita prevista para X2. ................................................................. R$ 755.000,00 Abertura de crditos extraordinrios em maio/X2. . ....................... R$ 10.000,00 O valor de excesso de arrecadao que poderia ser usado para dar cobertura abertura de crditos especiais era, em reais, (A) 5.000,00 (B) 15.000,00 (C) 30.000,00 (D) 45.000,00 (E) 55.000,00 Comentrios: So fontes de recurso para abertura de crditos especiais e suplementares: O Supervit Financeiro apurado em Balano P atrimonial do exerccio anterior; O Excesso de Arrecadao; Anulao parcial ou total de dotaes; Operaes de Crditos;

www.pontodosconcursos.com.br

110

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Recursos sem despesas; e Reserva de contingncia. O Excesso de Arrecadao a diferena positiva entre as receitas arrecadadas e as previstas, considerando a tendncia do exerccio. Para sua utilizao, devemos considerar tambm os crditos extraordinrios abertos no perodo. Vejamos:

EA = RA RP CEA
Tudo indica que nossa questo quer os valores relativos ao exerccio de 2002. No primeiro perodo de 2002, podemos observar um aumento de 10% na arrecadao do mesmo perodo do ano anterior. Se seguirmos a tendncia, a arrecadao para o segundo perodo de 2002 ser 10% maior que o mesmo perodo em 2001. Ento fica assim: 1 perodo de 2001 330.000,00 2 perodo de 2001 440.000,00 (1,1 X 400.000) Receita arrecada total 770.000,00. Receita prevista para 2002 755.000,00. Crditos Extraordinrios abertos 10.000,00. EA = RA RP CEA = 770 755 10 = 5.000,00. Letra A. 68. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Os crditos suplementares abertos no ms de julho de determinado exerccio podero vigorar (A) at o final do exerccio seguinte desde que reabertos pelo seu saldo. (B) at o ms de julho do exerccio seguinte. (C) durante o prazo estipulado pela lei que autorizou sua abertura. (D) durante a vigncia do plano plurianual. (E) at o final do exerccio em que foram abertos. Comentrios: Os crditos suplementares sempre estaro adstritos ao exerccio financeiro de sua abertura. Somente os especiais e extraordinrios autorizados nos ltimos 4 meses do ano que podem ser reabertos no exerccio subseqente. Estes crditos reabertos devem ser considerados no clculo do Supervit Financeiro, se este for usado
www.pontodosconcursos.com.br

111

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

como fonte de recurso para abertura de crdito adicional. Letra E. 69. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) A elaborao do Plano Plurianual, previsto pela Constituio Federal de 1988, de competncia do Poder Executivo. correto afirmar que a Lei que o instituir estabelecer de forma (A) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e despesas correntes e para as relativas aos programas de durao continuada. (B) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de custeio e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (C) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (D) centralizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e despesas correntes e para as relativas aos programas definidos como emergenciais pelo Poder Executivo. (E) centralizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas com pessoal at o limite fiscal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e para as relativas aos programas definidos como emergenciais pelo Poder Executivo. Comentrios: Zen, n? CF/88, artigo 165, 1 A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Letra C. 70. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) De acordo com a Lei Complementar 101/2000, o Anexo de Metas Fiscais que integrar a Lei de Diretrizes Oramentrias dever dispor sobre o estabelecimento de metas

www.pontodosconcursos.com.br

112

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) plurianuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os demais constantes do Plano Plurianual. (B) plurianuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. (C) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os demais constantes do Plano Plurianual. (D) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. (E) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Comentrios: LRF, artigo 4, 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Letra E.

www.pontodosconcursos.com.br

113

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

C. SNTESE DA AULA
ORAMENTO PBLICO
O oramento pblico a lei que fixa despesas e prev receitas por um ano. No Brasil, tem a natureza jurdica de lei formal. Lei de meios. Lei de efeitos concretos. O Oramento Tradicional mera pea contbil e s dispe sobre objeto do gasto. O OBZ faz a anlise, reviso e avaliao de todas as despesas. A base o zero e no o ano anterior. Ele se ope ao incrementalismo oramentrio. O Oramento de Desempenho possui duas dimenses: o objeto de gasto e programa de trabalho. nfase no desempenho organizacional. O Oramento Incremental executa ajustes marginais nos itens de receita e despesa. O Oramento Programa realiza a integrao planejamento e oramento, atravs de programas de governo. O Oramento Participativo mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidados influenciar ou decidir sobre os oramentos pblicos. No usado pelo Governo Federal. O oramento possui trs funes clssicas: alocativa (alocao de recursos pelo Estado onde o mercado se mostra ineficiente), distributiva (distribuio de riqueza) e estabilizadora (controle da inflao, taxa de desemprego).

LOA, LDO e PPA


So leis de iniciativa privativa do Poder Executivo: PPA, LDO e LOA. PPA = DOM para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Caso investimento ultrapasse o exerccio financeiro PPA ou lei que autorize sua incluso. LDO = MP + despesas capital exerccio subseqente + alterao legislao tributria + poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. LDO elo entre LOA e PPA. LDO na LRF Equilbrio receitas e despesas/ limitao empenho / controle custos / transferncias recursos a entidades pub. e priv. / AMF / ARF / anexo diferente para Unio / utilizao e montante da reserva de contingncia.
www.pontodosconcursos.com.br

114

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

LOA OF + OI + OSS. vedado o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. OF + OI compatibilizados com o PPA reduzir desigualdades regionais. LOA compatvel PPA e LDO. LDO compatvel PPA. LOA na LRF Compatibilidade da programao com o AMF / medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado / conter reserva de contingncia / despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e as respectivas receitas. Lei complementar dever dispor sobre exerccio financeiro, vigncia, prazos, elaborao e organizao. At l = ADCT. PPA e LOA entregues ao CN 4 meses antes do trmino do exerccio financeiro (31/08). Devoluo para sano at o encerramento da sesso legislativa (22/12). LDO entregue ao CN 8 meses e meio antes do trmino do exerccio financeiro (15/04). Devoluo para sano at o encerramento do primeiro perodo sesso legislativa (17/07). De acordo com CF/88, a sesso legislativa no ser interrompida antes da aprovao da LDO. Entretanto, na prtica, vrias vezes a LDO foi aprovado de maneira concomitante LOA, pondo em xeque o papel da LDO de orientar o oramento anual. A LDO traz os programas prioritrios que devero constar no oramento. No entanto, nem sempre a LOA vem atendendo s determinaes da LDO.

CICLO ORAMENTRIO
Elaborao, Aprovao, Execuo e Controle e Avaliao. Elaborao As UG enviam suas propostas parciais, consolidada no nvel de ministrio em proposta setorial. Estas propostas setoriais devem obedecer s diretrizes da LDO. Elas sero consolidadas na SOF/MPOG, que elabora o PLOA e envia ao
www.pontodosconcursos.com.br

115

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

PR. Este ltimo envia o PLOA ao CN por mensagem. Caso a proposta setorial de algum dos poderes ou Ministrio Pblico no seja encaminhada dentro do prazo Poder Executivo ir considerar a LOA vigente como proposta. Caso a proposta setorial de algum dos poderes ou Ministrio Pblico no seja encaminhada de acordo com a LDO Poder Executivo pode realizar ajustes necessrios. Caso o Executivo no envie no prazo o PLOA CN ir considerar como proposta a LOA vigente. Aprovao O PLOA apreciado pelas duas Casas do CN (regimento comum). CMO examina e emite parecer. Regimento comum apreciao e votao so conjuntas. As emendas parlamentares ao PLOA sero apresentadas na CMO que emitir parecer. Emendas so apreciadas na forma regimental apreciao conjunta e a votao separada. Restries emendas parlamentares: Compatveis com PPA e LDO; Indiquem recurso, admitido somente anulao de despesa, excludas: dotaes para pessoal e seus encargos; servio da dvida e transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou Sejam relacionadas com a correo de erros ou omisses ou com os dispositivos do texto do projeto de lei.

Alterao do PLOA pelo PR Mensagem ao CN enquanto no iniciada a votao na CMO da parte cuja alterao proposta. LOA no publicada no prazo LDO = duodcimo + despesas obrigatrias. Execuo Consignao de crditos aos rgos e entidades contemplados no
www.pontodosconcursos.com.br

116

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramento Execuo despesa e receita. Controle e Avaliao Fiscalizao dos rgos de controle e sociedade.

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Dotao Montante previsto na LOA. Distribuda pelo rgo Central (MPOG/SOF) s unidades setoriais de oramento. Proviso Descentralizao interna de crditos. Destaque Descentralizao externa de crditos. A liberao de crditos ocorre de uma s vez. A liberao de recursos financeiros, na medida da arrecadao da receita.

DESCENTRALIZAO FINANCEIRA
Caso ocorra insuficincia de arrecadao haver limitao de empenho e, conseqentemente, de despesas. Caso ocorra excesso de arrecadao, esta sobra poder ser usada como crditos adicionais. Cota Distribuda pelo rgo Central de Programao Financeira (STN) para OSPF. Repasse Descentralizao externa das disponibilidades financeiras ou com entidades da Administrao Indireta. Sub-repasse Descentralizao interna das disponibilidades financeiras.

CRDITOS ADICIONAIS
Autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei oramentria. No existe a distribuio de crditos ilimitados. Suplementares Reforo de dotao oramentria. Indicao de recurso e autorizao legislativa. Aberto por decreto.
www.pontodosconcursos.com.br

117

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Especiais Despesas para as quais no haja crdito oramentrio especfico. Indicao de recurso e autorizao legislativa. Aberto por decreto. Vigncia anual exceto se abertos nos ltimos quatro meses = reabertos no limite do seu saldo e incorporados ao prximo exerccio. Extraordinrios Despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. No necessitam de indicao de crditos ou de autorizao legislativa. Abertos por Medida Provisria na Unio ou Estados que possuam. Vigncia anual, exceto se abertos nos ltimos quatro meses = reabertos no limite do seu saldo e incorporados ao prximo exerccio. Fontes de Recurso = Supervit financeiro apurado no BP do exerccio anterior, excesso de arrecadao, anulao de dotaes ou crditos adicionais, operaes de crditos, recursos sem despesas e reserva de contingncias. SF = AF PF CAR + OCV. EA = RA RP CEA. Considerar tendncia do exerccio.

www.pontodosconcursos.com.br

118

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

D. QUESTES SEM OS COMENTRIOS


1. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRE AM 2010) O art. 165 da Constituio Federal de 1988 estabelece os trs instrumentos de planejamento e oramento das aes governamentais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). Sobre as disposies constitucionais e aquelas contidas na Lei Complementar no 101/2000 relativas a tais instrumentos, considere: I. O PPA estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para a totalidade das despesas correntes e de capital. II. A LDO conter Anexo de Metas Fiscais, cuja finalidade avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. III. A LOA da Unio apresentar as receitas tributrias lquidas dos valores transferidos para municpios e estados por determinao constitucional. IV. A LDO e a LOA podero conter autorizao para que os municpios contribuam para o custeio de despesas de competncia de outros entes da federao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II. (D) III e IV. (E) IV. 2. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Sobre o processo de planejamento e oramento e de execuo oramentria, considere: I. A Lei Oramentria Anual discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, com exceo daquelas referentes s transferncias intergovernamentais. II. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. III. A realizao de operaes de crditos que excedam o montante das
www.pontodosconcursos.com.br

119

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

despesas de capital vedada, ressalvadas as autorizadas mediante crditos especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. IV. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I, II e IV. (B) I e III. (C) II e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV. 3. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Considere os dados abaixo, extrados do Balano Patrimonial de 31/12/X1 da Prefeitura WZ: R$ (mil) Almoxarifado . . .............................................................................................. 1.000,00 Aplicaes Financeiras. . .............................................................................. 3.000,00 Ativo Real Lquido . . .................................................................................... 10.890,00 Bancos Conta Movimento . ......................................................................... 2.950,00 Bens Imveis. .................................................................................................. 5.000,00 Bens Mveis. . ................................................................................................. 3.650,00 Consignaes. . ................................................................................................ 910,00 Depsitos de Diversas Origens Cauo. . ................................................... 400,00 Dvida Ativa . . ................................................................................................ 4.900,00 Dvida Fundada Externa. .............................................................................. 2.310,00 Dvida Fundada Interna. . ............................................................................. 1.500,00 Restituies a Pagar . . ..................................................................................... 300,00 Restos a Pagar no Processados . .............................................................. 1.000,00 Restos a Pagar Processados. ........................................................................ 2.000,00 Servio da Dvida a Pagar. .......................................................................... 1.190,00 De acordo com a Lei no 4.320/64, o valor de supervit financeiro que poder ser utilizado como recurso de cobertura para a abertura de crditos suplementares e especiais em X2 , em milhares de reais, (A) 150,00 (B) 450,00 (
www.pontodosconcursos.com.br

120

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) 1.450,00 (E) 10.890,00 4. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao ao Plano Plurianual, lei de diretrizes oramentrias e lei oramentria anual, correto afirmar: (A) na lei oramentria anual, em determinados casos e desde que aprovado pelo Congresso nacional, h a possibilidade de concesso ou utilizao de crditos ilimitados. (B) as emendas propostas pelo Congresso ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. (C) o projeto de lei oramentria ser acompanhado de um Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. (D) o oramento da seguridade social ter, entre suas funes, a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. (E) a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital so expressamente proibidas, sendo que a Constituio Federal/1988 no prev qualquer exceo essa regra. 5. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao elaborao, discusso, votao e aprovao da proposta oramentria da Unio, analise as afirmaes abaixo. I. O projeto de lei oramentria ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro. II. Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira. III. O projeto de lei oramentria ser examinado pelo Congresso Nacional, para apreciao, em separado, da Cmara de Deputados e do Senado Federal. IV. O Congresso pode apresentar emendas ao projeto de lei oramentria que, caso aprovadas, devero constar da pea oramentria, cabendo ao Poder Executivo indicar os recursos para o seu financiamento.

www.pontodosconcursos.com.br

121

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 6. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Em relao aos crditos adicionais, correto afirmar: (A) a abertura de crditos especiais somente permitida para atender despesas imprevisveis e urgentes, tais como as decorrentes de calamidade pblica. (B) a iniciativa da criao dos crditos adicionais do Poder Legislativo e sua aprovao depende da chancela do Poder Executivo. (C) os crditos especiais e suplementares podem ser abertos sem indicao da fonte dos recursos correspondentes que os financiaro. (D) os crditos extraordinrios so aqueles que se destinam ao reforo de dotao oramentria especfica. (E) os crditos suplementares tm vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que foram abertos. 7. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Finanas e Oramento/ALESP 2010) A despesa decorrente da construo de uma grande obra pblica consistente em linha frrea expressa, com durao prevista para 5 anos, dever estar prevista (A) apenas na Lei Oramentria anual e caracterizada como despesa corrente, na espcie transferncia corrente. (B) apenas na Lei de Diretrizes Oramentrias e caracterizada como despesa de custeio, na espcie despesa de capital. (C) apenas no Plano Plurianual e caracterizada como despesa de capital, na espcie de inverso financeira. (D) na Lei de Diretrizes Oramentrias e caracterizada como despesa corrente, na espcie despesa de custeio.

www.pontodosconcursos.com.br

122

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) no Plano Plurianual e caracterizada como despesa de capital, na espcie investimento. 8. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Finanas e Oramento/ALESP 2010) Considere as assertivas abaixo. I. O Princpio da Universalidade do Oramento aquele segundo o qual a lei oramentria deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais. II. Ciclo Oramentrio o perodo compreendido entre o incio e o fim da execuo do oramento. III. A Lei Oramentria Anual (LOA) contm a discriminao da receita e da despesa pblica, de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. IV. O Oramento Programa tem como principais caractersticas a anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente; assim sendo, todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. 9. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Sobre os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias e ao oramento anual, a Constituio Federal disciplina que (A) no so admitidas emendas aos projetos de lei apresentados pelo Chefe do Executivo. (B) sero apreciados pelas Comisses de Constituio e Justia da Cmara e do Senado. (C) comisso mista permanente de Deputados e Senadores emitir parecer sobre os projetos de lei oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

123

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) comisso mista permanente de Deputados e Senadores votar os projetos de lei oramentria em sesso unicameral. (E) a iniciativa de tais projetos de lei exclusiva da comisso mista permanente de Deputados e Senadores. 10. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Em relao ao oramento pblico, correto afirmar que a Constituio Federal de 1988 (A) estabelece que o PPA, a LDO e a LOA, todos instrumentos de planejamento oramentrio, so leis de iniciativa conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo. (B) permite, de forma excepcional, a utilizao de crditos oramentrios ilimitados para a reserva de contingncia, que destinada a despesas imprevisveis e urgentes decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (C) prev que a abertura de crdito extraordinrio ou especial ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (D) determina que a LOA no conter dispositivo estranho previso de receita e fixao de despesa, incluindo-se nessa proibio a autorizao para a abertura de crditos suplementares. (E) dita que tanto o PPA como a LDO devem conter dispositivos que tratem do planejamento relacionado s despesas de capital. 11. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) correto afirmar que o ciclo oramentrio (A) comea com a aprovao da LOA. (B) termina com a aprovao da LOA. (C) composto por etapa de competncia do Poder Legislativo. (D) dura exatamente o perodo correspondente ao exerccio financeiro. (E) inicia-se com ato do Poder Legislativo. 12. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) As dotaes previstas na LOA so chamadas de crditos oramentrios. Entretanto, durante a execuo do oramento, podem surgir necessidades que no estavam previstas inicialmente. Nesse caso, o Poder Pblico pode utilizar os crditos adicionais, que so autorizaes de despesa no
www.pontodosconcursos.com.br

124

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Os crditos adicionais classificados como suplementares e especiais podem (A) ser abertos, desde que existam recursos disponveis para ocorrer a despesa, independentemente da sua urgncia e necessidade. (B) ser abertos sem a existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa, em razo da sua urgncia e necessidade. (C) ficar abertos sem a existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa por, no mximo, trinta dias. (D) ser autorizados por decreto, em razo da sua urgncia e necessidade. (E) ser abertos, desde que existam recursos disponveis para ocorrer a despesa, salvo no caso de guerra, independentemente da sua urgncia e necessidade. 13. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) Conforme a Constituio Federal, cabe lei complementar dispor sobre vigncia, prazos, elaborao e organizao do plano plurianual, lei de diretrizes oramentrias e lei oramentria anual. Sobre esta norma constitucional, correto afirmar que (A) a Lei de Responsabilidade Fiscal fixa os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias. (B) uma regra constitucional transitria dispe sobre os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias, diante da falta de lei complementar neste sentido. (C) a Lei no 4.320/64 dispe sobre os prazos para apresentao de propostas das leis oramentrias, j que foi recepcionada como lei complementar. (D) a prpria Constituio Federal fixa o prazo limite para apresentao de proposta nica das trs leis oramentrias, podendo a lei complementar disciplinar de forma diferente. (E) cada ente federado dever editar uma lei complementar estabelecendo os prazos para apresentao das propostas das leis oramentrias. 14. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) O Plano Plurianual (A) est previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

www.pontodosconcursos.com.br

125

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) s exigido para a Unio, devendo ser encaminhada a proposta at quatro meses antes do encerramento do ltimo exerccio financeiro do mandato presidencial. (C) compreende as metas e prioridades da administrao pblica, incluindo despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. (D) est inserido na Lei de Diretrizes Oramentrias. (E) tem vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. 15. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) O Anexo de Metas Fiscais, no qual so estabelecidas as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, integrar (A) a Lei de Diretrizes Oramentrias. (B) a Lei Oramentria Anual. (C) o Plano Plurianual. (D) o Balano Oramentrio. (E) o Balano Patrimonial. 16. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) A Lei n 4.320/64 disciplina os crditos adicionais. Sobre este assunto correto afirmar que (A) os crditos suplementares so destinados a despesas para as quais no haja dotao especfica. (B) os crditos suplementares e especiais sero autorizados exclusivamente por decreto executivo. (C) a abertura de crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis. (D) os crditos extraordinrios sero abertos apenas por lei. (E) os crditos adicionais so utilizados no exerccio financeiro em que forem abertos e, os suplementares, para os dois exerccios financeiros subseqentes. 17. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Com base nas disposies constitucionais sobre o processo de elaborao, discusso, votao e aprovao da proposta de Lei
www.pontodosconcursos.com.br

126

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Oramentria Anual, correto afirmar: (A) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito sobre as receitas e despesas decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. (B) A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra, ou de um rgo para outro, poder ser realizada sem prvia autorizao legislativa, desde que seja definida como prioridade pela Lei de Diretrizes Oramentrias. (C) As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de supervit financeiro. (D) Os recursos que, em decorrncia de veto ou emenda, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, para a abertura de crditos extraordinrios com prvia autorizao legislativa. (E) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos especiais e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. 18. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas (A) correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (B) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao predeterminada. (C) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (D) correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programasmeio do governo. (E) de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos projetos de investimentos.
www.pontodosconcursos.com.br

127

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

19. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Se uma entidade pblica, para a elaborao do oramento, baseia-se na preparao de pacotes de deciso e, conseqentemente, na escolha do nvel de objetivo por meio da definio de prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderao de custos e benefcios, ela adota o oramento: (A) em perspectiva. (B) tradicional. (C) de desempenho. (D) incremental. (E) base zero. 20. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Uma das caractersticas do oramento-programa a utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados. Para isso, feita uma diferenciao entre os produtos finais dos programas e os produtos intermedirios necessrios para alcanar os seus objetivos. produto final de um programa da rea de sade: (A) o percentual da populao atendida pelo programa de vacinao. (B) o nmero de postos de sade construdos. (C) o nmero de medicamentos distribudos. (D) o total de consultas mdicas realizadas. (E) a reduo da mortalidade infantil. 21. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) De acordo com o Decreto no 2.829/98, cada programa do governo federal dever conter (A) o valor unitrio e o indicador que quantifique a situao que o programa tenha por fim modificar. (B) as metas correspondentes aos bens e servios necessrios para atingir o objetivo e o servidor responsvel. (C) o prazo de concluso e a regionalizao das metas por estados. (D) a fonte de financiamento e a regionalizao das metas por municpios. (E) o valor global e prazo o para incio da execuo do programa. 22. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A
www.pontodosconcursos.com.br

128

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

funo pela qual o governo divide os recursos para utilizao no setor pblico e privado, oferecendo bens pblicos, semipblicos ou meritrios aos cidados, denominada (A) participativa. (B) distributiva. (C) estabilizadora. (D) de imprio. (E) alocativa. 23. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A LOA Lei Oramentria Anual compreende os oramentos (A) de metas e riscos fiscais, de investimentos das empresas e da seguridade social. (B) fiscal, de metas fiscais e de riscos fiscais. (C) de riscos fiscais, de investimento sociais e de investimentos das empresas. (D) fiscal, de investimento das empresas e da seguridade social. (E) fiscal, de investimentos sociais e da seguridade social. 24. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) I. estabelece os parmetros necessrios alocao dos recursos no oramento anual, de forma a garantir a realizao das metas e objetivos contemplados no PPA Plano Plurianual. II. norteia apenas a elaborao do oramento fiscal e do oramento de investimento das empresas. III. compreende as metas e prioridades da administrao pblica e dispe sobre as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos do oramento. IV. tem como parte integrante as metas fiscais que estabelecem as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativos a receitas e despesas para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. V. contm o anexo de riscos fiscais, que avalia os ativos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas.
www.pontodosconcursos.com.br

129

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

correto o que consta APENAS em (A) II e V. (B) I, III e IV. (C) I, II e III. (D) IV e V. (E) III, IV e V. 25. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 9 Regio 2010) Tratando-se da Lei no 4.320/1964, os crditos adicionais destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica so denominados (A) especiais. (B) suplementares. (C) extraordinrios. (D) contingenciais. (E) restritos. 26. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) O Anexo de Riscos Fiscais, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, integrar o projeto de Lei (A) do Plano Plurianual. (B) Oramentria Anual. (C) de Diretrizes Oramentrias. (D) de Diretrizes Fiscais. (E) de Diretrizes Plurianuais. 27. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) A lei oramentria no consignar dotao para investimento, que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no art. 167 1 da Constituio, cuja durao seja superior a (A) 1 ano. (B) 2 anos. (C) 3 anos. (D) 4 anos. (E) 6 meses. 28. (FCC/Analista Judicirio administrativa/TRE AL 2010) A descentralizao externa de crditos oramentrios realizada em nvel de rgo setorial entre unidades gestoras de rgos/Ministrios denomina-se:
www.pontodosconcursos.com.br

130

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) Proviso. (B) Destaque. (C) Dotao. (D) Repasse. (E) Sub-repasse. 29. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRF 4 Regio 2010) Sobre os crditos adicionais, correto afirmar: (A) Nenhum dos tipos de crditos adicionais prescinde da autorizao do Poder Legislativo para sua abertura. (B) O oramento poder conter autorizao para abertura de crditos suplementares. (C) Crditos especiais so aqueles destinados a reforo de dotao oramentria j existente. (D) Os crditos suplementares destinam-se a atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. (E) Os crditos adicionais no utilizados em um exerccio no podero ser reabertos para o exerccio seguinte, salvo se expressamente autorizados por Decreto do Poder Executivo. 30. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRF 4 Regio 2010) A Lei Oramentria Anual conter (A) o anexo de Metas Fiscais. (B) os critrios e a forma de limitao de empenho para os casos em que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal. (C) as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. (D) a reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. (E) o anexo de Riscos Fiscais.
www.pontodosconcursos.com.br

131

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

31. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 8 Regio 2010) O projeto de lei oramentria anual apresentado pelo Executivo que sofrer veto, emenda ou rejeio, tem como conseqncia recursos sem despesas correspondentes. Tais recursos podero ser utilizados (A) mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. (B) para despesas emergenciais ou imprevisveis, com prvia e especfica autorizao legislativa. (C) mediante crditos especiais disponibilidades financeiras. ou suplementares, desde que haja

(D) para despesas emergenciais ou imprevisveis, independentemente de autorizao legislativa. (E) mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao do respectivo Tribunal de Contas. 32. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 8 Regio 2010) A Lei Oramentria Anual sendo um instrumento de planejamento da previso de arrecadao das receitas e autorizao dos gastos pblicos, poder conter autorizao ao Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro (A) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas inscritas em restos a pagar. (B) alienao de bens, para atender a insuficincias de caixa. (C) operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. (D) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas extra-oramentrias. (E) operaes de crdito por antecipao da receita, para pagamento de despesas emergenciais. 33. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) O mecanismo utilizado para reforar dotao oramentria que se tornou insuficiente durante o exerccio denomina-se crdito
www.pontodosconcursos.com.br

132

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) complementar. (B) especial. (C) extraordinrio. (D) suplementar. (E) ordinrio. 34. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) O oramento cuja tcnica de elaborao exige que cada unidade oramentria deve justificar, a cada ano, as atividades que desenvolve, sem levar em conta o volume dos recursos recebidos em exerccios anteriores, denominado Oramento (A) Programa Ortodoxo. (B) Tradicional. (C) Base Zero. (D) de Desempenho. (E) Funcional Programtico. 35. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Em relao ao processo oramentrio, correto afirmar: (A) O projeto do plano plurianual dever ter vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. (B) vedada a utilizao de recursos do oramento fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes ou fundos, independentemente de autorizao legislativa. (C) Nenhum rgo do Poder Judicirio tem assegurada autonomia administrativa e financeira para elaborar suas prprias propostas oramentrias. (D) O projeto da Lei das Diretrizes Oramentrias ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro ao Poder Legislativo, para respectiva aprovao. (E) Os projetos do plano plurianual, da Lei das Diretrizes Oramentrias e da Lei Oramentria Anual no podero sofrer emendas no Congresso Nacional, devendo ser aprovados ou rejeitados in totum. 36. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) No mbito da Unio, de acordo com a Constituio Federal de 1988 e a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Oramentria Anual
www.pontodosconcursos.com.br

133

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) deve compreender apenas o oramento fiscal, em respeito ao princpio da exclusividade. (B) no poder conter dispositivo estranho previso das receitas e fixao das despesas, no havendo qualquer tipo de ressalva a essa proibio. (C) poder consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual, desde que devidamente justificada a necessidade pelo Poder Executivo. (D) deve ter por objetivo reduzir as desigualdades inter-regionais, de acordo com o critrio populacional, atravs da utilizao do oramento fiscal e do oramento da seguridade social. (E) deve compreender somente o oramento fiscal e o oramento da seguridade social, uma vez que as empresas estatais, por serem pessoas jurdicas de direito privado, tm oramento prprio. 37. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio descentralizao de crditos denominada destaque a 2010) A

(A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estruturas diferentes, respeitada a classificao funcional. (C) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 38. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Sub-repasse a (A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (B) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para
www.pontodosconcursos.com.br

134

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

entidades da administrao indireta e entre estas e ainda de um ministrio para o outro. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo ministrio, rgo ou entidade. 39. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) Os crditos adicionais especiais (A) podem constar da Lei Oramentria Anual sob a forma de reserva de contingncias. (B) destinam-se exclusivamente ao pagamento da dvida pblica interna. (C) independem de fonte de recursos disponveis para seu financiamento. (D) so destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. (E) so constitudos para atender despesas imprevisveis e urgentes. 40. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Considere as afirmaes a seguir, relativas ao processo de planejamento e oramento previsto na Constituio de 1988 e regulamentado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000): I. O Plano Plurianual de Investimentos dever estabelecer as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital de forma centralizada. II. A Lei Oramentria Anual dispor sobre as alteraes na legislao tributria a viger durante o exerccio a que se referir. III. A Lei das Diretrizes Oramentrias tem, entre suas atribuies, a de estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

www.pontodosconcursos.com.br

135

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

IV. O Plano Plurianual tem a vigncia de quatro anos, iniciando-se no segundo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo e terminando no primeiro ano do mandato de seu sucessor. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 41. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Constar da Lei Oramentria Anual o (A) Anexo de Riscos Fiscais. (B) Relatrio da Gesto Fiscal. (C) Oramento da Seguridade Social. (D) Oramento Monetrio do Banco Central. (E) Anexo de Metas Fiscais. 42. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) A principal caracterstica do Oramento de Base Zero (A) conter a classificao funcional das despesas, para avaliao de quais reas de ao governamental esto sendo priorizadas. (B) conter a justificativa para a totalidade dos gastos de cada unidade oramentria, independentemente do gasto realizado no exerccio anterior. (C) estabelecer a completa separao das despesas correntes das despesas de capital, com nfase nessas ltimas em detrimento das primeiras. (D) conter critrio de alocao de recursos que consiste em estabelecer um quantitativo financeiro fixo com base nas despesas realizadas no exerccio anterior. (E) estar completamente dissociado do projeto de planejamento constante do Plano Plurianual, j que este pode ser mudado de um exerccio para outro de acordo com a proposta oramentria. 43. (FCC/Auditor/TCE RO 2010) Em relao ao ciclo oramentrio, correto afirmar: (A) O Congresso Nacional poder apresentar emendas ao projeto de lei
www.pontodosconcursos.com.br

136

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentria, desde que estas sejam compatveis com os objetivos e metas do processo de planejamento e indiquem os recursos necessrios a seu financiamento. (B) Os Poderes Legislativo e Judicirio, bem como o Ministrio Pblico, no tm autonomia para apresentar suas propostas oramentrias, devendo submeterse alocao de recursos proposta pelo Poder Executivo. (C) A apreciao e a votao do projeto de lei oramentria anual da Unio devero ser efetuadas separadamente pelas duas Casas do Congresso Nacional, sendo mandatrio que a aprovao seja feita por maioria absoluta dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (D) A consolidao do projeto de lei oramentria dever ser efetuada por uma Comisso Mista de Senadores e Deputados, que analisar sua compatibilidade com o Plano Plurianual de Investimentos e a Lei das Diretrizes Oramentrias. (E) A descentralizao financeira de execuo por meio de cotas, repasses ou sub-repasses vedada s unidades setoriais oramentrias de cada rgo com dotao oramentria. 44. (FCC/AFF/TCE SP 2010) Admitir-se-o emendas ao projeto de Lei de Oramento que visem (A) alterar a dotao solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto, a inexatido da proposta. (B) aperfeioar a redao constante do projeto. (C) conceder dotao para o incio de obra cujo projeto no esteja aprovado pelos rgos competentes. (D) conceder dotao para instalao ou funcionamento de servio que no esteja anteriormente criado. (E) conceder dotao superior aos quantitativos previamente fixados em resoluo do Poder Legislativo para concesso de auxlios e subvenes. 45. (FCC/EAOFP/PMSP 2010) Nos termos da Constituio Federal de 1988, o instrumento de planejamento que deve estabelecer as diretrizes relativas aos programas de durao continuada (A) a LDO Lei de Diretrizes Oramentrias.
www.pontodosconcursos.com.br

137

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) o Anexo de Metas Fiscais. (C) a LOA Lei Oramentria Anual. (D) o Anexo de Riscos Fiscais. (E) o PPA Plano Plurianual. 46. (FCC/EAOFP/PMSP 2010) A Prefeitura Municipal de Escaravelho contratou um especialista na elaborao de oramentos pblicos. O contratado, indagado sobre a possibilidade legal de um projeto de Lei Oramentria Anual sofrer emenda, informou corretamente que possvel realizar a emenda desde que (A) no vincule a redao da futura LOA da LDO nem do PPA. (B) as alteraes propostas se limitem a 10% dos valores inicialmente previstos. (C) os recursos necessrios no sejam provenientes de anulao de despesa. (D) seja relacionada com correo de erros ou omisses ou com dispositivos do prprio texto de lei. (E) as alteraes propostas se limitem a matria ainda no contemplada no texto original. 47. (FCC/Contador/DNOCS 2010) Analise as afirmaes abaixo, relativas ao ciclo oramentrio no Brasil. I. O Plano Plurianual tem sua vigncia iniciada no primeiro dia do segundo ano de mandato do Chefe do Poder Executivo e terminada no ltimo dia do primeiro ano do mandato seguinte. II. A Lei das Diretrizes Oramentrias estabelecer a poltica de aplicao de recursos das agncias financeiras oficiais de fomento. III. O projeto de Lei Oramentria Anual deve ser apreciado pelas duas casas do Congresso Nacional em sesses separadas. IV. Nenhum projeto de investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no Plano Plurianual ou sem lei que autorize a incluso. correto o que consta APENAS em (A) I. (B) I e II.
www.pontodosconcursos.com.br

138

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) I, II e IV. (D) II e III. (E) III e IV. 48. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) NO parte integrante do oramento anual (A) a reserva de contingncia. (B) o anexo de riscos fiscais. (C) o oramento de investimento. (D) o oramento da seguridade social. (E) o oramento fiscal. 49. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) NO pode ser considerado como recurso financeiro disponvel, em tese, para abertura de crdito suplementar e especial: (A) a receita proveniente de emprstimo compulsrio mediante emisso de ttulos da dvida pblica especialmente para este fim. (B) o supervit financeiro apurado em balano financeiro do exerccio anterior. (C) o recurso proveniente de excesso de arrecadao. (D) o recurso resultante de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias. (E) o produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las. 50. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Sobre o calendrio para elaborao das leis oramentrias, correto afirmar que (A) a Lei Complementar no 101/2000 dispe que o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. (B) a Constituio Federal dispe que compete lei ordinria disciplinar o calendrio para elaborao das leis oramentrias, sendo esta a Lei n 4.320/64 recepcionada pela Constituio de 1988. (C) o projeto de lei oramentria anual ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o
www.pontodosconcursos.com.br

139

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

encerramento da sesso legislativa, conforme disposto no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. (D) a sesso legislativa no ser encerrada enquanto no votado o projeto de lei oramentria anual, segundo a Constituio Federal. (E) o plano plurianual tem seu prazo disciplinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com vigncia at o final do ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo, sendo encaminhado o projeto at seis meses antes do encerramento do ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo anterior. 51. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Os crditos adicionais, nas modalidades especial e extraordinrio, podero ter vigncia no exerccio financeiro seguinte ao de sua abertura na hiptese do ato de autorizao ter sido promulgado (A) no ltimo exerccio financeiro do mandato do Chefe do Executivo. (B) nos ltimos quatro meses do exerccio em que foi autorizado. (C) a partir de agosto do exerccio em que foi autorizado. (D) apenas a partir de dezembro do exerccio em que foi autorizado. (E) a qualquer poca do exerccio em que foram abertos, quando no forem totalmente empregados. 52. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A Constituio Federal veda a (A) abertura de crdito extraordinrio sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. (B) vinculao de receita de impostos para os servios pblicos de sade e para manuteno e desenvolvimento do ensino. (C) realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. (D) instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao do Presidente da Repblica.

www.pontodosconcursos.com.br

140

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao do chefe do Poder Executivo. 53. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A Lei n 4.320/64 dispe que (A) o crdito adicional destinado a despesa para a qual no haja dotao oramentria especfica chama-se crdito suplementar. (B) os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. (C) o crdito extraordinrio destinado a despesas urgentes e imprevistas, assim classificadas pelo chefe do Poder Executivo. (D) os crditos suplementares e especiais sero autorizados pelo Tribunal de Contas e abertos por decreto executivo. (E) o crdito especial aquele destinado a reforo de dotao oramentria. 54. (FCC/TCE/TCM PA 2010) A Constituio Federal, ao dispor sobre finanas pblicas, determina que as matrias de finanas pblicas, exerccio financeiro, dvida pblica e fiscalizao financeira so veiculadas por (A) decreto legislativo. (B) emenda constitucional. (C) lei complementar. (D) lei delegada. (E) lei ordinria. 55. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Sobre oramento, correto afirmar que (A) o demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia objeto do plano plurianual. (B) as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente so objeto do plano plurianual. (C) a orientao da elaborao da lei oramentria anual objeto da lei de diretrizes oramentrias. (D) as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas relativas aos programas de durao continuada so previstas na lei
www.pontodosconcursos.com.br

141

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

de diretrizes oramentrias. (E) o objeto do plano plurianual vem definido na Lei Complementar no 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal. 56. (FCC/TCE/TCM PA 2010) De acordo com a Constituio Federal de 1988, no processo de estudo e aprovao da Lei Oramentria pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabiliz-las. Uma das fontes de recursos (A) o supervit corrente do exerccio de apresentao da proposta oramentria. (B) a anulao de despesas com material de consumo do projeto de lei oramentria. (C) o excesso de arrecadao do exerccio da apresentao da proposta oramentria. (D) a anulao de despesa com pessoal e encargos sociais do projeto de lei oramentria. (E) o supervit financeiro do exerccio anterior proposta oramentria. 57. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Em relao Lei Oramentria Anual (LOA) de um governo estadual correto afirmar que (A) as funes educao, sade e assistncia social integraro o oramento da seguridade social. (B) todas as receitas e despesas das empresas de economia mista sero compreendidas pela LOA. (C) a autorizao para abertura de crditos adicionais especiais poder ser includa na LOA. (D) as operaes de crdito por antecipao da receita oramentria integraro a receita prevista na LOA. (E) os oramentos das autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico sero abrangidos pela LOA. 58. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Em relao
www.pontodosconcursos.com.br

142

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

ao processo oramentrio, correto afirmar: (A) A lei do oramento poder consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente despesas de pessoal, material ou servios de terceiros. (B) A lei do oramento poder ser aprovada posteriormente ao incio do exerccio financeiro a que se refere. (C) A Lei das Diretrizes Oramentrias dever conter um Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica. (D) As emendas ao projeto de Lei das Diretrizes Oramentrias podem ser aprovadas, mesmo que incompatveis com o Plano Plurianual, se obtiverem pelo menos dois teros dos votos do Congresso Nacional. (E) O projeto de lei oramentria anual dever ser aprovado inicialmente pela Cmara dos Deputados e depois pelo Senado, em sesses separadas. 59. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Em relao lei oramentria anual, no mbito da Unio, correto afirmar que o oramento (A) fiscal no abrange as despesas das fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. (B) da seguridade social deve respeitar as metas e prioridades estabelecidas na Lei das Diretrizes Oramentrias. (C) de investimentos elaborado para todas as empresas em que a Unio participa como acionista. (D) da seguridade social ser elaborado apenas pelos rgos responsveis pela previdncia social. (E) de investimentos no contemplado na lei oramentria anual, sendo objeto de lei especfica sobre a matria. 60. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio descentralizao de crditos denominada proviso a 2010) A

(A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira.
www.pontodosconcursos.com.br

143

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (C) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 61. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Repasse a: (A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta e entre estas e, ainda, de um ministrio para o outro. (B) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. 62. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Os crditos adicionais suplementares: (A) independem de autorizao legislativa para sua constituio. (B) podem constar da Lei Oramentria Anual sob a forma de reserva de contingncias. (C) independem de fonte de recursos disponveis para seu financiamento. (D) so destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica.
www.pontodosconcursos.com.br

144

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) so constitudos para atender despesas imprevisveis e urgentes. 63. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) O oramento-programa se diferencia do oramento tradicional (A) pela alocao de recursos visar consecuo de objetivos e metas. (B) pela nfase na legalidade no cumprimento do oramento. (C) por estar dissociado dos processos de planejamento e programao das aes pblicas. (D) pela inexistncia de sistemas de acompanhamento e medio do trabalho. (E) por adotar como principais critrios administrativas e elementos de despesa. de classificao: unidades

64. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) No ciclo oramentrio, uma das atividades realizadas durante o processo de elaborao do oramento (A) a proposio pelo poder legislativo de emendas ao projeto de lei do oramento. (B) a aprovao de um quadro de cotas trimestrais de despesa que cada unidade fica autorizada a utilizar. (C) a apresentao das premissas, metodologia e memrias de clculos de previses de receita pelo poder executivo. (D) o estabelecimento da programao financeira e do cronograma de execuo mensal de desembolso. (E) a publicao resumida do relatrio de execuo oramentria. 65. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Sobre as disposies constitucionais e legais referentes Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), considere: I. A LDO dispor sobre normas relativas ao controle de custos dos programas financiados com recursos dos oramentos.

www.pontodosconcursos.com.br

145

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

II. A LDO dispor sobre as orientaes para elaborao da Lei do Plano Plurianual, assim como sobre as alteraes na legislao tributria. III. A LDO compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. IV. As emendas ao projeto de Lei do Oramento Anual somente podem ser aprovadas caso sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV. 66. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) O prefeito do municpio de Queluz pretende realizar a construo de um hospital nos dois prximos exerccios financeiros, mas verificou que o investimento no est includo no Plano Plurianual (PPA). Neste caso, o prefeito poder iniciar a obra (A) desde que exista uma lei que autorize a incluso da despesa no P P A, sob pena de crime de responsabilidade. (B) desde que seja uma prioridade definida na Lei de Diretrizes Oramentrias dos dois prximos exerccios, mesmo no havendo alterao no PPA. (C) desde que a despesa seja fixada na Lei Oramentria Anual dos dois prximos exerccios, no necessitando alterar o PPA. (D) pois trata-se de uma despesa decorrente de despesa de capital, no precisando estar includa no PPA. (E) haja vista tratar-se de um programa de durao continuada, no precisando estar includa no PPA. 67. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Considere os dados extrados dos relatrios de execuo oramentria de uma prefeitura: Arrecadao do 1 Perodo de X1 (janeiro/julho). ....................... R$ 300.000,00 A
www.pontodosconcursos.com.br

146

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Arrecadao do 1 Perodo de X2 (janeiro/julho). ....................... R$ 330.000,00 Receita prevista para X2. ................................................................. R$ 755.000,00 Abertura de crditos extraordinrios em maio/X2. . ....................... R$ 10.000,00 O valor de excesso de arrecadao que poderia ser usado para dar cobertura abertura de crditos especiais era, em reais, (A) 5.000,00 (B) 15.000,00 (C) 30.000,00 (D) 45.000,00 (E) 55.000,00 68. (FCC/ACE Contabilidade/TCE GO 2009) Os crditos suplementares abertos no ms de julho de determinado exerccio podero vigorar (A) at o final do exerccio seguinte desde que reabertos pelo seu saldo. (B) at o ms de julho do exerccio seguinte. (C) durante o prazo estipulado pela lei que autorizou sua abertura. (D) durante a vigncia do plano plurianual. (E) at o final do exerccio em que foram abertos. 69. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) A elaborao do Plano Plurianual, previsto pela Constituio Federal de 1988, de competncia do Poder Executivo. correto afirmar que a Lei que o instituir estabelecer de forma (A) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e despesas correntes e para as relativas aos programas de durao continuada. (B) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de custeio e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (C) regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. (D) centralizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e despesas correntes e para as relativas aos programas definidos como emergenciais pelo Poder Executivo. (E) centralizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica
www.pontodosconcursos.com.br

147

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

federal para as despesas com pessoal at o limite fiscal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e para as relativas aos programas definidos como emergenciais pelo Poder Executivo. 70. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) De acordo com a Lei Complementar 101/2000, o Anexo de Metas Fiscais que integrar a Lei de Diretrizes Oramentrias dever dispor sobre o estabelecimento de metas (A) plurianuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os demais constantes do Plano Plurianual. (B) plurianuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. (C) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os demais constantes do Plano Plurianual. (D) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. (E) anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

www.pontodosconcursos.com.br

148

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

E. GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 E D A B A E E B C E C A B E 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 A C A C E E C E D B A C A B 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 B D A C D C A D B E D E C B 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 A B E D C B A C B C B C C B 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 E C B E A B A C D A A E C E

Quanto mais suamos na paz, menos sangramos na guerra! At a prxima turma! Tamu junto! Abs! Igor.

www.pontodosconcursos.com.br

149

Anda mungkin juga menyukai