Anda di halaman 1dari 5

A Revoluo Verde insustentvel

Compartilhe:

Por Carlos Gabaglia Penna*

Desde o final da 2 Guerra Mundial, o incremento da produo de alimentos do planeta superou o extraordinrio aumento da prpria populao humana. De fato, entre 1961 e 2005, por exemplo, a populao global cresceu 111%. No entanto, no mesmo perodo, a produo de cereais (gros) a base da alimentao global subiu 154%, a produo total de carne 280%, a de peixes, crustceos e moluscos capturados nos mares e criados em cativeiro 227% (FAO). Todo essa elevao espantosa da oferta de comida deve-se Revoluo Verde, que tem como fundamento o uso de sementes de alto rendimento, fertilizantes, pesticidas, irrigao e mecanizao. A verdade que a fome renitente que assola o planeta funo da falta de recursos para comprar comida, ou seja, da enorme injustia social vigente, no da falta de alimentos (no perodo 1969-1971 a populao global subnutrida representava 29% do total. Em 2005, esse percentual havia cado para 14%, segundo a FAO). Em que pese todos esses ndices animadores, diversos fatos comprovam que a Revoluo Verde insustentvel em longo prazo. Eroso e compactao do solo, poluio do ar e do solo, reduo dos recursos hdricos (a agricultura responsvel por 70% do consumo humano de gua), perda de matria orgnica do solo, inundao e salinizao de terras irrigadas, explorao excessiva dos recursos pesqueiros e poluio dos mares tm contribudo para a desacelerao da taxa de crescimento da produo alimentar.

verdade que se pode ainda melhorar bastante a produtividade agrcola dos pases em desenvolvimento a soluo mais promissora e, em pases como o Brasil, ampliar as fronteiras agrcolas (o que provoca inevitavelmente a destruio dos ecossistemas invadidos). Mas, mesmo os observadores mais otimistas reconhecem que o aumento da produo de alimentos est gradualmente se reduzindo, tendendo assim a ficar abaixo do aumento populacional. Nos ltimos 20 anos, aproximadamente, o ndice de crescimento da produo anual de gros ora maior, ora bem menor do que o do crescimento populacional. Entre 1985 e 2005, a produo de cereais cresceu 22,5%, enquanto que a expanso demogrfica foi de 34,2%. Outros alimentos vegetais, como sementes, razes e tubrculos, conheceram igualmente aumento inferior ao da populao. Nesse intervalo de tempo (1985-2005), a nica taxa de aumento de produo alimentar que superou a taxa demogrfica foi a de carne (de todos os tipos). Contudo, a pecuria totalmente dependente da produo agrcola, notadamente a de gros. Inevitavelmente a oferta de carne cair quando a produo de cereais sofrer retrao.

A produtividade agrcola, que progrediu muitssimo nas ltimas dcadas, no continuar a crescer indefinidamente. Entre outras razes, obviamente limitada a quantidade de fertilizantes que as atuais variedades agrcolas podem assimilar. Estes e a disponibilidade de gua para irrigao so as duas principais causas da exploso alimentar no ps-guerra. A gua tambm obviamente limitada. A irrigao est causando, no mundo inteiro, o rebaixamento, ou mesmo a secagem, de rios e aquferos. Em diversos lugares, comunidades disputam, crescentemente, a gua com fazendeiros.

As duas causas citadas no so as nicas. As melhores terras do planeta j foram ou esto sendo exploradas. A ampliao de terras destinadas ao plantio encontra, cada vez mais, obstculos, desde cidades, barragens, estradas e unidades de conservao at a oposio de comunidades que rejeitam os danos decorrentes de grandes reas de monocultura. Sem falar nos custos crescentes dessas terras. Outra dificuldade para a contnua expanso a aplicao crescente de pesticidas. No Brasil, o uso de pesticidas subiu de 0,3 kg por hectare (ha), em 1991, para 1,2 kg/ha dez anos depois, um aumento de quatro vezes. Na Argentina, em apenas cinco anos (1993-1998), a aplicao desses produtos qumicos partiu de 0,9 kg/ha para 1,9 kg/ha (nos Estados Unidos, em 1997, usava-se 2,3 kg/ha). Apesar da utilizao crescente de agrotxicos, o mundo vem conhecendo um aumento tambm expressivo de pragas agrcolas. No incio do sculo XX, as pragas resistentes no chegavam a cinco, mas a partir dos anos 1950, elas conheceram um aumento acelerado, coincidindo com o uso generalizado desses defensivos. Em 1980, mais de 400 artrpodes (principalmente insetos) j tinham desenvolvido resistncias maioria dos produtos qumicos, somados a mais de uma centena de organismos patognicos de plantas. Alm disso, um certo nmero de espcies de ervas daninhas tornou-se resistentes aos herbicidas.

Embora o uso de pesticidas tenha aumentado exponencialmente, mais de 30 vezes entre 1950 e o final dos anos 1980, um nmero crescente de ervas daninhas, insetos e doenas desenvolveram resistncia a esses produtos. Em 1950, o total de pragas agrcolas era inferior a 100 e atualmente superior a 700. Os impactos de pesticidas j so bastante conhecidos. Eles liberam poluentes orgnicos persistentes (POPs), substncias extremamente txicas que se espalham pelo meio ambiente e se acumulam nos tecidos orgnicos de peixes,

aves e mamferos, com srios danos ao meio ambiente e sade humana (as primeiras vtimas so os que aplicam os pesticidas, principalmente nos pases em desenvolvimento). Os POPs so destruidores endcrinos, prejudicando o sistema hormonal de seres humanos e de outros animais. Provocam tambm cnceres e danos ao sistema nervoso (neurotoxinas). Os fertilizantes promoveram um acrscimo fantstico produtividade agrcola. A colheita de milho nos EUA, por exemplo, tem atualmente uma produtividade cerca de quatro vezes maior do que a dos anos 1930. Entre 1961 e 2005, a quantidade de cereais colhida por hectare aumentou 141% (mdia mundial). No entanto, os fertilizantes qumicos no absorvidos pelas plantas contaminam a gua potvel, provocam danos aos pesqueiros litorneos devido s mars vermelhas de algas, eutrofizam lagos e contribuem para a formao do poluente oznio troposfrico, com efeitos nocivos agricultura e s florestas.

A par dessas consequncias, os fertilizantes so os maiores produtores de xido nitroso (N2O), um dos cinco gases do efeito estufa que mais contribuem para o aquecimento global. Torna-se cada vez mais evidente que a Revoluo Verde insustentvel. Ela polui o ambiente natural, com consequncias graves sade humana e ambiental, degrada ecossistemas nativos, tende a esgotar os recursos hdricos e, do ponto de vista energtico, apresenta um saldo negativo. Devido ao uso intenso de combustveis fsseis em todas as etapas do seu processo, a agricultura em escala industrial utiliza, atualmente, de sete a dez calorias dessas fontes de energia para fornecer uma caloria de alimento. Ser inevitvel rever mais dia, menos dia esse sistema de produo. O crescimento vertiginoso da agricultura orgnica aponta um dos caminhos. Alimentar a populao humana de forma equilibrada no necessita de aumento contnuo da produo (uma impossibilidade fsica), mas sim de melhor distribuio global de riquezas e de um freio expanso no consumo de carne em geral. Mundialmente, cerca de 40% dos gros colhidos alimentam

diretamente a pecuria (quase 80% da soja), o que significa uma grande perda de energia alimentcia. *Professor de Engenharia Ambiental da PUC-Rio, ps-graduado em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de Tufts (EUA) e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental da Universidade de Braunschweig (Alemanha) e da PUC-Rio. (Fonte: http://www.oeco.com.br)

Anda mungkin juga menyukai