Anda di halaman 1dari 11

SEQUNCIA DIDTICA

TTULO: O adultrio na perspectiva da esttica realista AUTOR: Leila Aparecida Keller ESCOLA DE ATUAO: Colgio Estadual Abraham Lincoln MUNICPIO: Kalor REA DE CONHECIMENTO: Lngua Portuguesa PRODUO DIDTICO-PEDAGGICA: Sequncia Didtica PBLICO-ALVO: 2 srie A do Ensino Mdio do perodo matutino 1. INTRODUO: A obra literria produo humana que sofre transformaes ao longo do tempo, que permite dilogo com o leitor para a construo de sentidos; tendo, assim, um importante papel na formao de leitores crticos. Dessa forma, esta sequncia didtica tem como proposta a leitura de uma verso adaptada por Ana Carolina Vieira Rodrigues do romance Madame Bovary de Gustave Flaubert, confrotando-o com um trecho de outro romance realista, O primo Baslio de Ea de Queirs, a fim de analisar a temtica adultrio dentro das duas narrativas. Alm disso, para trazer o leitor para o tempo presente ser utilizado so tambm uma sinopse para do romance o contemporneo Apego da escritora Isabel Fonseca que trata do mesmo tema. Nessa perspectiva, propostos momentos levantar conhecimento dos alunos, para leituras individuais e em grupos dos textos, para discusses e reflexes sobre as leituras, para a ampliao de conhecimentos e para a defesa de pontos de vista atravs de um jri-simulado como sntese integradora.

2. OBJETIVOS: Desenvolver o gosto pela leitura literria; levando os participantes a reconhecerem o prazer de ler, o prazer de se descobrirem na leitura e pela leitura;

Contribuir para que os alunos percebam o papel do texto literrio na ampliao da nossa viso de mundo. Conhecer a estrutura de um romance completo, mesmo que este seja uma adaptao do original; Analisar a sequncia narrativa presente na obra lida; Refletir e discutir sobre a temtica e as caractersticas da obra lida, relacionando-as com o momento presente; Posicionar-se criticamente diante do texto lido.

3. CONTEDOS ESPECFICOS: Elementos composicionais do gnero romance realista; Caractersticas da esttica realista analisadas na obra lida; Temtica da obra lida; Contextualizao da obra literria; Aspectos da sequncia narrativa.

4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: 1 momento: Apresentao da proposta e levantamento do conhecimento prvio dos alunos Para introduzir o assunto ser exibido um trailer do filme Madame Bovary com durao de pouco mais de um minuto, no qual aparece a personagem Ema Bovary e uma tempestade de palavras ligadas temtica da obra. A partir desse trailer, ser promovido um bate-papo na sala a fim de avaliar o conhecimento dos alunos sobre o romance Madame Bovary. O qual ser orientado por questes, como: Esse trailer de qual filme? Vocs j assistiram a este filme ou j ouviram este ttulo? Ser que este filme foi baseado em alguma obra literria? Ser que Madame Bovary um romance? Pelo trailer, possvel saber o assunto do filme/romance?

Para indagar sobre o tema da obra, os alunos observaro uma imagem tirada do site www.frasesespiritas.blogspot.com, a qual sugere adultrio de uma forma bem humorada. 2 momento: Apresentao do gnero romance realista e do tema adultrio Depois de ouvir os alunos e agu-los sobre a temtica do romance Madame Bovary, este momento o de leitura dos quatro primeiros captulos da obra, nos quais os estudantes j podero perceber o incio do romance entre Emma e Leon, ou seja, o tema adultrio j ser revelado. 3 momento: Ruptura do horizonte de expectativas com a anlise do tema adultrio em outros textos Terminada a leitura dos quatro primeiros captulos da obra, os alunos assistiro a terceira parte de uma srie de dez do filme Madame Bovary disponvel no site www.youtube.com, a qual compreende a parte j lida da obra pelos alunos, a fim de motivar uma discusso sobre a temtica adultrio e as caractersticas da obra. Em seguida, os alunos lero um trecho do terceiro captulo do romance tambm realista O primo Baslio de Ea de Queirs, no qual destacaro as palavras e expresses que sugerem o envolvimento entre Luisa e Baslio. Feito isso, a partir das explicaes da professora e de um texto digitado sobre o Realismo, os alunos analisaro as caractersticas da esttica realista nos textos lidos; procurando contextualizar as obras nos seus contextos de produo. A fim de permitir que os alunos reflitam sobre a temtica adultrio no momento atual, eles lero a sinopse do romance Apego da escritora Isabel Fonseca. Para finalizar este momento, os alunos lero os quatro captulos restantes de Madame Bovary como atividade extraclasse e faro a sinopse da obra lida. 4 momento: Questionamento do horizonte de expectativas a partir de um desafio: posicionar-se criticamente em relao obra lida Neste momento, os alunos falaro sobre a experincia de produzirem a sinopse do livro, sobre o entendimento da obra, sobre a viso em relao

personagem Emma Bovary, enfim os alunos faro rapidamente uma autoavaliao a partir dos textos lidos. Para desafi-los, ser proposto que os mesmos posicionem criticamente em relao s atitudes de Emma Bovary, analisando os motivos que a levaram traio. Dessa forma, sero formados dois grandes grupos: um que condenar Emma pela traio e outro que procurar justificar a traio. Para tanto, os alunos retomaram a leitura da obra e escrevero os argumentos como atividades extraclasse. 5 momento: Sntese integradora atravs de um jri-simulado para ampliar o horizonte de expectativas A ltima aula ser iniciada com a realizao do jri-simulado, no qual ser possvel verificar o entendimento e o envolvimento de cada aluno com a obra lida. A atividade ser desenvolvida aps a explicao pelo professor dos critrios a ser seguidos na apresentao dos argumentos.

5. AVALIAO: A avaliao ser realizada a partir da observao da participao dos alunos nas atividades propostas e pela prpria atividade de jri-simulado, no qual ser possvel avaliar o entendimento por parte do aluno sobre a obra lida.

BIBLIOGRAFIA CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus linguagens: volume 2 7. Ed reform. So Paulo; Saraiva, 2010. FONTANA, Ana Cludia Costa; CRUZ, Eliane Travensoli Psrise; JOVINO, Ione as Silva. Estgio curricular supervisionado em Lngua Portuguesa e Literatura II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2007. PARAN Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran: Lngua Portuguesa . Curitiba, 2008.

RODRIGUEZ, Ana Carolina Vieira. Adaptao Madame Bovary, Gustave Flaubert 1. Ed. So Paul: Rideel, 2007. http://www.youtube.com/watch?v=BACQ32FA47I&feature=related em 30/05/11. www.biblio.com.br/defaultz.asp? link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ecadequeiros/oprimobasilio.htm acessado em 30/05/2011 www.frasesespiritas.blogspot.com acessado em 30/05/2011 http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha 30/05/2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo acessado em 30/05/2011 http://www.coladaweb.com/literatura/realismo-e-naturalismo 30/05/2011 acessado em acessado em acessado

ANEXOS Anexo 1: imagem sobre adultrio

www.frasesespiritas.blogspot.com acessado em 30/05/2011

Anexo 2: Captulo III do romance O primo Baslio de Ea de Queirs


Captulo III (...) Lusa desceu o vu branco, calou devagar as luvas de peau de sude claras, deu duas pancadinhas fofas ao espelho na gravata de renda, e abriu a porta da sala. Mas quase recuou; fez "ah!" toda escarlate. Tinha-o reconhecido logo. Era o primo Baslio. Houve um shake-hands demorado, um pouco trmulo. Estavam ambos calados: - ela com todo o sangue no rosto, um sorriso vago; ele fitando-a muito, com um olhar admirado. Mas as palavras, as perguntas vieram logo, muito precipitadamente: - Quando tinha ele chegado? Se sabia que ele estava em Lisboa? Como soubera a morada dela? (...) Foi abrir uma janela, dar uma luz larga, mais clara. Sentaram-se. Ele no sof muito languidamente; ela ao p, pousada de leve beira de uma poltrona, toda nervosa. Tinha deixado o "degredo" - disse ele. - Viera respirar um pouco velha Europa. Estivera em Constantinopla, na Terra Santa, em Roma. O ltimo ano em Paris! - Vinha de l, daquela aldeola de Paris! - Falava devagar, recostado, com um ar ntimo, estendendo sobre o tapete, comodamente, os seus sapatos de verniz. Lusa olhava-o. Achava-o mais varonil, mais trigueiro. No cabelo preto anelado havia agora alguns fios brancos; mas o bigode pequeno tinha o antigo ar moo, orgulhoso e intrpido; os olhos quando ria, a mesma doura amolecida, banhada num fluido. Reparou na ferradura de prola da sua gravata de cetim preto, nas pequeninas estrelas brancas bordadas nas suas meias de seda. A Bahia no o vulgarizara. Voltava mais interessante! - Mas tu, conta-me de ti! - dizia ele com um sorriso, inclinado para ela. - s feliz, tens um pequerrucho... - No - exclamou Lusa rindo. - No tenho! Quem te disse? - Tinham-me dito. E teu marido demora-se? - Trs, quatro semanas, creio. Quatro semanas! Era uma viuvez! Ofereceu-se logo para a vir ver mais vezes, palrar um momento, pela manh... - Pudera no! s o nico parente que tenho agora... Era verdade!... E a conversao tomou uma intimidade melanclica; falaram da me de Lusa, a "tia Joj", como lhe chamava Baslio. Lusa contou a sua morte muito doce, na poltrona, sem um ai... - Mas tu ias sair! - disse Baslio de repente, querendo erguer-se. - No! - exclamou. - No! Estava aborrecida, no tinha nada que fazer. Ia tomar ar. No saio, j.

Ele ainda disse: - No te prendas... - Que tolice! Ia casa de uma amiga passar um momento. Tirou logo o chapu; naquele movimento, os braos erguidos repuxaram o colete justo, as formas do seio acusaram-se suavemente. www.biblio.com.br/defaultz.asp? link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ecadequeiros/oprimobasilio.htm acessado em 30/05/2011

Anexo 3: Sinopse: Apego de Isabel Fonseca Jean Hubbard uma profissional de sucesso que leva uma vida domstica relativamente feliz. Jornalista formada em Oxford, escreve colunas sobre sade e bem-estar para inmeras publicaes e casada com Mark, homem igualmente bem-sucedido, proprietrio de uma agncia de publicidade. Sem problemas aparentes e com a liberdade que o dinheiro e a consagrao profissional proporcionam, o casal resolvera dividir o tempo entre Londres e uma casa na pequena ilha de St. Jacques, onde Mark pretendia desacelerar o ritmo da vida e preparar-se para a aposentadoria. Mas essa harmonia cotidiana se dissolve quando Jean intercepta uma carta indecorosa remetida pelo escritrio londrino de Mark. Em vez de apresentar sua descoberta e inquirir o marido, Jean decide acessar um endereo de e-mail fornecido pela signatria da carta - 'Coisinha n2', uma australiana de 26 anos - e encontra fotos picantes da suposta amante. Tomada por um misto de cime, curiosidade masoquista e dependncia, Jean comea a se corresponder com Giovana (o nome da coisinha), passando-se por Mark.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha acessado em 30/05/2011

Anexo 4: Texto para os alunos de apoio para anlise da obra lida Realismo Realismo foi um movimento artstico e literrio surgido nas ltimas dcadas do sculo XIX na Europa, mais especificamente na Frana, em reao ao Romantismo. Caractersticas do Realismo

Veracidade: despreza a imaginao romntica. Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que est acontecendo de verdade. Retrato fiel das personagens: carter, aspectos negativos da natureza humana. Gosto pelos detalhes: lentido na narrativa. Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultrio. Denncia das injustias sociais: mostra para todos a realidade dos fatos. Determinismo e relao entre causa e efeito: o realista procurava uma explicao lgica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas aes. Linguagem prxima realidade: simples, natural, clara e equilibrada. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo acessado em 30/05/2011

Momento Histrico O Realismo reflete as profundas transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais da Segunda metade do sculo XIX. A Revoluo Industrial com a utilizao do ao, do petrleo e da eletricidade; ao mesmo tempo o avano cientfico leva a novas descobertas nos campos da Fsica e da Qumica. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operria urbana avoluma-se, formando uma populao marginalizada que no partilha dos benefcios gerados pelo progresso industrial mas, pelo contrrio, explorada e sujeita a condies subumanas de trabalho. Esta nova sociedade serve de pano de fundo para uma nova interpretao da realidade, gerando teorias de variadas posturas ideolgicas. Numa seqncia

cronolgica temos o Positivismo de Auguste Comte, preocupado com o realsensvel, o fato, defendendo o cientificismo no pensamento filosfico e a conciliao da ordem e progresso; o Socialismo Cientfico de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da publicao do Manifesto Comunista, em 1848, definindo o materialismo histrico (o modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltico e intelectual em geral K. Marx) e a luta de classes; o Evolucionismo de Charles Darwin, a partir da publicao, em 1859, de A origem das espcies, livro em que ele expe seus estudos sobre a evoluo das espcies pelo processo de seleo natural, negando portanto a origem divina defendida pelo Cristianismo. http://www.coladaweb.com/literatura/realismo-e-naturalismo acessado em 30/05/2011

Anda mungkin juga menyukai