Anda di halaman 1dari 44

Teoria do Conhecimento

ICC100 FUNDAMENTOS DE CINCIA DA COMPUTAO

AULA 01
PROF. LEANDRO GALVO GALVAO@ICOMP.UFAM.EDU.BR INSTITUTO DE COMPUTAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

COMO UM PARADIGMA FORMADO?


Padro que serve como modelo a ser imitado ou seguido

Um grupo de cientistas colocou 05 macacos numa jaula com uma escada no centro e um cacho de bananas no topo da escada.

Toda vez que um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lanavam um jato de gua fria nos demais macacos.

Depois de certo tempo, quando um macaco tentava subir a escada, ele apanhava dos demais.

Passado mais algum tempo, os macacos pararam de tentar subir a escada, apesar da tentao.

Ento os cientistas substituram um dos cinco macacos por outro. A primeira coisa que o novo macaco fez foi subir a escada, mas foi imediatamente punido pelos outros.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo no subia mais a escada, mesmo sem saber o porqu.

Um segundo macaco foi substitudo, e o mesmo aconteceu. E o fato se repetiu at o quinto macaco ser substitudo.

Por fim, sobrou um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar s bananas.

10

Se fosse possvel perguntar aos macacos porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, provavelmente a resposta seria: No sei, as coisas sempre foram assim por aqui

11

O que verdade?
12

Trs Concepes da Verdade


13

Nossa ideia da verdade foi construda ao longo dos

sculos, a partir de trs concepes diferentes, vindas da lngua grega, da latina e da hebraica.

Trs Concepes da Verdade


14

Grega Altheia (noesquecido) O verdadeiro se ope ao falso, pseudos, que o encoberto, o que parece ser e no como parece. Conhecer ver e dizer a verdade que est na prpria realidade.

Latina Veritas Refere-se preciso e exatido de um relato. Um relato verdadeiro quando a linguagem enuncia os fatos reais. As coisas e os fatos no so reais ou imaginrios; os relatos e enunciados sobre eles que so verdadeiros ou falsos.

Hebraica Emunah (confiana) Um Deus verdadeiro ou um amigo verdadeiro so aqueles que cumprem o que prometem, so fiis palavra dada. uma crena fundada na esperana e na confiana, referidas ao futuro, ao que ser ou vir.

Mas o que verdade?


15

a conformidade entre o nosso pensamento (ou o

nosso juzo) e as coisas pensadas (ou formuladas).

Outra viso: Kant (1724 1804)


16

A realidade que

conhecemos no a realidade em si das coisas, mas aquela estruturada pela nossa razo. A verdade um acontecimento interno ao nosso intelecto ou nossa conscincia. Portanto, a correspondncia entre ideias e coisas depende inteiramente da prpria ideia.

Concepo Pragmtica
17

Um conhecimento verdadeiro por seus resultados e

suas aplicaes prticas, sendo verificado pela experimentao e pela experincia. A marca do verdadeiro a verificabilidade dos resultados.

PRAGMTICO Que considera o valor prtico e concreto das coisas

O que conhecimento?
18

Ao indagarmos sobre um

conhecimento, automaticamente, estamos tratando do problema da verdade. A histria da busca do conhecimento a prpria histria da busca da verdade.

O conhecimento
19

O conhecimento constitui-se

no encontro da conscincia (sujeito) com o objeto.


Na medida que o sujeito

apreende o objeto, este apreendido por aquele.

Quais os modos de conhecer o mundo?


20

Mito

Senso Comum

Filosofia

Arte

Cincia

O que Mito?
21

Joseph Campbell

Os mitos so metforas da potencialidade espiritual do ser humano, e os mesmos poderes que animam nossa vida animam a vida do mundo. Mito uma narrativa sobre a origem de alguma coisa: a origem dos homens, das plantas, do fogo, da gua, do bem, do mal, da morte etc. O mito a primeira forma de dar significado ao mundo: fundada no desejo de segurana, a imaginao cria histrias que nos tranquilizam, que so exemplares e nos guiam no dia-a-dia.

Marilena Chau

Maria Lcia Aranha & Maria Helena Martins

Quem narra o mito?


22

O poeta-trovador, o xam, o paj. Acredita-se que o narrador um escolhido dos

deuses, que mostraram a ele os acontecimentos passados e permitiram que ele visse a origem de todos os seres e todas as coisas.

Caractersticas do Mito
23

1. 2. 3. 4.

5.

Baseia-se sempre na experincia da morte e no medo da extino. inseparvel do ritual. Trata do desconhecido; fala a respeito de algo para o que, de incio, no temos palavras. Ele nos mostra como devemos nos comportar. Sua funo principal no explicar a realidade, mas acomodar o ser humano ao mundo. Fala de outro plano que existe paralelamente ao nosso mundo, e em certo sentido o ampara. Ou seja, o que no conhecemos sustenta aquilo que conhecemos.

O Mito na Sociedade Atual


24

O mito moderno no propriamente uma forma de

conhecimento, pois no consiste numa interpretao da realidade. um tipo de experincia que, de alguma forma, vem preencher uma lacuna existente no homem. Exemplos: super-heri, estrela de cinema, grande esportista, governante carismtico, modelos das propagandas comerciais, os especialistas, etc.

Os especialistas dizem...
25
OGAMIO DERROTADO! COMPRE O INFORMATIVO E LEIA OS DETALHES AQUI DIZ QUE ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE RELMIHIO SUCEDER O REI QUEM SO ESSES ESPECIALISTAS? NO IMPORTA! SE ELES NO ESTIVESSEM SEMPRE CERTOS, NO SERIAM ESPECIALISTAS!

Srgio Aragons, Groo Mightier Than the Sword, #2

O Mito na Sociedade Atual


26

Mecanismos de criao dos mitos de hoje


27

Omisso da histria Quando o mito contemporneo fala de um objeto (pessoa, coisa ou ideia), esconde detalhes da sua histria, de modo a parecer que tudo sempre foi assim. Identificao Anulao do objeto mitificado como um ser diferente de ns e promove a nossa identificao unicamente com seus traos desejveis.

Mecanismos de criao dos mitos de hoje


28

Quantificao da qualidade Reduo da discusso sobre a qualidade pelo enaltecimento das quantidades, baseando-se muitas vezes sobre falcias estatsticas. Constatao Mostra-se um objeto ou pessoa como encarnao do bem de um valor desejado, sem admitir crticas ou explicaes, de modo que seja visto como modelo universal e inquestionvel.

O que Filosofia?
29

A filosofia um modo de pensar, uma postura

diante do mundo. A filosofia no um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posies tericas. Essa reflexo permite ir alm da pura aparncia dos fenmenos, em busca de suas razes e de sua contextualizao em um horizonte amplo.

Filosofia
30

Essa palavra composta por dois radicais gregos:

philo sophia

significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.

significa sabedoria

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria,

amor e respeito pelo saber.

Filosofia Caractersticas
31

Recusa de explicaes preestabelecidas. Tendncia racionalidade, isto , uso da razo como

critrio de explicao de alguma coisa. Tendncia generalizao, isto , mostrar que uma explicao tem validade para muitas coisas diferentes.

Filosofia Mito (1/2)


32

Mito Narra como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longnquo e fabuloso. Narra a origem atravs de genealogias e rivalidades ou alianas entre foras divinas sobrenaturais e personalizadas

Filosofia Preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas so como so. Explica a produo natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

Filosofia Mito (2/2)


33

Mito No se importa com contradies, com o fabuloso e o incompreensvel, pois esses so traos prprios da narrativa mtica A confiana e a crena no mito vm da autoridade do narrador.

Filosofia No admite contradies, fabulao e coisas incompreensveis, mas exige que a explicao seja coerente, lgica e racional; A autoridade da explicao no vem da pessoa do filsofo, mas da razo, que a mesma em todos os seres humanos.

Senso Comum
34

O senso comum um tipo de conhecimento que

fruto dos sentidos, da memria, do hbito, dos desejos, da imaginao, das crenas e tradies. O senso comum faz uso no refletido da razo. Por ser um conjunto de concepes fragmentadas, muitas vezes incoerentes, condiciona a aceitao mecnica e passiva de valores no questionados e se impe sem crticas ao grupo social. s vezes se torna fonte de preconceitos, quando desconsidera opinies divergentes.

35

Cincia
36

A cincia desconfia da veracidade de nossas certezas,

de nossa adeso imediata s coisas, da ausncia de crtica e da falta de curiosidade. Por isso, ali onde o senso comum v coisas, fatos e acontecimentos, a atitude cientfica v problemas e obstculos, aparncias que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas.

Cincia
37

Procura desvendar a

natureza a partir, principalmente, das relaes de causa e efeito. Aspira pelo conhecimento objetivo, isto , fundado sobre as caractersticas do objeto, com interferncia mnima do sujeito. Busca o conhecimento lgico, fazendo uso de mtodos desenvolvidos para manter a coerncia interna de suas afirmaes.

Uma classificao das cincias


38
Computao

Baseado na experincia ou dela derivado


Cincias da Natureza Empricas Cincias Humanas Cincias Matemtica NoEmpricas Lgica

Exatas

Fsica

Biolgicas

Qumica

Mtodo Cientfico
39

Cincia Senso Comum


40

Senso Comum
Subjetivo: exprime sentimentos ou opinies individuais ou de grupos. Tende a identificar a investigao cientfica com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o incompreensvel. Individualizador: cada coisa ou nos aparece como um indivduo distinto de outros por possuir qualidades que nos afetam de maneira diferente. Tende a estabelecer relaes precipitadas de causa e efeito entre as coisas ou entre os fatos

Mtodo Cientfico
Objetivo: procura as estruturas universais e necessrias das coisas investigadas. Opera um desencantamento do mundo, mostrando que nele no agem foras secretas, mas causas e relaes que podem ser conhecidas. Universalizador: rene individualidades sob as mesmas leis ou critrios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura. S estabelece relaes causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado.

Modos de Conhecimento
41

Modosde conhecimento Mito Filosofia Sensocomum

Arte

Cincia

Critriosde Meto Relaosujeitoobjeto verdade dologia Experincia Relaosuprapessoal,naqualosagradose F pessoal revelasobrenaturalmentepelorito (dramatizaodomito). Relaotranspessoal,naqualalinguagem Razo Discurso utilizadaparadizerascoisas. Cultura Relaotranspessoal,naqualaideologia Ideologias ticae estabelecidapelasideiasdominantesepelos poderesestabelecidos. moral Relaopessoal,naqualacriatividade a percepodarealidadedoautorea Esttica Gosto interpretao asensibilidadedo observador. Relaoimpessoal.Iseno docientista Experimen Observao diantedesuapesquisa.Mitoda tao neutralidadecientfica.

42

Referncias
43

ARANHA, Maria Lcia & MARTINS, Maria

Helena. Temas de filosofia, 3 edio. Ed. Moderna, 2005. CHAU, Marilena. Convite Filosofia, 13 edio. Ed. tica, 2006. CAMPBELL, Joseph (entrevista com Bill Moyers). O Poder do Mito. Ed. Pallas Athenas, 1990.

Dvidas?
44

Anda mungkin juga menyukai