Anda di halaman 1dari 7

A REALIDADE E alm

Alm do nosso

mundo, as fronteiras da realidade se estendem atravs

de reinos fabulosos, planos de existncia e dimenses paralelas. Os limites que dividem a terra dos vivos do domnio dos mortos o chamado tecido da realidade, uma cortina invisvel constituda de fluidos de ectoplasma e formada a partir da conscincia coletiva da humanidade, segundo os malakins teorizam. Incapazes de compreender e lidar com fenmenos msticos e inexplicveis, os mortais teriam erguido, inconscientemente, uma barreira de defesa psquica, sustentada pela energia suprema que deriva da alma. Em termos prticos, o tecido age como uma pelcula, dificultando, no plano fsico, a invocao de qualquer efeito sobrenatural, sejam as divindades celestes, seja a mgica humana. O tecido existe to somente na esfera material, manifestando-se de forma mais ou menos densa de acordo com a regio. reas urbanas ou pblicas tm a pelcula espessa, enquanto localidades selvagens ou santurios apresentam espessuras mais finas. Todos os anjos so dotados da capacidade de cruzar o tecido ou, mais precisamente, de se materializar e se desmaterializar, alcanando primeiramente o plano astral, a camada mais rasa do mundo espiritual.
451

De l, podem ascender a suas dimenses de origem (como o cu) atravs de tneis denominados vrtices, ou se embrenhar mais profundamente nos reinos espirituais, viajando ao plano etreo, ao plano das sombras ou ao mundos dos sonhos. Enquanto os planos de existncia (astral e etreo, principalmente) so reflexos distorcidos do mundo fsico e so alcanados transpondo-se essas cortinas, as dimenses paralelas so regies afastadas, acessveis atravs dos vrtices mencionados anteriormente.

O Mundo Espiritual
Plano Astral
O plano astral a camada mais rasa do mundo espiritual. Trata-se de um reflexo do mundo dos vivos, em tonalidades incolores, difusas e nebulosas. igualmente o lar dos fantasmas, criaturas ainda presas terra por suas pendncias vitais, atormentadas por angstias que as impedem de seguir adiante. Os objetos e seres do plano fsico podem ser observados a partir do astral, mas figuram como manchas translcidas, intocveis, iguais aos fantasmas avistados na terra. Os artefatos de natureza exclusivamente astral so chamados de quimeras. Em regies onde o tecido flexvel, no raro os fantasmas podem ser avistados, produzindo aparies assustadoras. O que se v, todavia, no a entidade, mas sua imagem projetada no vu. Da mesma forma, possvel causar agitaes no tecido, como gotas tremulantes num lago, tendo como resultado sussurros ou tremores no plano material, fenmeno mais conhecido como poltergeist. As leis fsicas do plano astral so distintas daquelas do mundo fsico. A gravidade no existe, permitindo que o viajante flutue em todas as direes, transpondo portas, pisos e muros. Uma tcnica relativamente famosa, apelidada de Cortina de Ao, impede a invaso atravs do astral e dificulta a materializao, travando o tecido. O efeito pode ser produzido por meio de feitios ou divindades.
452

Plano Etreo
O plano etreo, a camada mais profunda do mundo espiritual, separado do plano astral por uma pelcula denominada barreira etrea, uma cortina semelhante ao tecido da realidade, porm ainda mais grossa, que s pode ser ultrapassada em reas onde h rasgos de acesso, as populares fendas. Atravs dessas fendas, o visitante chegar a um reino que se parece com o mundo real, mas sem os reflexos da atividade humana. O plano etreo povoado por espritos nativos, muitos dos quais foram deuses de civilizaes antepassadas, criaturas poderosssimas que ainda vivem nos tronos de suas fortalezas quimricas. Dos deuses egpcios aos heris gregos, passando pelas fadas germnicas e os drages japoneses, todos so entidades naturais do plano etreo. Os seres etreos, contudo, no precisam necessariamente pertencer a culturas ancestrais. Qualquer figura deificada, mesmo objetos ou sentimentos, pode acabar se manifestando atravs da barreira. Uma imagem pblica que passa a ser adorada, a venerao diria por aparelhos de televiso ou as preces feitas a um artista aps sua morte podem todas gerar duplicatas etreas. Para os anjos, o plano etreo um lugar perigoso, uma zona de reunio dos velhos deuses, contra os quais os arcanjos estiveram em guerra em um passado remoto (ver As Guerras Etreas, no texto Cronologia celeste).

Plano

das

Sombras

Acessado a partir do astral, o plano das sombras uma camada intermediria, onde vagam os espectros, antigos fantasmas que se tornaram malficos ao potencializar suas angstias e dores. Frequentemente, os espectros atravessam a fronteira e emergem no plano astral, para a partir de l sugar a energia tanto de outros espritos quanto de seres humanos, rastreveis atravs da membrana. O plano das sombras uma cpia sombria do mundo fsico, onde a paisagem terrena se manifesta em runas, rvores murchas e nuvens negras, carregadas.
453

Mundo

dos

Sonhos

O mundo dos sonhos est separado do plano astral pela zona onrica e parece ter surgido a partir das flutuaes psquicas dos seres humanos. Como todos os seus equivalentes, essa camada um espelho do plano fsico, com adies geradas por estmulos do inconsciente. A contraparte onrica da casa de um escritor, por exemplo, pode ser povoada por seus personagens, enquanto a de um hospital psiquitrico deveria incluir personificaes dos mais cruis pesadelos. Essas manifestaes aparecem como criaturas, paisagens, objetos ou como sentimentos apenas. O mundo dos sonhos costuma ser visitado pelos mortais durante o sono, mas os anjos podem acess-lo caso consigam atravessar a zona onrica faanha que geralmente comea com a perseguio de um espri to humano. As criaturas onricas podem interagir com os viajantes ou mesmo atac-los, embora raramente um celestial seja morto ou mesmo ferido nessas regies ilusrias. No caso de um combate, o mais comum o anjo ser lanado para fora, de volta ao plano astral, ao passo que os humanos costumam acordar nesse estgio. A natureza instvel do mundo dos sonhos faz dele o refgio perfeito para entidades e espritos que no desejam ser localizados. Teoriza-se que essa paragem uma camada intermediria entre o astral e o etreo, com esse ltimo manifestando reinos e deuses venerveis, que em essncia so tambm derivados de sonhos e adoraes coletivos.

Dimenso

dos

Espelhos

Outra regio enigmtica a dimenso dos espelhos, que apesar do nome no uma dimenso, e sim outro plano de existncia, igual aos demais citados. A dimenso dos espelhos, at onde se sabe, to somente um territrio de passagem, atravs do qual se abrem atalhos. Com a cincia dos poderes corretos, um viajante pode mergulhar em um reflexo e despontar em outro, em qualquer parte do mundo. O plano utilizado ainda como priso, um crcere destinado a reter certas deidades por demais perigosas.
454

Cu, Inferno e as Dimenses Paralelas


Diferentemente dos planos de existncia, as dimenses paralelas so zonas afastadas do cosmo, territrios isolados que permeiam nosso universo como ptalas ao redor de um ncleo. Elas se formaram a partir das ondas de energia geradas pelo fulgiston e lembram bolses, bolhas flutuantes na sombra do espao. Imagine uma toalha esticada sobre a mesa. Agora, empurre-a. Os vincos sobrepostos ao tecido seriam vagamente semelhantes aos efeitos dessa disperso. Cada dimenso tem um conjunto prprio de leis, mas suas bordas so finitas, de extenso limitada, muito embora possam ser descomunais, to grandes como planetas, sistemas ou mesmo galxias. As duas principais dimenses que servem aos interesses da terra so o cu e o inferno, por abrigar seres que interagem com a raa humana (anjos e demnios). Afora essas, a terra nrdica de Asgard e a fabulosa Arcdia (superiores), bem como as obscenas masmorras do Hades e a vastido desolada do Limbo (inferiores), so exemplos de dimenses alheias nossa esfera universal.

Portais, Vrtices, Vrtices


H trs principais classes de tneis que conectam as dimenses os portais, os vrtices e os vrtices.

Portais
Os portais so o tipo de conexo mais visado e tambm o mais raro. Eles ligam o mundo fsico a determinada dimenso superior ou inferior, permitindo a passagem direta da entidade ao mundo material, sem o gasto de energia ou a necessidade de materializao a criatura ingressa no reino dos homens em sua forma espiritual, tcnica muito usada por feiticeiros para conjurar demnios ou bestas extraplanares. De igual maneira, um mortal pode, ainda vivo e carregando seu corpo material, cruzar um portal e chegar ao inferno, ao cu, a Asgard, ao Hades ou a

455

qualquer outra esfera do gnero. Por suas propriedades to delicadas, os portais so geralmente de ao temporria, estando limitados pelo alinhamento dos astros, conjunes estelares, atividades climticas ou material de sacrifcio.

Vrtices
Os vrtices diferem dos portais por abrir-se a partir no do mundo fsico, mas do plano astral. Muitos deles so permanentes e, por conseguinte, guardados por experimentados vigias, criaturas que detm o poder de lacrar as entradas, impedindo o ingresso de quaisquer viajantes. Para os alados, os vrtices funcionam como pontos de ascenso aos Sete Cus, escadas atravs das quais eles regressam ao paraso. Os vrtices so comumente abertos em localizaes geogrficas do plano astral, mas alguns deles so mveis, enquanto outros, menos comuns, so de atividade efmera, instalados pelos serafins para transportar um coro especfico de anjos (na necessidade de uma misso, por exemplo).

Vrtices
Por fim, os vrtices no so propriamente conexes msticas. So stios, gerados natural ou artificialmente, onde ocorre uma interseo entre os planos fsico e etreo. L, o tecido da realidade no existe, permitindo o encontro entre seres terrenos e entidades espirituais. Muitos vrtices foram criados no passado para que os sacerdotes primitivos interagissem com seus deuses etreos. A mitolgica ilha de Avalon, o clebre monte Olimpo e os templos internos das pirmides egpcias so exemplos de vrtices.

Rios Oceanus e Styx


Caso o viajante no seja capaz de encontrar um portal ou de acessar um vrtice, poder ainda recorrer a um dos dois rios que cortam as dimenses o Styx e o Oceanus. No h registros, tampouco hipteses sobre a origem desses canais, to usados por anjos e deuses na antiguidade remota. Os rios atraves456

sam plagas sublimes e obscuras, podendo levar o navegante a praticamente qualquer parte do cosmo, contanto que ele conhea suas trilhas. O rio Styx d acesso s dimenses inferiores e povoado pelos enigmticos barqueiros, entidades que fazem o transporte de passageiros atravs das esferas csmicas, mediante o pagamento de energia vital. J o rio Oceanus desemboca nas dimenses superiores e pode ser percorrido sem o auxlio de marinheiros, mas guarda em si um trao peculiar: suas guas suprimem as radiaes msticas, deixando vulnerveis mesmo os espritos mais poderosos, enquanto seguirem seu curso.

457

Anda mungkin juga menyukai