Anda di halaman 1dari 3

AS CINCO VANGUARDAS EUROPEIAS

Por Cssio Jos

As vanguardas europeias foram manifestaes artstico-literrias que passaram pelo Panorama da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuio, no que podemos dizer rupturada esttica at ento reinante no nosso pas. De acordo com o que se v por parte dos postulantes da Literatura, foi na Semana da Arte Moderna que essas estticas literrias foram influenciando os pensamentos de alguns literatos brasileiros pela inovao que se pretendia. Aqui, por fins acadmicos, trataremos das seguintes correntes de esttica europeia que em dado momento foi pressuposto para esse pensamento ideolgico de Modernismo na Literatura Brasileira (Ser?): Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadasmo e Surrealismo.

EXPRESSIONISMO: Surgido em 1910, foi manifestao de povos nrdicos, germnicos e eslavos. Essa tendncia expressou a angstia do perodo anterior Primeira Guerra Mundial, voltando-se para os produtos artsticos dos primitivos e para as manifestaes do mundo interior, expressas no uso aleatrio de cores intensas e distoro das formas, como atesta o quadro O grito, do noruegus Edvard Munch.

CUBISMO: Em 1907, Pablo Picasso pintou Ls demoiselles dAvignon (As senhoritas de Avignon) e inaugurou o Cubismo. Segundo essa tendncia, as figuras, reduzidas a formas geomtricas, apresentam, ao mesmo tempo, o perfil e a frente, mostrando mais de um ngulo de viso. No quadros cubistas. A literatura cubista, inaugurada por Apollinaire, preocupou-se com

a construo fsica do texto: valorizou o espao da folha e a camada significante das palavras e negou a estrofe, a rima, o verso tradicional. Esse seria o embrio da nossa poesia concreta, da dcada de 50.

FUTURISMO: Essa esttica celebrava os signos do novo mundo a velocidade, a mquina, a eletricidade, a industrializao. Apregoando a destruio do passado e dos meios tradicionais de expresso literria, o Futurismo (tendncia que mais influenciou a primeira fase do Modernismo) propunha:

liberdade de expresso; destruio da sintaxe; abolio da pontuao uso de smbolos matemticos e musicais; desprezo ao adjetivo e ao advrbio

DADASMO: Este foi o mais radical e destruidor movimento da vanguarda europia. Fundado por Tristan Tzara, negava o presente, o passado, o futuro e defendia a idia de que qualquer combinao inusitada promove um efeito esttico. O Dadasmo refletiu um sentimento de saturao cultural, de crise social e poltica.

SURREALISMO: Inaugurado com a publicao do Manifesto Surrealista, em 1924, este foi o ltimo movimento da vanguarda, sofrendo influncias das teorias de Freud, o Surrealismo caracterizou-se pela busca do homem primitivo atravs da investigao do mundo do inconsciente e dos sonhos. Na literatura, o trao fundamental foi a escrita automtica (o autor deixa-se levar pelo impulso e registra, sem controle racional, tudo o que o inconsciente lhe ditar, sem se preocupar com a lgica.

Comentrio Crtico: Percebe-se que os literatos brasileiros em algumas escolas literrias (como no Romantismo e Realismo, por exemplo), desejavam mostrar o verdadeiro Brasil. E isso, evidentemente, no poderia ser diferente, na nova esttica literria brasileira, o que se percebe certa abertura e espao, bem como sua influncia da literatura estrangeira ou de ideologias que vinham de fora. Parece que os autores olham para o Brasil e fazem de sua literatura palco de manifestaes reais do que realmente o Brasil expondo as variadas facetas ou realidade do nosso pas. Alguns livros didticos at afirmam que a realidade verdadeira do Brasil era ignorada pela Literatura at ento. As vanguardas como movimentos artsticos, esttica literria ou correntes da Literatura Europeia foram resultados ou consequncias do que aconteceram no cenrio europeu do sculo XX: problemas polticos, conflitos entre pases vizinhos, intercmbio entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial... A expresso vanguarda pode ser entendida como parcela dos intelectuais que exerce um papel pioneiro, desenvolvendo tcnicas, ideias e conceitos novos, avanados, especialmente nas artes. O que havia de comum era nada mais do que conflitos ou debates de uma herana do sculo passado. um grito do novo: os padres da antiga esttica literria e artstica devem ceder lugar quilo que estava por vir: O Modernismo. Havia assim manifestaes desse novo em suas obras e divulgao de novas estratgias formais do tempo. Podemos, assim, refletir de uma desestruturao ou falta de uma literatura fixamente ou realmente brasileira. E se assim o , tem forte influncia estrangeira: ento, como se diz da boca de postulantes da Literatura um movimento que expressa pela arte o que de fato o nosso pas em dado momento? Somos simplesmente consequncia ou resultado do que acontece l fora no cenrio mundial e reestruturados em um quebracabea que na poca foi apresentado como Literatura Brasileira.

REFERNCIAS:

Anda mungkin juga menyukai