Anda di halaman 1dari 19

INTRODUO

E muito difcil dimensionar a totalidade das aplicaes desse componente denominado Amplificador Operacional. Podemos dizer que suas aplicaes esto presentes nos sistemas eletrnicos de controle industrial, na instrumentao industrial, na instrumentao medica, etc. Este trabalho apresenta um contedo para o conhecimento e como utilizado os Amplificadores Operacionais.

1-AMPLIFICADORES OPERACIONAIS O amplificador operacional (AOP) um amplificador C multiestgio, com entrada diferencial, cujas caractersticas se aproximam de um amplificador ideal. Resistncia de entrada infinita; Resistncia de sada nula; Ganho de tenso infinito; Resposta de frequncia infinita; Insensibilidade temperatura.

1.1-Simbologia

V- - Entrada Inversora V+ - Entrada no-inversora Vo Sada 1.2-Descrio Bsica de um AOP O AOP possui duas entradas e uma sada, que possui um valor mltiplo da diferena entre as duas entradas. O fator A o ganho de tenso do Amplificador Operacional, ou seja, a relao entre a tenso de entrada diferencial e a de sada do dispositivo:

Modo de funcionamento bsico Consideremos o circuito abaixo:

Supondo que o ganho A seja de 100.000, obtemos a tenso de sada Vo:

Por definio sempre o fator A ser positivo e sempre que V1 V2 for menor que zero atenso de sada ser negativa ou vice versa. 1.3-Conceito de Amplificador Diferencial Na figura abaixo, temos o circuito de um amplificador diferencial elementar:

Supondo idealmente o circuito simtrico, os transistores Q1 e Q2 idnticos, podemos observar que a tenso de sada Vo ser diretamente proporcional diferena entre as
6

tenses de entrada V1 e V2, o que faz com que a tenso de sada seja zero quando V1=V2. 1.4-Tenso de Offset Idealmente, a tenso de sada do amplificador diferencial da figura anterior deveria ser nula quando V1=V2=0. Todavia, devido s diferenas existentes nas caractersticas de Q1 e Q2, tem-se um desbalanceamento das correntes no circuito e, consequentemente:

A diferena, em mdulo, entre esses valores de VBE denominada Tenso de Offset de Entrada, e ser representada por Vi(offset):

Essa tenso de offset de entrada age como um sinal diferencial aplicado nas entradas do AOP e produz uma tenso diferencial na sada (proporcional ao ganho A) do mesmo. Essa tenso de sada denominada Tenso de Offset de Sada (ou tenso de erro de sada) e ser representada por VO(offset). Em circuitos de alta preciso, necessrio minimizar ou eliminar essa tenso de erro na sada do dispositivo. No caso de um AOP, o cancelamento ou balanceamento dessa tenso de erro obtido atravs de um divisor de tenso conectado ao estgio diferencial de entrada. Esse divisor de tenso ir permitir o balanceamento das correntes de base e de coletor, de tal forma que a diferena entre os valores de VBE1 e VBE2 se anule. Esse ajuste deve ser feito com as entradas inversora e no inversora conectadas ao terra. Aps o balanceamento, pode-se proceder a montagem do circuito desejado, tomando-se cuidado para no alterar o ajuste efetuado. Alguns AOP possuem os terminais prprios para o ajuste da tenso de offset de sada.
7

Entretanto, existem outros que no possuem esses terminais e o usurio dever montar um circuito externo convenientemente conectado s entradas do AOP para executar o ajuste. O procedimento para a execuo do ajuste ser abordado posteriormente. 1.5-Ganho de Tenso de um Amplificador Na figura abaixo, temos o smbolo de um amplificador genrico:

Vi sinal de entrada; Vo sinal de sada; Av ganho de tenso.

Conceitua-se ganho de tenso, o fator pelo qual a tenso de entrada multiplicada resultando a sada do dispositivo. Assim, podemos escrever:

A importncia da utilizao do ganho de tenso em decibis (dB) justifica-se quando so utilizados grandes valores para Av.

1.6-Caractersticas de um Amplificador Operacional

Discutiremos sobre as caractersticas ideais que qualquer amplificador deveria ter. Os AOP reais tentam se aproximar dessas caractersticas ideais. 1.7-Impedncia de Entrada e Sada Consideremos o circuito abaixo representa o modelo de uma fonte alimentando um amplificador, e este, alimentando uma carga:

Sendo: Vi gerador; Ri resistncia interna do gerador; Zi impedncia de entrada do amplificador; Vo gerador do sinal amplificado (A.VZi); Zo impedncia de sada do amplificador; RL carga.

Observando o modelo anterior, podemos determinar que a tenso de entrada no amplificador (VZi) determinada por:

Ou seja, quanto maior for o valor da impedncia de entrada (Zi) do amplificador, maior ser o percentual de tenso do gerador na entrada no amplificador, portanto podemos concluir que:

J em relao impedncia de sada (Zo), a partir da equao da malha de sada do amplificador, podemos concluir que:

Portanto, para se obter todo sinal de sada sobre a carga, necessrio que a impedncia de sada do amplificador seja muito baixa, ou seja:

Observao: Nos manuais de fabricantes so fornecidos os valores das resistncias (impedncias) de entrada e sada do AOP, as quais representaremos, respectivamente, por Ri e Ro. 1.8-Ganho de Tenso Para que a amplificao seja vivel, inclusive para sinais de baixa amplitude, como sensores, necessrio que o amplificador possua um alto ganho de tenso. Idealmente esse ganho seria infinito. Nos manuais dos fabricantes encontra-se o valor do ganho de tenso dos AOP, o qual representaremos por AV. Para o AOP 741 o valor tpico de AV de 200.000, porm existem AOP com AV da ordem de 107 ou mais. 1.9-Resposta de Frequncia (BW)

10

necessrio que um amplificador tenha uma largura de faixa muito ampla, de modo que um sinal de qualquer frequncia possa ser amplificado sem sofrer corte ou atenuao. Idealmente BW deveria se estender desde zero a infinitos hertz. Nos manuais dos fabricantes encontra-se o valor de largura de faixa mxima do AOP, geralmente de maneira grfica, a qual representamos genericamente por BW (bandwidth). 1.10-Sensibilidade Temperatura (DRIFT) As variaes trmicas podem provocar alteraes acentuadas nas caractersticas eltricas de um amplificador. A esse fenmeno chamamos DRIFT. Seria ideal que um AOP no apresentasse sensibilidade s variaes de temperatura. Nos manuais de fabricantes encontram-se os valores das variaes de corrente e tenso no AOP, provocadas pelo aumento de temperatura. A variao da corrente representada por TI/TT e seu valor fornecido em nA/C. A variao da tenso representada por TV/TT e seu valor fornecido em V/C. 1.11-Modos de Operao Sem Realimentao Este modo tambm denominado operao em malha aberta e o ganho do AOP estipulado pelo prprio fabricante, ou seja, no se tem controle sobre o mesmo. Esse tipo de operao muito til quando se utiliza circuitos comparadores. Na figura abaixo temos um AOP em malha aberta. Este circuito um comparador e ser estudado posteriormente:

11

1.12-Realimentao Positiva Esse tipo de operao denominada operao em malha fechada. Apresenta como inconveniente o fato de conduzir o circuito instabilidade. Uma aplicao prtica da realimentao positiva est nos circuitos oscilados. A figura abaixo mostra um AOP submetido realimentao positiva:

1.13-Realimentao Negativa Esse modo de operao o mais importante em circuitos com AOP, tambm um modo de operao em malha fechada, porm com resposta linear e ganho controlado. Na figura abaixo temos um AOP operando com realimentao negativa.

12

2-CIRCUITOS BASICOS COM AOP

2.1-Amplificador Inversor O amplificador de ganho constante mais amplamente utilizado o amplificador inversor, mostrado abaixo. A sada obtida pela multiplicao da entrada por um ganho (fator A) constante, fixado pelo resistor de entrada R1 e o resistor de realimentao Rf. Essa sada tambm invertida em relao entrada.

2.2-Amplificador No-Inversor A figura abaixo mostra um circuito com AOP que trabalha como um amplificador no inversor ou multiplicador de ganho constante. Observe que a conexo do amplificador inversor mais utilizada por ser mais estvel entre as duas.

2.3-Seguidor Unitrio O seguidor unitrio, mostrado abaixo, fornece um ganho unitrio (1) sem inverso de polaridade ou fase. Portanto a sada possui mesma amplitude, polaridade e fase da entrada. O circuito atua como isolador (buffer) de estgios, reforador de correntes e caador de impedncias.

13

Em alguns casos, um seguidor de tenso pode receber um sinal atravs de uma resistncia em srie, colocada no terminal no-inversor (RS). Nesse caso, para que se tenha um balanceamento do ganho, usual a colocao de um outro resistor de mesmo valor na malha de realimentao. Na figura abaixo devemos ter RS=Rf para AV=1.

Uma aplicao prtica do que foi dito a utilizao do buffer no casamento de impedncia de sada de um gerador de sinal com um amplificador de baixa impedncia de entrada, conforme ilustrado a seguir:

2.4-Amplificador Somador O circuito abaixo mostra um circuito amplificador somador de n entradas que fornece um meio de somar algebricamente (adicionando) n tenses, cada uma multiplicada por um fator de ganho constante. Em outras palavras, cada entrada adiciona uma tenso sada, multiplicada pelo seu correspondente fator de ganho.

A sada VO determinada por:

14

2.5-Amplificador Somador No-Inversor A figura abaixo nos apresenta a configurao de um somador especial, no qual a tenso de sada no sofre inverso:

2.6-Amplificador Diferencial ou Subtrator Este circuito permite que se obtenha na sada uma tenso igual diferena entre os sinais aplicados, multiplicada por um ganho.

15

2.7-Diferenciador O diferenciador um circuito que realiza a operao matemtica da diferenciao. Ele produz uma tenso de sada proporcional inclinao da funo da tenso de entrada (taxa de variao).

2.8-Integrador O integrador um circuito que executa a operao de integrao, que semelhante de soma, uma vez que constitui uma soma da rea sob a forma de onda ou curva em um perodo de tempo. Se uma tenso fixa for aplicada como entrada para um circuito integrador, a tenso de sada cresce sobre um perodo de tempo, fornecendo uma tenso em forma de rampa. A equao caracterstica do integrador mostra que a rampa de tenso de sada (para uma tenso de entrada fixa) oposta em polaridade tenso de entrada e multiplicada pelo fator 1/RC.

2.9-Amplificador de CA com AOP Existem ocasies nas quais se torna necessrio bloquear a componente CC de um sinal e amplificar apenas a sua componente CA. Esses amplificadores de CA so obtidos a partir das configuraes j mencionadas anteriormente, com a incluso de capacitores de acoplamento. Para se obter uma amplificador CA inversor basta acrescentar os capacitores C1 e C2, respectivamente, na entrada de um inversor, conforme ilustra a figura abaixo:

16

conveniente projetar o circuito anterior de tal modo que os capacitores no apresentem reatncias muito elevadas. Assim sendo, costuma-se adotar como regra prtica um valor de R1 aproximadamente 10 vezes maior do que XC1, assim como o valor da carga conectada ao circuito deve ser aproximadamente 10 vezes maior do que XC2. Logo:

Para a configurao no-inversora, deve-se utilizar um resistor R2 em paralelo com a entrada no-inversora a fim de garantir a polarizao dessa entrada e fazer com que o circuito funcione. Esse circuito apresenta Zi no to alta e costuma-se adotar R2 na faixa de 10k a 100k.

Evidentemente, o seguidor de tenso (buffer) para CA pode ser obtido do circuito anterior, fazendo R1 (aberto) e Rf = 0 (curto).

17

3-PROTEO EM CIRCUITOS COM AOP Abordaremos agora algumas tcnicas de protees para circuitos com AOP que permitem ao projetista aumentar a confiabilidade e a segurana de um sistema no qual esses circuitos se acham inseridos. Sabemos que qualquer componente eletrnico possui especificaes mximas para suas diversas caractersticas eltricas, tais como tenso, corrente, potncia, etc. Se por algum motivo alguma dessas caractersticas for ultrapassada, o dispositivo poder sofrer danos irreparveis. 3.1-Proteo das Entradas de Sinal O estgio diferencial de um AOP poder ser danificado, caso a mxima tenso diferencial de entrada do mesmo seja excedida. Para o AOP 741 essa tenso da ordem de 30V. Por definio, a tenso diferencial de entrada medida a partir da entrada noinversora para a entrada inversora do AOP. A maneira mais comum de se proteger as entradas de um AOP consiste na utilizao de dois diodos em antiparalelos conectados entre os terminais das entradas de sinal do AOP. Os diodos utilizados devem ser diodos retificadores do tipo 1N4001 ou equivalente. Costuma-se colocar resistores nas entradas para evitar uma provvel queima dos diodos e garantir, assim, melhor proteo para o AOP. J podemos concluir que essa proteo impede que a tenso diferencial de entrada ultrapasse 700mV.

3.2-Proteo de Sada Atualmente a maioria dos AOP possui proteo interna contra curto-circuito na sada. O AOP 741, por exemplo, apresenta essa proteo. Se consultarmos a folha de dados do fabricante do AOP 741, encontraremos para a corrente de curto-circuito de sada um valor de 25mA. O fabricante garante que a durao do curto-circuito de sada pode ser ilimitada ou indeterminada, desde que a capacidade de dissipao trmica do componente no seja excedida. O AOP 709 no possui proteo interna contra curtocircuito na sada e, portanto, o fabricante recomenda a colocao de um resistor externo para essa finalidade.

18

3.3-Proteo nas Entradas de Alimentao Essa uma das mais importantes tcnicas de proteo de AOP, pois se a polaridade das tenses de alimentao do AOP forem invertidas, quase todos os componentes internos sero polarizados incorretamente, o que danificaria irreversivelmente o componente. A figura abaixo mostra a forma correta de proteger um AOP contra uma provvel inverso de polaridade da fonte de alimentao:

3.4-Proteo contra Rudos A presena de fontes geradores de rudos ou interferncias, prximas aos circuitos com AOP, pode alterar o nvel de tenso CC de alimentao do integrado, a qual deve ser estabilizada e de baixssimo ripple. Essa alterao pode prejudicar a resposta do circuito e, dependendo da aplicao e dos nveis dos sinais processados, poder provocar erros grosseiros e perigosos ao sistema.

19

Para proteger o AOP contra rudos e oscilaes da fonte de alimentao, costuma-se colocar um capacitor da ordem de 0,1F entre o terra e cada um dos terminais de alimentao do AOP. Os capacitores atuam como capacitores de passagem para as correntes parasitas, normalmente de alta frequncia, produzidas ao longo dos condutores entre a fonte de alimentao e o circuito.

20

CONCLUSO

Os amplificadores operacionais possuem vrias aplicaes e podem ser utilizados em conjunto aos mais variados circuitos, algumas de suas aplicaes como os circuitos integradores e diferenciadores, possuem suas caractersticas um pouco variadas, e as especificaes devem ser observadas, como no caso do desequilbrio e de frequncia, para uma melhor obteno de resultado esperado para determinada aplicao.

21

BIBLIOGRAFIA

PERTENCE JNIOR, Antonio. Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. 302 p. BOYLESTAD, Robert L. NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos. 8 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 671 p. MALVINO, Albert Paul. Eletrnica Vol. II. So Paulo: McGraw-Hill, 1987. 283 p.

22

Anda mungkin juga menyukai