Anda di halaman 1dari 6

Introduo Este relatrio retrata sobre o componente mecnico que faz a ligao entre o sistema de embraiagem e o veio de transmisso

e a `caixa de velocidades. O propsito deste relatrio introduzir os conceitos necessrios para analisar, projectar e aplicar mquinas de fluxo. A nossa abordagem lida quase que exclusivamente com escoamentos incompressveis.

Caixa De Velocidades Uma caixa de velocidades de um automvel serve para desmultiplicar a rotao do motor para o diferencial ou directamente para as rodas, de forma a transformar a potncia do motor em fora ou velocidade, dependendo da necessidade. De uma forma geral e simplificada, quanto maior a rotao do motor em relao rotao do eixo, maior ser a fora e, quanto menor a rotao do motor em relao rotao do eixo, maior ser a velocidade. Note-se que o eixo no gira mesma rotao nem da cambota, nem da sada do diferencial (semi-eixos). Em suma, a cada marcha ou velocidade da caixa a proporo rotao do motor/rotao do eixo vria solidariamente. Normalmente esta proporo expressa-se tecnicamente por 10:1, 9:1, 1:1.05, 1:8 e assim por diante. Entenda-se, portanto, uma caixa de velocidade como multiplicador de fora e/ou velocidade do motor. Na caixa de velocidades tpicas existem duas sries principais de carretos: 1. A do veio principal, que recebe do volante do motor a rotao do motor por intermdio da embreagem, 2. E a do veio secundrio (de sada), que transmite um submltiplo dessa rotao ao eixo. Os carretos do veio principal encontram-se em rotao livre, o que permite que, em ponto morto (i.e., sem nenhuma velocidade engatada), no ocorra a transferncia da rotao. No entanto, os carretos do veio secundrio ( excepo de um carreto isolado, o de marcha-atrs) encontram-se firmemente ligados ao veio secundrio. A cada carrego do veio primrio corresponde um outro carreto, devidamente engatado, do veio secundrio. So as dimenses dos carretos (e o princpio da alavanca) que especificam a proporo da (des) multiplicao desejada obedecendo a leis triviais da fsica. Aquando da seleco de uma mudana, engatado um carreto ao veio principal por meio de um bloqueador (do movimento livre do carreto para o veio) que, nos dias de hoje, desempenha a funo de sincronizador. Com um funcionamento semelhante ao da embraiagem (transmisso por acoplagem), embora os carretos disponham de dentes que facilitam o encaixe do sincronizador, a fora do veio principal transmite-se do carreto bloqueado para o carreto correspondente do veio secundrio. No caso da marcha atrs, entra em contacto um carreto suplementar do bloco secundrio responsvel pela mudana de direco da rotao do eixo (e, consequentemente, da marcha). Este carreto (e aquele onde engrena respectivamente no veio primrio) de dimenses tipicamente semelhantes ao da primeira velocidade, o

que permite ao automvel dispor de fora para realizar manobras em superfcies ngremes. A caixa de velocidades manual ainda o tipo de caixa utilizado na maioria dos veculos europeus. Ela posiciona-se entre a embraiagem e o diferencial e composta de engrenagens montadas sobre eixos. O condutor pode, por meio de um selector de velocidades, escolher a relao a aplicar. Vantagens: - A mudana de relao manual permite uma conduo adaptada - A BVM custa pouco Inconvenientes: - Mudana manual das relaes - Interrupo da transmisso do momento na mudana de relao A caixa de velocidades automtica pode mudar as relaes de maneira autnoma e progressiva. A caixa automtica composta de um conversor de momento, de carretos epicicloidais, de embraiagens multi-discos, de um selector de relaes e de uma bomba de leo que favorece a lubrificao do mecanismo da caixa. Ela gere assim o arranque do veculo, a seleco e a passagem das relaes durante a conduo. Essa soluo utilizada pelos veculos de alta qualidade devido autonomia e ao conforto que ela proporciona.
Vantagens - Capacidade de mudar as relaes sob carga - Seleco automtica das relaes que melhor se adaptam Inconvenientes - Custo elevado - Rendimento baixa (92% a 96%)

Mquina De Fluido Sistemas Fluido mecnicos: conjunto formado por mquinas e/ou dispositivos cuja funo extrair ou adicionar energia de/para um fluido de trabalho. Mquina de Fluido: o equipamento que promove a troca de energia entre um sistema mecnico e um fluido, transformando energia mecnica em energia de fluido ou energia de fluido em energia mecnica. Mquina Hidrulica: aquela em que o fluido que intercambia (troca) sua energia no varia sensivelmente de densidade em seu percurso atravs da mquina. Mquina Trmica: aquela em que o fluido em seu percurso atravs da mquina varia sensivelmente de densidade e volume especfico.
3

Tipos Principais As mquinas de fluido so normalmente subdivididas em dois tipos principais: as Mquinas de Deslocamento Positivo e as Mquinas de Fluxo. Mquinas de deslocamento positivo: a transferncia de energia feita por variaes de volume que ocorrem devido ao movimento da fronteira na qual o fluido est confinado. Estas podem ser rotativas como a bomba de engrenagens ou alternativas como o compressor de pisto. Mquinas de Fluxo (Turbo mquinas): dispositivos fluido mecnicos que direccionam o fluxo com lminas ou ps fixadas num elemento rotativo. Em contraste com as mquinas de deslocamento positivo no h volume confinado numa turbo mquina. Funcionam cedendo ou recebendo energia de um fluido em constante movimento. Mquina de Fluxo pode ser definida como um transformador de energia (sendo necessariamente o trabalho mecnico uma das formas de energia) no qual o meio operante um fluido que, em sua passagem pela mquina, interage com um elemento rotativo, no se encontrando, em qualquer instante, confinado. Todas as mquinas de fluxo funcionam, teoricamente, segundo os mesmos princpios, o que traz a possibilidade de utilizao do mesmo mtodo de clculo. De fato, esta considerao plenamente vlida apenas quando o fluido de trabalho um fluido ideal, j que, na realidade, propriedades do fluido, tais como volume especfico e viscosidade, podem variar diferentemente de fluido para fluido e, assim, influir consideravelmente nas caractersticas construtivas dos diferentes tipos de mquinas. Como exemplos de mquinas de fluxo, citam-se: as turbinas hidrulicas, os ventiladores, as bombas centrfugas, as turbinas a vapor, os turbos compressores, as turbinas a gs. As mquinas que adicionam energia a uma corrente fluida so chamadas bombas quando o escoamento lquido ou pastoso, e ventiladores, sopradores ou compressores para unidades que lidam com gs ou vapor, dependendo do aumento de presso. Os ventiladores geralmente tm pequeno aumento de presso (inferior a uma polegada de gua) e os sopradores tm aumento de presso moderado (da ordem de uma polegada de mercrio); bombas e compressores podem ter aumentos de presso muito grandes. Os sistemas industriais da actualidade operam a presses at 150.000 psi (l04atmosferas). O elemento rotativo de uma bomba frequentemente chamado de impulsor ou rotor, e fica contido na carcaa ou alojamento da bomba. O eixo que transfere energia mecnica para o impulsor em geral penetra na carcaa; um sistema de mancais e selos necessrio para completar o projecto mecnico da unidade.

Concluso Este relatrio, alm de apresentar a definio e os elementos construtivos fundamentais de uma caixa de velocidades e mquina de fluxo, fornece alguns critrios de classificao dessas mquinas, objetivando estabelecer uma linguagem comum para a sua abordagem e proporcionar meios de identificao dos seus diferentes tipos.

Bibliografia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Boite-automatiqueRenault.jpg http://fr.wikipedia.org/wiki/Bo%C3%AEte_de_vitesses

Anda mungkin juga menyukai