Anda di halaman 1dari 2

Universidade Catlica de Braslia UCB Aluna: Rebeca Rodrigues C.

Medeiros Matricula: UC12106575

Sntese e Secreo dos Hormnios.


As principais glndulas que produzem/secretam os hormnios solicitados so: Hipfise (pituitria) Posterior - secreta os hormnios (produzidos no hipotlamo): Um deles a OCITOCINA. Pncreas - produzem e secretam: INSULINA e GLUCAGON. Cortex das Supra Renais - produzem e secretam dezenas de hormnios. Os mais importantes so: ALDOSTERONA, CORTISOL.

OCITOCINA - produzido pelos ncleos para ventriculares do hipotlamo promove contrao da musculatura lisa uterina (muito importante durante o trabalho de parto) e contrao das clulas mioepiteliais, nas mamas, contribuindo para a ejeo do leite (durante a fase de amamentao).

ALDOSTERONA - Principal mineralocorticoide controla os nveis plasmticos dos ons sdio e potssio. Exerce seu efeito no tbulo contornado distal e no ducto coletor do nefron, aumentando a reabsoro de sdio e a excreo de potssio. Como este transporte mais efetivo ao sdio do que ao potssio, mais ctions so reabsorvidos do que excretados nestes segmentos distais do nefron. A reabsoro de sdio provoca, por atrao inica, reabsoro tambm de cloretos. A reabsoro de sal (NaCl), por sua vez, reabsorve gua (por osmose). Portanto, um aumento na secreo de aldosterona, pela suprarrenal, promove nos tbulos renais um aumento na reabsoro de sal e gua. Um aumento na reabsoro de sal e gua promove, como consequncia, um aumento no volume do lquido no compartimento extracelular. Isto faz com que ocorra um aumento no volume sanguneo e no dbito cardaco. Como consequncia ocorre tambm um aumento na presso arterial. Existem diversos fatores que influem na secreo da aldosterona. Os principais so: Potssio: Um aumento no nvel plasmtico deste on estimula a zona glomerulosa a aumentar a secreo de aldosterona. Angiotensina: Tambm exerce um importante efeito estimulante na secreo de aldosterona. Sdio: Quanto menor sua concentrao no lquido extracelular, maior a secreo de aldosterona.

ACTH: Estimula principalmente a secreo de cortisol, mas exerce tambm um pequeno efeito estimulador de aldosterona. CORTISOL: Exerce importantes efeitos no metabolismo dos carboidratos, protenas e gorduras. Alm disso estabiliza membrana de lisossomos. Existem diversos fatores que influem na secreo de cortisol, muitos ainda no bem esclarecidos. Um importante e conhecido fator estimulante da secreo de cortisol relaciona-se com o stress. Qualquer condio que cause stress fsico (leses teciduais diversas, como fraturas, entorses, contuses musculares, traumas, queimaduras, etc.), dor, infeces, fome, sofrimento e outros, estimula o hipotlamo a secretar o fator de liberao da corticotropina (CRF). Este fator estimula a hipfise anterior a aumentar a secreo de ACTH. O ACTH estimula a crtex da adrenal a aumentar a secreo de cortisol. O cortisol aumentado, com os efeitos acima descritos, propicia aos tecidos lesados condies necessrias para que os mesmos se restabeleam o mais rapidamente possvel das alteraes, reduzindo o stress. INSULINA: Produzida pelas clulas beta das ilhotas de Langerhans, atua no metabolismo dos carboidratos, protenas e gorduras.

GLUCAGON: Secretado pelas clulas alfa das ilhotas de Langerhans, muito importante principalmente para evitar que ocorra uma hipoglicemia acentuada no organismo de uma pessoa. Quando a concentrao de glicose no sangue atinge valores baixos, as clulas alfa das ilhotas de Langerhans liberam uma maior quantidade de glucagon. O glucagon, ento, faz com que a glicose sangunea aumente e retorne aos valores aceitveis como normal. Os principais mecanismos atravs dos quais o glucagon faz aumentar a glicemia so: Aumento na glicogenlise (despolimerizao do glicognio armazenado nos tecidos, liberando glicose para a circulao) Aumento na gliconeognese, atravs de elementos que no so carboidratos (protenas e glicerol) transforma-se em glicose.

Anda mungkin juga menyukai