Anda di halaman 1dari 9

Faculdade Pitgoras Divinpolis Comunicao Social Jornalismo

Andr Bernardes Fernanda Oliveira Leonardo Malta Luana Noronha Marielle Zum Bach Mariana Canado Nilton Augusto

Anlise da adaptao flmica atravs da traduo intersemitica: A representao da obra de Lewis Carroll no filme Alice no Pas das Maravilhas de Tim Burton

Divinpolis Novembro/2011

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representao da obra de Lewis Carroll, Alice no Pas das Maravilhas, no filme homnimo dirigido por Tim Burton. Para tanto, o escrito sustenta-se nos estudos realizados durante as aulas de Semitica do professor Me. Bernardo Rodrigues Espndola, bem como suas subsequentes metatextualidades.

Introduo

Toda traduo intersemitica de uma obra literria para uma obra cinematogrfica passa por um processo de semiose intermdia onde elementos so mantidos e criados na mesma proporo em que o autor/diretor recria a trama. A utilizao do termo traduo, para se referir s adaptaes literrias, inclusive um termo equivocado. O que o diretor faz vai muito alm de traduzir uma obra para outro campo miditico, o diretor cria uma nova pea, passando de tradutor a criador. O filme de Tim Burton, Alice no Pas das Maravilhas, foi baseado na obra homnima do autor britnico Lewis Carroll, mas possui diversos elementos de criao exclusiva ou mesmo de dilogo com outros textos.

1. Sobre o filme Alice no Pas das Maravilhas e a obra homnima de Lewis Carrol

Ao cineasta o que do cineasta, ao escritor o que do escritor (GUIMARES, 2003, p.109)

A transcrio de uma obra literria para uma obra cinematogrfica compe elementos de criao, cpia, adaptao e dilogo com outros textos de mdias diversas. Comparato (1996) explica que este processo de adaptao uma comunicao transcrita que modifica as bases da linguagem utilizada para apresentar um mesmo enredo, considerando a linguagem especfica ao meio para o qual a obra destinada e elementos scio-culturais dinmicos presentes no tempo/espao em que a adaptao produzida. A adaptao de Tim Burton, Alice no Pas das Maravilhas (2010), do livro homnimo escrito por Lewis Carroll (1865), um exemplo claro dos novos estilos de operaes tradutrias, que acrescentam muitos elementos obra e valorizam o estilo do prprio adaptador. Tim Burton um diretor contemporneo reconhecido pelo seu estilo aplicado a cada uma de suas obras. Sua identidade visual facilmente percebida na adaptao, e elementos como trilha sonora tambm seguem a linha do diretor. Muitos o condenaram alegando afastamento dele em relao ao livro. A justificativa de Burton foi Emocionalmente, aquela histria de uma menina andando de um lado para o outro encontrando personagens malucos nunca me fisgou. Foi isso que me levou a pensar numa forma de mostrar a estranheza de todos esses personagens em algo conectado (...). Criar uma histria onde antes havia apenas uma srie de acontecimentos.. A explicao que Burton oferece histria feita atravs de um link com um poema contido no livro Alice no Pas do Espelho, tambm de Lewis Carroll. A histria do poema chamado Jaguadarte a trama central do filme, mas com todos os personagens encaixados na estria. O poema retrata uma luta pica entre um personagem qualquer e o Jaguadarte e Burton usou esse gancho para justificar a ida de Alice ao mundo subterrneo.

Embora o filme no seja fiel histria do livro, possvel perceber que as duas tramas concentram-se em um elemento comum que permeia praticamente todas as adaptaes de Alice: a dvida da menina. Alice se questiona e questiona as coisas ao seu redor durante todo o tempo e essa dvida constante sustenta o enredo em diversos momentos da histria.

Joseph Campbell, em seu livro O heri de mil faces (1949), desenvolve um sistema de caracterizao comum ao pesquisar a estrutura de mitos, lendas e fbulas. Seu trabalho de pesquisa tambm analisou histrias modernas, assim como muitos roteiros de filmes. A adaptao de Burton se encaixa no modelo estabelecido por Cambell, portanto, por mais que se afaste de muitos elementos do livro, segue uma linha de raciocnio presente no apenas na obra de Carroll, mas em tantas outras. Na obra de Campbell, o heri, como ele chama o protagonista de diversas obras, passa por uma srie padronizada de caractersticas e acontecimentos. Passo 1 Mundo Comum. O heri apresentado em seu dia-a-dia. Pode-se perceber claramente o incio de um enredo que no corresponde ao que ser tratado durante maior parte do filme. No caso, mostra Alice com sua famlia em uma tradicional festa, antes de ser apresentada a aventura em si. Passo 2 Chamado aventura A rotina do heri quebrada por algo inesperado, inslito ou incomum. - Alice recebe o chamado aventura logo ao avistar o Coelho Branco, que a guia para o buraco levando-a ao mundo fantstico e ao incio da histria. Passo 3 Recusa ao chamado Como j diz o prprio ttulo da etapa, nosso heri no quer se envolver e prefere continuar sua vidinha. - No comeo, Alice se recusa a acreditar no mundo e se recusa a acreditar sequer que ela quem ela . Passo 4 Encontro com o Mentor

O encontro com o mentor pode ser tanto com algum mais experiente ou com uma situao que o force a tomar uma deciso. - O mentor, no caso de Alice, possui vrias faces. Podendo ser o Chapeleiro Maluco em maioria de seu tempo, mas pode-se considerar Absolem e a Rainha Branca tambm como mentores ao longo do filme. Passo 5 Travessia do Umbral Nessa fase, nosso heri decide ingressar num novo mundo. Sua deciso pode ser motivada por vrios fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que no seja essa a sua opo. - A travessia, no caso de Alice, mais subjetiva que propriamente dita. Alice realmente decide fazer parte de sua aventura quando se aceita como a pessoa que deve ser e aceita sua misso no pas das maravilhas. A travessia pode ser claramente observada no momento em que ela decide participar da batalha e matar o Jaguadarte (no original em ingls: "Jabberwocky") por uma srie de fatores que a levaram a tomar essa deciso. Passo 6 Testes, aliados e inimigos A maior parte da histria se desenvolve nesse ponto. No mundo especial fora do ambiente normal do heri que ele ir passar por testes, receber ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e ter que enfrentar os inimigos. - Esse passo se estende ao longo de todo o filme, quando Alice descobre cada um dos personagens e encontra entre eles, aliados e inimigos. Ao longo da descoberta, Alice passa por adversidades que reforam essas demarcaes maniquestas. Passo 7 Aproximao do objetivo O heri se aproxima do objetivo de sua misso, mas o nvel de tenso aumenta e tudo fica indefinido. - A aproximao do objetivo pode ser aplicada ao momento em que ela inicia sua batalha com o Jaguadarte, que deixa claro aos espectadores que o ato final est prximo. Passo 8 Provao mxima o auge da crise - A provocao mxima encontrada no momento em que Alice mata o Jaguadarte e conclui seu objetivo. Passo 9 Conquista da recompensa

Passada a provao mxima, o heri conquista a recompensa.- Alice, concluindo seu objetivo e colaborando para a manuteno da ordem no mundo fantstico, consegue da Rainha Branca o elixir que a far voltar para casa. Passo 10 Caminho de volta a parte mais curta da histria em algumas, nem sequer existem. Aps ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior.- Alice retorna ao seu mundo exatamente no momento e local de onde saiu. Volta situao de incio. Passo 11 Depurao Aqui o heri pode ter que enfrentar uma trama secundria no totalmente resolvida anteriormente. - Alice se v prestes a resolver uma situao que ficara pendente antes do incio de sua aventura, no caso, a recusa ou acatamento do pedido de noivado proposto por sua famlia. Passo 12 Retorno transformado a finalizao da histria. O heri volta ao seu mundo, mas transformado j no mais o mesmo.- Alice, com os pensamentos modificados pela sua aventura toma uma deciso difcil e muda o rumo de sua vida, considerando os ensinamentos aprendidos no novo mundo e aplicando-os ao mundo real. Considerando a aplicao dos elementos do filme Alice no Pas das Maravilhas (2010) nos argumentos desenvolvidos por Campbell, percebemos que a obra dialoga sim com o livro de Lewis Carroll e tambm com uma srie de outras histrias que tambm se encaixam nos elementos descritivos do heri, podendo citar o filme Matrix e inclusive os escritos da Bblia.

2. Sobre a teoria da semiose intermdia e traduo intersemitica

na prtica, se reconhece como adaptado o filme que conta a mesma histria do livro no qual se inspirou, ou seja, a existncia de uma mesma histria o que possibilita o reconhecimento da adaptao por parte do destinatrio (BALOGH, Ibid, p.58).

possvel notar, em qualquer obra tradutria, um processo que envolve trs mtodos de criao: operao potica, especular e dialgica. Percebe-se a traduo potica como fruto de uma atividade criativa. A transformao de um texto verbal em imagem aumenta sua importncia esttica. Se o signo esttico oblitera a referncia a um objeto fora dele, ento ele constri esse objeto a partir de suas qualidades materiais como signo, pois que ele foge representao, uma vez que essa funo representativa no est na qualidade material, mas na relao de um signo com um pensamento. (PLAZA, 1987, p. 24) No caso de Alice no Pas das Maravilhas, possvel saber claramente do que se trata tendo um conhecimento da histria contada no livro ou visto em outras adaptaes. No entanto, alm de Alice no Pas das Maravilhas, possvel perceber tambm grande influncia de Alice no Pas dos Espelhos e criao de alguns momentos que so inexistentes na obra original. Operao Especular a transposio de uma obra para outra, com seus recortes e nova significao. Por exemplo, o diretor de Alice no Pas das Maravilhas, Tim Burton, retrata parte da obra literria original e suas adaptaes no cinema, mas baseou-se em toda a obra para escolher esse recorte e acrescentar suas particularidades, a fim de criar uma nova verso. A forma como a personagem Alice foi levada a entrar no Pas das Maravilhas fiel ao texto literrio, assim como boa parte dos personagens em suas caractersticas essenciais. A questo central da obra de Carroll, que a indeciso de Alice, tambm foi o pilar central do filme de Burton, caracterizando a relao especular entre as obras.

Entende-se por dimenso dialgica toda interferncia que feita por um contexto na traduo de uma obra literria para um filme e como essa referencia deste contexto se faz presente. Textos, outras obras, enfim qualquer obra que dialogar com o hipertexto caracteriza esta traduo como uma operao dialgica, ou seja, signos e objetos que dialogam entre si, para formar outro objeto/signo. Bakhtin comenta tal analise: h uma interao constante de significados todos trazem, em si, o potencial de determinar os demais. Pode ser que no se note uma referncia clara de uma obra em outra, porm se o interpretante, de alguma forma percebe que existe naquele momento uma ligao com algo que ele j viveu, antes, seja em um texto, ou alguma experincia passada, esta ligao comea a agir como uma inspirao para tal obra. No caso desta traduo, livro/filme, deve ser analisada de acordo com espao/tempo. Um livro que foi escrito h muitos anos atrs sofreu muita interferncia da cultura da poca, logo, este livro poder ser interpretado de outra forma se lido hoje. Isso se d devido cultura que sofreu alteraes. Dessa forma, todos esses aspectos extras influenciam tanto na construo do signo como na interpretao do interpretante. Podemos perceber, alm dos dilogos subjetivos, um dilogo direto com outras obras como Alice no Pas dos Espelhos e outros expoentes da cultura da poca. Alm disso, o filme contextualizado na grande era das navegaes, o que no deixa de ser um dilogo com a histria europia e seus respectivos escritos em livros e tratados.

Concluso Toda traduo intersemitica de uma obra literria para uma obra cinematogrfica passa por um processo de semiose intermdia onde elementos so mantidos e criados na mesma proporo em que o autor/diretor recria a trama. possvel notar, em qualquer obra tradutria, um processo que envolve trs mtodos de criao: operao potica, especular e dialgica. O filme Alice no Pas das Maravilhas (Burton, 2010), baseado na obra homnima de Lewis Carroll, mas dialoga constantemente com a obra do mesmo autor Alice no Pas do Espelho dentre outras. Alguns elementos so a base que sustenta o filme como traduo de outra obra, como uma fiel caracterizao dos personagens com suas caractersticas e personalidades. Outros elementos foram criaes exclusivas do filme, bem como o estilo do diretor Tim Burton que pessoalizou elementos como identidade visual e trilha sonora.

Anda mungkin juga menyukai