Anda di halaman 1dari 20

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O


CARGO

D E

P R O V A S

G A B A R I T O

MDICO LEGISTA

CADERNO

ESPECIALIDADE/REA DO CONHECIMENTO:
MDICO LEGISTA MEDICINA LEGAL PSIQUIATRIA FORENSE PATOLOGIA LNGUA PORTUGUESA DIREITOS HUMANOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO:

30
PROVAS:

1. Este caderno de provas contm um total de 60 (sessenta) questes objetivas, sendo 35 de Medicina

Legal, 10 de Psiquiatria Forense, 5 de Patologia, 5 de Lngua Portuguesa e 5 de Direitos Humanos. Confira-o. 2. Assinale na sua Folha de Respostas o tipo de sua prova: Gabarito A ou Gabarito B. 3. Esta prova ter, no mximo, 4 (quatro) horas de durao, includo o tempo destinado transcrio de suas respostas no gabarito oficial. 4. Respondidas as questes, voc dever passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferogrfica azul ou preta. 5. Em nenhuma hiptese haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 6. Este caderno dever ser devolvido ao fiscal, juntamente, com sua folha de respostas, devidamente preenchidos e assinados. 7. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. 8. Voc pode transcrever suas respostas na ltima folha deste caderno e a mesma poder ser destacada. 9. O gabarito oficial da prova objetiva ser divulgado no endereo eletrnico www.fumarc.org.br, dois dias depois da realizao da prova. 10. A comisso organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

Prezado(a) candidato(a): Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.

PROVA DE MEDICINA LEGAL


QUESTO 01 NO se trata de mtodo de identificao judiciria ou policial: (A) (B) (C) (D) Ferrete. Antropometria. Retrato falado. Sistema dactiloscpico de Vucetich.

QUESTO 02 NO correto o que se afirma em (A) O mtodo de Uhlenhuth utiliza a albuminorreao e se presta especificao do tipo tnico fundamental. (B) A procura dos cristais de Teichmann uma tcnica utilizada para saber se determinado material enviado para exame sangue. (C) A frmula de Retzius descrita como a largura do crnio multiplicada pelo nmero 100, dividida pelo comprimento do crnio. (D) Microscopicamente, a distino entre os ossos de animais e do homem dada pela anlise da disposio do tamanho dos canais de Havers. QUESTO 03 NO correto afirmar que (A) (B) (C) (D) a pelve apresenta os caracteres mais palpveis da diferenciao sexual. o trax do homem se assemelha a um ovoide e o da mulher, a um cone invertido. o elemento mais significativo no estudo externo do globo ocular, referente idade, o arco senil. o fmur e a tbia, respectivamente, so os ossos mais importantes para o estabelecimento da estatura.

QUESTO 04 CORRETO o que se afirma em (A) Qualquer que seja a forma apresentada por um arco dentrio, sua curva representativa sempre de circunferncia. (B) O palato, ou face superior da abbada bucal, revestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfcie ssea dos malares. (C) O mtodo de Piacentino, que consiste em identificao por superposio de negativos de imagens fotogrficas do indivduo, tiradas em vida, sobre as do esqueleto do crnio, um mtodo seguro. (D) O sistema odontolgico de Amoedo tem como estratgia o levantamento completo do arco dentrio e dos assinalamentos de cada pea dentria, formando um conjunto individualizador.

4 QUESTO 05 Trata-se de leso corporal de natureza gravssima, conforme o Artigo 129 do Cdigo Penal Brasileiro: (A) (B) (C) (D) Perigo de vida. Deformidade permanente. Debilidade permanente de membro, sentido ou funo. Incapacidade para as ocupaes habituais por mais de trinta dias.

QUESTO 06 Quanto asfixia por monxido de carbono, NO correto afirmar: (A) (B) (C) (D) mais constante como forma acidental ou homicida e, mais raramente, como suicida. A rigidez cadavrica mais tardia. A putrefao mais tardia. O sangue fluido e rseo.

QUESTO 07 So fatores predisponentes capazes de favorecer a morte por inibio, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Perodo ps-prandial. Primeiras horas do dia. Medo ou surpresa (estado psquico inibidor). Sensibilidade diminuda do Sistema Nervoso Vegetativo.

QUESTO 08 Quanto ao meio misto, correto o que se afirma, EXCETO em: (A) Em virtude das vrias tipicidades de sevcias (mecnica, bioqumica ou biodinmica), mais prprio v-las no mbito das energias de ordem mista. (B) Os maus-tratos fsicos ao ancio so sempre caracterizados por ferimentos repetidos e pouco justificveis, queimaduras, fraturas, escoriaes e equimoses. (C) Chama-se sndrome de Munchausen um tipo de desordem metablica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contnua, apresenta perda de conscincia. (D) A sndrome da alienao parental se caracteriza por alteraes e perturbaes que podem ocorrer nas crianas quando o pai ou a me guardio, por motivos injustificveis, tenta isol-las gradativamente do outro genitor.

QUESTO 09 Quanto s leses produzidas por ao perfurocortante, correto afirmar, EXCETO: (A) Os ferimentos penetrantes do abdome podem ter um trajeto maior ou menor que o comprimento do instrumento. (B) As leses produzidas por instrumento de um s gume resultam em ferimentos em forma de fenda de bordas iguais e ngulos agudos. (C) As armas de trs gumes originam feridas de forma triangular ou estrelada. (D) A largura do ferimento notadamente maior que a espessura da lmina da arma usada e o seu comprimento, menor que a largura da folha, se o trajeto da arma foi perpendicular ao plano do corpo .

5 QUESTO 10 Nos tiros encostados, o desenho da boca e da massa de mira do cano do revlver, produzido por sua ao contundente ou por seu aquecimento, impresso na pele, denomina-se (A) (B) (C) (D) Sinal de Benassi. Sinal do Schusskanol. Sinal de Werkgaertner. Cmara de mina de Hoffmann.

QUESTO 11 As equimoses que se apresentam como pequenos gros so denominadas (A) (B) (C) (D) vbices. petquias. equimona. sugilao.

QUESTO 12 Quanto s manchas de Tardieu, NO correto afirmar: (A) So mais comuns nos adultos e nos velhos que na infncia e na adolescncia. (B) So de tonalidade violcea, de nmero varivel, s vezes, esparsas ou em aglomeraes. (C) Localizam-se, no raro, sob a pleura visceral, mais notadamente nos sulcos interlobares e nas bordas dos pulmes, no pericrdio e no pericrnio, e, nas crianas, no timo. (D) A teoria mais aceita para sua explicao a de que ocorrem por aumento da presso arterial decorrente da excitao dos centros bulbares pelo gs carbnico, rompendo os capilares e produzindo equimoses viscerais. QUESTO 13 De acordo com o artigo 129 do Cdigo Penal Brasileiro, CORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) O choque hipovolmico no configura perigo de vida. A retirada de um rim configura perda da funo excretora. A deformidade permanente sempre pressupe um dano esttico. A incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 dias refere-se exclusivamente ao trabalho.

QUESTO 14 Dos temas abaixo, aquele que NO est includo no estudo do meio biodinmico (A) (B) (C) (D) a fadiga. o choque obstrutivo. a sndrome da falncia mltipla de rgos. a coagulao intravascular disseminada.

QUESTO 15 A parafilia, que se caracteriza pela atrao que tem determinado indivduo do sexo masculino s por mulheres vestidas de homem, as quais agem e se representam sexualmente como homem, adotando ele o comportamento de mulher, denomina-se (A) (B) (C) (D) Dolismo. Fetichismo. Travestismo. Andromimetofilia.

6 QUESTO 16 Quanto sexologia criminal, correto afirmar, EXCETO: (A) O agente passivo do estupro pode ser tanto o homem quanto a mulher. (B) No atentado violento ao pudor, tanto o homem quanto a mulher podem ser o agente passivo. (C) O hmen uma estrutura mucosa que separa a vulva da vagina e tem duas faces: uma, vaginal e profunda, e outra, vestibular ou superficial. (D) Em presena de hmen complacente, a constatao da presena de fosfatase cida ou de glicoprotena P 30 em resduo vaginal pode contribuir no diagnstico de conjuno carnal. QUESTO 17 Quanto ao puerprio, correto afirmar, EXCETO: (A) Dura, em mdia, de seis a oito semanas. (B) Seu diagnstico muito importante nas questes mdico-legais, principalmente na hiptese de aborto ou infanticdio. (C) o espao de tempo que vai da expulso do feto at a volta do organismo materno s suas condies anteriores ao processo gestacional. (D) No ps-parto imediato (um a dez dias), o fundo uterino acha-se um pouco acima da cicatriz umbilical e a medio do rebordo do pbis ao fundo do tero de 12 centmetros. QUESTO 18 O aborto indicado nos casos de estupro denomina-se (A) (B) (C) (D) social. eugnico. teraputico. sentimental.

QUESTO 19 Com relao s reaes vitais, CORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) A incoagulabilidade do sangue um sinal de morte (sinal de Donnet), apesar de isso no ser sempre absoluto. Um ferimento provocado em vida mostra-se com as bordas coaptadas, por falta de retrao dos tecidos. A capacidade retrtil dos tecidos desaparece imediatamente aps a morte. A presena de uma equimose fala a favor de leso pos-mortem.

QUESTO 20 A leso da pele produzida por cidos e lcalis denomina-se (A) (B) (C) (D) fixao. vitriolagem. corificao. mitridatizao.

QUESTO 21 NO correto o que se afirma em: (A) Morte sbita sinnimo de morte fulminante. (B) A morte considerada suspeita sempre que houver a possibilidade de no ter sido de causa natural. (C) A mancha negra da esclertica uma modificao da cor que se observa pela fenda palpebral, quando os olhos permanecem entreabertos aps a morte. (D) Se dois indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu ao outro, presumir-se-o simultaneamente mortos.

7 QUESTO 22 NO correto o que se afirma em: (A) O estado de nutrio no interfere na velocidade de resfriamento do corpo. (B) Os livores hipostticos costumam ser fracos ou inexistentes nas cicatrizes, em funo de sua pouca vascularizao. (C) A curva de resfriamento do corpo humano apresenta um pequeno plat antes de entrar na fase de resfriamento rpido. (D) Os livores hipostticos so sinal tardio da realidade da morte, mas h referncias a seu aparecimento um pouco antes da morte, nos casos de agonia.

QUESTO 23 NO correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) Putrefao a decomposio do corpo pela ao de bactrias saprfitas. A causa da morte influencia tanto na intensidade quanto na durao da rigidez cadavrica. Quanto maior a massa muscular, maior ser o tempo para que se perceba a rigidez cadavrica. A velocidade de evoluo da putrefao cadavrica a mesma, no importando o cadver estar ao ar livre, enterrado no solo ou sob a gua.

QUESTO 24 Com relao hipotermia, NO correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) Abaixo de 32C, o corao fica mais propenso fibrilao ventricular. O uso do reaquecimento passivo na hipotermia moderada pode levar o paciente morte. Quando o reaquecimento externo se concentra no tronco, a magnitude do afterdrop maior. O abaixamento da temperatura central pelo afterdrop pode ser suficiente para desencadear arritmia fatal.

QUESTO 25 Com relao ao da eletricidade, NO correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) A ao trmica da eletricidade se faz sentir pelo efeito Joule. Assistolia desencadeada pela passagem de corrente da ordem de 0,5 a 1 mA. D-se o nome de eletroplesso s leses causadas pela energia eltrica produzida em usinas. Ao eltrica, ao trmica e ao luminosa so trs formas pelas quais a energia eltrica pode agir sobre os seres vivos.

QUESTO 26 Quanto ao afogamento, NO correto o que se afirma em: (A) Nos afogados brancos de Parrot, o indivduo morre por inibio ao tocar na gua. (B) Algumas vtimas de afogamento e enforcamento podem apresentar o fenmeno denominado dentes rseos post mortem. (C) Os livores hipostticos do cadver dos afogados tomam tonalidade mais escura que nas demais formas de asfixias mecnicas. (D) Nos afogados em gua doce, a gua absorvida rapidamente nos alvolos, passando para a circulao pulmonar e provocando hemodiluio e hipervolemia.

8 QUESTO 27 Com relao s leses por radioatividade, CORRETO afirmar: (A) As radiodermites de 1 grau so conhecidas por lceras de Rentgen. (B) As radiodermites crnicas neoplsicas so, quase sempre, do tipo sarcomatoso. (C) As radiodermites de 3 grau (forma ulcerosa) esto representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave. (D) Os efeitos da radioatividade, como energia causadora do dano, tm nos Raios-X e no Rdio o seu motivo, estando excluda desse grupo a energia atmica.

QUESTO 28 Quanto ao uso do DNA para identificao, correto o que se afirma, EXCETO em: (A) A prova obtida por meios ilcitos ou ilegais pode comprometer o princpio da privacidade constitucional. (B) A possibilidade de se encontrarem duas pessoas iguais pelo mtodo de DNA de uma em 10 trilhes. (C) Um problema de bancos de dados genticos a dificuldade de se manter a confidencialidade das redes informticas. (D) Do ponto de vista operacional, a dificuldade do mtodo est na ampliao dos exames e na criao de um banco de dados, no havendo dificuldade na padronizao.

QUESTO 29 correto o que se afirma, EXCETO em: (A) Pericia percipiendi aquela em que o perito chamado para conferir, tcnica e cientificamente, um fato sob a tica quantitativa e qualitativa. (B) A percia, segundo seu modo de realizar-se, pode ser sobre o fato a analisar (pericia deducendi) ou sobre uma percia j realizada (pericia percipiendi). (C) Pericia deducendi a anlise feita sobre fatos pretritos com relao queles sobre os quais possa existir contestao ou discordncia das partes ou do julgador. (D) Define-se percia mdico-legal como um conjunto de procedimentos mdicos e tcnicos que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da justia.

QUESTO 30 correto o que se afirma, EXCETO em: (A) Deve-se entender que o segredo pertence ao paciente, sendo o mdico apenas o seu depositrio. (B) Aps o falecimento do paciente, o mdico ainda se v na obrigao tica e legal de manter o sigilo. (C) O que deve prevalecer atualmente o fato de ser o sigilo mdico relativo, sendo sua revelao sempre fundamentada por razes ticas, legais e sociais. (D) A perda de um envelope contendo resultados de exame de paciente, possibilitando a algum conhecer sobre sua doena, caracterizaria o crime de divulgao do segredo.

QUESTO 31 correto o que se afirma, EXCETO em: (A) Merla obtida a partir da pasta de coca. (B) A cola constituda de hidrocarbonetos de efeitos muito rpidos sobre o sistema nervoso, embora de pouca durao. (C) O pio extrado da papoula papaver somniferum e consumido sob a forma de cigarros; trata-se de produto muito usado no Brasil. (D) O crack tem um efeito muito semelhante ao da cocana, entretanto percebido mais rapidamente e com maior poder de viciar e produzir danos.

9 QUESTO 32 correto o que se afirma, EXCETO em: (A) (B) (C) (D) Cola pode levar euforia e a alucinaes. Anfetaminas so usadas para evitar a sonolncia, para desinibir, para euforizar. Oxi consumida pela queima das pedras em cachimbos ou cigarros, bem como aspirada em p. Oxi droga sinttica, consumida em cpsulas, de custo elevado, que causa pouca agresso ao sistema nervoso central.

QUESTO 33 correto o que se afirma, EXCETO em: (A) A dosagem do lcool na urina seria de grande valia, em virtude de se aproximar da concentrao alcolica no sangue. (B) A absoro do lcool etlico ordinariamente processada pela via digestiva; comea no estmago e continua pelo intestino delgado. (C) O organismo humano realiza o processo de desintoxicao do lcool por fases continuadas de oxidaes, transformando-o em aldedo, cido actico, gs carbnico e gua. (D) Pequenssimas quantidades de etanol so eliminadas sem se oxidar.

QUESTO 34 Conforme preceitua o Cdigo de tica Mdica, captulo V, vedado ao mdico, EXCETO: (A) Deixar de usar todos os meios disponveis de diagnstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente. (B) Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execuo de prticas diagnsticas ou teraputicas, mesmo em caso de iminente risco de morte. (C) Opor-se realizao de junta mdica ou segunda opinio solicitada pelo paciente ou por seu representante legal. (D) Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal.

QUESTO 35 So perturbaes neurolgicas da intoxicao alcolica crnica, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Polineurite. Sndrome de Korsakow. Romberg simples e Romberg combinado. Poliencefalite superior hemorrgica de Wernicke.

10

PROVA DE PSIQUIATRIA FORENSE


QUESTO 36 Tendo em vista o Cdigo de tica Mdica, avalie as seguintes afirmativas, indicando nos parnteses se so verdadeiras (V) ou falsas (F). O Cdigo de tica Mdica veda ao mdico: ( ) Assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificao mdico-legal quando no tenha realizado pessoalmente o exame. ( ) Ser perito ou auditor do prprio paciente, de pessoa de sua famlia ou de qualquer outra com a qual tenha relaes capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue, mas no inclui empresas em que tenha atuado no passado. ( ) Intervir, quando em funo de auditor, assistente tcnico ou perito, nos atos profissionais de outro mdico, ou fazer qualquer apreciao em presena do examinado, exceto nos casos de tratamentos incorretos, reservando suas observaes para o relatrio. ( ) Realizar exames mdicos periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prdios ou de dependncias de delegacias de polcia, unidades militares, casas de deteno e presdios. A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) V, V, V, F. V, F, F, V. F, V, F, V. F, F, V, F.

QUESTO 37 Tendo em vista o Cdigo de tica Mdica, avalie as seguintes afirmativas, indicando nos parnteses se so verdadeiras (V) ou falsas (F). O Cdigo de tica Mdica permite ao mdico: ( ) Receber remunerao ou gratificao por valores vinculados glosa ou ao sucesso da causa, quando na funo de perito ou de auditor. ( ) Autorizar, vetar, bem como modificar, quando na funo de auditor ou de perito, procedimentos propeduticos ou teraputicos institudos. ( ) Deixar de atuar com absoluta iseno quando designado para servir como perito ou como auditor, desde que no ultrapasse os limites de suas atribuies e de sua competncia. ( ) No suspender o seu registro profissional no caso de doena incapacitante para o exerccio profissional, apurada pelo Conselho Regional de Medicina em procedimento administrativo com percia mdica. A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) V, F, F, F. F, F, V, F. F, V, F, V. F, F, F, F.

11 QUESTO 38 Tendo em vista o Cdigo Civil, avalie as seguintes afirmativas, indicando nos parnteses se so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, so absolutamente incapazes. ( ) Os prdigos so relativamente incapazes a certos atos ou maneira de exerc-los. ( ) Os menores de 18 anos de idade so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. ( ) Os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem necessrio discernimento para a prtica de atos da vida civil so absolutamente incapazes. A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) V, V, F, V. V, F, F, V. F, V, F, V. F, V, V, F.

QUESTO 39 Sobre a responsabilidade penal, NO correto o que se afirma em: (A) A inimputabilidade no pode ser presumida. (B) A responsabilidade penal atribuio pericial, atravs de diagnstico ou prognstico de uma concluso mdico-legal. (C) isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardo, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. (D) A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardo no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

QUESTO 40 Em relao aos mais destacados limites e modificadores biopsicossoais da imputabilidade penal e da capacidade civil, CORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) O sexo modificador da responsabilidade penal, mas no da capacidade civil. O prdigo, na doutrina civil, aquele que dilapida o seu patrimnio com gastos justificveis. O epilptico um doente incurvel, seu confinamento num manicmio mais indicado do que num p resdio. A idade tem valor significativo, tanto no que se refere imputabilidade, como no que tange capacidade civil, pelas suas mltiplas implicaes psicolgicas.

QUESTO 41 NO correto o que se afirma em: (A) Os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham discernimento reduzido so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. (B) A imputabilidade caracteriza uma capacidade de compreenso e uma vontade de agir. (C) A capacidade civil caracteriza-se como uma aptido para gerir sua pessoa e seus bens. (D) A lei reputa, para os efeitos da responsabilidade penal e da capacidade civil, que o indivduo possua sade mental e maturidade psquica.

12 QUESTO 42 NO correto o que se afirma em: (A) Desenvolvimento mental retardado uma aluso aos que no conseguiro maturidade psquica. (B) Para determinar a imputabilidade ou a capacidade civil, o quociente intelectual, como dado isolado, deve prevalecer categoricamente. (C) Desenvolvimento mental incompleto uma referncia queles que no alcanaram ainda sua maturidade psquica, como, por exemplo, a criana ou o adolescente. (D) No caso de deficientes mentais leves, pela dificuldade de traar um limite mais ntido do complexo retardoconduta delictual-normalidade psquica, a percia mdico-legal v-se forada a aceitar a atenuante e coloclos sob o rtulo de semirresponsveis.

QUESTO 43 Na psicose manaco-depressiva, CORRETO afirmar: (A) A capacidade civil considerada suprimida somente na excitao manaca. (B) Deve ser considerada incapaz determinada forma de psicose manaco-depressiva que evolui sem intervalos de lucidez, somente na excitao manaca. (C) A capacidade civil pode ser considerada suprimida na depresso, somente se tiver histria de episdios depressivos e manacos anteriores. (D) O maior problema pericial est relacionado ao intervalo lcido, quando se deve apurar a capacidade de entendimento do delinquente portador dessa sndrome.

QUESTO 44 Nas personalidades psicopticas, CORRETO o que se afirma em: (A) Os psicopatas depressivos apresentam muita criminalidade. (B) As medidas punitivas, corretivas e educadoras mostram-se eficientes para mudana das personalidades psicopticas. (C) Os psicopatas fanticos apresentam alta periculosidade no poder assumir liderana de grupos ou massas humanas em pocas de instabilidade poltico-social. (D) Os psicopatas sem sentimentos ou amorais so capazes de todas as aes antissociais e no realizam atos movidos pelas suas paixes, nem pelo domnio dos componentes instintivos de sua personalidade.

QUESTO 45 Nas esquizofrenias, CORRETO o que se afirma em: (A) A esquizofrenia paranoide pode deixar o acusado inteiramente incapaz de entender o carter criminoso do fato que se lhe atribui. (B) O crime desses pacientes, na maior parte das vezes, no repentino, inesperado e sem motivos. (C) No h uma tendncia repetitiva e estereotipada dos delitos. (D) A capacidade civil deve ser vista de forma mais cuidadosa, embora os juzes sempre se limitem a declarar capacidade.

13

PROVA DE PATOLOGIA
QUESTO 46 A inflamao ou flogose uma das principais reaes defensivas do organismo. Sobre esse assunto, leia as afirmaes: I. II. III. IV. V. Processos inflamatrios so desencadeados atravs de fenmenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necrticos ou produtivo-reparativos. So sinais da inflamao aguda: dor, rubor, calor, tumor e alterao da funo. Existem diversos mediadores qumicos da inflamao, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas. Dentre os fenmenos exsudativos, a exsudao hematgena envolve componentes do plasma e clulas que podem se concentrar no foco inflamatrio. No foco inflamatrio, a drenagem da circulao linftica diminui e no consegue carregar todo o excesso de lquido que sai dos vasos sanguneos e se acumula no interstcio.

So afirmaes VERDADEIRAS: (A) (B) (C) (D) I, III e V, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV, apenas. I, II, III, IV e V.

QUESTO 47 So clulas que participam do processo inflamatrio, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Linfcitos. Fibrcitos. Eosinfilos. Macrfagos.

QUESTO 48 Formam-se tanto na circulao pulmonar como na grande circulao. A insuficincia ventricular esquerda, a estenose, a insuficincia mitral, as compresses de veias pulmonares e o aumento da resistncia ps-capilar podem ser causadores de (A) (B) (C) (D) Isquemia. Trombose. Hiperemia ativa. Hiperemia passiva.

QUESTO 49 O termo degenerao usado na Medicina desde a Antiguidade, com diversos sentidos. A degenerao hialina e a degenerao mucoide so tipos de degenerao com acmulo de (A) (B) (C) (D) gua. lipdios. glicdios. protena.

14 QUESTO 50 A morte celular pode ser estudada a partir da compreenso de dois mecanismos: a necrose e a apoptose. Leia as afirmaes. I. II. Vrias agresses fsicas podem causar necrose: traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiaes que podem atuar direta ou indiretamente sobre as clulas. Agentes qumicos como o clorofrmio e o tetracloreto de carbono atuam na necrose, desorganizando os constituintes lipdicos das membranas celulares e lesando o retculo endoplasmtico sem inibir as enzimas. Agentes biolgicos como vrus, ricketsias, bactrias, protozorios e metazorios podem produzir necrose pelas enzimas proteolticas liberadas. A morte celular por mecanismos imunitrios pode ser devida lise, causada por anticorpos aps fixao do complemento ou ao efeito citoptico efetuado por linfcitos T atravs das linfocitoxinas. A necrose caseosa mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch, enquanto a necrose gomosa , em geral, causada por Treponema pallidum.

III. IV. V.

So afirmaes VERDADEIRAS: (A) (B) (C) (D) I, II, III, IV e V. I, III e V, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV, apenas.

15

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA


INSTRUO: As questes de 51 a 55 esto baseadas no texto a seguir. Leia-o com ateno. Leis penais e instituies so sempre propostas, discutidas, legisladas e operadas por meio de cdigos culturais definidos. Elas so estruturadas em linguagens, discursos e num sistema de signos que corporificam significados culturais especficos, distines e sentimentos que devem ser interpretados e entendidos quando se quer tornar inteligvel o sentido social e aquilo que motiva a punio. Dessa forma, mesmo que algum queira discutir que interesses econmicos e polticos formam a base determinante das polticas penais, esses interesses devem, necessariamente, operar por meio das leis, linguagens institucionais e categorias penais que estruturam e organizam as aes penais. (GARLAND apud SALLA, Fernando; GAUTO, Mait; ALVAREZ, Marcos Csar. A contribu io de David Garland: a sociologia da punio. Tempo soc. [online]. 2006, v. 18, n. 1, p. 329). QUESTO 51 A afirmativa que CONTRADIZ o texto : (A) (B) (C) (D) As punies decorrem das aes penais. Leis penais tambm so produtos culturais. Linguagens institucionais distinguem significados culturais. Interesses econmicos no influenciam o sentido social da punio.

QUESTO 52 O pronome pode ser empregado com funo substantiva ou com funo adjetiva. Sobre os usos de alguns pronomes no texto NO est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) Esses pronome adjetivo. Algum - pronome adjetivo. Elas pronome substantivo. Aquilo pronome substantivo.

QUESTO 53 A partir da anlise sinttica das oraes do texto acima, assinale a afirmativa CORRETA. (A) (B) (C) (D) No h perodos simples. H duas oraes adversativas. Contm uma orao que expressa concesso. Os perodos so compostos apenas por subordinao.

QUESTO 54 A pontuao adequada pode assegurar a correta compreenso do texto. No texto, as vrgulas foram empregadas, EXCETO para (A) (B) (C) (D) indicar um aposto. separar adjunto adverbial. indicar orao intercalada. separar palavras com mesma funo sinttica.

QUESTO 55 A alternativa cuja substituio indicada entre parnteses compromete a compreenso das ideias (A) (B) (C) (D) cdigos culturais definidos- Linhas 1 e 2. (programas) num sistema de signos Linha 2. (representaes) tornar inteligvel o sentido social Linhas 3 e 4. (compreensvel) e categorias penais Linha 6. (punitivas)

16

PROVA DE DIREITOS HUMANOS


QUESTO 56 No que diz respeito ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. Pode-se afirmar que se trata de um ramo do Direito que surgiu aps a Segunda Guerra Mundial. So direitos inscritos (positivados) em tratados ou em costumes internacionais. Os tratados internacionais sobre Direitos Humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de maro de 2007, foram recepcionados no ordenamento nacional e equivalem a emenda constitucional.

IV.

As afirmativas CORRETAS so: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.

QUESTO 57 Romeu, brasileiro nato, apaixonou-se por uma bela italiana de nome Julieta. O casal contraiu matrimnio no Brasil, mas constituiu, na Itlia, o domiclio conjugal. O casal teve uma filha nascida na Itlia. Considerando que Romeu no estava a servio da Repblica Federativa do Brasil, CORRETO afirmar que sua filha (A) no ter direito nacionalidade brasileira, j que no nasceu no Brasil. (B) ser brasileira nata, se registrada em repartio brasileira competente. (C) no ter direito nacionalidade brasileira, j que seu pai no estava a Servio da Repblica Federativa do Brasil. (D) somente ter direito nacionalidade brasileira se vier a residir no Brasil em qualquer tempo e optar pela nacionalidade brasileira. QUESTO 58 Analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas: ( ( ) ) Qualquer pas membro da ONU pode ser denunciado perante o Comit de Direitos Humanos por violar direitos civis ou polticos. O direito vida, liberdade, propriedade, igualdade e segurana so considerados direitos de cunho negativo, uma vez que dirigidos a uma absteno por parte do Estado. No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. A Conveno para a Preveno e Represso do Crime de Genocdio de 1948 e o Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados de 1966 compem o sistema global de proteo aos Direitos Humanos.

( (

) )

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) V, V, V, V. V, F, V, F. F, V, V, V. F, V, V, F.

17 QUESTO 59 So cargos acessveis tanto ao brasileiro nato quanto ao naturalizado, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Senador. Deputado Federal. Deputado Estadual. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

QUESTO 60 Analise as seguintes afirmativas, luz da legislao brasileira: I. A igualdade, a participao na vida poltica do Estado, a nacionalidade bem como o direito ao pleno emprego e Previdncia Social so considerados direitos de 1 dimenso pela importncia que ocupam na proteo do indivduo face aos desmandos do Estado. Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

II.

CORRETO o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) A primeira afirmativa falsa e a segunda, verdadeira. A primeira afirmativa verdadeira e a segunda, falsa. As duas afirmativas so verdadeiras. As duas afirmativas so falsas.

18

19

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL 01/2013

PARA VOC DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

24 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

20

Anda mungkin juga menyukai