Anda di halaman 1dari 54

1

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL- IESB CENTRO DE PS-GRADUAO E EXTENSO CURSO DE HISTRIA

NILSON DA COSTA SILVA

A (RES)SIGNIFICAO DA CAPOEIRA: DA NEGAO CULTURALIZAO

TIMON (MA) 2013

NILSON DA COSTA SILVA

A RESSIGNIFICAO DA CAPOEIRA: DA NEGAO CULTURALIZAO

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Histria do Instituto de Ensino Superior do Brasil - IESB como requisito parcial para obteno do ttulo de historiador, sob orientao do professor especialista ou mestre Jucian.

TIMON (MA) 2013

NILSON DA COSTA SILVA

A RESSIGNIFICAO DA CAPOEIRA: DA NEGAO CULTURALIZAO

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Histria do Instituto de Ensino Superior do Brasil - IESB como requisito parcial para obteno do ttulo de historiador, sob orientao do professor Jucian.

Aprovada em _____/_____________________/______

Banca Examinadora:

Professor Orientador: Julian (nome completo) - IESB Licenciado em (...) Docente do Instituto de Ensino Superior do Brasil - IESB

Professor Convidado: (Nome do professor) Docente do Instituto de Ensino Superior do Brasil IESB

DEDICATRIA Dedico este trabalho a minha famlia. A base da minha vida, em especial a minha maravilhosa me, que com muito sacrifcio, trabalho rduo, possibilitou a chance de poder me educar. Ao meu filho Vincius, espero que ele agora compreenda o valor do estudo e aprenda a gostar de livros.

AGRADECIMENTOS Mais uma etapa da minha vida passa e fica na memria algo muito bom e nostlgico. Posso dizer que vivi e aprendi muitas coisas sobre a minha vida e sobre mim mesmo. Tantas so as pessoas que participaram e me ofertaram em todo este caminho que ficaria difcil falar delas. Porem gostaria de agradecer primeiramente a Deus por ter me presenteado com a capacidade de assimilao de conhecimentos, porque sem ele no consigo nada. Agradeo ao meu pai Raimundo Francisco Soares da Silva, j falecido, mas que tenho certeza de sua presena em todos os momentos da minha vida. A minha me, Maria Alves, que est sempre perto, me apoiando nas horas fceis e difceis. Aos meus irmos, meu filho, minha companheira, aos meus professores, em especial Jusian e Cleide que tiveram mais presente nesta etapa. Aos colegas de turma, principalmente Larissa e Carol, que sempre estiveram juntas e prontas para ajudar, Dona Angelita. Aos funcionrios do CEM (Centro Educacional Masculino), em especial aos educadores da minha equipe deixo, aqui um imenso OBRIGADO, ao Mariton, Fernando, Lucivaldo, Amarildo, Marcelo, Ronaldo, Antonio Filho. Aos meus amigos que tanto tenho respeito.

Como identificar um Mestre de Capoeira? O Mestre aquele, que diz: ainda no sei nada, mas aprendo em vida e em anos a fio com meus alunos: a lutar, a danar, a tocar e a cantar no semicrculo e/ou no crculo (roda). Agora se me ocorrer ou se acontecer de ser "doutor honoris causa" porque a humildade e a dedicao vieram e veio-me antes. (Ru Ais (uma i, uma capoeira entusiasta))

RESUMO A Histria da Capoeira objeto de pesquisa de diversos historiadores e pesquisadores que se aventuram pela construo de um dilogo como o tempo: passado e presente, entrelaados, na busca pela afirmao e o reconhecimento da mesma como patrimnio cultural da sociedade. Neste sentido, o objetivo desta reviso bibliogrfica, de carter qualitativo, investigar a histria da capoeira na sociedade, analisando as relaes de conflito e mudanas, desde o seu surgimento at a atualidade, fazendo recomendaes para a sua cada vez maior aceitao e reconhecimento pelo valor seu histrico-social e educativo. De acordo com os objetivos e resultados pretendidos alcanar, utilizou-se pesquisa descritiva e explicativa, atravs dos mtodos observacional e bibliogrfico, tomando como suporte as obras de autores, como: Abreu (1999), Bretas (2008), DaMata (1997), Durkheim (2003), Falco (2006), Ferreira (2007), Moreira (2007), Oliveira (2009), Paiva (2007), Silva (2008), Soares (1994/2004), Vassalo (2005/2009), dentre tantos outros; e textos e documentos legais, como a LDB, n 9. 394/96; Pareceres e Portarias do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), e outros. Os resultados apontam os principais conflitos de aceitao e legitimao da capoeira na sociedade brasileira, destacando os aspectos legais e sociais, o que torna relevante o incentivo e sua valorizao na sociedade de hoje, buscando formas e meios de faz-la ainda mais reconhecida e prestigiada, como veculo de educao e transformao social, pela sua relevante contribuio a formao socio-histrica da sociedade brasileira. Palavras-chave: Capoeira. Africanidade. Sociedade. Cultura. Educao.

ABSTRACT The History of Capoeira is the subject of research of many historians and researchers who venture to build a dialogue as time: past and present, intertwined, in the quest for affirmation and recognition of it as a cultural heritage of society. In this sense, the purpose of this literature review, qualitative, is to investigate the history of capoeira in society, analyzing the relations of conflict and change, from its inception to the present, making recommendations for its increasing acceptance and recognition by value their history-social and educational. In accordance with the objectives and achieve desired results, we used descriptive and explanatory, through observational methods and literature, taking as support the works of authors such as: Abreu (1999), Bretas (2008), Damata (1997), Durkheim (2003), Falcon (2006), Ferreira (2007), Moreira (2007), Oliveira (2009), Paiva (2007), Silva (2008), Soares (1994/2004) Vassal (2005/2009), among many others, and texts and legal documents, as LDB, 9. 394/96; Opinions and Rulings IPHAN (Institute of National Historical and Artistic Heritage), and others. The results show the main conflicts of acceptance and legitimization of capoeira in Brazilian society, highlighting the legal and social aspects, which makes relevant the incentive and its application in today's society, seeking ways and means to make it even more recognized and prestigious as a vehicle for education and social transformation, for his outstanding contribution to socio-historical formation of Brazilian society. Key-words: Capoeira. Africanness. Society. Culture. Education.

SUMRIO INTRODUO 1 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS...............................................................13 2 CAPOEIRA: RAZES HISTRICAS.......................................................................14 2.1 As origens africanas e os principais mitos.....................................................18 2.2 Rituais: sistema de linhagem e a figura do mestre........................................21 2.3 A figura do malandro, a roda de capoeira, as cantigas e o berimbau...........23 2.4 Aspecto religioso: o sagrado e o profano.......................................................26 3 OS SENTIDOS DA CAPOEIRA NO PROCESSO DE CULTURALIZAO ..........29 3.1 As primeiras escolas de capoeira e o jogo da capoeira.................................30 3.2 O reconhecimento legal da capoeira pelo Ministrio da Educao e 3ultura...........................................................................................................32 3.3 A capoeira como patrimnio cultural do Brasil...............................................33 3.4 A capoeira na fico brasileira: narrativa histrica da cultura........................36 4 A CAPOEIRA NA ESCOLA....................................................................................39 4.1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educao e as polticas de insero da capoeira no currculo escolar...............................................................................39 4.2 A capoeira e a educao fsica......................................................................41 4.3 As lies e o aprendizado das aulas de capoeira..........................................44 5 A PRTICA E EXPANSO DA CAPOEIRA: POSSVEIS RECOMENDAES PARA A PRESERVAO E VALORIZAO CULTURAL......................................46 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

10

INTRODUO O desafio de pesquisar a capoeira aventurar-se pela construo de um dilogo com o tempo: o passado histrico e o tempo presente, na construo de um referencial sobre uma das maiores manifestaes culturais do Brasil. Caracterizada como forma de expresso cultural e corporal, a capoeira geralmente estudada e referenciada pela Histria, tendo como referencial de investigao os trabalhos de memorialistas do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX, interessados nas tradies populares e matrizes africanas (OLIVEIRA; LEAL, 2009, p. 27). A Histria da Capoeira objeto de pesquisa de diversos historiadores e pesquisadores que buscam a afirmao e o reconhecimento da mesma como patrimnio. No obstante a escassez da literatura, esse processo tornou-se rduo trabalho que resultou no objetivo afinco. Este trabalho visa discutir as praticas culturais da capoeira a partir do conceito de ressignificao das praticas culturais, entendendo que a capoeira uma mistura das diferentes culturas africanas, e que surge como forma de expressar os desejos de liberdade e resistncia dos negros escravizados, sentimentos que j no so to explcitos, mas que continuam intrnsecos nos sujeitos fazendo com que essa prtica seja um espao de manifestao cultural de resistncia negra. Entende-se por ressignificao, atribuir a determinada prticas culturais outras significaes, alm daquelas j existentes, estabelecidas. Significados esses que podem ser apenas pessoais, mas tambm de uma amplitude social. A iniciativa pelo desenvolvimento desta investigao cientfica surgiu a partir do contato direto com grupos de capoeiristas em ao, que vem cada vez mais se inserindo nos variados espaos institucionais da sociedade, como elemento cultural e gerador de identidade. Porm, pela observao emprica, percebeu-se tambm que muitos desconhecem as origens histricas e sociais da capoeira, o que torna pertinente as contribuies tericas aqui apresentadas.

11

Os resultados obtidos so resultantes de uma reviso bibliogrfica, com carter qualitativo, tratados dentro de uma abordagem histrica, buscando respostas s questes que se colocam no exerccio da formao do historiador; adotando como objeto central de estudo da pesquisa, a evoluo histrica da capoeira na sociedade, desde o perodo em que era marginalizada socialmente at a atualidade, perodo de aceitao e legitimao cultural. O objetivo deste estudo investigar a histria da capoeira na sociedade, analisando as relaes de conflito e mudanas, desde o seu surgimento at a atualidade fazendo recomendaes para a sua cada vez maior aceitao e reconhecimento pelo valor seu histrico-social e educativo. Neste entendimento, a pesquisa desenvolve-se a partir do seguinte problema: Quais os principais conflitos, mudanas e sentidos, a capoeira passou desde o seu surgimento at os dias atuais? Para este fim, adota-se como embasamento terico-legal, fontes bibliogrficas de autores e tericos especficos da temtica, como: Abreu (1999), Bretas (2008), DaMata (1997), Durkheim (2003), Falco (2006), Ferreira (2007), Moreira (2007), Oliveira (2009), Paiva (2007), Silva (2008), Soares (1994/2004), Vassalo (2005/2009), dentre tantos outros; e textos e documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 9. 394/96; Pareceres e portarias do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), como o dossi: Inventrio para registro e salvaguarda da capoeira como patrimnio cultural do Brasil (2007) e o Registro da Capoeira como Patrimnio Cultural do Brasil (2008), que apresentam consideraes pertinentes a questo estudada. O estudo justifica-se pela referencia dada a capoeira, como elemento cultural e identitrio na sociedade. Alm disso, a pesquisa contribui minimamente para a formao do historiador, ao proporcion-lo a apropriao de elementos relevantes ao exerccio profissional, permitindo uma aproximao da prtica social educativa, e a reflexo quanto ao processo formativo. relevante efetivar algumas consideraes tericas acercada capoeira como pratica pedaggico-cultural; abordar um pouco o seu processo histrico, discutir aspectos de sua origem, como instrumento de defesa contra opresses, passando

12

por momentos de profunda represso e perseguio, enquanto se configurava como uma cultura fortemente enraizada na cultura urbana brasileira, forjando identidades geralmente ligadas s formas de resistncia das camadas sociais desfavorecidas ou das chamadas culturas minoritrias, at conseguir despertar a sociedade para a grande importncia de seu legado cultural, assumindo a condio de instrumento pedaggico conscientizado de regate da histria do povo brasileiro (SILVA, 2008). A estrutura textual divide-se em quatro captulos, que para melhor entendimento est assim organizado: o primeiro trata da formao histrica da capoeira, envolvendo o dilema de sua origem: seria africana ou brasileira? No segundo captulo, as discusses voltam-se os primeiros passos de aceitao, legitimao e regulamentao legal da capoeira enquanto instrumento cultural. No terceiro captulo, busca-se estabelecer a relao entre capoeira e escola, na medida em que ela se revela como importante prtica educativa, realizada principalmente nas aulas de educao fsica. E no quarto, e ltimo captulo, so feitas as recomendaes direcionadas a cada vez maior aceitao e legitimao cultural da capoeira na sociedade, sendo esta uma responsabilidade de todos. Os resultados apontam os principais conflitos de aceitao e legitimao da capoeira na sociedade, destacando os aspectos legais e sociais, o que torna relevante o incentivo e sua valorizao na sociedade de hoje, buscando formas e meios de faz-la ainda mais reconhecida e prestigiada, como veculo de educao e transformao social, pela sua relevante contribuio a formao socio-histrica da sociedade brasileira.

13

2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

A pesquisa s existe com apoio de procedimentos metodolgicos adequados, que permitam a aproximao ao objeto de estudo. Neste intuito, a cincia se prope a captar e entender a realidade, a metodologia se preocupa em estabelecer formas de como se chegar a isto, atravs da pesquisa cientfica (MICHEL, 2009). O presente estudo traz como objeto de estudo a evoluo histrica da capoeira na sociedade, desde o perodo em que era marginalizada socialmente at a atualidade, perodo de aceitao e legitimao cultural. Dessa forma, visa compreender em que medida estas prticas contribuem para a formao do educador historiador. As etapas de execuo da pesquisa priorizaram os aspectos qualitativos, que se insere no marco de referncia da dialtica, direcionando-se fundamentalmente, pelos objetivos buscados (MARTINELLI, 1999, p. 115), permitindo que o pesquisador tenha uma viso ampla do objeto pesquisado, atravs de pesquisa descritiva e explicativa, utilizando os mtodos observacional e bibliogrfico, que permitem assimilar com clareza o contexto estudado e os aspectos particulares que enriquecem a compreenso do fenmeno. O mtodo observacional acompanhou todas as etapas da pesquisa, desde o planejamento a execuo das tarefas investigativas, visando alcanar os resultados desejados, atravs de estratgias e recursos diversificados; e a pesquisa bibliogrfica tem por finalidade colocar o pesquisador em contato com o que j se produziu e registrou a respeito do tema de pesquisa, revelando o compromisso da qualidade da pesquisa e o aprofundamento terico que norteia a pesquisa. O acesso aos saberes de autores que fundamentam criticamente a temtica, como Abreu (1999), Bretas (2008), DaMata (1997), Durkheim (2003), Falco (2006), Ferreira (2007), Moreira (2007), Oliveira (2009), Paiva (2007), Silva (2008), Soares

14

(1994/2004), Vassalo (2005/2009), entre outros, foi atravs de leituras prvias e contextualizadas, reviso bibliogrfica, consulta a sites, artigos cientficos, textos legais, documentos coerentes ao assunto abordado, sendo dados a estes um tratamento crtico e reflexivo, com vistas formulao e registro dos resultados obtidos.

15

3 CAPOEIRA: RAZES HISTRICAS Ao se pensar em capoeira, indispensvel o entendimento de alguns conceitos correlacionados, alguns fatos histrico-sociais que contriburam no processo de legitimao e culturalizao social, como, por exemplo, as origens, os mitos que giram em torno de sua prtica, os rituais, os principais instrumentos, os personagens identificadores, entre outras marcas especficas da capoeira. A histria apresenta muitas divergncias quanto ao surgimento da capoeira. Seria africana ou brasileira? O fato que uma das manifestaes mais antigas praticadas no Brasil, o que a torna atualmente como uma marca registrada na cultura brasileira. Muitas das dificuldades em estabelecer as origens da capoeira, deve-se ao fato da diversidade de culturas a que sempre esteve ligada, pois ao desenvolver-se em determinado lugar, ganha caractersticas especficas daquele contexto em que se desenvolve. O fato que sua histria entrelaa-se entre o passado e o presente, como manifestao expressiva e cultural do Homem, que neste processo sofreu modificaes ressignificativas em sua ordem de existncia. Sobre o surgimento da capoeira no Brasil, encontram-se muitas verses e mitos em torno do tema. Os indcios atuais de sua origem, existem graas a vrios historiadores que tem se dedicado a reescrever seu trajeto, demonstrando que o seu valor como manifestao cultural popular, caracterizada por uma mistura de dana, luta dentre outras coisas, e que tem suas razes a partir do trafico negreiro (SILVA, 2001).
A capoeira uma prtica que remonta ao Brasil colonial, associada aos escravos africanos e, portanto, ao modelo escravocrata. Tudo leva a crer que ela no era uma prtica originaria da frica, mas que foi criada pelos escravos africanos no Brasil, possivelmente uma recriao de diversos rituais e danas guerreiras. Estes rituais e as danas foram aos poucos se amoldando s necessidades e ao novo tipo de socializao que os africanos foram submetidos no cativeiro. (FERREIRA, 2007, p. 23).

16

Um dos fatos que torna difcil os estudos sobre as origens da capoeira, a escassez de documentos que registram a fase do surgimento da capoeira no Brasil, uma importante fase da histria nacional. Estes documentos foram destrudos no final do sculo XIX, na chamada queima de arquivo (Resoluo de 15.11.1890), por Rui Barbosa, Ministro da Fazenda no Governo do General Deodoro da Fonseca. Segundo relatos o ento ministro mandou queimar praticamente tudo o que tinha de documentos referentes escravido no Brasil, alegando ser a escravido uma pgina negra da histria brasileira e que a manuteno de tais documentos significaria um retrato da vergonha nacional. (MATA, 1993; GONALVES JUNIOR, 1999) A histria da capoeira no Brasil mantm fortes relaes com a escravido dos sculos XVI, XVII, XVIII e XIX, perodo de muito sofrimento e agresso cultura negra. Os negros escravizados eram trazidos para efetuar qualquer tipo de trabalho onde eram obrigados a servir a uma elite rica e gananciosa que vivia para o acmulo de bens e capitais, enfim, a base do Capitalismo. No ciclo da explorao da cana de acar, dentro do mundo de subservincia e trabalho escravo do negro, as fugas e suicdios eram maneiras de resistncia contra a condio de escravo. A capoeira era praticada em terreiros e fazendas, porm sempre de modo clandestino, pois se tratava de uma arma de luta, e os senhores de engenho puniam severamente quem a praticasse. (MELLO, 2002). Neste contexto, surgem os primeiros quilombos, o ponto de concentrao era nas matas dos negros fugitivos, sendo a maior parte do territrio brasileiro para criao destes quilombos (MELLO, 2002). Assim, surge a capoeira nos quilombos brasileiros da poca colonial, onde os escravos usavam o prprio corpo como arma de defesa contra a explorao e a humilhao a que eram submetidos (REIS, 2010).
O escravo negro no conhecia a terra e nem os dialetos falados aqui, a regio, o clima, animais, plantas, nada disso ele conhecia, separado da famlia e dos amigos, o Negro tinha um s direito, trabalhar, trabalhar e apanhar... Nesse ambiente nasce o esprito de camaradagem entre os escravos de vrias culturas diferentes e dessa forma, dessa mistura de culturas africanas nasce a capoeira, nasceu brinquedo, dana, jogo. Ajudava aos escravos matar a saudade da terra atravs da msica, do batuque e das histrias contadas nas rodas era um momento de alegria, um dos poucos. (EDUARDO, 2005)

17

O trfico de escravos abolido no ano de 1850, e a capoeira ganha espaos alm das senzalas e quilombos. Neste perodo aconteceu o que Soares (2004, p. 25) definiu como capoeira escrava, a qual, segundo ele, no se reduz a uma prtica cultural excludente de negros libertos ou livres, mas a uma tradio rebelde que tinha fortes razes escravas... e seduzia aqueles de outra condio social e jurdica, por sua maneabilidade e resistncia. O termo, assim, no se aplica apenas aos negros escravos, mas ao contexto da escravido. A capoeira estava, portanto difundida na sociedade, sendo incorporada por brancos, portugueses e mestios e tem as cidades de Rio de Janeiro, Salvador e Recife, como bero desta expanso. Ao longo do sculo XIX, os grupos urbanos de capoeira, compostos por negros livres e libertos, crioulos, pardos e at imigrantes europeus, incluindo cativos nascidos no Brasil, expandiram-se rapidamente, de forma que os jornais da poca o consideram que antes de ser uma luta, a capoeira era uma instituio (SOARES, 1994), um partido rebelde, contra as elites dos partidos dominantes. Sobre isto, o mesmo autor, complementa:
[...] no (era) um grupo especfico, com um determinado nmero de membros. Ele (o partido) significa um mtodo, uma forma de fazer poltica. Esta forma de fazer poltica teria duas caractersticas bsicas: a primeira ligada ao espao onde esta atuao teria lugar. Este espao era a rua, a praa pblica. Esta poltica na rua estava dirigida, pensamos ns, no somente ao grupo adversrio, que se pretendia coagir, mas ao restante da sociedade. Para essa havia uma mensagem que se pretendia passar, mensagem esta ligada a formas de identidade, e uma presena no contexto poltico dominante. A poltica de rua dos capoeiras era, desta forma, uma leitura e uma prtica invertida da poltica fechada dos gabinetes. A segunda era a autonomia que o Partido Conservador mantinha frente s grandes agremiaes. Por mais que acentuemos a ligao que unia capoeiras e polticos, conservadores, temos que ter claro que a reproduo do grupo e sua existncia enquanto fonte de poder no estava nas mos dos chefes polticos. No havia um lao de dependncia estrita da malta com seu patrono, como existia na rea rural, A aliana com conservadores era fruto de uma opo por aquele grupo da elite dominante que mais se aproximava de seus interesses, aliana que podia ser rompida a qualquer momento. Esta situao ficou clara quando da sada dos conservadores do governo, e a manuteno dos capoeiras como fora poltica de primeira linha no tabuleiro da corte. (SOARES,1994, p. 219)

Sobre a influncia nas lutas polticas, ainda acrescenta que:

18

[...] ao mesmo tempo em que enfrentavam o aparato policial e a ordem escravista, o capoeira participava ativamente das lutas polticas dentro dos grupos dominantes, como capangas dos senhores de Crte, e mesmo incorporava termos e trejeitos do vocabulrio pedante de juzes e doutores da poltica da poca (SOARES, 2004, p. 17).

Nota-se, portanto, a expanso das prticas da capoeira, bem como as dificuldades enfrentadas, pois houve resistncias de todas as ordens para impedir a sua prtica, j que era herana do negro, e o negro era o ex-escravo, considerado marginalizado pela sociedade. Conforme Edmundo (1938, p. 89) apud Inventrio para registro e salvaguarda da capoeira como patrimnio cultural do Brasil (2007, p. 15): Em 1888, um ano antes da proclamao da Repblica, cafajestes armados at os dentes ainda saem frente das nossas bandas militares, atravessam as ruas principais, as mais policiadas da urbe, em pleno exerccio da capoeiragem. Do ponto de vista legal, no perodo republicano sua prtica foi proibida, tida como vadiagem, um comportamento perigoso e ameaador, que poderia levar a criminalidade, conforme o Cdigo Penal da Repblica dos Estados Unidos do Brasil, institudo pelo Decreto 847 em 11 de outubro de 1890 e que esteve em vigor at meados da dcada de 1960, que em seu Captulo XIII tratou especificamente do assunto, intitulado: Dos Vadios e Capoeiras, em trs artigos:
Art. 402 - Fazer nas ruas e praas pblicas exerccio de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominao de capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir leso corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal; Pena - De priso celular de dois a seis meses. A penalidade do art. 98. Pargrafo nico - considerada circunstncia agravante pertencer o Capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes se impor pena em dobro Art. 403 - No caso de reincidncia ser aplicada ao Capoeira, no grau mximo a pena do art. 400. Pargrafo nico - Se for estrangeiro, ser deportado depois de cumprida a pena. Art. 404 - Se nesses exerccios de capoeiragem perpetrar homicdio, praticar alguma leso corporal, ultrajar o pudor pblico e particular, perturbar a ordem, a tranquilidade ou segurana pblica ou for encontrada com armas, incorrer cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes.

Do perodo de novembro de 1889 a janeiro de 1890 foram presos cerca de 110 capoeiristas, que desrespeitavam esta lei. Os registros da Casa de Deteno do Rio de Janeiro apontam que deste total, 32,7% eram brancos, 30% eram negros, e 37,3% outras etnias. (BRETAS, 2008)

19

Somente na dcada de 30, esta lei foi reformada e permitida prtica da capoeira, pois antes dessa reforma, quem era pego jogando capoeira, poderia ser preso, pois era vista como uma prtica de contraveno, violenta e subversiva as determinaes do Estado. Um artigo annimo de 1906, publicado pela Revista Kosmos, ncleo da vanguarda intelectual da poca, numa luta pela brasilidade da capoeira, prope uma hiptese sobre o seu surgimento:
Foi o esprito inventivo do mulato que a criou, pois a capoeira no nem portuguesa, nem negra, ela mulata, mestia, cafusa e mameluca, ou seja, ela cruzada: ela mestia, o mestio tendo anexado, por princpios atvicos e com uma adaptao inteligente, a navalha do fadista dos bairros mouros de Lisboa, alguns movimentos ritmados e simiescos do africano e, sobretudo, a agilidade e a leveza felina do ndio com seus saltos rpidos, suaves e imprevistos para um lado e para o outro, para frente e para trs, como um tigre real, encarando o inimigo (L.C., 1906, apud VASSALLO, 2009).

Este entendimento mais amplo, de como surge capoeira na sociedade brasileira e quais suas primeiras manifestaes, permite que as discusses tomem rumos mais especficos para o aprofundamento do texto. 3.1 As origens africanas e os principais mitos As origens africanas da capoeira remetem diretamente aos negros trazidos da frica para as terras estrangeiras, onde viviam em condio de aprisionamento e servido. As citadas condies de vida, acabou por unirem, torn-los resistentes e com o desejo de liberdade, fazendo da capoeira em sua essncia, uma prtica libertadora. A Fundao Internacional de Capoeira Angola-BA (FICA-BA), que funciona como uma entidade no governamental, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o ensino e a prtica da Capoeira Angola, no mbito nacional e internacional, traz uma representao sobre as origens da capoeira, neste entrelaar cultural do africano e do brasileiro, na constituio da histria legitimada da capoeira:

20

Infelizmente, no existem documentos a respeito da Capoeira para os sculos XVI a XVIII. Dentro do contexto sociocultural do sculo XIX, a Capoeira surge como uma prtica dos africanos escravizados no Brasil. Acredita-se que a sua origem esteja nos movimentos corporais de danas guerreiras trazidas ao Brasil pelos negros oriundos da regio de Angola (a exemplo do N'golo, da Bassula, da Cabangula e do Umudinhu) e que aqui se misturaram, incorporando outros elementos e dando assim origem Capoeira. Com a adeso de negros livres, libertos, brancos e portugueses, provenientes da imigrao europia e do fluxo populacional da zona rural para a zona urbana, a partir da segunda metade do sculo XIX, a Capoeira vai se descaracterizando-se como um "costume de escravos", passando a integrar a cultura popular da sociedade brasileira. Atualmente, a Capoeira acontece em grupos, academias, associaes e federaes, tendo se espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Integra pessoas advindas de diferentes classes sociais, etnias, idades e regies, todas em contato, interagindo corporalmente na roda de capoeira e se relacionando em grupos. No entanto, a trajetria da Capoeira Angola no pode deixar de passar pelo seu reconhecimento como forma de resistncia cultural e, portanto, sociopoltica dos negros no Brasil. Assim, ela apresenta um grande potencial de educao para a diversidade, contra o racismo, os preconceitos e a intolerncia. Sua trajetria, porm, no pode ser dissociada da natureza poltica e social da condio da populao negra da histria brasileira. Evidenciada como uma das manifestaes de resistncia, tem em seus fundamentos preceitos que orientam a viso de mundo daqueles que a praticam. Esses princpios construdos pelo negro em uma situao de liberdade sofreram transformaes com a escravido, que, numa prtica em prol da liberdade, fez da capoeira uma manifestao cultural com carter de movimento social. (FICA-BA, 2013)

A presena da africanidade nos discursos sobre a capoeira representa acaloradas discusses, visto as questes de identidade e de suas origens. Durante muito tempo, as elites dominantes viam na capoeira uma atividade negroafricana, de carter primitivo e violento, que deveria ser combatido nas ruas, por representarem um impedimento s prticas de modernizao e civilizao da sociedade. O pensamento de Vassalo (2009) complementa as discusses sobre as origens africanas da capoeira, enquanto elemento constituinte da cultura brasileira:
A origem da capoeira torna-se aqui um elemento fundamental. E esta, para os capoeiristas em questo, irremediavelmente africana, ainda que eles acreditem que esta prtica tenha adquirido novos contornos no Brasil. Portanto, a crena na africanidade da capoeira vincula-a primordialmente a um grupo tnico especfico, o dos africanos e seus descendentes no Brasil. Ela asseguraria a continuidade de uma memria histrica dos afrobrasileiros.

21

Alm da discusso sobre a origem verdadeira da capoeira, ainda existem alguns mitos que circundam a histria da capoeira. Estes se constituem como concepes que buscam explicar as razes e fundamentos de uma determinada coisa, costume, ou outros. Os mitos sobre as origens da capoeira fornecem argumentos para uma srie de confrontos que, de maneira geral, no so especficos ao mundo da capoeira, mas que permeiam a histria das sociedades humanas como um todo. No caso da capoeira, suas origens giram em torno de trs mitos fundadores (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007):
O primeiro o mito de que a capoeira nasceu na frica Central e foi trazida

intacta por africanos escravizados: segundo esta explicao, a capoeira tem origem somente neste pas, e que todas as suas razes remetem a cultura da frica Central; porm estudos comprovam que apesar da existncia de danas guerreiras similares capoeira no se pode negar que as culturas so construdas a partir das influncias que as cercam, gerando tanto rupturas quanto continuidades; O segundo mito diz que a capoeira criao de escravos quilombolas no Brasil: justifica que a prtica da capoeira eminentemente brasileira, visto que surgiu nas senzalas e quilombos do Brasil; porm esta ideia tem refutaes pertinentes, visto que estudos comprovam a ligao com prticas ancestrais africanas; O terceiro mito gira em torno de a capoeira criao dos ndios, da a origem do vocbulo que nomeia o jogo: esta fundamentao no tem muita aceitao, visto que no h documentao ou mesmo relatos de ndios que reivindiquem essa paternidade e as explicaes orais existentes so controvrsias e sem lgica. Apesar dos mitos fundadores e distores que giram em torno da capoeira, esta se constitui como elemento legitimo da cultura brasileira, mantido pelos mestres da capoeira, que transmitem seus ensinamentos pela tradio oral e trabalho

22

corporal, nas rodas de capoeira, utilizando cantos, jogos e toques como forma de manter presente as razes africanas. 3.2 Rituais: sistema de linhagem e a figura do mestre Os rituais so a linguagem identificadora da capoeira. Esto implcitos s suas prticas, dentro das rodas, como forma de estabelecerem uma comunicao e sintonia uns com os outros e com o contexto que os cerca. Ao apresentar estudos relevantes a compreenso dos costumes, ritos, rituais, entre outros paradigmas da sociedade brasileira, DaMatta (1997, p. 47) apresenta uma conceituao sobre os rituais:
Os eventos que fazem parte da rotina do cotidiano chamado no Brasil de dia-a-dia ou simplesmente vida, e os eventos que esto situados fora desse dia-a-dia repetitivo e rotineiro: as festas, os cerimoniais (ou cerimnias), as solenidades, os bailes, congressos, reunies, encontros, conferncias etc., onde se chama a ateno para seu carter aglutinador de pessoas, grupos e categorias sociais, sendo por isso mesmo acontecimentos que escapam da rotina na vida diria.

No espao da capoeira, os sistemas de linhagem e a considerao e afirmao figura do mestre da capoeira, constituem-se como uma tradio viva e dinmica, e no como algo cristalizado, pois seu prprio dinamismo alimentado pelo movimento e pela desordem, aos quais ela deve finalmente se subordinar. (BALANDIER, 1997, p. 94 apud PAIVA, 2007, p. 15). O sistema de linhagem baseia-se na relao em que um mestre credita seus conhecimentos a outro indivduo. [...] a ligao estabelecida pelas linhagens conecta sujeitos espacialmente distanciados, porm aproximados no que se refere a uma ancestralidade comum (BRITO; LEWGOY, 2012). Este indivduo, na condio de discpulo aprende os significados da capoeira e isso significa a sua consolidao e perpetuao na prtica.

23

[...] Cada mestre teria os fundamentos que herdou de seu mestre servindo como sinais diacrticos dentro de um sistema de muitas linhagens: a forma de tocar, de jogar, de conduzir um ritual, de vestir, de cantar, etc. Seria ento a partir das relaes de aproximao e distanciamento destes sinais diacrticos, ou seja, dos fundamentos das linhagens, que grupos se reuniriam ou no para parcerias tais como realizao de eventos, apresentaes e mesmo rodas de Capoeira [...]. (BRITO; LEWGOY, 2012)

Este um ritual, um momento no qual o capoeirista aspirante assume uma identidade dentro do seu grupo, criando diferentes vnculos de proximidade, pertencimento e ancestralidade dentro de uma determinada linhagem, visto que [...] a partir deste momento, o iniciado identificado, no apenas pela sua identidade pessoal, mas tambm pela sua filiao ancestral e pertencimento atravs dos quais se aproximar e se distanciar de outros grupos sociais desta comunidade (BRITO; LEWGOY, 2012). Os autores acrescentam ainda, que:
Seria pela filiao a um grupo inserido no sistema de linhagem, por meio da mediao de um mestre, que sujeitos considerados profanadores, ou seja, sujeitos que jogam Capoeira Angola sem obedecer ou conhecer seus fundamentos, iniciam seu aprendizado atravs do qual a esfera do sagrado ancestral no ritual da roda de Capoeira Angola pode ser acessada. Ora, justamente essa dimenso sagrada do ritual que atualiza cotidianamente o vnculo social do sistema de linhagem da Capoeira Angola global. (BRITO; LEWGOY, 2012).

O mestre uma figura determinante na propagao e afirmao da capoeira. Ele responsvel por organizar o espao da roda de capoeira, onde acontecem s performances e rituais caractersticos, mantendo assim, a capoeira como um legado africano e da cultura negra s tradies brasileiras. Para ser mestre o capoeirista precisa passar por um longo e intenso perodo de aprendizado e treinamento, que acontece no exerccio entre o Mestre e um capoeirista aprendiz.. Segundo Paiva (2007), para ser mestre de capoeira preciso aprender a movimentao, cantar, tocar os instrumentos, conhecer a histria da capoeira, acumular uma quantidade de capital cultural no campo capoeirstico, bem como preciso dar aulas de capoeira.

24

A relao entre o Mestre e a Capoeira faz parte de uma histria recente. Se a capoeira hipoteticamente tem cerca de trs sculos, o Mestre est presente nela h menos de um (PAIVA, 2007, p. 19). Neste percurso, fazem o papel de portadores de uma tradio, guardies de um saber, que o ampliam, e repassam de gerao em gerao, pela imaginao criadora, a oralidade e a prtica corporal. Neste sentido, Paiva (2007, p. 14), preleciona ainda, que:
A construo das representaes que o mestre tem de si enquanto mestre sugere que h uma relao de dependncia entre a capoeira e o mestre. como se a Capoeira s existisse porque tem o mestre. Eles contam que so eles os responsveis pela preservao da Capoeira atravs do tempo.

O valor do mestre frente da capoeira , portanto, fundamental para a legitimao de sua prtica, de forma que esta seja visvel e ocupe cada vez mais espaos na sociedade, seja atravs da profissionalizao, da prtica esportiva ou cultural. O importante manter viva a prtica da capoeira, bem como o papel do Mestre neste processo. 3.3 A figura do malandro, a roda de capoeira, as cantigas e o berimbau So muitas as referncias relacionadas capoeira, que contribuem para a salvaguarda deste patrimnio cultural imaterial do Brasil. Sua imagem est relacionada dana, a boemia, a luta, a musicalidade, os jogos e os instrumentos utilizados pelos capoeiristas em suas performances corporal e rtmica. A figura do malandro apresenta-se como aquele sujeito bomio, que no gosta de trabalhar para sobreviver e tem forte resistncia s imposies sociais. Neste aspecto, relaciona-se a figura do capoeira, pela recusa deste ao trabalho, conforme afirma Cunha (2010) apud Salgado (2012):

25

O malandro segundo Maria ngela Salvatori, em sua tese Capoeiras e malandros, teria sua origem ancestral, principalmente no que diz respeito vestimenta, em outro personagem urbano anterior (de fins do sculo XIX), o capoeira. Desse modo, o malandro seria proveniente de uma tradio popular que procurava preservar uma margem de autonomia e de deliberao sobre sua prpria vida. Essa tradio, segundo a autora, teria se originado de um regime no qual o trabalho se apresentava de forma negativa e marginalizada, a liberdade representava algo mais que a condio de cidados livres. A liberdade simbolizava principalmente o viver sobre si, o no submeter-se a uma disciplina de trabalho. Estes personagens, quando foram envolvidos por um contexto de valorizao da moral do trabalho e logo em seguida da exaltao da figura do trabalhador, foram rotulados como vadios e relacionados com a violncia urbana

De acordo com Moreira (2007), o malandro um personagem vivo no imaginrio social na figura do malandro, por sua ginga e estilo de vida descontrado e desleixado, sua malemolncia e o jeitinho brasileiro para resolver as coisas, o que desperta o receio de muitas pessoas. Quanto s rodas de capoeiras, estas representam o local de encontro dos capoeiristas, onde estes tem a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e habilidades, atravs de relaes mediadas por processos de aprendizado e ensinamentos entre os mestres e os aprendizes. Atualmente muito dessas caractersticas perdeu-se, pelo processo de modernizao e globalizao da sociedade, pois o espao da roda de capoeira, que inicialmente era o terreiro, hoje passa a ser a academia, e neste processo muita coisa do ritual se perde. A roda de capoeira , portanto, o espao de integrao e identificao dos grupos de capoeira. De acordo com Abreu (1999), pode ser considerada, ento, como um rito de passagem que se incorpora ao processo de aprendizagem, como seu momento mais rico, aberto s influncias e inventividades, quando o aluno, atravs dos toques e dicas do mestre que acompanha atento o seu desenvolvimento, dos conselhos de outros camaradas da roda ou por si prprio, vai descobrindo as articulaes, truques e manhas do jogo. A partir de ento, ele comea a moldar o seu jeito de jogar e comea a aprender algo mais sobre a vida.

26

A roda estruturada e o elemento estruturante fundamental da capoeira, mas tambm tem espao para o improviso, o inesperado: a metfora da roda maior, a roda do mundo, a roda da vida, onde ora se ganha, ora se perde. Os capoeiristas experientes improvisam, usando as cantigas e os ritmos para fazer a crnica da roda no calor dos acontecimentos: a chegada de um valento, a entrada de uma mulher, uma rasteira seguida de uma queda espetacular, a ligeireza impressionante de um jogador, uma antiga rivalidade entre dois capoeiras, um desafio, um jogo de meninos, um alerta de prudncia contra um jogador muito mandingueiro, o aviso da chegada da polcia. (REGISTRO DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2008, p. 14).

As rodas de capoeira se formam geralmente em torno das cantigas: canes em forma de lamento, conhecidas como ladainha, que independente de onde acontea, continua atraindo rapidamente aqueles que passam e param para observar, se divertir, ficar em suspense, devido ao jogo de corpo entre duas pessoas, regido por instrumentos musicais de percusso e cnticos. (REGISTRO DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2008, p. 72). As msicas so elementos fundamentais na capoeira. Atuam no processo de transmisso dos saberes, pois suas letras trazem por essncia o culto aos antepassados, os exemplos heroicos e de boa conduta, o passado de dor e sofrimento da poca da escravido, os fatos e lugares mais representativos e as principais estratgias do grupo, enfim, as mensagens que so passadas dos mais velhos para os mais jovens, atravs do trabalho do mestre. As cantigas carregam um saber histrico-cultural, pois de acordo com Soares (1994), as mensagens contidas nas cantigas nos transportam ao tempo em que os capoeiras eram conhecidos como valentes e utilizavam-se de recursos corporais e armas como a navalha e o porrete, para delitos ou vantagens financeiras, nas ruas do Rio de Janeiro. Tinham uma imagem relacionada a furtos e arruaas, e instauravam pnico aos moradores daquela cidade. Na roda da capoeira, a msica representa um compasso no movimento dos capoeiristas, promovendo uma conexo nos componentes do grupo, pois as letras norteiam as aes prticas, trazem uma melhor compreenso da modalidade dentro e fora da roda, alm das diversas funes, como um apelo, uma vocao, uma

27

stira, temas de amor ou herosmos, narrativas histricas, denncia social, agradecimentos, entre outros. Neste compasso, um dos instrumentos mais conhecidos e representativos, o berimbau. Na roda de capoeira, ele quem da o pontap inicial, e em seguida comeam a entoar o canto. Sua introduo no jogo da capoeira, remota ao sculo XX, antes disso, fazia parte do cotidiano do comrcio, utilizado por escravos pregoeiros para chamar a ateno do pblico. Foi uma das primeiras criaes de objetos musicais que emitem som atravs da vibrao de uma corda. O berimbau construdo de forma simples e seus materiais, ainda so facilmente coletados na natureza, visto que composto por um arco curvado e um fio de arame esticado, que tocado pela percusso de uma baqueta no fio, tambm tensionado por uma moeda ou pedra, acompanhado por um pequeno chocalho, conhecido como caxixi. Existem trs tipos bsicos de berimbau utilizados na tradio musical da capoeira: o grave, o mdio e o agudo, alm de outros instrumentos, como atabaque, agog, reco-reco e pandeiro. Na roda de capoeira, o berimbau faz parte de todo o cerimonial, ganhando significados e sentidos que os tornam sensveis. Os toques por ele emitidos determinam o tempo e os espaos do jogo, como por exemplo, quando o tocador bate repetidas vezes no berimbau sinal de que aquela rodada do jogo acabou, ento preciso apertar as mos e dar lugar outra dupla de capoeiristas.
Um toque um conjunto padro de notas emitidas pelo berimbau. O instrumentista usa o dobro (moeda) para alterar o comprimento da corda e produzir trs diferentes tonalidades sonoras: um tom baixo, com a corda solta; um tom alto, com o dobro pressionando a corda; e um tom estridente, em que o dobro usado para abafar a vibrao da corda. (GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PELOURINHO, 1996, p. 32 apud REGISTRO DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2008, p. 77-78).

O berimbau , portanto, uma presena simblica e fundamental no ritual da capoeira. Sua longa e inalterada permanncia no jogo, revela sua marca de vitalidade e poder de ultrapassar as fronteiras e os adventos do tempo e da modernizao dos instrumentos musicais.

28

3.4 Aspecto religioso: o sagrado e o profano As caractersticas religiosas da capoeira so identificadas pelas prticas tradicionais de celebrao, de sociabilidade e oferendas aos orixs e santos catlicos dos quais o grupo devoto. Desta forma, a religio elemento que estabelece estreita relao com a capoeira. Na dcada de 20 do sculo passado, ainda em processo de reconhecimento na sociedade, era comum que as rodas de capoeira acontecessem prximas s igrejas catlicas, o que trouxe uma integrao e cultivo cultura religiosa. De cardo com Castro (2012), os capoeiras antigos sempre estiveram cercados de uma mstica sobrenatural. Usavam patus - amuletos que continham oraes e os protegiam dos perigos - e eram reconhecidos como mandingueiros. Sobre a distino entre o sagrado e o profano, Durkheim (2003, p. 22), apresenta-os como dois mundos distintos, que nada tm em comum:
No existe na histria do pensamento humano um outro exemplo de duas categorias de coisas to profundamente diferenciadas, to radicalmente opostas uma outra. A oposio tradicional entre o bem e o mal no nada ao lado desta; pois o bem e o mal so duas espcies contrrias de um mesmo gnero, a moral, assim como a sade e a doena so apenas dois aspectos diferentes de uma mesma ordem de fatos, a vida, ao passo que o sagrado e o profano foram sempre e em toda parte concebidos pelo esprito humano como gneros separados, como dois mundos entre os quais nada existe em comum.

Quanto presena do profano nas rodas de capoeira, Castro (2012) destaca:


Os capoeiras vadiavam em frente aos botequins, onde realizavam a brincadeira ao mesmo tempo em que se serviam de goles de cachaa, muitas vezes oferecida pelo dono do estabelecimento como contrapartida pelo fato de o jogo atrair curiosos e, consequentemente, fregueses para os estabelecimentos. Aos domingos, vestiam um terno branco que chamavam de domingueira. Era a roupa da missa e do passeio, guardada para esse dia especial e cuidadosamente alinhada. Com este traje jogavam no cho de barro vermelho e nunca se sujavam. Permaneciam limpos e elegantes como se tivessem acabado de sair de casa. (CASTRO, 2012)

29

A capoeira sempre esteve ligada religio, a magia, a mitos, a ritos de passagem, entre outros. Para Durkheim (2003, p. 454): fato conhecido que os jogos e as principais formas da arte parecem ter nascido da religio e que durante muito tempo tenham conservado carter religioso; tanto que [...] , comum observar que muitos capoeiristas, quando vai iniciar um jogo, alm de se benzer, beijam um amuleto ou uma medalha de santo catlico que trazem no pescoo. (ELIADE, 1972, p, 9). pertinente reafirmar, portanto, que as origens da capoeira est relacionada ao negro africano, ao escravo, que carrega fortes sentimentos religiosos, crenas e divindades em sua histria, que est intimamente ligada ao candombl, que se manifesta como um verdadeiro smbolo da ancestralidade africana, pois reproduz a viso de mundo calcada no comunitarismo que deve ser veiculada nos dias de hoje, no processo de construo da cidadania da populao carente. (VASSALLO, 2009). Complementa ainda que essa religio deve estar permanentemente relacionada ao trabalho de conscientizao poltica que tem por base as aulas e rodas de capoeira. Neste sentido, as relaes entre capoeira e religiosidade, baseiam-se pela influncia africana em suas origens, que trouxeram muitos saberes e misticismo, que acabaram sendo massacrados pela condio de escravos na qual viviam no Brasil; e encontraram na capoeira, uma forma de resistncia contra as condies de vida, enfim, um meio para lutar pela liberdade e defesa de direitos como ser humano. As palavras de Durkheim (2003, p. 55) concluem este entendimento: em toda religio existe um esforo para conceber o inconcebvel, para exprimir o inexprimvel, uma aspirao ao infinito.

30

4 OS SENTIDOS DA CAPOEIRA NO PROCESSO DE CULTURALIZAO Culturalmente, a capoeira era vista como elemento discriminatrio, ligada quase sempre a uma sociedade marginalizada. A prtica da capoeira como atividade sociocultural, que nasceu no seio de uma classe escravizada, profundamente oprimida e fortemente discriminada; durante o seu desenvolvimento histrico foi conquistando o status de disciplina pedaggica presente nos currculos de escolas de ensino fundamental e Mdio e de significativa parcela de universidades e faculdades brasileiras, ganha o mundo por meio da conquista de adeptos, em muitos pases afora, como cultura nacional, carregando em seu bojo aspectos de luta, esporte, dana, jogo, musicalidade e tradio; e que, cada vez mais, conquista status de atividade de alto potencial de incluso social e de fortalecimento de identidades (SILVA, 2008). Entende-se a capoeira como um espao de subverso a algumas lgicas existentes na sociedade, mas tambm as prprias lgicas da capoeira, atravs de exemplos pessoais que fazem da capoeira um meio de sobrevivncia, dando a ela carter empregatcio, subvertendo assim a ideia da prtica da capoeira como vadiagem. Atualmente, atravs do processo do reconhecimento, diversos estudiosos mostram que a capoeira no somente como uma luta, mas uma arte rtmica e expressiva da cultura negra. A capoeira tem-se deparado ao longo da Historia como smbolos expressos das mais variadas formas, que por meio de seus significados permitem comunicao e entretenimento. A arte neste contexto compreendida no processo educacional como ferramenta que propicia desenvolvimento de atitudes, essenciais para o individuo, como a sensibilidade e a criatividade, alm da leitura do mundo e de si mesmo. bastante notrio que a capoeira coloca o praticante em contato com um importante trao da cultura brasileira, j que na formao do Brasil, destaca-se a figura do negro como importante alicerce, sendo esse mesmo negro, mais tarde, em

31

pequenos momentos de interao social, entre sua rdua jornada de trabalho, inicia a prtica da capoeira no solo brasileiro. Nesse contexto, a capoeira configura-se como um importante instrumento pedaggico, j que no desenvolvimento de sua prtica propicia uma importante gama de conhecimento ao praticante, conhecimentos esses que ultrapassam o campo cultural, e chegam ao cientifico, social e dependendo do modo de como ela desenvolvida, h o fortalecimento de vnculos, j que uma arte que prima muito pelo respeito e a solidariedade. 4.1 As primeiras escolas de capoeira e o jogo da capoeira A capoeira como um instrumento de ensino, voltado mais para questo da arte do que para o saber pedaggico, comea a ser desenvolvida no Brasil colonial de forma discreta e essa discrio perdurou por muito tempo, j que era considerada uma prtica marginal, dessa forma o mestre e o aprendente no dispunha de um espao especifico, voltado somente para o desenvolvimento dessa prtica, e, portanto busca-se lugares mais retrados, mais discretos, afim de evitar perseguies por parte das autoridades.
No Rio de Janeiro, a capoeira foi duramente perseguida, seus praticantes eram conhecidos por desafiarem a ordem policial, hostilizarem a populao, provocarem brigas e correrias, marcadas por cabeadas, rasteiras e navalhadas. Muitos dos confrontos aconteciam entre as temidas maltas, as quais demarcavam seus territrios atravs das freguesias como eram conhecidos os bairros delimitados pela localizao das igrejas catlicas. As relaes entre os capoeiras se davam atravs do cotidiano da escravido urbana, dividida entre a casa do senhor e a rua, espaos onde o escravo cuidava dos afazeres domsticos e trabalhava no comrcio local, sendo este muitas vezes o motivo das disputas territoriais. Alm disso, causavam arruaas e brigas nos desfiles das bandas militares. Conforme escreveu Luiz Edmundo: Em 1888, um ano antes da proclamao da Repblica, cafajestes armados at os dentes ainda saem frente das nossas bandas militares, atravessam as ruas principais, as mais policiadas da urbe, em pleno exerccio da capoeiragem (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007.p.15).

Ressalta-se que, de inicio o mestre da capoeira no era visto como um professor, j que no desenvolvimento dessa arte ele no buscava ensinar ou transmisso do conhecimento, o jogo era mais relacionado a diverso, como alguns

32

autores colocam, voltados para vadiagem, era ento, um ensinamento que acontecia mais de forma espontnea e espordica, no se fazendo uso de uma metodologia.
O aprendizado na capoeira se divide em trs momentos histricos que caracterizam fases marcantes distintas. A primeira fase destaca as formas de aprendizado da capoeira existentes no perodo em que esta foi amplamente criminalizada, do ano de 1890 at o incio de seu processo de descriminalizao, em 1937. Posteriormente, alcana o perodo conhecido como escolarizao da capoeira, em que so formadas as primeiras academias oficiais e institucionalizadas, destacando principalmente as vertentes da capoeira regional, de Mestre Bimba, e capoeira angola, codificada por Mestre Pastinha. Por ltimo, recorta o perodo que vai da dcada de 1980 at os nossos dias, ou fase contempornea da capoeira, em que podemos observar o crescimento e difuso da capoeira baiana (regional e angola) por todo o Brasil e o mundo, numa proliferao de grupos e vertentes. (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007, p. 63)

Com o passar do tempo, chega-se ao consenso que a capoeira, vista como uma arte e no como um instrumento de vadiagem poderia ser praticada de forma branda e saudvel, possibilitando um grande desenvolvimento social, fsico e at mesmo psicomotor para os seus praticantes. A partir desse marco histrico, a capoeira vai saindo da lista de atividades marginais e ganhando um carter institucional, principalmente a partir da dcada de 20, onde surgem as primeiras academias e escolas voltadas para o ensino da capoeira.
Aps anos de criminalizao e marginalidade a capoeira aos poucos, principalmente a partir da dcada de 20 do sculo passado, vai sendo absorvida pela sociedade formal brasileira. Tal absoro permitiu que experimentasse inmeras transformaes. Dessas, interessa descrever o surgimento das primeiras escolas ou academias de ensino e aprendizagem de capoeira. O primeiro mestre a abrir uma escola de capoeira foi mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado), em 1932, na cidade de Salvador BA, no Engenho Velho de Brotas. Por volta de 1937, consegue o primeiro registro oficial do governo para sua academia. A Secretaria da Educao, Sade e Assistncia Pblica registra sua academia como uma escola de educao fsica, com o nome de Centro de Cultura Fsica e Capoeira Regional, destacando o papel desportivo e marcial da arte. (MATTA, 1993, p. 35)

Com a sistematizao do ensino da capoeira, uma grande parcela da populao brasileira vai mudando a sua opinio sobre a capoeira, que antes era vista como uma atividade estereotipada, relacionada vadiagem e prticas criminosas. Essa aceitao muito contribui para a disseminao da capoeira no pas e logo depois no resto do mundo.

33

O espao de aprendizado agora um ambiente fechado, uma academia, onde so desenvolvidas timas sistemticas de treinos e atividades voltadas para o aprendizado da capoeira, acompanhadas por um rgido sistema de avaliaes. As rodas passam a ser o lugar em que os aprendizes podem aplicar o que treinaram. Nestas rotinas, Mestre Bimba inclui: exame de admisso, sequncias bsicas de ensino, sequncias de cintura desprezada, batizado, formaturas, cursos de especializao e toques de berimbau. De certa maneira, Mestre Bimba contraps aos velhos jeitos de se ensinar, por ele denominado oitiva, um mtodo didaticamente articulado de ensino da capoeira. (DAMATTA,1997, p. 40)

Neste contexto, pode-se admitir que o recorte temporal situado entre a dcada de 20 e de 40, foi um importante divisor de guas na histria da capoeira, que deixou de ser uma atividade reprimida pela policia para ser uma prtica de ensino desenvolvidas em centros e academias, neste perodo destaca-se tambm o terreiro do Mestre Waldemar. 4.2 O reconhecimento legal da capoeira pelo Ministrio da Educao e Cultura A histria da capoeira ao ser analisada surpreende o leitor pelo fato de no decorrer do desenvolvimento do Brasil sua presena ter transitado entre uma prtica marginal, at chegar a um importante elemento cultural do Brasil, fazendo com que diversos autores tenham se dedicado a escrever sobre essa temtica.
A desmarginalizao da capoeira se deu num mesmo movimento em que o estado brasileiro resolveu nacionalizar a capoeira, motivo que levou o governo do estado da Bahia, em plena Era Vargas, a permitir o funcionamento da escola de Mestre Bimba. Este, por outro lado, defende a capoeira como luta criada no Brasil. A idia da capoeira como arte marcial brasileira norteou as primeiras iniciativas pblicas que tiveram impacto no cotidiano do capoeirista, uma perspectiva polmica que permanece defendida por uns e criticada por outros, principalmente pelos mestres de capoeira angola, que afirmam sua ancestralidade africana. (OLIVEIRA, 2009. p. 40)

Sabe-se que a aceitao e reconhecimento da capoeira no se deram da noite para o dia. Como a maioria dos acontecimentos histricos, esse foi um processo lento e gradual, cheio de peculiaridades, onde pessoas pelo simples fato de praticar uma arte guerreira foram perseguidas e maltratadas por uma elite que dominava o poder. Hoje a realidade outra, pois a capoeira reconhecida nacionalmente e internacionalmente como uma forma de aprendizagem e patrimnio cultural, pois Em 1972, o Ministrio da Educao e Cultura reconheceu a capoeira oficialmente

34

como esporte. Agora, desde o dia 15 de julho de 2008, a capoeira Patrimnio Cultural Brasileiro e registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial. (BRASIL, 2008). Dessa forma, a capoeira ante entendida como uma atividade relacionada a vadiagem, ganha seu merecido lugar entre os representantes da cultura patrimonial brasileira.

4.3 A capoeira como patrimnio cultural do Brasil Falar em Patrimnio faz surgir uma dicotomia j que esse Patrimnio pode ser Tangvel e Intangvel, sobre o Brasil notvel, j que um pas que possui um grande leque patrimonial em ambas as categorias, ou seja, Patrimnio Tangvel ou Material, que o Patrimnio Palpvel, como construes, Stios Arqueolgicos e etc., e o Patrimnio Intangvel ou Imaterial, que no palpvel, como as danas, os costumes, os ritmos, etc. A capoeira hoje uma arte reconhecida atravs de um inventrio que constata seu valor Patrimonial no s para o Brasil como para o Mundo:

O Inventrio trata-se de um conjunto de encaminhamentos que baseou as Recomendaes do Plano de Salvaguarda da Capoeira. Alm disso, norteou a indicao de que seria necessrio reconhecer como Patrimnio Cultural do Brasil o saber do mestre de capoeira, como ofcio, e a roda de capoeira, como forma de expresso. Em termos institucionais, o processo do Inventrio foi alocado no Laboratrio de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED) do Museu Nacional-UFRJ, por meio da Fundao Universitria Jos Bonifcio (FUJB-UFRJ). A coordenao do projeto tambm contou com a superviso da Diretoria de Patrimnio Imaterial do IPHAN, das Superintendncias Regionais do IPHAN da Bahia e de Pernambuco e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007, p.10).

Baseado nisso, a Capoeira em sua gnese e com suas caractersticas fica inserida dentro do Patrimnio Imaterial Brasileiro, como uma arte dotada de peculiaridades bem distintas e perceptveis, como o gingado do praticante, o ritmo dos instrumentos utilizados nas rodas (Berimbaus, Atabaques, Pandeiros) que so

35

os mais presentes nos grupos e rodas, e at mesmo das batidas ritmadas e certeiras durante a dana do Macull.

A capoeira uma manifestao cultural que se caracteriza por sua multidimensionalidade ao mesmo tempo dana, luta e jogo. Dessa forma, mantm ligaes com prticas de sociedades tradicionais, nas quais no havia a separao das habilidades nas suas celebraes, caracterstica inerente sociedade moderna. Ainda que alguns praticantes priorizem ora sua face cultural, seus aspectos musicais e rituais, ora sua face esportiva, a luta e a ginstica corporal, a dimenso mltipla no deixada de lado. Em todas as prticas atuais de capoeira, permanecem coexistindo a orquestrao musical, a dana, os golpes, o jogo, embora o enfoque dado se diferencie de acordo com a singularidade de cada vertente, mestre ou grupo. (MELLO, 2002, p. 11)

Dentro do jogo da capoeira regional existem distines entre os ritmos e golpes ou paos na maioria dos grupos. Segue-se a seguinte classificao: So Bento Grande: jogo rpido e preciso com movimentos geis e jogadores em p, desenvolvendo o jogo; So Bento Mdio: um jogo que transita entre o So Bento Grande e a benguela, nessa categoria admite-se que o jogador fique em p, podendo tambm baixar e fazer movimentos prximos ao cho; Benguela: nessa modalidade o jogo mais calmo, mais lento, os jogadores desenvolvem passos e/golpes sempre prximos ao cho. Em todas as categorias, alm do ritmo dos passos, a velocidade e ritmo das canes tambm alterada, a fim de desenvolver uma sincronia entre a musica que entoada e jogo que desenvolvido em meio a roda. Partindo do pressuposto que hoje se vive na poca da globalizao, no s do comercio, mais tambm de informaes, diverso e cultura, a Capoeira tambm ganhou o mundo, sendo hoje uma prtica presente nos mais diversos pases ao redor do mundo, mais essa sempre relacionada ao estado brasileiro, j que foi aqui que esse esporte (dana, jogo) se popularizou, desenvolvendo ao ponto de

36

ultrapassar as fronteiras e levar consigo um grande reflexo da cultura brasileira, cultura essa que ela prpria ajuda a diversificar e a dinamizar, mesmo com as pequenas diferenas dentro do Brasil, variando um pouco dependo da regio onde est presente.
Tanto Bimba quanto Pastinha foram os principais responsveis pela expanso inicial, para outros estados do Brasil, da maneira tradicional baiana de jogar capoeira. Dessa forma, ambos ganham o respeito da sociedade e passam a se relacionar com intelectuais, artistas e polticos da poca que vo legitim-los, no s como mestres de capoeira, mas tambm como porta-vozes da cultura popular. Na primeira metade do sculo XX, esses dois mestres se transformam nas principais referncias da capoeira da Bahia e estabelecem a base de sustentao da modernizao da prtica da capoeira. (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007, p. 41).

Assim a capoeira praticada com muita nfase na Bahia e em Pernambuco, comea a se popularizar dentro das terras brasileiras e logo em seguida chega a outros pases do mundo.

Em 1990, Mestre Joo Grande chegaria a Nova York e inauguraria a primeira escola de capoeira angola dos Estados Unidos: Capoeira Angola Center, com sede em Manhattan. Aos 72 anos, ele praticava e ensinava a tradicional capoeira angola em solo estrangeiro. Esquecido no Brasil, foi redescoberto trabalhando num posto de gasolina, em Salvador, por Mestre Moraes, seu antigo discpulo. Mestre Joo Grande tinha cinquenta e trs anos quando voltou a praticar capoeira. A partir deste momento de retomada de sua arte, trilhou caminhos inesperados. (INVENTRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMNIO CULTURAL DO BRASIL, 2007, p. 50).

Atualmente, esse ensino se encontra em muitos pases que desenvolveram essa arte. De certo modo entram em contato com um importante ponto do Patrimnio cultural brasileiro que a capoeira. Sobre essa disseminao, em 19 de agosto de 2004, o ento ministro da cultura, Gilberto Gil fala que:

Atualmente, a capoeira praticada em mais de 150 pases. Nas Amricas, no Japo, na China, em Israel, na Coria, na Austrlia, na frica e em praticamente toda a Europa. A capoeira disseminou-se pelo mundo com entusiasmo. Mesmo sem falar portugus, um chins, um rabe, um judeu ou um americano podem repetir o compasso da mesma msica, a arte do

37

mesmo passo e a ginga do mesmo toque. A dispora da capoeira no mundo uma realidade que j conta com o aval de instituies educacionais como o Unicef, que referenda trabalhos de iniciativa dos capoeiristas brasileiros em vrios pases.

Portanto, a capoeira atualmente algo que simboliza e representa o pas em diversos pases do mundo, ligando milhes de pessoas atravs de uma arte secularizada que passou por importantes momentos histricos, vencendo dificuldades at ter o seu reconhecimento garantido.

4.4 A capoeira na fico brasileira: narrativa histrica da cultura Atualmente notrio que a teledramaturgia brasileira est cada vez mais ligada a fatos e traos da prpria cultura, pois se tornou comum ligar a TV ou ir ao cinema e se deparar com obras que figuram o universo vivenciado cotidianamente pelo brasileiro, o mesmo acontece com as msicas. Sobre a capoeira, essa representao na fico no poderia ser diferente, j que um forte trao cultural presente na historiografia brasileira, e um elemento muito marcante na atualidade nacional e at mesmo internacional, por isso est cada vez mais representada na fico. Recentemente, a TV globo exibiu no horrio das 18 horas, uma novela intitulada Lado a Lado, um folhetim de poca, passada na cidade do Rio de Janeiro na dcada de 20. O enredo da trama tinha um forte apelo social, principalmente no que se refere a situao do Negro do Brasil aps a abolio da Escravatura, bem como a capoeira como uma atividade marginal, fortemente retrada pela policia, a novela, ainda no seu enredo representava grandes momentos da Histria Brasileira, como a Revolta da Vacina, e o momento em que os cortios do rio de Janeiro foram demolidos, obrigando as pessoas que neles residiam, na maioria negros, a se mudarem para reas de riscos, morros, dando inicio as favelas, e dramatizou tambm a Revolta da Chibata e os momentos de agonia sofridos pelos jovens Marinheiros e pela Populao da cidade do Rio de Janeiro.

38

A campanha de combate capoeira no Rio de Janeiro foi implacvel e arbitrria. Sampaio Ferraz, chefe de polcia do ento Distrito Federal, recebeu carta branca do Marechal Deodoro para tal campanha, e uma de suas prticas foi a deportao em massa de capoeiras para o presdio da Ilha de Fernando de Noronha. Ao final do sculo XIX, a capoeira do Rio de Janeiro no havia sido exterminada, mas as maltas sim. A complexa relao entre os capoeiras, polticos e polcia foi desfeita, ao mesmo tempo em que mudanas profundas no comportamento popular e na ocupao do espao urbano pelo carioca tambm propiciaram essa nova situao. A capoeira carioca no seria mais a mesma, nunca mais voltaria a ter a projeo que obteve na poltica do Imprio (BRETAS, 2008. p. 35).

A novela mostrou inclusive, o momento em que a Capoeira vai sendo aceita como uma atividade cultural, que transitava entre a dana e o esporte, deixando de ser um ato de vadiagem e ganhando a aceitao de muitas pessoas, o desenvolvimento de um mtodo de ensino. Ressalta-se ainda, que essa representao tambm bastante visvel nas telonas do cinema atravs de filmes e documentrios.

Nesse complexo movimento, o jogo da capoeira vem conquistando e construindo espaos de interlocuo nos mais diversos rinces do planeta. Alm da internet, os filmes tambm tm contribudo para esse processo, como, por exemplo, as produes americanas, Only the Strong Survive (no Brasil recebeu o ttulo agressivo de Esporte Sangrento) e Roof Tops, que conseguiram emplacar uma maior difuso desse controvertido jogo.O movimento de difuso da capoeira no contexto mundial mais visvel e intenso em direo aos Estados Unidos e Europa. Essa exportao no convencional (na forma de um smbolo tnico), que se expressa pelo movimento de sada de capoeiras do Brasil para trabalharem em outros pases, assume dimenses complexas e controvertidas. Um aspecto muito evidente est relacionado com o processo de formao do profissional que ir atuar em terras longnquas. Ironicamente, propaga-se no meio capoeirano, que os avies da Varig e da TAP (companhias areas) se tornaram verdadeiras academias de capoeira. Muitos embarcam no Brasil como discpulos e, aps algumas horas de vo, desembarcam no exterior como consagrados mestres. (FALCO, 2006. p. 66-67)

bastante evidente que essa presena da capoeira na mdia atual vem contribuindo ainda mais para sua disseminao nos mais diversos meios, fazendo com a cada dia, mais pessoas procurem a capoeira como uma atividade fsica, fazendo com a ela ganhe status de mercadoria, j que hoje se busca bastante prticas fsicas para a manuteno da sade e na busca de um corpo belo.

39

Hoje, em praticamente todas as expresses da cultura corporal, o movimento humano transformou-se em mercadoria, por fora da mdia, que determina o seu consumo revelia, estimulando a sua auto-reproduo. Entretanto, um jogo, uma dana, uma luta etc., so situaes histricas em que transcorrem subjetividades e relaes objetivas particulares que lhes do sentido. O movimento corporal humano uma atividade inserida no mundo da cultura e constitui-se num conjunto de elementos objetivos (ato motor, estilo, tcnica, ttica etc.) e subjetivos (sensaes, emoo, representao intelectual, imaginao etc.) que, para encaixar-se nos cnones da reprodutibilidade tcnica e da produo seriada, tpica do modo de produo capitalista, precisa ser alterado na sua essncia. (FALCO, 2006. p. 70)

Ainda sobre a filmografia que contempla a temtica da capoeira, vale a pena destacar os seguintes ttulos: Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira; Vadiao e Dana de Guerra; Pa, ; dentre outros. Ressalta-se que ao entrar em contato com essas produes, assim como diversas outras, que contemplam fatos histricos e culturais, necessrio se utilizar de um aparado de senso crtico, analisando o que fico e o que a realidade representada no filme, pois se bem utilizados alguns desses filmes podem inclusive serem ferramentas de apoio pedaggico, fazendo uso de um devido planejamento.

40

5 A CAPOEIRA NA ESCOLA

Hoje facilmente perceptvel a importncia da capoeira no s na sociedade brasileira, mas a nvel mundial, pois um esporte (dana) que possui um grande destaque no contexto histrico e social do povo africano e brasileiro. Essa importncia ganhou tanta proporo, que hoje a capoeira um componente integrante do cotidiano escolar. Sobre isso, Monteiro (2003, p.7) relata que

o mestre Senna afirma ser de responsabilidade dele a implantao da capoeira na escola, atravs do fita verde 20 do seu grupo, Milton Gesteira Diniz Gonalves, que iniciou aulas de capoeira no Colgio Joozinho e Maria, em 1959. Esse seria o primeiro trabalho em nvel escolar desenvolvido com capoeira na Bahia, embora no tenhamos registros que comprovem essa informao. Entretanto o mesmo autor cita ainda o trabalho do Professor Aristides Pupo Mercs, professor de Educao Fsica, formado pela Universidade Catlica do Salvador (UCSal), que teria iniciado sua docncia em 1964 na Escola Tomaz de Aquino e, um ano depois, na Escola Parque. O autor se refere mais confiante quanto a esse ltimo estabelecimento e afirma que Aristides talvez seja realmente um dos percussores da Capoeira na Escola (esfera pblica).

A Escola hoje um espao de atividades diversificadas, todas voltadas para educao dos discentes, e a capoeira configura-se como mais uma atividade, que vem a fortalecer a aprendizagem, o desenvolvimento psquico-motor e o fortalecimento de vnculos entre alunos e docentes, tanto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, LDB n 9 394/96, traz este reconhecimento, com polticas de insero da capoeira no currculo escolar.

5.1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educao e as polticas de insero da capoeira no currculo escolar A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) ou Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, ou seja, tem como responsabilidade nortear as prticas de ensino no Brasil, seja em Instituies pblicas ou privadas. Essa lei assim como outros

41

mecanismos visa nortear a educao sistematizada para garantir ensino de qualidade a populao brasileira. A Educao um processo que construdo a cada dia, e como tal est sempre passvel a mudanas e adaptaes. A LDB desde o ano de sua promulgao vem tambm sofrendo alteraes, afim de melhor nortear os sistemas de ensinos, ou seja, ela no uma lei esttica, mais sim, dinmica, atendendo as necessidades do tempo. Nesse contexto j foram feitas alteraes nos currculos da base nacional comum e na parte diversificada, destacando grandes alteraes nos componentes curriculares da educao fsica, e outra at mesmo mais significante, foi a obrigatoriedade do Ensino da Cultura Afro-Brasileira.

Art. 26 - A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino mdio, pblicos e privados, torna-se obrigatrio o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena. 1 O contedo programtico a que se refere este artigo incluir diversos aspectos da histria e da cultura que caracterizam a formao da populao brasileira, a partir desses dois grupos tnicos, tais como o estudo da histria da frica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indgenas no Brasil, a cultura negra e indgena brasileira e o negro e o ndio na formao da sociedade nacional, resgatando as suas contribuies nas reas social, econmica e poltica, pertinentes histria do Brasil. 2 Os contedos referentes histria e cultura afro-brasileira e dos povos indgenas brasileiros sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de educao artstica e de literatura e histria brasileiras. (BRASIL, 1996. p.27-28)

Para o ensino da cultura Afro-Brasileira, no foi criado um novo componente curricular, mas esse estudo deve ser introduzido na programao de disciplinas que j faziam referencia a essa temtica, s que com mais destaque, o caso, por exemplo, da Histria, Geografia, Sociologia e outras. Nessa conjuntura surge uma boa oportunidade de falar da capoeira como uma atividade fsica saudvel, e de como seu surgimento e desenvolvimento estar intimamente ligado histria cultural e social do Brasil.

[...] a capoeira sofreu e ainda sofre resignificaes ao longo dos anos, e que seu rico acervo cultural muito importante para se difundir valores e princpios, sem contar que se trata de uma atividade fsica muito rica, envolvendo, diversas capacidades fsicas e habilidades motoras. Enfim, assim como as lutas o importante que a capoeira seja trabalhada na

42

escola no s como esporte, mais levando em conta seu rico acervo cultural, devendo no s apenas ser praticada mais tambm conceituada ampliada e refletida.Pretendemos ento no decorrer desta pesquisa, nos aprofundar ainda mais na histria da capoeira, e demonstrar ainda mais os seus benefcios como prtica pedaggica. (MATA, 1993. p. 67)

Analisando a citao acima, percebe-se o quanto a capoeira contribui positivamente para a formao do ser humano, e a escola, deve ter uma equipe docente preparada para us-la de forma adequada, buscando a metodologia que melhor difunda as informaes e princpios da capoeira entre o alunado.

O professor no precisa ser um mestre de capoeira, mais sim ter conhecimento tcnico para que possa da forma correta, explorar as possibilidades de movimento da capoeira e toda sua riqueza motora e cultural (OLIVEIRA e SILVA, 2001). Almeida e Nascimento (2007) complementam que no h a necessidade do professor ser especializado em uma modalidade de luta para que ele possa trabalha a capoeira como um contedo de sua aula, desde que seu objeto no seja a formao de atletas e sim a formao de conhecimento. (REIS, 2009. p.85)

Assim, trabalhar a capoeira na educao no uma tarefa fcil, da mesma forma que os demais procedimentos ligados ao fazer pedaggico dotado de certa complexidade, mas o docente deve saber adequar esses conhecimentos a sua prtica pedaggica, afim de no privar seus discentes de terem contato com o fascinante universo ligado a capoeira.

5.2 A capoeira e a educao fsica A Educao fsica, assim como os demais componentes curriculares assume uma grande responsabilidade no desenvolvimento da educao e na avaliao da aprendizagem dos alunos. Ressalta-se que essa disciplina normalmente chama mais ateno dos alunos pelo fato de misturar aulas tericas e prticas esportivas, que algo que muita agrada a maioria dos alunos. Sendo assim, o professor dessa disciplina que deve ter uma formao especifica e eficiente, que responda na prtica as demandas especficas do ensino

43

da educao fsica. Neste caso, o profissional deve ser graduado em Licenciatura Plena em Educao Fsica, e tem uma grande responsabilidade, pois alm de educar, deve ter um cuidado muito grande com os alunos no desenvolvimento das prticas esportivas, j que envolvem movimentos e assim os alunos esto suscetveis a se envolverem em acidentes e se machucarem fisicamente.

A Educao Fsica ser a prpria expresso fsica da sociedade do capital. Ela encarna e expressa os gestos automatizados, disciplinados, e se faz protagonista de um corpo saudvel; torna-se receita e remdio para curar os homens de sua letargia, indolncia, preguia, imoralidade, e, desse modo, passa a integrar o discurso mdico, pedaggico... familiar. (SOARES, 2004, p. 6).

Nas aulas de Educao Fsica, as atividades prticas geralmente so especificas para cada grupo de alunos, dependendo do sexo (geralmente a maioria dos meninos preferem futebol, enquanto a maioria das meninas prefere vlei ou queimada), mas em geral essas atividades, alm do alongamento e aquecimento, giram em torno do futebol, do vlei, queimada, corrida, danas, e nos ltimos anos tem-se visto a insero da capoeira dentro da educao fsica escolar. Ressalta-se que aceitar a capoeira como uma prtica fsica e educativa tornou-se mais fcil depois que ela foi desmembrada da Confederao Nacional de Pugilismos (Departamento Nacional de Lutas) e em 1993 foi criada a CBC (confederao Brasileira de Capoeira).

Com o advento da Confederao Brasileira de Capoeira - CBC, foram padronizados procedimentos tcnicos, culturais, administrativos e desportivos. Estabeleceu-se uma nomenclatura de movimentos, nveis de alunos e docentes segundo critrios metodolgicos de tempo e de conhecimento, assim como competncias, saberes e habilidades especficas para a reproduo cultural da Capoeira. Um novo ritmo foi estabelecido, a ponto de at os oposicionistas tambm terem que se reestruturar desportiva e institucionalmente para acompanhar tais modificaes. Destacam-se, entre as principais contribuies da Confederao Brasileira de Capoeira, dentro do processo civilizador, em discusso, as seguintes aes institucionais que buscaram criar uma forma representativa da Capoeira, fazendo assim com que a mesma passasse a freqentar novos crculos sociais: (BRASIL, 2007. p.37)

44

Com esse advento, a capoeira passou a se vista com melhores olhos no cenrio nacional, o preconceito foi diminuindo e muitas pessoas passaram a praticla, contribuindo tambm para que ela despontasse mais ainda no cenrio internacional.

Na atualidade, a Educao Fsica, entendendo a capoeira como uma cultura corporal, muitas vezes completamente inserida na lgica societal, esportivizada nesses cdigos, servindo-lhe (mesmo que de forma inconsciente) de divulgao de seus ideais liberais, designar como sendo de sua competncia tanto a formao desse trabalhador, como o trato com esse conhecimento. (REIS, 2009. p. 79)

Ao falar da relao Educao Fsica e Capoeira sabe-se que isso no algo to atual e j vem a acontecendo j h bastante tempo no cenrio nacional, inclusive essa relao contribuiu para a desmarginalizao da Capoeira, conforme destaca Falco (2006, p. 67):

Desde o surgimento, a capoeira vem recebendo grandes influncias da Educao Fsica, principalmente no que diz respeito aos cdigos normatizadores e controladores do Estado. Em relao ao desenvolvimento terico-prtico, muitos encontros e desencontros podem ser verificados entre estas duas reas.

Essa relao educao fsica e capoeira recebeu a contribuio tambm das formas armadas que no inicio da sua propagao, a praticava como uma forma de ginstica (FALCO, 2006). Hoje, a Capoeira uma importante ao subsidiria da educao fsica, pois ela vem atraindo e conquistando alunos de diversas faixas etrias. Assim tornou-se muito comum, ver rodas de capoeiras animadas ao som de berimbaus e demais instrumentos, nas quadras esportivas e nos ptios escolares, onde o professor de educao fsica em algumas situaes ajudado por um instrutor de capoeira ensina os fundamentos tericos e prticos dessa arte que muito vem contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

45

5.3 As lies e o aprendizado das aulas de capoeira A prtica esportiva da capoeira proporciona um grande leque de conhecimentos prticos e tericos e traz tambm importantes lies que servem em diversos momentos da vida do praticante. Neste contexto, ressalta-se que ela traz no s lies educativas e esportivas, mas tambm lies que servem para a vida em sociedade, j que nas rodas de capoeira e em momentos de discusso o instrutor sempre discorre sobre importantes valores como amizade, cooperao, respeito, igualdade, entre outros valores humanos e sociais. Para o desenvolvimento das aulas de capoeira alm dos instrumentos tpicos de uma roda de capoeira preciso um local adequado prtica, que possibilite o desenvolvimento da aula de maneira segura e eficiente. Atualmente, no desenvolvimento dessas aulas prticas, foi introduzida uma sistematizao pedaggica para garantir um melhor aprendizado.
O capoeira que joga, que dana, que luta, que brinca, vai difundir sua manifestao cultural sob determinado prisma miditico, tendo como pano de fundo o reconhecimento social de sua arte pela sociedade. Essa fora de trabalho vai ser vendida atravs do formato pedaggico, com aulas tanto particulares como em encontro coletivos. Tem incio, aqui, um processo que iremos denominar de pegagogizao da capoeira. Esse fato influenciar a construo de teorias educacionais relacionadas capoeira e sua entrada e permanncia na escola. (BRASIL, 2007. p. 65)

Mas apesar desse carter pedaggico vivenciado hoje, necessrio frisar que ainda existem muitos profissionais que ministram essas aulas de capoeira sem ter a preparao adequada para isso, o que coloca em risco os alunos que buscam essa prtica, sobre isso se sabe que:
[...] que a quantidade de indivduos despreparados que do aulas de capoeira deve diminuir bastante nas escolas, condomnios, clubes e academias com a fiscalizao do CREF-BA. E que a proposta de se criar um curso superior com licenciatura plena para formao de profissionais de capoeira ter, no futuro, mestres de capoeira com conhecimento terico mais profundo que, inclusive, se insere em outras reas do conhecimento como na Geografia, na Histria, na Lngua Portuguesa, nos costumes, nos valores, na Antropologia, na Sociologia e, passando tambm para o lado da Cincia Fisiolgica (Anatomia, Biomecnica, Psicomotricidade), enfim seria um curso completo para que esses futuros mestres de capoeira se aprofundem completamente, tanto na prtica quanto na teoria acadmica, para serem profissionais competentes (MONTEIRO, 2003, p. 7).

46

Desta forma, o professor de capoeira deve ser mais do que uma pessoa capaz de realizar e ensinar os movimentos dessa arte, mas deve ter o conhecimento histrico e cultural sobre ela, embasada pelas demais disciplinas que norteiam a educao.

47

6 A PRTICA E EXPANSO DA CAPOEIRA: possveis recomendaes para a preservao e valorizao cultural A prtica da capoeira hoje uma realidade vivenciada em diversos locais do globo terrestre, cada vez maior numero de pessoas que buscam essa atividade fsica, principalmente a fim de fugirem do sedentarismo. Alguns desses novos praticantes, inclusive tinham anteriormente uma viso estereotipada da capoeira como algo marginalizado e hoje mudaram essa concepo, mas ainda notvel que muitos no conheam a histria da capoeira e assim no desenvolvem o sentimento de preservao da mesma, e essa assim como outros Patrimnios Imateriais merecem ser preservados para posteridade. Dessa forma necessrio que logo no incio o praticante tenha conscincia de que a capoeira no somente a prtica esportiva visvel aos seus olhos e desenvolvida pelo seu corpo. necessrio que esse saiba de sua importncia enquanto patrimnio.
[...] a capoeira, no processo de resgate do passado da cultura nacional, segue o caminho de modalidade cultural, aprovada como proposta de registro de patrimnio da cultura do Brasil no dia 16 de Julho de 2008, na cidade de Salvador. Esse fato levou a uma grande comemorao por parte dos capoeiristas que, como no poderia deixar de ser, fizeram rodas de capoeira em frente ao Palcio Rio Branco. (OLIVEIRA, 2009. p. 65)

importante que o praticante conhea o contexto de surgimento e desenvolvimento da capoeira, afim de que haja dessa forma uma maior valorizao e at mesmo uma ressignificao conceitual nesse novo praticante, favorecendo assim o desenvolvimento do sentimento de patrimnio. Sobre isso,
Entende-se por patrimnio cultural imaterial representaes da cultura brasileira como: as prticas, as formas de ver e pensar o mundo, as cerimnias (festejos e rituais religiosos), as danas, as msicas, as lendas e contos, a histria, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes so associados cuja tradio transmitida de gerao em gerao pelas comunidades brasileiras. (IPHAN, 2009)

Alguns desses patrimnios culturais, principalmente os imateriais so to inserido no cotidiano das pessoas, que fazem parte da rotina sem que elas percebam que aes aparentemente simples como uma roda de capoeira se configura como tal patrimnio. Ao haver a conscientizao sobre esse valor

48

patrimonial da capoeira espera-se que o sentimento de preservao se desenvolva, facilitando assim a sobrevivncia dessa arte em meio a um mundo que cada vez mais se prende a praticas tidas como modernas, principalmente no que se refere ao uso de tecnologias.
O plano de preservao uma conseqncia do registro, e prev as seguintes medidas de suporte comunidade capoeirstica: um plano de previdncia especial para os velhos mestres; o estabelecimento de um programa de incentivo desta manifestao no mundo; a criao de um Centro Nacional de Referncia da Capoeira; e o plano de manejo da biriba madeira utilizada na fabricao do instrumento - e outros recursos naturais, dentre outras. (IPHAN, 2009)

A valorizao e preservao da capoeira se configuram tambm, como importante instrumento de preservao da africanidade, j que graas aos africanos, o Brasil tornou-se um cone da cultura mundial e um pas dotado de uma importante miscigenao.
A idia de preservao de africanismos se expressa ainda de outras maneiras. A Bahia torna-se um Estado extremamente valorizado nas atividades da Fundao, ainda que o mestre fundador desta organizao seja carioca. Consta que este mestre se abaianou na fala e no corao, adotando esta localidade como ptria e local de residncia, depois de ter vivido vrios anos nos Estados Unidos. A escolha da Bahia como smbolo de frica brasileira no v. Desde ao menos a dcada de 1930, este Estado brasileiro passa a encarnar o local onde a cultura africana teria sido preservada em sua forma mais pura e, no por acaso, o bero da capoeira (VASSALLO, 2001, apud VASSALO, 2005, p. 26).

Sobre a expanso da capoeira, sabe-se que hoje isso uma realidade, e sendo assim, preciso garantir a preservao de suas razes, seus valores, pois somente isso garante a integridade dela enquanto um Patrimnio Cultural Brasileiro. Uma delas a disseminao da sua histria e dos fatos relevantes em seu contexto de surgimento e desenvolvimento. necessrio o desenvolvimento de aes que venham a reafirm-la como tal patrimnio, isso deve partir do individual para o coletivo e tambm dever da esfera governamental, claro que muito j se foi feito como a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira, a insero da capoeira na educao fsica, a presena da capoeira na mdia, mas ainda h muito que pode ser feito, como o incentivo aos grupos que praticam essa arte, bem como facilitar a aquisio de espaos, equipamentos, fardamentos para os praticantes de baixa renda, ou seja preciso

49

levar a capoeira a lugares onde ela ainda vista apenas como algo terico ou somente como um fato marcante em nossa histria.

50

CONCLUSO A capoeira uma expresso da cultura africana e brasileira, que nesta questo tem mais uma vez suas histrias entrelaadas, j que o surgimento da capoeira remete a escravido no Brasil. Sua origem e manuteno atual a representao simblica e cultural do passado e do presente, atravs de laos de continuidade e respeito cultura da sociedade. De acordo com os resultados deste estudo, que teve como objetivo investigar a histria da capoeira na sociedade, analisando as relaes de conflito e mudanas, desde o seu surgimento at a atualidade, fazendo recomendaes para a sua cada vez maior aceitao e reconhecimento pelo valor seu histrico-social e educativo ; a partir do seguinte problema: Quais os principais conflitos, mudanas e sentidos, a capoeira passou desde o seu surgimento at os dias atuais? Fica constatado, portanto, a legitimidade e importncia da capoeira como instrumento de cultura e saber, pela relevante contribuio a formao socio-histrica do Brasil. Os resultados deste estudo apontam os principais conflitos de aceitao e legitimao da capoeira na sociedade, destacando os aspectos legais scias, o que torna relevante o incentivo e sua valorizao na sociedade de hoje, buscando formas e meios de faz-la ainda mais reconhecida e prestigiada, como veculo de educao e transformao social. Torna-se urgente pensar em projetos e propostas de valorizao e apoio s prticas de capoeira, apoiadas em princpios e valores comprometidos com a formao integral do cidado. Esta transformao requer a contribuio de todos, de forma intencional, atravs de um trabalho coletivo, que requer discusses e debates constantes, com vistas a cada vez maior aceitao e valorizao social da capoeira. Para tanto, conta-se com o empenho de todos os segmentos da sociedade, como as autoridades legais; as entidades sociais e educativas; os grupos organizados de praticantes e apreciadores da capoeira; os meios de comunicao, entre tantos outros instrumentos de sensibilizao e formao de saberes.

51

Aps a anlise dos dados e discusso dos mesmos, estas reflexes estimulam a novos estudos no mbito da Capoeira, como pressuposto para ampliar os referenciais sobre a rea, e consequentemente, contribuir para a sua melhor difuso como veculo de educao e formao humana, portanto.

52

REFERNCIAS ABREU, F.J. Bimba Bamba: a capoeira no ringue. Salvador: Instituto Jair Moura, 1999. BRASIL. Capoeira Oficialmente Reconhecida como Patrimnio Cultural Brasileiro. Publicado em 2008. Disponvel em <http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/16/capoeira-patrimonio-cultural-brasileiro/> Acesso em: 16 de maio de 2013 ______. Inventrio para registro e salvaguarda da capoeira como patrimnio cultural do Brasil. [dossi]. Braslia, DF: IPHAN, 2007. ______. Lei Federal n 9. 394. Lei de diretrizes e bases da educao nacional . Braslia, DF: MEC, 1996. BRETAS, Marcos Luiz. Navalhas e Capoeiras: Uma Outra Queda. In: Cincia Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, n 59, pgs. 56 a 64, 2008. BRITO, Celso de; LEWGOY, Bernardo. Anlise etnogrfica de um grupo de Capoeira Angola na cidade de Lyon-Frana e sua relao com o contexto global. Cultures-Kairs [En ligne], Capoeiras? objets sujets de la contemporanit, Thma, Mis jour le 16/12/2012. Disponvel em:< http://revues.mshparisnord.org/cultureskairos/index.php?id=538>. Acesso em: 14/05/2013. CASTRO, Maurcio Barros de. Na roda da capoeira. Disponvel em: <www.angolangolo.com/textos/na_roda_de_capoeira_mbc.pdf>. Acesso em: 15/05/2013. DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. DURKHEIM, mile. As formas elementares da vida religiosa : o sistema totmico na Austrlia. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. EDUARDO, Luiz. A Histria da capoeira no Brasil. Publicado em 26 de Abril de 2005. Disponvel em: <http://portalcapoeira.com/Publicacoes-e-Artigos/a-historia-dacapoeira-no-brasil>. Acesso em: 12 de maio de 2013 ELIADE, M. A estrutura dos mitos; Prestgio mgico das origens, Mitos e ritos de renovao. In: Mito e realidade. So Paulo: Perspectiva, 1972. FALCO, Jos Luiz Cirqueira. O Jogo da Capoeira em Jogo. Campinas: Perspectiva, 2006.

53

FERREIRA, I. A Capoeira no Rio de Janeiro 1890-1950. Coleo Capoeira Viva, 2007. Fundao Internacional de Capoeira Angola-BA (FICA-BA). Disponvel em: < www.ficabahia.com.br >. Acesso em: 13 de maio de 2013. GIL, Gilberto. Brasil, paz no mundo. Disponvel em: <http://www2.cultura.gov.br> Acesso em: 15 de maio de 2013. GONALVES JUNIOR, L. Dialogando sobre a Capoeira: Possibilidades de Interveno a partir da Motricidade Humana. Revista Motriz: Rio Claro, SP,v.15, n.3, p. 700 707, 2009. IPHAN. Registro da Capoeira como Patrimnio Cultural do Brasil . Processo n 01450.002863/2006-80. Parecer n 031/08. Salvador, 7 de fevereiro de 2008. Disponvel em: <www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do;jsessionid...?id=1388>. Acesso em: 16/05/2013. ______. Cadastro Nacional de Mestres de Capoeira. Publicado em 14 de Agosto de 2009. Disponvel em: < http://www.capoeira.it/nw5/IPHAN_no_brasil.pdf>. Acesso em: 09 de junho de 2013 MARTINELLI, Maria Lcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. So Paulo: Veras, 1999. MATA, Joo da. A liberdade do corpo. Soma, capoeira angola e anarquismo. So Paulo, 1993. MELLO, A. S. A histria da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. In: VIII Congresso Brasileiro de histria da educao fsica, esporte, lazer e dana, Anais, Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002. MOREIRA, J.F.F. Arte, Magia e malandragem: o imaginrio cantado nas rodas de capoeira. Rio de Janeiro: Dissertao de mestrado, UGF, 2007. OLIVEIRA, J.P; LEAL, L. A. P. Capoeira, identidade e gnero: ensaios sobre a histria social da capoeira no brasil. Salvador: EDUFBA, 2009. PAIVA. Ilnete Porpino de. A capoeira e os mestres. 2007. 166 f. Tese (Doutorado em Cincias Sociais) Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. REIS, R. Educao Fsica e Multiculturalismo Crtico : A capoeira como contedo de reflexo. Grupo de Pesquisas em Educao Fsica Escolar FE, USP/Cnpq, So Paulo, 2009, 10 p.

54

SALGADO, Gisele Mascarelli. O Malandro e o Direito: um estudo sobre as relaes entre direito e msica. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XV, n. 98, mar 2012. Disponvel em: < http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php? n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11350>. Acesso em: 15/05/2013. SILVA, Robson Carlos da. Capoeira: O preconceito ainda existe? Teresina, 2008. SILVA, P. C. C. Capoeira na Educao Fsica Uma histria que d jogo... Primeiros apontamentos sobre suas inter-relaes. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 23, n. 1, 2001, p. 123-130. SOARES, Carlos Eugnio Lbano. A capoeira escrava e outras tradies rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). Campinas: Unicamp, 2004. ______, Carlos Eugnio Lbano. A Negregada Instituio Os Capoeiras no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1994. VASSALLO, Simone Pond. As novas verses da frica no Brasil: A busca das tradies africanas e as relaes entre capoeira e candombl. In: Revista Religio e Sociedade. Rio de Janeiro, Vol. 25, n 2, 2005, pp. 161-188. ______, Simone Pond. O registro da capoeira como patrimnio imaterial novos desafios simblicos e polticos. Publicado em 2009. Disponvel em:< http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/977/841>. Acesso em: 13 de maio de 2013.

Anda mungkin juga menyukai