Anda di halaman 1dari 12

Hospital Guilherme lvaro-Santos

CONCURSO PBLICO EDITAL N 185/2012

203 ENFERMEIRO
Nome do Candidato

Nmero de Inscrio
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO

INSTRUES GERAIS
0O candidato receber do fiscal:

Um Caderno de Questes contendo 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0A totalidade das Provas ter a durao de 3 (trs) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. 0O candidato poder se retirar da sala de prova e levar o caderno de Questes aps transcorrida 1h (uma hora) do efetivo incio da prova, entregando sua Folha de Respostas e Caderno de Questes ao fiscal. No sero permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. 0Caso seja necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0Aps o trmino da prova, ao sair da sala de prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local de realizao das provas, no podendo permanecer nas suas dependncias, bem como no poder utilizar os sanitrios.

ATENO
0Verifique se seus dados esto corretos na Folha de Respostas. 0A Folha de Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais

destinados s respostas. 0Assinale a alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo: Todas as questes devero ser respondidas.
OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

02/2013
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

HOSPITAL GUILHERME LVARO-SANTOS CONCURSO PBLICO EDITAL 185/2012


203 ENFERMEIRO Nome:__________________________________________________________
CONCURSOS PBLICOS

Inscrio:_______________________

O gabarito da Prova Objetiva estar disponvel no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 18 de fevereiro de 2013.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3.

Eu no queria. Isto , queria... Por isso que estou dizendo confundiu-se a mulher: O seu txi no est livre? O txi est livre, eu que no estou. A senhora vai me desculpar, mas vou doar sangue. Ou hoje ou nunca e gritou para um enfermeiro que ia passando e que nem o ouviu: Voc a, branquinho, onde que se doa sangue? Procurei intervir: Atenda a freguesa... O marido dela...

Um doador universal
Tomo um txi e mando tocar para o hospital do IPASE. Vou visitar um amigo que foi operado. O motorista volta-se para mim: O senhor no est doente e agora no hora de visita. Por acaso mdico? Ultimamente ando sentindo um negcio esquisito aqui no lombo... No sou mdico. Ele deu uma risadinha: Ou no quer dar uma consulta de graa, hein, doutor? isso mesmo, deixa pra l. Para dizer a verdade, no tem cara de mdico. Vai doar sangue? Quem, eu? O senhor, mesmo, quem havia de ser? No tem mais ningum aqui. Tenho cara de quem vai doar sangue? Para doar sangue no precisa ter cara, basta ter sangue. O senhor veja o meu caso, por exemplo. Sempre tive vontade de doar sangue. E doar mesmo de graa, ali no duro. Deus me livre de vender meu prprio sangue: no paguei nada por ele. Escuta aqui uma coisa, quer saber o que mais? Vou doar meu sangue e j. Deteve o txi porta do hospital, saltou ao mesmo tempo que eu, foi entrando: E j. Esse negcio tem de ser assim: a gente sente vontade de fazer uma coisa, pois ento faz e acabou-se. Antes que seja tarde: acabo desperdiando esse sangue meu por a, em algum desastre. Ou ento morro e ningum aproveita. J imaginou quanto sangue desperdiado por a nos que morrem? E nos que no morrem limitei-me a acrescentar. Isso mesmo. E nos que no morrem! Esta eu gostei. Est se vendo que o senhor moo distinto. Olhe aqui uma coisa, no precisa pagar a corrida. Deixei-me ficar, perplexo, na portaria (e ele tinha razo, no era hora de visitas) enquanto uma senhora reclamava seus servios: Meu marido est saindo do hospital, no pode andar direito... Que que tem seu marido, minha senhora? Quebrou a perna. Ento como que a senhora queria que ele andasse direito?
Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

J sei: quebrou a perna e no pode andar direito. Teve alta hoje acudiu a mulher, pressentindo simpatia. No custa nada insisti: ele precisa de txi. A esta hora... Eu queria doar sangue vacilou ele: A gente no pode nem fazer uma caridade, poxa! Deixa de fazer uma e faz outra, d na mesma. Pensou um pouco, acabou concordando: Est bem. Mas ento fao o servio completo: vai de graa. Vamos embora. Cad o capenga? Afastou-se com a mulher, e em pouco passava de novo por mim, ajudando-a a amparar o marido, que se arrastava capengando. Vamos velhinho: te aguenta a. Cada uma! Ainda acenou para mim de longe, se despedindo.
Fernando Sabino. In: As melhores crnicas de Fernando Sabino. P. 16-18.

1.

De acordo com o texto, analise as assertivas abaixo. I. Apesar de, no incio, o narrador ir ao hospital apenas para visitar um amigo, foi convencido pelo taxista a doar sangue. O taxista, presumindo que o passageiro doaria sangue, entusiasmou-se, resolveu no cobrar a corrida e decidiu, tambm, que doaria sangue. O narrador convenceu o taxista a fazer a caridade de levar o senhor que havia quebrado a perna e a esposa deste para casa em vez de doar sangue.

II.

III.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) II, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

www.pciconcursos.com.br

2.

De acordo com o texto e com a gramtica normativa tradicional, analise as assertivas abaixo. I. O trecho do 10 pargrafo: Deteve o txi porta do hospital, saltou ao mesmo tempo que eu, foi entrando pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuzo semntico: Deteve o txi porta do hospital, saltou ao mesmo tempo que eu e foi entrando. O trecho do 14 pargrafo: Deixei-me ficar, perplexo, na portaria pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuzo semntico: Deixei-me ficar, resoluto, na portaria. O trecho do 14 pargrafo: enquanto uma senhora reclamava seus servios pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuzo semntico: enquanto uma senhora reclamava dos servios do taxista.

5.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao ocorrncia de crase, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Mrcio saiu servio da empresa. Adoro viajar em barco movido vapor. Miriam estava escut-lo quando o telefone tocou. Rogrio disse irm que ela deveria estudar mais. certa altura, resolvemos alterar os procedimentos.

II.

6.

III.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao regncia verbal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) Informamos ao gerente a ocorrncia. O prestgio de seu nome consiste o seu trabalho honesto. Contentei-me a comer po com manteiga. A irresponsabilidade custou-lhe ao emprego. Esqueci do livro de Histria.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. 7. (D) (E)

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao regncia nominal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Alberto um homem preciso das suas ideias. Csar um rapaz predisposto na ao. Fabiana teve o corao quebrado na dor. Nesta noite, prepararei um peru recheado a farofa e frutas. Renata chamou todos, resolvida a conversar.

3.

Leia o trecho abaixo, retirado do 13 pargrafo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um antnimo da palavra destacada. Est se vendo que o senhor moo distinto. (A) (B) (C) (D) (E) Ilustre. Nobre. Medocre. Decente. Polido. 8.

Leia os trechos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) Natlia no sair __________ est doente. No entendi o __________ de tal atitude. Mrio no sabe __________ no aprende. Claudia no vir mais. Sabe __________? I. por que/ II. por qu/ III. porqu/ IV. porque I. por que/ II. por qu/ III. porque/ IV. porqu I. porque/ II. porqu/ III. por que/ IV. por qu I. porque/ II. porqu/ III. por qu/ IV. por que I. por que/ II. porque/ III. por qu/ IV. porqu

4.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao ortografia, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Marcos uma pessoa izenta de preconceitos. Miguel contemplou o mendigo com visagem de pena. O mauzolu da famlia Pontes Albuquerque um verdadeiro monumento. O expetculo de teatro foi visto por mais de vinte mil pessoas. Como as folhas saram manchadas, precisarei reiprimir todo o relatrio novamente.

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

ATUALIDADES
9. Sobre a poltica internacional e em relao ao Mercosul, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Em meados de 2012, na cpula do Mercosul, na cidade argentina de Mendoza, os presidentes do Uruguai, do Chile e do Brasil decidiram aceitar o reingresso da Venezuela ao bloco, aps o cumprimento das condies impostas pelos pases integrantes do bloco. O impeachment do presidente paraguaio, Fernando Lugo, em meados de 2012, prejudicou os pases integrantes do Mercosul, j que o novo presidente passou a impor sanes polticas e econmicas aos pases do bloco. O Congresso paraguaio, em meados de 2012, foi o nico que se negou a aprovar a entrada da Venezuela no bloco, j que este no preenchia os requisitos democrticos. V/ V/ F V/ F/ V F/ V/ V V/ F/ F F/ F/ V

11.

Gnero musical instrumental que pode ser considerado como a primeira msica urbana tipicamente brasileira. Os seus primeiros conjuntos surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro. Alm disso, o intrprete desse gnero tem liberdade para tocar as melodias, j que no necessrio seguir risca as notas impressas na partitura. O resultado final deste gnero depende, portanto, em grande parte, da interpretao dos msicos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a que gnero musical a descrio acima se refere. (A) (B) (C) (D) (E) Samba. Polca. Lundu. Choro. Bossa Nova.

( )

( )

12.

Sobre os elementos culturais e sociais, analise as assertivas abaixo. I. A Literatura de Cordel caracteriza-se por uma modalidade de poesia popular que impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura, alm de ser bastante encontrada no Nordeste do Brasil. Oscar Niemeyer, famoso arquiteto brasileiro, projetou inmeras obras para o Brasil e para outros pases, entre elas esto o Edifcio Copan, em So Paulo, o Palcio do Itamaraty, em Braslia e a Sede da ONU, em Nova Iorque. Atualmente, possvel dividir em duas grandes frentes a produo teatral brasileira: os teatros de grupo, lutando por leis de incentivo, engajados politicamente, com trabalhos autorais; o teatro comercial, que lota salas de espetculo com o intuito de divertir, utilizando argumentos muito parecidos com os da televiso.

(A) (B) (C) (D) (E)

II.

10.

Leia o trecho abaixo, retirado de uma notcia veiculada na revista Veja, em junho de 2012. O mais famoso fsico portador de esclerose lateral

III.

amiotrfica, uma doena degenerativa que paralisa todos os movimentos ao longo dos anos. Por causa da gravidade da doena, os mdicos deram somente dois anos de vida, mas ele sobrevive a despeito da incapacidade de se mover. Seu crebro continua intacto e produtivo. Hoje, o fsico movimenta a bochecha para ativar um aparelho feito sob medida que o ajuda a formar palavras e frases. Contudo, com o passar do tempo tambm perder a capacidade de mov-la e suas chances de se comunicar com o mundo exterior sero reduzidas a zero, ou quase isso. Uma nova tecnologia, chamada de iBrain criada por Philip Low, professor da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , porm, pode garantir que o fsico continue se comunicando. correto afirmar que a notcia acima refere-se a (A) (B) (C) (D) (E) Timothy John. Richard Dawkins. Stephen Hawking. Donald Knuth. Charles Townes. (D) (E) (C) 13.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I e III, apenas. II e III, apenas. I, apenas. II, apenas.

Sobre os elementos da poltica brasileira e seu sistema eleitoral, correto afirmar que (A) (B) a forma de governo adotada pelo Brasil o republicanismo. a urna eletrnica agilizou o processo eleitoral, sendo proibido, desde sua criao, o voto por meio de cdulas. o voto facultativo para os maiores de 65 anos e analfabetos. a legislatura do Senado tem durao de 4 anos. nas eleies para deputados, adota-se o sistema majoritrio de votos.
4

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

14.

Algumas importantes frentes de pesquisa, no Brasil, esto relacionadas s interaes oceano-atmosfera, possibilitando uma melhor compreenso do papel preponderante dos oceanos na regulao do clima global. Em relao a esse assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) No Brasil, a Poltica Nacional para os Recursos do Mar (PNRM) orienta o desenvolvimento das atividades que buscam a utilizao, explorao e aproveitamento dos recursos vivos, minerais e energticos, de acordo com os interesses do Pas. A fora das mars e ondas pode ser convertida em energia elica, o que j est sendo aplicado na gerao de energia renovvel, sem prejudicar a fauna martima. As guas marinhas tambm so utilizadas no arrefecimento de turbinas de centrais trmicas. Vrios estudos investigam os efeitos do aquecimento global nos oceanos e a importncia que estes tm na absoro do CO2. Avanos na aquicultura de espcies marinhas de importncia comercial tm possibilitado um aumento significativo na produo de alimentos de forma sustentvel em todo o mundo. Uma das iniciativas visa a uma maior integrao das redes e grupos de pesquisa nas reas de Cincias do Mar, por meio do apoio constituio de Institutos Nacionais de Cincia e Tecnologia (INCT) em Cincias do Mar.

16.

A identificao do paciente prtica indispensvel para garantir a segurana deste em qualquer ambiente de cuidado sade. Sendo assim, assinale a alternativa que no apresenta uma prtica recomendada para garantir a correta identificao do paciente. (A) Incentivar o uso de, pelo menos, dois identificadores (ex.: nome e data de nascimento) para confirmar a identidade de um paciente na admisso, transferncia para outro hospital e antes da prestao de cuidados. Em pediatria, alm de nome e data de nascimento, tambm indicada a utilizao do nome da me da criana na identificao. No caso de pacientes com o mesmo nome, deve-se utilizar dados como idade, sexo, diagnstico, nmero do leito ou do quarto para distingui-los. Realizar a identificao dos frascos de amostra de exames na presena do paciente, com identificaes que permaneam nos frascos durante todas as fases de anlise (pr-analtica, analtica e ps-analtica). Confirmar a identificao do paciente na pulseira, na prescrio mdica e no rtulo do medicamento/ hemocomponente antes de sua administrao.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

17.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
15. Sobre a Leishmaniose Tegumentar, analise as assertivas abaixo. I. A Leishmaniose Tegumentar uma doena infecciosa, no contagiosa, causada por diferentes espcies de protozorios do gnero Leishmania, que acomete pele e mucosas. Os vetores da Leishmaniose Tegumentar so caramujos gastrpodes aquticos, pertencentes famlia Planorbidae e ao gnero Biomphalaria, que habitam colees de gua doce, com pouca correnteza ou parada. A lcera tpica da Leishmaniose Tegumentar extremamente dolorosa e secretiva; costuma localizar-se em regies de dobras cutneas, apresentando formato arredondado ou ovalado, com bordas rasas e com ausncia de granulaes. A Leishmaniose Tegumentar considerada, pela Organizao Mundial da Sade (OMS), como uma das seis mais importantes doenas infecciosas, devido ao alto coeficiente de deteco e capacidade de produzir deformidades.

Antissepsia o processo de eliminao ou inibio do crescimento de micro-organismos na pele e mucosas, sendo realizado antes de diversos procedimentos de enfermagem para minimizar o risco de infeces. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) Antissptico um produto hipoalergnico, de baixa causticidade, com funo de destruir microorganismos ou inibir o seu crescimento quando aplicados sobre tecidos vivos. Um antissptico associado a um agente tensoativo denominado tintura. No cuidado com as almotolias de antisspticos, o Enfermeiro deve supervisionar o uso individual, a troca semanal, a proteo da borda da almotolia e a identificao clara e visvel, informando nome do produto, data de abertura e nome do profissional responsvel pela abertura do produto. O lcool um antissptico recomendado para utilizao em procedimentos de curta durao, como punes venosas para coleta de sangue para exames laboratoriais. A utilizao de iodo e iodforos contraindicada na antissepsia em recm-nascidos.

(B) (C)

II.

III.

(D)

(E)

IV.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)


5

I, II e III, apenas. II e IV, apenas. I e III, apenas. I e IV, apenas. II, III e IV, apenas.
Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

18.

Analise as assertivas abaixo sobre a assistncia de enfermagem a pacientes com suspeita de dengue. I. A prova do lao dever ser realizada, obrigatoriamente, em todos os casos suspeitos de dengue durante o exame fsico, sendo importante para a deteco da fragilidade capilar presente na febre hemorrgica da dengue. O exame de sorologia para dengue deve ser realizado a partir do sexto dia do incio dos sintomas, devendo ser solicitado para todos os casos suspeitos, em perodo no epidmico. A notificao deve ser feita para todos os casos que apresentarem confirmao laboratorial, imediatamente aps a liberao do resultado da sorologia. O hemograma indicando aumento abrupto do nmero de plaquetas indicativo de quadros de dengue clssica.

21.

A prova tuberculnica cutnea est indicada como mtodo auxiliar, no diagnstico da tuberculose, em pessoas no vacinadas com BCG. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. (A) A prova tuberculnica cutnea tem por base a reao celular desenvolvida aps a inoculao intradrmica de um derivado proteico do M. tuberculosis, e o resultado positivo evidencia o estadiamento da doena. No Brasil, a tuberculina utilizada o PPD RT23, aplicada por via intradrmica, no tero mdio da face anterior do antebrao esquerdo, na dose de 1ml, equivalente a 2UT (Unidades de Tuberculina). A tuberculina deve ser conservada entre 2C e 8C, entretanto, mantm-se ativa aps congelada. A leitura da prova tuberculnica realizada entre 36 a 48 horas aps a aplicao, medindo-se com rgua milimetrada o maior dimetro transverso da rea de endurecimento palpvel. Um indivduo que apresenta prova tuberculnica de 8mm classificado como reator fraco, significando que este indivduo foi vacinado com BCG ou infectado pelo M. tuberculosis ou por outras micobactrias.

II.

(B)

III.

(C) (D)

IV.

correto o que se afirma em (E) (A) (B) (C) (D) (E) 19. I e II, apenas. I, II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. 22. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento de escolha para a maioria dos pacientes com Diabetes mellitus do tipo 2, que apresenta maior diminuio das complicaes microvasculares, no leva hipoglicemia e no promove ganho de peso. (A) (B) (C) (D) (E) 20. Glibenclamida. Insulina NPH. Glicazida. Insulina regular. Metformina. (D) (C)

Sobre transfuso sangunea assinale a alternativa incorreta. (A)

hemocomponentes,

As transfuses podem ser classificadas em programada, no urgente, urgente ou de extrema urgncia, de acordo com a necessidade do paciente. A utilizao de equipo de transfuso com filtro para reter partculas entre 170 e 200 micras ou maiores obrigatria, podendo ser substitudo somente por outro equipo que contenha filtro para leuccitos, quando indicado. A seleo do hemocomponente deve ser ABO compatvel, no havendo necessidade de compatibilidade do sistema Rh. O concentrado de hemcias um hemocomponente obtido a partir de uma unidade de sangue total, atravs da remoo de 200 a 250ml de plasma, devendo ser armazenado entre 2C e 6C, com validade que varia entre 35 a 42 dias, de acordo com a soluo preservante. A reao hemoltica aguda classificada como reao transfusional imediata e imune, sendo a reao mais grave devido hemlise intravascular.

(B)

A realizao de punes e drenagens do trax so procedimentos importantes para promover a manuteno ou restabelecimento da presso negativa do espao pleural, manter a funo cardiorrespiratria e a estabilidade hemodinmica por meio da retirada de fluidos que se encontrem acumulados na cavidade pleural. Diante do exposto, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. 2. 3. 4. 5. (A) (B) (C) (D) (E) Pneumotrax. Hemotrax. Empiema. Quilotrax. Hidrotrax. A. B. C. D. E. Pus. Ar. Lquido do pericrdio. Sangue. Linfa.

(E)

1-B/ 2-C/ 3-E/ 4-A/ 5-D 1-D/ 2-E/ 3-B/ 4-A/ 5-C 1-A/ 2-D/ 3-C/ 4-B/ 5-E 1-B/ 2-D/ 3-A/ 4-E/ 5-C 1-D/ 2-C/ 3-A/ 4-B/ 5-E

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

23.

Sobre a hipertenso arterial, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Nos negros, a prevalncia e a gravidade da hipertenso arterial so maiores, o que pode estar relacionado a fatores tnicos e/ou socioeconmicos. A ocorrncia de hipertenso arterial em crianas e adolescentes rara, no havendo necessidade de aferio rotineira da presso arterial, exceto se houver fatores de risco cardiovascular associados. A hipertenso duas a trs vezes mais comum em usurias de anticoncepcionais orais, especialmente entre as mais idosas e obesas. Em mulheres com mais de 35 anos e fumantes, o anticoncepcional oral est contraindicado. A prevalncia de hipertenso em diabticos pelo menos duas vezes maior do que na populao em geral. O tratamento da hipertenso arterial com inibidores da ECA, betabloqueadores e bloqueadores do canal de clcio causam maior risco de Acidente Vascular Cerebral. F/ F/ V/ V/ V V/ V/ F/ F/ V F/ V/ V/ F/ F V/ F/ V/ V/ F V/ F/ F/ F/ V

25.

Assinale a alternativa que no apresenta um cuidado bsico para a segurana do paciente que utiliza cateteres e sondas. (A) Deve-se orientar os pacientes e familiares a no manusear os dispositivos, no devendo realizar conexes ou desconexes, e que sempre solicitem a presena do profissional de enfermagem. Deve-se identificar cateteres arteriais, venosos, peridurais e intratecais com cores diferentes para garantir o manuseio seguro. Deve-se dar preferncia para o uso de injetores laterais nos sistemas arteriais, venosos, peridurais e intratecais. Deve-se realizar a higienizao das mos antes de manipular os sistemas de infuso. Deve-se realizar a desinfeco das conexes de cateteres com soluo antissptica alcolica e gaze, por trs vezes, com movimentos circulares, antes de desconectar os sistemas.

( )

(B)

( )

(C)

(D) (E)

( )

( )

26.

(A) (B) (C) (D) (E)

lcera por presso uma leso na pele e/ou nos tecidos ou estruturas subjacentes; est geralmente localizada sobre uma proeminncia ssea, resultante de presso isolada, ou combinada com frico e/ou cisalhamento. Sendo assim, assinale a alternativa que no apresenta uma medida recomendada para a preveno de lceras por presso. (A) (B) (C) Deve-se manter os lenis secos, sem vincos e sem restos alimentares. Deve-se realizar mudana de decbito conforme protocolos institucionais. Deve-se utilizar superfcies de suporte e alvio da carga mecnica para minimizar os efeitos do excesso de presso causado pela imobilidade, como o uso de almofadas, travesseiros ou coxins apropriados. Deve-se proteger a pele do paciente do excesso de umidade, ressecamento, frico e cisalhamento. Deve-se hidratar a pele do paciente com cremes base de cidos graxos essenciais e realizar massagem de conforto em reas de proeminncias sseas com hiperemia.

24.

Assinale a alternativa correta sobre a preveno de quedas de pacientes nos servios de sade. (A) (B) (C) Pacientes com idade inferior a 10 anos e superior a 60 anos apresentam maior risco para quedas. Pacientes que apresentam risco para quedas devem ser mantidos com conteno mecnica no leito. Em pediatria, sempre que o quadro clnico do paciente permitir, orienta-se que o acompanhante mantenha a criana no colo na hora de dormir. Pacientes que apresentam agitao psicomotora devem ser mantidos com sedativos leves no perodo diurno, para evitar que saiam do leito sem superviso. Pacientes que apresentam risco para quedas devem ser identificados com pulseiras de alerta. 27.

(D) (E)

(D)

(E)

uma infeco causada pela bactria Klebsiella granulomatis, que afeta a pele e mucosas das regies da genitlia, da virilha e do nus. Causa lceras indolores, de sangramento fcil, podendo atingir grandes reas e danificar a pele, facilitando a infeco por outras bactrias. mais frequente no Norte do Brasil e em pessoas com baixo nvel socioeconmico e higinico. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta a doena sexualmente transmissvel descrita acima. (A) (B) (C) (D) (E) Condiloma acuminado. Donovanose. Cancro mole. Linfogranuloma venreo. Sfilis.
Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

28.

A lista de verificao para a cirurgia segura, recomendada pela Organizao Mundial da Sade, possui trs momentos de verificao, nos quais so checados diversos aspectos visando diminuio de riscos de erros ou complicaes das cirurgias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um aspecto checado no momento SIGN IN, verificado antes da induo anestsica. (A) (B) (C) Confirmao de todos os membros que compem a equipe, apresentando-se pelo nome e pela funo. Verificao das dificuldades de ventilao ou risco de aspirao. Verificao realizada pela enfermagem dos pontos crticos da assistncia, como indicadores de esterilizao e equipamentos necessrios para a cirurgia. Realizao de antibioticoterapia profiltica. Verificao da necessidade equipamentos radiogrficos. de utilizao de

30.

A medida correta da presso arterial de extrema importncia para a deteco precoce de hipertenso arterial, visando reduo de complicaes advindas dessa doena. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) A determinao da presso arterial em crianas recomendada como parte integrante de sua avaliao clnica, sendo que a presso diastlica deve ser determinada na fase V de Korotkoff. Em crianas, a largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferncia do brao, e o comprimento da bolsa deve envolver de 80 a 100% da circunferncia do brao. Em gestantes, recomenda-se que a presso arterial seja feita na posio ortosttica, e a determinao da presso diastlica deve ser realizada na fase V de Korotkoff. Em idosos, comum a maior frequncia de hiato auscultatrio, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflao do manguito, geralmente entre o final da fase I e o incio da fase II dos sons de Korotkoff, o que pode causar erros na determinao dos valores de presso arterial. Em idosos, importante considerar a deteco da pseudo-hipertenso, caracterizada por nvel de presso arterial falsamente elevado em decorrncia do enrijecimento da parede da artria, devendo ser detectada por meio da manobra de Osler.

(B)

(C)

(D) (E)

(D)

29.

A hipodermclise consiste na infuso de fluidos no tecido subcutneo, sendo til para a correo rpida do equilbrio hidroeletroltico. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa correta. (A) A hipodermclise indicada durante os cuidados paliativos, para a infuso concomitante de analgsicos ou ansiolticos e fluidos, para a preveno de sensao de boca seca, constipao e confuso, e tambm indicada na administrao de solues de aminocidos em casos de desnutrio moderada. A hipodermclise um procedimento de mdia complexidade, devendo ser realizado somente por Enfermeiros. A hipodermclise recomendada para a administrao de suplementos nutricionais e solues hipertnicas em pacientes com desnutrio severa. Recomenda-se a troca do stio de insero do cateter a cada 48 horas ou na suspeita ou vigncia de complicaes. A hipodermclise indicada em situaes de emergncia, em indivduos com desidratao severa e com sinais eminentes ou manifestos de choque hipovolmico.

(E)

31.

Sobre a transmisso vertical da sfilis, analise as assertivas abaixo. I. importante a deteco precoce de gestantes com sfilis, pois a infeco fetal no ocorre antes da 16 semana de gestao. A ocorrncia de casos de sfilis congnita revela falhas graves no sistema de sade, portanto, a doena considerada um indicador para avaliao da qualidade da assistncia gestante. Alguns dos principais sintomas da sfilis congnita precoce so: prematuridade, baixo peso, hepatomegalia, obstruo nasal e osteocondrite. A sfilis congnita apresenta, da mesma forma que a sfilis adquirida, dois estgios: o precoce, quando as manifestaes clnicas so diagnosticadas at o segundo ano de vida; e o tardio, aps esse perodo.

(B)

(C)

II.

(D)

III.

(E)

IV.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) IV, apenas. I, III e IV, apenas. II e III, apenas. I e IV, apenas. II, III e IV, apenas.

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

32.

Assinale a alternativa incorreta sobre a infeco pelo vrus HIV. (A) (B) As formas de transmisso do HIV so sexual, sangunea, vertical e ocupacional. Um dos fatores que aumentam o risco de transmisso do HIV a relao sexual durante a menstruao. O uso de drogas injetveis, associado ao compartilhamento de seringas e agulhas, apresenta alta probabilidade de transmisso sangunea do HIV. A utilizao de espermicidas a base do componente nonoxinol-9 (N-9) um fator de proteo contra a transmisso por via sexual do HIV. O profissional de sade acidentado, com risco de infeco pelo HIV, dever ser encaminhado, nas primeiras horas aps o acidente, para a quimioprofilaxia com antirretrovirais, por 4 semanas.

35.

Assinale a alternativa que apresenta um dos indicadores de alto risco para a doena cardiovascular, segundo a estratificao de risco cardiovascular global. (A) (B) (C) (D) Diagnstico prvio de dislipidemia. Tabagismo. Diagnstico prvio de sndrome do ovrio policstico. Diagnstico prvio de Diabetes mellitus, tolerncia glicose diminuda, glicemia de jejum alterada ou diabete gestacional. Doena renal crnica.

(C)

(E) 36.

(D)

(E)

A terapia de reposio hormonal amplamente utilizada em mulheres no climatrio/ menopausa, visando ao alvio dos sintomas comuns deste perodo. Entretanto, existem algumas contraindicaes a esta terapia. So exemplos de contraindicaes absolutas terapia de reposio hormonal, exceto: (A) cncer de mama. depresso. doena heptica grave. histria de tromboembolismo agudo e recorrente. porfiria.

33.

So princpios norteadores da Poltica Nacional de Humanizao (HumanizaSUS), exceto: (A) a valorizao da dimenso subjetiva e social em todas as prticas de ateno e gesto no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidado, destacando-se o respeito s questes de gnero, etnia, raa, orientao sexual e s populaes especficas. o apoio construo de redes cooperativas, solidrias e comprometidas com a produo de sade e com a produo de sujeitos. o fortalecimento do atendimento de pacientes por um nico profissional, de forma a fortalecer o vnculo entre ambos, evitando a transversalidade e grupalidade. a construo de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS. o compromisso com a democratizao das relaes de trabalho e valorizao dos profissionais de sade, estimulando processos de educao permanente.

(B) (C) (D) (E) 37.

Assinale a alternativa correta sobre a vacina BCG. (A) (B) A vacinao deve ser adiada quando o peso ao nascer for inferior a 2.500g. Da primeira segunda semana aps a vacinao, a leso vacinal evolui em lcera com 4 a 10mm de dimetro. A vacina BCG preparada com bacilos vivos de cepa de Mycobacterium bovis com virulncia atenuada, contendo glutamato de sdio. Um dos eventos adversos ps-vacinao o enfartamento ganglionar axilar e supra ou infraclavicular, nico ou mltiplo, no supurado. Na ocorrncia de linfadenopatia regional com mais de 3cm de dimetro, sem evidncias de supurao, deve-se puncionar o local afetado e administrar isoniazida, sem necessidade de notificao imediata.

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

(E)

34.

Assinale a alternativa que apresenta uma competncia da direo municipal do Sistema nico de Sade. (A) (B) Formular, avaliar e apoiar polticas de alimentao e nutrio. Planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade. Estabelecer critrios, parmetros e mtodos para o controle da qualidade sanitria de produtos, substncias e servios de consumo e uso humano. Formular, avaliar, elaborar normas e participar na execuo da poltica nacional e produo de insumos e equipamentos para a sade, em articulao com os demais rgos governamentais. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade.

38.

(C)

(D)

Os Resduos de Servios de Sade (RSS) so parte importante do total de resduos slidos urbanos, pelo potencial de risco que representam sade e ao meio ambiente. Por isso, importante que o Enfermeiro saiba classificar e dispensar os resduos de forma correta. De acordo com a RDC ANVISA n 306/04 e Resoluo CONAMA n 358/05, os RSS so classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Os resduos do grupo A englobam os componentes com possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco. Sendo assim, assinale e alternativa que apresenta um exemplo de resduo do grupo A. (A) (B) (C) (D) (E) Peas anatmicas. Reagentes de laboratrio. Lancetas. Resduos de metais pesados. Lmina de bisturi.
Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

(E)

www.pciconcursos.com.br

39.

No Centro Cirrgico de um hospital do litoral de So Paulo, o consumo de seringas de 20ml, nos ltimos trs meses, est expresso na tabela abaixo. Admitindo um estoque de segurana de 20% e desconsiderando o tempo de reposio do estoque, a cota mensal de seringas de 20ml para esta unidade, no ms de maro, ser de Dezembro 500 (A) (B) (C) (D) (E) 510. 102. 600. 612. 512. Janeiro 490 Fevereiro 540

42.

Na Central de Material e Esterilizao (CME), o controle de qualidade um processo contnuo, e a validao de processo de esterilizao de responsabilidade do profissional gerente da CME. Entre os mtodos de monitorizao da esterilizao, um tipo de indicador qumico foi projetado para testar a eficcia do sistema de vcuo nas autoclaves de pr-vcuo, detectando bolhas de ar e avaliando a habilidade da autoclave em remover o ar quando o vapor admitido, formando o vcuo. O indicador descrito acima denominado (A) (B) (C) (D) (E) indicador multiparmetro. simulador de vcuo. teste de Bowie & Dick. teste biolgico. fita zebrada.

40.

A qualidade da assistncia em sade pode ser definida como a satisfao das necessidades do cliente. Existem sete pilares da qualidade, segundo Donabedian. Nesta perspectiva, o pilar da equidade definido como (A) (B) (C) (D) (E) sinnimo de adaptao do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos clientes e familiares. o emprego da relao custo-benefcio na assistncia sade. a capacidade de se produzir melhorias no setor da sade. o grau em que o cuidado, cuja qualidade est sendo avaliada, ala o nvel de melhoria da sade. o princpio pelo qual se determina o que justo ou razovel na distribuio do cuidado e de seus benefcios entre os membros de uma populao.

43.

Os artigos hospitalares so definidos de acordo com o grau de risco de aquisio de infeces, nas seguintes categorias: crticos, semicrticos e no crticos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um artigo semicrtico. (A) (B) (C) (D) (E) Termmetro. Espculo vaginal. Tecido para procedimento cirrgico. Comadre. Cabo de laringoscpio.

44.

41.

A hipovitaminose A um problema que atinge milhes de indivduos no mundo, principalmente crianas, e requer ateno especial dos servios de sade. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo. I. A vitamina A atua no bom funcionamento do sistema visual e sua ausncia pode levar, inicialmente, cegueira noturna, evoluindo at situaes mais graves como a perda da viso. As gestantes devem receber suplementao de vitamina A at o terceiro ms de gestao, para prevenir a hipovitaminose A. As purperas devem receber uma dose de vitamina A imediatamente aps o parto na maternidade ou no hospital. De forma geral, as trs principais linhas de ao em relao aos programas de nutrio e sade pblica so: a suplementao de megadoses de vitamina A, a fortificao de alimentos e o estmulo produo e ao consumo de alimentos fontes de vitamina A.

A hospitalizao de pacientes portadores de agentes infecciosos que apresentam transmisso inter-humana predispe sua disseminao entre pacientes, funcionrios e visitantes das unidades de internao. Para evitar essa transmisso, so adotadas algumas precaues, de acordo com a forma de transmisso do agente. Sendo assim, correlacione as colunas, de acordo com o tipo de precauo para cada doena e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Coluna II Doena ( ( ( ( ( ) Rubola. ) Escabiose. ) Tuberculose pulmonar. ) Pediculose. ) Caxumba.

II.

Coluna I Tipo de precauo 1. Precauo de contato. 2. Precauo por aerossol. 3. Precauo por gotcula.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

3/ 2/ 2/ 1/ 1 1/ 2/ 3/ 3/ 2 2/ 3/ 2/ 3/ 1 1/ 2/ 1/ 3/ 2 3/ 1/ 2/ 1/ 3

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, III e IV, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. I e IV, apenas. III e IV, apenas.

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

10

www.pciconcursos.com.br

45.

Sobre as alteraes do organismo materno decorrentes da gestao, analise as assertivas abaixo. I. O aparecimento de cloasma e da linha nigrans resposta ao aumento da melatonina, cuja secreo estimulada pelo aumento da progesterona. O surgimento de hipertricose deve ser observado com cuidado, pois indica um aumento patolgico dos nveis de estrognio. A gestao leva ao aumento do nmero de cries, devido ao sequestro de clcio do organismo materno para a formao do feto. O desejo de ingerir alimentos especficos, tambm pode surgir na fase inicial da gestao (desejos), sendo justificado pela presena de gonadotrofina corinica e alteraes emocionais, algumas relacionadas carncia afetiva.

48.

II.

A vacinao de mulheres em idade frtil, gestantes e no gestantes, medida essencial para a preveno do ttano neonatal. Uma paciente, com 18 semanas de gestao, chega ao servio de sade sem nenhuma comprovao de imunizao antitetnica anterior. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada a ser adotada neste caso. (A) Realizar vacinao com dose nica de vacina dupla adulto (dT), e orientar retorno para reforo da vacina no primeiro ms aps o parto. Aplicar a primeira dose de vacina dupla adulto (dT) e orientar a retornar para mais duas doses, com intervalos de 60 dias entre cada dose. Aplicar a primeira dose de vacina dupla adulto (dT) e agendar retorno para reforo em 90 dias. Orientar para que a gestante retorne aps completar 26 semanas de gestao, pois a vacina contra ttano no deve ser aplicada antes da 26 semana de gestao, devido ao risco de teratognese. Orientar para que a gestante inicie a vacinao contra ttano aps o trmino da gestao, com esquema de duas doses em intervalos de 45 dias.

III.

(B)

IV.

(C) (D)

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e IV, apenas. II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. 49. (E)

So condies maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto: (A) (B) em caso de infeco pelo vrus herpes zoster e herpes simples, nos casos de leso da mama. pacientes hipertensas propranolol. em uso contnuo de

46.

So doenas detectadas atravs do Teste de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), exceto: (A) (B) (C) (D) (E) hipotireoidismo congnito. fenilcetonria. anemia falciforme. oftalmia neonatal gonoccica. fibrose cstica.

(C) (D)

na hansenase, em caso de leso na pele da mama. em caso de infeco materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrncia de sangramento do mamilo. em caso de infeco pelo vrus da varicela, se as leses surgirem 2 dias antes ou at 5 dias aps o parto.

(E)

47.

O ritmo respiratrio caracterizado por frequncia e profundidade da respirao aumentada, causada pela cetoacidose diabtica, denominado (A) (B) (C) (D) (E) Biot. hipoventilao. Kussmaul. Cheyne-Stokes. taquipneia.

50.

Assinale a alternativa que apresenta uma alterao do sistema respiratrio relacionada ao envelhecimento. (A) (B) (C) (D) (E) Diminuio do tamanho da via area. Diminuio do dimetro anteroposterior do trax. Aumento do reflexo da tosse. Diminuio da complacncia pulmonar. Aumento da velocidade do fluxo expiratrio.

11

Hospital Guilherme lvaro Santos 203 Enfermeiro

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai